Clésia da Silva Mendes Zapelini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0475407655048843
  • Última atualização do currículo em 09/04/2018


Graduação em Pedagogia (2002), Especialização em Fundamentos Epistemológicos da Educação (2003), Mestrado em Ciências da Linguagem (2005) e Doutorado em Ciências Linguagem (2016), ambos pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Foi professora na rede Estadual de Santa Catarina. Diretora de Ensino da rede municipal de Gravatal - SC e professora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dessa mesma rede. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Dehon e professora da Universidade do Sul de Santa Catarina no curso de Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa GREPEM - Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem- UNISUL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clésia da Silva Mendes Zapelini
Nome em citações bibliográficas
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sul de Santa Catarina, Colégio Dehon.
Av José Acácio Moreira 787
Dehon
88704900 - Tubarão, SC - Brasil
Telefone: (48) 36213007
Ramal: 3087
URL da Homepage: http://www.unisul.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A CAMINHO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA NO ENTREMEIO DAS PRODUÇÕES DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Professora Dr. Andreia da Silva Daltoé.
Bolsista do(a): Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, FUMDES, Brasil.
2004 - 2005
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Produção de texto escrito a partir da interpretação de história em quadrinhos: análise com base na teoria da relevância,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Fábio José Rauen.
Palavras-chave: Aquisição; Linguagem oral e escrita; Aprendizagem; cognição.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação.
2002 - 2003
Especialização em Fundamentos Epistemológicos da Educaçãp.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Não foi realizada.
1999 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Alfabetização: Um processo em Construção.
Orientador: Maria Sirlene Pereira Schlickmann.




Atuação Profissional



Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvo a função de Coordenadora Pedagógica no Colégio Dehon e professora do Curso De Pedagogia.

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 44
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Alfabetização I Alfabetização II Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais III Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais IV Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais V Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais VI Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais VII Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais VIII Desenvolvimento das diversas linguagens na Educação Infantil Linguagem e Educação Infantil I Linguagem e Infância II Infância, Criança, Conceitos e Pesquisa TCC em Pedagogia I TCC em Pedagogia II Contação de Histórias Políticas Públicas e Legislação na Infância A criança de 0 a 5 anos e as diferentes linguagens Princípios legais e teóricos da Educação Infantil

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais VI
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais V
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais IV
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais III
Educação Lúdica
Desenvolvimento das diversas linguagens na Educação Infantil
Alfabetização II
Alfabetização I
2004 - 2004
Extensão universitária , Curso de Pedagogia, Campus Tubarão.

Atividade de extensão realizada
Curso de Capacitação - Contos e Brincadeiras no espaço Pedagógico - 20 h/a.
2004 - 2004
Extensão universitária , Curso de Pedagogia, Campus de Tubarão Unidade de Imbituba.

Atividade de extensão realizada
Curso de Capacitação - Contos e Brincadeiras no Espaço Pedagógico - 20 h/a.
2004 - 2004
Extensão universitária , Curso de Pedagogia, Campus Tubarão.

Atividade de extensão realizada
Cuso de Extensão - A importância de Brincar e Contar Histórias no Contexto Escolar - 20 h/a.
2004 - 2004
Extensão universitária , Curso de Pedagogia, Campus Tubarão.

Atividade de extensão realizada
Seminário : Avaliação na Educação Infantil - Desenvolvido na III Semana Integrada das Licenciaturas - 20 h/a.
2004 - 2004
Extensão universitária , Curso de Pedagogia, Campus Tubarão.

Atividade de extensão realizada
Oficina de contação de Históroas -4 h/a - Realizado na II Semana Integrada das Licenciaturas.

Colégio Dehon, DEHON, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Assistente Pedagógico, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 44
Outras informações
O Colégio Dehon atua com a Educação Básica da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Atividades

2/2005 - Atual
Direção e administração, Unisul, .

Cargo ou função
Assistente Pedagógica.

Prefeitura Municipal de Gravatal, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Diretora de Ensino, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades 2003-2004: Secretaria de Educação do Município de Gravatal - Diretora de Ensino - Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil Integrante dos conselhos: - Conselho Municipal de Educação - Conselho Municipal da Saúde - Conselho Municipal da Assistência Social 2002-2003 - Professora de Educação Infantil 1995-1998 - Professora de Educação Infantil

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Acessor de Secretaria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da Rede Pública Municipal

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Educação Infantil - Rede Pública Municipal de Gravatal

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Infantil - Rede Pública Municipal de Gravatal

Atividades

5/2004 - 12/2004
Direção e administração, Secretaria da Educação Cultura Esporte e Lazer, .

Cargo ou função
Diretora de Ensino.
6/2003 - 5/2004
Direção e administração, Prefeitura Municipal de Gravatal, .

Cargo ou função
Coordenadora da Educação Infantil da Rede Pública Municipal.
2002 - 2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil
1995 - 1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil

Centro Educacional Pirulito, CEP*, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Educação Infantil

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Educação Infantil

Atividades

1998 - 2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil
1ª série do Ensino Fundamental

Secretaria Estadual da Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental 5ª à 8ª série

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Educação Infantil

Atividades

4/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora da Disciplina de Geografia
10/1997 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora Pré-Escolar


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
O Desenvolvimento da Linguagem Escrita em Crianças Autistas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Clésia da Silva Mendes Zapelini - Coordenador / Jaíne Mota Mendes - Integrante.
2013 - Atual
Alfabetizar ou Não na Educação Infantil?
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Clésia da Silva Mendes Zapelini - Coordenador / Aline De Stefani Lessa - Integrante.
2004 - 2008
Teoria da Relevância: práticas de leitura e produção textual em contexto escolar
Descrição: O projeto de pesquisa "Teoria da relevância: práticas de leitura e produção textual em contexto escolar" visou agregar um conjunto de subprojetos cujo núcleo comum concerne às atividades de leitura e de produção textual em ambiente escolar. Basicamente, as análises aplicaram os princípios da teoria da relevância, em especial, os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura de Sperber e Wilson (1986, 1995) e Carston (1988). Subjazeu a todos os subprojetos a análise da capacidade descritiva e explanatória da teoria da relevância e a perspectiva de sua aplicação prática em contextos interacionais específicos. Foram objetivos do projeto: a) Analisar, com base na teoria da relevância, processos de leitura e escrita no contexto escolar; e b) Refletir, do ponto de vista teórico, sobre mecanismos de compreensão com base no feedback de situações concretas do contexto escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - Atual
Análise do Discurso: pesquisa e ensino ? GADIPE
Descrição: trabalho do grupo, privilegiando a caracterização social dos discursos e sua emergência em contextos específicos, promove um avanço de conhecimento sobre o discurso, pela reflexão e pela crítica, e a compreensão de práticas de linguagem, incluindo o ensino de língua portuguesa. A exploração de fenômenos da linguagem oral e da escrita, nas suas diferentes formas de manifestação - incluindo aquelas do meio informatizado - dão suporte a professores de língua, permitindo o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem relativamente a questões de natureza discursiva e cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Dehon em Tempo Integral
Descrição: O projeto atende crianças que frequentam os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental do Colégio Dehon. O objetivo é ampliar o repertório cultural, artístico, científico e esportivo das crianças como possibilidade de educação ao longo da vida. O projeto também oportunizará o contato dos alunos com os diversos espaços da universidade, pois o Colégio faz parte da Universidade do Sul de Santa Catarina ? UNISUL. O projeto é desenvolvido com os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Física, do Campus de Tubarão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Clésia da Silva Mendes Zapelini - Coordenador / Mariléia Mendes Goulart - Integrante.
2005 - 2006
"Era uma vez... a arte de contar histórias para crianças"
Descrição: O projeto foi desenvolvido com os acadêmicos do Curso de Pedagogia, campus Braço do Norte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Memorare - UNISUL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Alfabetização.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Proposta Pedagógica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
Mérito de Melhor Desempenho do Curso de Pedagogia, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina.
2002
Conceito A no Exame Nacional dos Cursos - Pedagogia, MEC - Ministério da Educação e Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes ; HUBB, R. S. S. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes . Língua e suas variações. 1. ed. Palhoça: Unisul, 2015. v. 1. 116p .

Capítulos de livros publicados
1.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; BRAGA, S. . Desenhando a escrita: o(s) efeito(s) de sentido(s) do traço na Escrita de Entremeio. In: Ana Regina de Aguiar Dutra; Rogério Santos da Costa;. (Org.). Desenhando a escrita: o(s) efeito(s) de sentido(s) do traço na Escrita de Entremeio. 1ªed.Palhoça: Unisul, 2013, v. 1, p. 9-239.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Braga, Sandro ; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes . Oralidade e escrita: quando o dizer o e o escrever se misturam na produção de linguagem. In: 2ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso - 2ª JIED e 1º Encontro Internacional da Imagem do Discurso - EIID, 2012, Maringá. Anais 2012 - Simpósios, 2012. v. 01.

2.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Acontecimento, imaginação e produção de sentido: a relação estética no contexto da educação infantil. In: IV EDUCS / I Seminário internacional "equidade e coesão social no ensino superior, 2011, Tubarão. IV Seminário educação, cultura e sociedade e I Seminário internacional, 2011. v. 1.

3.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; Sandro Braga . Pondo o ponto: os possíveis efeitos de sentidos na posição do ponto na abreviação de nome próprio. In: Simpósio internacional linguagens e culturas: homenagem aos 40 anos dos programas de pós-graduação em linguística, literaturae inglês da UFSC, 2011, Florianópolis. Simpósio internacional linguagens e culturas: homenagem aos 40 anos dos programas de pós-graduação em linguística, literatura e inglês da UFSC, 2011. v. 1.

4.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; HUBBE, Rosandra . O trabalho com a leitura por meio de projetos. In: Florianópolis, 2009, Palhoça. Anais do 4º. SLIJSC - Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina, 2009.

5.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Elaboração de texto a partir da interpretação de história não verbal por alunos da 1ª série. In: Unisul Contexto, 2006, Tubarão. Anais Unisul Contexto /linguagem, 2006.

6.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Oralidade e escrita: refletindo a prática pedagógica docente. In: Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2004, Florianóplois. Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. A constituição escrita na criança: os possíveis efeitos de sentido e as condições de produção da materialidade significante. In: VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2013, Porto Alegre. VI SEAD - 2013 PAINÉIS, 2013.

2.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Desenhando a escrita: o(s) sentido(s) na construção da escrita de entremeio. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd - Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais, 2013, Goiânia. Posteres GT10 - Alfabetização, leitura e escrita, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. A ELABORAÇÃO DE PRODUÇÕES ESCRITAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIZERES E SENTIDOS QUE MARCAM A ENTRADA DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. In: 4º Encontro Sul Letras: Formação de Redes de Sentido, 2016, Palhoça. A ELABORAÇÃO DE PRODUÇÕES ESCRITAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIZERES E SENTIDOS QUE MARCAM A ENTRADA DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, 2016.

2.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. A escrita na educação infantil: sentidos e interpretação da/na constituição da língua. In: VI SIMFOP - Simpósio sobre Formação de Professores: educação, currículo e escola, 2014, Tubarão. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS, 2014.

3.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; BRASIL, A. S. M. ; ALMEIDA, A. C. M. ; CORREA, A. G. ; NOGAREDO, A. A. S. ; MAURICIO, C. ; MENDES, J. A. ; NIERO, M. L. D. V. ; MENEGALI, M. J. ; REMOR, R. S. M. ; HUBB, R. S. S. ; DOMINGUES, S. P. ; CLAUDINO, S. P. ; PANDINI, M. S. ; VIANA, V. L. G. . Educação Inclusiva: desafios e possibilidades desenvolvidas no Colégio Dehon. In: V SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores, 2013, Tubarão. Educação Inclusiva: desafios e possibilidades desenvolvidas no Colégio Dehon [Relato de Experiência], 2013.

4.
BRAGA, S. ; BURGARELLI, C. G. ; MALISKA, M. E. ; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes . Infância, educação e psicanálise: perspectivas de linguagem na modalidade escrita [Mesa redonda}. In: V SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores, 2013, Tubarão. Infância, educação e psicanálise: perspectivas de linguagem na modalidade escrita [Mesa redonda], 2013.

5.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; SILVA, R. S. . Relação entre a constituição da linguagem escrita e o faz de conta na Educação Infantil: os efeitos de sentidos presentes nas diferentes materialidades. In: V SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores, 2013, Tubarão. Relação entre a constituição da linguagem escrita e o faz de conta na educação infantil: os efeitos de sentidos presentes nas diferentes materialidades, 2013.

6.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; HUBB, R. S. S. . Ser melhor a cada dia: a criança e a escola nos desafios da diversidade [Minicurso]. In: V SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores, 2013, Tubarão. Caderno de Programação e Resumos, 2013.

7.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Desenhando a escrita: o(s) sentido(s) na construção da escrita de entremeio. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd - Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais, 2013, Goiânia. Posteres GT10 - Alfabetização, leitura e escrita, 2013.

8.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Literatura infantil: os possíveis efeitos de sentido e a interpretação da materialidade discursiva. In: II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul, 2013, Chapecó. Caderno de Resumos - Simpósio - II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul, 2013.

9.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Literatura infantil: os possíveis efeitos de sentido e a interpretação da materialidade discursiva. In: II Seminário Internacional de Língua e Literatura e I Instituto de Estudos Linguísticos, 2013, Chapecó. Caderno de Resumos - Painel - II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul, 2013.

10.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Acontecimento e efeitos de sentido: as materialidades significantes para as crianças. In: IV SIMFOP ? Simpósio de Formação de Professores: Currículo, Escola e Conhecimento, 2012, Tubarão. CADERNO DE RESUMOS DO IV SIMFOP, 2012.

11.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Traços do desenho e da letra: a constituição da escrita infantil como processo de subjetivação. In: V Seminário Educação, Cultura e Sociedade (EDUCS) e II Seminário Internacional: literaturas africanas, gênero e cidadania, 2012, Tubarão. Anais do V Seminário Educação, Cultura e Sociedade (EDUCS) e II Seminário Internacional: literaturas africanas, gênero e cidadania, 2012.

12.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Produção de texto oral e escrito a partir da interpretação de história em quadrinhos: análise com base na teoria da relevância. In: III SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2011, Tubarão. Caderno de Resumos do III SIMFOP, 2011.

13.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes ; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes . Acontecimento, imaginação e produção de sentido: a relação estética no contexto da educação infantil. In: IV EDUCS/ I Seminário Internacional, 2011, Tubarão. IV Seminário educação, cultura e sociedade e I Seminário internacional: equidade e coesão social no ensino superior VOL. 1, n.1-2011ISSN: 2237-2326, 2011. v. 1.

14.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; Sandro Braga . Ponto final: os possíveis efeitos de sentidos na posição do ponto - Beatriz.A e Beatriz S. - No nome de duas crianças de 4 e 5 anos. In: Simpósio internacional linguagens e culturas:homenagem aos 40 anos dos programas de pós-graduação em linguística, literatura e inglês da UFSC, 2011, Florianópolis. Análise do discurso, 2011.

15.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; Rauen, F. J. . VI Seminário integrado e interinstitucional ciência e cultura UNISUL ? UNIVIVILLE - UnC. In: VI Seminário integrado e interinstitucional ciência e cultura UNISUL ? UNIVILLE e UnC, 2011, Palhoça. VI Seminário integrado e interinstitucional ciência e cultura UNISUL ? UNIVILLE - UnC, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Projetos Pedagógicos no Ensino Fundamental: desafios e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Do planejamento a sala de aula: adaptação e flexibilização curricular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. ENTRE DESENHOS, LETRAS E NÚMEROS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PRODUÇÕES ESCRITAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Práticas pedagógicas e alfabetização: desafios contemporâneos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Acontecimento, imaginação e produção de sentido: a relação estética no contexto da educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; Sandro Braga . Ponto final: os possíveis efeitos de sentidos na posição do ponto - Beatriz.A e Beatriz S. - No nome de duas crianças de 4 e 5 anos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. A linguagem escrita no contexto da educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Ambiente Limpo: vida saudável. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Projeto de Estágio: Brincadeiras do tempo dos meus avós e dos meus pais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Textos orais e escritos com base na interpretação de história em quadrinhos: análise com base na Teoria da Relevância. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. ORALIDADE E ESCRITA: REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Parecerista da revista: Produções da Década: Educação - Formação - Gestão. 2014.

2.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Avaliação dos projetos de pesquisa PIBIC UNESC 2013 - 2014. 2013.

3.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação no processo de avaliação dos trabalhos submetidos ao edital PIBIC/UNESC 2012-2013. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Práticas pedagógicas e alfabetização: desafios contemporâneos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. A linguagem escrita na educação infantil. 2011. .

2.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; HUBBE, Rosandra . A prática da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. A relação cuidar e educar na educação infantil. 2010. .

4.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; HUBBE, Rosandra . O trabalho com a leitura por meio de projetos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. A importância de brincar e contar histórias no contexto escolar. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Contos e brincadeiras no espaço pedagógico. 2004. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; LAPOLLI, M. R.; PAZ, C. D.. Participação em banca de Larissa Lopes de Araújo.O acompanhamento familiar na Educação Infantil: limites e perspectivas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; LAPOLLI, M. R.; PAZ, C. D.. Participação em banca de Josiane Piovezan Pacheco.A percepção da comunidade escolar sobre a função da tarefa como atividade de aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; LAPOLLI, M. R.; PAZ, C. D.. Participação em banca de Laiza Barbosa da Silva.A influência do computador e da televisão para a socialização das crianças de 3 a 5 anos que frequentam um Centro de Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

4.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; LAPOLLI, M. R.; MENEGUEL, P.. Participação em banca de Daniella Tanchella.A utilização de equipamentos eletrônicos na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

5.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; GOULART, M. M.; DOMINGUES, S. P.. Participação em banca de Kellen Regina Martins Delfino.O processo de desenvolvimento da criança com Sindrome de Down na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

6.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; DOMINGUES, S. P.; GOULART, M. M.. Participação em banca de Adriana Correa pereira.Parque Infantil: Ludicidade para o Desenvolvimento Integral da Criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

7.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; HEBB, Rosandra; GOULART, M. M.. Participação em banca de Mara Rúbia da rosa.O Planejamento Interdisciplinar a partir do Texto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

8.
Professor Fábio José Rauen, Dr.; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Manuela Camila da Silva.Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do Ensino Fundamental: Análise com base na teoria da relevância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

9.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Suelen Brabosa Casagrande.Espaço do parque: que lugar é esse?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

10.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Shayane Francisco de Souza.A contação de histórias na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

11.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Ariana Mendes da Rosa.Os gêneros textuais presentes na linguagem escrita: um olhar para a intervenção do professor e o envolvimento das crianças na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

12.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Juliana Carolina de Oliveira.O espaço ocupado pelo lúdico na prática didático-pedagógica e na organização física nos primeiros anos do E F de 9 anos em uma escola da rede municipal de Tubarão - SC. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

13.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Renata Valgas de Bem.O lúdico e a escola: a presença das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental do município de Tubarão - SC. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

14.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Michela da Silva de Souza.Erros de Ortografia e suas implicaturas pedagógicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

15.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Franciny da Silva Mendes.Educação Infantil e organização do tempo e do Espaço. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

16.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Jesimeire Keila Rosa.A brincadeira de crianças do primeiro ano no Ensino Fundamental: o brinquedo e o ato de brincar na brinquedoteca.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

17.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Marlene da Silva.A presença da brincadeira tradicional infantil no segundo ano do Ensino Fundamental.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

18.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Lucilene Pereira Avelino.A contribuição das atividades lúdicas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

19.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Reginalda de Oliveira Francisco.A presença da brincadeira no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

20.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Valdirene Lessa Isidoro Pereira.A utilização das atividades ludicas na alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

21.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Graziela Schmitz da Silva.A contribuição das atividades lúdicas no processo de alfabetização da primeira serie do Ensino Fundamental do município de Braço do Norte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

22.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Lucinára da Silva Cardozo.A influência das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

23.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Elisa Aparecida Zabot Batista.O desenvolvimento do jogo e da brincadeira na alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

24.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Ariana Tavares Ferreira.A contribuição das atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

25.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Rosilene Martins.O perfil do educador nas séries iniciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

26.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Luciane da Rosa Fileti.Pais e escola: parceiros na educação dos filhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

27.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Tatiane da Silva.O jogo, o brinquedo e a brincadeira no processo de alfabetização com letramento: ouvindo professoras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

28.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Gislane C. Marcolino.A importância da leitura: um estudo sobre a presença do livro no cotidiano social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

29.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Patrícia Maria Martins Venâncio.O jogo, o brinquedo e a brincadeira no processo de alfabetização do primeiro ano do ensino fundamental: experiências de pedagogia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

30.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Ana Paula Nogueira Gonçalves.As atividades lúdicas na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

31.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Karina Araújo Gaspar.A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

32.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; Simiano. Participação em banca de Mabel Gonçalves Antunes.A importância do Lúdico na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

33.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Elaine Maria Schotten da Rosa.Interpretação de tira de Alexandre Beck do Diário Catarinense: estudo de caso com base na teoria da relevância. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

34.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Participação em banca de Avaliação de interpretação textual por cinco docentes de lín.Avaliação de interpretação textual por cinco docentes de língua portuguesa: análise com base na teoria de relevância. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Programa de Formação Continuada - PROFOCO.Ciclo de formação docente. 2017. (Seminário).

2.
VII Encontro de Estudos da Linguagem. VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem. 2017. (Congresso).

3.
4º Encontro Sul Letras: Formação de Redes de Sentido. A ELABORAÇÃO DE PRODUÇÕES ESCRITAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIZERES E SENTIDOS QUE MARCAM A ENTRADA DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2016. (Congresso).

4.
Formação Pedagógica. O planejamento no cotidiano escolar. 2016. (Exposição).

5.
Programa de Formação Continuada - PROFOCO.Ciclo de formação docente. 2016. (Seminário).

6.
Educação Inclusiva: linguagem, interação e aprendizagem.Educação Inclusiva: linguagem, interação e aprendizagem. 2015. (Encontro).

7.
Formação Educação Básica.Os ambientes de aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Oficina).

8.
IV SELEP: SEMINÁRIO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL.Língua e memória: a possibilidade de sentidos outros. 2015. (Simpósio).

9.
Planejamento.O planejamento no cotidiano escolar. 2015. (Seminário).

10.
Seminário de Leitura e Produção Textual.Língua e memória: a possibilidade de sentidos outros. 2015. (Seminário).

11.
SIMFOP: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.MEMÓRIA E SENTIDOS À DERIVA. 2015. (Seminário).

12.
SIMFOP: simpósio de formação de professsores. "Já sei ler e escrever!": a autoria nos processos de leitura e escrita. 2015. (Congresso).

13.
VI SIMFOP - Simpósio sobre Formação de Professores: educação, currículo e escola. 2014. (Simpósio).

14.
VI SIMFOP - Simpósio sobre Formação de Professores: educação, currículo e escola.A escrita na educação infantil: sentidos e interpretação da/na constituição da língua. 2014. (Simpósio).

15.
VI SIMFOP - Simpósio sobre Formação de Professores: educação, currículo e escola.A formação do leitor na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: Como? Quando? Por quê? Para quê? (Minicurso). 2014. (Simpósio).

16.
36ª Reunião Nacional da ANPEd. 2013. (Congresso).

17.
36ª Reunião Nacional da ANPEd. DESENHANDO A ESCRITA: O(S) SENTIDO(S) NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA DE ENTREMEIO. 2013. (Congresso).

18.
A aprendizagem social através da interação prazerosa - Worshop da Inspirados pelo autismo - nível 1. 2013. (Outra).

19.
Alfabetização linguística nas séries inciais. 2013. (Encontro).

20.
Conferência - Currículo e interculturalidade: desafios para a escola. 2013. (Outra).

21.
Conferência - Memória e identidade. 2013. (Outra).

22.
Defesa de Projeto de Tese - Os modos de subjetivação corporal feminino: rainhas de bateria e a (re)construção do corpo. 2013. (Outra).

23.
Defesa pública de dissertação - As produções textuais de alunos em escolas organizadas por ciclos de formação: irrupções de um acontecimento discursivo. 2013. (Outra).

24.
Formação Continuada para Professores da Rede Estadual da Gerência Regional de Educação de Tubarão (Gered).Repensando o Espaço e o Tempo na sala de aula/escola. 2013. (Seminário).

25.
Formação Continuada para Professores da Rede Estadual da Gerência Regional de Educação de Tubarão (Gered).Infância e Criança: quem são esses sujeitos. 2013. (Seminário).

26.
Formação Pedagógica.Inclusão Escolar: perspectivas teóricas e prática pedagógica. 2013. (Encontro).

27.
Formação Pedagógica da Rede Municipal de Gravatal.Alfabetização e letramento: relação teoria e prática. 2013. (Seminário).

28.
III SEMEIA: Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade.EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2013. (Seminário).

29.
II Seminário Internacional de Língua e Literatura e I Instituto de Estudos Linguísticos. 2013. (Seminário).

30.
II Seminário Internacional de Língua e Literatura e I Instituto de Estudos Linguísticos.Literatura infantil: os possíveis efeitos de sentido e a interpretação da materialidade discursiva (Simpósio). 2013. (Seminário).

31.
II Seminário Internacional de Língua e Literatura e I Instituto de Estudos Linguísticos.Literatura infantil: os possíveis efeitos de sentido e a interpretação da materialidade discursiva. 2013. (Seminário).

32.
I Seminário Regional das Licenciaturas. 2013. (Seminário).

33.
Mapas conceituais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. 2013. (Encontro).

34.
Minicurso - Pesquisa em Educação Infantil. 2013. (Outra).

35.
Qualificação Projeto de Tese - Amor em curso e discurso: as subjetivações de si presentes no discurso do amor. 2013. (Outra).

36.
Qualificação Projeto de Tese - o ensino fundamental de nove anos e os desdobramentos desse acontecimento discursivo em instituições educacionais: entre discursos e práticas. 2013. (Outra).

37.
Semana de qualificação de projetos de dissertação - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. 2013. (Outra).

38.
Seminário Avançado - A discursividade da Lei 11.340/2006: efeitos de sentido produzidos a partir da aplicação da Lei Maria da Penha na Comarca de Araranguá/SC entre 2006 e 2012. 2013. (Seminário).

39.
Seminário Avançado - Ciência e imaginário social: (re)discutindo os critérios de noticiabilidade na enunciação radiofônica. 2013. (Seminário).

40.
Seminário Avançado - Há apenas que se inquietar com o entre: a criação do sensível. 2013. (Seminário).

41.
Seminário Avançado - O antigo que é novo ou o novo que quer ser antigo?. 2013. (Seminário).

42.
Seminário Avançado - O discurso avaliador/quantificador nas sentenças de processos por danos morais da segunda vara cível da comarca de Tubarão/SC. 2013. (Seminário).

43.
Seminário Avançado - Os efeitos de sentido da ironia e do humor: uma análise das histórias em quadrinho da Mafalda. 2013. (Seminário).

44.
VI SEAD ? Seminário de Estudos em Análise do Discurso.A constituição escrita na criança: os possíveis efeitos de sentido e as condições de produção da materialidade significante. 2013. (Seminário).

45.
VI SEAD ? Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2013. (Seminário).

46.
V SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores.Educação Inclusiva: desafios e possibilidades desenvolvidas no Colégio Dehon. 2013. (Simpósio).

47.
V SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores.Relação entre a constituição da linguagem escrita e o faz de conta na Educação Infantil: os efeitos de sentidos presentes nas diferentes materialidades. 2013. (Simpósio).

48.
V SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores. 2013. (Simpósio).

49.
V SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores.Espaços públicos de articulação, formulação e controle social. 2013. (Simpósio).

50.
V SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores.Infância, educação e psicanálise: perspectivas de linguagem na modalidade escrita. 2013. (Simpósio).

51.
V SIMFOP: Simpósio sobre Formação de Professores.Ser melhor a cada a dia: a criança e a escola nos desafios da diversidade. 2013. (Simpósio).

52.
1º Seminário Nacional: discurso, cultura e mídia.EFEITOS DE SENTIDO E SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PROCESSO DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. (Seminário).

53.
2º JIED ? Jornada Internacional de Estudos do Discurso e do 1º EIID ? Encontro Internacional da Imagem em Discurso.ORALIDADE E ESCRITA: QUANDO O DIZER O E O ESCREVER SE MISTURAM NA PRODUÇÃO DE LINGUAGEM. 2012. (Encontro).

54.
Apresentações dos Seminários Avançados do curso de Doutorado em Ciências da Linguagem.Escrita de entremeio: os possíveis efeitos de sentido e as condições de produção da materialidade significante no contexto da Educação Infantil. 2012. (Outra).

55.
Aula magna do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem intitulada. 2012. (Outra).

56.
Conferência intitulada "A racionalidade das emoções: a construção de conceitos na perspectiva de interfaces". 2012. (Outra).

57.
Formação Docente.A avaliação e o registro na Educação Infantil. 2012. (Oficina).

58.
Formação Docente.O Planejamento na Educação Básica. 2012. (Outra).

59.
Formação Docente.Planejamento: a organização do cotidiano na Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 2012. (Outra).

60.
Fórum da Educação Infantil da Região da Amurel.Perspectivas de atuação no Campo da Educação Infantil. 2012. (Encontro).

61.
III Reunião Técnica de Grupos de Pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina.Avaliação e impactos da pesquisa na Pós-Graduação. 2012. (Seminário).

62.
IV SIMFOP ? Simpósio de Formação de Professores: Currículo, Escola e Conhecimento.ACONTECIMENTO E EFEITOS DE SENTIDO: AS MATERIALIDADES SIGNIFICANTES PARA AS CRIANÇAS. 2012. (Simpósio).

63.
IV SIMFOP ? Simpósio sobre Formação de Professores. 2012. (Simpósio).

64.
Oficinas de Pesquisa - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem.Análise do discurso: pesquisa e ensino. 2012. (Oficina).

65.
Qualificação de Projeto de Tese intitulado "Efeitos de sentido do discurso do educador sobre as emoções manifestadas pelas crianças". 2012. (Outra).

66.
Qualificação de Projeto de Tese intitulado "Interpretação de relatórios psicológicos em processos de reavaliação de aplicação de medidas socioeducativas: análise com base na Teoria da relevância". 2012. (Outra).

67.
Qualificação de Projeto de Tese intitulado "Língua natural e processos de tratamentos e conversões de registros de representação semiótica em matemática". 2012. (Outra).

68.
Qualificação de Projeto de Tese intitulado "O discurso feminista e sua relação com a concepção de feminino na psicanálise". 2012. (Outra).

69.
V Seminário Educação, Cultura e Sociedade (EDUCS) e II Seminário Internacional: literaturas africanas, gênero e cidadania.TRAÇOS DO DESENHO E DA LETRA: A CONSTITUIÇÃO DA ESCRITA INFANTIL COMO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO. 2012. (Seminário).

70.
V SINPEL - Seminário Integrado de pesquisa em Linguística.OS POSSÍVEIS EFEITOS DE SENTIDO E AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DA ESCRITA DE ENTREMEIO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. (Seminário).

71.
A falta, o excesso e o estranhamento na constituição /interpretação do corpus discursivo. 2011. (Outra).

72.
A leitura crítica e o aporte da análise crítica de gêneros. 2011. (Outra).

73.
Análise do discurso: pesquisa e ensino. 2011. (Outra).

74.
Conferência: A bissociação: um paradoxo relevante para a construção do humor. 2011. (Outra).

75.
Conferência: Crianças, cinema e educação. 2011. (Outra).

76.
Defesa Pública de Dissertação intitulada "Influência do gabarito na correção de interpretação textual por docentes de Língua Portuguesa: análise com base na Teoria da relevâncisa". 2011. (Outra).

77.
Defesa Pública de Dissertação intitulada "O cinema que pensa a pedagogia: autonomia e emancipação nas práticas pedagógicas dos filmes O contador de histórias e Entre os muros da escola". 2011. (Outra).

78.
Em busca do corpo "ideal": consumo, prazer e controle através da mídia de massa. 2011. (Outra).

79.
Formação Docente 2011.Planejamento das atividades e projetos 2011. 2011. (Encontro).

80.
Fórum da Educação Infantil da Região da AMUREL - Palestra.A Linguagem Escrita no contexto da educação infantil. 2011. (Outra).

81.
III Simpósio Nacional de formação de professores.A prática da escrita nos anos iniciais do ensino fundament. 2011. (Simpósio).

82.
IV EDUCS / I Seminário internacional "equidade e coesão social no ensino superior?.Acontecimento, imaginação e produção de sentido: a relação estética no contexto da educação infantil. 2011. (Seminário).

83.
IV EDUCS / I Seminário internacional "equidade e coesão social no ensino superior?. 2011. (Seminário).

84.
Literatura e cinema: a prática da adaptação. 2011. (Outra).

85.
O avanço das neurociências na aprendizagem da leitura. 2011. (Outra).

86.
Simpósio internacional linguagens e culturas: homenagem aos 40 anos dos programas de pós-graduação em linguística, literatura e inglês da UFSC.Ponto final: os possíveis efeitos de sentidos na posição do ponto - Beatriz.A e Beatriz S. - No nome de duas crianças de 4 e 5 anos. 2011. (Simpósio).

87.
Simpósio internacional linguagens e culturas: homenagem aos 40 anos dos programas de pós-graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC. 2011. (Simpósio).

88.
VI Seminário integrado e interinstitucional ciência e cultura UNISUL ? UNIVILLE ? UnC. 2011. (Seminário).

89.
VI Seminário integrado e interinstitucional ciência e cultura UNISUL ? UNIVILLE - UnC.Produção de texto oral e escrito a partir da interpretação de histórias em quadrinhos: análise com base na teoria da relevância. 2011. (Seminário).

90.
Formação docente 2010 A.Planejamento das atividades 2010: Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2010. (Seminário).

91.
Formação Docente 2010 A. 2010. (Oficina).

92.
I Simpósio Catarinense sobre dificuldades na aprendizagem. 2010. (Simpósio).

93.
Formação Pedagógica para docentes 2009.Planejamento dos projetos 2009. 2009. (Oficina).

94.
Formação Pedagógica para doecentes. 2009. (Seminário).

95.
II Simpósio Nacional de formação de professores: universidade, escola e profissionalização docente.O planejamento por projetos. 2009. (Simpósio).

96.
Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina - SLIJSC.O trabalho com a leitura por meio de projetos. 2009. (Simpósio).

97.
Conferência "O avanço das neurociênciasna aprendizagem da leitura. 2008. (Seminário).

98.
Formação Pedagógica.Formação Pedagógica. 2008. (Simpósio).

99.
IV Fórum para Educadores e Pais "Excelência em Educação - Um desafio atual". 2007. (Oficina).

100.
6º Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL. 6º Circulo de Estudos Linguistico do Sul - CELSUL. 2004. (Congresso).

101.
A Importância de brincar e Contar Histórias no Contexto Escolar.A Importância de Brincar e Contar Histórias no Contexto Escolar. 2004. (Oficina).

102.
Competências e Habilidades na Profissão Docente. 2004. (Outra).

103.
Contos e Brincadeiras no Espaço Pedagógico.Contos e Brincadeiras no Espaço Pedagógico. 2004. (Oficina).

104.
Educaçãi Inclusiva: Como trabalhar as diferenças. 2004. (Encontro).

105.
III Semana Integrada das Licenciaturas.III Semana Integrada das Licenciaturas. 2004. (Encontro).

106.
Iª Conferência Municipal de Saúde Bucal.Iª Conferência Municipal de Saúde Bucal. 2004. (Seminário).

107.
Jornada de Prática de Ensino.Jornada de Prática de Ensino. 2004. (Seminário).

108.
Projeto Turismo, Patrimônio e Cidadania: Embarque Nessa.Projeto Turismo, Patrimônio e Cidadania: Embarque Nessa. 2004. (Outra).

109.
Seminário Regional de Ex-alunos, Alunos e Profissionais da Educação.Seminário Regional de Ex-alunos e Profissionais da Educação. 2004. (Seminário).

110.
Ciclo de Seminários Pedagógicos em Educação.Ciclo de Seminários Pedagógicos em Educação. 2003. (Seminário).

111.
IIª Semana Integrada das Licenciaturas.IIª Semana Integrada das Licenciaturas. 2003. (Encontro).

112.
Inclusão: Apoio aos Portadores de necessidades especiais.Inclusão: Apoio aos portadores de necessidades especiais. 2003. (Outra).

113.
Iº Congresso do Fórum de Educação Infantil dos Municípios da AMREC. Iº Congresso do Fórum de Educação Infantil do Município da AMREC. 2003. (Congresso).

114.
Mapeamento da Cultura Açoriana.Mapeamento da Cultura Açoriana. 2003. (Outra).

115.
Projetos Pedagógicos Como Instrumento de Ensino.Projetos Pedagógicos Como Instrumento de Ensino. 2003. (Outra).

116.
Repensando o Cotidiano da Educação Infantil.Repensando o Cotidiano da educação Infantil. 2003. (Outra).

117.
Reuniões Pedagógicas do Programa de Ação Socio-ambiental.Reuniões Pedagógicas do Programa de Ação Socio-ambiental. 2003. (Encontro).

118.
Seminário de Reflexão e Socialização da Prática de Ensino: O fazer pedagógico das séries iniciais do Ensino Fundamental.Seminário de Reflexão e Socialização da Prática de Ensino: O fazer pedagógico das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2003. (Seminário).

119.
Atualização Didático-Pedagógica.Atualização Didático- Pedagógica. 2002. (Seminário).

120.
Literatura Infantil.Literatura Infantil. 2002. (Outra).

121.
Prática Pedagógica Frente aos Desafios Educacionais.Prática Pedagógica Frente aos Desafios Educacionais. 2002. (Encontro).

122.
Programa de Formação Continuada "Parâmetros em Ação" - Módulo Avaliação.Programa de Formação Continuada parâmetros em Ação - Módulo de Avaliação. 2002. (Encontro).

123.
Recreação Educacional.Recreação Educacional. 2002. (Outra).

124.
9º Circuito Conesul de Educação Física e Pedagogia.9º Circuito Conesul de Educação Física e Pedagogia. 2001. (Simpósio).

125.
Educar para Redescobrir: Encontro das áreas de conhecimento.Educar para Redescobrir: Encontro das áreas de conhecimento. 2000. (Encontro).

126.
Educar para Redescobrir: Encontro das áres do conhecimento.Educar para Redescobrir: Encontro das áreas de conhecimento. 2000. (Encontro).

127.
Iª Semana Temática do Curso de Pedagogia.Iª Semana Temática do Curso de Pedagogia. 2000. (Seminário).

128.
Iº Seminário de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia.Iº Seminário de Prática de Ensino do Curso de Pedagogia. 2000. (Seminário).

129.
Metodologia Interativa.Metodologia Interativa. 2000. (Outra).

130.
Educação e os Novos Paradigmas do Terceiro Milênio.Educação e os Novos Paradigmas do Terceiro Milênio. 1999. (Outra).

131.
Jornada Cientifíca para a Infância.Jornada Científica para a Infância. 1999. (Simpósio).

132.
Seminário Ação e Reflexão na Educação.Seminário Ação e Reflexão na Educação. 1998. (Seminário).

133.
Desenvolvimento Infantil do 0 a 5 Anos.Desenvolvimento Infantil do 0 a 5 Anos. 1997. (Outra).

134.
Ciência X Organização.Ciência X Organização. 1996. (Outra).

135.
Psicomotricidade - Pré-Escolar.Psicomotricidade - Pré-Escolar. 1996. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. VIII Simpósio sobre Formação de Professores ? SIMFOP. 2016. (Congresso).

2.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; DALTOE, A. S. . SIMFOP: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2015. (Congresso).

3.
DESTRO, A. M. ; DALTOE, A. S. ; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes ; SCHMITD, L. L. ; BOLLMANN, M. G. N. ; NEU, M. F. R. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; GOULART, M. M. ; SANDRINI, N. M. S. ; SILVEIRA, P. S. A. ; MACHADO, S. F. ; CRUZ, T. M. . VI SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores. 2014. (Congresso).

4.
PANDINI, M. S. ; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes . Piquenique da família: Cooperação: famílias em ação!. 2014. (Outro).

5.
DESTRO, A. M. ; DALTOE, A. S. ; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes ; Rauen, F. J. ; SCHMITD, L. L. ; OLIVEIRA, L. A. ; PASSOS, J. C. ; NEU, M. F. R. ; BOLLMANN, M. G. N. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; GOULART, M. M. ; SANDRINI, N. M. S. ; MACHADO, S. F. ; CRUZ, T. M. . V SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores. 2013. (Congresso).

6.
PANDINI, M. S. ; REMOR, R. S. M. ; BRASIL, A. S. M. ; ALMEIDA, A. C. M. ; CORREA, A. G. ; MAURICIO, C. ; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes ; FELLIPE, G. ; MENDES, J. A. ; MATIOLLA, J. A. ; MENEGALI, M. J. ; CLAUDINO, S. P. . Piquenique da Família - Convivendo bem com a família. 2013. (Outro).

7.
DESTRO, A. M. ; DALTOE, A. S. ; Rauen, F. J. ; SCHMITD, L. L. ; NEU, M. F. R. ; SCHLICKMANN, M. S. P. ; JUNG, M. S. ; GOULART, M. M. ; SANDRINI, N. M. S. ; MACHADO, S. F. ; FERNANDES, T. ; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes . IV SIMFOP ? Simpósio de Formação de Professores: Currículo, Escola e Conhecimento. 2012. (Congresso).

8.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; MATIOLLA, J. A. ; FELLIPE, G. ; MAIATE, K. M. ; FAVERI, L. . Maratona ENEM 2012 - Colégio Dehon. 2012. (Outro).

9.
ZAPELINI, C. S. M.; MATIOLLA, J. A. ; FELLIPE, G. ; MAIATE, K. M. ; FAVERI, L. ; ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes . XIX FECINISUL - Feira Científica e Cultural. 2012. (Exposição).

10.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; SIMIANO, L. P. . Fórum da Educação Infantil da Região da AMUREL. 2012. (Outro).

11.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes; MATIOLLA, J. A. ; FELLIPE, G. ; MAIATE, K. M. ; FAVERI, L. . Formação Docente - Colégio Dehon. 2012. (Outro).

12.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Piquenique da Família. 2012. (Outro).

13.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. III Simpósio Nacional sobre formação de professores: tecnologias e inovação. 2011. (Congresso).

14.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Feira de Ciências. 2010. (Exposição).

15.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Socialização das atividades desenvolvidas com as crianças do Colégio Dehon no ano de 2010. 2010. (Festival).

16.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. II Simpósio Nacional sobre formação de professores: universidade, escola e profissionalização docente. 2009. (Congresso).

17.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Socialização das atividades desenvolvidas com as crianças do Colégio Dehon no ano de 2009. 2009. (Festival).

18.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. I Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: Infancias e Linguagens. 2008. (Congresso).

19.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. Feira de Ciências. 2005. (Exposição).

20.
ZAPELINI, Clésia da Silva Mendes. I Quermesse: as expressões culturais e as crianças. 2004. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline De Stefani Lessa. A linguagem escrita na Educação Infantil. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosana de Souza da Silva. A relação entre a constituição da linguagem escrita e o faz de conta na Educação Infantil: os sentidos presentes nas diferentes materialidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

2.
Gabriela Serafim Martins. A organização estética da linguagem escrita no espaço da sala de aula no contexto da Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

3.
Darlene Porto Machado. A construção do desenho na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

4.
Janine Cândido. O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

5.
Ariana Mendes da Rosa. Os gêneros textuais presentes na linguagem escrita: um olhar para a intervenção do professor e o envolvimento das crianças na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

6.
Paula Martinelli Caetano. Os caminhos da alfabetização e do letramento: uma análise no 1º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

7.
Daniele Figueiredo Luiz Fernandes. As Brincadeiras que as Crianças realizam numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

8.
Andréa Beatriz Neves dos Santos. A oganização do ctidiano no 5º ano do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

9.
Aline dos Santos. Reflexões sobre o jogo educativo no processo de alfabetização na 1º série do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

10.
Dayane Roecker. Reflexões sobre a presença das brincadeiras e dos jogos na 1ª série do Ensino Fundamental: uma análise a partir do tempo de permanência da criança na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

11.
Gisela Torres Naiz. Partilhando olhares sobre a formação continuada dos professores nas séries iniciais: reflexões sobre os desafios e as competências do professor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

12.
Luciane Uliano Rosa Lembeck. A presença dos jogos educativos na prática pedagógica no processo de alfabetização da 1ª série do Ensino Fundamental de nove anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

13.
Rosangela Lunardi Goulart Carvalho. O ato de brincar e aprender na infância: da Educação Infantil a 2ª série do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

14.
Thayse May. O processo de construção da Escrita Infantil: uma análise a partir dos escritos dos alunos da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

15.
Rita de Cássia Nandi Margotti. A importância do lúdico no processo de alfabetização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

16.
Francisca Pereira Hilário. Atividades lúdicas na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

17.
Jocilene Cardoso de Amadeu. A importância do brinquedo e da brincadeira na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

18.
Maria Aparecida Lopes Pacheco. A adaptação da criança na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.

19.
Marilú Gomes da Silva. O desenvolvimento da criatividade na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Clésia da Silva Mendes Zapelini.



Outras informações relevantes


Disciplinas lecionadas no curso superior:
Alfabetização I
Alfabetização II
Desenvolvimento das diversas linguagens na Educação Infantil
Educação Lúdica
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais III 
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais IV 
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais V 
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais Vi
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais V II
Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais V III
Linguagem e Infância  II e III



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:28:22