Vera Lucia Merlini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9455420974754577
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Bacharelado em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1984). No âmbito da pós-graduação atuou como professora no curso de Especialização (Lato Sensu), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora adjunta, dedicação exclusiva, da Universidade Estadual Santa Cruz - Ilhéus - Bahia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos - REPARE em EdMat. Atua na linha de pesquisa de Concepções, processos e práticas de ensino e aprendizagem. Membro do colegiado do Programa de pós-graduação em Educação Matemática da UESC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vera Lucia Merlini
Nome em citações bibliográficas
MERLINI, Vera;MERLINI, VERA LUCIA;MERLINI, V.L.;MERLINI, V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET.
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado Km 16
Salobrinho
45662900 - Ilhéus, BA - Brasil
Telefone: (73) 36805303
URL da Homepage: http://www.uesc.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: As potencialidades de um processo formativo para a reflexão na e sobre a prática de uma professora das séries iniciais: um estudo de caso, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Sandra Maria Pinto Magina.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ENSINO FUNDAMENTAL; Formação de professor; Campo Conceitual Multiplicativo; Estudo de caso.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico com alunos de 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Sandra Maria Pinto Magina.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: CONCEITO DE FRAÇÃO, DIAGNÓSTICO, ENSINO FUNDAMENTA.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Especialização em Metodologia do Ensino Superior.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Título: O significado quociente - um estudo diagnóstico comparativo de professores e alunos do Ensino Fundamental.
Orientador: Alécio Damico.
1978 - 1984
Graduação em Bacharelado Matemática.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Introdução à estatística para educadores. (Carga horária: 100h).
Faculdade Campos Elíseos, FCE, Brasil.
2008 - 2008
Ferramentas do SPSS e Análise Estatística. (Carga horária: 16h).
Pontificia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
2000 - 2001
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 424h).
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - Atual
Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Matemática para diversidade cultural
08/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET.

Atividade realizada
Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Matematica
Geometria Euclideana Plana

Colégio Nossa Senhora Consolata, CONSOLATA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18

Atividades

07/2003 - 09/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Pontificia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Convidada, Enquadramento Funcional: Professor "Especialização", Carga horária: 8
Outras informações
Professora no Curso de Especialização em Educação Matemática - COGEAE/PUC-SP na disciplina de Matemática e suas interfaces com outras disciplinas


Faculdade de Mauá, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Ensino - Pedagogia - Nível Superior, Carga horária: 6
Outras informações
ProFessor da discplina de Fundamentos e Metodologia do Esnino de Matemática para o curso de Pedagogia


Faculdade Sumaré, FACULDADE SUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática Comercial, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrei aulas de Matemática comercial no curso de Logística comercial.


Escola Municipal de Ensino Fundamental Leandro Klein, EMEF L. KLEIN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática Ensino Fundamental, Carga horária: 15
Outras informações
Ministrei aula de Matemática para o Ciclo IV do Ensino Fundamental.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A Early Algebra no Ensino Fundamental: mapeamento e diagnóstico
Descrição: Este projeto de pesquisa tem dois objetivos os quais serão atingidos por meio de dois estudos. O primeiro objetivo, relacionado ao estudo (a) , diz respeito a realização de um mapeamento das pesquisas nacionais que investigaram sobre o ensino ou a aprendizagem da introdução da álgebra (comumente chamada por Early Algebra) na última década. O segundo objetivo, referente ao estudo ( ) trata da aplicação de um questionário com vistas a diagnosticar as competências, concepções e estratégias de estudantes do Ensino Fundamental ao lidarem com situações que envolvem o raciocínio algébrico. Do ponto de vista metodológico para realização do estudo (b) será feita uma revisão da literatura sob dois viéses: as dissertações, teses por um lado e os periódicos nacionais com extratos A1, A2, B1 e B2 por outro. Já para o desenvolvimento do estudo ( ) será aplicado um instrumento diagnóstico baseado em resolução de problemas em que os estudantes resolverão situações relacionadas à álgebra. Utilizaremos como embasamento além dos estudos relacionados a Early Algebra, em especial Carraher, Schliemann, a teoria dos Campos Conceituais. É esperado que com esses dois estudos seja possível construir uma visão alargada desse objeto no cenário escolar brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (9) .
Integrantes: Vera Lucia Merlini - Coordenador / Sandra Magina - Integrante / Alina Galvão Spinillo - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante / Flaviana dos Santos da Silva - Integrante / Germán Ignácio Gomero Ferrer - Integrante / Ana Virgínia Luna - Integrante / Alex Andrade Alves - Integrante / Aparecido dos Santos - Integrante / Gabriela dos Santos Barbosa - Integrante / Antonio César Nascimento Teixeira - Integrante / Emília Isabel Rabelo de Souza - Integrante / Jaqueline Santana de Souza Santos - Integrante / Caio Fábio dos Santos Oliveira - Integrante / Rozimeire Soares de Oliveira Porto - Integrante / Andiara Campelo Jeronimo - Integrante / Daiane Venancio Bitencourt - Integrante / Lígia Sousa Bastos - Integrante / Alessandra Costa Freitas - Integrante / Fabiano Ferraz Trancoso - Integrante / Nayana Silva Santos Araújo - Integrante / Veronice Meira da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
2014 - 2018
As Estruturas Multiplicativas e a formação de professores que ensinam Matemática na Bahia
Descrição: Este projeto busca investigar a prática dos professores no ensino das Estruturas Multiplicativas. Para tanto propõe desenvolver a pesquisa no âmbito de rede. A pesquisa se baseia na metodologia reflexão-planejamento-ação-reflexão do professor a fim de promover o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a expansão e apropriação deste campo conceitual pelos estudantes. O objetivo geral deste projeto é contribuir com a socialização, divulgação e implementação da pesquisa científica em escolas públicas do Estado da Bahia e tal será desenvolvido por meio da realização de dois estudos sequenciais. As Estruturas Multiplicativas foram estudadas por Vergnaud (1983, 1988, 1996, 2009) dentro da sua Teoria dos Campos Conceituais. Elas fazem parte de um campo que envolve diversos conceitos e significados, tais como os de razão, proporção, combinação, relação um para muitos e muitos para muitos, divisão como partição, divisão como cota, área, produto cartesiano, entre outros. E esses conceitos podem ser trabalhados dentro dos eixos: proporcionalidade simples, proporção múltiplas, comparação multiplicativa e produto de medidas, e pode, ainda, haver misturas entre essas situações, gerando problemas bi-lineares. No Brasil, Magina et al (2010), fez uma releitura da classificação proposta por Vergnaud, elaborando um esquema concernente à classificação de problemas multiplicativos. A partir de várias reflexões advinda das análises dos resultados de suas pesquisas, esse grupo aperfeiçoou o esquema inicial até chegar na sua forma definitiva, a qual será usada em nosso estudo. Do ponto de vista dos motivos que nos levaram a elaborar o presente projeto, podemos apontar três, os quais justificam plenamente a realização deste estudo. O primeiro deles vem dos baixos desempenhos que estudantes brasileiros, em especial os dos anos iniciais do EF, continuam apresentando resultados pouco expressivos nas macro avaliações nacionais (Prova Brasil, SAEB) e internacionais (PISA). Em que pese que os alunos baianos têm melhorado seus desempenhos nessas avaliações, os índices baianos no IDEB de 2011 ainda mostram-se abaixo da média brasileira (média brasileira = 5,0; média baiana = 4,2). Entendemos que a mudança definitiva desse quadro passa necessariamente pelo trabalho conjunto envolvendo algumas das instituições baianas de Ensino Superior, em parceria com as escolas públicas, municipais e estaduais. E esse é a proposta deste projeto: trabalhar em conjunto com outras universidades estaduais baianas, as quais, por sua vez, terão a escola pública como parceira. A segunda motivação vem do grande impacto positivo causado pelo projeto desenvolvido por Santana (2008-11), do qual participamos como pesquisadora. Tal projeto, intitulado Um Estudo sobre o domínio das Estruturas Aditivas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Estado da Bahia foi financiado pela FAPESB e abrangeu dois estudos: um com objetivo de mapear os estágios de desenvolvimento das Estruturas Aditivas de alunos e o outro com foco numa pesquisa sobre formação continuada de professores. No que tange ao primeiro estudo, esse envolveu aproximadamente 5.800 estudantes dos anos iniciais do EF residentes em oito regiões diferentes da Bahia (Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Salvador, Barreiras, Amargosa, Jequié, Vitória da Conquista e Ilhéus), tornando-se assim uma das pesquisas científicas mais amplas já realizada no Brasil, voltada para um único Estado. As inúmeras publicações relatando os resultados desse projeto nos Despertou interesse em dar continuidade, para completar o nosso entendimento sobre o desempenho dos estudantes baianos quanto as Estruturas Multiplicativas. A terceira motivação veio do projeto (Re) Significar as Estruturas Multiplicativas a partir da Formação Reflexão-Planejamento-Ação-Reflexão coordenado por Magina e financiado pelo CNPq no estado de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Vera Lucia Merlini - Integrante / Aparecido dos Santos - Integrante / Gabriela Barbosa - Integrante / Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante / Diná Correia - Integrante / José Wlaber de Souza Ferreira - Integrante / Alayde Ferreira dos Santos - Integrante / Ana Paula Perovano - Integrante / Elda Vieira Tramm - Integrante / Eliete Ferreira dos Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3
2013 - 2017
Um estudo sobre o domínio das Estruturas Multiplicativas no Ensino Fundamental
Descrição: O presente projeto de pesquisa, proposto para ser realizado em rede, envolvendo três estados nordestinos (Bahia, Pernambuco e Ceará), tem por objetivo investigar e intervir na prática de professores do Ensino Fundamental no que tange às Estruturas Multiplicativas, baseados no modelo de formação ação-reflexão-planejamento-ação . Para atingir esse propósito, realizaremos três estudos. O Estudo 1 voltar-se-á para uma análise minuciosa da Prova Brasil, uma macroavaliação de nacional; o Estudo 2 elaborará, com base na análise do Estudo 1, um instrumento diagnóstico nos alunos das escolas parceiras no projeto. Por fim, o Estudo 3 investigará uma formação continuada com os professores, tendo por ponto de partida os resultados que seus alunos obtiveram no Estudo 2. O projeto envolverá quatro escolas parceiras por estado, sendo duas atuando nos anos iniciais e duas nos anos finais do Ensino Fundamental. As Estruturas Multiplicativas têm sido estudadas por Vergnaud (1983, 1988, 1994,2009) dentro da sua Teoria dos Campos Conceituais. Elas fazem parte de um campo que envolve diversos conceitos, tais como os de razão, 4ª proporcional, Combinação, relação um para muitos, divisão como partição, divisão como cota, entre outros. E esses conceitos podem ser trabalhados dentro de situações de proporcionalidade simples, múltiplas, comparação multiplicativa, produto de medida e pode, ainda, haver misturas entre essas situações. Focados na pesquisa colaborativa, na formação continuada e na metodologia ação-reflexão-planejamento-ação do professor, buscaremos promover o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a apropriação e expansão deste Campo Conceitual por seus alunos. Assim, o projeto oferece como produto mais abrangente (para além das Estruturas Multiplicativas) colaborar no desenvolvimento profissional dos professores, facilitando a reflexão de suas ações, seguido pelo planejamento reflexivo de suas novas ações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Vera Lucia Merlini - Integrante / Aparecido dos Santos - Integrante / Sandra Maria Pinto Magina - Integrante / Alina Galvão Spinillo - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Coordenador / Sintria Labres Lautert - Integrante / José Aires de Castro Filho - Integrante / Claudia Roberta Araújo Gomes - Integrante / Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - Integrante / Ernani Martins dos Santos - Integrante / Raquel Santiago Freire - Integrante / Verônica Yumi Kataoka - Integrante / Rachel de Oliveira - Integrante / Marcilia Chagas Barreto - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2012 - Atual
A investigação de formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos sob a ótica do REPARE refletir, planejar, agir, refletir, uma espiral dialética
Descrição: O objetivo deste projeto é estudar os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior. O foco do projeto está em desenvolver pesquisas no âmbito do bloco de conteúdo "números e operações", abordando tanto os aspectos relativos ao estudante quanto ao professor, além dos aspectos que dizem respeito a construção de ferramentas didáticas (tecnológicas, manipulativas). Por números e Operações estamos contemplando, os conteúdos matemáticos desde a aritmética, passando pela álgebra e aportando nas funções, envolvendo os diversos tipos de números (números naturais, negativos, racionais e irracionais). Os objetivos específicos do Projeto é desenvolver pesquisas que enfoquem: Formação e desenvolvimento de conceitos; Investigação de diferentes metodologias de ensino; Elaboração e testagem de ferramentas didáticas; Concepção e competência nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos Matemáticos; Formação, inicial e continuada, de professor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Vera Lucia Merlini - Integrante / Aparecido dos Santos - Integrante / Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Bruno Pereira Pinheiro - Integrante / Márcia Azevedo Campos - Integrante.Número de orientações: 6
2008 - 2010
(Re)significar as Estruturas Multiplicativas da Formação Ação-Reflexão-Planejamento-Ação do Professor
Descrição: O projeto "(Re)significar as Estruturas Multiplicativas da Formação Ação-Reflexão-Planejamento-Ação do Professor" foi coordenado pela Profa.Dra.Sandra Maria Pinto Magina. Teve por objetivo investigar a prática dos professores polivalentes no ensino das Estruturas Multiplicativas, baseados no modelo de formação Ação-Reflexão-Planejamento-Ação do Professor, com vistas a avaliar o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem a expansão e apropriação deste Campo Conceitual pelos estudantes. Fizeram parte ainda do projeto Profa.Dra.Maria José Ferreira da Silva, como pesquisadora, e os doutorandos Vera Merlini, Aparecido dos Santos e Gabriela Barbosa. O projeto foi desenvolvido no âmbito do grupo "REPARE refletir, planejar, agir, refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Vera Lucia Merlini - Integrante / Aparecido dos Santos - Integrante / Sandra Magina - Coordenador / Gabriela Barbosa - Integrante / Maria José Ferreira da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - 2017
VIII Ciclo de Estudos e Palestras do PPGEM
Descrição: Todos os temas das palestras convidadas referem-se às reflexões advindas de pesquisas. Estas, por sua vez, estão estreitamente relacionadas com a sala de aula de Matemática, seja do ponto de vista do professor, do aluno ou do contexto escolar. Estas pesquisas interessam de perto às pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGEM e na sua articulação com a graduação (licenciatura em Matemática) e a escola pública. Dessa forma o Ciclo de Estudos e Palestras do PPGEM propõe articular a graduação e a pós-graduação (PPGEM) em torno das reflexões frutos das palestras ministradas e das eventuais conversas que esses alunos poderão ter com os palestrantes externos, o que certamente, contribuirá para a excelência de sua formação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (30) .
Integrantes: Vera Lucia Merlini - Coordenador / Sandra Magina - Integrante / Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana - Integrante / Afonso Henriques - Integrante / Larissa Pinca Sarro Gomes - Integrante / Zulma Elizabete de Freitas Madruga - Integrante / Irene Maurício Cazorla - Integrante / Flaviana dos Santos Silva - Integrante / Jurema Lindote Botelho Peixoto - Integrante / Maria Elizabete Souza Couto - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Estudos Complementares em Educação Matemática
Descrição: Neste projeto serão ofertados cursos e seminários de Matemática e Educação Matemática que terão o papel de auxiliar no desenvolvimento de estudos complementares em Educação Matemática, com vistas a oferecer subsídios teóricos e metodológicos para uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos associados às tendências e as pesquisas em Educação Matemática.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Vera Lucia Merlini - Coordenador / Sandra Magina - Integrante / Afonso Henriques - Integrante / Larissa Pinca Sarro Gomes - Integrante / Jurema Lindote - Integrante / Flaviana dos Santos da Silva - Integrante / Zulma Elizabete de Freitas Madruga - Integrante / Irene Maurício Cazorla - Integrante / Eduardo Silva Palmeira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:5
MERLINI, Vera Lucia  Data: 09/05/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
3SANTOS, JAQUELINE SANTANA DE SOUZA2018SANTOS, JAQUELINE SANTANA DE SOUZA ; MERLINI, VERA LUCIA . Situações-problema elaborada por professores dos anos iniciais
Situations problem in developed by teachers in the early years. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, p. 21-40, 2018.

2.
1MAGINA, Sandra Maria Pinto2018MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera . ESPIRAL RePARe: UM MODELO METODOLÓGICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR CENTRADO NA SALA DE AULA. REVISTA REAMEC, v. 6, p. 238-258, 2018.

3.
2MAGINA, Sandra Maria Pinto2018MAGINA, Sandra Maria Pinto ; OLIVEIRA, Caio ; MERLINI, Vera . O RACIOCÍNIO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DEBATE A PARTIR DA VISÃO DE QUATRO ESTUDOS. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 9, p. 1-23, 2018.

4.
6Santos, M.O.2018Santos, M.O. ; MERLINI, Vera . A Formação Continuada de Professores dos Anos Inicias em Relação à Comparação Multiplicativa. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 175-195, 2018.

5.
10Conceição, J.S.2018Conceição, J.S. ; MERLINI, Vera . TECENDO REFLEXÕES ACERCA DA GEOMETRIA E SEU ENSINO SOB A LUZ DE UM OLHAR POLIVALENTE. Amazônia (UFPA), v. 14, p. 104-116, 2018.

6.
4MERLINI, VERA LUCIA2017MERLINI, VERA LUCIA; SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Estratégias formativas: um elemento potencializador para ressignificação da prática docente
Formation strategies: a potentiation element for resignification the teaching practice. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 121-140, 2017.

7.
8PIRES, R. F.2015PIRES, R. F. ; MERLINI, VERA LUCIA ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Função: concepções manifestadas por um grupo de professores. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 1, p. 21-29, 2015.

8.
7SANTOS, Aparecido dos2014SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera ; MAGINA, Sandra ; SANTANA, Eurivalda . A Noção de Divisão para quem não Aprendeu a Divisão. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 38-64, 2014.

9.
5MAGINA, Sandra Maria Pinto2014 MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, VERA LUCIA . O raciocínio de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. Ciência & Educação, v. 20, p. 517-533, 2014.

10.
9MAGINA, Sandra2010MAGINA, Sandra ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera . Quando e como devemos introduzir a divisão nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Contribuição para o debate. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 1, p. 1-23, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Lima, D.C. ; SANTANA, Eurivalda ; CAZORLA, I. M. ; Almeida, L.C. ; Milagre, P.H. ; MERLINI, Vera . Ensinando Multiplicação e Divisão no 4º e 5º anos. 1ª. ed. Ibicaraí-BA: Via Litterarum, 2017. v. 1. 116p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera ; SANTOS, Aparecido dos . A Estrutura Multiplicativa à luz da Teoria dos Campos Conceituais: um visão com foco na aprendizagem. In: CASTRO FILHO, José Aires de; BARRETO, Marcilia Chagas; BARGUIL, Paulo Meireles; MAIA, Dennys Leite; PINHEIRO, Joserlene Lima.. (Org.). Matemática, Cultura e Tecnologia: perspectivas internacionais. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 65-82.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra ; TEIXEIRA, César . O que sabe sobre equação, em representação icônica, os que formalmente não sabem?. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018.

2.
LAUTERT, S. L. ; SANTOS, E. M. ; MERLINI, Vera . Resolução de problemas de divisão de proporção simples por estudantes do 3º e 5º anos. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018.

3.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra ; PIRES, R. F. ; TEIXEIRA, César . ALGEBRAIC REASONING BEFORE LEARNING ALGEBRA IN SCHOOL. In: 13th International Congress on Mathematical Education ICME-13, 2016, Hamburgo. 13th International Congress on Mathematical Education ICME-13, 2016.

4.
MAGINA, Sandra Maria Pinto ; Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana ; MERLINI, VERA LUCIA . A incongruência entre as palavras do enunciado do problema e a operação usada para resolvê-lo: uma contribuição para o debate. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática CIAEM, 2015, Tuxtla Gutiérrez. XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática CIAEM, 2015. p. 01-11.

5.
MERLINI, VERA LUCIA; SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Processo de formação de docentes com dimensões colaborativas: avanços e limites. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2015, Tuxtla Gutiérrez. XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2015. p. 01-12.

6.
MERLINI, VERA LUCIA; PIRES, R. F. ; SANTANA, E. R. S. . A não congruência das palavras nas situações de comparação multiplicativa: quando 'vezes mais' vira divisão. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2015, Tuxtla Gutiérrez. XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2015. p. 01-12.

7.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos ; TEIXEIRA, César ; MAGINA, Sandra Maria Pinto . Processo formativo centrado na escola: as reflexões da professora Maria. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEM, 2015, Pirenópolís. Anais do VI SIPEM, 2015. p. 01-12.

8.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos . Estrutura Multiplicativa: Um estudo comparativo entre o que a professora elabora e o desempenho dos estudantes. In: VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática CIBEM, 2013, Montevideo. VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática CIBEM, 2013. p. 2697-2704.

9.
SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera . C Campo Conceitual Multiplicativo: Análise comparativa entre o prognóstico dos professores e o desempenho dos estudantes. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática CIBEM, 2013, Montevideo. VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática CIBEM, 2013. p. 2745-2752.

10.
MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera ; SANTANA, Eurivalda . Situações-problema das Estruturas Multiplicativas sob a ótica do professor que ensnina Matemática. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática CIBEM, 2013, Montevideo. VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática CIBEM, 2013. p. 5969-5976.

11.
MAGINA, Sandra Maria Pinto ; MERLINI, Vera ; SANTOS, Aparecido dos . A estrutura multiplicativa sob a ótica dos Campos Conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. In: 3º SIPEMAT Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza. 3º SIPEMAT Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012. p. 01-12.

12.
MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera . Comparação multiplicativa: a força que a expressão exerce na escolha das estratégias de resolução dos estudantes.. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011, Recife. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011. Recife: EDUMATEC - UFPE, 2011. v. 1. p. 1-13.

13.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra ; SANTOS, Aparecido dos . O desempenho dos estudantes de 4ª série do Ensino Fundamental frente a problemas de estrutura multiplicativa. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador - BA. X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

14.
SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera . Um estudo das concepções dos professores polivalentes concernentes ao Campo Conceitual Multiplicativo. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

15.
MERLINI, Vera. UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS DE 5ª E 6ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE FRAÇÃO.. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Recife: Lapa Software, 2006. p. T1138-1.

16.
CAMPOS, Tania ; MAGINA, Sandra ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera ; RODRIGUES, Wilson . O CONCEITO DE FRAÇÃO: UMA SÍNTESE DE DIVERSOS OLHARES SOBRE A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. In: VII Reunião Didática da Matemática do Conesul, 2006, Águas de Lindóia. VII Reunião Didática da Matemática do Conesul. São Paulo: Sociedade Brasileira de Matemática, 2006.

17.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra ; SANTOS, Aparecido dos . Fração: o significado quociente para professores e estudantes - um estudo comparativo. In: V CIBEM Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005, Porto. V CIBEM Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005.

18.
MAGINA, Sandra Maria Pinto ; CAMPOS, Tania ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera ; RODRIGUES, Wilson ; DAMICO, Alécio ; FONTOURA, Angélica ; MOUTINHO, Leonel Valpereiro ; CANOVA, Raquel . Frações: do prognóstico dos professores à realidade dos alunos. In: V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2005, Porto. V CIBEM - Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, 2005.

19.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra . O SIGNIFICADO DO NÚMERO RACIONAL PARA PROFESSORES E ALUNOS: UM ESTUDO COMPARATIVO. In: XII ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2004, CURITIBA. XII ENDIPE CONHECIMENTO UNIVERSAL, 2004. p. 4163-4175.

20.
MERLINI, Vera. Fração e seus diferentes significados. In: VII EPEM, 2004, SÃO PAULO. VII EPEM ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. SÃO PAULO: SBEM, 2004. v. ÚNICO. p. 140-140.

21.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra . O significado do número racional para professores e alunos: um estudo comparativo. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Dodática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII ENDIPE - Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra ; MERLINI, Vera . Fração ou razão. Quem tem razão? Da concepção dos professores às estratégias dos estudantes. In: VI CIBEM Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2009, Puerto Montt. Resúmenes VI congresso Iberoamericano de educación matemática. Puerto Montt, 2009. v. único. p. 132-133.

2.
MERLINI, Vera. UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS DE 5ª E 6ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE FRAÇÃO.. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Recife: Lapa Software, 2006. p. R1138-1.

3.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra ; CAMPOS, Tania ; SANTOS, Aparecido dos ; MOUTINHO, Leonel Valpereiro ; RODRIGUES, Wilson ; DAMICO, Alécio ; SILVA, Angélica . FRACTION: FROM TEACHER´S PROGNOSTICS TO THE STUDENT´S PERFORMANCES. In: ICME-10th INTERNACIONAL CONGRESS ON MATHEMATICAL EDUCATION, 2004, COPENHAGEN. POSTER, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra ; TEIXEIRA, César . O que sabe sobre equação, em representação icônica, os que formalmente não sabem?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra ; SANTOS, Aparecido dos . Estrutura Multiplicativa: um estudo comparativo entre o que a professora elabora e o desempenho dos estudantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra ; MERLINI, Vera . O Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas: análise comparativa entre o prognóstico dos professores e o desempenho dos estudantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MAGINA, Sandra ; MERLINI, Vera ; Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana . Situações-problema da Estrutura Multiplicativa sob a ótica do professor que ensina Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MAGINA, Sandra ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera . A estrutura multiplicativa sob a ótica da teoria dos Campos Conceituais: uma visão do ponto de vista da aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MAGINA, Sandra Maria Pinto ; SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera . Comparação multiplicativa a força que a expressão exerce na escolha das estratégias de resolução dos estudantes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra ; SANTOS, Aparecido dos . O desempenho dos estudantes de 4ª série do Ensino Fundamental frente a problemas de estrutura multiplicativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera . Um estudo das concepções dos professores polivalentes concernentes ao Campo Conceitual Multiplicativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, Aparecido dos ; MERLINI, Vera . Fração ou razão. Quem tem razão? Da concepção dos professores às estratégias dos estudantes.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MERLINI, Vera. A Fração do ponto de vista dos alunos das séries finais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MERLINI, Vera. As estruturas multiplicativas na sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MERLINI, Vera. Um estudo comparativo entre o desempenho dos alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental sobre o conceito de fração. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra ; SANTOS, Aparecido dos . Fração: o significado quociente para professores e estudantes-um estudo comparativo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos ; DAMICO, Alécio . Frações: do prognóstico dos professores à realidade dos alunos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MERLINI, Vera; Cristiane Castela . O lúdico na aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos ; MAGINA, Sandra . O significado do número racional para professores e alunos: um estudo comparativo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MERLINI, VERA LUCIA. Bolema: Boletim de Educação Matemática. 2018.

2.
MERLINI, Vera. VII SIPEM Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018.

3.
MERLINI, VERA LUCIA. Parecerista da Revista Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. 2017.

4.
MERLINI, Vera. 4º Simpóscio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática SIPEMAT. 2015.

5.
MERLINI, Vera. Parecer sobre artigo cienttífico para a UESC. 2014.

6.
MERLINI, Vera. XV Encontro Baiano de Educação Matemática. 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Silva, F.S.; MADRUGA, Z. E. F.; PIRES, R. F.; MERLINI, VERA LUCIA. Participação em banca de Silvana Costa Silva. O estudo da Função Quadrática na perspectiva da Modelagem Matemática mediada pelo Cambiente Computacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
HENRIQUES, A.; ALMOULOUD, S. A.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Márcio Silveira Ramos. Aplicação de Modelos de PCOC na aprendizagem da Geometria Espacial no Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
MAGINA, Sandra; LUNA, A. V.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Andiara Campelo Jerônimo. UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DESEMPENHOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE JÁ ESTUDARAM ÁLGEBRA (9ºANO) E OS QUE AINDA VÃO ESTUDÁ-LA FORMALMENTE (6º ANO). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
MAGINA, Sandra; CAMPOS, Tania; MERLINI, Vera. Participação em banca de Caio Fabio dos Santos de Oliveira. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EARLY ALGEBRA: Uma intervenção híbrida. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
JOSE, W. D.; Gusmão, Tânia; MERLINI, Vera. Participação em banca de Adriana de Souza Pinheiro. Conhecimento matemático de professores sobre medidas de comprimeito. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

6.
MERLINI, Vera; BARBOSA, G. S.; MAGINA, Sandra. Participação em banca de DAIANE VENANCIO BITENCOURT. EARLY ALGEBRA NA PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
Gomes, L.P.S.; Lima, Eliene Barbosa; MERLINI, VERA LUCIA. Participação em banca de José Cassiano Teixeira Santos. A Álgebra nas coleções de livros didáticos Matemática Moderna e Matemática, produzidas na Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

8.
Manrique, Ana Lucia; BIANCHINI, B. L.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Érica Maria Rennó Villela Dario. PRODUTOS NOTÁVEIS NO 8º ANO DO ENSINO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
Gomes, L.P.S.; ALLEVATO, N. S. G.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Adriano Santos Lago. Resolução de Problemas e o ensino de sistema de equação do 1º grau: o trabalho colaborativo como estratégia de formação continuada de professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
HENRIQUES, A.; JAHN, A. P.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Patrícia Benevides de Oliveira. Tecnologias no Ensino da Matemática: mapeamento e estudo da utilização efetiva de laboratórios de informática nas escolas públicas no sul da Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

11.
MAGINA, Sandra; FONTOURA, Angélica; MERLINI, Vera. Participação em banca de Emilia Isabel Rabelo de Souza. Estruturas Multiplicativas: Concepção de Professor de Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

12.
MOTA, S. A.; MAGINA, Sandra; BORBA, RUTE E.S.R.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Francis Miller Barbosa Moreira. Os conhecimentos acerca dos conceitos de análise combinatória de professores que ensinam matemática: um estudo diagnóstico. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

13.
Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana; NUNES, C. B.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Olinto de Oliveira Santos. Planeta Energia. 2013. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

14.
Rita de Cassia Pistóia Mariani; MERLINI, Vera; SANTOS, Ivanete Batista dos. Participação em banca de Universidade Federal de Sergipe. O ensino de Fração e seus diferentes significados: um estudo a partir do livro didático A Conquista da Matemática e dos registros dos cadernos de alunos do 7º ano da Rede Municipal de Aracaju-SE. 2013. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Qualificações de Mestrado
1.
ALMOULOUD, S. A.; HENRIQUES, A.; MERLINI, VERA LUCIA. Participação em banca de Márcio Silveira Ramos. Aplicação de Modelos de PCOC na Aprendizagem da Geometria Espacial no Ensino Médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
MAGINA, Sandra; LUNA, A. V.; MERLINI, VERA LUCIA. Participação em banca de Andiara Campelo Jerônimo. Early Algebra: Competências e Estratégias dos Estudantes do 6º E 9º Anos do Ensino Fundamental ao lidarem com situações-problema envolvendo conceitos de Álgebra Elementar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
CAMPOS, Tania; MAGINA, Sandra; MERLINI, VERA LUCIA. Participação em banca de Caio Fabio dos Santos de Oliveira. Formação continuada de professores e a Early Algebra: uma intervenção híbrida. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
MERLINI, Vera; LUNA, A. V.; MAGINA, Sandra. Participação em banca de LÍGIA SOUSA BASTOS. EARLY ALGEBRA: O QUE REVELAM AS ESTRATÉGIAS DE ESTUDANTES DO 4º E 5º ANO AO RESOLVEREM PROBLEMAS QUE REMETEM À ÁLGEBRA?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
SILVA, F. S.; Maria Elizabeth B.Almeida; MERLINI, Vera. Participação em banca de FABIANO FERRAZ TRANCOSO. Implicações do Pensamento Computacional no Desenvolvimento das Relações Funcionais com o Software Scratch: O caso da função Afim. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
BARBOSA, G. S.; MAGINA, S. M. P.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Daiane Venâncio Bitencourt. A Early Algebra na perspectiva do Livro Didático: uma análise. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
Manrique, Ana Lucia; BIANCHINI, B. L.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Érica maria Renno Villela Dario. A importância do conteúdo de produtos notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental II. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
SILVA, F. S.; MADRUGA, Z. E. F.; PIRES, R. F.; MERLINI, VERA LUCIA. Participação em banca de Silvana Costa Silva. ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA NA PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO SOFTWARE MODELLUS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

9.
SILVA, M. C. L.; Jesus, G.B; MERLINI, Vera. Participação em banca de Jadson de Souza Conceição. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma formação continuada. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
HENRIQUES, A.; JAHN, A. P.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Patrícia Benevides de Oliveira. Mapeamento de laboratórios de informática nas escolas públicas e suas utilizações efetivas no ensino de Matemática. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

11.
BORBA, R. E. S. R.; BARBOSA, F. M.; MERLINI, Vera; ALVES, S. M.; MAGINA, S. M. P.. Participação em banca de Francis Miller Barbosa. Os conhecimentos acerca dos conceitos de análise combinatória de professores que ensinam Matemática: um estudo diagnóstico. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, Aparecido dos; MERLINI, Vera. Participação em banca de Agnaldo Rodolfo. Um pouco da história das Séries Infinitas: dos gregos a Fourier. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

2.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de Márcio Felix de Souza. O ensino de Matemática Financeira por meio de uma abordagem contextualizada com o Programa Nacional de Educação Fiscal na Educação Básica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

3.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de William Araújo Galilea. A Educação Matemática, o ensino da Matemática e o Mercado Financeiro. 2009.

4.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de Virgínia Aparecida Dias. A importância da avaliação no Ensino Médio so a ótica da Matemática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

5.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de Hervan Moura e Silva. A Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem na Geometria. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

6.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de Marly Linares Troncoso. Cabri-Geòmetrre: uma ferramenta eficaz no processo ensino-aprendizagem da Geometria. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

7.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de Fabio Meneses da Costa. A utilização do ponto ou da vírgula na representação de números decimais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

8.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de André Vicente dos Santos. O xadrez como facilitador do processo de Aprendizagem da Matemática. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

9.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de José Toste Borges. O jogo como estratégia de ensino da Matemática: Uma análise crítica do projeto desenvolvido nas escolas do município de Osasco. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

10.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de Alberto Leitão. Controle estatístico de processo: uma poderosa ferramenta estatística. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

11.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de Cícero José da Silva. A matemática na arquitetura e pintura renascentista. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

12.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de Anderson da Silva Ribeiro. A história concisa do número pi. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

13.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de Sônia Regina Cabral de Medeiros. Jogos como estratégias de ensino. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

14.
MERLINI, Vera; SANTOS, Aparecido dos. Participação em banca de Valderly Gobbato. A aplicação de integral definida no cálculo de áreas irregulares de lados curvos na Engenharia Civil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Nove de Julho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAGINA, Sandra; Rosane Funato; MERLINI, Vera. Participação em banca de Carlos Augusto Messias de Campos.Ensinando as operações com frações a partir de material reutilizável: um relato de experiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
Bião, Luigi Carlos; Lindote, Jurema; MERLINI, VERA LUCIA. Participação em banca de Martiza Maria de Almeida Souza.A importância de formações continuadas de Matemática para professores dos anos iniciais: um relato. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
MADRUGA, Z. E. F.; SILVA, F. S.; MERLINI, VERA LUCIA. Participação em banca de Felipe Leite Pontes.Música e modelagem matemática: representação de notas musicais por meio da função seno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
SILVA, F. S.; Gomes, L.P.S.; MERLINI, Vera. Participação em banca de JONATHAS SILVA PITANGA.O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA FAVORECER APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM NO 9º ANO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
Farias, M.M.R.; SERODIO, R.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Jefferson Dantas de Oliveira.A utilização do Superlogo no ensino e aprendizagem de Geometria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
Gomes, L.P.S.; NEVES, L. X.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Carlos Cruz de Oliveira.Ensino de Frações utilizando a Resolução de Problemas no 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
MERLINI, Vera; FARIAS, E. S.; Gomes, L.P.S.. Participação em banca de Renata Pinto de Novaes.Jogo das Cartas: uma proposta de introdução à operação de adição e subtração de números inteiros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

8.
NEVES, L. X.; FARIAS, E. S.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Leandro Cruz Alves.Batalha Naval interativa: uma sequência didática para o estudo do Plano Cartesiano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

9.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra; Gomes, L.P.S.. Participação em banca de Aline Pinheiro de Jesus.Problemas de Divisão: as estratégias de resolução utilizadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
MOTA, S.; MAGINA, Sandra; MERLINI, Vera. Participação em banca de Yuri Oliveira Guimarães.O estudo dos conceitos primitivos da Geometria Euclidiana Plana com o auxílio do Geoplano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

11.
Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana; MERLINI, Vera; CORREIA, D.. Participação em banca de Tamiles da Silva Oliveira.Análise Combinatória: Esquemas de Estudantes do 2º ano do Ensino Médio, a partir de Situações-Problema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

12.
BARBOSA, K. M. A.; MERLINI, Vera; CORREIA, D.. Participação em banca de Jonas Jesus Oliveira.Avaliação de Aprendizagem em Matemática: reflexões sobre a utilização dos instrumentos avaliativos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

13.
CORREIA, D.; GOMES, C. R. A.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Sival de Jesus dos Santos.Avaliação da Aprendizagem em Matemática no Ensino de Jovens e Adultos - EJA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

14.
VITA, A. C.; CORREIA, D.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Edeilton Alves de Jesus.Os Recursos Didáticos utilizados no Ensino da Matemática para alunos cegos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

15.
TAMINATO, M.; LIMA, R. C. R.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Patrícia Rocha Pereira.Escola: Espaço propício para a construção da autonomia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Mauá.

16.
LIMA, R. C. R.; TAMINATO, M.; MERLINI, Vera. Participação em banca de Angela Cilene Rozinelli Leite.Matemática integrada à literatura infantil: uma nova perspectiva e estratégia no ensino da matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Faculdade de Mauá.

17.
Maria Lúcia Ovídio; MERLINI, Vera. Participação em banca de Adilio Oliveira Valquer dos Santos.Teoria de Piaget aplicada à Educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Mauá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Santos, J.P.; Ferreira, M.A.; MERLINI, VERA LUCIA. Concurso para docente do Magistério Superior do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas. 2018. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEM.O que sabe sobre equação, em representação icônica, os que formalmente não sabem?. 2018. (Seminário).

2.
13th International Congress on Mathematical Education. 2016. (Congresso).

3.
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática SIPEMAT.Análise combinatória: o desempenho dos estudantes ao longo da Escola Básica. 2015. (Simpósio).

4.
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática SIPEMAT.Análise dos esquemas de estudantes do 3º ano das séries iniciais na resolução de problemas de divisão. 2015. (Simpósio).

5.
XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM.Processo de Formaç!ao de docente com dimensões colaborativas: avanços e limite. 2015. (Outra).

6.
XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM.A incongruência entre as palavras do enunciado do problema e a operação a ser usada para resolvê-lo: uma contribuiçào para o debate. 2015. (Outra).

7.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Grupo de Trabalho Psicologia da Educação Matemática. 2014. (Simpósio).

8.
IV Jornada do GPEMAC/GPEMEC. 2013. (Outra).

9.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. O Campo Conceitual Multiplicativo: Análise comparativa entre o prognóstico dos professores e o desempenho dos estudantes. 2013. (Congresso).

10.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Situações-Problema da Estrutura Multiplicativa sob a ótica do professor que ensina Matemática. 2013. (Congresso).

11.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Estrutura Multiplicativa: um estudo comparativo entre o que a professora elabora e o desempenho dos estudantes. 2013. (Congresso).

12.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. 2013. (Congresso).

13.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. 2013. (Oficina).

14.
I Encontro Baiano do PPGEM e PROFMAT. 2012. (Encontro).

15.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM.Comparação Multiplicativa: a força que a expressão exerce na escolha das estratégias de resolução dos estudantes. 2011. (Outra).

16.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.O desempenho dos estudantes de 4ª série dos Ensino Fundamental frente a poblemas de estrutura multiplicativa. 2010. (Encontro).

17.
VI CIBEM Congresso Ibero-americano de Educción Matemática. Fração ou razão. Quem tem razão? Da concepção dos professores às estratégias dos estudantes. 2009. (Congresso).

18.
3ª Semana da Educação. 2008. (Outra).

19.
Encontro de Produção Discente em Educação Matemática.A Fração do ponto de vista dos alunos das séries finais. 2008. (Outra).

20.
Semana da Pedagogia.As estruturas multiplicativas na sala de aula. 2008. (Outra).

21.
Por uma avaliação mais autêntica, mais participativa e mais reflexiva. 2007. (Outra).

22.
II Seminário de Educação do Município de São Caetano do Sul. 2006. (Seminário).

23.
Primeiro encontro Infanto-juvenil em Ciências. 2006. (Encontro).

24.
VIII Olimpíada Brasileira de Informática - OBI.Delegado da OBI na escola Colégio Nossa Senhora Consolata. 2006. (Outra).

25.
XIII Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino.Painelista. 2006. (Encontro).

26.
IX Congresso e Feira de Educação Saber. 2005. (Congresso).

27.
Primeiros elementos algebrizados do. 2005. (Outra).

28.
V CIBEM Congresso Ibero-americano de Educação Matemática. Fração: o significado quociente para professores e estudantes - um estudo comparativo. 2005. (Congresso).

29.
Investigações sobre Currículos de Matemática. 2004. (Outra).

30.
VII Encontro Paulista de Educação Matemática - Matemática na Escola: conteúdos e contextos.Comunicação oral. 2004. (Encontro).

31.
VIII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. 2004. (Congresso).

32.
VI Olimpíada Brasileira de Informática - OBI.Delegado responsável na Escola Colégio Nossa Senhora Consolata. 2004. (Outra).

33.
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Dodática e Prática de Ensino.Painelista. 2004. (Encontro).

34.
O ensino e a aprendizagem de frações. 2003. (Outra).

35.
O papel da linguagem nas pesquisas em Educação Matemática: o modelo da estratégia argumentativa. 2003. (Outra).

36.
Uma introdução ao uso de modelos matemáticos em Economia. 2003. (Outra).

37.
Um itinerário de estudos em Educação Matemática. 2003. (Outra).

38.
Abertura da recepção de alunos para o 2º semestre de 2002. 2002. (Encontro).

39.
VII ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAGINA, Sandra ; MERLINI, VERA LUCIA . 3º Workshop do projeto As Estruturas Multiplicativas e a Formação de Professore que ensina Matemática. 2017. (Outro).

2.
SANTANA, Eurivalda ; MAGINA, Sandra ; MERLINI, Vera . 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nayana Silva Santos Araújo. Estratégias de resolução de estudantes do 5º ano frente a situações de equivalência: um estudo diagnóstico. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).

2.
Ligia Sousa Bastos. Early Algebra: um estudo diagnóstico. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jadson de Souza Conceição. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma formação continuada. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vera Lucia Merlini.

2.
DAIANE VENANCIO BITENCOURT. EARLY ALGEBRA NA PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Vera Lucia Merlini.

3.
Mariana Oliveira Santos. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: A COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Vera Lucia Merlini.

4.
Jaqueline Santana de Souza Santos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM DIMENSÕES COLABORATIVAS: AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS EM FOCO. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Vera Lucia Merlini.

5.
Daiane Venâncio Bitencourt. Early Algebra: Uma análise nos livros didáticos dos anos iniciais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Vera Lucia Merlini.

6.
Camila Xavier Dias Souza Sena. Resolução de estudantes frente a problemas de divisão: antes e depois do ensino formal. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Vera Lucia Merlini.

7.
Bruno Pereira Pinheiro. Formação de professor de Matemática e a concepção de ensino de fração. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Orientador: Vera Lucia Merlini.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Armando Pereira. Uma seqüência de ensino para introduzir, conceituar e dar significado para alguns conceitos algébricos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

2.
Débora Cristina Francisco da Silva. Funções: o que se espera que os alunos saibam ao final do Ensino Médio segundo o SARESP. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

3.
Domingas Marques Sargo. A álgebra poderá ser compreendida na 4ª série do Ensino Fundamental, de forma natural, sem fórmulas e mecanizações?. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

4.
Franncisco de Assis Rodrigues. "Álgebra" - A passagem da aritmética para a álgebra. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

5.
Genivaldo Souza de Jesus. Teorema de Tales: Didática utilizando o Cabri Geometry II Plus dando significado ao aprendizado. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

6.
Isabel da Conceição Vidal Silva. Uma conexão da realidade com o mundo da geometria. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

7.
José Aparecido da Silva. Trabalhando do Tangran na Geometria Plana. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

8.
José Edmar Rodrigues da Gama. Funções: "Análises Algébricas". 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

9.
Margareth Gouveia Peixoto. Tópicos de geometria plana por dobradura. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

10.
Maria Luiza Roda. Estudo de ângulos complementares e suplementares com manipulação de materiais concretos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

11.
Mario Carvalho da Silva. Álgebra: Função quadrática. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

12.
Marlene Aparecida do Prado. Geometria e arte com os mosaicos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

13.
Rosana Galhardo Neves. Estudo de área e perímetro de quadriláteros com manipulação de materiais concretos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

14.
Valdeth Bernardes de Lima. Funções: para a vida prática do aluno, conforme o SARESP e PCN. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

15.
Luiz Henrique Valentini. O estreito laço entre a aritmética e a álgebra. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Vera Lucia Merlini.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anderlon Souza Oliveira Aguiar. Corrida das equações: Metodologia de resolução de problemas para o ensino de equaçòes do primeiro graua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Vera Lucia Merlini.

2.
Martiza Maria de Almeida Souza. A importância de formações continuadas de Matemática para professores dos anos iniciais: um relato. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Vera Lucia Merlini.

3.
Aline Pinheiro de Jesus. Problemas de Divisão: as estratégias de resolução utilizadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Vera Lucia Merlini.

4.
Renata Pinto de Novaes. Jogos das Cartas: uma proposta de introdução à operação de adição e subtração de números inteiros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Vera Lucia Merlini.

5.
Bruno Leandro Cedraz. Estrutura multiplicativa: um estudo diagnóstico com os estudos da EJA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Vera Lucia Merlini.

6.
José Raimundo Almeida dos Santos. Diferentes tipos de representação do Sistema Linear encontrados em dois Livros Didáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Vera Lucia Merlini.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MERLINI, Vera; MAGINA, Sandra ; SANTOS, Aparecido dos . Estrutura Multiplicativa: um estudo comparativo entre o que a professora elabora e o desempenho dos estudantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTANA, Eurivalda ; MAGINA, Sandra ; MERLINI, Vera . 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 4:59:55