Luis Paulo Santos Valente

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3079983146958149
  • Última atualização do currículo em 07/06/2018


Luis é Doutor em Informática pela PUC-Rio (2011). Possui Mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e graduação em Ciência da Computação também pela Universidade Federal Fluminense (2002). Seu interesse principal é inovação em entretenimento móvel. Isso relaciona-se a pesquisar e desenvolver novos tipos de jogos (como jogos pervasivos) e novas maneiras de se jogar (como novos meio de interagir com o jogo). Por exemplo, Luis desenvolveu o primeiro jogo para celular (Accelerinvaders) a usar gestos para controlar os personagens, assim como jogos em celular baseados em gestos, som e feedback tátil que podem ser usados por pessoas com deficiência visual. O primeiro trabalho relacionado com esse último tipo de jogo foi premiado como ?melhor artigo? no VIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais de 2008 (IHC 2008).Outros prêmios na academia foram melhor artigo no SBGames 2012 e SBGames 2015, e terceiro melhor artigo no SBGames 2013. Na indústria ?mobile?, Luis foi reconhecido internacionalmente como "Nokia Champion" de 2007 a 2014, tendo também recebido outros prêmios da indústria nesse período. Antes de se aventurar no mundo ?mobile?, Luis trabalhou com computação gráfica e arquiteturas de software para jogos em PCs - trabalho que ajudou a iniciar uma linha de pequisa em desenvolvimento de jogos na UFF, em 2005. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luis Paulo Santos Valente
Nome em citações bibliográficas
Valente, Luis;Valente, L.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A methodology for conceptual design of pervasive mobile games, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Bruno Feijó.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2003 - 2005
Mestrado em Computação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Guff: Um sistema para desenvolvimento de jogos,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Aura Conci.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: desenvolvimento de jogos; jogos para computador; frameworks; engines.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1996 - 2002
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Um modelo orientado a objetos para jogos em computador.
Orientador: Luiz Carlos Castro Guedes.


Pós-doutorado


2015 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



MediaLab/UFF, MEDIALAB/UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


VisionLab/PUC-Rio, VLAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista (Doutorado), Carga horária: 40


ADDLabs, ADDLABS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 35

Atividades

02/2006 - 01/2007
Serviços técnicos especializados , Desenvolvimento, .

Serviço realizado
Desenvolvimento C++ e OpenGL.

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2006 - 07/2007
Ensino, Desenvolvimento de Jogos 3D, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Nivelamento em Programação
Programação para Gráficos I - OpenGL

T&T, TTNET, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Atividades

03/2006 - 06/2006
Ensino, Game Developer Professional, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica Avançada: OpenGL

Olympya Tecnologia da Informação, OTI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

6/2005 - 10/2005
Serviços técnicos especializados , Olympya Tecnologia da Informação, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de um MMOG em Java.

Reload Internet, RELOAD, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 0

Atividades

8/2000 - 8/2001
Serviços técnicos especializados , Reload Internet, .

Serviço realizado
Desenvolvimento Java.


Membro de corpo editorial


2011 - 2017
Periódico: International Journal of Computer Games Technology


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Melhor artigo SBGames 2015 (Trilha Computação), SBC.
2013
3º melhor artigo do SBGames 2013 (Trilha de Computação), SBC.
2012
Nokia Developer Champion of the Month (Janeiro), Nokia.
2012
Wiki Contributor of the Month (Jun/12), Nokia.
2012
Nokia Developer Champion, Nokia.
2012
Melhor artigo do SBGames 2012 (Trilha de Computação), SBC.
2011
Nokia Developer Champion, Nokia.
2010
Forum Nokia Champion, Nokia.
2010
Most Valuable Project Member of the Month (Julho), Nokia.
2009
Forum Nokia Champion, Nokia.
2009
Doutorado-Bolsa Nota 10, FAPERJ.
2008
Vencedor do Forum Nokia Code Camp - Flash Lite, Nokia.
2008
Forum Nokia Champion, Nokia.
2008
Vencedor do Forum Nokia Code Camp - Python, Nokia.
2008
Forum Nokia Champion of the Month (Dezembro), Nokia.
2008
Melhor artigo do IHC 2008, SBC.
2007
Four Day Kick off Summer Contest, Nokia.
2007
Forum Nokia Champion, Nokia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Valente, Luis2018Valente, Luis; FEIJO, BRUNO ; RIBEIRO, ALEXANDRE ; CLUA, Esteban . Pervasive virtuality in digital entertainment applications and its quality requirements. ENTERTAINMENT COMPUTING, v. 1, p. 1-24, 2018.

2.
Valente, Luis2017 Valente, Luis; FEIJÓ, Bruno ; LEITE, JULIO CESAR SAMPAIO DO PRADO ; CLUA, Esteban . A method to assess pervasive qualities in mobile games. Personal and Ubiquitous Computing (Online), v. 1, p. 1-24, 2017.

3.
Zamith, Marcelo P. M.2017Zamith, Marcelo P. M. ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno ; JOSELLI, M. ; CLUA, E. . Parallel game architectures with tardiness policy and workload balance. SBC JOURNAL ON 3D INTERACTIVE SYSTEMS, v. 8, p. 74, 2017.

4.
Silva, A.R.2016Silva, A.R. ; CLUA, E. ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno . First steps towards Live-action Virtual Reality Games. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 7, p. 3-16, 2016.

5.
Pérez, L.J.F2016Pérez, L.J.F ; Calla, L.A.R. ; Montenegro, Anselmo ; Valente, Luis ; CLUA, E. . Dynamic game difficulty balancing in real time using Evolutionary Fuzzy Cognitive Maps with automatic calibration. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 7, p. 38-50, 2016.

6.
Valente, Luis2015 Valente, Luis; FEIJÓ, Bruno ; LEITE, JULIO CESAR SAMPAIO DO PRADO . Mapping quality requirements for pervasive mobile games. Requirements Engineering, v. Online, p. 1-29, 2015.

7.
Zamith, Marcelo2014Zamith, Marcelo ; Valente, Luis ; Valente, Luis ; JOSELLI, M. ; Ricardo Junior, J. ; CLUA, Esteban ; FEIJÓ, Bruno . Exploring Energy Management on GPUs in Game Architectures. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 5, p. 14, 2014.

8.
JOSELLI, M.2010JOSELLI, M. ; Zamith, Marcelo ; CLUA, Esteban ; Leal, R. ; Montenegro, Anselmo ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno ; Pagliosa, Paulo . An architecture with automatic load balancing for real-time simulation and visualization systems. Journal of Computational Interdisciplinary Sciences, v. 1, p. 207-224, 2010.

9.
Valente, Luis2009 Valente, Luis; de Souza, C.S. ; FEIJÓ, Bruno . Turn off the graphics: designing non-visual interfaces for mobile phone games. Journal of The Brazilian Computer Society (Online), v. 15, p. 45-58, 2009.

10.
Joselli, Mark2009Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; CLUA, Esteban ; Montenegro, Anselmo ; Leal-Toledo, Regina ; CONCI, Aura ; Pagliosa, Paulo ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno . An adaptative game loop architecture with automatic distribution of tasks between CPU and GPU. Computers in Entertainment, v. 7, p. 1, 2009.

11.
Zamith, Marcelo P. M.2008Zamith, Marcelo P. M. ; Clua, Esteban W. G. ; CONCI, Aura ; Montenegro, Anselmo ; Leal-Toledo, Regina C. P. ; Pagliosa, Paulo A. ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno . A game loop architecture for the GPU used as a math coprocessor in real-time applications. Computers in Entertainment, v. 6, p. 1-19, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno ; Leta, Fabiana R. ; CLUA, Esteban . A Distributed Architecture for Simulation Environments Based on Game Engine Systems. Augmented Vision and Reality. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2014, v. 4, p. 41-61.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PORCINO, THIAGO M. ; CLUA, Esteban ; TREVISAN, DANIELA ; VASCONCELOS, CRISTINA N. ; Valente, Luis . Minimizing cyber sickness in head mounted display systems: Design guidelines and applications. In: 2017 IEEE 5th International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), 2017, Perth. 2017 IEEE 5th International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), 2017. p. 1.

2.
SILVA, E. ; CLUA, E. ; Montenegro, Anselmo ; TREVISAN, D. ; Valente, Luis . An Interaction Mechanism for Virtual Reality Based on Upper Limbs Motions Tracking Using Depth Cameras and Inertial Sensors. In: SBGames 2017, 2017, Curitiba. Proceedings of SBGames 2017, 2017.

3.
Zamith, Marcelo P. M. ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno ; Clua, Esteban W. G. . Game loop model properties and characteristics on multi-core CPU and GPU games. In: SBGames 2016, 2016, São Paulo. Proceedings of SBGames 2016. Porto Alegre: SBC, 2016.

4.
Marques Jr., E. ; Valente, Luis ; Clua, Esteban W. G. . aCAVE: Augmented CAVEs for entertainment applications. In: SBGames 2016, 2016, São Paulo. Proceedings of SBGames 2016. Porto Alegre: SBC, 2016.

5.
Valente, Luis; FEIJÓ, Bruno ; Silva, A.R. ; CLUA, E. . The Concept of Pervasive Virtuality and Its Application in Digital Entertainment Systems. In: IFIP ICEC 2016, 2016, Vienna. Entertainment Computing - ICEC 2016, 2016. p. 187-198.

6.
Zamith, Marcelo ; Valente, Luis ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno ; JOSELLI, M. ; CLUA, Esteban . Exploring parallel game architectures with tardiness policy. In: XIV Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2015), 2015, Teresina. Proceedings of SBGames 2015, 2015. p. 94-103.

7.
Silva, A.R. ; CLUA, Esteban ; Valente, Luis ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno . An indoor navigation system for live-action virtual reality games. In: XIV Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2015), 2015, Teresina. Proceedings of SBGames 2015, 2015. p. 84-93.

8.
Pérez, L.J.F ; Calla, L.A.R. ; Valente, Luis ; Valente, Luis ; Montenegro, Anselmo ; CLUA, Esteban . Dynamic game difficulty balancing in real time using Evolutionary Fuzzy Cognitive Maps. In: XIV Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2015), 2015, Teresina. Proceedings of SBGames 2015, 2015. p. 104-110.

9.
Valente, Luis; FEIJO, BRUNO . Extending Use Cases to Support Activity Design in Pervasive Mobile Games. In: 2014 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2014, Porto Alegre. 2014 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. p. 193-201.

10.
Zamith, Marcelo ; Valente, Luis ; JOSELLI, M. ; Ricardo Junior, J. ; CLUA, Esteban ; FEIJÓ, Bruno . A Game Architecture Based on Multiple GPUs With Energy Management. In: XII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2013), 2013, São Paulo. Proceedings of SBGames 2013, 2013. p. 54-63.

11.
Valente, Luis; FEIJÓ, Bruno ; LEITE, J. C. S. P. . Features and Checklists to Assist in Pervasive Mobile Game Development. In: XII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2013), 2013, São Paulo. Proceedings of SBGames 2013, 2013. p. 90-99.

12.
Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; Ricardo Junior, J. ; Valente, Luis ; CLUA, Esteban ; FEIJÓ, Bruno ; Leal-Toledo, Regina C. P. ; Soluri, E. . An Architecture for Mobile Games with Cloud Computing Module. In: SBGames 2012, 2012, Brasilia. Proceedings of the 2012 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2012.

13.
Zamith, Marcelo ; Joselli, Mark ; CLUA, ESTEBAN WALTER GONZALEZ ; Montenegro, Anselmo ; LEAL-TOLEDO, REGINA CELIA P. ; Valente, Luis ; FEIJO, BRUNO . A Distributed Architecture for Mobile Digital Games Based on Cloud Computing. In: 2011 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2011, Salvador. 2011 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. p. 79-88.

14.
JOSELLI, M. ; Zamith, Marcelo ; Valente, Luis ; CLUA, Esteban ; Montenegro, Anselmo ; Leal-Toledo, Regina C. P. ; FEIJÓ, Bruno . An Architecture with Automatic Load Balancing and Distribution for Digital Games. In: SBGames 2010, 2010, Florianopolis. Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2010 Brazilian Symposium on, 2010. p. 59-70.

15.
Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; CLUA, Esteban ; Montenegro, Anselmo ; CONCI, Aura ; Leal-Toledo, Regina ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno ; ORNELLAS, MARCOS D' ; POZZER, CESAR . Automatic Dynamic Task Distribution between CPU and GPU for Real-Time Systems. In: 2008 IEEE 11th International Conference on Computational Science and Engineering (CSE), 2008, Sao Paulo. 2008 11th IEEE International Conference on Computational Science and Engineering. p. 48-55.

16.
Valente, Luis; de Souza, C.S. ; FEIJÓ, Bruno . An exploratory study on non-visual mobile phone interfaces for games. In: IHC 2008, 2008, Porto Alegre. Proceedings of the VIII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2008. p. 31-39.

17.
JOSELLI, M. ; Zamith, Marcelo ; Valente, Luis ; CLUA, Esteban ; Montenegro, Anselmo ; CONCI, Aura ; FEIJÓ, Bruno ; d'Ornellas, M. ; Leal, R. ; Pozzer, C. . An Adaptative Game Loop Architecture with Automatic Distribution of Tasks between CPU and GPU. In: VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2008), 2008, Belo Horizonte. Proceedings of SBGames'08: Computing Track - Full Papers, 2008. p. 115-120.

18.
FELICISSIMO, C. ; Viterbo, J. ; Valente, L. ; Endler, M. ; BRIOT, J.-P. ; Lucena, C. ; FEIJO, B. . Supporting agents in intelligent environments with protocol information. In: 4th International Conference on Intelligent Environments (IE 08), 2008, Seattle. 4th International Conference on Intelligent Environments (IE 08). p. 4B5-7.

19.
ZAMITH, MARCELO PANARO DE MORAES ; CLUA, ESTEBAN W.G. ; CONCI, Aura ; Montenegro, Anselmo ; Pagliosa, Paulo A. ; Valente, Luis . Parallel processing between GPU and CPU: Concepts in a game architecture. In: Computer Graphics, Imaging and Visualisation (CGIV 2007), 2007, Bangkok. Computer Graphics, Imaging and Visualisation (CGIV 2007). p. 115-120.

20.
Zamith, Marcelo ; CLUA, Esteban ; CONCI, Aura ; Montenegro, Anselmo ; Pagliosa, Paulo ; Valente, Luis . The GPU Used as a Math Co-Processor in Real Time Applications. In: VI Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2007), 2007, São Leopoldo. VI Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2007. p. 37-43.

21.
Valente, Luis; CONCI, Aura ; FEIJÓ, Bruno . An Architecture For Game State Management Based On State Hierarchies. In: V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2006), 2006, Recife. Digital Proceedings of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006.

22.
MACIEL, Cristiano ; Valente, Luis ; GONÇALVES, Marleusa Corrêa ; GONZAGA, Sanderson Lincohn ; CONCI, Aura . An Educational Approach for Surface Modeling using Visual Realism. In: Global Congress on Engineering and Technology (GCETE'2005), 2005, Bertioga. Engineering and Technology Education Trends. Santos: COPEC, 2005. p. 1684-1688.

23.
Valente, Luis; CONCI, Aura . Guff: A Game Development Tool. In: IV Workshop de Teses e Dissertações em Computação Gráfica e Processamento de Imagens (WTDCGPI) em SIBGRAPI 2005, 2005, Natal. Proceedings of XVIII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing (SIBGRAPI 2005), 2005.

24.
Valente, Luis; CONCI, Aura ; FEIJÓ, Bruno . Real-time Game Loops for Single-player Computer Games. In: SBGames 2005, 2005, São Paulo. Anais do WJOGOS 2005, 2005. p. 89-99.

25.
GONZAGA, Sanderson Lincohn ; MACIEL, Cristiano ; CORRÊA, Marleusa Gonçalves ; Valente, Luis ; CONCI, Aura . Abordagem de Realismo Visual na Modelagem de uma Superfície. In: VII Escola de Informática da SBC Centro-Oeste, 2004, Cuiabá. SUCESU-MT 2004 Conference: Sociedade do Conhecimento. Cuiabá: PAK Multímidia, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Baldino, Felipe ; FEIJÓ, Bruno ; Valente, Luis ; Valente, Luis ; CLUA, Esteban ; BAFFA, A. . An exploratory study on cross-media pervasive mobile game development using quality requirements. In: XIV Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2015), 2015, Teresina. Proceedings of SBGames 2015, 2015. p. 208-211.

2.
JOSELLI, M. ; Zamith, Marcelo ; Valente, Luis ; CLUA, Esteban ; Montenegro, Anselmo ; Leal-Toledo, Regina C. P. ; FEIJÓ, Bruno . A Game Loop Architecture with Automatic Distribution of Tasks and Load Balancing between Processors. In: VIII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES 2009), 2009, Rio de Janeiro. VIII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2009. p. 5-8.

3.
MACIEL, Cristiano ; Valente, Luis ; GONÇALVES, Marleusa Corrêa ; GONZAGA, Sanderson Lincohn ; CONCI, Aura . An Educational Approach for Surface Modeling using Visual Realism. In: Global Congress on Engineering and Technology (GCETE'2005), 2005, Bertioga. Engineering and Technology Education Trends - Book of Abstracts. Santos: COPEC, 2005. p. 132-132.

4.
Valente, Luis; CONCI, Aura . Automatic resource management as a C++ design pattern. In: III Brazilian symposium on games and digital entertainment, 2004, Curitiba. Proceedings of the III SBGames, 2004.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Valente, Luis; de Souza, C.S. ; FEIJÓ, Bruno . Turn off the graphics: designing non-visual interfaces for mobile phone games. 2009.

2.
Valente, Luis. Notas sobre desenvolvimento em Symbian OS. 2007.

3.
Valente, Luis. Representação de Cenas Tridimensionais: Grafo de Cenas. 2004.

4.
Valente, Luis. OpenGL: Um tutorial. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
Valente, Luis; Silva, A.R. ; CLUA, E. ; FEIJÓ, Bruno . Live-action virtual reality games. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
Valente, Luis; FEIJÓ, Bruno . A survey on pervasive mobile games. 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
Valente, Luis; FEIJÓ, Bruno . Location-based games in smartphones - uncertainty handling policy examples. 2013. (Relatório de pesquisa).

4.
Valente, Luis. Jogos baseados em localização para telefones celulares: Exemplos de estratégias para tratar limitações tecnológicas. 2007. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Valente, Luis. Computação Gráfica e Games no meio acadêmico. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Endler, M.; Valente, Luis; Rodriguez, Noemi. Participação em banca de André Victor Gomes de Aboim Mac Dowell. Uma API para Exergames Móveis com eventos centrados em microlocalização baseada em BLE Fingerprinting. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
FEIJÓ, Bruno; Valente, Luis; COSTA, M.. Participação em banca de Felipe Moreira Baldino. An experiment on conceptual design of pervasive mobile games using quality requirements. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
FEIJÓ, Bruno; Furtado, A.; CIARLINI, A. E. M.; SIQUEIRA, S. W. M.; Valente, Luis. Participação em banca de Marcelo de Mello Camanho. A model for stream-based Interactive Storytelling. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CLUA, E.; Valente, Luis; TOROK, L.. Participação em banca de Pedro da Rocha.Tomada de decisões em jogos de estratégia através de aprendizado por reforço. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
FEIJÓ, Bruno; Valente, Luis; TORREAO, E.. Participação em banca de Omar Avila Koury.Um Protótipo de Jogo Pervasivo Móvel: King of Cleanness. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
MACIEL, Cristiano; Viterbo, J.; Valente, Luis. Participação em banca de Davison Leite; Diego Almeida; João Singelo Junior.Inspeção da usabilidade em dispositivos móveis: avaliação de comunidades virtuais via WAP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário Augusto Motta.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SBGames 2014. 2014. (Congresso).

2.
SBGames 2013. 2013. (Congresso).

3.
SBGames 2012. 2012. (Congresso).

4.
SBGames 2010. 2010. (Congresso).

5.
SBGames 2009. 2009. (Congresso).

6.
IHC 2008. 2008. (Congresso).

7.
SBGames 2008. 2008. (Congresso).

8.
SBGames 2005. 2005. (Congresso).

9.
SBGames 2004. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Valente, Luis; et. al. . SBGames 2009. 2009. (Congresso).

2.
VALADARES, S. ; Valente, Luis ; FEIJÓ, Bruno . Semana da Mobilidade PUC-Rio. 2008. (Outro).

3.
Valente, Luis; MONTEIRO, Daniel ; CONCI, Aura . Semana de Games na UFF. 2004. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 2:04:48