Givaldo de Cidra Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4833208922969681
  • Última atualização do currículo em 06/02/2015


Graduando do Curso de Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia. Músico Clarinetista e compositor, têm experiência em execução musical, ensino coletivo de instrumento de sopro e computação musical. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Genos e possui alguns artigos publicados nacionalmente e internacionalmente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Givaldo de Cidra Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.


Formação acadêmica/titulação


2005
Graduação em andamento em Composição e Regência.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: ..




Formação Complementar


2005 - 2005
Curso de Notação Musical. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Trompete. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Informática LINUX. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista



Projetos de pesquisa


2007 - Atual
Desenvolvendo um sistema para a análise automática de harmonia
Descrição: A extração de dados de música ocidental tem recebido uma atenção crescente recentemente. A análise de música por computador é iimportante porque sistemas para a performance de processos musicais pode trazer insights de como a audiência humana executa esses processos, da mesma maneira que o uso de computador em visão e solução de problemas trouxeram novos insights nessas áreas. Existem diversas possibilidades de implicações práticas da análise automática, dentre elas estão arranjo automático, detecção de prováveis erros em uma partitura, busca em banco de dados, geração de acompanhamento para uma melodia, e análise estatística de estilos musicais para composição automática. Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para análise automática de harmonia com foco na análise do contexto musical. O sistema se concentrará na harmonia do período tonal. Ao final dessa pesquisa espera-se produzir um survey abrangente para servir de base para trabalhos futuros, um corpus extenso de exemplos musicais, uma lista com casos-problema, e um sistema computacional para a análise harmônica com os principais algoritmos da literatura implementados, bem como novos algoritmos que forem definidos nessa pesquisa. Além dos resultados esperados para a pesquisa, a modernização da estrutura do GenosLab - Laboratório do grupo de pesquisa Genos - vai permitir a sua utilização em atividades de extensão ligados a área da computação musical. No primeiro período do projeto (2007-2008) recebemos um auxílio financeiro da Fapesb de 30 mil reais para uso em equipamento e livros...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Givaldo de Cidra Oliveira - Integrante / Pedro Ribeiro Kröger Junior - Coordenador / Alexandre Passos - Integrante / Marcos da Silva Sampaio - Integrante / Natanael Ourives - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Desenvolvendo uma codificação para definir estruturas musicais
Descrição: A codificação musical é a busca da representação de elementos sonoros. Exemplos simples de codificações incluem a representação das notas musicais por letras (C para dó, D para ré, e assim por diante) ou números (0 para dó, 1, para dó], 2 para ré, e assim por diante). Existem codificações musicais para performance, síntese sonora, jogos, notação musical, braile, bibliografia musical e análise de canções folclóricas. Contudo, não é de nosso conhecimento nenhuma pesquisa envolvendo uma codificação específica para definir estruturas musicais em um nível mais alto de abstração como "mostre todos os sujeitos das fugas do Cravo Bem Temperado de Bach", ou "mostre todas as respostas reais das fugas do Cravo Bem Temperado" (o que na verdade significa "pegue todas as respostas, transponha uma quinta abaixo, compare com os sujeitos e mostre as que são reais"). Outros exemplos incluem acordes para o estudo de orquestração, elementos formais, harmônicos e motívicos. Esse sistema deveria usar uma codificação específica para permitir esses recursos. Nosso objetivo é desenvolver uma codificação específica para fragmentos musicais que permita a descrição musical em níveis mais altos além da nota/duração, incluindo estruturas formais, e elementos idiosincráticos (como a noção de sujeito/resposta em fugas, ou grupos de temas na forma sonata, ou motivos em certos tipos de composições) e desenvolver o protótipo de um programa de computador para testar e auxiliar o processo de desenvolvimento dessa codificação. Essa pesquisa se justifica não só pela originalidade, mas porque vários problemas de representação podem ser investigados, como elementos que se sobrepõem, como obter um todo a partir de segmentos, como desenvolver codificações otimizadas para certas tarefas como acordes para o estudo de orquestraçao, acordes no estudo de harmonia, redução analítica em relação à versão original, redução para piano em relação à versão original. ..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Givaldo de Cidra Oliveira - Integrante / Pedro Ribeiro Kröger Junior - Coordenador / Marcos da Silva Sampaio - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Informática Em Música.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Produção Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KRÖGER JUNIOR, P. R. ; PASSOS, A. ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . Rameau: a system for automatic harmonic analysis. In: International Computer Music Conference, 2008, Belfast. Proceedings of the 2008 ICMC, 2008.

2.
KRÖGER JUNIOR, P. R. ; PASSOS, A. ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. ; OURIVES, N. ; SANTOS, W. ; ANJOS, E. . Musicologia computacional aplicada aos corais de Bach. In: XVIII Congresso Nacional da ANPPOM, 2008, Salvador. Anais do XVIII Congresso Nacional da ANPPOM, 2008.

3.
KRÖGER JUNIOR, P. R. ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . O processo de desenvolvimento de uma codificação para definir estruturas musicais.. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasilia. Anais do XVI Congresso da ANPPOM.. Brasilia, 2006. v. 1. p. 63-71.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KRÖGER JUNIOR, P. R. ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . O processo de desenvolvimento de uma codificação para definir estruturas musicais. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. Anais do XVI Congresso da ANPPOM, 2006. v. 1. p. 63-63.

Apresentações de Trabalho
1.
SAMPAIO, M. S. ; BESTISSOLO, G. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . Genos: ferramentas, pesquisa e extensão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
KRÖGER JUNIOR, P. R. ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. ; PELLEGRINO, G. ; PASSOS, A. . Computação Musical. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
KRÖGER JUNIOR, P. R. ; PASSOS, A. ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . Rameau: a system for automatic harmonic analysis.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
KRÖGER JUNIOR, P. R. ; PASSOS, A. ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . Musicologia computacional aplicada à análise dos corais de Bach. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
KRÖGER JUNIOR, P. R. ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . Uma Codificação para Estruturas Musicais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.; KRÖGER JUNIOR, P. R. ; SAMPAIO, M. S. . Desenvolvendo uma codificação para definir estruturas musicais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
KRÖGER JUNIOR, P. R. ; PASSOS, A. ; SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . Rameau. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.; SAMPAIO, M. S. . Curso Introdutório ao Linux. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SAMPAIO, M. S. ; KRÖGER JUNIOR, P. R. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . Curso Introdutório ao Linux. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . Curso Introdutório ao Linux. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SAMPAIO, M. S. ; OLIVEIRA, Givaldo de Cidra. . Curso Introdutório de Lilypond. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Jovens Compositores da Escola de Música da UFBA. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Nossa Cançao. 2005. Arranjo.

Outras produções artísticas/culturais
1.

2.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Chora Canarinho Chorão. 2009.

3.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Cantaroladas de Uma Índia. 2008.

4.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Existência. 2007.

5.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Esmeração. 2007.

6.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Andando em Salvador. 2007.

7.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Do Colinas ao Canela. 2007.

8.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Doze Pilares. 2007.

9.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. O Índio. 2007.

10.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. O Ataque. 2007.

11.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Perambulando. 2007.

12.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Gravata Borboleta. 2006.

13.

14.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Brincando de Roda. 2006.

15.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Miniaturas Sentimentais. 2006.

16.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. As Primeiras Cordas. 2005.

17.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. As Rosas Não Brigam. 2005.

18.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Um Pequeno Concerto. 2005.

19.

20.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Ritmo Incitado. 2005.

21.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Lulú The Big. 2005.

22.
OLIVEIRA, Givaldo de Cidra.. Capitania Em Marcha. 2004.



Outras informações relevantes


Membro do grupo de pesquisa em Informática em Música GENOS.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 12:06:53