Rosinélio Rodrigues da Trindade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1533377297554197
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Pará (2004), especialista em Língua Portuguesa: Uma abordagem Textual, pela mesma instituição (2005). É Mestre em Estudos Linguísticos na linha de pesquisa Ensino Aprendizagem de Línguas na UFPA (2012). Doutorando e bolsista CAPES no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUC-SP. É professor da UFPA lotado na Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins - Cametá/Pa. Atualmente coordena o projeto de pesquisa: "Experiências de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no Ensino Fundamental Menor: o LDP como objeto de mediação didática" em escolas do núcleo urbano e rural/ribeirinho do município de Cametá . Tem experiência na área de Formação Docente, Linguística, com ênfase em Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa, materialidade discursiva do Livro didático de Portuguesa e atualmente desenvolve pesquisa sobre "Marcas de autoria no discurso de professores em formação continuada do PARFOR/UFPA no curso de letras ? língua portuguesa". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosinélio Rodrigues da Trindade
Nome em citações bibliográficas
TRINDADE, R. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins - Cametá.
Tv. Padre Antônio Franco, 2617
Matinha
68400000 - Cametá, PA - Brasil
Telefone: (91) 37811182


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: LACUNAS E PREENCHIMENTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPECTATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO LDP DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMETNAL,
Orientador: Maria Cecília Pérez de Souza e Silva.
Palavras-chave: Formação docente; Livro didático de Portugues; Ensino/aprendizagem da língua portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: REPRESENTAÇÕES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild.
Palavras-chave: Livro didático de Portugues; Representações de leitura; Ensino/aprendizagem da língua portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2005 - 2006
Especialização em Língua Portuguesa:Uma Abordagem Textual. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Intertextualidade como Processo de Coesão Textual em letras de canções populares..
Orientador: Samuel Pereira Campos.
2001 - 2004
Graduação em LETRAS.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 5005
Formação Continuada em Serviço: Pedagogia de Proj.. (Carga horária: 180h).
Prefeitura Municipal de Cametá, PMC, Brasil.
2014 - 2014
Currículo, identidade e diferença cultural nas Amazônias. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
2011 - 2011
MInicurso: O que se pode dizer sobre ensino e apre. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Inglês Instrumental. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2007 - 2007
Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2006 - 2006
Curso Básico de Informática Sistema Operacional LI. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Formação para Professores em Serviço de I. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Literatura Projeto MulticampiArtes/proex. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2005 - 2005
Redação Oficial e Gramática Aplicada. (Carga horária: 40h).
Escola de Governo do Pará, EGPA, Brasil.
2004 - 2004
?Prática pedagógica e formação continuada. (Carga horária: 105h).
Prefeitura Municipal de Cametá, PMC, Brasil.
2004 - 2004
Curso de língua Espanhola nível 1. (Carga horária: 100h).
APOGEU, APOGEU, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Formação de L.P. para professores da EJA. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação de Cametá, SEMED, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Capacitação em Língua Inglesa. (Carga horária: 80h).
FETRACOM, FETRACOM, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Capacitação em Língua Espanhola. (Carga horária: 80h).
FETRACOM, FETRACOM, Brasil.
2002 - 2002
Oficina Literária: ?Seleta de Contos Modernistas?. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1997 - 1997
Introdução a micro-informática. (Carga horária: 180h).
Globo Informática, GLOBO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor em Nivel Superior da Disciplina Prática de Ensino de Lingua Portuguesa.

Atividades

07/2013 - 07/2013
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
06/2013 - 06/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional e Ensino Aprendizagem do Português
05/2013 - 06/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa I
05/2008 - 05/2010
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO; ESTAGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL; SOCIOLIGUISTICA
ENSINO APRENDIZAGEM DO PORTUGUES II; FONÉTICA E FONOLOGIA/LINGUISTICA I
OFICINA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE PORTUGUES
OFICÍNA DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
OFICÍNA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS
OFICINA DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO ESCRITA EM PORTUGUES
OFICÍNA DE PRODUÇÃO E COMPREENSÃO ORAL EM PORTUGUES
PRODUÇÃO E COMPREENSÃO ORAL EM PORTUGUES

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Cametá, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor na Prefeitura de Cametá, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa/PROJOVEM, Carga horária: 20
Outras informações
Professor atuante no PROJEM Urbano do Municípiode Cametá

Atividades

04/2007 - 06/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência em Lingua Portuguesa (5ª a 8ª série) Nivel Fundamental
11/2008 - 12/2012
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador do Pólo UAB - Cametá.
01/2007 - 01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação.

Atividade realizada
Suporte Pedagógico na Secretaria de Educação.
01/2006 - 02/2007
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, .

Treinamentos ministrados
Coordenador do Proj. Alfabetização e Letramento
01/2005 - 02/2006
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação.

Atividade realizada
Supervisor Escolar.
07/2002 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência em Nivel Fundamental (1ª a 4ª série)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Cedido da SEMED Cametá, Enquadramento Funcional: Coordenador Local do PARFOR/IFPA-Polo Cametá, Carga horária: 20


Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

09/2008 - 10/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos Metodológicos de Português

Universidade Federal do Pará - Campus de Altamira, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

10/2009 - 10/2009
Ensino, Letras - Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Prática do ensino do Português I

Universidade Federal do Pará - Campus de Breves, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2014 - 03/2014
Ensino, Letras - Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Compreensão e Produção Oral em Português PARFOR
Oficina de Compreensão e Produção Oral em Português
07/2013 - 08/2013
Ensino, Letras - Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Compreensão Escrita em Português
Compreensão Escrita em Português
06/2013 - 06/2013
Ensino, Letras - Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional e Ensino Aprendizagem do Português
07/2009 - 08/2009
Ensino, Letras - Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
Fonética e Fonologia
01/2009 - 01/2009
Ensino, Letras - Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de compreensão e produção oral em Português
07/2008 - 07/2008
Ensino, Letras - Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didatização de Gêneros Textuais
Oficina de Avaliação em Língua Portuguesa
01/2008 - 02/2008
Ensino, Letras - Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linsguistica Aplicada


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Experiências de ensino-aprendizagem da língua portuguesa no Ensino Fundamental Menor: o LDP como objeto de mediação didática
Descrição: Este projeto de pesquisa ? conjuntamente ás propostas pedagógicas do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação /FAED Campus de Cametá ? visa mediar e aprofundar às discussões sobre as representações didáticas e pedagógicas do livro didático nas aulas de língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental que nos afeta e, em certa medida, nos transforma em meros reprodutores da prática pedagógica que deveríamos ser ?ator?, bem como as imagens que ele reflete sobre a formação docente, pois o que se observa é um apagamento do lugar de onde o professor possa se firmar como profissional autorizado a criar/recriar seus próprios métodos de ensino; seus próprios recortes teórico-metodológicos; suas estratégias de avaliação, dentre outros. Dentre tantas razões, o mesmo se justifica pela necessidade de se exercitar uma prática reflexiva, não só em nível acadêmico, mas sobre tudo nas políticas de formação (tanto inicial quanto em serviço) e sobre a importância de se formar professores protagonistas do processo de formação dos sujeitos escolares em que estão envolvidos. O foco inicial da pesquisa está voltado aos anos iniciais do ensino fundamental, a princípio, em uma escola do núcleo urbano do município de Cametá-Pa - EMEF Nadir Filgueira valente. Os sujeitos da pesquisa são professores em exercício no magistério da educação básica (ensino fundamental menor) com formação específica em pedagogia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rosinélio Rodrigues da Trindade - Coordenador.
2016 - 2017
IMAGENS DOCENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: O PROFESSOR COMO AUTOR DE SUA AULA
Descrição: O projeto de pesquisa (em andamento): Imagens docentes no livro didático de português: o professor como autor de sua aula ? conjuntamente ás propostas pedagógicas do curso de graduação em Letras/português da Faculdade de Estudos da Linguagem/FAEL/UNIFESSPA Campus-3, Marabá/Pa ? visa, a partir de atividades de campo realizadas na disciplina ?Estagio Supervisionado em Língua Materna III? na turma de Letras 2012 no perídio de maio a julho de 2016, mediar e aprofundar às discussões sobre as representações do papel do livro didático nas aulas de língua portuguesa que nos afeta e, em certa medida, nos transforma em meros expectadores da prática pedagógica que deveríamos ser ?ator? e não ?espectador?, bem como as imagens que ele reflete sobre a formação docente, pois, os relatórios resultante dessas atividades de estágio, nos mostram, atualmente, um certo apagamento do lugar de onde o professor possa se firmar como profissional autorizado a criar/recriar seus próprios métodos de ensino; seus próprios recortes teóricos/metodológicos; suas estratégias de avaliação, dentre outros. É difícil e até mesmo confundível o papel do professor e o papel do LDP em nossos espaços escolares. Essa imagem denegrida do professor, segundo Aragute e Barzotto, (2008, p. 165) é ratificada por discursos generalizantes que circulam em textos acadêmicos e ressoam em documentos oficiais, o que acaba causando no professor ?um sentimento de incapacidade, tanto em função da reconhecida e mantida baixa qualidade de sua formação, quanto às suas poucas possibilidades de elaborar seu próprio material pedagógico para trabalhar as necessidades de seus alunos?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosinélio Rodrigues da Trindade - Coordenador / Maíra de Lima Nascimento - Integrante / Shirley Lopes Magalhães - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2016
Projeto de Monitoria
Descrição: Este projeto de monitoria visa, em primeira instância, dar subsidio teórico, didático e pedagógico às disciplinas de ?Estágios supervisionado em língua materna e suas literaturas? às turmas de Letras 2012 e 2013 da FAEL/ILLA/UNIFESSPA. Para o 2º período de 2016 duas disciplinas de estágio supervisionado serão contempladas com monitorias (Estágio Supervisionado em Língua Materna III/letras 2012 e Estágio Supervisionado em Língua e Literatura II/2013). Para o 4º período de 2016 pretende-se contemplar mais duas disciplinas nas mesmas turmas (Estágio Supervisionado em Língua Materna III/letras 2012 e Estágio Supervisionado em Língua e Literatura II/2013), pela necessidade de se desenvolver um trabalho mais integralizado e construtivo, na medida em que as experiências acumuladas nos contextos de estágio possam se ressignificar em saberes e competências necessárias à formação dos futuros educadores que o curso e os esforços implementados no âmbito da faculdade como um todo pretende formar..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosinélio Rodrigues da Trindade - Coordenador / Maíra de Lima Nascimento - Integrante / Shirley Lopes Magalhães - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Aprovação em concurso de bolsa de estudo no LAEL/PUC - SP, CAPES.
2014
Aprovação Em Concurso Publico Para Magistério Supeiror, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
2008
Aprovação em Concurso Público do Magisterio Superior, Universidade Federal do Pará - Campus de Cametá.
2007
Termo de Posse - Aprovação em Concurso Publico área Lingua Portuguesa Ensino Fundamental, Prefeitura Municipal de Parauapebas.
2007
Termo de Posse - Aprovação em Concurso Publico área Lingua Portuguesa Ensino Fundamental, Prefeitura Municipal de Cametá.
2002
Termo de Posse - Aprovação em Concurso Publico Professor Pedagógico do Ensino Fundamental, Prefeitura Municipal de Cametá.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
TRINDADE, R. R.; RODRIGUES, A. B. . Língua portuguesa, linguagem e linguística. 1ª. ed. Ponta Grossa - PR: Atena, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, R. R.. O papel da Leitura no Livro Didático de Português: Um olhar nas entrelinhas da história. In: III Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2011, Belém. Estudos Linguísticos e Literários: Histórias e Perspectitivas. Belém: Editora CRV, 2011. v. 3. p. 1121-1129.

2.
RODRIGUES, A. B. ; TRINDADE, R. R. . Procedimentos de distanciamentos na interação face a face: ?Entrevista do presidente lula no programa Canal Livre?. In: III Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2011, Belém. Estudos Linguísticos e Literários: Histórias e Perspectitivas. Belém: Editora CRV, 2011. v. 3. p. 61-68.

3.
TRINDADE, R. R.. A ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA DAS REPETIÇÕES VISTAS COMO ESTRATÉGIAS REFERENCIAIS NO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR. In: XIV Fórum Paraense de Letras, 2008, Belém. Viera, Machado - Antônio, Joaquim, João: retratos e espelhos do Brasil, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, R. R.. IMAGENS DOCENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: O PROFESSOR COMO AUTOR DE SUA AULA. In: 2º Seminário de Pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa, 2016, Recife - Pe. Pesquisas sobre livros didáticos de Português. Recife: Pipa comunicação, 2016. p. 109-112.

Apresentações de Trabalho
1.
TRINDADE, R. R.. O Papel do LDP na formação identitária do professor de língua portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TRINDADE, R. R.. Linguagens, culturas e Identidades na Pan-Amazônia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TRINDADE, R. R.. O papel do livro didático na sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
TRINDADE, R. R.. O papel da leitura no livro didático de português: Um olhar nas entrelinhas da historia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TRINDADE, R. R.. As Representações de leitor/leitura no Livro Didático de Portugues do Ensino Fundamental Maior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
TRINDADE, R. R.. Representção e Leitura do Livro didático de Portugues do ensino fundamental maior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TRINDADE, R. R.. O Sentido da Avaliação no Livro Didático de Potugues. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
TRINDADE, R. R.; RODRIGUES, A. B. . Procedimentos de Distanciamentos na Interação Face a Face: "Entrevista do Presidente Lula no Programa Canal Livre?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TRINDADE, R. R.. A ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA DAS REPETIÇÕES VISTAS COMO ESTRATÉGIAS REFERENCIAIS NO GÊNERO ESCOLAR REDAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TRINDADE, R. R.. O espaço e o papel da leitura na escola: uma abordagem interdisciplinar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TRINDADE, R. R.; FRANCES, C. . Projeto de Implantação do Ensino Fundamental de nove anos. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
TRINDADE, R. R.. Curso de Gramática Aplicada à Correção de Texto. 2012. .

2.
TRINDADE, R. R.. Língua Portuguesa: A variabilidade e os contatos linguísticos entre o Português do Brasil e o de Portugal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VALENTE, L. N. V.; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Marcelly Menezes Miranda.Leitura no Ensino Fundamental: uma análise voltada para alunos do 8º ano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

2.
VALENTE, L. N. V.; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Ana Paula Costa Pantoja.O ensino da produção Textual na escola pública: uma análise a partir do material didático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

3.
VALENTE, L. N. V.; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Maria das Graças dos Santos Félix.Histórias em quadrinhos como recurso metodológico para o ensino da Língua Portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

4.
VALENTE, L. N. V.; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Renilson dos Reis Sá.A variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa no município de Cametá - Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

5.
TRINDADE, R. R.; PENALVA, G.; MARIA, J. L. P.. Participação em banca de Marilya Natalya Pereira Brito.Literatura e Memória: um estudo do romance, Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

6.
TRINDADE, R. R.; RIBEIRO, N. B.; VARGAS, M. F. G.. Participação em banca de Ana Caroline da Silva Souza.Escrita e representação na prática escolar de educadores do campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

7.
PENALVA, G.; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Francilene Sousa Silva e Valdirene Maria do Socorro Moreira.Letramento literário na Amazônia brasileira: um estudo dos contos, A feiticeira, Aacuã e o Baile do Judeu, de Inglês de Souza e da crônica Banho de Cheiro, de Eneida de Moraes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

8.
TRINDADE, R. R.; SOARES, E. P. M.; VARGAS, M. F. G.. Participação em banca de Debora Sena Souza Penalva.A monotongação em produções textuais de alunos do ensino médio da rede pública de Marabá-Pa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

9.
TRINDADE, R. R.; MOREIRA, T. M.; RODRIGUES, I. C. F. S.. Participação em banca de Maria Lucilene de Sousa Oliveira.A leitura no livro didático e na sala de aula de língua portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

10.
TRINDADE, R. R.; RODRIGUES, D. S.; AMORIM, C.C.. Participação em banca de Kátia Rosana de Souza Mendonça.Memorial Narrativo: Lembranças de MInha Vida Acadêmica e Profissional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

11.
RODRIGUES, D. S.; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Gleidson Ferreira de Freitas.Leitura a partir do Gênero Conto: Uma Abordagem com a finalidade de incentivar o Hábito de Leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

12.
RODRIGUES, D. S.; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Jusinélio Meireles Serrão.Leitura de Fábula: Um Mecanismo Proporcionador do Desenvolvimento Sociocultural do Estudante. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

13.
VIANA, L. O.; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Laura Oliveira Viana."GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UM ENFOQUE A PARTIR DO DISCURSO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

14.
MARTINS, D. L.; TRINDADE, R. R.; FRANCES, C.. Participação em banca de DANIELLY LOPES MARTINS.?MODOS DE ENSINO E APROPRIAÇAÕ DO GENERO ARGUMENTATIVOEM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA SEQUENCIA DIDÁTICA?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

15.
JACKSON,; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Jackson Silca da Cruz.?OS SIGNIFICADOS DA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

16.
TRINDADE, R. R.; SILVA, M. J. R.; RIBEIRO, Elidiane Carvalho. Participação em banca de Francielem da Silva Freitas.Poíticas Linguisticas no cenário Oficial Brasileiro e o Ensino do Portugues: As concepções de Produção Textual em Questão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

17.
TRINDADE, R. R.; SILVA, M. J. R.. Participação em banca de Elidiane Carvalho Ribeiro.Uma Análise dos Letramentos Múltiplos Presentes nos Livros Didáticos de Lingua Portuguesa do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

18.
TRINDADE, R. R.; SILVA, A. M.. Participação em banca de Maria Josilene Rodrigues da Silva.O Livro didático de Português de 5ª a 8ª série na Escola Pública Cametaense: Prática de Letramento e Leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

19.
TRINDADE, R. R.; RIBEIRO, Elidiane Carvalho; SILVA, M. J. R.. Participação em banca de Alcione Moreira da Silva.A Produção Textual no Livro Didático de Portugues das Escolas Públicas do Município de Cametá. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

20.
TRINDADE, R. R.; CAMPOS, L. Q.. Participação em banca de Creuza Cardoso Lopes.A Polidez no Discurso Político dos Vereadores na Câmara Municipal do Município de Mocajuba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

21.
TRINDADE, R. R.; LOPES, C. C.. Participação em banca de Lívia Queiroz Campos.A Polivalência do Vocábulo Onde em Textos Escolares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

22.
TRINDADE, R. R.; FRANCES, C.. Participação em banca de José Carlos Wanzeler.O livro didático de Português na Escola Pública Cametaense: Um Olhar Sobre o Estudo da Gramática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

23.
ANDRADE, Vanilce Braga de; TRINDADE, R. R.; AMORIM, S. L. P.; BERGUE, M. S.. Participação em banca de Vanilce Braga de Andrade.O oral também se ensina: Cenas de apropriação do gênero debate regrado na escola pública Cametaense. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

24.
AMORIM, S. L. P.; TRINDADE, R. R.; ANDRADE, Vanilce Braga de; BERGUE, M. S.. Participação em banca de Sérgio Luís Pompeu Amorim.O oral formal na Escola: entre concepções e mitos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

25.
BERGUE, M. S.; TRINDADE, R. R.; ANDRADE, Vanilce Braga de; AMORIM, S. L. P.. Participação em banca de Maike de Sá Bergue.Cenas de ensino à apropriaçõ do oral formal na escola pública cametaense: A discussão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

26.
CORREA, G. F. B.; TRINDADE, R. R.; BACHA, B. B.; GUEDES, F. A. B.; VIERIA, G. C.. Participação em banca de Gilliane de Fátima Bangoin Corrêa.A transgressão do Feminino nas obras: Quem tem farelos?; O velho da horta; A farsa de Inês Pereira e O auta da índia do teatro Vicentino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

27.
VIERIA, G. C.; TRINDADE, R. R.; GUEDES, F. A. B.; CORREA, G. F. B.; BACHA, B. B.. Participação em banca de Graciane Coelho Vieira.Análise do comportamento ambíguo da protagonista Helena, romance homônimo de Machado de Assis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

28.
BACHA, B. B.; TRINDADE, R. R.; CORREA, G. F. B.; GUEDES, F. A. B.; VIERIA, G. C.. Participação em banca de Benedito Barbosa Bacha.Leonardo: o primeiro malandro do romance Brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

29.
GUEDES, F. A. B.; TRINDADE, R. R.; CORREA, G. F. B.; VIERIA, G. C.; BACHA, B. B.. Participação em banca de Francisco de Assis Barbosa Guedes.O Efêmero na poesia confessional de Florbela Espanca. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

30.
MOURA, S. G. S.; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Sandra Gaspar de Sousa Moura.Letramento: aprendendo a ler e a escrever. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

31.
TRINDADE, R. R.; BERGUE, M. S.; AMORIM, S. L. P.. Participação em banca de Josicléia Fernandes da Silva.Ensino e Apropriação do Gênero Exposição Oral "seminário no 2º ciclo do Ensino Fundamental". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

32.
BARROSO, A. V.; ANDRADE, C. A. T.; TRINDADE, R. R.. Participação em banca de Adelson Vieria Barroso & Cláudio Anônio Trindade Andrade.Alfabetização e letramento: uma análise sobre o ensino de leitura nos anos/séries iniciais do ensino fundamental na EMEF Jonnatas Athias - Oeiras/Pa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TRINDADE, R. R.; SOLER, C. M. M. D.. Processo Seletivo para Tutores Presenciais do Curso de Bacharelado em Administração. 2011. Universidade Federal do Pará.

2.
FALABELO, R. N.; SILVA, M. A.; TRINDADE, R. R.. Seleção de Orientadores de Arpendizagem - Tutor Presencial. 2010. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Educação e Desafios da Contemporaneidade. 2015. (Encontro).

2.
VII SEALL & IV SISEL. 2015. (Seminário).

3.
VII SEALL & IV SISEL.O papel do LDP na Formação Identitária do professor de língua portuguesa. 2015. (Seminário).

4.
III Semana Pan-Amazônica e II Salão de Literatura e Cultura das Amazônias.Linguagens, Culturas e Identidades na Pan-Amazônia. 2014. (Outra).

5.
I Seminário Científico PARFOR - Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Naturais.O Papel do Livro Didático de Português na sala de aula. 2013. (Seminário).

6.
I Seminário Científico PARFOR - Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Naturais. 2013. (Seminário).

7.
1º Simpósio UFF de Educação a Distância. 2012. (Simpósio).

8.
III Congresso Internacional de Estudos Linguisticos e Literários na Amazônia. O papel da leitura no livro didático de português: Um olhar nas entrelinhas da historia. 2011. (Congresso).

9.
III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2011. (Congresso).

10.
II Seminário: Interação e Subjetividade no ensino de linguas. 2011. (Seminário).

11.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011. (Congresso).

12.
III Encontro de Coordenadores da Região Norte do Sistema UAB. 2010. (Encontro).

13.
I Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Linguas. 2010. (Seminário).

14.
Palestra: Oralidade, Leitura e Alfabetização: Prioridades em novos conceitos. 2010. (Outra).

15.
Palestra: Relações Linguísticas no Vale do Guaporé. 2010. (Outra).

16.
II Encontro Regional de Coordenadores da Região Norte/UAB.Participante. 2009. (Encontro).

17.
III Encontro do curso de Letras em Breves.Participante. 2009. (Encontro).

18.
II Jornada do curso de letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.Membro da comissão organizadora. 2009. (Outra).

19.
Encontro de História do Baixo Tocantins.A orientação argumentativa das repetições como estratégias referenciais no Gênero Redação Escolar. 2008. (Encontro).

20.
I Jornada do Curso de Letras do Campus da da UFPA/Cametá.Linguagem e Ensino: Perspectivas Sócio-política e Didático-curricular. 2008. (Encontro).

21.
Olimpiada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro.Orientador de atividades escolares. 2008. (Outra).

22.
VIEIRA, MACHADO, ROSA: ANTONIO, JOAQUIM, JOÃO..A ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA DAS REPETIÇÕES VISTAS COMO ESTRATÉGIAS REFERENCIAIS NO GÊNERO ESCOLAR REDAÇÃO. 2008. (Outra).

23.
Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. 2007. (Outra).

24.
I Congresso de Estudos Linguisticos e Literários na Amazônia ? X JELL. 2007. (Congresso).

25.
III Seminário Estadual de Educação do Campo (Carga Horária: 30h). 2007. (Seminário).

26.
II Seminário Mesorregional de Educação e Desenvolvimento Sustentavel do Campo.Participante. 2007. (Seminário).

27.
I Encontro de Educadores da SEMED: ?Construindo o PPP da Secretaria Municipal de Educação de Cametá?. 2006. (Encontro).

28.
Encontro de educadores da EJA: ?Pensando a Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva de mudança?. 2005. (Encontro).

29.
Feira Pedagógica da EMEF. Gov Alacid Nunes: Educação Ambiental?.Coordenador do evento. 2005. (Outra).

30.
I Encontro Pan-Amazônico de Educação Ambiental I Reunião CIEA?S do Norte II Encontro estadual de Educação Ambiental (SECTAM). 2005. (Encontro).

31.
X ? Feira Pedagógica Municipal de Educação: ?A Educação numa perspectiva Interdisciplinar? (SEMED). 2005. (Outra).

32.
?I Seminário Filosófico: O Mundo de Sofia? (UFPA). 2004. (Seminário).

33.
?Língua Portuguesa: A variabilidade e os contatos linguísticos entre o Português do Brasil e o de Portugal. 2004. (Outra).

34.
I Seminário Filosófico: O Mundo de Sofia.I Seminário Filosófico: O Mundo de Sofia. 2004. (Seminário).

35.
Jornada Pedagógica: ?Estratégias para se trabalhar a língua Portuguesa? (UFPA). 2004. (Outra).

36.
II Conferência Municipal de Educação de Cametá: ?Inclusão e Permanência com sucesso na Escola CAÁ-MUTÁ. Escola Cidadã?. 2003. (Outra).

37.
Semana Cultural Universitária: ? Cuca Cheia de Cultura e Arte?.Coordenação do evento. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRINDADE, R. R.. VII SEALL & IV SISEL. 2015. (Outro).

2.
TRINDADE, R. R.; RODRIGUES, A. B. . I Seminário Científico PARFOR - Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Naturais. 2013. (Outro).

3.
TRINDADE, R. R.; RODRIGUES, A. B. ; Fairchild, T. M. ; SODRÉ, L.T.L. . II Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas. 2011. (Congresso).

4.
TRINDADE, R. R.; RODRIGUES, A. B. ; SODRÉ, L.T.L. ; Fairchild, T. M. . I Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marta Cristina Portilho e Portilho. A prática docente no incentivo à leitura no 6º ano do ensino fundamental da e. m. e. f. Prof. Joaquim Bastos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Altamires da Silva Carvalho Ribeiro. Avaliação no Ensino-aprendizagem da língua materna: memórias de práticas docentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.

2.
Maria do Carmo Marques Viana. A importância do Livro Didático no Ensino da Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.

3.
Maria do Remédio Machado. A Expectativa do Ensino da Gramática no LDP do Ensino Fundamental Maior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.

4.
Mariane Fernandes Cordeiro. Uma Análise sobre o Processo de Apropriação da Leitura e da Escrita no 3º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.

5.
Nalviana Maria Lopes Nunes. A importância da Avaliaçaõ Formativa no Ensino - Aprendizagem da Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.

6.
Jacira Alves Costa. Memorial Narrativo: Uma Experiência de Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.

7.
MARIDALVA DOS PRAZERES ARAÚJO. ?O ENSINO DE PORTUGUÊS NAS SÉRIES INICIAIS DO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EMEF SANTA TEREZINHA?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.

8.
ELIERSON ARNAUD TENÓRIO. ?MODOS DE COMPREENSÃO E MATERIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DA LEITURA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO VOLTADO AO 2º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.

9.
ROSICLÉIA LEÃO DE FREITAS. ?GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: A PROBLEMÁTICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICO NO 3º E 4º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.

10.
Lilian Leslie Alho Pantoja. As expectativas de Ensino Aprendizagem em Lingua Portuguesa no Ensino Fundamental: Uma experiência com alunos do 1º ciclo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.

11.
GILMARA CORDOVIL PRESTES. ?OS SIGNIFICADOS DA APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Rosinélio Rodrigues da Trindade.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
TRINDADE, R. R.. Língua Portuguesa: A variabilidade e os contatos linguísticos entre o Português do Brasil e o de Portugal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TRINDADE, R. R.. Curso de Gramática Aplicada à Correção de Texto. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 11:14:10