Danielle Gross de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0523916184095571
  • Última atualização do currículo em 26/01/2014


Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011), MBA em Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (2008) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Possui experência na área de Educação nas séries inicias do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Interessa-se pelo universo da Pesquisa Acadêmica, direcionando seus estudos para a História da Educação e Pedagogia Empresarial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danielle Gross de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, D. G.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Trilhas.
Rua Conselheiro Carrão, 755
Juvevê
80040130 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33631763
URL da Homepage: www.escolatrilhas.com.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Entre ofícios e prendas domésticas: A Escola Profissional Feminina de Curitiba (1917-1974),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marcus Levy Albino Bencostta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: Reflexões do processo de alfabetização e letramento sob um olhar psicopedagógico.
2007 - 2008
Especialização em MBA Gestão de Pessoas.
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: A Gestão do Conhecimento e suas implicações no processo de alienação do trabalhador.
Orientador: Rony Ahlfeldt.
2003 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Controle disciplinar x Valores Morais. (Carga horária: 18h).
Centro de Formação da Escola da Vila.
2013 - 2013
A interface entre ler e escrever. (Carga horária: 18h).
Centro de Formação da Escola da Vila.
2012 - 2012
Extensão universitária em Metodologia do Ensino Superior.
Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba.


Atuação Profissional



Escola Trilhas, E. TRILHAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 35


Faculdade Doutor Leocádio José Correia, FALEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Curso: Psicopedagogia institucional e clínico. Disciplina: Fundamentos da Psicopedagogia. Carga horária da disciplina: 30 horas.


Centro Universitário UNINTER, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Curso: Especialização em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. Disciplina: Universidades Corporativas: conceituação, estrutura e cases de sucesso. Carga horária da disciplina: 30 horas.


Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pedagoga Colégio SESI - Ensino Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa de Mestrado: A Escola Profissional Feminina de Curitiba (1917-1974) Prática em Docência - Disciplina História e Historiografia da Educação (curso de Pedagogia)

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
A Imagem Fotográfica no Estudo das Instituições Educacionais (Os Grupos Escolares de Curitiba - 1903/1971): Levantamento de Fontes na Imprensa Paranaense (a) [Fase III]. Iniciação Científica.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria em História da Educação


Prefeitura Municipal de Pinhais, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Escola Nossa Senhora de Nazaré, ENSN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40


Instituto Rede Paranaense de Comunicação, RPC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2004 - 2006
A imagem fotográfica no estudo das instituições educacionais: Os Grupos Escolares de Curitiba (1903-1971) [Fase II: Fotografias e Culturas Escolares: universo digital e preservação da memória] / 2004-2006
Descrição: O presente pedido de renovação destina-se a apoiar uma importante etapa desta pesquisa que trata da construção de um banco de dados que seja disponibilizado à comunidade de pesquisadores brasileiros por meio da confecção de um CD Rom com o objetivo de preservar importante acervo histórico-cultural e educacional do Paraná. Nesse sentido procuraremos viabilizar a restauração automática e construção de arquivo digital para o patrimônio fotográfico dos antigos Grupos Escolares que funcionaram na cidade de Curitiba, entre os anos de 1903 a 1971..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, D. G.2011FREITAS, D. G.. História da Educação e Fotografia: possíveis leituras do universo profissional feminino (São Paulo, primeira metade do século XX). Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis. Online)), v. 12, p. 131-153, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FREITAS, D. G.; KLAUMANN, M. . Aluno/Filho: discutindo a retenção escolar. Folha de Campo Largo, 04 jan. 2013.

2.
FREITAS, D. G.; KLAUMANN, M. ; MACIEL, R. H. T. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo, 07 jun. 2005.

3.
FREITAS, D. G.; MACIEL, R. H. T. ; KLAUMANN, M. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo, Curitiba, 24 maio 2005.

4.
FREITAS, D. G.; KLAUMANN, M. ; MACIEL, R. H. T. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. gazeta do Povo, Curitiba, 24 maio 2005.

5.
FREITAS, D. G.; MACIEL, R. H. T. ; KLAUMANN, M. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo, Curitiba, , v. 63, 26 abr. 2005.

6.
FREITAS, D. G.; MACIEL, R. H. T. ; KLAUMANN, M. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo, Curitiba, , v. 62, 12 abr. 2005.

7.
FREITAS, D. G.; MACIEL, R. H. T. ; KLAUMANN, M. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo, Curitiba, , v. 64, 10 abr. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, D. G.. Fotografia e História da Educação: possíveis leituras do universo feminino. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. Infância, Juventude e Relações de gênero na História da Educação, 2010.

2.
FREITAS, D. G.. Escola Profissional Feminina de Curitiba (1917-1971): a trajetória de uma instituição sob a perspectiva de gênero. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. Infância, Juventude e Relações de gênero na História da Educação, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, D. G.. A Educação das mulheres e a proposta da Escola Profissional Feminina de Curitiba. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. Livro de Resumos [do] VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 16 a 19 de maio de 2011. Vitória: Editora da UFES, 2011. p. 159.

2.
FREITAS, D. G.. Educação e Gênero:impactos sócio-culturais no universo escolar. In: IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio de Formação de Professores, 2009, Curitiba. IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio de Formação de Professores:Cidadania, Justiça e (Des) Igualdade: Que escola queremos?, 2009.

3.
FREITAS, D. G.. A imagem fotográfica no estudo das instituições educacionais (os grupos escolares de Curitiba 1903/1971): Levantamento de fontes na Imprensa paranaense - A Escola Pública a serviços dos ideais republicanos. In: 14º EVINCI - Evento de Iniciação Científica, 2006, Curitiba. 14º EVINCI - Evento de Iniciação Científica, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, D. G.. A escolarização feminina situada entre o ofício industrial e as prendas domésticas: vestígios curriculares da Escola Profissional Feminina de Curitiba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FREITAS, D. G.. A Educação das mulheres e a proposta da Escola Profissional Feminina de Curitiba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FREITAS, D. G.. Escola Profissional Feminina de Curitiba (1917-1971): a trajetória de uma instituição sob a perspectiva de gênero. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FREITAS, D. G.. Fotografia e História da Educação: possíveis leituras do universo feminino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, D. G.. A Escola Pública a serviço dos ideais republicanos. 2006. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. A escolarização feminina situada entre o ofício industrial e as prendas domésticas: vestígios curriculares da Escola Profissional Feminina de Curitiba. 2012. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de História da Educação. A Educação das mulheres e a proposta da Escola Profissional Feminina de Curitiba. 2011. (Congresso).

3.
33 reunião anual da ANPEd. Educação no Brasil: o balanço de uma década.. 2010. (Congresso).

4.
Mesa Redonda Gêneros da História. 2010. (Encontro).

5.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Escola Profissional Feminina de Curitiba (1917-1971): a trajetória de uma instituição sob a perspectiva de gênero. 2010. (Congresso).

6.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Fotografia e História da Educação: possíveis leituras do universo feminino. 2010. (Congresso).

7.
VIII Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2010. (Encontro).

8.
32 reunião anual da ANPEd. Sociedade, cultura e educação:novas regulações?. 2009. (Congresso).

9.
Feira de Pós-Graduação das Instituições do grupo Educacional UNINTER. 2009. (Encontro).

10.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação latino-americana. 2009. (Congresso).

11.
IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio de Formação de Professores.Educação e Gênero: Impactos sócio-culturais no universo escolar. 2009. (Seminário).

12.
O papel dos educadores: Mudanças de paradigmas, dilemas e desafios.. 2009. (Seminário).

13.
XXI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão/V Semana da Pedagogia UFPR.Escola profissional Feminina de Curitiba (1917-1932):uma compreensão a partir do discurso veiculado pela imprensa. 2009. (Outra).

14.
14º EVINCI - Evento de Iniciação Científica.A imagem fotográfica no estudo das instituições educacionais (os grupos escolares de Curitiba 1903/1971): Levantamento de fontes na Imprensa paranaense - A Escola Pública a serviços dos ideais republicanos. 2006. (Encontro).

15.
II Seminário de Pesquisa sobre Cultura Escolar: Perspectivas Históricas. 2005. (Seminário).

16.
XIX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2005. (Seminário).

17.
10ª Jornada de Educação. 2004. (Outra).

18.
2º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. 2004. (Congresso).

19.
Como enfrentar pedagogicamente casos de violências sofridas por crianças e adolescentes. 2004. (Seminário).

20.
I Semana de Pedagogia. 2004. (Oficina).

21.
I Semana de Pedagogia. 2004. (Outra).

22.
I Curso de dificuldade de aprendizagem: enfoque médico, psicopedagógico e psicológico. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, D. G.. II Seminário de Pesquisa sobre cultura Escolar: Perspectivas Históricas. 2005. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 1:24:35