Oneide Campos Pojo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0862807474507828
  • Última atualização do currículo em 31/05/2017


Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialização em Informática Educativa (UFPA) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Educação, pela Linha de Políticas Públicas Educacionais do PPGED/UFPA. Professora da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) desde 1992; e Administradora Escolar (Coordenação Pedagógica) da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) desde 2000. Experiência na área de educação/alfabetização de jovens e adultos (objeto de estudo no Mestrado), políticas públicas educacionais, formação de professores, parceria público-privada. Desenvolve atividades ligadas à formação de professores no âmbito do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), desde 2014, assim como no âmbito do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de risco. Tem experiência na coordenação/elaboração de projetos escolares, acompanhamento de projetos político pedagógicos, dentre outras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Oneide Campos Pojo
Nome em citações bibliográficas
POJO, O. C.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA DO INSTITUTO AYRTON SENNA E A PREFEITURA MUNICIPAL DE BENEVIDES-PA: entre os desafios (pro)postos e os limites da realidade, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Terezinha Fatima Andrade Monteiro dos Santos.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Entre saberes e práticas: a alfabetização de jovens e adultos no MOVA Belém,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: João Maria Valença de Andrade.
Palavras-chave: MOVA Belém; Alfabetização de jovens e adultos; Educação Popular.
Grande área: Ciências Humanas
1998 - 1999
Especialização em Educação e Informática de Educação. (Carga Horária: 440h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1991 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
Capacitação de Educadores do MOVA Paulo Freire. (Carga horária: 180h).
Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
2000 - 2000
L. Portuguesa, Política Educ. e Org. Ed. Brasileir. (Carga horária: 125h).
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, SINTEPP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA PNAIC
Outras informações
Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA PARFOR, Carga horária: 60
Outras informações
BOLSISTA PARFOR Disciplina ABORDAGENS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E LINGUAGENS (60H)

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA COLABORADORA

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FORMADORA DE PROFESSORES

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, Carga horária: 30
Outras informações
Atuamente fazendo parte do COMITÊ DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA EDUCIMAT, juntamente com a Profª Drª Terezinha Valim, Prof. MSc. Adriano Sales e Profª MSc. Andrela Garibaldi

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, Especialização em Ciências e Matemáticas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Pesquisa na Prática Docente nas Séries Iniciais
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico: elementos conceptuais e operacionais e prática reflexiva
02/2008 - Atual
Direção e administração, Instituo de Educação Matemática e Científica - IEMCI, .

Cargo ou função
A partir de um convênio entre a UFPA e SEDUC foi realizada uma permuta que permitiu que eu pudesse compor o Comitê de Coordenação do Programa EDUCIMAT.
01/2010 - 10/2011
Extensão universitária , Instituo de Educação Matemática e Científica - IEMCI, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação Pedagógicas no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) de Educação em Ciências e Matemáticas nas Séries Iniciais e Educação Matemática para as Séries Finais (2010-2011). Formadora de Professores de Séries Iniciais do PAR-PARÁ (2010).

Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 90

Atividades

07/2007 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade Técnico-Científico e Cultural (ATACC)
Estágio Supervisiononado
Qualidade de Ensino e Formação Docente

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Discente

Atividades

2004 - 2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .


Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administradora Escolar, Carga horária: 30
Outras informações
Assessora Pedagógica da Coordenadoria de Educação (SEMEC) no MOVA Belém de 2000-2004, atualmente atuando como Administradora Escolar na Escola Silvio Leandro

Atividades

08/2000 - Atual
Direção e administração, Secretaria Municipal de Belém, .

Cargo ou função
Coordenação Pedagógica da Escola Silvio Leandro.

Movimento República de Emaús, MRE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora da Escola Cidade de Emaús, Carga horária: 40
Outras informações
Diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio "Cidade de Emaús" em consonância com o convênio firmado entre o Movimento República de Emaús (MRE)e a Secretaria de Educação (SEDUC)

Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Diretora da Escola Cidade de Emaús, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1992 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 30
Outras informações
Atividades de educação social de rua a partir do convênio entre o Movimento República de Emaús (MRE) e a Secretaria de Educação (SEDUC)

Atividades

03/1997 - 12/2003
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretoria.
02/2001 - 09/2002
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenação de educação.

Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora AD1 (Ensino Fundamental), Carga horária: 30
Outras informações
Professora concursada do Ensino Fundamental (AD 1) desenvolvemdo atividades na Coordenação Pedagógica na rede estadual de educação.

Atividades

04/1992 - Atual
Direção e administração, Secretaria de Estado de Educação, .

Cargo ou função
Atualmente cedida para o IEMCI/UFPA, atuando no Comitê de Coordenação do Programa EDUCIMAT.


Linhas de pesquisa


1.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO

Objetivo: Investiga práticas pedagógicas e propostas curriculares para a educação de crianças, jovens e adultos; processos de formação inicial e continuada de educadores nas instituições educativas; processos de ensino-aprendizagem nas ciências sociais e humanas; fundamentos e prática da educação inclusiva e a elaboração de conceitos científicos na abordagem sócio-histórica..


Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Contribuições de parcerias firmadas por municipios paraenses e a Fundação Ayrton Senna e Fundação Vale
Descrição: Este projeto é parte de um projeto nacional financiado pelo CNPq, que envolve pesquisadores de sete diferentes Universidades (USP-RP, UNESP-RC, UFRGS, UFPA, UFPB, UFMS e UCDB), busca analisar os efeitos para a oferta e a gestão da educação pública dos Programas Escola Campeã e/ou Escola que Vale, os quais resultaram de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e o Instituto Ayrton, a Fundação Vale do Rio Doce/CEDAC. Para tanto, selecionamos intencionalmente três municípios do Pará: Altamira, Barcarena, Paragominas e Santarém, nos quais serão desenvolvidos os estudos sobre os casos (Paro, 1995, p. 41) que diz: o que torna relevante um estudo de caso não é certamente, a representatividade estatística dos fenômenos considerados. Assim, por menor representatividade de uma parcela do conjunto em relação a esse todo, o importante é que valha a sua exemplaridade [...]. Em certa medida, o projeto dá prosseguimento às investigações sobre as relações entre o público e o privado na oferta da educação básica iniciadas com a pesquisa O Programa Dinheiro Direto na Escola: uma proposta de redefinição do papel do Estado na educação? , recentemente concluída. Entre outras constatações, verificou-se que a gestão de recursos públicos por meio da implantação de Unidades Executoras de direito privado em unidades escolares públicas, ocasionou alterações em sua administração expressas pela aproximação simbiótica entre setor público e setor privado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Oneide Campos Pojo - Integrante / Terezinha Fátima Monteiro dos Santos - Coordenador.
2004 - 2006
Ensino-Aprendizagem em Ciências Humanas: escola e socialização (3ª etapa)
Descrição: A temática geral do grupo se refere aos processos de ensino-aprendizagem relacionados às ciências humanas, em especial as disciplinas de História, Geografia e Sociologia, dentro do meio escolar. Esse campo de atuação compreende o cotidiano dos estabelecimentos escolares, desde o ensino elementar até o ensino superior, incluindo tanto a perspectiva dos educandos quanto a formação de professores, passando por outros atores educacionais, como administradores, pedagogos e comunidade de pais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Oneide Campos Pojo - Integrante / João Maria Valença de Andrade - Integrante / Adir Luiz Ferreira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas Educacionais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
Aprovação em Concurso Público Municipal, Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).
1994
Aprovação em Concurso Público Estadual, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
POJO, O. C.; SANTOS, M. H. A. (Org.) ; RODRIGUES, A. M. S. (Org.) ; MACHADO JUNIOR, A. G. (Org.) ; GONÇALVES (Org.) . Histórias de Professores na Amazônia: desafios e práticas na docência de séries iniciais e educação infantil. 1ª. ed. Belém: IEMCI, 2010. v. 500. 340p .

2.
POJO, O. C.; RODRIGUES, A. M. S. (Org.) ; GONÇALVES (Org.) ; SANTOS, M. H. A. (Org.) ; MACHADO JUNIOR, A. G. (Org.) . Histórias de Professores de Ciências e Matemática na Amazônia: reflexões e práticas. 1ª. ed. Belém: , 2010. v. 400. 170p .

Capítulos de livros publicados
1.
POJO, O. C.; SOUSA, R. ; SILVA, B. A. . DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO EDUCACIONAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA:uma proposta para a educação de jovens e adultos. In: Francisco Ari de Andrade; Flávio Muniz Chaves; Luzianny Borges Rocha. (Org.). PRÁTICAS EDUCATIVAS: interdisciplinaridade e intertextualidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 01, p. 58-100.

2.
LIMA ; POJO, O. C. ; PAZ, V. O. . A gestão democrática da política educacional e a institucionalização dos Sistemas municipais de ensino no Pará. In: Dinair Leal da Hora; Terezinha Fátima Andrade Monteiro do Santos. (Org.). Políticas educativas e gestão educacional. 1ed.Campinas: Alínea, 2014, v. 1, p. 101-127.

3.
POJO, O. C.; HAMONY, A. C. B. ; MENDES, M. A. J. ; GOMES, M. B. ; ANDRADE, R. C. . Uma análise do respeito às garantias do adolescente em conflito com a lei: do processo à execução da medida. In: ATHAYDE; KRAMEN; NETO. (Org.). Somos todos infratores: família, sociedade e Estado. : , 2000, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
POJO, O. C.. Entre saberes e práticas: a alfabetização de jovens e adultos no MOVA Belém - Defesa de Dissertação. Informação em Rede da Ação Educativa, 01 ago. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
POJO, O. C.. A DEFESA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO EM BELÉM/PA: o caso do Movimento de Emaús. In: V SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO, 2013, Rio de Janeiro. Anais do V Seminário Vozes da Educação. Rio de Janeiro: UERJ, 2013. p. 01-09.

2.
POJO, O. C.; LIMA ; SANTOS, T. F. M. . DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NO PARÁ. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Recife, 2013. v. 01.

3.
POJO, O. C.. Os Programas de Recuperação (nivelamento) de Aprendizagem do Instituto Ayrton Senna em Benevides/PA. In: 5º Encontro Internacional de Educação Comparada, 2012, Belém. Anais do 5º Encontro Internacional de Educação Comparada, 2012. v. 01.

4.
POJO, O. C.. As parcerias público-privadas com o Instituto Ayrton Senna na Educação Básica Paraense: do que estamos falando?. In: XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011. v. 01.

5.
POJO, O. C.; SANTOS, T. F. M. . Pautando do debate sobre as parcerias público-privadas com o Instituto Ayrton Senna no ensino fundamental paraense. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - XX EPENN, 2011, Manaus. Caderno de Resumos do 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. Manaus: Liber, 2011. v. 2.

6.
POJO, O. C.; SANTOS, T. F. M. ; LIMA . A NEGAÇÃO DA PARCERIA: considerações sobre o público não-estatal no ensino fundamental paraense. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL "O Estado e as Políticas no Tempo Presente", 2011, Uberlândia. Anais do VI Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Públicas no Tempo Presente. Uberlândia, 2011. v. 01.

7.
POJO, O. C.; LIMA . FRAGMENTOS DA PRÁTICA ALFABETIZADORA DO MOVA BELÉM (2001-2004): a teoria em movimento. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL "O Estado e as Políticas Públicas no Tempo Presente", 2011, Uberlândia. ANAIS DO VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL "O Estado e as Políticas Públicas no Tempo Presente". Uberlândia, 2011. v. 01.

8.
POJO, O. C.; ANDRADE, J. M. V. . As práticas pedagógicas na alfabetização de jovens e adultos em Belém: fios e desafios. In: EPENN, 2005, Belém. Educação, Ciência e Desenvolvimento Social. Belém: Universidade Federal do Pará, 2005. p. 01-08.

9.
POJO, O. C.. Notas introdutórias sobre as políticas neoliberais de exclusão de jovens e adultos: o analfabetismo em debate. In: Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2005, São Luís. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). São Luís: UFMA, 2005. p. 01-08.

10.
POJO, O. C.. Educação popular e alfabetização de jovens e adultos na Amazônia. In: Colóquio Internacional de Políticas Curriculares, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: da UFPB, 2005. p. 01-06.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
POJO, O. C.; Raposo ; SANTOS, M. H. A. . Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemáticas no Contexto da Extensão Universitária: reflexões sobre o Projeto PAR. In: XIII Jornada de Extensão Univiersitária, 2010, Belém. Anais da 13ª jornada de Extensão Universitária. Belém: EDUFPA, 2010. v. 01. p. 64-65.

2.
POJO, O. C.; ANDRADE, J. M. V. . O curriculo na alfabetização de jovens e adultos: o MOVA Belém conta a sua história. In: Seminário de pesquisa do CCSA, 2006, Natal. Universidade, Direitos e Diversidade. Natal: UFRN, 2006. p. 01-05.

3.
POJO, O. C.. Memórias (auto)biográficas e formação de alfabetizadoras de jovens e adultos: alguns fragmentos. In: II Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2006, Salvador. Memórias (auto)biográficas e formação de alfabetizadoras de jovens e adultos: alguns fragmentos, 2006.

4.
POJO, O. C.. Os desafios da educação popular na perspectiva do tema gerador: a experiência o MOVA Belém. In: Colóquio Internacional da AFIRSE, 2005, Manaus. Educação e Desenvolvimento Sustentável:Diversidade, Diferenciação e Inclusão. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
POJO, O. C.. A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
POJO, O. C.; SANTOS, T. F. M. ; LIMA . DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NO PARÁ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
POJO, O. C.; SANTOS, T. F. M. . PAUTANDO O DEBATE SOBRE AS PARCERIAS COM O INSTITUTO AYRTON SENNA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARAENSE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
POJO, O. C.; SANTOS, T. F. M. ; LIMA . A NEGAÇÃO DA PARCERIA: considerações sobre o público não-estatal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
POJO, O. C.; LIMA . FRAGMENTOS DA PRÁTICA ALFABETIZADORA DO MOVA BELÉM (2001-2004): a teoria em movimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
POJO, O. C.. Projeto adolescente, Comunidade e Saúde. 2000.

2.
POJO, O. C.. Projeto Sementes do Amanhã. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
POJO, O. C.. Programa de Enfrentamento e Exploração do Trabalho Infanto-Juvenil Doméstico. 2002.

2.
POJO, O. C.. Levantamento sobre a situação das medidas sócio-educativas em meio aberto. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
POJO, O. C.; OLIVEIRA, I. A. . A avaliaçãp no contexto da gestão escolar democrática. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
POJO, O. C.; GONÇALVES ; SANTANA, A. R. ; SANTOS, M. H. A. . Seminário de Avaliação e Acompanhamento da Formação Continuada do Programa EDUCIMAT. 2008. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
POJO, O. C.; SANTOS, M. H. A.. Participação em banca de Marcos Henrique Almeida dos Santos. Educação do Campo e Formação Continuada de Professores: reflexões sobre o Programa EDUCIMAT. 2010.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
POJO, O. C.; SANTOS, M. H.. Participação em banca de Maria Arcângela Pinheiro Dias.Trajetória de formação e docência na educação de jovens e adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
POJO, O. C.; SANTOS, M. H.. Participação em banca de Maria da Glória Costa dos Santos.Formação inicial de professores: uma reflexão a partir das memórias de uma professora estudante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
POJO, O. C.; SANTOS, M. H.. Participação em banca de Maria de Jesus Rodrigues Gonçalves.Experiências com o lúdico na educação infantil: formação e docência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
POJO, O. C.; SANTOS, M. H.. Participação em banca de Maria de Jesus Cuimar Lobato.Participação em sala de aula: refletindo sobre a relação dialógica entre professores e alunos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
POJO, O. C.; SANTOS, M. H.. Participação em banca de Maria Cristina Gomes Solano.Leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: formação e trabalho do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
POJO, O. C.; SANTOS, T. F. M.; BARROSO, W. C.. Participação em banca de Flávia Jamile Andrade Branches.A concepção da gestão educacional no contexto da parceria formada com o Instituto Ayrton Senna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Fedral do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
POJO, O. C.; SANTOS, M. H. A.. SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA EDUCIMAT. 2008. Universidade Federal do Pará.

2.
POJO, O. C.; SANTANA, A. R.; MACHADO JUNIOR, A. G.; RODRIGUES, A. M. S.. SELEÇÃO DE CANDIDATOS À ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO PROGRAMA EDUCIMAT. 2008. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Diálogos Científicos do OBSERVE/UFPA. 2014. (Outra).

2.
11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2013. (Seminário).

3.
Política de Formação de Professores em Portugal e no Brasil. 2013. (Simpósio).

4.
X Diálogos Científicos do Observe/UFPA. 2013. (Encontro).

5.
XI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2013. (Seminário).

6.
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NO PARÁ. 2013. (Simpósio).

7.
5º Encontro Internacional de Educação Comparada.Os Programas de Recuperação (nivelamento) de Aprendizagem do Instituto Ayrton Senna em Benevides/PA. 2012. (Encontro).

8.
III Seminário Crise do capital e políticas para educação superior no Brasil e Portugal. 2012. (Seminário).

9.
IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação e IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará (ANPAE Norte).As parcerias com a iniciativa privada e a melhoria da ?qualidade? da educação. 2012. (Seminário).

10.
V Colóquio da Linha de Políticas Públicas Educacionais. 2012. (Seminário).

11.
VIII Diálogos Científicos do Observe/UFPA. 2012. (Encontro).

12.
VIII Diálogos Científicos do OBSERVE/UFPA. 2012. (Encontro).

13.
II Seminário Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. 2011. (Outra).

14.
IV Colóquio da Linha de Políticas Públicas Educacionais. 2011. (Seminário).

15.
IV Colóquio da Linha de Políticas Públicas Educacionais. 2011. (Outra).

16.
VII Diálogos Científicos do OBERVE/UFPA. 2011. (Encontro).

17.
XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DO NORTE E NORDESTE.PAUTANDO O DEBATE SOBRE AS PARCERIAS COM O INSTITUTO AYRTON SENNA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARAENSE. 2011. (Encontro).

18.
XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.As parcerias na educação. 2011. (Simpósio).

19.
II Sem. Int. Política Educacional e Trabalho Docente: avaliação e privatização do conhecimento. 2010. (Seminário).

20.
Oficina de Análise Textual (fichamentos, resumos e resenhas). 2010. (Oficina).

21.
Oficina de Material Educativo do Projeto Rios, Terras e Águas: navegar é preciso.... 2010. (Oficina).

22.
Seminário Int. de Políticas Educacionais e Trabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. (Seminário).

23.
XIII Jornada de Extensão Univiersitária.Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemáticas no Contexto da Extensão Universitária: reflexões sobre o Projeto PAR. 2010. (Outra).

24.
Seminário Ciência, Determinismo e Liberdades em Henri Atlan. 2009. (Seminário).

25.
Seminário de Integração em Educação em Ciências e Matemáticas do Programa EDUCIMAT.Educação a distância e transversalidade na educação matemática e científica: inclusão, meio ambiente e antropologia. 2008. (Seminário).

26.
II Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Memórias (auto0biográficas e formação de alfabetizadoras de jovens e adultos: alguns fragmentos.... 2006. (Congresso).

27.
VI Encontro Nacional da Rede MOVA Brasil.participante. 2006. (Encontro).

28.
Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do Norte e Nordeste - EPENN.XVII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do Norte e Nordeste - EPENN. 2005. (Encontro).

29.
Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos/RN.participante. 2005. (Encontro).

30.
II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.Impasses, tendência e perspectivas. 2005. (Simpósio).

31.
X Seminário de Pesquisa do CCSA.participante. 2004. (Oficina).

32.
X Seminário de Pesquisa do CCSA.Alfabetização e Letramento de Pessoas Jovens e Adultas. 2004. (Oficina).

33.
III Fórum Internacional de Educação. 2003. (Outra).

34.
Fórum Mundial de Educação. 2001. (Outra).

35.
I Encontro Nacional de MOVAs. 2001. (Encontro).

36.
Seminário Novos Educadores da Rede Municipal de Belém. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, T. F. M. ; LIMA ; POJO, O. C. . X Diálogos Científicos: Gestão Democrática e os Novos Tempos do Capital. 2013. (Outro).

2.
POJO, O. C.; LIMA . 5º Encontro Internacional de Educação Comparada. 2012. (Outro).

3.
POJO, O. C.. IV Colóquio da Linha de Políticas Públicas Educacionais. 2011. (Outro).

4.
POJO, O. C.; DIAS, L. S. ; SANTOS, M. H. A. ; SANTANA, A. R. . Seminário de Integração em Ciências e Matemáticas do Programa EDUCIMAT. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aldolino Vasconcelos Farias. Juntando as lembranças no recanto da memória: a construção reflexiva de minha prática pedagógica. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

2.
Maria Ângela Lobato Moreira. Minha trajetória na educação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

3.
Rômulo do Socorro da Glória da Silva. Caminhada rumo à uma prática pedagógica consistente. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

4.
Adailson da Silva Leão. Construindo pontes e quebrando muros: o papel da escola em minha formação docente. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

5.
Delsinei Vieira Gibson. Uma introspecção em minha prática pedagógica. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

6.
Jader Amaral Gomes. Algumas reflexões sobre minha formação docente. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

7.
Rena de Nazaré da Costa Ramos. Histórias de vida e de experiências de uma educadora. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

8.
Augusto César Lima Costa. A trajetória de um educador. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

9.
Ewerton Jorge dos Anjos Fonseca. Memórias Reflexivas de formação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

10.
Márcia do Socorro Nogueira Moreira. Eu, uma professora em formação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

11.
Pedro Cabral da Costa. Histórias Submersas: encontros e desencontros de uma trajetória de formação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

12.
Maria José Ribeiro da Silva Barbosa. Entre começos, tropeços e (re)começos: uma história construída pelas trilhas da educação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

13.
Rita de Cássia da Costa Gonçalves. Fatos e relatos de minha trajetória profissional e intelectual. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

14.
José Walmir Nunes do Nascimento. A trajetória de uma formação: encontros e desencontros. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

15.
Iracema dos Santos Teles. Analisando as experiências passadas para construir novas experiências. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

16.
Jader Amaral Gomes. Reflexões sobre minha formação docente. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

17.
Eloísa Cristiani de Freitas Cunha. A construção profissional por meio de experiências pessoais e educacionais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

18.
Ednilsa Vaz da Silva. A prática pedagógica como ato de ação-reflexão. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

19.
Jonias Corrêa Guedes. Tessituras de Memórias: trajetórias, limites e superações. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

20.
Andreza Paula Pereira da Silva. Resgatando o passado, vivendo o presente e projetando o futuro: reflexões sobre as experiências da formação profissional. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

21.
Denis Giovanazze da Silva Lima. Memorial de Formação: uma história em construção. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

22.
José de Ribamar Corrêa do Nascimento. O estudo como fonte de novos caminhos para a prática de ensino. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

23.
Maria Lucilene Araújo. A vida escolar de uma educadora. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

24.
Manoel Benedito Ferreira Santos. A trajetória pessoal e profissional pela educação inclusiva. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências e Matemáticas / S. Iniciais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.

25.
Luis Wagner Martins do Monte. Ressignificando minha prática pedagógica. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Oneide Campos Pojo.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LIMA ; POJO, O. C. ; PAZ, V. O. . A gestão democrática da política educacional e a institucionalização dos Sistemas municipais de ensino no Pará. In: Dinair Leal da Hora; Terezinha Fátima Andrade Monteiro do Santos. (Org.). Políticas educativas e gestão educacional. 1ed.Campinas: Alínea, 2014, v. 1, p. 101-127.

2.
POJO, O. C.; SOUSA, R. ; SILVA, B. A. . DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO EDUCACIONAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA:uma proposta para a educação de jovens e adultos. In: Francisco Ari de Andrade; Flávio Muniz Chaves; Luzianny Borges Rocha. (Org.). PRÁTICAS EDUCATIVAS: interdisciplinaridade e intertextualidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 01, p. 58-100.


Apresentações de Trabalho
1.
POJO, O. C.. A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
POJO, O. C.; OLIVEIRA, I. A. . A avaliaçãp no contexto da gestão escolar democrática. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Integrante do MOVIMENTO REPÚBLICA DE EMAÚS (MRE) - organização não-governamental na luta e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Membro do Comitê de Coordenação do Programa EDUCIMAT: Formação, Tecnologias e Prestação de Serviços em Educação em Ciências e Matemáticas integrante da REDE NACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (SEB/MEC), destinado à formação continuada de professores para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, para cuja finalidade é a formação de tutores em nível de especialização lato sensu



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 12:22:30