Leonardo Poloni

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  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul (2001) e Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Federal do Paraná (2003). Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2018). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Caxias, onde atua também em atividades administrativas inerentes à Tecnologia da Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação Web e Testes de Software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Poloni
Nome em citações bibliográficas
POLONI, L.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul.
Rua Mário de Boni, 2250
Floresta
95012580 - Caxias do Sul, RS - Brasil
Telefone: (54) 32042100
URL da Homepage: www.caxias.ifrs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO MEDIADA POR UMA LINGUAGEM VISUAL: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Eliana Maria do Sacramento Soares.
Palavras-chave: Ambiente Scratch; Mediação; Pensamento Computacional; Aprendizagem de programação no Ensino Médio.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Especialização em Informática. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O Protocolo HTTP e sua Influência no Desempenho da WWW.
Orientador: Cristina Duarte Murta.
2014 - 2015
Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
1995 - 2001
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Modelagem do Banco de Dados Geográfico para o Projeto SIGRA.
Orientador: Heitor Strogulski.




Formação Complementar


2013 - 2013
Metodologias de ensino, processos de aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2011 - 2011
Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2010 - 2010
9. Automação de Testes Funcionais e de Performance. (Carga horária: 4h).
Qualister, QUALISTER, Brasil.
2009 - 2009
8. Curso Teste de Software ? Módulo I. (Carga horária: 20h).
Flexxo Centro de Capacitação em TI, FLEXXO, Brasil.
2001 - 2001
6. Oficina de Estudo: Interatividade na Internet. (Carga horária: 16h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Programação em Delphi. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Informática Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Informática dos Cursos Técnicos, Superior e PROEJA.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Linhas de pesquisa
Tecnologias na Educação
02/2013 - Atual
Ensino, Processos Metalúrgicos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Básica
02/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Computacional
02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática
02/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Serviço realizado
Atividades Técnicas e Administrativas junto ao Setor de T.I..

ForSales Consultoria de Software Ltda, MERCANET, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Programador Senior II / Analista de Testes, Carga horária: 44
Outras informações
Como Programador Senior II atuou no desenvolvimento de aplicações Web, em especial a nova versão do HelpDesk utilizado pela empresa. Atualmente atua como Analista de Testes de Software, planejando e executando testes nas aplicações desenvolvidas, gerenciamento dos chamados que estão sendo testados pelo restante da equipe e controle dos chamados que voltam para correção. Além disso, efetua a compilação das versões (Server, Win, Web e CE) e sua disponibilização para os clientes.

Atividades

07/2008 - 02/2013
Serviços técnicos especializados , ForSales Consultoria de Software Ltda, .

Serviço realizado
Como Analista de Testes, elabora e executa testes para as versões Server, WIN, WEB e CE do Mercador. ; Desenvolvedor de aplicações e serviços para a Internet utilizando a linguagem C# .NET, HTML e Java Script, banco de dados SQL Server e componentes da DevExpress. Testes da aplicação Mercador, tanto para Web como CE.; Gerencia a correção e o encerramento dos chamados. Compila e disponibiliza as versões para testes internos e para o cliente final. Gera a documentação das versões disponibilizadas..

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de cursos técnico-profissionalizantes, lecionando informática a alunos de diversas faixas etárias. Atividades desenvolvidas em 2 períodos: Início: 12/03 Fim: 03/05 Início: 02/07 Fim: 12/07

Atividades

12/2003 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Excel Avançado
Excel Básico
Microinformática
Windows
Word

Consult Consultoria e Informática Ltda, CONSULT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador Pleno, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvedor de aplicações WEB para a Prefeitura Municipal de Curitiba, com ênfase no desenvolvimento do ISS Eletrônico.

Atividades

04/2005 - 02/2008
Serviços técnicos especializados , Consult Consultoria e Informática Ltda, .

Serviço realizado
Desenvolvedor de aplicações e serviços para a Internet utilizando a linguagem C# .NET, HTML e Java Script, banco de dados Sybase e SQL Server, para o projeto ISS eletrônico. Manutenção de aplicações Internet para a Prefeitura Municipal de Curitiba..

Instituto Curitiba de Informática, ICI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Programador Pleno, Carga horária: 40
Outras informações
Funcionário contratado pela SIGMA Dataserv para atuar especificamente no ICI. Desenvolvedor de aplicações utilizando a linguagem C# .NET, banco de dados Sybase e SQL Server para o Projeto GTM (Gestão Tributária Municipal) e Consulta de Protocolos via Celular (SMS).

Atividades

04/2004 - 03/2005
Serviços técnicos especializados , Instituto Curitiba de Informática, Desenvolvimento Web.

Serviço realizado
Desenvolvimento de aplicações Web p/ a prefeitura de Curitiba.

Anglo Diapar Cursos Profissionalizantes, DIAPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de informática do curso de auxiliar administrativo com ênfase em informática.

Atividades

11/2003 - 03/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Publisher
Microsoft Office
Windows
Microinformática

OSM Informática, OSM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas - Programador, Carga horária: 40
Outras informações
Análise e desenvolvimento de sistemas para clientes como Embrapa e Electrolux. Participando do desenvolvimento do sistema de controle de qualidade de fornecedores da Electrolux (GSQA). Atuando desde o início do projeto de controle da Vespa da Madeira, desenvolvido em parceria com a Embrapa e a Rigesa, efetuando a análise, protótipo e desenvolvimento do projeto. Sistemas desenvolvidos com o uso das tecnologias ASP.NET, C#, ADO.NET e SQL Server 2000, numa arquitetura de três camadas. Executando também alterações em projetos existentes e conversões de banco de dados.

Atividades

10/2002 - 02/2004
Serviços técnicos especializados , Desenvolvimento de Sistemas, .

Serviço realizado
Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Colégio La Salle Carmo, CARMO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 36
Outras informações
Professor de informática, lecionando informática básica a alunos da escola, curso este considerado como atividade complementar (extracurricular), fornecendo suporte na manutenção dos computadores, elaboração e atualização da home page da escola. Auxilio a secretaria e o setor administrativo da escola em diversas atividades.

Atividades

08/1999 - 02/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Web Pages
Internet
Microsoft Office
Windows
Informática Básica
08/1999 - 02/2002
Serviços técnicos especializados , Setor Administrativo, .

Serviço realizado
Suporte em Informática.

Data Brasil Ensino de Informática, DATA BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Instrutor de Informática, Carga horária: 40

Atividades

04/1998 - 05/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Softwares Educativos
Corel Draw
Digitação
Power Point
Excel
Word
Windows
Microinformática

N & L Informática Ltda, N&L, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Suporte Técnico, Carga horária: 40

Atividades

01/1998 - 04/1998
Estágios , Suporte Técnico, .

Estágio realizado
Suporte Técnico em Informática.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de informática, lecionando informática básica e alguns cursos avançados a alunos de diversas faixas etárias, incluindo turmas fechadas para empresas como Prefeitura e SAMAE, além de alunos da terceira idade.

Atividades

07/1999 - 10/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Internet
PowerPoint
Excel
Word
Windows
Microinformática

Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

07/1996 - 04/1998
Estágios , Reitoria, Núcleo de Processamento de Dados.

Estágio realizado
Suporte em Microinformática junto ao Núcleo de Processamento de Dados da Universidade de Caxias do Sul.


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias na Educação


Projetos de pesquisa


2016 - 2018
APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO MEDIADA POR UMA LINGUAGEM VISUAL: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Descrição: Esta pesquisa tem como foco compreender de que forma o Scratch pode mediar a aprendizagem de programação no Ensino Médio. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório. O quadro teórico foi constituído por conceitos da teoria sociointeracionista de Vygotsky (1998), articulados ao conceito de programação de computadores, de pensamento computacional, dentre outros. Como metodologia escolhemos realizar um estudo de caso, cuja geração de dados será feita através de uma oficina de introdução à programação para alunos de Ensino Médio de uma instituição de ensino num município do Rio Grande do Sul. Farão parte do corpus os programas criados por 10 participantes da oficina, suas respostas ao questionário pré-oficina, suas anotações sobre as atividades desenvolvidas, além das observações feitas pelo pesquisador. A análise dos programas será feita primeiramente utilizando a ferramenta Dr. Scratch, a qual busca analisar os programas sob a perspectiva do desenvolvimento do pensamento computacional, identificando níveis e atribuindo pontuação quanto ao emprego de abstração, pensamento lógico, sincronização, paralelismo, controle de fluxo, interatividade com o usuário e representação dos dados. Ao final da análise, informa ao usuário o grau de desenvolvimento do pensamento computacional demonstrado no projeto que foi analisado e atribui uma pontuação relacionada a isso. O pesquisador também irá testar e avaliar todos os programas a fim de identificar como foi estruturada a lógica do estudante na elaboração da solução para a tarefa, que conceitos de programação foram empregados e quais funcionalidades foram implementadas. Essa análise, levando em consideração os demais elementos do corpus, será feita com base no framework desenvolvido por Brennan e Resnick (2012), o qual permite compreender quais competências do pensamento computacional podem ser exploradas com uma linguagem de introdução à programação como o Scratch. A análise da trajetória dos alunos com base nesse framework e à luz da teoria vigotskiana possibilitará interpretar e dar sentido aos fatos acontecidos, para então respondermos o problema de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WEBBER, C. G.2016 WEBBER, C. G. ; SPINDOLA, M. M. ; POLONI, L. ; OTOBELLI, E. S. ; GIRON, G. R. ; ACUA, G. D. ; PUZISKI, M. ; PADILHA, R. . REFLEXÕES SOBRE O SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1-10, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
POLONI, L.. A SEMIÓTICA COMPUTACIONAL NA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESSOS CULTURAIS, 2016, Caxias do Sul. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESSOS CULTURAIS: NOVAS VOZES. NOVAS LINGUAGENS. NOVAS LEITURAS., 2016. v. III. p. 1044-1055.

Apresentações de Trabalho
1.
POLONI, L.. A semiótica computacional na interação humano-computador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
POLONI, L.. Introdução à programação com Scratch. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Seminário de Integração do PPGEdu. 2017. (Seminário).

2.
Seminário Especial: As Linguagens da Escrita: Ensaio, Política e Narrações. 2017. (Seminário).

3.
I Colóquio de Educação Discente ? CEDU.A ESCOLA DA REPETIÇÃO E AS PEDAGOGIAS ALTERNATIVAS. 2016. (Seminário).

4.
Seminário Especial: a Pesquisa em História da Educação na Itália. 2016. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MAURÍCIO FABIANO FREITAS DA SILVA. O SCRATCH COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Micael S. Oliveira, Maria Eduarda Cavalli e Dhiulia Zótti. DETETIVES DA LEITURA: A COMBINAÇÃO ENTRE LITERATURA E TECNOLOGIA PODE FUNCIONAR?. 2015. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Leonardo Poloni.

2.
Henrique A. Turcatti, Fernando S. Palha, Guilherme Santos. Plásticos na Web. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Leonardo Poloni.

3.
Luiz M. Rossato, Leonardo S. Prá, Giuliano Bonnemberg. O lixo eletrônico e seus problemas para o mundo. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Leonardo Poloni.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
WEBBER, C. G.2016 WEBBER, C. G. ; SPINDOLA, M. M. ; POLONI, L. ; OTOBELLI, E. S. ; GIRON, G. R. ; ACUA, G. D. ; PUZISKI, M. ; PADILHA, R. . REFLEXÕES SOBRE O SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1-10, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
POLONI, L.. A semiótica computacional na interação humano-computador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
POLONI, L.. Introdução à programação com Scratch. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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