Dilza Pôrto Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6068321432041482
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal de Pelotas (1998), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História e Antropologia. Atualmente as pesquisas têm ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação da mulher,memórias escolares, cultura escolar, imprensa e identidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dilza Pôrto Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, Dilza Pôrto

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais.
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universitário
79070900 - Campo Grande, MS - Brasil - Caixa-postal: 549
Telefone: (67) 33457521


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A INSTRUÇÃO PÚBLICA, A EDUCAÇÃO DA MULHER E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS JORNAIS PARTIDÁRIOS DE PORTO ALEGRE/RS (1869-1937), Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Dra. Maria Helena Câmara Bastos.
Bolsista do(a): PUCRS, PRÓ-BOLSAS, Brasil.
Palavras-chave: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; Memória; História política; Formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: "A memória na construção de identidades étnicas: um estudo sobre as relações entre 'alemães' e 'negros' em Canguçu.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: René Gertz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: CONFLITOS - ÉTNICOS - IDENTIDADE - MEMORIA; Historia Oral.
2003 - 2004
Especialização em Memória Identidade e Cultura Material. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Muitas lágrimas custaram esses pães": etnia e memória na formação contrastiva das identidades..
Orientador: José Plínio Guimaraes Fachel.
1994 - 1998
Graduação em Licenciatura Plena Em História.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Os militares que resistiram ao Golpe em 1964.
Orientador: José Plínio Fachel.




Formação Complementar


1999 - 1999
Extensão universitária em Curso de Direito Teoria Geral do Estado. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1999 - 1999
Capacitação de Prof P Classes de Aceleração da Apr. (Carga horária: 140h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Curso de Filosofia Antropologia Cultural II. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


1ª Coordenadoria Estadual de Educação, 1ª CRE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30
Outras informações
Exercendo regência na disciplina de história na Escola Municipal Morro da Cruz/Porto Alegre


Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, FIGTF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20


Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, CEFPGFC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40

Atividades

01/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Escola Estadual de Ensino Médio Infante Dom Henrique, EEMIDH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
História

Escola Estadual Dom João Braga, EEDJB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/2004 - 1/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Escola Estadual Félix da Cunha, EEFC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

03/2004 - 01/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Escola Técnica Estadual, ETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

5/2000 - 3/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Geografia

Escola Estadual Alberto Pasqualini, EEAP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato emergencial, Carga horária: 20

Atividades

4/1997 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Língua Espanhola

Escola Estadual João de Deus Nunes, EEJDN, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

5/2000 - 3/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Geografia

Escola Municipal Geraldo Antonio Telesca, EMGAT, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato emergencial, Carga horária: 40

Atividades

8/1999 - 2/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Geografia


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO AMBITO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: INVESTIGAÇÕES NA PRÁTICA
Descrição: O projeto Formação continuada de Professores no âmbito da Educação Integral em Mato Grosso do Sul é um dos eixos de investigação que compõe o projeto ?Políticas Educacionais e Formação: produção, projetos e ações de educação e psicologia?, sendo um projeto de caráter coletivo em que uma temática mais ampla: políticas educacionais e formação, financiado pelo CNPq. Nessa perspectiva, nosso eixo tem como pretensão analisar a formação de professores que atuam nas escolas de educação em tempo integral, indo de encontro com a proposta de Pátria Educadora proposta pelo Ministério da Educação do País..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Micheleni Marcia de Souza Moraes - Integrante / Kátia Aniceto - Integrante / Marco Aurélio Gauto - Integrante / Patricia Patto - Integrante / Carla Britto - Integrante / Bruno Admiral Santos - Integrante.
2012 - 2014
MUSEU DO SOM REGIONAL
Descrição: em fase de organização do acervo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Giovanni Mesquita - Integrante / Graziane Righi - Integrante / LUIS CLAUDIO KNIERIM - Integrante.
2009 - 2010
Memorial do Instituto de Educação
Descrição: Coordenação e organização do Memorial do Instituto de Educação General Flores da Cunha.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2016
A IX Semana de História: História Indígena ? conflitos e percepções e o I Seminário Educação e Diversidade Cultural
Descrição: a Semana de História, que se encontra em sua IX edição, como já é de praxe, propicia a construção de espaços de reflexões e debates as quais criam condições cruciais que, ademais de reunir docentes e discentes em torno do fazer e saber histórico, também aglutinam em torno da temática pressupostos teórico-metodológicos, que contribuem para repensar práticas docentes mais inclusivas. Tal ação deve respeitar as diferenças, criando uma Cultura de Paz e de Educação aos Direitos Humanos, para que as escolas sejam repensadas a partir de um modelo mais democrático, humano e igualitário. Logo, a Semana de História do ano referido traz a temática indígena para o centro dessas discussões, uma vez que Mato Grosso do Sul, além de possuir o segundo maior contingente de população indígena do país, é o Estado onde ocorre o maior número de homicídios contra populações indígenas no País..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Carlos Batista Prado - Integrante / Jorge Christian Fernandez - Integrante / Everson Bataioli - Integrante / Bruno Admiral Santos - Integrante / Gabriella Assumpção da Silva Santos Lopes - Integrante / Matheus Ostemberg Benites Da Silva - Integrante / Sabrina Sales Araújo - Integrante / Yasmin Falcão - Integrante / Gabriel Augusto de Figueiredo - Integrante / Alanna Antunes de Souza - Integrante / Liviah Toledo Pereira - Integrante / IGOR MILLANO COSTA - Integrante / LANUBIA ANDRADE MARINHO PORTILHO - Integrante / LUCIANO ALONSO JUSTINO - Integrante / TAMARIS HUERTA GARCIA - Integrante / VALDE MARINA DA SILVA - Integrante / EVERTON FERREIRA DA SILVA - Integrante / MARCOS VINICIUS ARANDA ESPINDOLA - Integrante / Andrey da Silva Garcia - Integrante / Alexandre Guilherme Paes - Integrante / Lucas Lima da Rocha - Integrante / Lívia Mendonça Barbosa - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Grupo de Estudos História Cultural
Descrição: No grupo de estudos, os (as) acadêmicos (as) expandem seus conhecimentos sobre História Cultural e produzem textos historiográficos com maior qualidade. Além disso, podem se familiarizar com a apresentação de seus projetos de pesquisa e com o exercício da escrita..
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Sabrina Sales Araújo - Integrante / Alanna Antunes de Souza - Integrante / Maria Jacinta Pereira Leal - Integrante.
Temáticas: Ensino e aprendizagem.
2018 - Atual
História da Educação e Cultura Escolar
Descrição: Este projeto de Ensino vem sendo aplicado desde 2015 nas disciplinas de Prática de Ensino em História III e IV. Alguns alunos já apresentaram o resultado das pesquisas em Congressos de História e Educação. Deste projeto também surgiram algumas temáticas que estão sendo pesquisadas para os trabalhos de conclusão de curso em História sob orientação da coordenadora do projeto de ensino. Acredita-se que o estudo e a pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar possibilitam uma visão mais abrangente do processo educativo. Desta forma, o(a) educador(a)/acadêmico(a) poderá compreender mais profundamente suas funções profissionais e o universo da Escola. Os conhecimentos sobre os mecanismos de transmissão da herança cultural e como se manifestam nas diversas sociedades, mostram que não há população, por mais simples que seja sua organização social, sem um conjunto de normas e processos educativos que assegurem sua continuidade no tempo e no espaço..
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (46) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Sabrina Sales Araújo - Integrante / Alanna Antunes de Souza - Integrante.
Temáticas: Integração social(escola, familia, comunidade), Aprendizagem por projetos, Ensino e aprendizagem, Formação inicial ou continuada de professores, Ação inclusiva.
Cooperações: Instituição de Ensino.
2017 - 2017
Semana dos Calouros de 2017
Descrição: A partir de uma série de atividades envolvendo docentes e discentes pretende-se esclarecer aos discentes sobre o funcionamento da UFMS e do curso de História..
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Bruno Admiral Santos - Integrante / EDUARDO TURA FERREIRA - Integrante / EVERTON FERREIRA DA SILVA - Integrante / LEONARDO ALEXANDRE PASSOS NORONHA - Integrante / MARCOS VINICIUS ARANDA ESPINDOLA - Integrante / PAULA BATISTA SANTANA - Integrante / STELLA CAROLINA CARVALHO FRANCO - Integrante / WILLIAN ALVES DA COSTA - Integrante / Andrey da Silva Garcia - Integrante / Alexandre Guilherme Paes - Integrante / Matheus Bispo de Souza - Integrante / Lucas Lima da Rocha - Integrante / Lívia Mendonça Barbosa - Integrante / Brenda Soares Cleto - Integrante / Lennon Vinnicios de Queiroz Martins - Integrante.
Temáticas: Ação inclusiva, Projetos de curso, Ensino e aprendizagem.
2017 - 2017
História da Educação e Cultura Escolar
Descrição: O desenvolvimento do projeto sobre cultura escolar proporciona aos acadêmicos matriculados nas disciplinas de Prática de Ensino em história III e IV , através do contato com a escola durante o período de graduação, experiências que lhes são úteis para sua formação enquanto futuros professores de história. Destaca-se que essas experiências junto a escola e comunidade escolar ampliam a visão do acadêmico e propiciam a compreensão de aspectos da cultura escolar que permeiam o cotidiano de professores, alunos e comunidade escolar. Produz-se artigos reflexões a respeito da escola, sociedade, prática e cultura escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (27) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Everson Bataioli - Integrante / Sabrina Sales Araújo - Integrante / JHONATAN DA SILVA SANTOS - Integrante / ANNA KARLA PASSOS NAKAGAKI - Integrante / CAROLINNA VICTORIO ANDERSON - Integrante / EDUARDO TURA FERREIRA - Integrante / ELOIR DE OLIVEIRA DREYER - Integrante / EMERSON APARECIDO SOUZA SILVA - Integrante / EROS ALMEIDA DE MENEZES - Integrante / EVERTON FERREIRA DA SILVA - Integrante / EVERTON MOSLAVES TEIXEIRA - Integrante / IARA FERNANDA DA SILVA CUSTODIO - Integrante / JESSICA LIMA DE FREITAS - Integrante / JOSÉ FERREIRA GONÇALVES - Integrante / LEONARDO ALEXANDRE PASSOS NORONHA - Integrante / LUIZ MARIO DE SOUZA VITAL - Integrante / MARCOS VINICIUS ARANDA ESPINDOLA - Integrante / MARIA PAULA PRADO CABRAL - Integrante / MARIO JOSE MARQUES DE OLIVEIRA - Integrante / MAURO PEREIRA PRADO - Integrante / PAULA BATISTA SANTANA - Integrante / STELLA CAROLINA CARVALHO FRANCO - Integrante / SILVIO DE OLIVEIRA - Integrante / THAMAIO BARBOSA AMARAL GURGEL - Integrante / THIAGO RAMOS DA SILVA - Integrante / WILLIAN ALVES DA COSTA - Integrante / WILMAR MARCIANO ORTIZ - Integrante.
Temáticas: Projetos de curso, Ensino e aprendizagem, Formação inicial ou continuada de professores, Integração social(escola, familia, comunidade).
Cooperações: Instituição de Ensino.
2017 - 2017
Grupo de Estudos sobre História Cultural
Descrição: Fazemos encontros quinzenais com intuito de ler e debater os referencias da História Cultural para utilização em textos acadêmicos.
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Everson Bataioli - Integrante / Gabriella Assumpção da Silva Santos Lopes - Integrante / Matheus Ostemberg Benites Da Silva - Integrante / Sabrina Sales Araújo - Integrante / Yasmin Falcão - Integrante / Rafael José da Silva Neto - Integrante / Gabriel Augusto de Figueiredo - Integrante / Alanna Antunes de Souza - Integrante.
Temáticas: Ensino e aprendizagem.
2015 - 2016
Grupo de Estudos sobre História Cultural
Descrição: O Grupo se reúne quinzenalmente para fazer leitura e debate de referenciais relacionados a História Cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Everson Bataioli - Integrante / Cristiane Benites da Silva - Integrante / Evelyn Rodrigues de Souza - Integrante / Gabriella Assumpção da Silva Santos Lopes - Integrante / Juliana Ferreira de Farias - Integrante / Manoel Neto Ramos - Integrante / Matheus Ostemberg Benites Da Silva - Integrante / Sabrina Sales Araújo - Integrante / Yasmin Falcão - Integrante.
Temáticas: Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem.
2015 - 2016
Projeto de Ensino sobre Cultura Escolar
Descrição: O desenvolvimento do projeto sobre cultura escolar proporciona aos acadêmicos matriculados nas disciplinas de Prática de Ensino em história III e IV , através do contato com a escola durante o período de graduação, experiências que lhes são úteis para sua formação enquanto futuros professores de história. Destaca-se que essas experiências junto a escola e comunidade escolar ampliam a visão do acadêmico e propiciam a compreensão de aspectos da cultura escolar que permeiam o cotidiano de professores, alunos e comunidade escolar. Produz-se artigos reflexões a respeito da escola, sociedade, prática e cultura escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Stella Sanches de Oliveira Silva - Integrante / Everson Bataioli - Integrante / Bruno Admiral Santos - Integrante / Gabriella Assumpção da Silva Santos Lopes - Integrante / Matheus Ostemberg Benites Da Silva - Integrante / Rafael José da Silva Neto - Integrante / Gabriel Augusto de Figueiredo - Integrante / Liviah Toledo Pereira - Integrante / ANDRESSA ALINE DOS SANTOS BENITEZ - Integrante / ANIVALDO FERREIRA DO NASCIMENTO - Integrante / BRUNNO COENE DE SOUZA - Integrante / CARLO MAGNO RIBEIRO FERREIRA - Integrante / CRISTIELE APARECIDA DA SILVA FRANCO - Integrante / DAYANE PRISCILLA CAMPOS DA SILVA MARQUES - Integrante / EVELLYN LAYCY DA LUZ CANTIERI - Integrante / EVELYN RODRIGUES DE SOUZA - Integrante / GEORGE KENDALL MONTANIA CONRADO - Integrante / GUSTAVO BONFIM ALONSO - Integrante / HELLEN KARINY DOS SANTOS ALVES - Integrante / HUGO OJEDA ALBRES - Integrante / IGOR MILLANO COSTA - Integrante / ISABELLE RODRIGUES ORUÊ DA SILVA - Integrante / JHONATAN DA SILVA SANTOS - Integrante / LANUBIA ANDRADE MARINHO PORTILHO - Integrante / LUCAS PEREIRA LOPES - Integrante / LUCIANO ALONSO JUSTINO - Integrante / LUCIANO BRANDI ARAUJO FERREIRA - Integrante / LUCIWALDO DA SILVA ALTHOFF - Integrante / MATHEUS SILVA PEREIRA - Integrante / NOEL CORREIA TOSTA - Integrante / PAULO HENRIQUE ALMEIDA DOS SANTOS - Integrante / RENATA KELLY SILVEIRA MARTINS DE ARAUJO - Integrante / RICARDO DE OLIVEIRA DOS SANTOS - Integrante / SEBASTIÃO ANTONIO MUNIZ - Integrante / TAMARIS HUERTA GARCIA - Integrante / VALDE MARINA DA SILVA - Integrante / VANDA APARECIDA DOS SANTOS - Integrante.
Temáticas: Integração social(escola, familia, comunidade), Formação inicial ou continuada de professores.
2014 - 2014
Grupo de Estudos sobre História Cultural
Descrição: Grupo de Estudos com ênfoque na História Cultural, ocorre semanalmente nas dependências da Unidade VI/UFMS/CAMPO GRANDE..
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Gabriella Assumpção da Silva Santos Lopes - Integrante / Juliana Ferreira de Farias - Integrante / Matheus Ostemberg Benites Da Silva - Integrante / Yasmin Falcão - Integrante / Hadylse Maria Lourdes Palhano - Integrante / Rosilene Ap° Oliveira de Souza - Integrante / Elaine Cristine Luz Santos de Moura - Integrante / Luciano Pereira de Souza Júnior - Integrante / Daiane Stefane Lima Antunes - Integrante / Liviah Toledo Pereira - Integrante / Vinícius de Oliveira Bezerra - Integrante / Bruna Hanime Brito Soares - Integrante / Antonio Victor Alves de Freitas - Integrante / Yara Karolina Santana de Mattos Messias - Integrante / Fábio Amorim Oliveira - Integrante / Samuel Fernando da Silva Junior - Integrante.
Temáticas: Ensino e aprendizagem.


Outros Projetos


2015 - Atual
Projeto de Ensino sobre Cultura Escolar
Descrição: O curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Campo Grande, busca compromisso em firmar-se como uma licenciatura, portanto, à formação de professores. Para tanto, enxerga as disciplinas Práticas de Ensino como um importante instrumento de conhecimento da instituição escolar. Complementando a disciplina de Estágio, que permite ao aluno, principalmente, a experiência da prática docente, as disciplinas Prática de Ensino III e IV têm como finalidade construir um entendimento histórico da História da Educação Brasileira e da própria escola como instituição privilegiada detentora de processos educativos. Entendemos que a escola é essencialmente lugar de cultura, intimamente ligada às transformações da sociedade: ?a escola é uma articulação seletiva de conjuntos culturais e grupos sociais, e participa de sua produção e de sua reprodução?. Abrigando em seu interior uma constituição social de sujeitos e agentes como os professores, os alunos, os funcionários a conviver e construir uma realidade propícia para a circulação cultural de saberes legitimados por uma organização oficial (o sistema escolar), bem como pela própria sociedade que está ali dentro fazendo-se representada. Goodson (1995) afirma que as escolas refletem e ao mesmo tempo refratam definições da sociedade sobre conhecimentos culturalmente válidos. Assim, que a capacidade de produzir cultura permite que as instituições escolares elaborem suas próprias culturas escolares. O aluno de História deverá desenvolver uma prática investigativa em uma escola, a sua escolha, seja pública ou privada, e terá oportunidade de construir conhecimento por meio da observação, registro e sistematização de escrita. Nas aulas das duas disciplinas, as leituras selecionadas conformarão o referencial teórico-metodológico da compreensão do conceito de escola e cultura escolar e de pesquisa sobre a história das instituições escolares. O desenvolvimento desse projeto foi realizado uma vez no primeiro semestre de 2015 nas duas disciplinas, a partir dele saiu um produto dos alunos que participaram, com um Relato de experiência, do 1º Congresso de Educação da UFGD, novembro último..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Stella Sanches de Oliveira Silva - Integrante / Everson Bataioli - Integrante.
2014 - Atual
Projeto de Ensino: Grupo de Estudos de História Cultural
Descrição: O grupo surgiu da necessidade que os alunos sentiram em ampliar seus conhecimentos em relação às questões teórico-metodológicas sobre História Cultural. A partir das discussões em aula surgiu a ideia de compor o grupo. No segundo semestre de 2014 o grupo se reuniu semanalmente, e fomos até Jataí (GO) no IV Congresso Internacional de História: Cultura Sociedade e Poder (23 a 25/09/2014), quando alguns alunos inclusive apresentaram trabalhos. No grupo de estudos, os (as) acadêmicos (as) expandem seus conhecimentos sobre História Cultural e produzem textos historiográficos com maior qualidade. Além disso, podem se familiarizar com a apresentação de seus projetos de pesquisa e com o exercício da escrita. Com o auxilio de um aluno bolsista pretendemos organizar o material para publicação, com o apoio da UFMS..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Dilza Pôrto Gonçalves - Coordenador / Everson Bataioli - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - 2018
Agência de fomento: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio de Teixeira
2016 - 2016
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS
2018 - 2018
Agência de fomento: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Historia do Rio Grande do Sul.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
, Lê Razoavelmente.
Inglês
, Lê Razoavelmente.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto2013 GONÇALVES, Dilza Pôrto; CARRA, P. R. . FEUPA: uma revista produzida pela federação dos estudantes universitários de Porto Alegre (RS, 1945/46). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 17, p. 221-250, 2013.

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto2009 GONÇALVES, Dilza Pôrto. ?MUITAS LÁGRIMAS CUSTARAM ESSES PÃES?: ETNIA E MEMÓRIA NA FORMAÇÃO CONTRASTIVA DAS IDENTIDADES. CADERNOS DO LEPAARQ (UFPEL), v. VI, p. 11-32, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
URT, S. C. ; GONÇALVES, Dilza Pôrto ; SANTOS, B. A. . Políticas educacionais e formação: produção, projetos e ações em Educação. 1. ed. Campo Grande: Editora Oeste, 2017. v. 200. 240p .

2.
REINHEMER, D. ; NEUMANN, R. M. ; GONÇALVES, Dilza Pôrto . Patrimônio histórico nas comunidades teuto-brasileiras: história, memória e preservação. 1. ed. São Leopoldo/RS: Oikos, 2014. 542p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A Instrução Pública e a Escola Normal nos jornais partidários em Porto Alegre/RS (1869-1889). In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: CONHECIMENTO HISTÓRICO E DIÁLOGO SOCIAL, 2013, NATAL. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A Congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil Manuel do Rego na construção de identidades negras e alemãs, em Canguçu-RS. In: XII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, 2012, TAQUARA-RS. XII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras, 2012.

3.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A construção de identidades ?negras?e ?alemãs?a partir de uma Congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Canguçu/RS. In: XX Simpósio de História da Imigração e Colonização e Seminário Internacional ?A História da imigração e sua(s) escrita(s)?,, 2012, SÃO LEOPOLDO. XX Simpósio de História da Imigração e Colonização e Seminário Internacional ?A História da imigração e sua(s) escrita(s)?,, 2012.

4.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A educação da mulher nos escritos de Ana Aurora do Amaral no jornal A Reforma (1899-1912). In: 18º Encontro da Associação Sulriograndense de Pesquisadores em História da Educação, 2012, Porto Alegre. 18º Encontro da Associação Sulriograndense de Pesquisadores em História da Educação, 2012.

5.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A educação da mulher nos jornais partidários de Porto Alegre no final da Monarquia brasileira. In: XI Encontro Estadual de História -História, Memória e Patrimônio, 2012, RIO GRANDE. XI Encontro Estadual de História- História, Memória e Patrimônio, 2012.

6.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. TEXTO APRESENTADO NO VII ENCONTRO DE HISTÓRIA (ANPUH/RS). In: VII ENCONTRO DE HISTÓRIA (ANPUH/RS), 2004, PELOTAS. HISTÓRIA MEMORIA E TESTEMUNHO, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A Escola Normal (Porto Alegre) no jornal A Reforma: um ensaio de análise (1869-1889). In: 17º Encontro da ASPHE, 2011, Santa Maria. 17º Encontro da ASPHE, 2011.

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Etnia e Memória na formação das identidades. In: XXIII Seminário Nacional de História- Guerra e Paz, 2005, Londrina- PN. História Oral, Memória e Imaginário. Londrina - PN: Ed. da Universidade Estadual de Londrina, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Análise da conjuntura política atual: perspectivas da História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; SILVA, Talita Sobrinho . As mulheres na Revolução Russa, apontamentos sobre as ações desempenhadas pelo Movimento de Mulheres entre 1905-1920. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A lei 11.645 no Ensino de História da Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. O ideário e a educação da mulher nos jornais 'A Reforma' (1901-1912) e 'A Federação' (1901-1915). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A Instrução Pública e a Escola Normal nos jornais partidários em Porto Alegre/RS (1869-1889). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; MESQUITA, G. ; KNIERIM, L. C. . Museu do Som Regional: história e constituição do acervo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A Congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil Manuel do Rego na construção de identidades negras e alemãs, em Canguçu-RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A construção de identidades ?negras?e ?alemãs?a partir de uma Congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Canguçu/RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A educação da mulher nos jornais partidários de Porto Alegre no final da Monarquia brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A educação da mulher no final do século XIX e início do século XX em Porto Alegre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A educação da mulher nos jornais partidários de Porto Alegre no final da Monarquia brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. O ideário feminino nos escritos de Ana Aurora do Amaral Lisboa no jornal A Reforma. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A Escola Normal (Porto Alegre) no jornal A Reforma: um ensaio de análise (1869-1889). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A Escola Normal (Porto Alegre) no jornal A Reforma: um ensaio de análise (1869-1889). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. O relatório de Florinda Tubino Sampaio entre 1940-1943: a imagem de uma escola modelo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. O relatório de Florinda Tubino Sampaio entre 1940-1943: a imagem de uma escola modelo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A IMAGEM DE UMA ESCOLA MODELO: O RELATÓRIO DE FLORINDA TUBINO SAMPAIO (1940-1943). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Manuel do Rego: a construção de identidades quilombolas a partir de uma congreção da Igreja Luterana do Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. "Manuel do Rego" de Congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil à Associação de Quilombolas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. "Negro é negro": a construção de identidades quilombolas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Etnia e memória na construção de identidades.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Manuel do Rego de Congregação da Igreja Luterana do Brasil à Associação de Quilombolas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. "A Congregação Luterana Manuel do Rego: um estudo sobre identidade étnica". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; FRAGA, Andréa ; MEDEIROS, Claúdia . África: fascínio e diversidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. "A memória na construção de identidades étnicas: uma análise sobre as relações entre 'alemães' e 'brasileiros', em Canguçu". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Quem é que vai me proibir de falar minha língua materna?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. "Os sonhos de um jovem engenheiro alemão": representações sobre conflitos étnicos na literatura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MUSSI, V.P.L. ; QUEIROZ, V. D. S. ; GONÇALVES, Dilza Pôrto . Revalidação de Diploma de Nuno José Lamela Costa Dias Alves. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; ZARBATO, J.A. ; SILVA, S. S. O. . Fontes Históricas, Cultura Escolar e História da Educação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; PATTO, P. ; BRITTO, C. ; SANTOS, B. A. . Formação continuada de professores do Ensino Médio no âmbito da Educação Integral em Mato Grosso do Sul. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Programa Cantos do Sul da Terra. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Camarote TV COM. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Identidade Negra. 2012; Tema: História do Rio Grande do Sul. (Site).

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. As imigrações no século XIX. 2012; Tema: História do Rio Grande do Sul. (Site).

3.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul. 2012; Tema: História do Rio Grande do Sul. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA JUNIOR, R. J. ; GONÇALVES, Dilza Pôrto . Fatos & versões. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Curso de Extensão/Aperfeiçoamento Docência na Escola de Tempo Integral. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; MESQUITA, G. ; RIGHI, G. . 10X Lessa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; MESQUITA, G. ; RIGHI, G. . 10X Lessa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
CERQUEIRA, F. V.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; RIBEIRO, D. L.; KLEIN, A. I.. Participação em banca de Juliana Sabrine Braga Ulguim. Um estudo sobre o Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa em Canguçu (RS): Museu de quem? Museu para quem?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, A.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; MONDINI, C.E.C.. Participação em banca de Jackelaine Maestro Rosa Santoro. A importância de uma equipe multidisciplinar, no acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, na Escola Estadual 31 de março. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
BRANDAO, C. M. M.; REYES, M. L. V.; GONÇALVES, Dilza Pôrto. Participação em banca de Jaison Couto de Souza. Práticas docentes na contemporaneidade: uma reflexão com professores de Artes sobre Meio Ambiente, Multiculturalismo e Cultura Visual. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUEIROZ, V. D. S.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; SILVA, Joelci Mora. Participação em banca de Gabriel Augusto de Figueiredo.O ativismo político das mídias digitais no Brasil do século XXI: por uma democracia comunicativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História (0347)) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
SILVA, S. S. O.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; QUEIROZ, V. D. S.. Participação em banca de Janaina Carla Batista da Silva.Um estudo em Sociologia da Infância na obra de Manoel de Barros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
QUEIROZ, V. D. S.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; SILVA, S. S. O.. Participação em banca de Vanessa Maria de Jesus e Silva.Educação domiciliar/homeschooling, o ensino pela família: analisando a educação domiciliar e sua introdução em nosso país. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
QUEIROZ, V. D. S.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; SILVA, S. S. O.. Participação em banca de Célio Roberto da Silva Arruda.O programa PROERD como ferramenta educacional: uma análise da experiência na Escola Padre Nunes do ano de 2009 a 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
MARIN, Jérri Roberto; SQUINELO, Ana Paula; GONÇALVES, Dilza Pôrto. Participação em banca de Everson da Silva Bataioli.A construção de um baluarte: o Forte Nossa Senhora dos Prazeres do Iguatemi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
Fernandez, Jorge Christian; GONÇALVES, Dilza Pôrto; MENDEZ, A. M.; Prado, Carlos Batista. Participação em banca de Talita Sobrinho da Silva.Libertárias, una película contra el olvido: apontamentos sobre anarquismo, revolução e feminismo libertário na Espanha dos anos 30 e seu resgate nas telas do cinema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
ARAUJO, C. B. Z. M.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; Fernandez, Jorge Christian. Participação em banca de Paulo Henrique Almeida dos Santos.O ensino de História na Base Nacional Comum Curricular e as influências do pensamento neoliberal (1990-2017). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
QUEIROZ, V. D. S.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; SILVA, S. S. O.. Participação em banca de Regiane Alves de Oliveira.Ações e perspectivas do Laboratório de Educação Especial da UFMS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
Fernandez, Jorge Christian; GONÇALVES, Dilza Pôrto; QUEIROZ, V. D. S.. Participação em banca de Raphael Sanzio Martins de Aquino.A construção identitária através do discurso de musicalidade de Mato Grosso do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
SILVA, S. S. O.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; QUEIROZ, V. D. S.. Participação em banca de Elaine Cristine Luz Santos de Moura.Educação Patrimonial como função social do Museu José Antônio Pereira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
MUSSI, V.P.L.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; QUEIROZ, V. D. S.. Participação em banca de Ana Cláudia Alves de Oliveira.Flor do Quilombo: a questão racial no livro paradidático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

12.
QUEIROZ, V. D. S.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; SILVA, S. S. O.. Participação em banca de Antônio César Pelegrine.O estágio como elemento de reflexão na futura prática docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

13.
Fernandez, Jorge Christian; GONÇALVES, Dilza Pôrto; Prado, Carlos Batista. Participação em banca de Brunno Coene de Souza.Democracia Corintiana: um movimento e suas influências em meio a Ditadura Militar e Diretas Já. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

14.
SILVA, F. M.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; RODRIGUES NETO, M.S.. Participação em banca de Daiane Stefane Lima Antunes.Amarelo Manga - uma análise das relações sociais entre os gêneros na obra de Cláudio de Assis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

15.
QUEIROZ, V. D. S.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; Prado, Carlos Batista. Participação em banca de Flavio Antonio Pinto.Patrimônio Cultural na percepção dos alunos do Terceiro Ano da Escola Estadual Padre João Greiner. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

16.
QUEIROZ, V. D. S.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; SILVA, Joelci Mora. Participação em banca de Fábio Amorim Oliveira.O computador no Ensino de História: desafios para o presente século XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

17.
Prado, Carlos Batista; SILVA, S. S. O.; GONÇALVES, Dilza Pôrto. Participação em banca de Marcos Alexandre de Souza Campos.Capoeira Angola: Educação, Cultura e Ancestralidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

18.
QUEIROZ, V. D. S.; Fernandez, Jorge Christian; GONÇALVES, Dilza Pôrto. Participação em banca de Einstein Eugênio Moura Pedrosa.Educação à distância (EAD):uma modalidade de ensino viável para a carreira militar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HECKO, L.; GONÇALVES, Dilza Pôrto; ATHAIDES, R.. Concurso para Ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe Professor Adjunto A, Grande Área Ciências Humanas/História/ História Moderna e Contemporânea. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro HEH - Grupo de Pesquisa Historiografia & Ensino de História.Coordenação da Sessão História Cultural, Ensino e Instituições Escolares. 2016. (Encontro).

2.
I Seminário de Integração da Coordenadoria de Formação de Professores fe. 2016. (Seminário).

3.
XV Congresso de História da Educação do Ceará- História da Ideias Pedagógicas e das Ciências: uma circulação de longa duração por continentes e oceanos. 2016. (Congresso).

4.
XV Congresso de História da Educação do Ceará- História da Ideias Pedagógicas e das Ciências: uma circulação de longa duração por continentes e oceanos. A FORMAÇÃO DE ?PROFESSORAS? NA ESCOLA NORMAL DE PORTO ALEGRE (1869-1889). 2016. (Congresso).

5.
II Seminário de Educação Integral. 2015. (Seminário).

6.
IV Congresso Internacional de História Cultura, Sociedade e Poder. 2014. (Congresso).

7.
IV Congresso Internacional de História Cultura, Sociedade e Poder. Os discursos político-partidários na construção da "imagem" de "Escola Modelo" para Escola Normal de Porto Alegre/RS. 2014. (Congresso).

8.
13º Fórum Estadual de Museus do RS - Políticas Museais: a memória, os avanços e a contemporaneidade. 2013. (Outra).

9.
COMO TRABALHAR A DIVERSIDADE SEXUAL E VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS ESCOLAS. 2013. (Outra).

10.
SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO "A APRENDIZAGEM COMO DESAFIO CONSTANTE". 2013. (Seminário).

11.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).

12.
XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social. 2013. (Simpósio).

13.
18º Encontro da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação. 2012. (Encontro).

14.
Conexões ibram. 2012. (Encontro).

15.
São Miguel das Missões: arte e cultura dos sete povos. 2012. (Outra).

16.
Semana Missioneira no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.. 2012. (Outra).

17.
Um plano articulado para cultura e educação.Propostas para articular Educação e Cultura. 2012. (Outra).

18.
XI Encontro Estadual de História História - Memória e Patrimônio. 2012. (Encontro).

19.
XII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras. 2012. (Seminário).

20.
17º Encontro da ASPHE. 2011. (Encontro).

21.
A História e os museus: desafios da educação na contemporaneidade. 2011. (Outra).

22.
VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para este oficio?. 2011. (Congresso).

23.
16º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2010. (Encontro).

24.
SEMANA PEDAGÓGICA DO CURSO NORMAL DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES GENERAL FLORES DA CUNHA. 2010. (Encontro).

25.
XVI JORNADA DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO E IX SEMINÁRIO DE ESTUDOS HISTÓRICOS: POLITICAS PÚBLICAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. 2010. (Outra).

26.
III SIMPÓSIO DE PESQUISAS HISTÓRICAS DOS GRUPOS DE PESQUISAS DO PPGH DA PUCRS. 2009. (Simpósio).

27.
XXV SIMPÓSIDO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2009. (Simpósio).

28.
IX Encontro Estadual de História - Vestigios do Passado:a história e suas fontes. 2008. (Encontro).

29.
IX Encontro Nacional de História Oral- Testemunhos e Conhecimento. 2008. (Encontro).

30.
3ª EDIÇÃO PRÁTICA DE JUSTIÇA E DIVERSIDADE CULTURAL. 2007. (Outra).

31.
II Seminário de História do Rio Grande do Sul.Etnia e memória na formação de identidades contrastivas. 2007. (Seminário).

32.
II Simpósio de Pesquisas Históricas dos Grupos de Pesquisas do PPGH da PUCRS.Etnia e memória na construção de identidades contrastivas. 2007. (Simpósio).

33.
V jornada de Estudos Afro-brasileiros - Trabalho e Educação. 2007. (Outra).

34.
XXIV Simpósio Nacional de Históri - : História e Multidisciplinaridade:territórios e deslocamentos. 2007. (Simpósio).

35.
Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas. 2006. (Seminário).

36.
Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas."Os sonhos de um jovem engenheiro alemão": representações sobre conflitos étnicos. 2006. (Seminário).

37.
VI Congresso Internacional de Estudos Ibero-americanos. 2006. (Congresso).

38.
VI Congresso Internacional de Estudos Ibero-americanos. Quem é que vai me proibir de falar a minha língua materna?" Representações sobre a Campanha de Nacionalização, em Canguçu. 2006. (Congresso).

39.
História Oral: Experiências e Expectativas. 2005. (Encontro).

40.
III Seminario de História e Geografia de Pelotas. 2005. (Seminário).

41.
Oficina Pedagógica de Capacitação - Projeto Previdência Cidadã. 2005. (Oficina).

42.
O Jesus Histórico- Resultados das pesquisas históricas atuais sobre as origens do Cristianismo. 2005. (Seminário).

43.
Workshop de Capacitação de Professores - Programa de Educação Previdenciária. 2005. (Outra).

44.
Seminário Internacional: Leituras e Interpretações da Imigração na América Latina. 2004. (Seminário).

45.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL: LEITURAS E INTERPRETAÇÕES DA IMIGRAÇÃO NA AMÉRICA LATINA.Conflitos énticos entre "alemães" e "brasileiros" em Canguçu. 2004. (Seminário).

46.
VII Encontro Estadual de História - ANPUH/RS. 2004. (Encontro).

47.
VII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - ANPUH/RS. HISTÓRIA, MEMÓRIA E TESTEMUNHO.Conflitos étnicos entre "alemães" e "brasileiros" em Canguçu. 2004. (Encontro).

48.
3º ENCONTRO ESTADUAL SOBRE O PODER ESCOLAR. 2003. (Seminário).

49.
5º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS. 2003. (Congresso).

50.
Educação em tempo de rede. 2003. (Seminário).

51.
2º ENCONTRO ESTADUAL SOBRE O PODER ESCOLAR. 2002. (Seminário).

52.
DIAS DE FORMAÇÃO PARA CORPO DOCENTE. 2001. (Encontro).

53.
I ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR. 2001. (Encontro).

54.
COLÓQUIO 2000 PALAVRAS: O FUTURO DAS LETRAS E DO MINICURSO LITERATURA E HISTÓRIA. 2000. (Outra).

55.
HOMEM DO SÉCULO XXI: GLOBALIZAÇÃO, CONSCIÊNCIA ÉTICA E REFLEXÃO.. 2000. (Seminário).

56.
I COLÓQUIO SOBRE HISTÓRIA. 2000. (Outra).

57.
I JORNADA DE ESTUDOS HISTÓRICOS DA ANTIGUIDADE, DA IDADE MÉDIA E DO RIO GRANDE DO SUL. 1999. (Outra).

58.
OFICINA DE LINGUA PORTUGUESA. 1999. (Oficina).

59.
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO COOPERATIVA PARA A ESCOLA DE 1º GRAU - A UNIÃO FAZ A VIDA. 1998. (Seminário).

60.
PROJETO DE ENSINO PREPARATÓRIO PARA EXEME SUPLETIVO DE PRIMEIRO GRAU DA SEC/RS.PROJETO DE ENSINO PREPARATÓRIO. 1997. (Outra).

61.
CURSO DE INTRODUÇÃO A ARQUEOLOGIA. 1996. (Outra).

62.
III SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA. 1996. (Outra).

63.
ATIVIDADE CONTRA REVOLUÇÕES NA AMÉRICA LATINA. 1995. (Seminário).

64.
JORNADA ANTROPOLÓGICAS IMAGENS ETNOGRÁFICAS. 1995. (Outra).

65.
CURSO DE HISTÓRIA DO RS. 1993. (Outra).

66.
CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE AUXILIAR DE CONTABILIDADE INFOMATIZXADA I. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fernandez, Jorge Christian ; GONÇALVES, Dilza Pôrto . II Ciclo de Palestras Ditaduras de Segurança Nacional:1964, Cinquenta Anos e VIII Semana de História: Educação e Ditadura. 2014. (Outro).

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Seminário Internacional de História do Rio Grande do Sul. 2013. (Congresso).

3.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. MEMÓRIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO. 2013. (Outro).

4.
MESQUITA, G. ; GONÇALVES, Dilza Pôrto ; RIGHI, G. . 10X Lessa. 2012. (Exposição).

5.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. 18º Encontro da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação - ASPHE: Jean-Jacques Rousseau (1712-2012). 2012. (Outro).

6.
MESQUITA, G. ; GONÇALVES, Dilza Pôrto ; RIGHI, G. . 10X Lessa. 2012. (Outro).

7.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. CULTURA INDÍGENA (Relações Sociais, Espaço, Cultura/Religião, Tempo, Identidade, Poder/Dominação, Ética e Trabalho. 2010. (Outro).

8.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; FRAGA, Andréa ; MEDEIROS, Claúdia . África: fascínio e diversidade - IV Semana da Consciência Negra. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Joelma Ramos Machado de Lima. Uma reflexão sobre o impacto do Programa Bolsa Família na vida da família assentada na perspectiva da Assistência Social. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ariadne Mansano Netto Severo. A alfabetização é o despertar para o mundo:trajetória da professora Nadir Klaesener como alfabetizadora em São Gabriel do Oeste/MS (1989 à 2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

2.
Dayane Priscilla Campos da Silva Marques. A Representação da mulher no livro didático "Tempos de História". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

3.
Taynara Monteiro de Oliveira. EDUCAÇÃO NÃO ESCOLARIZADA DE ORIZONTINA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

4.
Tamaris Huerta Garcia. Miguel de Servet sob perspectiva: leitura e histórico cultural do romance "O Unitário", de Pedro Puech. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

5.
Matheus Ostemberg Benites da Silva. Representação e imaginário da 2ª Guerra Mundial em Capitão América nº1. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

6.
Bruno Admiral Santos. Escola da Autoria: problemas antigos com cara nova. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

7.
Rafael José da Silva Neto. ?RUMO AO VIZINHO MAR DESCONHECIDO ESTADO DE MATO GROSSO?: TRAJETÓRIA DE FREI OTÁVIO SIMIONATO DE 1923 A 1980. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

8.
Liviah Toledo Pereira. A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA A CERCA DA DOCÊNCIA EM CAMPO GRANDE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

9.
Cristiele Aparecida da Silva Franco. BANDITISMO SOCIAL NO SUL DE MATO GROSSO: O CASO DE SILVINO JACQUES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

10.
Larissa Monteiro de Souza Gomes. Apontamentos sobre Ensino de História em uma Escola Pública de Campo Grande-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

11.
Carla Forte Corrêa. Criação da Casa do Artesão em Campo Grande - MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

12.
Roseli Rosa Soares. A representação da mulher na obra de José de Alencar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

13.
Yasmin Falcão. Símbolos e ritos de uma Umbanda em Campo Grande/MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

14.
Bruna Hanime Brito Soares. Testemunhas de Jeová: uma narrativa histórica e análise de suas práticas e representações.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

15.
Rider Luiz Vieira Gomes. A Igreja Assembleia de Deus e o Manual de Evangelismo na Década da Colheita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

16.
Gabriella Assumpção da Silva Santos Lopes. A construção de uma identidade e a representação da mulher em "Heroínas Bahianas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.

17.
Yara Karolina Santana de Mattos Messias. História da Educação dos Surdos na Escola CEADA e suas representações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Dilza Pôrto Gonçalves.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto2009 GONÇALVES, Dilza Pôrto. ?MUITAS LÁGRIMAS CUSTARAM ESSES PÃES?: ETNIA E MEMÓRIA NA FORMAÇÃO CONTRASTIVA DAS IDENTIDADES. CADERNOS DO LEPAARQ (UFPEL), v. VI, p. 11-32, 2009.

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto2013 GONÇALVES, Dilza Pôrto; CARRA, P. R. . FEUPA: uma revista produzida pela federação dos estudantes universitários de Porto Alegre (RS, 1945/46). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 17, p. 221-250, 2013.


Livros e capítulos
1.
URT, S. C. ; GONÇALVES, Dilza Pôrto ; SANTOS, B. A. . Políticas educacionais e formação: produção, projetos e ações em Educação. 1. ed. Campo Grande: Editora Oeste, 2017. v. 200. 240p .

2.
REINHEMER, D. ; NEUMANN, R. M. ; GONÇALVES, Dilza Pôrto . Patrimônio histórico nas comunidades teuto-brasileiras: história, memória e preservação. 1. ed. São Leopoldo/RS: Oikos, 2014. 542p .


Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A IMAGEM DE UMA ESCOLA MODELO: O RELATÓRIO DE FLORINDA TUBINO SAMPAIO (1940-1943). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A educação da mulher nos jornais partidários de Porto Alegre no final da Monarquia brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A educação da mulher no final do século XIX e início do século XX em Porto Alegre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A educação da mulher nos jornais partidários de Porto Alegre no final da Monarquia brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. O ideário e a educação da mulher nos jornais 'A Reforma' (1901-1912) e 'A Federação' (1901-1915). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. A lei 11.645 no Ensino de História da Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; SILVA, Talita Sobrinho . As mulheres na Revolução Russa, apontamentos sobre as ações desempenhadas pelo Movimento de Mulheres entre 1905-1920. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Análise da conjuntura política atual: perspectivas da História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Curso de Extensão/Aperfeiçoamento Docência na Escola de Tempo Integral. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; MESQUITA, G. ; RIGHI, G. . 10X Lessa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; ZARBATO, J.A. ; SILVA, S. S. O. . Fontes Históricas, Cultura Escolar e História da Educação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. Programa Cantos do Sul da Terra. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GONÇALVES, Dilza Pôrto; PATTO, P. ; BRITTO, C. ; SANTOS, B. A. . Formação continuada de professores do Ensino Médio no âmbito da Educação Integral em Mato Grosso do Sul. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
GONÇALVES, Dilza Pôrto. As imigrações no século XIX. 2012; Tema: História do Rio Grande do Sul. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 22:58:29