Paulo Alexandre Gaiotto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6164676440510394
  • Última atualização do currículo em 09/04/2018


É graduado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, tem proficiência em Língua Espanhola pela mesma instituição e faz complementação em Letras Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. É especialista em Didática do Ensino Superior pela Faculdade do Centro do Paraná - UCP, mestre em Letras pela UEM e doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atuou como professor efetivo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio de Instituições Particulares e Públicas (SEED-PR); por vezes, lecionou Língua Espanhola. Trabalhou na Universidade Estadual de Maringá como professor colaborador na área de Língua Portuguesa. Foi professor e coordenador do curso de Letras da Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná - UCP e da Faculdade Global de Umuarama - FGU. Nesta, atuou também como diretor geral da instituição. Realiza pesquisas em Estudos da Linguagem e possui experiência em Língua Portuguesa, Texto e Discurso. É professor do IFPR - Instituto Federal do Paraná. Desempenhou a função de Diretor de Ensino no Campus Umuarama entre outubro de 2015 e janeiro de 2017. Ministra aulas tanto no Ensino Técnico Integrado quanto no Ensino Superior. Nos Cursos Superiores, ministrou Língua Portuguesa em Licenciatura em Física - Campus Telêmaco Borba. No Campus Umuarama, ministra as disciplinas Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa em Educação e Ciências para o Curso Superior em Licenciatura em Ciências Biológicas. Ainda nesse Campus, ministra a disciplina de Língua Portuguesa aos cursos técnicos da instituição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Alexandre Gaiotto
Nome em citações bibliográficas
GAIOTTO, Paulo Alexandre

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, IFPR - Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama.
Rodovia PR-323 - de 5701/5702 ao fim
Parque Industrial
87507014 - Umuarama, PR - Brasil
Telefone: (44) 33616200
URL da Homepage: http://umuarama.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS PARA VESTIBULAR: UM OLHAR ARGUMENTATIVO, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Dra. Esther Gomes de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2006
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A Formulação do Editorial da Gazeta do Povo: o discurso relatado na construção da opinião,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Prof Dr. Edson Carlos Romualdo.
Palavras-chave: Linguagem Jornalística; Editorial; Discurso relatado; Gazeta do Povo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
2009 - 2009
Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Faculdades do Centro do Paraná, UCP/ASSESPI, Brasil.
Título: Polifonia e Dialogismo em Gêneros Opinativos: uma reflexão sobre a linguagem publicitária.
Orientador: Dr. Paulo Guilhermetti.
2013
Graduação em andamento em Letras - Espanhol.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
1999 - 2002
Graduação em Letras Hab Única.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: André Thevet: entre as singularidades da França Antártica e o Renascimento.
Orientador: Dr Milton Hermes Rodrigues.




Formação Complementar


2007 - 2007
Fundamentos Pedagógicos para Educação Profissional. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
1) No Campus Umuarama: atua no Curso Superior Licenciatura em Ciências Biológicas, ministrando as disciplinas Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa e a disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação e Ciências. Nos cursos Técnicos, ministra Língua Portuguesa para os cursos Técnicos em Edificações, Técnico em Química, Técnico em Informática e Técnico em Desenho de Construção Civil. 2) No Campus Telêmaco Borba: atuou no Curso Superior Licenciatura em Física. Disciplina: Prática de Leitura e Escrita em Língua Portuguesa. Nos Cursos Técnicos de Informática, Mecânica e Automação Industrial, ministrou a disciplina Língua Portuguesa.

Atividades

01/2015 - 01/2017
Direção e administração, IFPR - Instituto Federal do Paraná, .

Cargo ou função
Coordenação e/ou Direção de Ensino.

Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Faculdade Global de Umuarama, FGU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Geral da Instituição, Carga horária: 40
Outras informações
Em 12/2012 pedi demissão das aulas e da coordenação do curso de Letras para me dedicar apenas à Direção da Faculdade Global de Umuarama. Após 03/2013, solicitei demissão integral do vínculo administrativo.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Na condição de professor, lecionei até 12 de 2012. A data de 03/2013 foi a última data do vínculo empregatício, na função de Diretor.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Letras, Carga horária: 12
Outras informações
Atue como coordenador até 12/2012. A data de 03/2013 refere-se a última data do vínculo empregatício, na função de Diretor.


Faculdades do Centro do Paraná, UCP/ASSESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Materna - Seminários Interdisciplinares de Gestão Educacional - Comunicação Oral e Escrita em Português - Língua Portuguesa VI - Redação Técnica -

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Prática de Ensino em Língua e Literatura Portuguesa - Estágio Supervisionado I e II - Metodologia de Pesquisa Científica - Linguística I - Leitura e Produção de Texto I - Língua Portuguesa III - Oficina de Recursos Didáticos _

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Orientação de Monografia de Pós-Graduação, conforme descrita no tópico ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO CONCLUÍDA

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Prática de Ensino em Língua e Literatura Portuguesa - Pesquisa em Ling Aplicada ao Ens. de Língua materna - Metodologia da pesquisa científica - Língua Portuguesa III - Língua Portuguesa I - Linguística I -

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Língua Portuguesa II - Língua Portuguesa IV - Língua Portuguesa VI -

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Teoria Literária II - Língua Portuguesa IV - Língua Portguesa VI -

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
PÓS-GRADUAÇÃO Módulo de Variação Lingüística e ensino. Ministrado na pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa e Língua Inglesa".

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
PÓS-GRADUAÇÃO Módulo de Metodologia do ensino superior. Ministrado na pós-graduação lato sensu em Direito Civil e Processo Civil

Atividades

2/2008 - 07/2011
Direção e administração, Assespi - UCP, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2008 - 07/2011
Ensino, Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Estágio Supervisionado em Letras
Orientação de TCC
Prática de Ensino em Língua Portuguesa
Semântica Argumentativa
Linguística Textual
Língua Portuguesa
2/2008 - 06/2008
Ensino, Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Materna
2/2008 - 06/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Oral e Escrita em Português
2/2008 - 06/2008
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Técnica

Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Especialização em Gestão Escolar a Distância


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 24
Outras informações
Pedagogia: disc. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - Ciências Contábeis disc. Língua Portuguesa - Moda disc. Língua Portuguesa - Design disc. Comunicação e Informação Aplicadas ao Design

Atividades

11/2006 - 12/2007
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Aperfeiçoamento em produção textual: estratégias para desenvolvimento do discurso dissertativo de caráter científico.
6/2005 - 6/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - ensino fundamental
6/2005 - 6/2007
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
6/2005 - 6/2007
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Informação Aplicadas ao Design
6/2005 - 6/2007
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa e Produção Textual Língua Espanhola - Ensino Médio

Atividades

2/2005 - 6/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
2/2005 - 6/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Centro Educacional Cianorte, CEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa e Produção Textual - Ensino Fundamental e Médio

Atividades

2/2006 - 2/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa ( Leitura, Gramática e Produção Textual)
2/2006 - 2/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - Gramática

Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz, RAINHADAPAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa e Produção Textual - Ensino Fundamental e Médio

Atividades

2/2000 - 7/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

Centro de Integração de Estudantes, CINE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
O Cine - Centro de Integração de Estudantes tem parceria com a Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná - UCP, instituição certificadora de seus cursos de pós-graduação.

Atividades

10/2009 - 07/2010
Ensino, Educação Especial com Ênfase em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Práticas de Produção de Textos
Metodologia para Estudos Científicos

Colégio João Paulo II - Ensino Fundamental e Médio, JP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
Outras informações
Língua Portuguesa e Produção Textual - Ensino Médio Língua Espanhola - Ensino Médio



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Argumentação em Campanhas Publicitárias para Vestibular
Descrição: O objetivo é estudar os mecanismos argumentativos que diferenciam as campanhas publicitárias para vestibular, das Instituições públicas e das Instituições particulares, com base nos estudos da Semântica Argumentativa e da Linguística Textual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2010 - 2011
Periódico: TRIVIUM - REVISTA ELETRÔNICA MULTIDISCIPLINAR


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos Lingüísticos/Especialidade: Estudo do Texto e do Discurso.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Lingüística.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Met Ens 1ª a 4ª Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre2011 GAIOTTO, Paulo Alexandre. Progressão textual e argumentação em trabalhos acadêmicos: a importância do discurso do outro em questão. REVISTA TRIVIUM, v. 2, p. 13-21, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. Interpretação de Textos Sociais a partir do Viés Pragmático. Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da Unipar, Umuarama, , v. 12, p. 129 - 132, 15 dez. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre; Inácio . Leitura e semiótica: reflexões sobre a construção do símbolo Lula. In: 3º Encontro de Inciação Científica & 1ª Mostra de Pós-Graduação do Centro do Paraná, 2009, Pitanga. 3º Encontro de Inciação Científica & 1ª Mostra de Pós-Graduação do Centro do Paraná. Pitanga: UCP, 2009. p. 1-8.

2.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. A presença da interação verbal no texto jornalístico. In: V Jornada de Letras da Unipar de Cianorte, 2005, Cianorte. Anais da V Jornada de Letras da Unipar de Cianorte. Cianorte-PR: Gráfica Igapó, 2005. v. 1. p. 63-71.

3.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. AS CRÔNICAS DE ANDRÉ THEVET SOBRE O BRASIL A LUZ DA OBRA SINGULARIDADES DA FRANÇA ANTÁTICA. In: SEMANA DE LETRAS - OUTRAS PALAVRAS, 2003, MARINGÁ-PR. OUTRAS PALAVRAS, 2003.

4.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. UM FRANCÊS NO BRASIL NO SÉCULO XVI. In: CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2002, Curitiba-PR. Políticas de Linguagem para o Brasil. Curitiba-PR: Mídia Curitibana, 2002. v. 1. p. 1-4.

5.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. O AMOR E A MULHER NO LIRISMO DE CAMÕES. In: XIII SEMANA DE LETRAS - OUTRAS PALAVRAS, 2002, MARINGÁ-PR. OUTRAS PALAVRAS. Maringá-PR: Eduem, 2002. v. 1. p. 498-505.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. O Editorial da Gazeta do Povo: o discurso relatado e suas funções na formulação da opinião.. In: IV SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras, 2006, Maringá-PR. Anais IV SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras. Maringá-PR: TAC - Multimídia, 2006. v. 1. p. 74-74.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre2004GAIOTTO, Paulo Alexandre. LEITOR CRÍTICO: UMA PERSPECTIVA ALÉM DA LINEARIDADE. Akrôpolis, Umuarama-PR, 2004.

2.
GAIOTTO, Paulo Alexandre2003GAIOTTO, Paulo Alexandre. A LITERATURA INFANTIL E SUA PERSPECTIVA HISTÓRICA. Anais da Semana de Letras de Paranavaí Unipar, Paranavaí-PR, 2003.

3.
GAIOTTO, Paulo Alexandre2002GAIOTTO, Paulo Alexandre. LÍNGUA PORTUGUESA, ROMANIZAÇÃO E CONTEXTO HISTÓRICO. Anais da Semana de Letras de Paranavai Unipar, Paranvaí-PR, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. Argumentação, linguagem publicitária e propagandas de vestibular. UNIVERSITAS - Revista Fanorpi de Divulgação Científica,, 2016.

2.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. A ARGUMENTAÇÃO NA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA: DOS ELEMENTOS DÊITICOS AOS MARCADORES DE PRESSUPOSIÇÃO EM ENUNCIADOS DE CAMPANHA PARA VESTIBULAR. Revista Trivium, 2010.

3.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. Subjetividade e polifonia na linguagem publicitária: recursos que veiculam opiniões. Revista Trivium, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. ARGUMENTAÇÃO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS PARA VESTIBULAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. Progressão textual e argumentação em trabalhos acadêmicos: a importância do discurso do outro em questão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. Subjetividade e polifonia na linguagem publicitária: recursos que veiculam opiniões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. Programa Frequência UCP. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. A construção heterogênea do texto na mídia jornalística impressa: os marcadores de pressuposição. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FORTES, R.A.; GAIOTTO, Paulo Alexandre; PONTES, L. S.. Participação em banca de Marilene Belo. O Coração denunciador em análise: considerações sobre a literatura fantástica e o gênero fantástico estranho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em ensino de Língua Inglesa) - Centro de excelência em estudos e profissões do Paraná.

2.
FORTES, R.A.; GAIOTTO, Paulo Alexandre; PONTES, L. S.. Participação em banca de Eroni Kloster. Aquisição da Língua Inglesa para alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Centro de excelência em estudos e profissões do Paraná.

3.
FORTES, R.A.; GAIOTTO, Paulo Alexandre; PONTES, L. S.. Participação em banca de Ivone Grasiele Schmitz Loch. O uso da linguagem para convencer. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Centro de excelência em estudos e profissões do Paraná.

4.
FORTES, R.A.; GAIOTTO, Paulo Alexandre; PONTES, L. S.. Participação em banca de Bruna Paulovski. O professor e o desafio de ensinar uma língua estrangeira para alunos inseridos em uma sociedade multimidiática. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Centro de excelência em estudos e profissões do Paraná.

5.
FORTES, R.A.; GAIOTTO, Paulo Alexandre; PONTES, L. S.. Participação em banca de Cleviane de Lima Loch. Propaganda em língua inglesa: uma proposta para aperfeiçoamento em leitura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Centro de excelência em estudos e profissões do Paraná.

6.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Cezar da Silveira Guazina. O gênero argumentativo em sala de aula: uma proposta de ensino a partir de oficinas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa) - Faculdades do Centro do Paraná.

7.
FORTES, R.A.; PONTES, L. S.; GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Rosely Vieira. A charge em Língua Inglesa como aquisição de leitura. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Centro de excelência em estudos e profissões do Paraná.

8.
FORTES, R.A.; PONTES, L. S.; GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Izabel Cristina Tomen Machado. A formação do professor de língua inglesa e as novas tecnologias. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Centro de excelência em estudos e profissões do Paraná.

9.
FORTES, R.A.; GAIOTTO, Paulo Alexandre; PONTES, L. S.. Participação em banca de Nilson Pereira de Jesus. Análise da metodologia atual do ensino de língua inglesa nas escolas públicas estaduais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Inglesa) - Centro de excelência em estudos e profissões do Paraná.

10.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Caroline Baladelli. A leitura do texto literário no ensino médio: da teoria à prática docente. 2010.

11.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Antonio Carlos Vieira Kulek. Cosiderações em torno do "erro" a partir de oficinas didáticas: uma proposta ao ensino médio sobre a classe gramatical substantivos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa) - Faculdades do Centro do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre; ROLIM, M. de O.; FORTES, R.A.. Participação em banca de Aline Vieira.A Oralidade em sala de aula: Uma discussão sobre os caminhos que levam à escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

2.
FORTES, R.A.; ROLIM, M. de O.; GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Viviane Luzzi.A intertextualidade macabra entre Álvares de Azevedo e Poe. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

3.
FORTES, R.A.; ROLIM, M. de O.; GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Lucineia Askel.O Porquê da Falta de interesse dos alunos em Língua Estrangeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

4.
FORTES, R.A.; ROLIM, M. de O.; GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Andréia Krauczuc.A figura do negro contemporâneo e a obra "O Mulato" de Aluísio de Azevedo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

5.
FORTES, R.A.; ROLIM, M. de O.; GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Janaina Jaremczuk.O auxílio dos recursos tecnológicos como forma de preendhimento das lacunas de aprendizado nas aulas de Língua Inglesa.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

6.
FORTES, R.A.; ROLIM, M. de O.; GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Marlene Rodrigues Miranda de Almeida.O feminino em Machado de Assis e a mulher contemporânea. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

7.
FORTES, R.A.; ROLIM, M. de O.; GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Solange Cavalini Witcel.A Loucura Iminente em Sôroco sua mãe e sua filha e o pensamento cristão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

8.
GAIOTTO, Paulo Alexandre; FORTES, R.A.; ROLIM, M. de O.. Participação em banca de Antônio Carlos V. Kulek..Considerações em torno do "erro": A língua portuguesa vai mal?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

9.
GAIOTTO, Paulo Alexandre; ROLIM, M. de O.; FORTES, R.A.. Participação em banca de Gisele Almeida Vieira.A relação entre professor e aluno na aprendizagem: uma proposta interacionista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

10.
GAIOTTO, Paulo Alexandre; ROLIM, M. de O.; FORTES, R.A.. Participação em banca de Salete A. Colaço Streicher.Linguagem não-verbal: um recurso auxiliar para a produção de textos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

11.
GAIOTTO, Paulo Alexandre; ROLIM, M. de O.; FORTES, R.A.. Participação em banca de Edinéia Peczek.Gêneros textuais no Ensino Médio: informação ou opinião no jornal impresso?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

12.
GAIOTTO, Paulo Alexandre; ROLIM, M. de O.; FORTES, R.A.. Participação em banca de Juraci Kaminski Gabriel.A importância da leitura no âmbito escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

13.
GAIOTTO, Paulo Alexandre; ROLIM, M. de O.; FORTES, R.A.. Participação em banca de Silvania Ferreira Strapasson..Questões sobre a leitura: a funcionalidade da compreensão e da interpretação em exercícios de leitura.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.

14.
FORTES, R.A.; ROLIM, M. de O.; GAIOTTO, Paulo Alexandre. Participação em banca de Luzia Askel.O professor de Língua Inglesa na Educação Infantil.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Semana Acadêmica e I Mostra de Iniciação Científica da FGU.Argumentação e Progressão Textual: uma proposta de uso do discurso do "outro" em trabalhos acadêmicos. 2011. (Oficina).

2.
3º Seminário das Coligadas UB. 2010. (Seminário).

3.
CICLO DE ESTUDOS EM LETRAS E FÍSICA DA UCP 2010: Interdisciplinaridade e novos rumos para educação.Produção Textual: a construção de argumentos em gêneros opinativos. 2010. (Oficina).

4.
Curso de Extensão - Aperfeiçoamento em Estudos da Linguagem.A argumentação nos gêneros da mídia impressa. 2010. (Oficina).

5.
3º Encontro de Iniciação Científica & 1ª Mostra de Pós-Graduação do Centro do Paraná.Leitura e Semiótica: reflexões sobre a construção do símbolo Lula. 2009. (Encontro).

6.
TEvEP.OPA - Oficina de Planejamento & Ação. 2009. (Oficina).

7.
XIIOBA.Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2009. (Outra).

8.
Gêneros Textuais: das práticas de linguagem aos objetos de ensino.. 2006. (Outra).

9.
IV SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras..Seminário de Pesquisa em Letras. 2006. (Seminário).

10.
VIII Semana de Educação de Cianorte.Progressão textual e argumentação em trabalhos acadêmicos: a importância do discurso do ?outro? em questão. 2006. (Encontro).

11.
O leitor competente e o convívio social; entre a leitura e a interpretação textual..Oficina - Semana do Contador. 2005. (Oficina).

12.
Seminário de Educação e II encontro de Prática de Ensino da UEM. 2005. (Seminário).

13.
V Jornada de Letras da Unipar de Cianorte.A presença da interação verbal no texto jornalístico. 2005. (Encontro).

14.
ENCONTRO SUL-MATO-GROSSENSE DE ESTUDANTES DE LETRAS.LEITURA COMPETENTE: PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS. 2004. (Oficina).

15.
Fenomenologia: Uma introdução. 2004. (Outra).

16.
Formas de Progressão Textual. 2004. (Outra).

17.
Leitura Literatura e a Formação do Leitor. 2004. (Outra).

18.
Seminário de Projetos de Pesquisa em Andamento do PLE. 2004. (Seminário).

19.
Lab. Pedagógico Direcionado ao Aperf. de Habilidades Discursiva. 2002. (Outra).

20.
III CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2001. (Outra).

21.
Leitura, escola e sociedade. 2001. (Oficina).

22.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS. 2001. (Seminário).

23.
SÉRIE DIÁLOGO 04. 2001. (Outra).

24.
VI SEMINÁRIO DE PESQUISA DE HISTÓRIA. 2000. (Outra).

25.
CICLO DE MINICURSOS: LITERATURA E ENSINO.EVENTO DE EXTENSÃO. 1999. (Outra).

26.
CULTURA E CIVILIZAÇÃO: ARTE E ARQUITETURA NO ESPAÇO FRANCÊS. 1999. (Outra).

27.
FUNDAMENTOS DA SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES PARA SUBSÍDIO À APRENDIZAGEM DO LATIM.MINICURSO. 1999. (Outra).

28.
XII SEMANA DE LETRAS. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. O Entre-lugar Latino-Americano: Ficção, Memória e História. 2015. (Congresso).

2.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. CICLO DE ESTUDOS EM LETRAS E FÍSICA DA UCP 2010. 2010. (Outro).

3.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. 3º Encontro de Iniciação Científica & 1ª Mostra de Pós-Graduação do Centro do Paraná. 2009. (Outro).

4.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. VII Semana de Letras - Linguagens: da tradição escrita à prática de ensino. 2009. (Outro).

5.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. VI Semana de Letras - Linguagens: práticas docentes e pesquisas na modernidade. 2008. (Outro).

6.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. 2º Encontro de Iniciação Científica do Centro do Paraná. 2008. (Outro).

7.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. VIII Semana de Educação de Cianorte. 2006. (Outro).

8.
GAIOTTO, Paulo Alexandre. Seminário de Educação e II Encontro de Prática de Ensino da UEM. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patricia de Fatima Valério. A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. (Orientador).

2.
Patrícia Grasiely Fulber. REFLEXÕES SOBRE PRODUÇÃO TEXTUAL: PENSANDO NO ENSINO DO GÊNERO ARGUMENTATIVO. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. (Orientador).

3.
Rosilda Djivenca. A METODOLOGIA ADOTADA NO ENSINO DE GRAMÁTICA E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. (Orientador).

4.
Andreia Aparecida de Lara. A PREPOSIÇÃO ?EM? NA LINGUAGEM DA REGIÃO CENTRAL DO PARANÁ: ENTRE A GRAMÁTICA NORMATIVA E ALGUMAS SITUAÇÕES DE USO. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cezar da Silveira Guazina. O gênero argumentativo em sala de aula: uma proposta de ensino a partir de oficinas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

2.
Antonio Carlos Vieira Kulek. Cosiderações em torno do "erro" a partir de oficinas didáticas: uma proposta ao ensino médio sobre a classe gramatical substantivos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

3.
Caroline Baladelli. A leitura do texto literário no ensino médio: da teoria à prática docente. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Vieira. A Oralidade em sala de aula: uma discussão sobre os caminhos que levam à escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

2.
Antônio Carlos V. Kulek.. Considerações em torno do "erro": A língua portuguesa vai mal?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

3.
Gisele Almeida Vieira. A relação entre professor e aluno na aprendizagem: uma proposta interacionista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

4.
Salete A. Colaço Streicher. Linguagem não-verbal: um recurso auxiliar para a produção de textos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

5.
Edinéia Peczek. Gêneros textuais no Ensino Médio: informação ou opinião no jornal impresso?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

6.
Juraci Kaminski Gabriel. A importância da leitura no âmbito escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

7.
Silvania Ferreira Strapasson.. Questões sobre a leitura: a funcionalidade da compreensão e da interpretação em exercícios de leitura.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

8.
Ana Paula da Silva. As oficinas de produção textual como sugestão para amenizar a indisciplina escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Faculdades do Centro do Paraná. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Paula MARQUES;Eliege Silva PEREIRA;Gisele GARCIA;Graciel. O livro didático em questão: da escolha ao trabalho em sala de aula. 2006. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Paulo Alexandre Gaiotto.



Outras informações relevantes


Aprovado em Concurso Público edital 11/2007 - FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE JACAREZINHO - ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA / LINGUÍSTICA  -  Artigos publicados em fontes não-especialiszadas:  Em Abril de 2008: " O profissional de Letras e a questão do professor mediador: uma proposta para atuação em sala de aula"  -  Em Maio de 2008: "O leitor competente e a obra Dom Casmurro" Aprovado em Teste Seletivo edital 15/2011 - Universidade Estadual do Centro-Oeste - Dep. Letras. Aprovado em Concurso Público da SEED-PR, e convocado em 02/2012. Foi servidor até 11/2013 e solicitou exoneração para assumir vaga em concurso do IFPR na área de Língua Portuguesa, dedicação exclusiva.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 11:26:47