Rodrigo Esteves Tafner

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6252490625767335
  • Última atualização do currículo em 21/06/2017


Possui graduação em Comunicação Social Com Hab Em Publicidade Propagan pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2001) e mestrado em Administração: Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2014). Atualmente é sócio/proprietário - Grid Marketing Propaganda e Comunicação Ltda, professor mba big data aplicado ao marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing, professor assistente i da Escola Superior de Propaganda e Marketing e coordenador de curso da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, tecnologia, internet, plano de negócios e sistemas de informação aplicados. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Esteves Tafner
Nome em citações bibliográficas
TAFNER, Rodrigo Esteves

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão.
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123
Vila Mariana
04018010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50856707
URL da Homepage: www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Administração: Gestão Internacional.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: MODELO CONTINGENCIALISTA COMO PREDITOR DO GRAU DE ADAPTAÇÃO MERCADOLÓGICA DE OFERTAS INTERNACIONAIS,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: George Bedinelli Rossi.
Palavras-chave: Gestão Internacional; Marketing Internacional; Adaptação Internacional de Produtos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
2003 interrompida
Mestrado interrompido em 2005 em Mestrado em Administração de Empresas.
Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.
Título: DETERMINAÇÃO DE TIPOLOGIA DE USUÁRIOS DE INTERNET REFERENTE AO SEU COMPORTAMENTO DE COMPRA EM AMBIENTE ON-LINE,Orientador: Dirceu da Silva.
Ano de interrupção: 2005
2004 - 2005
Especialização em MBA - Gestão de Marketing. (Carga Horária: 360h).
Escola superior de Administração, Marketing e Comunicação de Santos, ESAMC - SANTOS, Brasil.
Título: Plano Anual de Marketing - Academia Unique.
1998 - 2001
Graduação em Comunicação Social Com Hab Em Publicidade Propagan.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Projeto Graduação ESPM -Terra Networks.
Orientador: Izolda Cremonine.




Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor MBA Big Data aplicado ao Marketing, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 12

Atividades

02/2014 - Atual
Direção e administração, Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
8/2004 - 1/2006
Ensino, Comunicação Social Com Hab Em Publicidade Propagan, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing IV
Marketing I
Marketing II
8/2004 - 6/2005
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing II

Grid Marketing Propaganda e Comunicação Ltda, GRIDMKT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Societário, Enquadramento Funcional: Sócio/Proprietário, Carga horária: 0

Atividades

3/2005 - Atual
Direção e administração, Conselho Administrativo, São Paulo.

Cargo ou função
Sócio/Proprietário.

Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação, ESAMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/2006 - Atual
Ensino, Mba Executivo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Workshop de Empreendedorismo e Iniciativa
Workshop de Etiqueta Empresarial
Gestão de Marketing
2/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação, Santos.

Cargo ou função
Coordenador da CPA.
1/2006 - Atual
Direção e administração, Direção Acadêmica, Santos.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
8/2003 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing I
Marketing IV
Marketing II
PGE
8/2003 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing I
Marketing II
Marketing IV
Marketing III
8/2005 - 2/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação, Santos.

Cargo ou função
Integrante da Comissão.

Trevisan Escola de Negócios, TREVISAN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Arapuã Comercial S A, ARAPUÃ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Internet, Carga horária: 0

Atividades

6/2000 - 5/2001
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Marketing, Diretoria de Marketing.

Atividade realizada
Analista de Internet - Responsável pelo desenv. do site de comércio da empresa.


Projetos de pesquisa


2007 - 2007
REGISTRO DE DOMÍNIOS - Comparativo Mundial de Custos
Descrição: A Internet tem 251 Domínios de Topo de Código-país (a extensão ?.br? ou ?.ar?, etc), ou seja, 251 regiões tem o seu próprio código-país e apresentam suas regras, processos e custos próprios para registro de domínios. A intenção deste projeto foi verificar em cada uma dessas regiões os custos de registro e manutenção de um domínio, por um período de 2 anos, e procurar estabelecer um valor médio mundial, classificando as regiões de acordo com seus custos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rodrigo Esteves Tafner - Coordenador / Daphne Klein - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2006
ANÁLISE COMPARATIVA DE SITES DE EMPRESAS
Descrição: Pesquisa de observação com a utilização de amostra por conveniência para avaliar o grau de utilização das ferramentas de CRM por empresas de três segmentos diferentes, a saber: Telecomunicação, Eletrônicos e Bancos. Os websites das empresas escolhidas dentro de cada segmento foram visitados entre os dias 27 de julho e 03 de agosto de 2006, com o objetivo de medir o grau de interação e utilização das ferramentas de CRM das empresas dentro dos três estágios do Ciclo de Vida do Consumidor: Aquisição, Desenvolvimento e Retenção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Estratégica.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Excelência Acadêmica em TCC de Administração Categoria Empreendedorismo Digital, Escola Superior de Propaganda e Marketing - Bacharelado em Administração.
2014
Professor Homenageado, Turma de Formandos 2014_01 Curso de Publicidade e Propaganda ESPM/SP.
2012
Excelência Acadêmica em TCC Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing.
2005
Patrono das Turmas de 2005, Escola Sup. de Adm. Marketing e Comunicação de Santos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1TAFNER, Rodrigo Esteves2015 TAFNER, Rodrigo Esteves; ROSSI, G. B. ; SILVA, D. ; GERVASONI, V. C. . THE USE OF GRAVITATIONAL MODELS FOR INTERNATIONAL MARKETING STRATEGIES ADAPTATION. BUSINESS MANAGEMENT REVIEW (BMR), v. 4, p. 101-110, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAFNER, Rodrigo Esteves. TECHNOBUSINESS. Tecnologia da Informação: o mundo entra na era da computação cognitiva, São Paulo, p. 22 - 28, 01 set. 2014.

2.
TAFNER, Rodrigo Esteves. A Arte de Vender com Arte. Jornal EXPM, São Paulo, p. 5 - 5, 01 out. 2008.

3.
TAFNER, Rodrigo Esteves. S-Commerce. A revolução do Comércio Eletrônico já chegou. Prepare-se!. Revista da ESPM, São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAFNER, Rodrigo Esteves; GABRIEL, Marcelo Luiz Dias da Silva ; PAGNANI, Eolo M . A inclusão de dados climáticos no planejamento e suas influências nas decisões estratégicas de uma organização: um estudo de caso na cadeia de valores da indústria de calçados.. In: Simpósio Nacional de Gestão de Competências Organizacionais, 2004, São Paulo. Anais do IV SINCOMP, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
TAFNER, R. E.. A nova carreira de Sistemas de Informação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAFNER, Rodrigo Esteves; ROSSI, George Bedinelli ; STREHLAU, Vivian Iara . Predição do Grau de Adaptação de Estratégias Internacionais: um Enfoque Gravitacional com Múltiplos Produtos e Países. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TAFNER, Rodrigo Esteves. REGISTRO DE DOMÍNIOS - Comparativo Mundial de Custos 2007 (Projeto de Pesquisa ESAMC).

2.
TAFNER, Rodrigo Esteves. ANÁLISE COMPARATIVA DOS SITES DE EMPRESAS 2006 (Projeto de Pesquisa ESAMC).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
AdrApp. 2017.

2.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Aplicativo Android Brô. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
TAFNER, R. E.. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. 2017.

2.
TAFNER, R. E.; PUGA, S. G. . Programa de Graduação em Tecnologia. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAFNER, R. E.. A internet sabe tudo de você. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
TAFNER, R. E.. Verbete Draft: o que é Moonshot. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
TAFNER, R. E.. Lembra dele?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
TAFNER, R. E.. TV é coisa do passado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Avanço do streaming sinaliza fim da pirataria. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
TAFNER, Rodrigo Esteves. TODOS CONTRA A UBER. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Verbete Draft: Mídia Programática. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
TAFNER, R. E.. Aquisição do Yahoo pela AOL. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
TAFNER, R. E.. Consul Vence na estreia de ar condicionado. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
TAFNER, R. E.. Samsung leva Tops Performance e Tecnologia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
TAFNER, R. E.. Baixa qualidade da conexão à internet barra adesão à nuvem. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
TAFNER, R. E.. Versão de sites para celular pode aumentar número de vendas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Por que o Uber acelera tanto?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Empresas rastreiam clientes pelo celular ? e eles permitem. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

15.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Série ?Invasão de Privacidade? aborda exposição pela internet e rede social. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Globoplay leva programas da TV a celulares e tablets. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

17.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Tecnologia invisível. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

18.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Com a chegada da internet um simples comunicado pode ter milhões de leitores. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Mídias digitais revolucionam:Nos últimos anos, a internet mudou a forma como as pessoas se comunicam. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

20.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Quadro Pergunte ao Professor: Rodrigo Tafner, da ESPM, fala sobre Sistemas de Informação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

21.
TAFNER, R. E.; Walter Longo . A comunicação na era digital: inovação e desafios.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

22.
TAFNER, R. E.; Alexandre Gracioso . ESPM lança curso de graduação em Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Brô. 2015; Tema: Novas Mídias. (Rede social).

2.
MAIA, Roberta Scorcio ; TAFNER, Rodrigo Esteves . Website pessoal. 2008; Tema: Marketing e Marketing Digital. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
AZEVEDO, F. M. ; TAFNER, R. E. ; SELMINI, A. M. . Regulamento dos Trabalhos Interdisciplinares do Curso de Sistemas de Informação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Regulamento).

2.
TAFNER, R. E.; SELMINI, A. M. . Regulamento de Funcionamento do PowerLab. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Regulamento).

3.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Fundamentos de Marketing. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina em Ensino à Distância).

4.
TAFNER, R. E.; SELMINI, A. M. ; PUGA, S. G. . PPC Sistemas de Informação ESPM. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico do Curso).

5.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Academia de Professores - "Como elaborar boas provas?". 2008. .

6.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Academia de Professores - "Como elaborar boas provas?". 2008. .

7.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Academia de Professores - "Como elaborar boas provas?". 2008. .

8.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Academia de Professores - "Como elaborar boas provas?". 2008. .

9.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Marketing na Internet. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Marketing para não Profissionais de MArketing. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FALCÃO. M.C.; CRUZ JUNIOR, A.; TAFNER, Rodrigo Esteves. Participação em banca de Clayton Martins Vojevodovas. Trabalho de Conclusão de Curso do MBA Executivo em Gestão de Marketing. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Marketing) - Escola Superior de Administração, MArketing e Comunicação de Santos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
POLI, R.; TURRA, M.; TAFNER, Rodrigo Esteves. Participação em banca de Renata Laudisio Leonhardt Pinheiro Cardoso.PGE Scala Queijos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Hab Em Publicidade Propagan) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
ANDRADE, F.; SILVA, Denis. L.; TAFNER, Rodrigo Esteves. Participação em banca de Daniela Lee.PGE Always. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Hab Em Publicidade Propagan) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
TURRA, M.; TAFNER, Rodrigo Esteves. Participação em banca de Marcela Reimann.Espaço AMI: Análise de Viabilidade da Abertura de um Espaço de Lazer para a Melhor Idade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Nacional de Gestão de Competências Organizacionais.A inclusão de dados climáticos no planejamento e suas influências nas decisões estratégicas de uma organização: um estudo de caso na cadeia de valores da indústria de calçados. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAFNER, Rodrigo Esteves. DEV 2 - Developing Developers. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Beatriz Babuch. Agência I AM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

2.
Fernando Munhoz. PGE Bacardi Big Apple. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

3.
Felipe Gouveia de Souza. Cadastro Único na Internet: Análise da viabilidade do plano de negócio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

4.
Flávia Falssi Marchese. Cadastro Único na Internet: Análise da viabilidade do plano de negócio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

5.
Karen Kuer Torquato Landim. Cadastro Único na Internet: Análise da viabilidade do plano de negócio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

6.
Andrea Padilla Falcón. Bubbles. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

7.
Bruna Porto Rebane. Plano de Negócio - Restaurante Saudável de Açaí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

8.
Mariana Belluco Macedo. Plano de Negócio - Restaurante Saudável de Açaí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

9.
Murilo Zogbi Nogueira. Plano de Negócio - Restaurante Saudável de Açaí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

10.
Roberta Scorcio Maia. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Cine Roxy. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

11.
Cintia Franco de Miranda. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Cine Roxy. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

12.
Rafael Marques Faustino. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Cine Roxy. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

13.
Ricardo Pereira de Aguiar Filho. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Cine Roxy. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

14.
Alesxander Marques. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Wizard Idiomas. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

15.
Katherine Realle Nobrega Andrade. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Wizard Idiomas. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

16.
Ana Carolina Martins Ximenes. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Wizard Idiomas. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

17.
Raphael Tavares Farinazzo de Mello. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Wizard Idiomas. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

18.
Renata de Luna Cardoso. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Wizard Idiomas. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

19.
Christiane Elias Sales Lopes. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Cine Roxy. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.

20.
Rafael Zuniga França. Projeto de Graduação ESAMC: Plano de Marketing Cine Roxy. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação. Orientador: Rodrigo Esteves Tafner.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Aplicativo Android Brô. 2015.

2.
AdrApp. 2017.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAFNER, Rodrigo Esteves. TECHNOBUSINESS. Tecnologia da Informação: o mundo entra na era da computação cognitiva, São Paulo, p. 22 - 28, 01 set. 2014.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
TAFNER, R. E.; SELMINI, A. M. ; PUGA, S. G. . PPC Sistemas de Informação ESPM. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico do Curso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Quadro Pergunte ao Professor: Rodrigo Tafner, da ESPM, fala sobre Sistemas de Informação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Por que o Uber acelera tanto?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Empresas rastreiam clientes pelo celular ? e eles permitem. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Série ?Invasão de Privacidade? aborda exposição pela internet e rede social. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Globoplay leva programas da TV a celulares e tablets. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Tecnologia invisível. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Com a chegada da internet um simples comunicado pode ter milhões de leitores. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Mídias digitais revolucionam:Nos últimos anos, a internet mudou a forma como as pessoas se comunicam. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Avanço do streaming sinaliza fim da pirataria. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
TAFNER, Rodrigo Esteves. TODOS CONTRA A UBER. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
TAFNER, Rodrigo Esteves. Verbete Draft: Mídia Programática. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
TAFNER, R. E.. Aquisição do Yahoo pela AOL. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

13.
TAFNER, R. E.. Baixa qualidade da conexão à internet barra adesão à nuvem. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
TAFNER, R. E.. A internet sabe tudo de você. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

15.
TAFNER, R. E.; Walter Longo . A comunicação na era digital: inovação e desafios.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

16.
TAFNER, R. E.. Versão de sites para celular pode aumentar número de vendas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
TAFNER, R. E.. TV é coisa do passado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAFNER, Rodrigo Esteves. DEV 2 - Developing Developers. 2015. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MAIA, Roberta Scorcio ; TAFNER, Rodrigo Esteves . Website pessoal. 2008; Tema: Marketing e Marketing Digital. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 17:27:06