Laura Zamot Rabelo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8073723161368032
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Atualmente é psicóloga clínica em consultório particular e docente da PUC Minas (campus Poços de Caldas). Trabalhou como professora substituta na Universidade Federal de São Carlos (2016-2017), professora assistente na Universidade de Araraquara (2016-2017) e docente do curso de especialização em "Reabilitação Neuropsicológica: Tópicos básicos para o atendimento da criança e do idoso", ofertado pelo Departamento de Psicologia da UFSCar (2017). Psicóloga formada pela UFSCar (2008). Mestre e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia pela UFSCar na área de concentração "Comportamento e Cognição" (Bolsas CAPES/FAPESP). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Irlanda (Maynooth University), com bolsa CAPES (PDSE). Tem interesse pelos temas: Saúde Mental no Ensino Superior, Terapia Analítico-Comportamental, Psicoterapia Analítico-Funcional (FAP), Terapia por Aceitação e Compromisso (ACT), Análise Experimental do Comportamento, Behaviorismo Radical, Neurociências, Bases Biológicas do Comportamento, Avaliação Psicológica, Inteligência e Teoria das Molduras Relacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Zamot Rabelo
Nome em citações bibliográficas
RABELO, L. Z.;RABELO, LAURA Z.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas.
Rodovia Washington Luís, Km 235
Monjolinho
13565905 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33518108
Ramal: 8492
Fax: (16) 33518492
URL da Homepage: www.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em National University of Ireland Maynooth (Orientador: Bryan Thomas Roche).
Título: Uma análise comportamental da inteligência: possibilidades de intervenção e diálogos com a psicometria, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Julio César Coelho de Rose.
Coorientador: Bryan Thomas Roche.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Teoria das Molduras Relacionais; Inteligência; Intervenção; Psicometria; Modelo Cattell-Horn-Carroll; Treino Relacional.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A influência da preferência por brindes no auto-relato de desempenho em tarefa de leitura,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.
2004 - 2008
Graduação em psi/1994.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Fibromialgia e Estresse: Abordagem de suas Possíveis Relações..
Orientador: Maria de Jesus Dutra Reis.




Formação Complementar


2018 - 2018
Functional Analytic Psychotherapy (FAP): Deepening and Generalizing Your Cl. (Carga horária: 11h).
Association for Contextual Behavioral Science World Conference, ACBS, Canadá.
2016 - 2016
Tutoria: competências e habilidades do tutor on-line. (Carga horária: 40h).
Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
2009 - 2009
COGNIÇÃO ANIMAL E HUMANA NOS DOMÍNIOS DO NÚMERO E. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
O organismo em modificação: aspectos orgânicos da. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Comportamento humano, variação e seleção. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Habilidades Sociais e transtornos psicológicos: Im. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Políticas Públicas: Contribuições da Análise do Co. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Análise do Comportamento e Cultura. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
XI Curso de Formação de Terapeutas Comportamentais. (Carga horária: 360h).
Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento, ITCR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em II Escola de Férias em Neuropsicofarmacologia. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
III Curso Interdisciplinar de Formação em Dor. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Aprendendo sobre comportamento com filmes. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Introdução à Medicina Comportamental. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Comportamentalismo Radical. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Seminários introdutórios á Psicanálise. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Conexionismo e Análise do Comportamento. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Psicologia da Saúde: Avaliação Intervenção Criança. (Carga horária: 5h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2004 - 2004
Introdução à Psiconeuroimunologia. (Carga horária: 5h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2004 - 2004
Sonhos: Importância e Interpretação. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente da especialização em Reabilitação Neu
Outras informações
Docente do curso de Pós Graduação lato sensu em Reabilitação Neurológica: Tópicos básicos para o atendimento da criança e do idoso. Ministrou o módulo "Descrição dos perfis comportamentais, cognitivos e fisiopatológicos das deficiências e dos transtornos do desenvolvimento infantil"

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Aluna da graduação, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

05/2017 - 12/2017
Ensino, Reabilitação Neuropsicológica: Tópicos básicos para o atendimento da crianç, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Descrição dos perfis comportamentais, cognitivos e fisiopatológicos das deficiências e dos transtornos do desenvolvimento infantil
05/2006 - 10/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

03/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio Curricular: Organização de um serviço para orientação de idosos com dificuldades cognitivas. (Carga Horária: 180 hs).
03/2006 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

08/2006 - 08/2007
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio Extra-curricular: Acompanhamento terapêutico de um grupo de ansiedade e/ou depressão para mulheres com Fibromialgia..
03/2006 - 12/2006
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio Curricular: A Família Especial - Construindo uma Relação de Parcerias (Carga Horária: 120 hs).
03/2006 - 12/2006
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio Extra-curricular: A Família Especial - Construindo uma Relação de Parcerias (Carga Horária: 14 hs).
03/2006 - 07/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

08/2005 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

03/2005 - 12/2005
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio Curricular: A Escuta Psicanalítica: Entrevista, Atendimento Psicológico e Psicoterapia (Carga Horária: 120 hs).
03/2005 - 12/2005
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio Extra-curricular: A Escuta Psicanalítica: Entrevista, Atendimento Psicológico e Psicoterapia (Carga Horária: 9h).
08/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Atividade Curricular de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE): Sistematização de ações do "Núcleo de Atendimento Integrado" na implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente: um ponto de partida para articular necessidades e co.

Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 9

Atividades

02/2016 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral e Experimental I: Aprendizagem, sensação, percepção e linguagem
01/2016 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e Técnicas Psicoterápicas - II
02/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo, inovação e criatividade
02/2017 - 07/2017
Ensino, Estética e Cosmética, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Psicologia
01/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Exame Psicológico - II

Instituto de Educação Atheneu, ATHENEU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Clínica Qualidade de Vida, QUALIDADE DE VID, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Psicológa clínica, Carga horária: 4


National University of Ireland Maynooth, NUI, Irlanda.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Pós-graduanda visitante, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, ISCSCar, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Psicologia, Carga horária: 2


Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento, ITCR-Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 8


Clínica Habilittare, HABILITTARE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica, Carga horária: 20


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 15

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Ambiental
Psicologia Cognitiva
Psicologia da Juventude
Psicologia e Educação
Psicoterapia Breve
Terapias Comportamentais de Terceira Geração
08/2017 - Atual
Estágios , Faculdade de Psicologia da PUC Minas, .

Estágio realizado
ESTÁGIO EM PSICOLOGIA DA JUVENTUDE.


Linhas de pesquisa


1.
A influência pela preferência por brindes no autorrelato de desempenho em tarefas de leitura
2.
Uma análise comportamental da inteligência: possibilidades de intervenção e diálogos com a psicometria
3.
Fibromialgia e Estresse: Abordagem de suas possíveis relações - Monografia de Conclusão do Curso de Bacharelado em Psicologia / Iniciação Científica inscrita no Programa Unificado de Iniciação Científica (PUIC) da UFSCar
4.
Formação de classes equivalentes de estímulos e o ensino de leitura: proposta de ampliação do paradigma a partir de discriminações simples com reforçamento diferencial e específico para classe. IC FAPESP


Outros Projetos


2010 - 2010
Investigação de viés de gênero para brinquedos em crianças por meio do IRAP
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Psicologia: Ciência e Profissão (Online)
2014 - 2014
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento
2016 - 2016
Periódico: REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Teaching Knowledge Test (TKT) Module 2, University of Cambridge ESOL Examinations.
2013
Teaching Knowledge Test (TKT) Module 3, University of Cambridge - ESOL Examinations.
2012
Teaching Knowledge Test (TKT) Module 1, University of Cambridge - ESOL Examinations.
2011
Certificate of Proficiency in English, University of Cambridge - ESOL Examinations.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RABELO, L. Z.2015RABELO, L. Z.; ROSE, J. C. C. . É POSSÍVEL FAZER UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA INTELIGÊNCIA?. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 11, p. 80-92, 2015.

2.
1RABELO, LAURA Z.2014 RABELO, LAURA Z.; BORTOLOTI, RENATO ; SOUZA, DEBORA H. . Dolls are for Girls and Not for Boys: Evaluating the Appropriateness of the Implicit Relational Assessment Procedure for School-Age Children. The Psychological Record, v. 64, p. 71-77, 2014.

3.
2Reis, M. J. D.2011 Reis, M. J. D. ; RABELO, L. Z. . Fibromialgia e Estresse: Explorando Relações. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 18, p. 399-414, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSE, J. C. C. ; RABELO, L. Z. . Teoria das molduras relacionais e possíveis aplicações à educação. DI - Revista de Deficiência Intelectual, São Paulo, p. 10 - 15, 23 abr. 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RABELO, L. Z.; Roche, B. . Re-examining Intelligence and the CHC model from a functional perspective. In: VI Reunião Anual do IBNeC, 2015, Gramado. Anais da VI Reunião Anual do IBNeC, 2015. p. 211.

2.
RABELO, L. Z.; de Rose, J. C. C. . A influência da preferência por brindes no autorrelato em tarefas de leitura. In: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010. p. 181-181.

3.
RABELO, L. Z.; de Rose, J. C. C. . Avaliação de Preferência em Crianças com Desenvolvimento Típico. In: XIX Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010. p. 250-250.

4.
RABELO, L. Z.; CASTRO, J. ; DOMENICONI, C. . Discriminações simples e a formação de classes equivalentes de estímulos entre palavras impressas e figuras. In: XVIII Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. v. 1. p. 95-96.

5.
RABELO, L. Z.; CASTRO, J. ; Pamplin, R. ; FELIPPE, L. ; Rocca, J. ; DOMENICONI, C. ; POSTALLI, L. ; COSTA, A. . Propostas alternativas para o ensino de leitura: das palavras isoladas aos livros de histórias. In: XVII Encontro da ABPMC, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro da ABPMC, 2008. p. 440-442.

6.
RABELO, L. Z.; Ferreira, H. G. ; Reis, M. J. D. . QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES COM FIBROMIALGIA: UM ESTUDO DESCRITIVO.. In: I Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida na Área da Saúde, 2007, São Paulo. Anais do I Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida da Área da Saúde, 2007.

7.
RABELO, L. Z.; Santini, P. M. ; Matheus, C. V. ; Marucci, F.A. F. ; Reis, M. J. D. ; de Rose, J. C. C. . COMPORTAMENTO DE ESCOLHA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS COM IDADE MÉDIA DE 20 ANOS E ADULTAS COM IDADE MÉDIA DE 48 ANOS. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2006, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2006. v. 2. p. 674-674.

Apresentações de Trabalho
1.
RABELO, LAURA Z.. Um retrato do ensino superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RABELO, LAURA Z.. Psicometria e Análise do Comportamento: construindo uma ponte com o estudo da inteligência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RABELO, L. Z.; MIRANDA, R. L. ; GRUBITS, H. B. . Um retrato do ensino superior: incidência de ansiedade, depressão e estresse. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RABELO, L. Z.; Roche, B. . Re-examining Intelligence and the CHC model from a functional perspective. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RABELO, LAURA Z.; de Rose, J. C. C. ; FACCIOLI, J. S. . Developing the intelligence: a procedure to improve cognitive skills. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RABELO, LAURA Z.; FACCIOLI, J. S. ; de Rose, J. C. C. . Procedural adaptations for a relational training to improve IQ scores in young children. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RABELO, LAURA Z.; FACCIOLI, J. S. ; de Rose, J. C. C. . Teaching complex behaviour to individuals with intellectual disability. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RABELO, LAURA Z.; FACCIOLI, J. S. ; de Rose, J. C. C. . Relational Shift or Relational Frames: cognitive and behaviour analytic perspectives on young children's errors in a relational task. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RABELO, L. Z.; CONCEICAO, D. B. . Mecanismos biológicos envolvidos nas origens culturais da cognição humana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RABELO, L. Z.; de Rose, J. C. C. . Desenvolvendo a inteligência: identificação dos efeitos de um programa para o aumento do QI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
de Rose, J. C. C. ; RABELO, L. Z. . Quadros relacionais: uma nova abordagem da linguagem e cognição. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
DOMENICONI, C. ; RABELO, L. Z. ; CASTRO, J. ; COSTA, A. . Simple discrimination, specific and differential reinforcement to each class in teaching reading.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
RABELO, L. Z.; DOMENICONI, C. ; CASTRO, J. ; FELIPPE, L. ; POSTALLI, L. ; COSTA, A. . Propostas Alternativas para o Ensino de Leitura: das palavras isoladas aos livros de histórias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
RABELO, L. Z.; Ferreira, H. G. ; Reis, M. J. D. . Qualidade de vida em mulheres com fibromialgia: um estudo descritivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Marucci, F.A. F. ; Matheus, C. V. ; RABELO, L. Z. ; Santini, P. M. ; Reis, M. J. D. . Comportamento de escolha em estudantes universitárias, com idade média de 20 anos e adultas com idade média de 48 anos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
RABELO, L. Z.; Ferreira, H. G. ; Reis, M. J. D. . Qualidade de vida em mulheres com fibromialgia: um estudo descritivo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
RABELO, L. Z.; Reis, M. J. D. ; Santini, P. M. ; Matheus, C. V. ; Marucci, F.A. F. ; ROSE, J. C. C. . Comportamento de escolha em estudantes universitárias com idade média de 20 anos e adultas com idade média de 48 anos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RABELO, L. Z.; ZORZI, A. C. ; SIMOES, L. . Por que continuamos a deixar tudo para a última hora?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
RABELO, L. Z.; ROSE, J. C. C. ; Roche, B. . Interface entre Psicometria e Análise do Comportamento: proposição de uma análise comportamental da inteligência. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RABELO, L. Z.. O desafio de ensinar indivíduos com necessidades educacionais especiais: o que podemos aprender com as contribuições recentes da Análise do Comportamento?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
de Rose, J. C. C. ; RABELO, L. Z. ; Mizael, T. M. ; Cortez, M. D. ; ROCHA, C. A. A. ; AGGIO, N. M. ; ALMEIDA, J. H. ; SANTOS, S. L. ; VAZ, M. ; SILVEIRA, M. V. ; ALVES, C. ; PIMENTEL, N. S. ; PEDROSA, S. C. ; CAMARGO, J. ; CONCEICAO, D. B. ; POMPERMAIER, H. M. ; GIROTTI, V. B. S. ; LORENA, A. B. ; OLIVEIRA, M. A. . Boletim behaviorista. 2014 (Blog) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RESENDE, F. M.; RABELO, L. Z.. Participação em banca de Camila Reis Alves Fernandes.Contribuições do diagnóstico para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): impulsiona ou paralisa?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
Bernardes, R. S.; RESENDE, F. M.; RABELO, L. Z.. Participação em banca de Raissa de Souza Bernardes.Educação infantil e arte: contribuições para a expressão emocional e transformação pessoal de crianças. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
RABELO, L. Z.; LIMA, A. C. A.; PEIRO, D. F.. Participação em banca de Caius César Pepe.Psicologia Evolucionista, suas origens e influências: um estudo bibliográfico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Araraquara.

4.
RABELO, L. Z.; PENTEADO, S. C. H.; AMBROSIO, D. C. M.. Participação em banca de Maximiliano Fernandes Pena e Junior Aparecido Peres.A morte em diferentes períodos históricos: uma revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Araraquara.

5.
Cunha, Renan S. M. Teixeira; RABELO, L. Z.; Mezzacappa, G.; Miranda, J.. Participação em banca de Robson Andrade de Oliveira Silva.Um estudo da contribuição das técnicas comportamentais como medida de intervenção no tratamento da depressão e a prospecção de possíveis indicadores para futuras pesquisas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

6.
KIRCHNER, L. F.; SOUZA, V. N.; RABELO, L. Z.. Participação em banca de Amanda Letícia Gianeis Peres.Ansiedade e estresse em cardiopatas submetidos ou não à cirurgia cardíaca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Central Paulista.

7.
RABELO, L. Z.. Participação em banca de Aline Laurenti.Expectativas dos estudantes universitários acerca das novas tecnologias de comunicação e sua influência sobre as relações amorosas e o casamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ª Escola de Inverno do CLiCS.Abordagem da Inteligência com Base na RFT. 2018. (Outra).

2.
Jornada de Análise do Comportamento da PUC Minas.Aprendendo sobre a Terapia por Aceitação e Compromisso (ACT) com músicas. 2018. (Outra).

3.
XVI World Conference of the Association for Contextual Behavioral Science (ACBS). 2018. (Congresso).

4.
VII Jornada de Análise do Comportamento da PUC Poços de Caldas.RFT para quê? Uma introdução à Teoria das Molduras Relacionais e suas aplicações. 2016. (Outra).

5.
Conference of the Experimental Analysis of Behaviour Group. 2015. (Congresso).

6.
VI Reunião Anual do Instituto de Neuropsicologia e Comportamento e 1st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society.Re-examining Intelligence and the CHC model from a functional perspective. 2015. (Encontro).

7.
ACBS World Conference 12. Procedural adaptations for a relational training to improve IQ scores in young children. 2014. (Congresso).

8.
Conference of the European Association for Behaviour Analysis. Relational Shift or Relational Frames: cognitive and behaviour analytic perspectives on young children's errors in a relational task. 2014. (Congresso).

9.
Congresso da Division of International Special Education & Services (DISES) es. Teaching complex behaviour to individuals with intellectual disability. 2014. (Congresso).

10.
International Congress of Applied Psychology (ICAP). Developing the intelligence: a procedure to improve cognitive skills. 2014. (Congresso).

11.
VI Mostra do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar.Treinando a inteligência: resultados preliminares da adaptação de um treino relacional a crianças de seis anos. 2013. (Outra).

12.
Escola Paulista de Ciência Avançada - ESPCA Autism. 2012. (Outra).

13.
V Mostra de Psicologia.Identificação dos efeitos de um treino relacional para o quocioente intelectual para a resolução de analogias em crianças. 2012. (Seminário).

14.
IV Mostra de Projetos do Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia.Raciocínio analógico sob a perspectiva dos Quadros Relacionais: identificaçao de pré-requisitos e possibilidades de generalizaçao. 2011. (Outra).

15.
XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.A influência da preferência por brindes no auto-relato de desempenho em tarefas de leitura. 2010. (Encontro).

16.
XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Avaliação de preferência em crianças de desenvolvimento típico. 2010. (Encontro).

17.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Discriminação simples e a formação de classes equivalentes de estímulos entre palavras impressas e figuras. 2009. (Congresso).

18.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Propostas alternativas para o ensino de leitura: das palavras isoladas aos livros de histórias. 2008. (Encontro).

19.
I Congresso de Qualidade de Vida da Área da Saúde - UNIFESP. Qualidade de Vida em Mulheres com Fibromialgia: Um Estudo Descritivo.. 2007. (Congresso).

20.
II Sarau Científico do ECCE. 2007. (Encontro).

21.
I Sarau Científico do ECCE. 2006. (Encontro).

22.
XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Comportamento de escolha em jovens universitárias, com idade média de 20 anos e em adultas com idade média de 48 anos.. 2006. (Congresso).

23.
I Simpósio de Medicina Comportamental - UNIFESP. 2005. (Simpósio).

24.
IV Jornada de Análise do Comportamento. 2005. (Outra).

25.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2005. (Outra).

26.
III Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2004. (Outra).

27.
II Semana da Psicologia - "Psicologia: da Especificidade à Interdisciplinaridade.". 2004. (Outra).

28.
I Jornada de Estudos do LIEPH: Ética em Saúde Mental.. 2004. (Outra).

29.
XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RABELO, L. Z.; Médici, A. D. ; Ricardo, Henrique do Nascimento ; Pedroso, João Maurício Gimenes ; Marjorie R. Martins ; da Rocha, Carolina Neves ; Benedito, Caroline Macedo ; de Santis, Cassiano Gaiani ; Marcuci, Suelen Bertin ; Benitez, P. ; DOMENICONI, C. . X Jornada de Análise do Comportamento. 2011. (Congresso).

2.
RABELO, L. Z.; DOMENICONI, C. ; de Rose, J. C. C. ; Patrian, A. C. A. ; Médici, A. D. ; LEUGI, G. B. ; Marjorie R. Martins ; Benitez, P. ; Lopes, R. ; Ricardo, Henrique do Nascimento ; Pedroso, João Maurício Gimenes ; Cunha, Renan S. M. Teixeira ; de Picoli, Ricardo M. de Melo ; Prezensky, B. C. . IX Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2010. (Congresso).

3.
RABELO, L. Z.; DOMENICONI, C. ; Ferreira, H. G. ; LEUGI, G. B. ; Marjorie R. Martins ; Montagnoli, T. A. S. ; Patrian, A. C. A. ; PRIOLO FILHO, S. ; CASTRO, M. S. L. B. ; Médici, A. D. ; Prezensky, B. C. ; Gonzaga, D. S. K. ; Benitez, P. ; Lopes, R. . VIII Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2009. (Congresso).

4.
RABELO, L. Z.; Ferreira, H. G. ; Marjorie R. Martins ; Montagnoli, T. A. S. ; Naomi C. Rodrigues ; Patrian, A. C. A. ; PRIOLO FILHO, S. ; LEUGI, G. B. ; CASTRO, M. S. L. B. ; DOMENICONI, C. . VII Jornada de Análise do Comportamento. 2008. (Congresso).

5.
RABELO, L. Z.; DOMENICONI, C. ; Ferreira, H. G. ; Freitas, M. C. ; Montagnoli, T. A. S. ; Patrian, A. C. A. ; Reis, T. S. ; Carvalho, M. P. ; Marjorie R. Martins ; Fabiano B. Santos ; Naomi C. Rodrigues ; Ângelo B. Neto . VI Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2007. (Congresso).

6.
RABELO, L. Z.; Patrian, A. C. A. ; Canovas, D. S. ; Ferreira, H. G. ; Freitas, M. C. ; Vieira, M. C. ; Carvalho, M. P. ; Montagnoli, T. A. S. ; Reis, T. S. ; Perez, W. F. . V Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marilia Binte Sá. Benefícios advindos da prática da atividade física para a população idosa. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fisioterapia Geriátrica) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Laura Zamot Rabelo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jaqueline Diniz, Julia Galli e Lucas Coutinho. A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NA TRASMISSÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS NA TERCEIRA INFÂNCIA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Araraquara. Orientador: Laura Zamot Rabelo.

2.
Jaqueline Pavan. Terapias Comportamentais de Primeira, Segunda e Terceira gerações: a mudança na visão acerca dos sentimentos e cognição no tratamento de transtornos depressivos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade de Araraquara. Orientador: Laura Zamot Rabelo.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSE, J. C. C. ; RABELO, L. Z. . Teoria das molduras relacionais e possíveis aplicações à educação. DI - Revista de Deficiência Intelectual, São Paulo, p. 10 - 15, 23 abr. 2013.



Outras informações relevantes


Monitora na disciplina PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM (180 hs) em 2006. Financiada pelo Centro de Educação e Ciências Humanas (UFSCar).

Foi aprovada no concurso público para Professor Adjunto I em "Fundamentos e Medidas da Psicologia) da UFMS (Edital 32/2015, aprovação publicada no DOU nº249 de 30/12/2015). 

Foi aprovada no concurso público para Professora Substituta em "Psicologia da Aprendizagem no ensino da Matemática" da UFSCar (Edital 050/2016, aprovação publicada no DOU nº61, de 31/03/2016).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 8:43:09