Talita Daniel Salvaro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7974617250681108
  • Última atualização do currículo em 18/06/2018


Professora efetiva do Instituto Federal Catarinense, campus Santa Rosa do Sul. Atua em pesquisas sobre a temática indígena, principalmente relacionada a etnia Kaingáng da Terra Indígena Xapecó. Durante a graduação e mestrado desenvolveu junto ao Laboratório de História Indígena da UFSC projetos de extensão universitária, monitoria, estágio e subcoordenação do projeto MEC/SESu/Depem: "Cipó guambé, taquaruçú, anilina....", sob coordenação da professora Doutora Ana Lúcia Vulfe Notzold. A dissertação defendida em março de 2009, teve como títlulo "De geração em geração e o lápis na mão: o processo de revitalização da língua Kaingáng na educação escolar indígena/Terra Indígena Xapecó/SC" . No IFC desenvolve projeto de extensão com a comunidade quilombola de São Roque em Praia Grande/SC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Talita Daniel Salvaro
Nome em citações bibliográficas
SALVARO, T. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Campus Universitário
Trindade
88040-900 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476
Telefone: (48) 37219642
URL da Homepage: http://www.cfh.ufsc.br/~labhin/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Programa de Pós Graduação em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: De geração em geração e o lápis na mão: o processo de revitalização da língua Kaingáng na educação escolar indígena/Terra Indígena Xapecó-SC,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Ana Lúcia Vulfe Nötzold.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: língua kaingáng; identidade; etno-história.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Santa Catarina.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A importância da Língua Kaingáng na educação escolar indígena: proibição e retomada.
Orientador: Ana Lúcia Vulfe Nötzold.




Formação Complementar


2007 - 2008
História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em História. (Carga horária: 176h).
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação UFSC, PREG, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em História. (Carga horária: 560h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em História. (Carga horária: 250h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Educação de Jovens e Adultos de Araranguá, CEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor act, Carga horária: 10


Colégio Extensão X, EXTENSÃO X, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Escola de Educação Básica de Meleiro, EEBM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor act, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: professor act, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30


Escola de Educação Básica Governador Ildo Meneghetti, EEBGIM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Sub-coordenadora, Enquadramento Funcional: mestranda
Outras informações
Projeto "Cipó Guambé, Taquaruçu e anilina: a cultura material Kaingáng como fator de inclusão socia"l aprovado pelo MEC em 2007 com objetivo de produzir um livro bilíngue de pequenos textos e imagens sobre a cultura material Kaingáng.


Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC - DAEX, PRCE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Extensão do Projeto " Artes kaingáng em imagens".



Projetos de extensão


2015 - Atual
Os saberes e práticas agrícolas de ontem e de hoje na comunidade Quilombola de São Roque/Praia Grande-SC
Descrição: A proposta do projeto está alicerçada na ideia de relacionar o conhecimento agrícola da comunidade quilombola no passado e nos dias atuais no intuito de identificar em ambas temporalidades: as práticas agrícolas utilizadas, alimentos produzidos, a comercialização e destino dos produtos, a preparação da terra, coleta de alimentos, instrumentos e demais fatores que englobam a agricultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
No viés da memória: identidade e cultura dos remanescentes quilombolas de São Roque - Praia Grande/SC
Descrição: O objetivo desse projeto de extensão é realizar um conjunto de entrevistas por meio da Metodologia de História Oral e, fotografias dos entrevistados com o propósito de registrar a memória dessas pessoas em um livreto para que, as futuras gerações tenham conhecimento da história de seus descendentes e para que fortaleça a identidade e cidadania..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Talita Daniel Salvaro - Coordenador / Arlene Guimarães Foletto - Integrante.
2007 - 2008
Objetivo do projeto é estabelecer o ensino, pesquisa e extensão, com objetivo final da produção de um livro sobre artesanato Kaingáng
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Talita Daniel Salvaro - Integrante / Ana Lúcia Vulfe Nötzold - Coordenador / Ninarosa Mozzato da Silva Manfroi - Integrante / Anísia Fátima Belino - Integrante / Helena Alpini Rosa - Integrante / Ivone de Paula - Integrante / Rosangela Vãnkam Inácio - Integrante / Jane Motta - Integrante / Pedro Kresó - Integrante / Jó Klanovicz - Integrante.Financiador(es): MEC/Sesu/DEPEM - Auxílio financeiro.
2007 - 2007
Projeto Kaingáng na Conquista da Cidadania: produção e elaboração de material didático-pedagógico sobre História Indígena: brincando e conhecendo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Talita Daniel Salvaro - Integrante / Ana Lúcia Vulfe Nötzold - Coordenador / Ninarosa Mozzato da Silva Manfroi - Integrante / Giuliano Albuquerque Medeiros - Integrante / Anísia Fátima Belino - Integrante / Lucas Alves - Integrante / Helena Alpini Rosa - Integrante / Gabriel Zambenedeti Colombi - Integrante / André Luiz Zanotto - Integrante.
2006 - 2007
Ouvir memórias, contar histórias: mito, tradição e cultura na revitalização do patrimônio cultural Kaingáng (produção e publicação de material-didático-pedagógico bilíngüe)
Descrição: Capacitação de professores indígenas gerando a produção e publicação de material didático-pedagógico, bilíngüe e diferenciado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Talita Daniel Salvaro - Integrante / Ana Lúcia Vulfe Nötzold - Coordenador / Ninarosa Mozzato da Silva Manfroi - Integrante / Giuliano Albuquerque Medeiros - Integrante / Samuel Lopes da Silva Paes - Integrante / Anísia Fátima Belino - Integrante / Arnaldo Alves de Assis - Integrante.Financiador(es): Ministerio da Educacao e Cultura - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
Kaingáng na conquista da cidadania: Artes Kaingáng em imagens
Descrição: Este projeto visa registrar as etapas do artesanato Kaingáng, sendo elas: Coleta, preparo e confecção. o livro é composto por imagens fotográficas e textos explicativos. Para acompanhar as etapas, fomos à Aldeia Paiol de Barro, na T.I.X. realizando trabalho com pessoas da comunidade, professores e alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Talita Daniel Salvaro - Integrante / Ana Lúcia Vulfe Nötzold - Coordenador / Paulo Henrique Costa Moreira da Silva - Integrante / Lucas Alves - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC - DAEX - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Jogo de memória Kaingáng: uma maneira lúdica de preservar
Descrição: Este material registra e divulga os artefatos e artesanatos Kaingáng, através de desenhos produzidos por alunos da E.I.E.B.C.V. O resultado do projeto foi um jogo de memória, contendo 25 mais 25 cartas repetidas e um livreto bilíngue(kaingáng/português), para as crianças pintarem e aprenderem aspectos dos artefatos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Talita Daniel Salvaro - Integrante / Ana Lúcia Vulfe Nötzold - Coordenador / Ninarosa Mozzato da Silva Manfroi - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC - DAEX - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Santa Catarina.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Desempenho acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2006
Desempenho acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2005
Desempenho acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2004
Desempenho acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2004
Desempenho acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2003
Desempenho acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2003
Desempenho acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALVARO, T. D.2006SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; MANFROI, N. M. S. . Artesanato Kaingáng: entre usos e desusos da cultura material. Cadernos do CEOM (UNOESC), v. 24, p. 31-51, 2006.

2.
SALVARO, T. D.2005SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . Jogo de Mémoria Kaingáng, uma maneira lúdica de preservar: relato de uma experiência. Espaço Plural (Unioeste), CEPEDAL-UNIOESTE, p. 20-21, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia (Org.) ; SALVARO, T. D. (Org.) . (No prelo) Cipó Guambé, Taquaruçu e anilina: a culuta material Kaingáng como fator de inclusão social. Santa Maria: Pallotti, 2010. 100p .

Capítulos de livros publicados
1.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . (no prelo) Palco de Mudanças: a escola sede da Terra Indígena Xapecó. In: Elison Antonio Paim; Giani Rabelo; Marli de Oliveira Costa. (Org.). no prelo. Chapecó: Argos, 2010, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SALVARO, T. D.. Revisitando a tradição Kaingáng da Terra Indígena Xapecó: cultura material e imaterial. História Catarina, Lages, , v. 4, p. 09 - 12, 22 ago. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALVARO, T. D.. Cipó-Guambé, Taquaruçu e anilina: a cultura material Kaingáng como fator de inclusão social.. In: Congresso Internacional de Estudos Ibero Americanos, 2008, Porto Alegre. Anais do Congresso Internacional de Estudos Ibero Americanos. Porto Alegre: Editora da PUC, 2008.

2.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . A proibição da língua Kaingáng na instituição escolar no período do SPI: identidade e cultura. In: III Seminário Internacional de História, 2007, Maringá. III Seminário Internacional de História: Insituições, fronteiras e Política na História Sul Americana, 2007.

3.
SALVARO, T. D.. A retomada da língua Kaingáng na E.I.E.B. Cacique Vanhkrê: um fator de identidade étnica. In: XXIV Simpósio nacional de História, 2007, São Leopoldo. XXIV Simpósio nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007.

4.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . Da oralidade à escrita: a cultura Kaingáng através do registro da memória. In: IV Encontro Regional Sul de História Oral, Culturas, identidade e memórias, 2007, Florianópolis. IV Encontro RRegional Sul de História Oral, Culturas, identidades e memórias, 2007.

5.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . IV Encontro Regional Sul de História Oral. In: IV Encontro Regional Sul de História Oral: Culturas, Identidades e memórias, 2007, Florianópolis. IV Encontro Regional Sul de História Oral: Culturas, identidades e memórias, 2007.

6.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . Da Língua geral a língua portuguesa: ao que se refere o Diretório dos Índios. In: XI Encontro Estadual de História: mídia e cidadania, 2006, Florianópolis. XI Encontro Estadual de História: mídia e cidadania. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.

7.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; MANFROI, N. M. S. ; MEDEIROS, G. ; PAZ, S. L. S. ; SALVARO, T. D. ; BELINO, A. F. ; ASSIS, A. A. . Ouvir memórias, contar histórias: mitos, tradições e cultura na revitalização do patrimônio cultural Kaingáng. In: XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2006, Rio Grande. XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul: A extensão universitária e a formação profissional cidadã. Rio Grande: Editora da Furg, 2006. v. 11.

8.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . O ensino da língua Kaingáng na escola indígena: estratégia e identidade. In: Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas, 2006, São Leopoldo. Imigração e Relações Interétnicas, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; SILVA, P.H.C.M. da ; ALVES, L. . Artes Kaingáng em imagens. In: 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis. Sustentabilidade criando tecnologia, inovando resultados., 2006.

2.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . Jogo de Memória Kaingáng: uma maneira lúdica de preservar. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. História: Guerra e Paz. Londrina: Editorial Mídia, 2005.

3.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . Da Língua Geral a língua Portuguesa: ao que se refere o Diretório dos Índios. In: Seminário de Estudos de Antropologia e História Ameríndia, 2005, Porto Alegre. Seminário de Estudos de Antropologia e História Ameríndia, 2005.

4.
SALVARO, T. D.; MAIA, D. M. S. ; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . Mural do LABHIN: trabalhando a questão indígena através do jornal. In: 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2005, Florianópolis. 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2005.

5.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; MANFROI, N. M. S. . Jogo de memória Kaingáng: uma maneira lúdica de preservar. In: 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2005, Florianópolis. 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2005.

6.
SALVARO, T. D.. A procura do prazer nos bordéis da Idade Média. In: 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2004, Florianópolis. 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; SALVARO, T. D. ; SILVA, P.H.C.M. da ; ALVES, L. . Artes kaingáng em imagens. In: 6 semana de pesquisa, ensino e extensão da UFSC, 2007, Florianópolis. 6 Semana de Pesquisa, ensino e extensão da UFSC, 2007.

2.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . Da Língua Geral a língua Portuguesa: ao que se refere o Diretório dos Índios. In: XI Encontro Estadual de História: mídia e cidadania, 2006, Florianópolis. XI Encontro Estadual de História: mídia e cidadania, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SALVARO, T. D.. Os Kaingáng. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SALVARO, T. D.. Os povos indígenas em Santa Catarina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SALVARO, T. D.. Cipó Guambé, Taquaruçu e anilina: a cultura material Kaingáng como fator de inclusão social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . Da Língua Geral a Língua Portuguesa: ao que se refere o "Diretório dos índios". 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SALVARO, T. D.. A procura do prazer nos bordéis da Idade Média. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; SALVARO, T. D. . Cipó Guambé, Taquaruçu e anilina: Conhecendo os Artesanatos Kaingáng-Caderno de Atividade. São José, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SALVARO, T. D.. Elaboração de questões de História para o processo seletivo do IFC 2015. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
SALVARO, T. D.. Brigada Viva sem Drogas: a felicidade é o caminho. 2010.

2.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; SALVARO, T. D. . Cipó Guambé, Taquaruçu e anilina: a cultura material Kaingáng como fator de inclusão social. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SALVARO, T. D.. Laboratório de História Indígena da UFSC contribui para a revitalização das práticas culturais Kaingáng. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SALVARO, T. D.; SILVA, J. C. ; COLOMBI, G. Z. ; NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; SILVA, L. M. . Caminhando com os Kaingáng. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

2.
SALVARO, T. D.. A educação no contexto indígena. 2011. (palestra).

3.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; SALVARO, T. D. . Relatório - Cipó Guambé, Taquaruçu e anilina: a cultura material Kaingáng como fator de inclusão social. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
SALVARO, T. D.. Conhecendo os indígenas de Santa Catarina. 2009. (Projeto educativo).

5.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; MANFROI, N. M. S. ; PAZ, S. L. S. ; SALVARO, T. D. ; MEDEIROS, G. A. ; ASSIS, A. A. ; BELINO, A. F. . Curso de produção de material didático: mitos e lendas Kaingáng. 2006. (Curso de produção de material didático).

6.
SALVARO, T. D.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; ALVES, L. . Artes Kaingáng em imagens. 2006. (Projeto educativo).

7.
SALVARO, T. D.; MANFROI, N. M. S. ; NÖTZOLD V, Ana Lúcia . Jogo de memória Kaingáng: uma maneira lúdica de preservar. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; ROSA, H. A. ; SALVARO, T. D. ; SILVA, J. C. ; REIS, L. B. ; NOTZOLD, J. P. B. ; OPPITZ, G. . Representações indígenas do século XVI ao XXI - MovieMaker. 2008. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; SALVARO, T. D. ; PAES, S. L. S. ; MEDEIROS, G. A. ; MANFROI, N. M. S. ; TAVARES, A. C. ; SILVA, M. A. . Festa da aldeia no Colégio Aplicação/UFSC. 2006 (Brincadeira lúdica pedagógica).

Demais trabalhos
1.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; OPPITZ, G. ; SALVARO, T. D. ; SILVA, J. C. ; REIS, L. B. ; BRINGMANN, S. F. ; MANFROI, N. M. S. ; PAULETTO, D. L. ; Clovis Antonio Brighenti ; ROSA, H. A. . LEHIND - Laboratório de Ensino de História Indígena. 2008 (Divulgar as atividades lúdico-educativas desenvolvidas pelos acadêmicos de História (semestre 2008.1) .

2.
SALVARO, T. D.; MEDEIROS, G. A. ; TAVARES, A. C. ; SILVA, M. A. . Ensinarte: Semana do índio. 2006 (palestra e brincadeiras sobre a questão indígena) .

3.
SALVARO, T. D.; MEDEIROS, G. A. . O LABHIN em interação com a sociedade. 2005 (Conversa com estudantes do ensino médio sobre o LABHIN) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SALVARO, T. D.; ROSA, H. A.; NÖTZOLD V, Ana Lúcia. Participação em banca de Luana Máyra da Silva.Trançados e pinturas: o artesanato kaingáng na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê/Terra Indígena Xapecó-SC (1988-2011). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7 Olimpíada Nacional em História do Brasil. ONHB. 2015. (Olimpíada).

2.
3º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.No viés da memória: identidade e cultura dos remanescente quilombolas de São Roque - Praia Grande/SC. 2014. (Simpósio).

3.
6 Olimpíada Nacional em História do Brasil. 6 Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2014. (Olimpíada).

4.
IX Salão UFRGS Jovem.Memórias da comunidade quilombola de São Roque-Praia Grande/SC. 2014. (Outra).

5.
VII MICTI.NO VIÉS DA MEMÓRIA: IDENTIDADE E CULTURA DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE SÃO ROQUE- PRAIA GRANDE/ SC. 2014. (Outra).

6.
I Conferência Regional de Educação Escolar Indígena: gestão territorial e afirmação cultural.Participação como delegada da conferência. 2009. (Outra).

7.
7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Cipó Guambé, Taquaruçu e anilina: a cultura material Kaingáng como fator de inclusão social. 2008. (Encontro).

8.
7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.A língua Kaingáng na educação escolar indígena. 2008. (Encontro).

9.
Conferência ?O ritmo da vida na pós-modernidade: o reencantamento do tempo??. 2008. (Outra).

10.
Congresso Internacional de Estudos Ibero Americanos. Cipó-Guambé, Taquaruçu e anilina: a cultura material Kaingáng como fator de inclusão social. 2008. (Congresso).

11.
LABHIN - 10 anos construindo a etno-história. 2008. (Seminário).

12.
Seminário 20 anos da constituição federal. 2008. (Seminário).

13.
XII Encontro Estadual de História: História, Ensino e pesquisa.Palco de mudanças: a escola sede da Terra Indígena Xapecó. 2008. (Encontro).

14.
6 semana de pesquisa, ensino e extensão da UFSC.Artes kaingáng em imagens. 2007. (Outra).

15.
9º Encontro das nações: Brasil de todos os tons.De geração em geração e o lápis na mão: o ensino da língua Kaingáng na educação escolar indígena. 2007. (Encontro).

16.
III Seminário Internacional de História.A proibição da língua Kaingáng na instituição escolar no período do SPI: identidade e cultura. 2007. (Seminário).

17.
IV Encontro Regional Sul de História Oral: Culturas, Identidades e memórias.Da oralidade à escrita: a cultura Kaingáng através do registro da memória. 2007. (Encontro).

18.
XXIV Simpósio nacional de História.A retomada da língua Kaingáng na E.I.E.B. Cacique Vanhkrê: um fator de identidade étnica. 2007. (Simpósio).

19.
3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Artes Kaingáng em Imagens. 2006. (Congresso).

20.
II Semana de Integração CFH e Curso de Pedagogia/CED: Inclusão/Exclusão. 2006. (Encontro).

21.
Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas.O ensino da língua Kaingáng na escola indígena: estratégia e identidade. 2006. (Seminário).

22.
XI Encontro Estadual de História: mídia e cidadania.XI Encontro Estadual de História: mídia e cidadania. 2006. (Outra).

23.
XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Ouvir memórias, contar histórias: mitos, tradições e cultura na Revitalização do patrimônio cultural Kaingáng. 2006. (Seminário).

24.
5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Mural do LABHIN: trabalhando a questão indígena através do jornal. 2005. (Encontro).

25.
5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Jogo de memória Kaingáng: uma maneira lúdica de preservar. 2005. (Encontro).

26.
II Semanade História - 25 anos da Novembrada: Estado Autoritário, Capitalismo e Emancipação Social.II Semana de História - 25 anos da Novembrada: Estado Autoritário, Capitalismo e Emancipação Social. 2005. (Encontro).

27.
Seminário de Estudos de Antropologia e História Ameríndia.Semínário de estudos de antropologia e História Ameríndia. 2005. (Seminário).

28.
XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz.Jogo de memória Kaingáng: uma maneira lúdica de preservar. 2005. (Simpósio).

29.
4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.A procura do prazer nos bordéis da Idade Média. 2004. (Encontro).

30.
I Semana de História: Política e paixão: Dez anos sem E.P. Thompson. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; SALVARO, T. D. ; REIS, L. B. ; OPPITZ, G. ; SILVA, J. C. ; BRINGMANN, S. F. ; Clovis Antonio Brighenti ; KLANOVICZ, J. ; MANFROI, N. M. S. ; ROSA, H. A. . LABHIN - 1998 - 2008 - 10 anos construindo a etno-história - Mesa Redonda. 2008. (Outro).

2.
NÖTZOLD V, Ana Lúcia ; ROSA, H. A. ; SALVARO, T. D. ; MANFROI, N. M. S. ; Clovis Antonio Brighenti ; BRINGMANN, S. F. ; MAIA, I. S. ; OPPITZ, G. ; SILVA, J. C. ; REIS, L. B. . Exposição: LABHIN - 10 anos construindo a etno-história. 2008. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Igor Josué Bauer. ATENDIMENTO AO CLIENTE E AO PRODUTOR NA COOPERSULCA DE SÃO JOÃO DO SUL. 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal Catarinense - campus Santa Rosa do Sul. Orientador: Talita Daniel Salvaro.

2.
Thainá Cardoso de Jesus. ENTRE FLORES E FOLHAGENS: PAISAGISMO NA ESCOLA BOM PASTOR NOVA PETRÓPOLIS/RS. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal Catarinense - campus Santa Rosa do Sul. Orientador: Talita Daniel Salvaro.

3.
Diana Loch Duessmann. EXTENSÃO RURAL E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR ? EPAGRI DE SÃO LUGDERO/SC. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal Catarinense - campus Santa Rosa do Sul. Orientador: Talita Daniel Salvaro.



Outras informações relevantes


Aprovada em concurso público do Instituto Federal Catarinense para professora de História.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 8:17:34