Clésio Anderson Sousa Magalhães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2856710072108669
  • Última atualização do currículo em 24/11/2018


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (FACIAGRA). Pós-Graduação a nível de Especialização em Metodologias Participativas Aplicadas, A Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Juazeiro-BA. Foi Coordenador do Projeto Fontes para as Feiras Agroecologicas dos Municipios de Afrânio, Dormentes e Santa Filomena Sertão de Pernambuco e Articulador do Programa de Convivência com o Semiárido pela ONG NEPS-Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco, localizada no municipio de Dormentes-PE na região do Sub-Medio São Francisco, no qual trabalhou com Implementações de tecnologias direcionadas á Convivência com o Semiárido. Ultimamente exerceu a função de Extensionista Rural no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) atuando no município de Dormentes-PE, lotado no escritório municipal da referida instituição com vinculo empregaticío sob contrato temporário durante os anos de Jan/2013 a Jan/2015. Atualmente esta cursando Mestrado Profissional Extensão Rural, PPGExR / UNIVASF Turma 2016.2 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clésio Anderson Sousa Magalhães
Nome em citações bibliográficas
MAGALHÃES, C. A. S.;Clésio Anderson Sousa Magalhães;Clésio A. de S. Magalhães;Clésio Anderson de Souza;MAGALHÃES, Clésio Anderson S.;Magalhães, Clésio Anderson Sousa


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado profissional em andamento em MESTRADO PROFISSIONAL EXTENSÃO RURAL.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: Agricultura Urbana e Periurbana no Município de Juazeiro-BA: Dinâmica Sócio-Produtiva e Contribuição para a Segurança Alimentar., Ano de Obtenção: .
Orientador: Cristiane Moraes Marinho.
Coorientador: Helder Ribeiro Freitas.
Palavras-chave: Horta Comunitária; Agroecologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2014 - 2016
Especialização em Met. Part. Apl. Pesq. Assistência Téc. e Extensão Rural, Lato Sensu. (Carga Horária: 600h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: Assistência Técnica e Extensão Rural no Processo da Transição Agroecológica: A Experiência da Horta Orgânica do Grupo de Mulheres da Comunidade Rural de Vila Nova no Município de Dormentes/PE.
Orientador: Helder Ribeiro Freitas.
2001 - 2006
Graduação em Engenharia Agronômica.
Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina, FACIAGRA, Brasil.
Título: CRESCIMENTO DE MANDIOCA NO PRIMEIRO ANO EM SISTEMA DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO.
Orientador: Alineaurea Florentino Silva.




Formação Complementar


2010 - 2011
Extensão universitária em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 160h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente Mestrado Profissional, Carga horária: 40
Outras informações
Discente do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Projeto de Pesquisa: Agricultura Urbana e Periurbana no Município de Juazeiro-BA: Dinâmica Sócio-Produtiva e Contribuição Para a Segurança Alimentar. Projeto Financiado: CNPq/MCTIC Segurança Alimentar no Âmbito da UNASUL Nº016/2016


Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Contrato CLT, Enquadramento Funcional: Extensionista Rural - Nível Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores/as familiares no município de Dormentes-PE, desenvolvendo atividades de atendimento ao publico rural através de planejamento em equipe no escritório local como também em reuniões de monitoramento mensais na gerência regional, participando mensalmente das reuniões do CMDS-Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, elaborando propostas de acesso ao credito rural na linha PRONAF, emitindo DAP-Declaração de Aptidão ao PRONAF, promovendo encontros nas associações rurais para fazer o planejamento participativo com as famílias de agricultores(as) no objetivo de terem o acesso a projetos prioritários do Governo Estadual para agricultura familiar, aplicação do DRP-Diagnostico Rural Participativo como ferramenta de aprendizado e participação do publico atendido, acompanhamento do programa de abastecimento de água na zona rural através de veiculo apropriado Carro Pipa, promoveu atividades com o publico de mães assistidas pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana, realizou o acesso a politicas publicas do Governo Federal como o PAA-Programa de Aquisição de Alimentos dando oportunidade da comercialização dos alimentos oriundos da produção local atendendo entidades como creche, hospital e mães coruja. Execução de Serviços de ATER da Chamada Pública PBSM - Plano Brasil Sem Miséria Contrato Nº 101/2012, na zona rural do município de Santa Maria da Boa Vista-PE, com temas relacionados à transição agroecológica e convivência com o Semiárido.


Instituto Cidadania do Nordeste, ICN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Extensionista Rural - Nível Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Prestação de serviços de ATER-Assistência Técnica e Extensão Rural aos grupos de agricultores(as) familiares na zona rural do município de Petrolina-PE, aplicando a ferramenta do DRP-Diagnostico Rural Participativo nas reuniões realizadas em associações rurais tendo como objetivo identificar os beneficiários que fazem parte daqueles grupos da agricultura familiar enquadrados no PRONAF-B, elaborando propostas de crédito rural através do Programa de Organização Produtiva da Agricultura Familiar (AGRO-B) via Banco do Brasil aos agricultores que se encontram aptos a receber o financiamento, realizando visitas técnicas a unidade produtiva familiar aplicando orientações relacionadas a atividade rural desenvolvida na propriedade para qualificação do crédito, elaboração do laudo técnico com objetivo de assegurar a boa aplicação e resultados dos recursos liberados com foco no aumento da renda e melhoria da qualidade de vida das famílias. Participação nas reuniões mensais do CMDRS-Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, apresentando as ações realizadas nas comunidades, promoveu o acesso ao cooperativismo para o beneficiamento da produção e comercialização de produtos, realizou planejamento em equipe das atividades.


Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada, IRPAA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contrato CLT, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo-Técnico de Campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Executou serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural ? ATER as famílias de agricultores(as) familiares nos municípios de Juazeiro-BA, Jaguarari-BA, Sobradinho-BA, Curaçá-BA e Abare-BA localizados no Território da Cidadania Sertão do São Francisco do Norte Baiano, promoveu as famílias rurais o acesso a tecnologias sociais de captação e manejo da água de chuva como cisterna calçadão, barragem subterrânea e tanque de pedra, acompanhou a construção destas tecnologias nas comunidades rurais beneficiadas, promoveu capacitações para formação de pedreiros nas próprias localidades, realizou oficinas de DRP-Diagnostico Rural Participativo formando grupos de trabalho em mutirão para construção das hortas nas unidades produtivas com visitas técnicas de orientação e valorização do conhecimento local na atividade produtiva rural, mobilizou a formação de grupos de mulheres agroecológicas e realizou reuniões comunitárias discutindo temas como agroecologia, segurança alimentar e convivência com o semiárido.


Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco, NEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo-Técnico de Campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Executou serviços de assistência técnica e extensão rural na zona rural dos municípios de Dormentes-PE, Afrânio-PE e Santa Filomena-PE localizados no sertão de Pernambuco, realizou visitas técnicas e reuniões aos agricultores(as) familiares beneficiados com ações do programa, mobilizou e organizou grupos para formação das feiras agroecológicas nos municípios mencionados dando oportunidades a comercialização dos produtos produzidos na unidade produtiva familiar, realizou reuniões de planejamento com a equipe de trabalho para um bom desempenho das atividades em campo, acompanhou o programa de combate a desertificação, promoveu o acesso das famílias a oportunidade de produzir alimentos agroecológicos.


Associação Brasileira de Captação e Manejo da Água de Chuva, ABCMAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contrato de Estágio, Enquadramento Funcional: Monitor - Agente de Campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização e execução de atividades de Monitoramente ao Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com Semiárido Brasileiro, dentro do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Acompanhando a implementação de tecnologias de captação e manejo da água de chuva para a produção agroecológica de alimentos nas comunidades rurais do Semiárido Baiano. Aplicação de capacitações direcionadas a temática da construção de canteiros econômicos e aproveitamento da água de chuva.


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq/Embrapa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolveu atividades na Embrapa Semiárido, Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido (CPATSA), como Bolsista de Iniciação Científica do Programa PIBIC/CNPq/EMBRAPA, atuando na área de Socioeconomia e Transferência de Tecnologia, no projeto "Avaliação de práticas culturais para viabilização do cultivo agroecológico/orgânico de mandioca", sob orientação da Dra. Alineaurea Florentino Silva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio Extra-Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolveu Estágio Extra-Curricular, na Embrapa Semiárido, Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido - CPATSA, Petrolina-PE, na área de FITOTECNIA, cumprindo uma carga horária de 192 horas sob orientação da Dr.a Alineaurea Florentino Silva.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolveu Estágio Curricular, na Embrapa Semiárido, Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido (CPATSA), Petrolina-PE. Na área de Entomologia Agrícola, sob orientação da Dra. Flávia Rabelo B. Moreira.


Isratec do Vale LTDA., ISRATEC DO VALE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio Profissional - CLT, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
elaboração de projetos hidráulicos de irrigação e acompanhamento em montagens de equipamentos de irrigação adquirindo assim conhecimento em produtos e tecnologias de irrigação, atividades desenvolvidas no município de Petrolina-PE nos perímetros irrigados senador Nilo Coelho e Maria Tereza.


Centro de Assessoria e Apoio Aos Trabalhadores Instituições Não Governament, CAATINGA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Supervisionado nas áreas de Produção Agroecológica e Apicultura, realizando Assessoria Técnica aos agricultores familiares residentes na zona rural do município de Ouricuri-PE.


Empreiteira do Vale S. C., EMPREVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Encanador, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou na área de reparos hidraulicos, realizando serviços de encanação em redes rurais e urbanas de saneamento executados no município de Araripina-PE. Sob coordenação da área de Engenharia e Construções da referida instituição.


Magalhães Rosa Comercio de Roupas LTDA, MRCR LTDA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realizou serviços externos de escritório no ramo da comercialização de confecções, referente ao cadastramento de lojas e comercio varejista. Sob coordenação da referida empresa de confecções e industrialização.


DIAMANTINA PROJETOS LTDA, DIAMANTINA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE PROJETOS AGRICOLAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos Assentamentos Rurais da Reforma Agrária pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA / SR 29 MSF).



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Agricultura Urbana e Periurbana No Municipio De Juazeiro-BA: Dinâmica Sócio-Produtiva e Contribuição Para a Segurança Alimentar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helder Ribeiro Freitas em 08/12/2017.
Descrição: Compreender a distribuição socioespacial, dinâmica socioprodutivas e importância das experiências de Hortas Comunitárias para o desenvolvimento da Agricultura Urbana e Periurbana sua contribuição para Segurança Alimentar no município de Juazeiro - Bahia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Clésio Anderson Sousa Magalhães - Integrante / Clésio Anderson S. Magalhães - Coordenador / Cristiane Moraes Marinho - Integrante / Helder Ribeiro Freitas - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.


Idiomas


Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:15
Total de citações:15
TEO, Carla R. P. A, COLDEBELLA, Priscilla F, et. al. SILVA, D. V. et al  Data: 06/06/2016

SCOPUS
Total de trabalhos:4
Total de citações:4
Coldebella, P. F., Da Silva J. L., Silva, D. V., Teo C. R. P. A.  Data: 06/06/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREIRE, Ana Patrícia2015FREIRE, Ana Patrícia ; MAGALHÃES, Clésio Anderson S. ; CINTRA, Elias Lopes ; SANTOS, Francielle Rodrigues ; LOPES, Maria de Lourdes Gomes Bione ; BARBOSA, Terezinha de Jesus . Assistência técnica e extensão rural - ATER e a agricultura familiar rural. EXTRAMUROS - UNIVASF, v. 3, p. 85-90, 2015.

2.
Aline F. Silva¹2009Aline F. Silva¹ ; Luiz M. de Santana² ; Carla R. R. S. França³ ; Clésio A. de S. Magalhães¹ ; Cândido R. de Araújo¹ ; Sérgio Z. de Azevedo¹ ; Clésio Anderson Sousa Magalhães . Produção de diferentes variedades de mandioca em sistema agroecológico. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 13, p. 33-38, 2009.

3.
Clésio Anderson Sousa Magalhães¹2006Clésio Anderson Sousa Magalhães¹; Alineáurea Florentino Silva² ; Luiz Manoel de Santana³ ; Mairon Moura da Silva4 ; Carla Regine Regis Silva França5 ; José Maria de Araújo Filho6 ; Antônio Ismael de Araújo Coelho6 ; Clésio Anderson Sousa Magalhães . Crescimento de Mandioca no Primeiro Ano em Sistema de Produção Agroecológica no Semiárido Nordestino. Documentos (Embrapa Semi-Árido. Online), v. 1, p. 81-85, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHAES, Clésio Anderson Sousa; FREITAS, Helder Ribeiro ; MARINHO, Cristiane Moraes ; Clésio Anderson Sousa Magalhães . Intervenções extensionistas e histórico da experiência Horta Orgânica Comunitária do Grupo de Mulheres da Comunidade de Vila Nova, Dormentes-PE.. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento, 2018, Juazeiro. Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento. Juazeiro-BA: Even3, 2017. v. 1.

2.
SILVA, A. F. ; FRANCA, C. R. R. S. ; MAGALHÃES, C. A. S. ; SANTOS, A. P. G. . CARACTERIZAÇÃO DO BANCO ATIVO DE GERMOPLASMA DE MANDIOCA DO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO. In: XVII Encontro de Genética do Nordeste, 2006, Recife-PE. Anais do XVII Encontro de Genética do Nordeste.

3.
FRANCA, C. R. R. S. ; SILVA, A. F. ; SANTOS, A. P. G. ; MAGALHÃES, C. A. S. ; SILVA, E. J. ; SILVA, E. R. . AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS SUPERIORES DE GERGELIM NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO. In: XVII Encontro de Genética do Nordeste, 2006, Recife-PE. Anais do XVII Encontro de Genética do Nordeste.

4.
SILVA, A. F. ; SANTANA, L. M. ; Clésio Anderson de Souza . CRESCIMENTO DE PLANTAS DO GÊNERO MANIHOT CONDUZIDAS SOB DIFERENTES MANEJOS DE PODAS EM REGIÃO SEMI-ÁRIDA. In: XI Congresso Brasileiro de Mandioca, 2005, Campo Grande - MS. Mandioca Pesquisa Brasil I, Ciência e Tecnologia para a Raiz do Brasil II, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHAES, Clésio Anderson Sousa; FREITAS, Helder Ribeiro ; MARINHO, Cristiane Moraes ; MAGALHÃES, Clésio Anderson S. . Intervenção extensionista e histórico da experiência Horta Orgânica Comunitária do Grupo de Mulheres da Comunidade de Vila Nova, Dormentes-PE.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Carla Regine Regis Silva França ; Clésio Anderson de Souza Magalhães ; Luiz Manoel de Santana ; Genival N. Ferreira ; José Maria Araújo Filho ; Antonio Ismael de Araujo Coelho ; Clésio Anderson Sousa Magalhães . Sistema de produção agroecológico de mandioca. Petrolina - PE: EMBRAPA Semiárido, 2011 (Folder de divulgação Embrapa Semiárido).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAGALHÃES, C. A. S.; SILVA, A. F. . Crescimento de Mandioca no Primeiro Ano em Sistema de Produção Agroecológica no Semiárido Nordestino. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAGALHÃES, C. A. S.. Participação em banca de Clésio Anderson Sousa Magalhães. Assistência Técnica e Extensão Rural no Processo da Transição Agroecológica: A Experiência da Horta Orgânica do Grupo de Mulheres da Comunidade Rural de Vila Nova no Município de Dormentes/PE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Assistência Técnica e Extensão Rural) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento; II Feira de Empreendedorismo de Mulheres; III Encontro Nacional da Agricultura Familiar e VI Semana de Ciências Sociais.. 2017. (Congresso).

2.
I Econtro dos Cursos e Iniciativas de Ensino em Agroecologia do Nordeste e Oficina para Construção da Plataforma Colaborativa de Pesquisa/Experimentação e Pó-Graduação em Agroecologia do Nordeste.. 2017. (Oficina).

3.
II ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR - II ENAFA. 2016. (Encontro).

4.
INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - Proen / UNIVASF. 2016. (Outra).

5.
I Seminário Interno de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da Univasf. 2016. (Seminário).

6.
Seminario Interterritorial de Educação do Campo No Semiárido S. 2016. (Seminário).

7.
V Semana das Ciências Sociais - UNIVASF Campus Juazeiro/BA. 2016. (Encontro).

8.
Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural. 2015. (Outra).

9.
Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar. 2015. (Outra).

10.
VI Seminário de Extensão Rural em Pernambuco - IPA. 2013. (Seminário).

11.
Curso Básico em Agricultura Orgânica - CODEVASF 3° SR. 2012. (Outra).

12.
Curso de Capacitação em Processos de Cooperação e Gestão Empreendedora. 2011. (Outra).

13.
Curso de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentavel. 2011. (Outra).

14.
Encontro Nacional da Articulação no Semiárido Brasileiro. 2010. (Encontro).

15.
XII Curso de Certificação Fitossanitária de Origem - ADAGRO. 2010. (Outra).

16.
Curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos. 2009. (Outra).

17.
Curso Sobre Convivência com o Semiárido - EMBRAPA. 2006. (Outra).

18.
Curso Sobre Mandioca - Técnicas de Produção - EMBRAPA. 2006. (Outra).

19.
Treinamento PIF/EUREPGAP - SEBRAE/PE. 2006. (Outra).

20.
XVII Encontro de Genética do Nordeste - ENGENE.Caracterização do Banco Ativo de Germoplasma de Mandioca do Semi-Arido Nordestino. 2006. (Encontro).

21.
Curso Sobre Agricultura Orgânica - EMBRAPA Semiárido. 2005. (Outra).

22.
Seminário de Int. de Proj e Ações em Ciência/Tecnologia para o Desen. do Semiarido Brasileiro.rido. 2005. (Seminário).

23.
Curso Básico de Apicultura - Ong CAATINGA. 2003. (Outra).

24.
Curso Capacitação Rural - Custo de Produção - SEBRAE. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Clésio Anderson Sousa Magalhães. II ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR - II ENAFA. 2016. .

2.
MAGALHÃES, C. A. S.. III Terreiro Cultural do Sertão de Pernambuco. 2008. (Festival).

3.
MAGALHÃES, C. A. S.. Apoio na organização da Agrishow Semi-Árido, EMBRAPA Semiárido. 2006. .



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHAES, Clésio Anderson Sousa; FREITAS, Helder Ribeiro ; MARINHO, Cristiane Moraes ; MAGALHÃES, Clésio Anderson S. . Intervenção extensionista e histórico da experiência Horta Orgânica Comunitária do Grupo de Mulheres da Comunidade de Vila Nova, Dormentes-PE.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 17:11:57