Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1053707745253614
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


É doutor pelo programa de pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ e realizou seu "sanduíche" em parceria com o Institüt für Theaterwissenschaften da Freie Universität Berlin, com bolsa do Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD. Atualmente é professor adjunto do curso de audiovisual e publicidade da Universidade de Brasília, UnB, na Faculdade de Comunicação, FAC. Entre 2015 e 2016 foi professor de roteiro do curso de cinema e audiovisual da Universidade da Integração Latino-Americana, UNILA. Sua pesquisa de doutorado aborda as relações intermidiáticas entre literatura, teatro e cinema, a partir das obras produzidas pelos roteiristas de cinema, com um estudo de caso mais específico na colaboração entre Peter Handke e Wim Wenders. Foi professor substituto na faculdade de comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e professor auxiliar do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Também atuou no comitê curador do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro na edição de 2015. É membro e tem participações nos congressos internacionais da Society for Cinema and Media Studies, SCMS; Screenwriting Research Network, SRN; European Network for Cinema and Media Studies, NECS; SOCINE e Latin American Studies Association, LASA, entre outras. Em 2007, realizou mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), com foco em documentários autobiográficos e dispositivos audiovisuais. É formado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP), e, durante a graduação, participou do Programa Especial de Treinamento (PET). É ensaísta,roteirista, crítico de cinema, curador, cineasta e professor de cinema. Entre 2009 e 2011 foi coordenador do curso Cinema e Mídias Digitais do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), sendo responsável pela formação do corpo docente e pela elaboração da grade curricular. É colaborador e membro do corpo editorial da Revista Cinética e publica em revistas acadêmicas como REBECA, CONTRACAMPO, Crítica Cultural e em jornais como Correio Braziliense e Estado de Minas. Atuou como gestor cultural, com experiência de seis anos no Ministério da Cultura (MinC), nas gestões Gilberto Gil e Juca Ferreira. Foi responsável pela coordenação de pesquisas para a área da cultura, com ênfase em políticas públicas e economia da cultura. Elaborou editais, como o cultura e pensamento e o pró-cultura, junto a CAPES, e representou o MinC em instituições multilaterais como UNESCO, OEA, OEI e UNCTAD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins
Nome em citações bibliográficas
GONÇALO, Pablo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro.
Faculdade de Comunicação
Asa Norte
85867900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31076627
URL da Homepage: pablo.martins@unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Freie Universität Berlin (Orientador: Gertrud Koch / Joachim Paech).
Título: O cinema como refúgio da escrita: Ekphrasis e roteiro, Peter Handke e Wim Wenders, Paisagens e Arquivos, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Denilson Lopes.
Bolsista do(a): Deutscher Akademiker Austausch Dienst, DAAD, Alemanha.
Palavras-chave: Narrativa pós-dramática; Literatura alemã; Peter Handke; Roteiro; Teatro pós-dramático.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
2006 - 2007
Mestrado em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A Vida numa Casa de Píxels: documentário e subjetividade no Brasil,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Denilson Lopes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cinema Brasileiro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Arte.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2003
Graduação em Ciencias Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Fernando Haddad.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2013
Intensivo de alemão Nível C1. (Carga horária: 3200h).
Carl Duisberg Center - Berlin, CDC, Alemanha.
2012 - 2012
Deutsch Intensivkurs B1.1. (Carga horária: 60h).
Vivat Lingua! Tübingen, Baden-Wutenberg, VIVAT, Alemanha.
2000 - 2004
Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Presidente do NDE, Núcleo Docente Estruturante, do curso de Audiovisual. De 2016 até o presente.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação em Letras, Carga horária: 16
Outras informações
Ministrou o curso "Escrita, mídia, arquivos: diálogos e fronteiras entre a literatura, o cinema e as artes visuais" para o Programa de Pós-Graduação em Literatura do Instituto de Letras Departamento de Teoria Literária e Literaturas. O curso deve duração de uma semana e ocorreu entre os dias 07 e 11 de março de 2016.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Selecionado para professor substituto dos cursos: ESTETICA DA COMUNICAÇAO CINEMA BRASILEIRO DOCUMENTARIO I

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi ministrada a disciplina História do cinema da América Latina

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Escrita, Mídia e Arquivos: diálogos e fronteiras entre a literatura, o cinema e as artes visuais
03/2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumento e Roteiro
Cinema Brasileiro
Documentário I
Estetica da Comunicação
Produção 02
Teoria e Estética do Cinema e Audiovisual
Tópicos Especiais em Comunicação 03: Cinema Brasileiro Contemporâneo
07/2007 - 12/2007
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Cinema II

Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Roteiro I Roteiro II Cinema Brasileiro História do cinema Latino-americano II Crítica Cinematográfica Laboratório de roteiros

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Cinema na América Latina II
10/2015 - Atual
Direção e administração, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, .

Cargo ou função
Membro do Nucleo Docente Estruturante - NDE, do curso de Cinema e Audiovisual. Atua como secretário do NDE.
08/2015 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Roteiro I
08/2015 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema Brasileiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Doutorando

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e artes

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministrou a disciplina Produção Audiovisual para o curso de Pós-graduação em Produção Cultural.

Atividades

06/2011 - 08/2011
Ensino, Produção Cultural, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Audiovisual

Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Professor Assistente I, Enquadramento Funcional: Professor Assitente I, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas ministradas: 2008/02: Cinema brasileiro Redação para cinemas e mídias digitais II 2009/01: Cinema brasileiro Redação para cinemas e mídias digitais II 2009/02: Cinema brasileiro Redação para cinemas e mídias digitais II 2010/01: Cinema brasileiro Redação para cinemas e mídias digitais II Direção I 2010/02: Redação para cinemas e mídias digitais II 2011/01 Introdução ao documentário Direçao I Obs: Entre agosto de 2009 e fevereiro de 2011 exerceu a função de Coordenador do curso, sendo responsável pela composição do corpo docente assim como pela condução de todas as atividades acadêmicas do curso.

Atividades

02/2015 - 07/2015
Ensino, Comunicação Social - Cinema e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projetos Audiovisuais
Teorias da Comunicação
02/2012 - 12/2012
Ensino, Cinema e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao documentário
02/2012 - 02/2012
Ensino, Cinema e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação para Cinema e Mídias Digitais II
02/2012 - 02/2012
Ensino, Cinema e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e elaboração de projetos
06/2011 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ensino Superior de Brasília, .

Cargo ou função
Membro do Nucleo Docente Estruturante - NDE.
02/2011 - 12/2011
Ensino, Cinema e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de projetos audiovisuais
02/2010 - 12/2011
Ensino, Cinema e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação para cinema e mídias digitais I
07/2009 - 03/2011
Direção e administração, Instituto de Ensino Superior de Brasília, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
08/2010 - 02/2011
Ensino, Cinema e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção I
08/2008 - 12/2009
Ensino, Cinema e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema brasileiro
08/2008 - 12/2009
Ensino, Cinema e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação para cinema e mídias digitais II

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, FBCB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Curador, Enquadramento Funcional: Curador
Outras informações
Foi curador do Festival e participou da comissão de seleção de curtas e média-metragens da competição oficial do festival. Também foi responsável pelas coordenações do Fórum de Coprodução, pelos seminários e pelas Master Class de roteiro, fotografia e produção executiva,


Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Coordenador-Geral de Estudos, Enquadramento Funcional: D.A.S., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Entre 2004 e 2009 desenvolveu os seguintes projetos: Sistema de Informações e Indicadores Culturais - IBGE Pesquisas de acompanhamento cultural - IPEA Indices de Preços da Cultura - FGV Edital Pró-cultura - CAPES GT da representação do Brasil na ARCO 2008 Apoio a Bienal de SP Edital Cultural e Pensamento Seminário Internacional de Diversidade Cultural - OEA Organização de publicação do "Cultura em números" - FUNARTE Assessoria ao Ministro da Cultura Assessoria ao Secretário de Política Cultural Elaboração dos indicadores para o Plano Nacional de Cultura - PNC Coordenação da publicação da série: "Cadernos de Política Cultural". Representação do MinC em diversas conferências e seminários, nacionais e internacionais.

Atividades

11/2008 - 08/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Ministério da Cultura, .

Linhas de pesquisa
Encenações do Comum
03/2008 - 08/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Ministério da Cultura, .

06/2004 - 01/2006
Direção e administração, Secretaria de Políticas Culturais, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.

Unicesp, UNICESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4
Outras informações
Disicplinas ministradas: 2008/01: Direçao Geral 2008/02: Direção Geral 2011/01: Elaboração de projetos audiovisuais

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do cinema
02/2011 - Atual
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de projetos audiovisuais
03/2008 - 12/2008
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção Geral

Site Candango, CANDANGO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Crítico, Enquadramento Funcional: Crítico cinematográfico


Festival Internacional de Cinema de Brasília, FIC BRASÍLIA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curador, Carga horária: 20
Outras informações
Foi responsável pela produção, redação do catálogo e a assessoria de curadoria do FIC Brasília de 2003.


Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, SOCINE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Representante Discente, Enquadramento Funcional: Doutorando
Outras informações
É representante discente suplente. Atuou como parecerista de propostas de painéis para a edição de 2012.



Linhas de pesquisa


1.
O cinema e a narrativa pós-dramática

Objetivo: Elaborar uma genealogia intermidiática entre o cinema e a narrativa pós-dramática com foco nas relações entre a produção dramatúrgica dos anos setenta na Alemanha e seu diálogo com as obras cinematográficas do mesmo período..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Palavras-chave: Cinema novo alemão; Peter Handke; Teatro pós-dramático; Wim Wenders; Roteiro.
2.
Encenações do Comum

Objetivo: Investigar possíveis diálogos com matrizes do cinema clássico e moderno pouco usuais no repertório dos cineastas brasileiros até há pouco tempo bem como estabelecer um diálogo entre cinema e teatro tendo como ponto de partida uma estética do comum, definida por um lado, por valores minimalistas, e por outro, por uma expressão afetiva que se viu fortemente contemplada no cinema de gêneros (melodrama, em especial), nas novelas e nos sitcoms mas que precisa ser revista no contexto de outras categorias como o pós-dramático, como elaborada por Hans Thiers Lehmann..
Palavras-chave: Teatro pós-dramático; Minimalismo.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Rastros e marcas do roteiro no audiovisual brasileiro
Descrição: O projeto Rastros e marcas do roteiro no audiovisual brasileiro pretende elaborar um levantamento pioneiro dos arquivos, das informações e dos dados sobre roteiristas, roteiros e argumentos dentro da história do cinema e do audiovisual brasileiro. Juntamente à organização dessa a documentação o projeto oferecerá uma reflexão historiográfica sobre o papel desempenhado pelos roteiristas nas trajetórias do cinema realizado no Brasil. A pesquisa está dividida em duas linhas de investigação. De um lado, ressaltaremos os principais roteiristas-autores do cinema brasileiro: do cinema mudo, passando pelos ciclos industriais, pelas práticas de roteirização na televisão, o cinema moderno, a retomada e a produção mais recente, destacaremos os roteiristas, diretores-roteiristas e dramaturgos que, à sombra da história, cunharam enredos, personagens e ambientes audiovisuais que impactaram o imaginário das nossas telas. De outro lado, enfatizaremos os roteiros como arquivos históricos e analisaremos certos roteiros não filmados, mas cujos argumentos e tratamentos já permitam compreender uma visão completa da obra que, caso realizada, migraria às telas. Seja pela falta de recursos financeiros, seja pela censura ou pelo fato de não conseguir apoio num edital público, nos fiamos na hipótese de que algum desses roteiros ainda ofertam concepções estéticas que merecem ser conhecidas de um público mais amplo. Nessa vertente pesquisaremos roteiros escritos por autoras, cineastas, artistas negros e minorias indígenas, campos que receberão ensaios específicos no livro. Por ser um projeto de amplo fôlego histórico, optamos por criar um grupo de colaboradores realmente diversificado, com diálogos entre a academia, o meio cinematográfico, que inclui desde roteiristas até críticos, jornalistas, doutorandos, mestrandos, jovens bolsistas, além de contemplar profissionais radicados em diferentes cidades do Brasil. Por ser uma pesquisa pioneira e inédita, realçaremos a consolidação de uma metodologia sobre os roteiros no Brasil, qualitativa e quantitativa, como um dos nossos principais resultados. Com uma duração de trinta e seis meses, o projeto está dividido em três etapas: Conceito, Pesquisa e Produtos, as quais terão, cada uma, um núcleo específico e homônimo. Tanto os núcleos, organograma como o cronograma dos projetos serão detalhados nos anexos. Na etapa final do projeto, no seu terceiro e último ano, convidaremos ensaístas, escritores, pesquisadores e roteiristas para elaborarmos uma reflexão coletiva diante do material levantado. É justamente no encontro entre a pesquisa, os dados, sua organização metodológica que desaguaremos nosso trabalho numa publicação. No livro organizaremos uma série de ensaios que oferecerão uma história especulativa, invisível e subterrânea do cinema brasileiro. Rastros e marcas do roteiro no audiovisual brasileiro visa, portanto, trazer essa história para o proscênio das nossas narrativas, tal como ela realmente merece..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Encenações do Comum
Descrição: Estudar filmes de diretores brasileiros que têm estreado em longas metragens nos últimos anos. Tentaremos investigar possíveis diálogos com matrizes do cinema clássico e moderno pouco usuais no repertório dos cineastas brasileiros até há pouco tempo (especialmente Ozu e Bresson) bem como estabelecer um diálogo entre cinema e teatro tendo como ponto de partida uma estética do comum, definida por um lado, por valores minimalistas, e por outro, por uma expressão afetiva que se viu fortemente contemplada no cinema de gêneros (melodrama, em especial), nas novelas e nos sitcoms mas que precisa ser revista no contexto de outras categorias como o pós-dramático, como elaborada por Hans Thiers Lehmann..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
O cinema e a narrativa pós-dramática
Descrição: Este projeto pretende revisar a reflexão teórica e histórica sobre a relação entre escrita e narrativa audiovisual, texto e cena, roteiro e filme no âmbito da linguagem cinematográfica enfatizando os agenciamentos intertextuais e intermídiaticos entre cinema contemporâneo, literatura alemã e teatro pós-dramático. Focaremos na investigação dos estados preparatórios `a realização cinematográfica, principalmente aqueles concernentes ao formato do roteiro cinematográfico; ou seja, o momento onde ocorre um encontro único entre as tradições da literatura e da dramaturgia com a linguagem cinematográfica. A partir de uma metodologia genealógica e intermídiatica, faremos um recorte histórico e geográfico para investigarmos características estéticas que sejam úteis `a melhor compreensão das origens do cinema contemporâneo. Almeja-se, dessa forma, estabelecer parâmetros para revisar a emergência de uma forma de narrativa audiovisual que atualmente renova a linguagem da sétima arte. Como um caso de estudo elegemos a contribuição do roteiristas e dramaturgo Peter Handke na obra de Wim Wenders. Dessa forma, também abordaremos outros autores do cinema novo alemão, do teatro pós-dramático e da literatura moderna alemã..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Elaboração de Análises de Conjuntura junto ao IPEA
Descrição: O projeto teve como resultado uma série de artigos sobre as políticas culturais brasileiras partindo desde a consolidação do Ministério da Cultura. Investigou-se temas como financimento cultural, museus, sistema nacional de cultura, dentre outros. O projeto resultou em dois livros que foram publicados pelo Ministério da Cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Elaboração do Suplemento Cultural da Pesquisa de Perfil Municipal 2006 - IBGE
Descrição: Primeiro levantamento estatístico sobre as informações culturais dos 5.565 municípios brasileiros. O grupo de pesquisa investigou os conceitos, as categorias, acompanhou a aplicação do questionário assim como elaborou conjuntamente as principais conclusões sobre o trabalho. O resultado foi publicado pelo IBGE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Cinética
2011 - Atual
Periódico: Revista Eco-Pós


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
2015 - Atual
Periódico: Revista Culturas Midiáticas
2017 - Atual
Periódico: SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL
2017 - Atual
Periódico: VEREDAS. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LUSITANISTAS


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Teoria do cinema.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Bolsa do DAAD para doutorado sanduíche, Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD.
2011
Bolsa Capes de Doutorado, CAPES.
2011
Elaboração do roteiro do longa-metragem TRIZ (Cidade Submersa, como título antigo)., Fundo de apoio a cultura - FAC, GDF.
2008
Curta-metragem "roteiro para minha morte" Edital do Fundo de Apoio a Cultura , FAC - 2007., Secretaria de Cultura do GDF.
2006
Prêmio P. F. Gastal - 1º Concurso Nacional de Crítica Cinematográfica, Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
2006
Melhor Montagem em 16mm, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
2006
Bolsa de Mestrado, Cnpq.
2000
Bolsa PET, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
GONÇALO, Pablo.  Data: 18/05/2011

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1GONÇALO, Pablo2017 GONÇALO, Pablo. Film in words/words in pictures: Ekphrasis modulations in Peter Handke and Wim Wenders? cinematic collaborations. Journal of Screenwriting, v. 8, p. 83-97, 2017.

2.
3GONÇALO, Pablo2017GONÇALO, Pablo. Estilhaços da Frase Fílmica: a dramaturgia intermedial de Peter Handke. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO], v. 7, p. 407-433, 2017.

3.
14GONÇALO, Pablo2017GONÇALO, Pablo. A desobediências das imagens, ou o extremínio contínuo. Revista Teorema, v. 28, p. 25, 2017.

4.
2GONÇALO, Pablo2017GONÇALO, Pablo. Quando filmes são palavras: uma introdução aos estudos de roteiro. RAÍDO (ONLINE), v. 11, p. 123-140, 2017.

5.
6GONÇALO, Pablo2016GONÇALO, Pablo. Ken Jacobs and the perverted archive. Acta Universitatis Sapientiae, Film and Media Studies, v. 13, p. 73-88, 2016.

6.
4GONÇALO, Pablo2016 GONÇALO, Pablo. As espirais dos arquivos: Lento retorno e as paisagens de um filme sem telas1. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), p. 94-106, 2016.

7.
5GONÇALO, Pablo2016 GONÇALO, Pablo. Quasi-cinema: Bertolt Brecht and his unfilmed script. La Furia Umana, v. 28, p. 04-12, 2016.

8.
7GONÇALO, Pablo2013GONÇALO, Pablo. Afetos entre anjos e humanos: imagem e escrita em Asas do Desejo. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 1, p. 199-225, 2013.

9.
8GONÇALO, Pablo2013GONÇALO, Pablo. Narrativas entre a presença e a paisagem: ecos pós-dramáticos no cinema contemporâneo. Revista Persona, v. 01, p. 120, 2013.

10.
12GONÇALO, Pablo2011GONÇALO, Pablo. Valsa com Bashir: experiência, memória e guerra. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 09, p. Seção: Análises-167, 2011.

11.
11GONÇALO, Pablo2011GONÇALO, Pablo. O grau zero da subjetividade: documentários e jogos de linguagem. Crítica Cultural, v. 06, p. 233-249, 2011.

12.
10GONÇALO, Pablo2011GONÇALO, Pablo. Ironia, cinismo e pragmatismo: os circuitos de arte nos documentários de Orson Welles, Banksy e Vik Muniz. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 10, p. 72-103, 2011.

13.
9GONÇALO, Pablo2011GONÇALO, Pablo. Cinefilia, um romance de formação. Contracampo (UFF), v. 23, p. 249-255, 2011.

14.
13GONÇALO, Pablo2005GONÇALO, Pablo. Jean Vigo, a revolta e o devir. Verve (PUCSP), São Paulo, v. 7, p. 160-168, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GONÇALO, Pablo; LOPES, Denilson ; Xavier, Ismail . O cinema como refúgio da escrita: roteiro e paisagens em Peter Handke e Wim Wenders. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2016. v. 300. 320p .

2.
GONÇALO, Pablo; SILVA, Andrea (Org.) ; RIBEIRO, F. (Org.) ; FUNARTE (Org.) . Cultura em números - Anuário de estaísticas culturais 2009. 1. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 2009. v. 3.000. 241p .

3.
BARBOSA, Frederico (Org.) ; GONÇALO, Pablo (Org.) . Cadernos de políticas culturais vol. 3: Economia e política cultural: acesso, emprego e financiamento. 1. ed. Brasília: Ministério da Cultura - CGEE, 2007. v. 3000. 161p .

4.
BARBOSA, Frederico (Org.) ; GONÇALO, Pablo (Org.) . Cadernos de políticas culturais vol 2: Política Cultural no Brasil 2002 - 2006: acompanhamento e análise. 1. ed. Brasília: Ministério da Cultura - CGEE, 2007. v. 3000. 220p .

5.
DIAS (Org.) ; VITALIS, A. (Org.) ; MORAES, R. (Org.) ; GONÇALO, Pablo (Org.) . Cadernos de políticas culturais vol 1: Direito autoral. 1. ed. Brasília: Ministério da Cultura - CGEE, 2006. v. 3000. 436p .

Capítulos de livros publicados
1.
GONÇALO, Pablo. Cinema e História: circularidades, arquivos e experiência estética. In: Carolina Amaral de Aguiar; Danielle Crepaldi Carvalho; Eduardo Morettin; Lúcia Ramos Monteiro; Margarida Maria Adamatti. (Org.). arquivos entre a espera e a demora: os roteiros não filmados de Bertolt Brecht. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2017, v. 1, p. 160-196.

2.
GONÇALO, Pablo. Lola and Billy the Kid. In: Lucas Muraria; Mateus Nagime. (Org.). New Queer Cinema: a segunda onda. 01ed.Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2016, v. , p. 56-63.

3.
GONÇALO, Pablo. Olhar entre semibreves: escrita e imagem em Samuel Beckett e Peter Handke. In: BRASIL, André; LISSOVSKY, Maurício; MORETTIN, Eduardo,. (Org.). Visualidades hoje. Livro Compós 2013. 13ed.Salvador: , 2013, v. 13, p. 305-325.

4.
GONÇALO, Pablo. Afetos entre anjos e humanos: imagem e escritura em Asas do Desejo. In: Antono Costa Valente, Rita Capucho. (Org.). AVANCA 2013. 04ed.Avanca, Portugal: Editora Cineclube de Avanca, 2013, v. , p. 461-469.

5.
GONÇALO, Pablo. Valsa com Bashir: experiência, memória e guerra. In: Regina Dalcastagnè. (Org.). Histórias em quadrinhos: diante da experiência dos outros. 01ed.Vinhedo, SP: Editora Horizonte, 2012, v. , p. 42-55.

6.
GONÇALO, Pablo; CAETANO, M. R. . Cine-filhos de Paulo Emílio. In: Maria do Rosário Caetano. (Org.). Paulo Emílio Salles Gomes: o homem que amava o cinema e nós que o amávamos tanto. 01ed.Brasília: Secretaria de Cultura do Distrito Federal, 2012, v. , p. 62-65.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GONÇALO, Pablo. Qual é a ética diante das imagens violentas. Revista Cinética, 17 out. 2017.

2.
GONÇALO, Pablo. O lusco-fusco neon de Chin e Lon. Revista Cinética, 11 out. 2017.

3.
GONÇALO, Pablo. O abandono da política. Revista Cinética, 26 jun. 2017.

4.
GONÇALO, Pablo. Imagens contra a rua. Revista Cinética, 16 jun. 2017.

5.
GONÇALO, Pablo. Sem favoritos, Berlinale fecha seu ciclo de estréias. Estado de Minas, 14 fev. 2014.

6.
GONÇALO, Pablo. Muitos Brasis. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 06, 10 fev. 2014.

7.
GONÇALO, Pablo. Brasileiros em Berlim. Estado de Minas, 10 fev. 2014.

8.
GONÇALO, Pablo. Humor e requinte. Estado de Minas, p. 6, 08 fev. 2014.

9.
GONÇALO, Pablo. Pelas retinas dos filhos. Correio Braziliense, 10 mar. 2012.

10.
GONÇALO, Pablo. Por uma curadoria engajada e um cinema que chamamos de nosso. Correio Braziliense, p. página 03, 25 set. 2011.

11.
GONÇALO, Pablo. Cinefilia: uma história clandestina. Correio Braziliense, p. 04 - 04, 14 maio 2011.

12.
GONÇALO, Pablo. Versões da realidade. Correio Braziliense, Caderno Pensar, 06 nov. 2010.

13.
GONÇALO, Pablo. Rohmer, adjetivo. Correio Braziliense, 16 jan. 2010.

14.
GONÇALO, Pablo. O Sonho Interrompido. Correio Braziliense, 29 nov. 2008.

15.
GONÇALO, Pablo. O inútil de cada um. Cooreio Braziliense, 18 out. 2008.

16.
GONÇALO, Pablo. Ecos no deserto. Cooreio Braziliense, 14 mar. 2008.

17.
GONÇALO, Pablo. Amantes Constantes. Correio Brazilinese, Caderno Pensar, 03 nov. 2007.

18.
GONÇALO, Pablo. O Retrato e o Espelho. Correio Brazilinese, Caderno Pensar, 06 out. 2007.

19.
GONÇALO, Pablo. `As margens do limite. Correio Brazilinese, Caderno Pensar, 10 fev. 2007.

20.
GONÇALO, Pablo. A Visão e o Disparo. Cooreio Braziliense Caderno Pensar, Brasília, p. 2 - 2, 05 ago. 2006.

21.
GONÇALO, Pablo. O Próximo Passo. Correio Braziliense, Festival de Cinema de Brasília, 20 nov. 2005.

22.
GONÇALO, Pablo. Entrevista com José Eduardo Belmonte. Site Candango, 10 out. 2005.

23.
GONÇALO, Pablo. Melinda e Melinda. Site Candango, 05 jun. 2005.

24.
GONÇALO, Pablo. As cruzadas. Site Candango, 25 maio 2005.

25.
GONÇALO, Pablo. Crítica: "A queda: as últimas horas de Hitler". Site Candango, 13 maio 2005.

26.
GONÇALO, Pablo. Star Wars - Episódio III. Candango, 10 maio 2005.

27.
GONÇALO, Pablo. O calango tímido. Site Candango, 15 jan. 2005.

28.
GONÇALO, Pablo. Recife, 16 de Junho. Cooreio Braziliense, Caderno Pensar, 16 ago. 2004.

29.
GONÇALO, Pablo. O pêndulo do consumo e da exclusão. Correio Braziliense, Caderno Pensar, 07 jul. 2004.

30.
GONÇALO, Pablo. Encontros e desencontros. www.candango.com.br, 20 jan. 2004.

31.
GONÇALO, Pablo. O vôo, o extase. Cooreio Braziliense, Caderno Pensar.

32.
GONÇALO, Pablo. Peter Handke, cinema e poesia. Revista Modo de Usar & Cia..

33.
GONÇALO, Pablo. A crônica de um rosto. Revista Cinética.

34.
GONÇALO, Pablo. A face obscura de um ator. Revista Cinética.

35.
GONÇALO, Pablo. Quando o 3D te olha. Revista Cinética.

36.
GONÇALO, Pablo. O espaço da ficção. Revista Cinética.

37.
GONÇALO, Pablo. De olhos fechados: um beijo real. Revista Cinética.

38.
GONÇALO, Pablo. A atração gravitacional de uma geografia perdida. Revista Cinética.

39.
GONÇALO, Pablo. O medo do espectador na hora da revolução. Revista Cinética.

40.
GONÇALO, Pablo. Os trilhos (circulares) do fim. Revista Cinética.

41.
GONÇALO, Pablo. Berlinale 2014, uma apresentação: arquivos, elipses, encenações. Revista Cinética.

42.
GONÇALO, Pablo. A esquizofrenia e o estilhaço da caixa-preta. Revista Cinética.

43.
GONÇALO, Pablo. Fragmentos de uma decomposição. Revista Cinética.

44.
GONÇALO, Pablo. 63a Berlinale: as faces e a geopolítica de um festival. Revista Cinética.

45.
GONÇALO, Pablo. Um rosto esculpido na sombra.. Revista Cinética.

46.
GONÇALO, Pablo. Contradições de um recomeço. Revista Cinética.

47.
GONÇALO, Pablo. Antecâmara de violência. Revista Cinética.

48.
GONÇALO, Pablo. Tofu. Revista Cinética.

49.
GONÇALO, Pablo. Perguntas e respostas. Revista Cinética.

50.
GONÇALO, Pablo. Panorama, Forum e Forum Expanded. Revista Cinética.

51.
GONÇALO, Pablo. Dramaturgia da dúvida. Revista Cinética.

52.
GONÇALO, Pablo. Travessia. Crítica de Leviathan, de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel. Revista Cinética.

53.
GONÇALO, Pablo. Revolta, decoro e terrorismo: a anarquia das imagens. Revista Cinética.

54.
GONÇALO, Pablo. Os murmúrios dos territórios: sobre guetos do cinema (dito) brasileiro. Revista Cinética.

55.
GONÇALO, Pablo. Letras entre a página e a tela: o short movies de Gonçalo Tavares. Revista Cinética.

56.
GONÇALO, Pablo. Paisagens, elipses, repetições. Revista Cinética.

57.
GONÇALO, Pablo. O umbigo de Hollywood. Revista Cinética.

58.
GONÇALO, Pablo. O réquiem de uma galáxia. Revista Cinética.

59.
GONÇALO, Pablo. A pele da morte, ou a textura da transcendência. Revista Cinética.

60.
GONÇALO, Pablo. Rastros que as paisagens desmanchan. Revista Cinética.

61.
GONÇALO, Pablo. O entre-campo do olhar. Revista Cinética.

62.
GONÇALO, Pablo. Nós, as negras. Revista Cinética.

63.
GONÇALO, Pablo. O crepúsculo e o sfumato. Revista Cinética.

64.
GONÇALO, Pablo. Cantos e uivos de resistência. Revista Cinética.

65.
GONÇALO, Pablo. Filme noir da China ganha urso de ouro da Berlinale. Estado de Minas.

66.
GONÇALO, Pablo. A nostalgia, o restauro e a cidade moderna: O último cine drive-in. Revista Cinética.

67.
GONÇALO, Pablo; VIGNOLI, A. . Entrevista com Melissa Dullius e Gustavo Jahn. Revista Cinética.

68.
GONÇALO, Pablo. Rastros de anti-matéria: os filmes de Gustavo Jahn e Melissa Dullius. Revista Cinética, http://revistacinetica.com.br/.

69.
GONÇALO, Pablo. Uma certa poética da perversidade. Sobre Nova Dubai, de Gustavo Vinagre. Revista Cinética.

70.
GONÇALO, Pablo. Do chão das vozes às vozes sem chão: ecos entre António Reis e Pedro Costa. Revista Cinética.

71.
GONÇALO, Pablo. Os fantasmas da história tocados por luvas de pelica. Revista Cinética.

72.
GONÇALO, Pablo. A lírica do exílio nos filmes de Leonardo Mouramateus. Revista Cinética.

73.
GONÇALO, Pablo. Na órbita dos cínicos. Revista Cinética.

74.
GONÇALO, Pablo. A espera, a predação e a escuta da história. Revista Cinética.

75.
GONÇALO, Pablo. Um funeral ao patriarcado latino-americano. Revista Cinética.

76.
GONÇALO, Pablo. Um dândi do efêmero. Revista Cinética.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALO, Pablo. Uma arqueologia especulativa: os roteiros não filmados de Mário Peixoto. In: XVII Compós, 2018, Belo Horizonte. Biblioteca da Compós, 2018.

2.
GONÇALO, Pablo. As cinzas das letras: o cinema e os escritores europeus do pós-guerra. In: XX Socine, 2016, Curitiba. Anais de textos completos. São Paulo: Socine, 2016. v. 1. p. 840-846.

3.
GONÇALO, Pablo. As espirais dos arquivos: Lento retorno, as paisagens de um filme sem telas.. In: Compós, 2015. Biblioteca da Compós, 2015.

4.
GONÇALO, Pablo. Olhar entre semibreves: escrita e silêncio em Samuel Beckett e Peter Handke. In: XXI Encontro Anual da COMPOS. GT de Comunicação e Experiência Estética, 2012, Juiz de Fora. Biblioteca COMPOS, 2012.

5.
GONÇALO, Pablo. Roteiristas na história do cinema: o caso de Peter Handke. In: Socine, 2012, São Paulo. Anais de textos completos: estudos de cinema e audiovisual SOCINE, 2012. p. 665-671.

6.
GONÇALO, Pablo. The subjective turn in Brazilian documentary. In: Poetics and politics of documentary, 2012, San francisco. LASA 2012, 2012.

7.
GONÇALO, Pablo. Narrativas entre a presença e a paisagem: ecos pós-dramáticos no cinema contemporâneo. In: VII Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Comunicação Social - PUC - RJ, 2011, Rio de Janeiro. VII Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Comunicação Social - PuC, 2011.

8.
GONÇALO, Pablo. Valsa com Bashir: experiência, memória e guerra. In: Literatura e história em quadrinhos, 2010. Literatura e história em quadrinhos, 2010.

9.
GONÇALO, Pablo. A experiência da diáspora entre pixel e celuloides. In: Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2006, Rio de Janeiro. Anais do Primeiro Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALO, Pablo; Johann, Ana ; Munhoz, Marcelo . A criação autoral no roteiro cinematográfico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GONÇALO, Pablo; AQUINO, M. ; CANNITO, N. ; CAMARGO, R. ; VIEIRA, M. ; BARBOSA, K. . Debate sobre séries de TV. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GONÇALO, Pablo; BEZERRA, J. . Dossier Realismo Especulativo Revista Eco-Pós 2018 (Organização Dossier Realismo Especulativo).

2.
Kittler, Friedrich ; GUMBRECHT, H. U. ; GONÇALO, Pablo . A verdade do mundo técnico: ensaios sobre a genealogia da atualidade. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
GONÇALO, Pablo; SANTOS, M. A. . Qual a intenção de um índice? Ou, falsificando fotografias. Rio de Janeiro, 2012. (Tradução/Artigo).

4.
GONÇALO, Pablo; KEIJI, A. ; ABREU, E. . Fotografar a catástrofe. Rio de Janeiro: ECO-Pós, 2012. (Tradução/Artigo).

5.
GONÇALO, Pablo. Ética, audiovisual e conteúdos culturais 2009 (Catálogo de mostra cinematográfica).

6.
GONÇALO, Pablo. Memórias do subdesenvolvimento 2007 (Catálogo de mostra cinematográfica).

7.
GONÇALO, Pablo. O cinema de auto-retrato no Brasil 2007 (Catálogo de mostra cinematográfica).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONÇALO, Pablo. A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GONÇALO, Pablo. Vestígios. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALO, Pablo. A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GONÇALO, Pablo; MARCONDES, Ciro . Crítica e análise de filmes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GONÇALO, Pablo. História do cinema contemporâneo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GONÇALO, Pablo. Miradocs - teoria e prática do documentário. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GONÇALO, Pablo. História do Cinema na América Latina. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GONÇALO, Pablo. Residual, Sérgio Raposo. 2006. (Produção Executiva).

7.
GONÇALO, Pablo. O dia do desafio, direcao de Renato Barbieri. 2005. (Roteiro).

8.
GONÇALO, Pablo. Momento Trágico, direção de Cibele Amaral. 2003. (Assistente de Direção).

9.
GONÇALO, Pablo. Pesquisa e catalogação dos cinejornais do DIP. 2003. (Estagiário).

10.
GONÇALO, Pablo. A lâmpada e a flor, direção de Pablo Jaime. 2002. (Produção Executiva).

11.
GONÇALO, Pablo. Veja e Ouça, direção de André Francioli. 2002. (Produção Executiva).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
GONÇALO, Pablo; CARVALHEIRA, A. . Roteiro do filme New Life S/A. 2018 (Roteiro de longa-metragem -).

2.
CARVALHEIRA, A. ; GONÇALO, Pablo . TRIZ. 2012 (Roteiro de longa metragem).

3.
GONÇALO, Pablo. Roteiro para minha morte. 2009.

4.
GONÇALO, Pablo. Vestígios. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GONÇALO, Pablo; FILHO, Dinaldo; Guizzo, Antônio. Participação em banca de Lucas Henrique de Souza. Desvios pela memória: um estudo comparado de Los rubios, de Albertina Carri, e Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal para a Integração Latino-Americana.

2.
GONÇALO, Pablo; COSTA, G.; Walace, Fabrícia; More, Anna. Participação em banca de Nayla Mendes Ramalho. A precariedade necessária na escrita de Terra en Transe: os três roteiros de Glauber Rocha. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

3.
GONÇALO, Pablo; GOMES, S. H. A.; Santos, Alexandre. Participação em banca de Victor Vinicius. Em busca da independência: os modos de existir do roteiro cinematográfico. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

4.
GONÇALO, Pablo; Dias Karina; NOBREGA, C.. Participação em banca de Luiz Olivieri. - (um método). 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

5.
GONÇALO, Pablo; BARRETO, J.; CARVALHO, E. R.. Participação em banca de Daniel Lukan Schmith Silva. Culpado ou inocente: o supense de Poe, Chesterton e Hitchcock. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
GOMES, A. L.; CORREIA, P. P.; DANGELO, B.; NUTO, J. V. C.; GONÇALO, Pablo. Participação em banca de Dougas Rodrigues de Sousa. Tenda dos milagres - romance, roteiro e filme: recriação e presença. 2017. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
Ficher, Sylvia; GONÇALO, Pablo; Carlos Henrique. Participação em banca de Bruno Souto de Azambuja. Distopias da Era do Blockbuster: representações urbanas na ficção científica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

2.
GOMES, A. L.; GONÇALO, Pablo; ARAUJO, R.. Participação em banca de Helciclever Barros da Silva Vitoriano. The raven: itermedialidade, tradição poétoca e cinematográfica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura) - Universidade de Brasília.

3.
GOMES, A. L.; GONÇALO, Pablo; SOARES, L. F.. Participação em banca de Josiane Levy da Silva. Os clicês e a fabulação de imagens fílmicas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura) - Universidade de Brasília.

4.
GONÇALO, Pablo; GOMES, A. L.; BRAGA, C. R. V.. Participação em banca de Solange Salete Toccolini Zorzo. Roteiro cinematográfico: a confluência de linguagens em Di Moretti. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura) - Universidade de Brasília.

5.
Dias Karina; GONÇALO, Pablo; ORTHOF, G.; Gama, Fabiene. Participação em banca de Tatiana Vieira Terra. o invisível e a não materialidade das COISAS DA ILHA. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
GONÇALO, Pablo; VIEIRA, M.; LIRA, Bertrand. Participação em banca de Rodrigo Aragão Quirino. A estilística do roteiro no drama seriado contemporâneo.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
GONÇALO, Pablo; Barbosa, Sidney; Campos, Flávio. Participação em banca de Beatriz D?Angelo Braz Gorla. Entre a palavra e a imagem: a escritura de Marguerite Duras no cinema. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura) - Universidade de Brasília.

3.
GONÇALO, Pablo; CASTRO, G.; HAZIN, E. A. L.. Participação em banca de Victor Lemes Cruzeiro. Um percurso pelo Pathos nos diários de três artistas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade de Brasília.

4.
GONÇALO, Pablo; CASTRO, G.; MARCONDES, Ciro. Participação em banca de Camila Machado Garcia de Lima. Sonário do Sertão: experiências sonoras no sertão brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade de Brasília.

5.
More, Anna; GONÇALO, Pablo; Walace, Fabrícia. Participação em banca de Nayla Mendes Ramalho. A poética e a política do corpo na escrita de Terra em Transe: os três roteiros de Glauber Rocha. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura) - Universidade de Brasília.

6.
GONÇALO, Pablo; GOMES, S. H. A.; OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Victor Vinicius do Carmo. Em busca da independência: os modos de existir dos roteiros cinematográficos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONÇALO, Pablo; MORAES, D.; MENDES, M.. Participação em banca de Gabriela Barros Nunes Studart Corrêa.A primeira chuva depois da seca: um documentário sobre arte e resiliência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

2.
GONÇALO, Pablo; GIUNTINI, M.; Lanari, João. Participação em banca de Daniel Silva Ferreira.Análise do filme A paixão de Joana D'Arc. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

3.
GONÇALO, Pablo; MORAES, D.; MONTORO, T.. Participação em banca de Matheus Sette Morais de Castilho.Espiã. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

4.
GONÇALO, Pablo; GIUNTINI, M.; FONTELES, M.. Participação em banca de Arthur Lopes Marques.Circênicos pelo mundo - websérie. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

5.
GONÇALO, Pablo; BAUER, E.; SILVA, D. I.. Participação em banca de Amanda Brum de Moraes Ponce Devulcky.A Outra caixa: experimentação poética e política em audiovisual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

6.
GONÇALO, Pablo; NOVIS, C.; RIBEIRO, S.. Participação em banca de Marcelo dos Reis Veras.Pôr do Sol: filme de curta-metragem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

7.
GONÇALO, Pablo; BAUER, E.; CASTRO, G.. Participação em banca de Tais Fernandes Koshino.ENTRE, curta-metragem de animação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília.

8.
Flores, Virginia; Piedras, Pablo; Xavier, Tainá; GONÇALO, Pablo. Participação em banca de Lilian Moreira de Alcantara.Putta: curta-metragem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal para a Integração Latino-Americana.

9.
GONÇALO, Pablo; Piedras, Pablo; Flores, Virginia; Rebellato, Francieli. Participação em banca de Carlo Cezare.Espera. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal para a Integração Latino-Americana.

10.
GONÇALO, Pablo; MORAES, P. D.; COLMENERO, P.. Participação em banca de Thays Lopes."Eu Mato", roteiro para série de TV. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Ensino Superior de Brasília.

11.
GONÇALO, Pablo; CARVALHO, M.; MARCONDES, Ciro. Participação em banca de Higor Henrique de Lima Bontempo.Direção de arte aplicada ao curta Sinestesia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

12.
GONÇALO, Pablo; CARVALHO, M.; GUTIERREZ, F.. Participação em banca de Ana Larissa Barroso Aguiar.Direção de arte e narrativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

13.
GONÇALO, Pablo; MARCONDES, Ciro; FORTES, L. O. S.. Participação em banca de Gabriela Costa.Memorial descritivo de roteiro de curta-metragem. 2012 - Instituto de Educação Superior de Brasília.

14.
GONÇALO, Pablo; GUTIERREZ, F.; MORAES, M. D.. Participação em banca de Cristiano Silva.Produção do curta-metragem Lobos e Cordeiros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

15.
MAIRA, C.; HORA, D.; GONÇALO, Pablo. Participação em banca de Carla Ribeiro Araújo.JAMA: Trabalho de conclusão de curso vinculado à produção da video arte JAMA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

16.
FARIA, M.; GONÇALO, Pablo; ODUBER, E.. Participação em banca de Patrick Grosner.Geração Baré-Cola: usuários de rock. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

17.
GONÇALO, Pablo; FARIA, M.; CRISPIM, F.. Participação em banca de Fábio Carvalho; Laiz Lima; Mariane Nascimento.Capoeira mandou chamar (documentário). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Unicesp.

18.
GONÇALO, Pablo; Osório, Josiane; FARIA, M.. Participação em banca de Marli Arboleia; Leumas Peter; Duda Anacletto.Na esquina da sua mente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Unicesp.

19.
GONÇALO, Pablo; CAJUEIRO, I.; MORAES, M. D.. Participação em banca de João Lucas da Costa Braga.Roteiro cinematográfico: a promessa do gago e do sorveteiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Ensino Superior de Brasília.

20.
MARCONDES, Ciro; CRISPIM, F.; GONÇALO, Pablo. Participação em banca de Julia Andrade de Lucini.Dançando no escuro como cinema pós-moderno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Ensino Superior de Brasília.

21.
GONÇALO, Pablo; CAJUEIRO, I.; GUTIERREZ, F.. Participação em banca de Júlia Libânio.O extraordinário circo do Bipo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Ensino Superior de Brasília.

22.
GONÇALO, Pablo; MARCONDES, Ciro; SIMOES, T.. Participação em banca de Gabriel Kuran Diniz do Nascimento.Aplicando a jornada do herói `as séries de televisão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Ensino Superior de Brasília.

23.
GONÇALO, Pablo; BRANT, L.; DANTAS, G. B.. Participação em banca de Pedro Henrique Alves de Sousa Pedrosa.Roteiro de longa-metragem: "Teoria da paz". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Ensino Superior de Brasília.

24.
GONÇALO, Pablo; MARCONDES, Ciro; VIEIRA, M. A.. Participação em banca de Thyago Pitangui Velloso.As potencialidades e limitações da crítica cinematográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Ensino Superior de Brasília.

25.
GONÇALO, Pablo; MARCONDES, Ciro; GUTIERREZ, F.. Participação em banca de Guilherme Barros e Madalena Schnabel.Programa Aprender e Brincar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Ensino Superior de Brasília.

26.
GONÇALO, Pablo; MARCONDES, Ciro; MORAES, P. D.. Participação em banca de Bruno Campos.A representação da família no cinema brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

27.
GONÇALO, Pablo; MARCONDES, Ciro; ODUBER, E.. Participação em banca de Clarissa Gomes.Core - roteiro de curta-metragem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

28.
GONÇALO, Pablo; LIGOCKI, M.; MARCONDES, Ciro; CARNEIRO, R. M.. Participação em banca de Bruno Martins de Britto Santos.Envolvimento e sedução da narrativa: influência de Robert Mckee sobre os roteiros da Pixar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade de Propaganda) - Instituto de Ensino Superior de Brasília.

29.
GONÇALO, Pablo; CARNEIRO, R. M.; GOULART, D.. Participação em banca de Mariana Rodrigues Veloso Costa.O diário da luxúria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

30.
GONÇALO, Pablo; CARNEIRO, R. M.. Participação em banca de Paulo Marcio Rocha de Oliveira.Chapada dos veadeiro: a imagem de um turismo sustentável. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

31.
GONÇALO, Pablo; MARCONDES, Ciro; LUCENA, B.. Participação em banca de Ingrid Normando.O American way of life e o cinema Frank Capra. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

32.
GONÇALO, Pablo; COSTA, G.; AMORIM, J. S. D.. Participação em banca de Joyce Gomes Alves de Oliviera.Jornalismo humanizado: pessoas anônimas como protagonistas da história. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Ensino Superior de Brasília.

33.
GONÇALO, Pablo; FARIA, M.; Osório, Josiane. Participação em banca de Tiago Belloti.A festa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Unicesp.

34.
GONÇALO, Pablo; FARIA, M.; Osório, Josiane. Participação em banca de Rodrigo Luiz Martins.O canalha. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Unicesp.

35.
GONÇALO, Pablo; Osório, Josiane; FARIA, M.. Participação em banca de Josiel Rabelo.Resquícios de um ontem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Unicesp.

36.
GONÇALO, Pablo; FARIA, M.; Osório, Josiane. Participação em banca de Marco Alencar.Geni. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Unicesp.

37.
GONÇALO, Pablo; Osório, Josiane; FARIA, M.. Participação em banca de Morena Santos.Elas só querem ser salvas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Unicesp.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GONÇALO, Pablo; CARNEIRO, R. M.; ODUBER, E.. Seleção de professor para Animação. 2010. Instituto de Educação Superior de Brasília.

2.
BARBIERI, R.; GONÇALO, Pablo; ODUBER, E.. Seleção de professor para Direção de atores. 2010. Instituto de Educação Superior de Brasília.

3.
GONÇALO, Pablo; GOULART, D.; CARNEIRO, R. M.. Seleção de professor para História do Cinema. 2009. Instituto de Educação Superior de Brasília.

4.
GONÇALO, Pablo; GOULART, D.; CARNEIRO, R. M.. Seleção de professor para História da Arte. 2009. Instituto de Educação Superior de Brasília.

5.
GONÇALO, Pablo; GOULART, D.; CARNEIRO, R. M.. Seleção de professor para Maquiagem e Efeitos Especiais. 2009. Instituto de Educação Superior de Brasília.

6.
BRANT, L.; GONÇALO, Pablo; GOULART, D.. Seleção de professor para Fotografia para Cinema. 2009. Instituto de Educação Superior de Brasília.

7.
GONÇALO, Pablo; ODUBER, E.; CARNEIRO, R. M.. Seleção de professor para Montagem e Edição. 2009. Instituto de Educação Superior de Brasília.

8.
GONÇALO, Pablo; GOULART, D.; CARNEIRO, R. M.. Seleção de professor para Tecnologias da Comunicação. 2009. Instituto de Educação Superior de Brasília.

9.
GONÇALO, Pablo. Seleção de projetos para o Edital Cultura Viva - SPPC - MINC. 2006.

Outras participações
1.
GONÇALO, Pablo; CASTRO, G.; Bulcão, Armando. Concurso de Mobilidade. 2018.

2.
GONÇALO, Pablo. Brazilian International Film Festival - BIFF. Júri da Mostra Competitiva. 2012.

3.
GONÇALO, Pablo. Júri do Terceiro Festival de Filmes Curtíssimos. 2010.

4.
GONÇALO, Pablo. Júri da Mostra Taguatinga. 2007.

5.
GONÇALO, Pablo. Júri da Mostra de Cinema ABCV. 2005.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
27th Encontro Anual da Compós. Um arqueologia especulativa: os roteiros não filmados de Mário Peixoto. 2018. (Congresso).

2.
Film-Philosophy Conference 2018. Beyond filmic experience: speculative authorship and unfilmed scripts. 2018. (Congresso).

3.
III Colóquio Internacional Cinema e História. Quais seriam os lugares dos roteiros (não filmados) na história do cinema?. 2018. (Congresso).

4.
XII Socine. Por uma arqueologia especulativa dos roteiros não filmados. 2018. (Congresso).

5.
10th Screewriting Research Network Conference. The ethics of persistence: Rogerio Sganzerla and his censored scripts. 2017. (Congresso).

6.
58Th SCMS Society for Cinema and Media Studies. Quasi-cinema: Bertolt Brecht and his unfilmed scripts. 2017. (Congresso).

7.
Arquiteturas do Imaginário III: Espaço Social e Paisagens.Escrita Especulativa: Alan Turing, Oulipo e os Algoritmos Contemporâneos. 2017. (Encontro).

8.
A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir.Debate sobre a obra de Jean Renoir. 2017. (Encontro).

9.
Curadoria Aberta: O Processo de montagem da programação do 50º Festival de Brasília.Processo de montagem da programação do 50º Festival de Brasília. 2017. (Encontro).

10.
Over and Over and Over Again Re-Enactment Strategies in Contemporary Arts and Theory.Speculative writing: unfilmed scripts and perverted archival images. 2017. (Simpósio).

11.
XXI SOCINE. Onde começa o mar? Os roteiros não filmados de Mário Peixoto. 2017. (Congresso).

12.
I Colóquio Internacional de Cinema e História. Arquivos entre a página e a tela: os roteiros não filmados de Bertolt Brecht. 2016. (Congresso).

13.
XXII Socine. Por uma arqueologia dos roteiros não filmados. 2016. (Congresso).

14.
XX Socine. As cinzas das letras: o cinema e os escritores europeus do pós-guerra. 2016. (Congresso).

15.
8th Screenwriting Research Network Conference. Delays and waiting between speculative scripts: a genealogy of unfilmed scripts. 2015. (Congresso).

16.
COMPOS 2015.As espirais dos arquivos: Lento retorno, as paisagens de um filme sem telas.. 2015. (Encontro).

17.
Lugares e Não-Lugares do Literário ( Pós-Lit, UnB).Letras que especulam: trilhas para uma genealogia dos roteiros não filmados. 2015. (Seminário).

18.
XIX SOCINE.Cinema e Ekphrasis: modulações entre imagens e arquivos.. 2015. (Encontro).

19.
7th annual Screenwriting Research Network International Conf.. Langsame Heimkehr: the film that does (not) exist. 2014. (Congresso).

20.
European Network for Cinema and Media Studies. Writers Wearing Sunglasses: Literature, Scripts and Screens in Nouveau-Roman and New German Cinema. 2014. (Congresso).

21.
Society for Cinema and Media Studies. The film in words: Ekphrasis and Script in Peter Handke and Wim Wenders. 2014. (Congresso).

22.
XV International Film and Media Studies Conference. A remediation instant: Ken Jacobs' experiments with materials, archives and figures.. 2014. (Congresso).

23.
Conferência Internacional AVANCA: arte, tecnologia. comunicaçcação. Afetos entre anjos e humanos: Imagem e escritura em Asas do desejo. 2013. (Congresso).

24.
LATIN AMERINCA STUDIES ASSOCIATION - LASA. The subjective turn in Brazilian documentary. 2012. (Congresso).

25.
Mostra Filme-ensaio. Cinebeijoca.Nossa música: uma introdução ao cinema de Jean-Luc Godard. 2012. (Oficina).

26.
Mostra Werner Herzog: sou o que são meus filmes. CCBB - DF.As paisagens de Werner Herzog. 2012. (Oficina).

27.
Projeto Nada Expandido: conversas flutuantes.Cinema e Poesia. 2012. (Encontro).

28.
Semana Cultural UNB Idiomas.Cinema novo alemão: uma introdução. 2012. (Oficina).

29.
XVI SOCINE.Roteiristas na história do cinema: a trajetória de Peter Handke. 2012. (Encontro).

30.
XXI Encontro Anual da COMPOS. GT de Comunicação e Experiência Estética. Olhar entre semibreves: escrita e silêncio em Samuel Beckett e Peter Handke. 2012. (Congresso).

31.
Cinebeijoca: Mostra Admirável Mundo Novo.Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock. 2011. (Encontro).

32.
Cinefrance: debate do filme Khamsa de Karim Dridi.Debate do filme Khamsa de Karim Dridi. 2011. (Outra).

33.
Clint Eastwood: clássico e imperdível. Centro Cultural Banco do Brasil - DF.O estilo Clint Eastwood e sua solução afetiva. 2011. (Encontro).

34.
Conferência: Escola Livre Dracy Ribeiro.Do cinematógrafo ao cinema: Griffith e a decupagm clássica. 2011. (Outra).

35.
Mostra Cinema e Moda: Centro Cultural Banco do Brasil - DF.Algumas relações históricas entre o cinema e a moda. 2011. (Outra).

36.
Seminário Iberoamerican Films Crossing Borders.Cidade submersa. 2011. (Seminário).

37.
VII Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Comunicação Social - PUC - RJ.O espectro da autenticidade entre a presença e a paisagem: ecos pós-dramáticos em documentários e reality-shows. 2011. (Seminário).

38.
XI Seminário Internacional da Comunicacão Mídias Locativas e transmídias - de que mídia estamos falando?. Ironia, cinismo e pragmatismo: os circuitos de arte nos docs de Welles, Banksy e Vik Muniz. 2011. (Congresso).

39.
XV SOCINE. Movimento em Falso: o pós-dramático, o Bildungsroman, o road movie. 2011. (Congresso).

40.
Brasília ano 10 - Mostra de Cinema no CCBB - Brasília.Roteiro para minha morte. 2010. (Outra).

41.
Cinediálogos: uma panorâmica sobre o cinema digital.Um breve histórico do digital no cinema. 2010. (Encontro).

42.
Cinediálogos: uma panorâmica sobre o cinema digital.O cinema digital: contexto histórico, econômico e estético.. 2010. (Encontro).

43.
CineFrance.Debate sobre Ascensor para o Cadafalso, de Louis Malle. 2010. (Encontro).

44.
Festival Internacional de Cinema Independente Kino-Olho.Roteiro para minha morte. 2010. (Encontro).

45.
Jornada de estudos sobre romances gráficos - Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Pós-Gr.duação em Lietratura - UNB,.Valsa com Bashir: experiência, memória e guerra. 2010. (Encontro).

46.
Literatura e história em quadrinhos.Valsa com Bashir: a autobriografia na animação. 2010. (Encontro).

47.
Orientação Vocacional Profissional - Colégio Leonardo Da Vinci.O profissional do audiovisual. 2010. (Encontro).

48.
Vídeo Índio Brasil - 2010.O documentário e o projeto vídeo nas aldeias. 2010. (Outra).

49.
XIV SOCINE. Em jogos, as subjetividades: 33, Jogo de Cena e Rua de Mão Dupla.. 2010. (Congresso).

50.
42 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.Roteiro para minha morte. 2009. (Outra).

51.
As indústrias criativas e a economica da cultura.A economia da cultura no Brasil. 2009. (Seminário).

52.
I Encontro Ibero-Americano Observatório de Museus e Centros Culturais. Índice de Gestão Municipal em Cultura. 2009. (Congresso).

53.
Referenciais nacionais dos cursos de graduação - bacharelados e licenciaturas.Refernciais para o bacharelado e cinema. 2009. (Simpósio).

54.
Simpósio O Mercado Cinematográfico - IESB.Simpósio O Mercado Cinematográfico - IESB. 2009. (Simpósio).

55.
Cinema falado - Caixa Econômica Federal.Análise do filme The Funeral, de Abel Ferrara. 2008. (Encontro).

56.
Workshop cultural - Visibilidade com responsabilidade.A lei rouanet e o financiamento cultural no Brasil. 2008. (Simpósio).

57.
XII SOCINE. O (auto)retrato e seus espelhos. 2008. (Congresso).

58.
Cinema falado com Marçal Aquino. C. Cultural da Caixa."Os Chefões", de Abel Ferrara. 2007. (Outra).

59.
Cinevisões.Documentário e auto-retrato no Brasil. 2007. (Seminário).

60.
Seminário Internacional em Economia da Cultura.A lei rouanet e o financiamento cultural no Brasil. 2007. (Seminário).

61.
39 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.Vestígios. 2006. (Outra).

62.
Congresso de Estudantes de Pós-Graduação. A experiência da diáspora entre pixel e celuloides. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALO, Pablo. Alemanha nas Telas. 2018. (Festival).

2.
GONÇALO, Pablo. Alemanha nas Telas II. 2018. (Festival).

3.
GONÇALO, Pablo. Debate: Buster Keaton, a vida é um circo. 2018. (Outro).

4.
GONÇALO, Pablo. O cinema interior de Phillipe Garrel. 2018. (Outro).

5.
GONÇALO, Pablo; FREITAS, Gabriela ; CASTRO, G. ; MONTORO, T. . III Seminário Internacional Espaços e Produções Culturais. 2018. (Congresso).

6.
GONÇALO, Pablo; AUGUSTO, H. ; VALENTE, E. ; MELLO, M. ; FURTADO, B. . 50 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 2017. (Festival).

7.
GOMES, J. ; AUGUSTO, H. ; GONÇALO, Pablo . Debate: Violência de cor: cinema e racismo no Brasil. 2017. (Outro).

8.
GONÇALO, Pablo; LOPES, Denilson ; MOURAMATEUS, L. ; RIFF, A. ; LUZ, J. . Debate: Afetos queer no cinema brasileiro. 2017. (Outro).

9.
GONÇALO, Pablo; MARCONDES, Ciro ; BARRETO, J. . II Encontro TELAAS. 2017. (Congresso).

10.
GONÇALO, Pablo; VALENTE, E. ; MELLO, M. ; COUTO, J. G. ; CALLS, A. . 49 Festival do Cinema Brasileiro. 2016. (Festival).

11.
GONÇALO, Pablo; MARCONDES, Ciro ; BARRETO, J. . I Encontro TELAAS. 2016. (Congresso).

12.
GONÇALO, Pablo; BORELA, M. ; MASCARO, G. . 48 Festival de Cinema Brasileiro - curadoria de curta-metragens da mostra competitiva. 2015. (Festival).

13.
GONÇALO, Pablo. TV Digital e Interatividade. 2010. (Congresso).

14.
GONÇALO, Pablo. II Festival Iesb de Cinema Universitário. 2010. (Festival).

15.
GONÇALO, Pablo. I Festival IESB de Cinema Universitário. 2009. (Festival).

16.
GONÇALO, Pablo. Memórias Subdesenvolvimento. 2007. (Festival).

17.
GONÇALO, Pablo. Seminário Internacional de Diversidade Cultural. 2007. (Congresso).

18.
GONÇALO, Pablo. Indústrias Criativas: a cultura no século XXI. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Victoria Cristina Costa. Para além de um DeLorean: uma análise da viagem no tempo em narrativas seriadas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Melissa Campello. Gêneros cinematográficos e multiprotagonismo: a geração X no cinema dos anos 90.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

2.
Marley Fernandes Medeiros. O Quintal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

3.
Thiago Guimarães Campelo. Erotismo e adaptação literária para o cinema: de Guy de Maupassant a Max Ophüls.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

4.
Heloisa dos Santos. Escape. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

5.
Pedro Henrique Xavier Buson. Estupor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

6.
Matheus da Silva Lima. Tonino Guerra: a relação roteiro poesia nas colaborações com Antonioni e Tarkovsky.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

7.
Isabella Almada. Relicário Tarkovsky: as imagens, o artista, a conexão.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

8.
Diego Salles de Castro. Raízes da guerra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

9.
Ana Luiza Meneses P. dos Santos. Alves de Jesus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

10.
Ana Oliveira Santos Paiva Nogueira. A água como representação estética do feminino no filme Elena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

11.
Bautista Godoy. Cidade-Espaço: curta-metragem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

12.
Victor Hugo Santana de Souza. Eu não quero acordar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

13.
Juciele Fonseca Correia. Fragmento e Paisagem no cinema de Abbas Kiarostami e Naomi Kawase. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

14.
Julie Andrea Lemos Bohorquez. Colegas - roteiro de web-série. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal para a Integração Latino-Americana. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

15.
Sheyla Montoni. Para a Lua - roteiro de longa-metragem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

16.
Cristiano Silva. Sobre cordeiros e lobos - curta-metragem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

17.
Gabriela Costa. Dama da noite - roteiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

18.
João Lucas Braga. A promessa do gado e o sorveteiro - roteiro de longa-metragem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

19.
Guilherme Barros e Madalena Schnabel. Programa Aprender e Brincar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

20.
Pedro Henrique Pedrosa. Teoria da paz - roteiro de longa-metragem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

21.
Lívia Oliveira Pinheiro. Queridos bandidos: um roteiro de curta-metragem com base em Robert Mckee. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

22.
Thyago Pitangui. Crítica cinematográfica: limites e possibilidades. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

23.
Clarissa Gomes. Core - roteiro de curta-metragem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Mídias Digitais) - Instituto de Ensino Superior de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

24.
Maysa Rigo. Anos 80 - os filhos da revolução. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

25.
Bruno Martins de Britto Santos. Envolvimento e sedução da narrativa: influência de Robert Mckee sobre os roteiros da Pixar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade de Propaganda) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

26.
Morena Santos. Elas só querem ser salvas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Audiovisual) - Unicesp. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

Iniciação científica
1.
Matheus Lima. TONINO GUERRA: A RELAÇÃO IDENTIDADE-CINEMA NAS COLABORAÇÕES DO POETA COM ANDREI TARKOVSKY E MICHELANGELO ANTONIONI. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.

2.
Ana Luíza Meneses. Roteiristas brasileiras: revisitando o passado e construindo presente e futuro re- presentativos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília, Fundação da Universidade de Brasília. Orientador: Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALO, Pablo; Johann, Ana ; Munhoz, Marcelo . A criação autoral no roteiro cinematográfico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GONÇALO, Pablo. A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONÇALO, Pablo. Vestígios. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GONÇALO, Pablo. A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Aprovado em primeiro lugar no concurso para professor de roteiro de cinema e audiovisual da Universidade de Integração Latino-Americana, UNILA, concurso ocorrido em abril 2015.
Aprovado, em terceiro lugar, no concurso para professor de roteiro da Universidade Federal de Santa Catarina. Edital 299/2014.
Aprovado, em primeiro lugar, no concurso de professor substituto de Estética da Comunicação e Cinema Brasileiro da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.
Aprovado, em primeiro lugar, no concurso de professor substituto de Teorias e Tecnologias da Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 16:48:33