José Rodrigo Paulino Fontanari

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  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Formado sob a influência da escola de semiólogos, que primou por tomar a cultura como realidade discursiva, e particularmente interessado na obra de Barthes, tem se dedicado, principalmente, à crítica das mitologias midiáticas e à semiologia das imagens, notadamente, à fotografia e ao cinema. É hoje professor vinculado à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos, no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, onde vem se dedicando aos objetos da comunicação, entendidos como fatos de linguagem. Coordena com a Profa.Dra. Leda Tenório da Motta o Grupo de Pesquisa Palavra e Imagem em Pensamento junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do CNRS. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Rodrigo Paulino Fontanari
Nome em citações bibliográficas
FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Sorocaba, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
Rodovia Raposo Tavares - do km 92,000 ao km 100,000
Vila Artura
18023000 - Sorocaba, SP - Brasil
Telefone: (15) 21017000
URL da Homepage: http://comunicacaoecultura.uniso.br/docente.asp


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Roland Barthes e a fotografia. A verdade da máscara, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Dra. Leda Tenório da Motta.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Roland Barthes; Studium; Punctum; Semiótica da fotografia; Simulacros Platônicos; Górgonas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A imagem do cheiro: o paradoxo na publicidade de perfume,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dr. Norval Baitello Júnior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Publicidade; Perfume; Comunicação interpessoal de proximidade; Comunicação olfativa; Corpo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2005
Graduação em Publicidade e Propaganda com Ênfase em Marketing.
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Título: Sociedade e Cultura do Consumo: o objeto como forma de representação e fragmentação do ser social.
Orientador: Mariza Salomão Vinco de Oliveira Campos.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Université de Nantes, UNIV-NANTES, França.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Formação Complementar


2012 - 2012
Arte e Reprodutibilidade Técnica: a crise da exper. (Carga horária: 100h).
Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
2010 - 2010
Semiótica visual. do texto à prática. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Práticas teóricas Abordagens críticas da semiótica. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Francês. (Carga horária: 500h).
Eurocentres, EUROCENTRES, França.
2002 - 2002
Extensão universitária em Marketing de Serviço. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Anhanguera, UNIFIAN, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Paulista de Artes, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Convite, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Atividades

3/2013 - 6/2013
Ensino, História das Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Semiótica

Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Rádio, Tv e Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Cultura de Massa
08/2013 - 12/2013
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Iconográfica
Crítica de Cinema e do Audiovisual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

08/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica, Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica.

Atividade realizada
Participação em Projeto.

Université Paris Diderot, PARIS 7, França.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Séjour de recherche, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
O pesquisador mantém vínculos de pesquisa com a Equipe de recherche "Littérature au présent" dirigida por Éric Marty (EA1819). Estágio de pesquisa de doutoramento junto ao grupo de pesquisa Littérature au présent da UFR Lettres, Arts et cinéma - Centre d'étude et de recherche Interdisciplinaire de l'UFR LAC (CERILAC) dirigido por Éric Marty. E ao Centre Roland Barthes da École doctorat 131 - Langue, littérature, image: civilization et science humaines (domaines anglophone, francophone, et d'Asie orientaele, dirigido por Julia Kristeva.


Associação de Ensino de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2004 - 12/2004
Estágios , CIC Centro de Informação em Comunicação, .

Estágio realizado
Planejamento de pesquisa de mercado e opinião pública; operacionalização de pesquisa de mercado e opinião pública; treinamento de operadores; tabulação de dados e análise de dados..
2/2003 - 7/2004
Estágios , NPC Núcleo de Produção Científica em Comunicação, .

Estágio realizado
Conhecimento das especificações metodológicas e técnicas, dos conceitos básicos da pesquisa científica para elaboração de um projeto de pesquisa. Conhecimento da estrutura formal de relatórios técnicos-científicos..
8/2002 - 7/2003
Outras atividades técnico-científicas , NPC Núcleo de Produção Científica em Comunicação, NPC Núcleo de Produção Científica em Comunicação.

Atividade realizada
Compreensão dos tipos de pesquisa científica, suas finalidades. Conhecimento dos processos de investigação pautados no pensamento científico, dos procedimentos técnicos e metodológicos de preparação, execução e apresentação da pesquisa com aplicação.

Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

02/2018 - Atual
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão Imagem e Palavra.
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Cargo ou função
Membro do Comissão de Iniciação Científica.
12/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Editor Assistente | Revista Tríade - Comunicação, Cultura e Mídia.
02/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

05/2015 - Atual
Ensino, Comunicação e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pensar as imagens midiáticas - a lição de Roland Barthes
Poética nas Mídias
Comunicação Visual


Linhas de pesquisa


1.
Análise de Processos e Produtos Midiáticos

Objetivo: A linha incorpora pesquisas sobre produtos e processos comunicacionais das mídias impressas, visuais, audiovisuais e hipermidiáticas, considerando-se também suas interfaces com outras áreas do conhecimento, que tratam de análise de processos e produtos midiáticos: a) enquanto narrativas contemporâneas; b) na perspectiva cultural; c) com foco na produção de sentidos da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; ou na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade; ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Palavra, imagem e testemunho. Investigação em torno de uma nova escola do olhar
Descrição: Acompanham-se aqui três dos mais influentes autores a intervir no domínio das reflexões atuais sobre as imagens: Roland Barthes, Jean-Luc Godard e Georges Didi-Huberman. O objetivo é assinalar uma interlocução entre as partes, por vezes não imediatamente visível, e seu acordo de fundo quanto à ação testemunhal das mesmas. Trata-se mais especificamente de assinalar a interpelação que fazem à doxa escolar que formula a inacessibilidade da imagem ao trauma e, nesse sentido, seus embates, menos ou mais explícitos, com os representantes dos estudos abrigados sob a nomenclatura conceitual da ?catástrofe e representação?. É inseparável desse primeiro objetivo assinalar, ainda, que compartilham o mesmo entendimento dos fatos históricos, vendo-os como sincrônicos, antes que sucessivos, e a mesma visão da imagem como ressurgente. É o que os leva a pensar que a imagem pode, sim, conduzir a memória da dor e salvar aquilo que Godard tem chamado, exemplarmente ?a honra do real?. Tantas e tais afinidades devem permitir _ em suma _ , que se indique a consolidação mais ou menos recente de algumas importantes novas escolas do olhar ou novas iconologias, no âmbito de um círculo filosófico a ser reconhecido como tal. PALAVRAS-CHAVE palavra, imagem, trauma, testemunho, Barthes, Godard, Didi-Huberman.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Poéticas do visível ? investigação sobre o fundo fotográfico de Haruo Ohara
Descrição: Esta pesquisa objetiva o mapeamento e a apresentação da obra do fotógrafo nipo-londrinense Haruo Ohara, fornecendo subsídios para uma compreensão estética de seu olhar fotográfico. Metodologicamente, este trabalho ampara-se numa pesquisa bibliográfica de largo espectro, cujos referenciais teóricos principais são a fortuna crítica sobre a teoria e a história da fotografia, inclusive no Brasil. Teoricamente ainda mobilizam-se aportes da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty para uma abordagem do acervo fotográfico. O corpus da pesquisa envolve o acervo fotográfico de Haruo Ohara depositado, desde 2008, junto ao Instituto Moreira Salles..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Em Busca do ?grau zero da imagem? - Aproximações entre a obra cinematográfica de Alain Robbe-Grillet e a teoria sui generis da imagem em Roland Barthes
Descrição: O presente projeto de pesquisa debruça-se sobre a obra filmográfica de Alain Robbe-Grillet, buscando entendê-la à luz do conceito barthesiano de terceiro sentido, também chamado sentido obtuso, formulado, em 1970, nas páginas dos Cahiers du cinéma, no ensaio intitulado ?O terceiro sentido. Notas de pesquisa sobre alguns fotogramas de S.M. Eisenstein?. Trata-se de um conceito que se refere a uma utopia da linguagem, um estado de ?a-linguagem?, de bloqueio em que parece ser abolido todo desejo e toda necessidade de proliferação e de desdobramento: signo de uma plenitude que suspende a linguagem e abole a significação. No plano imagético do cinematográfico seu correspondente seriam aqueles momentos em que a câmera apenas designa objetos, sem deixar a cena evoluir para o melodrama, que reclama por objetos mais conotados, carregados de significação. Partimos da hipótese de que a obra cinematográfica de Alain Robbe-Grillet constitui-se num nouveau cinéma suscetível de ser entendido à luz dos mesmos conceitos formulados por Roland Barthes para o Nouveau Roman. Metodologicamente, amparamo-nos em pesquisa bibliográfica de largo espectro, envolvendo estudos não apenas das revoluções do romance e do cinema, mas, também, da crítica em meados do século XX. Para interpretação e análise das imagens cinematográficas de Robbe-Grillet apoiar-nos-emos nos pressupostos teóricos barthesianos que fundam seu pensamento suis generis sobre as imagens técnicas. O corpus da pesquisa envolve a filmografia completa de Robbe-Grillet, num arco de acontecimentos que vai de L?année dernière à Marienbad (1961) a C?est Gradiva qui vous appelle (2006). Acrescenta-se a isso a obra escrita de Robbe-Grillet, de que cuidam os primeiros ensaios de Barthes e os mesmos ensaios críticos que os alvejam. Acreditamos que a relevância do trabalho esteja em contribuir para uma melhor compreensão das relações entre imagem e palavra e, ato contínuo, entre literatura e cinema. Vale destacar que os conceitos aqui trabalhados estão cada vez mais na mira dos estudiosos de Barthes, cuja obra, por sua vez, é cada vez mais estudada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Godard em Barthes. Antecipações godardianas do punctum. Política dos autores e nouvelle critique
Descrição: Propõe-se aqui uma aproximação entre as imagéticas de Jean-Luc Godard e Roland Barthes. Buscar-se-á mostrar que, além de decifradores semióticos do que é justo imagem , ambos coincidem na admissão da possibilidade da imagem justa, rompendo com a iconoclastia novecentista e as ideias feitas acerca dos simulacros da caverna platônica ao redor. Dessa ruptura dariam testemunho, em Barthes, o conceito sui generis de terceiro sentido , também chamado sentido obtuso , formulado, em 1970, nas páginas dos Cahiers du cinéma, a propósito da força do rosto no cinema de Eisenstein e, em Godard, os escritos da fase heroica dos Cahiers, datados do decênio de 1950-1960, em que ele já assinala que as imagens cinematográficas podem abraçar a vida e, junto com isso, o lado mortal da vida. Acreditamos que, além de antecipar a tese da irredutibilidade do rosto eisensteiniano à palavra, em que consiste, para Barthes, sua obtusidade ou terceiro sentido, tais escritos são ainda precursores da tese barthesiana tardia sobre a fisgada mortal do punctum . Joga-se, neste caso, com a hipótese, raramente aventada pelos experts, de que o terceiro sentido é um equivalente do punctum . Metodologicamente, trata-se de um exame comparatista dos nexos profundos entre duas importantes figuras do intelectual público no século XX, aparentemente distantes entre si e com pouquíssima referência mútua, cujas nada hieráticas tomadas de posição sobre as imagens técnicas pedem aproximações. Teoricamente, far-se-á apelo aos estudiosos da obra barthesiana que lhe têm reconhecido a dianteira no reconhecimento do fundo espectral da fotografia e a remoção de uma cultura aversiva ao fotográfico, entre eles os franceses Daniel Bougnoux e Georges Didi-Huberman, o belga Henri Van Lier e o português Pedro Miguel Frade, e se atualizará o estado da arte da nouvelle vague, incorporando a última produção de especialistas como Jean Douchet, Michel Marie, Antoine de Baecque, Philippe Dubois e, fora da França, Colin MacCabe. Acreditamos que a relevância da pesquisa prende-se ao fato de que temos nos mantido à margem das contribuições mundiais ao conhecimento da obra de Barthes _ aqui restritas ao empenho do movimento editorial _ e praticamente desconhecemos a obra crítica de Godard. Pensamos que está também em apresentar uma expressiva e por ora pouco explorada parcela da obra de Barthes consagrada ao cinema, bem como uma até aqui intocada estética godardiana do retrato, também desvelada por sua obsessão do close up, a que devemos os perturbadores planos fixos femininos de sua fase áurea, a dos anos Anna Karina & Anne Wiazemsky. Considerando ainda que, deflagradas no mesmo momento, a revolução dos Cahiers e a nouvelle critique contam mais de meio século, esperamos também poder mostrar como esses críticos das artes e da indústria cultural podem dialogar conosco hoje..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Roland Barthes e o Neutro: investigação em torno de um conceito central barthesiano.
Descrição: O projeto está consagrado a uma certa paixão da linguagem não-assertiva na obra de Roland Barthes, aí insistentemente recoberta pela nomenclatura o Neutro . Pela sua designação do sentido velado, ela parece opor-se ao discurso conotado do mito , outra idéia recorrente. Objetivamos estabelecer-lhe a gênese e o estatuto de conceito sui generis. Considerando sua recorrência, desde O grau zero da escritura, em que começa por designar a narração impassível do nouveau roman, trabalhamos com a hipótese de que funcionaria como um fio condutor da obra barthesiana, capaz de conferir-lhe, além de um princípio de inteligibilidade, uma insuspeita coerência interna. Inseparável desta primeira hipótese, uma segunda é a de que residiria nessa coesão da obra, só retrospectivamente revelada, a verdadeira surpresa de Barthes, que já não tomaríamos como um pensador divagante, como quiseram e ainda querem muitos. Tal perquirição demanda um estado da arte dos estudos barthesianos, capaz de abranger uma fortuna crítica que não cessa de avolumar-se, à medida em que se desconfia ser o autor o grande expoente da geração a que pertenceram Michel Foucault, Jacques Lacan e Claude Lévi-Strauss. Espera-se que ela permita também assinalar e pesar as relações de Barthes com os círculos de ponta a que pertenceu: movimento estruturalista, linguísticas e semiologias de corte saussuriano a que se referiu a escola das estruturas, grupo Tel Quel, Grupo Seuil, École des Hautes Études en Sciences Sociales, esta última o lugar institucional do assalto à Sorbonne desfechado por Sur Racine. A relevância da proposta liga-se ao crescente reconhecimento da importância deste intelectual refinado, de escritura suntuosa, que, além de crítico literário, não se furtou a enfrentar a cultura de massas, trocando a denúncia piedosa dos mal-feitos da indústria cultural pela leitura fina de seus signos, o que lhe vale ser visto, hoje, como um grande pensador do mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José Rodrigo Paulino Fontanari - Integrante / Leda Tenório da Motta - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
cinema e audiovisual em foco
Descrição: Buscamos, com este projeto, de um lado, contribuir para a consolidação da missão da Universidade e dos objetivos do Programa, ao aplicar e divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento. De outro, também contribuir para a continuidade das pesquisas sobre esse tema, despertando o interesse por novas pesquisas e aplicações, à medida que as ações propostas estabelecem um espaço de interlocução, que vai para além das fronteiras da pós-graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Com a palavra, a imagem
Descrição: Este projeto tem como foco as imagens ou representações visuais, que são os desenhos, pinturas, gravuras, fotografias e imagens cinematográficas, televisivas e holo e infográficas. Os avanços das técnicas de reprodução por imagens, como a fotografia, o vídeo, as imagens sintéticas, bem como dos meios de transmissão destas, não foram suficientes para que fossem desenvolvidos, no século XX, segundo Durand (2004), estudos sobre imagem com potencial para enfraquecer a ?galáxia de Gutemberg?, expressão de Mc Luhan, que caracteriza a supremacia da imprensa e da comunicação escrita. Tais imagens geraram recenseamentos e classificações que tornaram possíveis estudos de processos de produção, transmissão e recepção para as imagens passadas, possíveis, produzidas e a serem produzidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
2015 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica CoMtempo


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA
2017 - Atual
Periódico: VISUALIDADES (UFG)
2018 - Atual
Periódico: DISCURSOS FOTOGRÁFICOS
2018 - Atual
Periódico: TRAVESSIAS
2018 - Atual
Periódico: DIALOGIA
2018 - Atual
Periódico: Interin (UTP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Interpretação Cinematográfica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Pesquisador Associado ao Reseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do CNRS.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:4
Rodrigo Fontanari  Data: 20/10/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:2
Total de citações:2
Rodrigo Fontanari  Data: 20/10/2018

Outras
Total de trabalhos:49
Total de citações:23
Rodrigo Fontanari  Data: 20/03/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1FONTANARI, Rodrigo2018FONTANARI, Rodrigo. Agricultor de imagens: memória e tempo na fotografia de Haruo Ohara. CONEXÃO (UCS), v. 16, p. 263-277, 2018.

2.
2FONTANARI, Rodrigo2018FONTANARI, Rodrigo. Do espanto literário ao espanto fotográfico: o punctum barthesiano. Interin (UTP), v. 23, p. 22-36, 2018.

3.
7FONTANARI, Rodrigo2017FONTANARI, Rodrigo. Nouveau cinéma e o cinema experimental de Alain Robbe-Grillet. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 20, p. 276-292, 2017.

4.
4FONTANARI, Rodrigo2017FONTANARI, Rodrigo. Culto da imagem e imagem de culto ? simetria e dissimetria entre a noção de aura e de punctum. DISCURSOS FOTOGRÁFICOS, v. 13, p. 190-212, 2017.

5.
5FONTANARI, Rodrigo2017FONTANARI, Rodrigo. Do sabor da escrita à aventura da leitura, o ensino com Roland Barthes. DIALOGIA, v. 16, p. 83-92, 2017.

6.
6MOTTA, LEDA TENÓRIO DA2017MOTTA, LEDA TENÓRIO DA ; FONTANARI, RODRIGO . Escrever -no grau zero- com a luz. Sobre a semiologia barthesiana da fotografia. CRÍTICA CULTURAL, v. 12, p. 87-94, 2017.

7.
8COSTA, M. R.2017COSTA, M. R. ; FONTANARI, Rodrigo . Pensar os autorretratos de Vivian Maier. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, v. 22, p. 103-114, 2017.

8.
3FONTANARI, Rodrigo2017FONTANARI, Rodrigo. Por uma poética da encenação e do instante: sobre o trabalho fotográfico de Haruo Ohara. LÍBERO (FACASPER), v. 2, p. 60-73, 2017.

9.
9FONTANARI, Rodrigo2016FONTANARI, Rodrigo. Como ler imagens ? A lição de Roland Barthes. Galáxia (São Paulo. Online), v. 1, p. 144-155, 2016.

10.
10FONTANARI, Rodrigo2016FONTANARI, Rodrigo. Da escritura à pintura: o grafo de Roland Barthes. Revista de Estudos Universitários, v. 42, p. 33-49, 2016.

11.
11BUENO, I.2016BUENO, I. ; FONTANARI, Rodrigo . Roland Barthes: o estado Adâmico da linguagem. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, v. 4, p. 95-116, 2016.

12.
12FONTANARI, RODRIGO2015FONTANARI, RODRIGO. Do signo ao mito - uma análise semiológica das capas de revista Men’s Health e G Magazine. Signo (UNISC. Impresso), v. 40, p. 66, 2015.

13.
13FONTANARI, Rodrigo2015FONTANARI, Rodrigo. Marshall McLuhan e Roland Barthes: um encontro possível. Triades em Revista, v. 3, p. 141-152, 2015.

14.
14FONTANARI, Rodrigo2015FONTANARI, Rodrigo; Patricia Coelho ; Marcos Costa . O parecer do sentido: a perspectiva semiótica. Razón y Palabra, v. 2, p. 1-18, 2015.

15.
15FONTANARI, RODRIGO2015FONTANARI, RODRIGO. Por um Nouveau Cinéma: Alain Robbe-Grillet em O Ano Passado em Marienbad. Revista de Letras (UNESP. Impresso), v. 55, p. 103-115, 2015.

16.
16FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2015FONTANARI, Rodrigo. Sob os olhos de Roland Barthes. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 7, p. 78, 2015.

17.
18FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2014FONTANARI, Rodrigo. Do Neutro ao Punctum - em busca do grau zero do olhar. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 17, p. 277-294, 2014.

18.
19FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2014FONTANARI, Rodrigo. Imagens que advem. Por uma antropologia da imagem fotográfica em A câmara clara. Visualidades (UFG), v. 12, p. 91-11, 2014.

19.
17FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2014FONTANARI, Rodrigo; MOTTA, L. T. . A Tentação do Haikai e a Experiência Traumática da Fotografia em Roland Barthes. Aletria (UFMG), v. 24, p. 71-84, 2014.

20.
20FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2014FONTANARI, Rodrigo. 'Não há nada de proustiano numa Fotografia' - sobre A Câmara Clara. Línguas & Letras (Online), v. 15, p. 14, 2014.

21.
21FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2013FONTANARI, Rodrigo. Roland Barthes e o signo fotográfico. Revista USP, v. 97, p. 112, 2013.

22.
22MOTTA, L. T.2012MOTTA, L. T. ; FONTANARI, Rodrigo . Roland Barthes em A câmara clara, o semiólogo infiel. Matrizes (Online), v. 6, p. 161, 2012.

23.
24FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2011FONTANARI, Rodrigo. Roland Barthes e a fotografia. Discursos Fotográficos, v. 6, p. 53-76, 2011.

24.
23FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2011FONTANARI, Rodrigo. Marshall Mcluhan e Roland Barthes diante da fotografia e do haicai. Entretextos (UEL), v. 11, p. 28-45, 2011.

25.
25FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2010FONTANARI, Rodrigo. A bela Junie: a questão do duplo vai à tela do cinema. Comunicacao e Educacao (USP), v. 01, p. 121-130, 2010.

26.
26FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2008FONTANARI, Rodrigo. O fotográfico: a fotografia observada a partir da semiologia barthesiana. In Revista (UNAERP), v. 5, p. 11-17, 2008.

27.
27FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2007FONTANARI, Rodrigo. O feminino à luz do espelho: a fotografia como elemento de construção do estereotipo dos gêneros. In Revista (UNAERP), v. 3, p. 39-47, 2007.

28.
28FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2005FONTANARI, Rodrigo; CAMPOS, M. S. V. O. . O comportamento do consumidor: um estudo sobre os fatores que levam a decisão de compra. Inrevista, Ribeirão Preto, v. 1, p. 52, 2005.

29.
29FONTANARI, Rodrigo;FONTANARI, RODRIGO2005FONTANARI, Rodrigo; NASCIMENTO, T. R. C. . Publicidade e corpo: imagens espetaculares. Inrevista, Ribeirão Preto, v. 1, p. 15-26, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, Marcelo ; FONTANARI, Rodrigo . Roland Barthes: filósofo da comunicação. 1. ed. São Paulo: Intermeios, 2017. v. 1. 198p .

2.
FONTANARI, Rodrigo. Roland Barthes e a Revelação Profana da Fotografia. 1. ed. São Paulo: EDUC / FAPESP, 2015. v. 3000. 250p .

Capítulos de livros publicados
1.
FONTANARI, Rodrigo; SOUZA, L. C. P. . Os sentios do corpo na comunicação: o olfato como mídia. In: Guilherme Carrozza; Wedencley Alves. (Org.). Os sentidos da corporeidade: a inscrição simbólica do corpo em discursos contemporâneos. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 207-.

2.
FONTANARI, Rodrigo. Por uma poética do olhar fotográfico. In: Junia Barreto; Telmo Fadul. (Org.). Telalternativas. 1ed.Vinhedo: Editora Horizonte, 2018, v. 1, p. 35-45.

3.
FONTANARI, Rodrigo. Pensar com e por imagens - Roland Barthes em A Câmara clara. In: Maria Ogécia Drigo; Luciana Coutinho P. de Souza; Márcia R. da Costa. (Org.). Imagem e conhecimento: que relação é essa, afinal?. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 161-177.

4.
FONTANARI, Rodrigo. O olho de Barthes: uma apresentação intelectual. In: Marcelo Santos; Rodrigo Fontanari. (Org.). Roland Barthes: filósofo da comunicação. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2017, v. 1, p. 127-134.

5.
FONTANARI, Rodrigo. Em busca de um ?grau zero da imagem? ? notas barthesianas sobre a imagem cinematográfica de Alain Robbe-Grillet. In: Claudia Amigo Pino; Laura Brandini; Márcio Venício Barbosa. (Org.). Roland Barthes Plural. 1ed.São Paulo: Humanitas/ Bureau du Livre, 2017, v. 1, p. 184-199.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FONTANARI, Rodrigo. A inquietante Câmara clara. Revista Cult, São Paulo, 02 abr. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONTANARI, Rodrigo. O Ano Passado em Marienbad ? Alain Robbe-Grillet cineasta segundo Roland Barthes. In: Cinemídia, 2016, São Carlos. Cinemídia. São Carlos: Universidade de São Carlos, 2015. p. 78-82.

2.
FONTANARI, Rodrigo. Incidentes - relações intricadas entre o haikai e o punctum fotográfico. In: XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS: RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA, 2012, Araraquara. XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS: RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA, 2012. p. 1127-1146.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONTANARI, Rodrigo. L'instant devient l'instant dans la photographie: Haruo Ohara et le haïkaï. In: Seuils du visible. Intersectinon entre littérature et photographie, 2017, Turin. Seuils du visible. Intersectinon entre littérature et photographie, 2017.

2.
FONTANARI, Rodrigo. A aura benjaminiana e o punctum barthesiano. Notas sobre as artes visuais. In: I Seminário de Estética e Crítica de Arte, 2013, São Paulo. I Seminário de Estética e Crítica de Arte. São Paulo: USP, 2013. v. I. p. 130-130.

3.
FONTANARI, Rodrigo. Breves e pontuais anotações sobre a A câmara clara. In: VIII LUSOCOM, 2009, Lisboa. Livro Resumo VI SOPCOM IV CONGRESSO IBÉRICO VIII LUSOCOM II COLÓQUIO PORTUGAL-BRASIL. Lisboa: Universidade Lusófona, 2009. p. 91.

4.
FONTANARI, Rodrigo; CAMPOS, M. S. V. O. . SOCIEDADE E CULTURA DO CONSUMO: O OBJETO COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DO SER SOCIAL. In: CONIC CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, 2004. Anais de Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto.

5.
FONTANARI, Rodrigo; CASTRO, Fernanda Aguiar Xavier ; SCHIAVE, Paola Aparecidada ; ARAÚJO, Ana Isabel Tassine ; DONEGÁ, Ricardo Angeloti . PESQUISA DE MARKETING. In: CONIC CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, 2004, Ribeirão Preto, 2004.

6.
PASCHOAL, Leny Fátima S ; GRANDE, Sérgio Vinicius Lima ; TASSINE, Ana Isabel Araújo ; FONTANARI, Rodrigo ; MESQUITA FILHO, Joaquim . MAPEAMENTO DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO. In: CONIC CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE RiIBEIRÃO PRETO, 2003, Ribeirão Preto. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE RiIBEIRÃO PRETO, 2003.

7.
FONTANARI, Rodrigo; CAMPOS, M. S. V. O. . COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UM INSTRUMENTO DE MARKETING PARA ENTENDER O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA. In: CONIC CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETOIc, 2003, Ribeirão Preto. Anais de Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto, 2003.

8.
FONTANARI, Rodrigo; GERALDO, S. ; CAMPOS, M. S. V. O. . PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR. In: CONIC CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, 2002, Ribeirão Preto. Anais de Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
FONTANARI, Rodrigo. Por uma poética do instante ? sobre a fotografia de Haruo Ohara. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FONTANARI, Rodrigo. A Fotografia dos Interstícios e do Vazio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FONTANARI, Rodrigo. Progrès du vide chez Roland Barthes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FONTANARI, Rodrigo. Le haikai et la photographie. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FONTANARI, Rodrigo. L'instant devient l'instant dans la photographie: Haruo Ohara et le haïkaï. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FONTANARI, Rodrigo. Por uma semiótica do afeto ? o punctum barthesiano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FONTANARI, Rodrigo. Por uma poética do olhar fotográfico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FONTANARI, Rodrigo. La grande terre des hommes. Notes pour la lecture barthésienne de l??uvre de Sebastião Salgado?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FONTANARI, Rodrigo. Lendo Imagens fotográficas chocantes à luz do mito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FONTANARI, Rodrigo. Para rever o Ano Passado em Marienbad- Alain Robbe-Grillet cineasta segundo Roland Barthes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FONTANARI, Rodrigo. Quando a imagem se abre. O punctum e a percepção sensível da fotografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
FONTANARI, Rodrigo. A aura benjaminiana e o punctum barthesiano. Notas sobre as artes visuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
FONTANARI, Rodrigo. Barthes e a fotografia - Exame de uma ?pochette? pouco conhecida intitulada ?illustrations? do ?Grand Fichier?de Roland Barthes entre os anos de 1968 -1980 *. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FONTANARI, Rodrigo. Incidentes - relações intricadas entre o haikai e o punctum fotográfico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FONTANARI, Rodrigo. Escrever o amor - a fotografia e a descoberta da fulgurância do punctum. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FONTANARI, Rodrigo. 'Ora, numa noite de novembro ...' - Sobre Roland Barthes e A câmara clara. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FONTANARI, Rodrigo. Marshall McLuhan et Roland Barthes devant l´image. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FONTANARI, Rodrigo. Um estudo semiótico da imagem entre Marshall McLuhan e Roland Barthes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FONTANARI, Rodrigo. A semiótica barthesiana da fotografia. A verdade da máscara. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FONTANARI, Rodrigo. Breves anotações pontuais sobre ?A Câmara Clara?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
FONTANARI, Rodrigo. Epistemologia da semiótica barthesiana (sensível) da fotografa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
FONTANARI, Rodrigo. A incomunicação no texto publicitário de perfume: ausência do cheiro com vínculo comunicacional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
FONTANARI, Rodrigo. Sociedade e Cultura do Consumo: o objeto como forma de representação e fragmentação do ser social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FONTANARI, Rodrigo; Juliana Bratfisch . Tenho uma péssima relação com a minha imagem. São Paulo: Intermeios, 2017. (Tradução/Artigo).

2.
FONTANARI, Rodrigo. La littérature et le cinéma ? les expérimentations d?Alain Robbe-Grillet. São Paulo: Revista Criação & Crítica , n. 16, 2016 (Entrevista).

3.
FONTANARI, Rodrigo; Patricia Coelho ; Marcos Costa . Entretien avec Jacques Fontanille 2015 (Entrevista).

4.
FONTANARI, Rodrigo; Patricia Coelho ; Marcos Costa . Entretien avec Verónica Estay-Satange 2015 (Entrevista).

5.
FONTANARI, Rodrigo; PINO, C. C. A. ; Thomas Clerc . Barthes apreendido por Rancière, 2015. (Tradução/Artigo).

6.
FONTANARI, Rodrigo. Entre a reprodução técnica e objeto de arte : a fotografia como experiência estética. Londrina: UEL, 2014 (Resenha).

7.
FONTANARI, Rodrigo. A arte na arte. A trama verbovisual do romance robbe-grilletiano 2014 (Resenha).

8.
FONTANARI, RODRIGO. Com Roland Barthes: A infidelidade de um infiel. Araraquara: UNESP, 2013 (Resenha).

9.
FONTANARI, Rodrigo. As marcas de Roland Barthes. São Paulo: Communicare: revista de pesquisa - Centro Interdisciplinar de Pesquisa, 2010 (Resenha).

10.
FONTANARI, Rodrigo. Roland Barthes. A dor do luto. São Paulo: Revista Criação & Crítica, 2010 (Resenha).

11.
FONTANARI, Rodrigo. Páginas arqueológicas das remotas técnicas do ver e do ouvir. São Paulo: CIP - CENTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, 2007 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Dialogia. 2018.

2.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Matrizes. 2018.

3.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Travessias. 2018.

4.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Visualidades. 2018.

5.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Linguagem & Ensino. 2018.

6.
FONTANARI, Rodrigo. Revista FAMECOS. 2018.

7.
FONTANARI, Rodrigo. Revista ECCOS. 2018.

8.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Discursos Fotográficos. 2018.

9.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Studium. 2018.

10.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Interin. 2018.

11.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Estudos Universitário. 2017.

12.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Discursos Fotográficos. 2017.

13.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Dialogia. 2017.

14.
FONTANARI, Rodrigo. Encontro Anual da SBPJor. 2017.

15.
FONTANARI, Rodrigo. Revista FAMECOS. 2017.

16.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Manuscrítica. 2016.

17.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Discursos Fotográficos. 2016.

18.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Eco-Pós (UFRJ). 2016.

19.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Criação & Crítica. 2015.

20.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Comtempo. 2015.

21.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Tríade. 2015.

22.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Estudos Universitários. 2015.

23.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Criação & Crítica. 2014.

24.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Manuscrítica. 2014.

25.
FONTANARI, Rodrigo. Revista Crítica & Criação. 2013.

26.
FONTANARI, Rodrigo. Intercom. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
FONTANARI, Rodrigo. Reumanizar o inumano. 2015; Tema: Artes. (Blog).

2.
FONTANARI, Rodrigo. Destramando as ?redes? da sociedade moderna. 2015; Tema: Artes. (Blog).

3.
FONTANARI, Rodrigo. Sobre as aquarelas de Roland Barthes. 2015; Tema: Roland Barthes. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONTANARI, Rodrigo; SOUZA, L. C. P. . Revista Tríade - Diversidade cultural/sexual e de gênero II. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
SOUZA, L. C. P. ; FONTANARI, Rodrigo . Revista Tríade - Outras Perspectivas. 2018. (Editoração/Periódico).

3.
FONTANARI, Rodrigo. Relatório de Pesquisa Auxílio à Pesquisa [Final]. 2018. (Relatório de pesquisa).

4.
FONTANARI, Rodrigo; SOUZA, L. C. P. . Revista Tríade - Metodologias para análise de narrativas midiáticas: Reflexões sobre teoria e práxis. 2017. (Editoração/Periódico).

5.
SOUZA, L. C. P. ; FONTANARI, Rodrigo . Revista Tríade - Diversidade cultural/sexual e de gênero. 2017. (Editoração/Periódico).

6.
FONTANARI, RODRIGO. Relatório de Pesquisa Auxílio à Pesquisa [Parcial]. 2017. (Relatório de pesquisa).

7.
SOUZA, L. C. P. ; FONTANARI, Rodrigo . Revista Tríade - Comunicação & Literatura. 2016. (Editoração/Periódico).

8.
FONTANARI, Rodrigo; PINO, C. C. A. ; BELLOCCHIO, C. ; BERGONZONI, G. A. ; Tatiana Barbosa Cavalari ; OLIVEIRA, P. P. L. . Número especial: Roland Barthes plural. 2015. (Editoração/Anais).

9.
FONTANARI, Rodrigo; PINO, C. A. ; BERGONZONI, G. A. ; OLIVEIRA, P. P. L. ; BELLOCCHIO, C. . Revista Criação & Crítica - Barthes. com. Barthes. 2015. (Editoração/Periódico).

10.
FONTANARI, Rodrigo. Relatório de Pesquisa Pós-doutorado. 2015. (Relatório de pesquisa).

11.
PINO, C. C. A. ; FONTANARI, Rodrigo . Curso 'Sabores de Barthes'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
FONTANARI, Rodrigo. Relatório Científico Final submetido à FAPESP [3º] -Roland Barthes e a fotografia. A verdade da máscara. 2013. (Relatório de pesquisa).

13.
FONTANARI, Rodrigo. Relatório Científico Parcial submetido à FAPESP [2º]. 2012. (Relatório de pesquisa).

14.
FONTANARI, Rodrigo. Relatório Científico Parcial submetido à FAPESP [1º]. 2011. (Relatório de pesquisa).

15.
FONTANARI, Rodrigo. Relatório de Atividades Programadas - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica. 2011. (Relatório de pesquisa).

16.
FONTANARI, Rodrigo. Relatório Científico Final submetido ao CNPq. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Drigo, Maria Ogécia; BONI, P. C.; FONTANARI, Rodrigo. Participação em banca de Rafael Bernardo Eisinger. Comunicação e Rostidade: um estudo com fotorretratos criados por Richard Avedon. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

2.
MOTTA, L. T.; CANIZA, R. V.; FONTANARI, Rodrigo. Participação em banca de Rogério Muraback Caielli. As Imagens de JR: seus regimes estéticos e políticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
MORAES, M. S.; PERSICHETTI, S.; FONTANARI, Rodrigo. Participação em banca de Eduardo Brandão Ornela. A Espetacularização da sustentabilidade na era do capital imaterial. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

4.
MOTTA, L. T.; BRAGA, M. L. S.; FONTANARI, Rodrigo. Participação em banca de Conrado Valle de Queiroz Padilha. O conceito de "mito" na obra de Roland Barthes: desdobramentos e atualidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
MOTTA, L. T.; MARTINI, A.; CARDOSO, E. P.; BRAGA, M. L. S.; FONTANARI, Rodrigo. Participação em banca de Iury Bueno. Barthes, fotografia, haikai - a isenção do sentido. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
MOTTA, L. T.; BRAGA, M. L. S.; FERNANDES JUNIOR, R.; FERRARI, S. C. M.; FONTANARI, Rodrigo. Participação em banca de Marcus Túlio Borowiski Lavarda. Desmontando o "formigueiro humano": uma leitura barthesiana das fotografias de Serra Pelada por Sebastião Salgado. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
COUTO, E. K. N. N.; FONTANARI, Rodrigo; Santos, Leila Borges Dias; Souza, Agostinho Potenciano; De Camargo, Hertz Wendel. Participação em banca de Ricardo Sena Coutinho. Os signos linguísticos e imagéticos da intolerância nos zumbis da série In the Flesh. 2016. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
MOTTA, L. T.; BRAGA, M. L. S.; FONTANARI, Rodrigo. Participação em banca de Iury Carlos Bueno. Barthes, fotografia, haikai: a isenção do significado. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
MOTTA, L. T.; BRAGA, M. L. S.; FONTANARI, RODRIGO. Participação em banca de Marcus Túlio Borowiski Lavarda. Desmontando o mito do formigueiro humano; um exame comparado do discurso fotográfico em torno do garimpo de serra pelada. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
COUTO, E. K. N. N.; SANTANA, J. A.; FONTANARI, Rodrigo. Participação em banca de Ricardo Sena Coutinho. Mito dos Zumbis na série In the Flesh: uma visão barthesiana. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
Drigo, Maria Ogécia; SOUZA, L. C. P.; FONTANARI, Rodrigo. Participação em banca de Rafael Bernardo Eisinger. Comunicação e Política via rosto: estudo com fotorretratos criados por Richard Avedon. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

2.
MORAES, M. S.; PERSICHETTI, S.; FONTANARI, Rodrigo. Participação em banca de Eduardo Brandão Ornela. A especularização da sustentabilidade na era do capital imaterial. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUZA, L. C. P.; MARTINI, M. R.; FONTANARI, Rodrigo. Comissão de Seleção Bolsista Pós-doutorado - PNPD/ CAPES. 2017. Universidade de Sorocaba.

2.
FONTANARI, Rodrigo. Comissão Científica 1 Interpós- Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte. 2017. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

3.
FONTANARI, Rodrigo. Comissão Científica do Evento Redes digitais e cultura ativista. 2016. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A circulação de paradigmas críticos em Ibéro-América. Por uma poética do instante ? sobre a fotografia de Haruo Ohara. 2018. (Congresso).

2.
XII Congresso de Comunicação e Cultura. O cinema e a produção audiovisual na relação com as práticas socioculturais. 2018. (Congresso).

3.
II Colóquio Roland Barthes Plural.Por uma semiótica do afeto ? o punctum barthesiano. 2017. (Outra).

4.
II Jornada de Estudos em Teorias da Fotografia.A Fotografia dos Interstícios e do Vazio. 2017. (Outra).

5.
La littérature et les arts du vide - Colloque Cerisy La Salle.Progrès du vide chez Roland Barthes. 2017. (Outra).

6.
Seuils du visible. Intersections entre littérature et photographie. L'instant devient l'instant dans la photographie: Haruo Ohara et le haïkaï. 2017. (Congresso).

7.
12 Interprogramas de Mestrado.Mesa 1 Comunicação e Cibercultura. 2016. (Encontro).

8.
I Encontro Entre TELAAs.Por uma poética do olhar fotográfico. 2016. (Encontro).

9.
X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.Comunicação e Práticas Culturais. 2016. (Encontro).

10.
Colóquio Roland Barthes.Lendo imagens chocantes à luz do mito. 2015. (Outra).

11.
Colóquio Roland Barthes Plural.Em busca de um ?Grau zero da imagem?: Notas barthesianas sobre a imagem cinematográfica. 2015. (Outra).

12.
I Cinemídíia.Para rever O Ano Passado em Marienbad- Alain Robbe-Grillet cineasta segundo Roland Barthes. 2015. (Encontro).

13.
I Cinemídíia.Entre atos: palcos, telas e escritura. 2015. (Encontro).

14.
Interprograma de Mestrado.Comunicação e Cibercultura. 2015. (Encontro).

15.
IX Encontro de Comunicação e Cultura.Comunicação e Jornalismo. 2015. (Encontro).

16.
Roland Barthes at 100. La grande terre des hommes. Notes pour la lecture barthésienne de l??uvre de Sebastião Salgado?. 2015. (Congresso).

17.
Roland Barthes Filósofo da Comunicação.O olho de Roland Barthes. 2015. (Outra).

18.
Roland Barthes Plural. Uma Imagem Plural. 2015. (Congresso).

19.
II Simpósio de Estética.Quando a imagem se abre. O punctum e a percepção sensível da fotografia. 2014. (Simpósio).

20.
I Seminário de Estética e Crítica de Arte.A aura benjaminiana e o punctum barthesiano. Notas sobre as artes visuais. 2013. (Seminário).

21.
I Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia.Barthes e a fotografia - Exame de uma ?pochette? pouco conhecida intitulada ?illustrations? do ?Grand Fichier?de Roland Barthes entre os anos de 1968-1980. 2012. (Encontro).

22.
XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduaçao em Estudos Literários.Incidentes - relações intricadas entre o haikai e o punctum fotográfico. 2012. (Seminário).

23.
9th Congress AIVS- IASV Internacional Association for Vsual Semiotics "Rhetoric of Visible. Strategies of the images between signification and communication". Marshall McLuhan et Roland Barthes devant l´image. 2010. (Congresso).

24.
IV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Um estudo semiótico sobre a imagem entre Marshall McLuhan e Roland Barthes. 2010. (Congresso).

25.
XIV Mostra de Pós-graduação em Letras - Língua e Literatura: Multiplos olhares.A semiótica barthesiana da fotografia. A verdade da máscara. 2010. (Outra).

26.
12 Jornada de Estudos Peirceanos. 2009. (Outra).

27.
57º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Epistemologia da semiótica barthesiana (sensível) da fotografia. 2009. (Seminário).

28.
Fórum Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo - Aula Magna com Prof. Dr. Jesús Martin-Barbero. 2009. (Outra).

29.
IV Encontro de Comunicação e Letras do Mackenzie - Linguagem em interface. 2009. (Encontro).

30.
VI SOPOCOM II CONGRESSO IBÉRICO VIII LUSOCOM II COLÓQUIO PORTUGAL -BRASIL. Breves e pontuais anotações sobre a A câmara clara. 2009. (Congresso).

31.
3 Encontro de Comunicação, Cultura e Mídia. A incomunicação no texto publicitário de perfume: a ausência do cheiro com vínculo comunicativo. 2006. (Congresso).

32.
I Colóquio de Pesquisa do curso de pós-graduação lato sensu Língua e Literatura Inglesa.Sociedade e Cultura do Consumo: o objeto como forma de representação e fragmentação do ser social. 2006. (Outra).

33.
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2005. (Congresso).

34.
12 Semana de Comunicação Social. 2004. (Outra).

35.
2 Encontro Internacional de Comunicação, Cultura e Mídia. 2004. (Congresso).

36.
11 Semana da Comunicação Social. 2003. (Outra).

37.
10 Semana da Comunicação Social. 2002. (Outra).

38.
III Fórum de Ética em Pesquisa com Seres humanos da Unaerp. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINI, M. R. ; Drigo, Maria Ogécia ; FONTANARI, Rodrigo . XII Congresso de Comunicação e Cultura. 2018. (Congresso).

2.
MOTTA, L. T. ; FONTANARI, Rodrigo ; BELLOCCHIO, C. ; PINO, C. A. ; BERGONZONI, G. A. ; OLIVEIRA, P. P. L. . Barthes Plural. 2015. (Congresso).

3.
FONTANARI, Rodrigo; BERGONZONI, G. A. . Barhes Plural. 2015. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodolfo Medeiros Schian. A Revelação Fotográfica: uma desconstrução do universo humano [Título Provisório]. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba. (Orientador).

2.
Anderson Fasano. Benjaminiana [título provisório]. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Pâmela Ramos. Poéticas do visível ? investigação sobre o fundo fotográfico de Haruo Ohara à contraluz da teoria barthesiana da fotografia. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade de Sorocaba. Orientador: José Rodrigo Paulino Fontanari.

Orientações de outra natureza
1.
Giovanna de Freitas Alves. Tempo e memória na fotografia. 2017. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Universidade de Sorocaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Rodrigo Paulino Fontanari.

2.
Giovanna de Freitas Alves. A fotografia de Sebastião Salgado. 2017. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Universidade de Sorocaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Rodrigo Paulino Fontanari.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
13FONTANARI, Rodrigo2015FONTANARI, Rodrigo. Marshall McLuhan e Roland Barthes: um encontro possível. Triades em Revista, v. 3, p. 141-152, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
FONTANARI, Rodrigo. Escrever o amor - a fotografia e a descoberta da fulgurância do punctum. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


1- Membro do Reseau International Roland Barthes. Http://www.roland-barthes.org

2- Membro Ativo da Association de Recherche sur l'Image Photographique (ARIP | INHA - Institut National d'Histoire d'Art) e de seu Comitê de Lecture. 

3- Aluno Especial (1ºsemestre 2010) da disciplina: "Roland Barthes do Grau zero ao Grau Um" . No Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês. Professora Responsável pela disciplina: Claudia Consuelo Amigo Pino

4- Aluno Especial (1ºsemestre 2009) da disciplina: Epistemologia e Antropologia da Comunicação Visual. No Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estudal de Campinas.(UNICAMP) 
Professores responsáveis pela disciplina: Etienne Samain e Ronaldo Entler



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