Silvia Teresinha Frizzarini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1570165502215428
  • Última atualização do currículo em 01/02/2019


Formada em Licenciatura Matemática com especialização na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. É doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM com estágio na Universidade de Barcelona - UB - Espanha e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atualmente é professora concursada da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDEC - Joinville, credenciada como membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologias - PPGECMT. É coordenadora do projeto de pesquisa "Um olhar sobre as aulas de Matemática de um curso Técnico Integrado em Informática com um aprendiz autista" - UDESC e integrante dos projetos "Título do Projeto: Caneta 3D: Perspectivas para o ensino de cegos" - UDESC e dos grupos de pesquisas: PEMSA ? Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Sistemas Aplicados ao Ensino (UDESC), Ensino da Matemática (UTFPR) e GIEPEMES - Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática e Educação de Surdos da (UNESPAR). Foi professora efetiva na Educação Básica do Estado de São Paulo de 1992 até 2007 e atua no Ensino Superior desde 2007. É autora de livros, capítulos de livros, artigos e anais de eventos nacionais e internacionais. Proferiu palestras na Espanha-UB e no Brasil e participou de mesas redondas no II Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento-UNB. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvia Teresinha Frizzarini
Nome em citações bibliográficas
FRIZZARINI, S.T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Matemática - DMAT.
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte
89219710 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 34817900
Ramal: 17856
URL da Homepage: http://www.cct.udesc.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
com período sanduíche em Universitat de Barcelona (Orientador: Núria Rosich Sala).
Título: ESTUDO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA PARA ALUNOS SURDOS FLUENTES EM LÍNGUA DE SINAIS, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Clélia Maria Ignátius Nogueira.
Coorientador: Núria Rosich Sala.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Registros de Representação Semiótica; Álgebra; Educação de Surdos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: O USO DE DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PARA O ESTUDO DE TÉCNICAS RELATIVAS A SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO FUNDAMENTAL,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: José Luiz Magalhães de Freitas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sistema de Equações Lineares; Praxeologia; Dispositivos didáticos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
2009 - 2009
Especialização em Didática e Matodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 380h).
Faculdade Anhanguera de Dourados, FDA, Brasil.
Título: O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA.
1995 - 1996
Especialização em Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Matemática para Professores de 1o e 2o Graus.
Orientador: 0.
1990 - 1994
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Jogos no Ensino de Matemática.
Orientador: Lucila Diehl Tolaine Fini.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1984 - 1987
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Técnica de Segundo Grau "Carlos de Campos", EETSG, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Técnicas de Apresentação e Oratória. (Carga horária: 12h).
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Oratória com Ênfase em Liderança. (Carga horária: 20h).
Clube de Oratória e Liderança, COL, Brasil.
2012 - 2012
Libras - Intermediário. (Carga horária: 40h).
Paróquia São Francisco de Assis, PSFA, Brasil.
2011 - 2012
Introdução a Libras. (Carga horária: 102h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Educação Científica e Matemática. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Iniciação à Teoria Antropológica do Didático. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2011 - 2011
Desarrollo de Competencias de Análises Didáticas. (Carga horária: 3h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2011 - 2011
Processo de Capacitação Continuada - Segundo Grupo.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Matemática: sua difusão ao longo da história. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Sistema Signwritinig. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Design e Engenharia em Didática das Matemáticas. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em FRANCÊS - BASICO I e II. (Carga horária: 80h).
Faculdade Anhanguera de Dourados, FDA, Brasil.
2004 - 2007
Extensão universitária em Inglês - Básico ao Avançado e Instrumental. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2005 - 2005
História da Educação Matemática: por que e como?. (Carga horária: 5h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
1998 - 1998
Inovações no Ensino de Matemática. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Parâmetros para Avaliação Educacional. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em O Ens. da Algebra no 1grau c/ Auxilio de Materais. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1997 - 1997
Inovações no Ensino Básico da Matemática. (Carga horária: 48h).
Secretaria do Estado de São Paulo e UNICAMP, SEE E UNICAMP, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Informática no Ensino da Matemática. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1991 - 1993
Extensão universitária em Inglês I,II, III, IV e instrumental. (Carga horária: 300h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1992 - 1992
Linguagem CSP acessando base de dados SQL/DS. (Carga horária: 60h).
IBM do Brasil - SP, IBM, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Introdução ao Processamento de Dados. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência, Matemática e Tecnologias - PPGECMT

Atividades

01/2018 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Matemática - DMAT.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão.
01/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Matemática - DMAT.

Cargo ou função
Membro do Comitê de Extensão.
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Matemática - DMAT.

Linhas de pesquisa
Inclusão de Alunos Cegos
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Matemática - DMAT.

Linhas de pesquisa
Inclusão de Alunos Autistas
08/2016 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Laboratório de Matemática IV
Práticas de Ensino
História da Matemática
08/2016 - Atual
Estágios , Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Matemática - DMAT.

Estágio realizado
Estágio I.
02/2016 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de ensino
História da Matemátca
Geometria Analítica
06/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Matemática - DMAT.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Extensão.

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2015 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo III
10/2015 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
10/2015 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
Algebra Linear

Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Escreveu o livro texto para a disciplina ministrada, Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos.

Atividades

04/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino: organização e concepção
Prática de Ensino: novas tecnologias e jogos didáticos
Prática de Ensino: Modelagem e resolução de problemas

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

04/2014 - 12/2014
Ensino, Computação, Lic.Química, Eng.Elétrica e Tec.Alimen, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Cálculo Numérico

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino a Distância - EAD, Carga horária: 20

Atividades

09/2011 - 11/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para Administradores-EAD
03/2011 - 07/2011
Ensino, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

03/2010 - 12/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada à Enfermagem

Faculdade Anhanguera de Dourados, FAD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

05/2008 - 12/2010
Ensino, Admin., Contábeis, Gestão.Financ., Agron., M.Veter, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
Matemática Financeira
Matemática e Bioestatística
Matemática Financeira Avançada
10/2008 - 11/2008
Extensão universitária , Faculdade Anhanguera de Dourados, .

Atividade de extensão realizada
Matemática Financeira com a HP12c e Excel.

Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 40

Atividades

08/2007 - 11/2009
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da UFGD, .

Atividade de extensão realizada
Subcoordenadora do Projeto.
06/2006 - 12/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Geometria Analítica
Matemática aplicada a Agronomia
Matemática Básica
Matemática Elementar para Ciências Contábeis, Administração e Análise de Sistemas.
Prática de Ensino da Matemática I e III

Escola Estadual de São Paulo, EESP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/1992 - 02/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática para o Ensino Médio
05/1992 - 02/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenho Geométrico e Matemática para Ensino Fundamental

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aplicadora de teste para a pesquisa
Outras informações
Aplicação de testes com alunos da Educação Básica.

Atividades

10/2006 - 11/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Campo Grande, .



Linhas de pesquisa


1.
Integração das novas tecnologias no ensino de matemática e modelização de conhecimento de alunos
2.
Inclusão de Alunos Cegos

Objetivo: Investigar como se processa o ensino de frações para estudantes cegos e quais os recursos didáticos podem ser utilizados para o ensino de cegos..
Palavras-chave: Cegos; Ensino de frações; Educação Matemática; Recursos didáticos.
3.
Inclusão de Alunos Autistas


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Caneta 3D: Perspectivas para o ensino de cegos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Integrante / Rogério de Aguiar - Coordenador.
2016 - 2018
Ensino de Frações para Cegos: Desafios e possibilidades
Descrição: Embora muitas pesquisas com ensino de cegos já tenham sido feitas, existem conteúdos de matemática que ainda merecem atenção; é o caso do ensino de frações. Muitos pesquisadores concordam que o conceito de fração não é simples e que exige uma série de subconceitos para o seu ensino. Se para os videntes o ensino de fração já causa preocupação, para os cegos existe um agravante a mais que é a forma como o cego tem acesso ao conhecimento científico, que se dá principalmente pela grafia braille em alto relevo. Uma das principais dificuldades no ensino de fração (e de outros conteúdos) é o registro em braille dos tratamentos necessários para a solução de um problema mais elaborado. O cego conta com o reglete e a máquina de escrita braille, mas o registro com reglete é demorado e a máquina braille não é de fácil acesso por ser um equipamento caro. Na presente pesquisa pretende-se investigar como se processa o ensino de frações para cegos e quais os recursos didáticos que estão disponíveis para este ensino. Como desdobramento da pesquisa pretende-se também verificar a existência de algum recurso didático específico para o ensino de frações que permita um registro rápido das operações aritméticas envolvidas em seu tratamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Integrante / Rogério de Aguiar - Coordenador / Méricles Thadeu Moretti - Integrante / Luí Felippe da Silva Bellicantta - Integrante.
2016 - Atual
Um olhar sobre as aulas de Matemática de um curso Técnico Integrado em Informática com um aprendiz autista.
Descrição: O objetivo do projeto é o acompanhamento de um estudante autista nas aulas de Matemática de um curso Técnico Integrado em Informática, com a finalidade de se buscar e estabelecer ações pedagógicas adequadas ao nível de estudo desse aluno e às suas necessidades. Este projeto nasceu da preocupação de uma professora que presenciou esse aluno autista necessitando de preparo de aulas diferenciadas, ao iniciar o ano letivo de 2016, em suas aulas de Matemática. Diários de Bordo estão sendo realizados de maneira descritiva e interpretativa dos fatos ocorridos em sala de aula, além das pesquisas bibliográficas, com o intuito de enriquecer, trazer informações necessárias ou recursos pedagógicos para as aulas de matemática. Pretende-se acompanhar esse aluno durante sua vida acadêmica nesta Instituição de Ensino, ao longo de sua vida acadêmica, a fim de trazer contribuições e experiências para a área de Educação Matemática presenciadas em situações de inclusão de alunos com necessidades especiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Coordenador / Sandra Regina de Oliveira Souza - Integrante / Claudete Cargnin - Integrante / Rogério de Aguiar - Integrante.
2006 - 2006
Integração das Novas Tecnologias no Ensino de Matemática e Modelização do Conhecimento dos Alunos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Integrante / Marilena Bittar - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Playground da Matemática
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Coordenador / Ivanete Zuchi Siple - Integrante / Tatiana Comiotto - Integrante.
2018 - Atual
A Matemática na Educação Infantil
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Coordenador.
2017 - 2017
A Matemática na Educação Infantil
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Coordenador.
2017 - 2017
Playground da Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Integrante / Ivanete Zuchi Siple - Coordenador / Tatiana Comiotto - Integrante.
2011 - Atual
Projeto de Apoio a difusão da Libras
Descrição: Participação no Grupo de conversação, da organização de eventos e de palestras de divulgação da Libras e da cultura surda. O projeto de apoio a difusão da Libras, em parceria com a ASUMAR, tem por objetivo o desenvolvimento de ações que favoreçam tanto a divulgação da Libras - primeira língua do surdos brasileiro - como o estabelecimento de um espaço de interação cultural entre as comunidade ouvinte e surda mediante a oferta de cursos periódicos de Libras (níveis básico, intermediário e avançado); cursos de preparação para o PROLIBRAS, cursos de Didática da Libras e grupos de conversação para os falantes ouvintes de Libras. Pretende-se também organizar eventos ou palestras isoladas que favoreçam a divulgação da Libras e da cultura surda..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Integrante / Marília Ignatius Nogueira Carneiro - Coordenador / Clélia Maria Ignatius Nogueira - Integrante / Maria Emília Melo Tamanini Zanquetta - Integrante / João Paulo Ampessan - Integrante / Beatriz Ignatius Nogueira - Integrante / Roger Issamu Tanabe - Integrante / Magali Haeckl - Integrante / Nathália Fafarão Ruiz - Integrante.
2009 - 2009
O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio.
Descrição: Vice-coordenadora e ministrante do projeto. O Presente projeto tem como objetivo possibilitar aos professores de matemática da educação básica da Escola Estadual Floriano Viegas Machado, formação continuada para o uso de softwares educativos de matemática (freewares ou sharewares) , numa perspectiva instrumental e didática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Integrante / Ana Maria Vellela Grecco - Coordenador / Sandra Regina de Oliveira Souza - Integrante / Rogério de Oliveira - Integrante / Edmir Ribeiro Terra - Integrante / Sergio Rodrigues - Integrante / Alessandra Querino da Silva - Integrante.
2007 - 2008
O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio.
Descrição: Subcoordenadora e Ministrante do projeto. Acreditamos que as tecnologias de informações e comunicações (TIC) podem ser bons recursos didáticos, se forem selecionadas e utilizadas adequadamente. Elas podem ser usadas como meio de luta contra o insucesso escolar, motivando os alunos e permitindo-lhes revelar melhores seus talentos. A tecnologia sozinha não melhora necessariamente o ensino e a aprendizagem, podendo até ser um obstáculo a um ensino autêntico, aumentando as dificuldades existentes para uma educação verdadeira. Por isso, foi apresentado aos professores softwares que tivessem ligação com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Desta forma, a implementação dos softwares educacionais e aplicativos foram de preferência gratuitos para maior acessibilidade de todos e assim poder executar as ações previstas no projeto. Logo, nos permitiu instituir o intercâmbio entre a escola e a universidade, bem como, entre a os professores da universidade e os professores da Escola Estadual Ministro João Paulo do Reis Veloso, buscando aprimorar a formação inicial. Para isso, a metodologia adotada foi composta de: encontros semanais de capacitação para o uso de softwares; assessoria aos professores da escola; produção e construção de material didático..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Silvia Teresinha Frizzarini - Integrante / Ana Maria Vellela Grecco - Coordenador / Sandra Regina de Oliveira Souza - Integrante / Rogério de Oliveira - Integrante / Edmir Ribeiro Terra - Integrante / Dilma Santos Lima - Integrante / José Carlos Severiano de Souza - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul
2018 - Atual
Periódico: Editora CRV
2017 - 2017
Periódico: Editora CRV
2016 - 2016
Periódico: Editora CRV


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Revista de Educação (Itatiba)
2011 - 2011
Periódico: Revista de Educação (Itatiba)
2011 - 2011
Periódico: Revista de Educação (Itatiba)
2011 - 2011
Periódico: Revista de Educação (Itatiba)
2013 - 2013
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM
2016 - 2016
Periódico: BoEM - Boletim online de Educação Matemática
2017 - 2017
Periódico: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE)


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
Florisvaldo de Oliveira Rocha  Data: 04/09/2008

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, K. T. A.2018LOPES, K. T. A. ; FRIZZARINI, S.T. . Algumas atividades matemáticas para a educação básica no desenvolvimento de um projeto: relato de experiência. Ensino e Tecnologia em Revista, v. v.2, p. 21-37, 2018.

2.
CARGNIN, C.2018CARGNIN, C. ; FRIZZARINI, S.T. ; AGUIAR, R. . Trajetória de um aluno autista no Ensino Técnico em Informática. ENSINO EM RE-VISTA, v. 25, p. 790, 2018.

3.
FRIZZARINI, S.T.2015FRIZZARINI, S.T.; BORGES, F. A. . INCLUSÃO, SURDEZ E ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESPANHA: ALGUNS APONTAMENTOS DE NURIA ROSICH E SUAS INVESTIGAÇÕES ATUAIS. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 4, p. 11-24, 2015.

4.
FRIZZARINI, S.T.2014 FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . Conhecimentos prévios dos alunos surdos fluentes em libras referentes à linguagem algébrica no Ensino Médio. Revista Educação Especial (UFSM), v. 27, p. 373-389, 2014.

5.
NOGUEIRA, C. M. I.2012NOGUEIRA, C. M. I. ; BORGES, F. A. ; CARNEIRO, M. I. N. ; FRIZZARINI, S.T. . O Contrato Didático na 'Inclusão Contrária': O Cotidiano das Aulas de Libras para Ouvintes com uma Docente Surda no Ensino Superior. REI. Revista de Educação do IDEAU, v. 07, p. 01, 2012.

6.
FRIZZARINI, S.T.2009FRIZZARINI, S.T.; GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. . O Uso de Softwares na Prática Pedagógica dos Professores de Matemática:Relato de Experiência. Revista de Educação (Itatiba), v. XII, p. 119-124, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARGNIN, C. (Org.) ; MOGNON, A. (Org.) ; FRIZZARINI, S.T. (Org.) ; FONTES, A. S. (Org.) . TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: o ensino com apoio computacional. 1. ed. Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda., 2018. v. 1. 247p .

2.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . Um estudo da Álgebra com alunos surdos fluentes em língua de sinais. 1. ed. Niemcy-Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. '. 329p .

3.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. . Prática de ensino: modelagem matemática e resolução de problemas. 1. ed. Maringá: Cesumar, 2016. v. 1. 146p .

4.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. . Prática de ensino: modelagem matemática e resolução de problemas. 1. ed. Maringá: Cesumar, 2016. v. 1. 146p .

5.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. . Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. 1. ed. Maringá: Cesumar, 2015. v. 1. 156p .

6.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. ; BOROMELO, V. C. . Teoria e Prática da Geometria. 1. ed. Maringá: Cesumar, 2015. 128p .

7.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. . Prática de ensino: novas tecnologias e jogos didáticos. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2015. v. 1. 156p .

Capítulos de livros publicados
1.
FRIZZARINI, S.T.. OPERAÇÕES COM ARCOS. In: Claudete Cargnin, Angela Mognon, Silvia Teresinha Frizzarini, Adriana da Silva Fontes. (Org.). TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO O ensino com apoio computacional. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. v.1, p. 187-.

2.
FRIZZARINI, S.T.. Os Surdos e a Educação Matemática: por um ensino diferenciado. In: Maria Helena Fávero. (Org.). Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento: Educação inclusiva, Matemática e Práticas Escolares. 1ed.Brasília-DF: Technopolitik, 2015, v. , p. 25-.

3.
FRIZZARINI, S.T.. Processos Cognitivos da Língua de Sinais e da Linguagem Algébrica: uma análise das funções discursivas e metadiscursivas. In: Maria Helena Fávero. (Org.). Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento: Educação inclusiva, Matemática e Práticas Escolares. 1ed.Brasília-DF: Technopolitik, 2015, v. , p. 42-.

4.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. ; ROSICH, N. S. . UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SURDOS FLUENTES EM LÍNGUA DE SINAL CATALÃ (LSC) REFERENTE À ÁLGEBRA NO ENSINO MÉDIO ESPANHOL. In: BRANDT, C. F. ; MORETTI, M. T. orgs .. (Org.). AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA O ENSINO E PESQUISA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.IJUÍ-RS: UNIJUÍ, 2014, v. 1, p. 200-210.

5.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . Uma avaliação diagnóstica da linguagem algébrica do ensino médio com alunos surdos fluentes em Libras. In: Nogueira, C.M.I.. (Org.). Surdez, Inclusão e Matemática. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 91-116.

6.
NOGUEIRA, C. M. I. ; BORGES, F. A. ; FRIZZARINI, S.T. . Os surdos e a inclusão: uma análise pela via do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Nogueira, C.M.I.. (Org.). Surdez, Inclusão e Matemática. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 163-184.

7.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. ; BORGES, F. A. . As desigualdades matemáticas no ensino para surdos: aspectos epistemológicos, semióticos, e didáticos. In: Nogueira, C.M.I.. (Org.). Surdez, Inclusão e Matemática. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 213-236.

8.
BORGES, F. A. ; NOGUEIRA, C. M. I. ; CARNEIRO, M. I. N. ; FRIZZARINI, S.T. . "A inclusão contrária" e o contrato didático no cotidiano das aulas de Libras para ouvintes com uma docente surda no Ensino Superior. In: Nogueira, C.M.I.. (Org.). Surdez, Inclusão e Matemática. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 257-277.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. ; AGUIAR, R. . Recursos didáticos para a acessibilidade de aluno com espectro autista nas aulas de matemática. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação ? COLBEDUCA e II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar ? CIEE,, 2018, Braga. Anais do IV COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2018.

2.
MACICIESKI, G. ; FRIZZARINI, S.T. ; HENNING, E. . O ensino de funções na Educação Básica: uma experiência em duas vias. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação ? COLBEDUCA e II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar ? CIEE,, 2018, Braga, PT. Anais do IV COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2018.

3.
SIPLE, I. Z. ; MANDLER, M. ; COMIOTTO, T. ; FRIZZARINI, S.T. ; FINAMOR, J. E. . Uma conexão entre a extensão universitária e a prática do futuro. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação ? COLBEDUCA e II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar ? CIEE, 2018, Braga, PT. Anais do IV COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2018.

4.
CARGNIN, C. ; FRIZZARINI, S.T. ; COUTINHO, D. M. ; MOLITOR, M. . REFLEXÕES SOBRE JOGOS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. In: VII SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. VII SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018.

5.
FRIZZARINI, S.T.. UMA ABORDAGEM GLOBAL NO ESTUDO DE INEQUAÇÕES COM ALUNOS SURDOS. In: 2º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2018, Jarinu, em São Paulo. 2º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2018.

6.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. . UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUAS REPRESENTAÇÕES: ESTUDO DAS OPERAÇÕES COM ARCOS NO ENSINO MÉDIO. In: 2º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2018, Janiru/SP.. 2º Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2018.

7.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. ; AGUIAR, R. ; SOUZA, S. R. O. . Uma Análise Das Aulas De Matemática No Primeiro Ano Do Ensino Técnico Para Um Aprendiz Com Transtorno Do Espectro Autista. In: Simpósio Nacional: por uma escola inovadora e inclusiva, 2017, Poços de Caldas. D E S A F I O S À E D U C A Ç Ã O D O S É C U L O X X I. Poços de Caldas: UNIFAL-MG,, 2017. v. 1.

8.
BENK, P. ; FRIZZARINI, S.T. ; CARGNIN, C. . FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DUAS METODOLOGIAS: TRADICIONAL E DIFERENCIADA. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017, Canoas-RS. > CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática > VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017, 2017.

9.
AGUIAR, R. ; FRIZZARINI, S.T. ; BELLICANTTA, L. F. S. . ENSINO DE FRAÇÕES PARA CEGOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017, Canoas-RS. CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática > VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017, 2017.

10.
CARGNIN, C. ; FRIZZARINI, S.T. ; FERREIRA, G. C. C. . Um enfoque da educação matemática crítica para portador da Síndrome de Asperger. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel, PR. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas, 2017.

11.
NICOLLETTI, L. P. ; DUNZER, S. ; FRIZZARINI, S.T. . Uma abordagem com favo das abelhas para o estudo da geometria.. In: XXIII - EREMATSUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2017, Concordia, SC.. XXIII - EREMATSUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2017.

12.
BERTAO, L. ; PINHEIRO, J. P. C. ; MAMUS, C. E. S. ; SILVA, R. T. ; CARGNIN, C. ; FRIZZARINI, S.T. . Um jogo virtual para o estudo de trigonometria. In: 7o Seminário de Extensão e Inovação, UTFPR, 2017, Londrina. 7o Seminário de Extensão e Inovação, UTFPR, 2017.

13.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. ; CORREA, L. ; MELO, A. C. L. . Representações Semióticas de Produtos Notáveis: em Euclides e nos Dias Atuais. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2016. v. 1. p. 1-12.

14.
DIAS, B. C. ; CARGNIN, C. ; FRIZZARINI, S.T. . Reflexões sobre o ensino da Matemática. In: II COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2016, Joinville. PRÁTICAS E PESQUISAS EDUCACIONAIS EM DEBATE - DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA. Joinville, 2016.

15.
PETTENON, N. ; FRIZZARINI, S.T. . O conjunto dos números inteiros por meio dos jogos matemáticos: um aprofundamento lúdico. In: II COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2016, Joinville. PRÁTICAS E PESQUISAS EDUCACIONAIS EM DEBATE - DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA. Joinville, 2016.

16.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. . A importância dos diferentes registros de representações no estudo de limites de funções reais numa variável com alunos do ensino superior. In: XIII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e Pesquisas no Campo da Educação Matemática, 2015.

17.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . A língua de sinais e suas funções discursivas e meta discursivas no estudo das inequações. In: XIII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e Pesquisas no Campo da Educação Matemática, 2015.

18.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . As possibilidades pedagógicas da libras no desenvolvimento da linguagem Matemática na educação de surdos. In: XIII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e Pesquisas no Campo da Educação Matemática.

19.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. ; ROSICH, N. S. . Uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos surdos fluentes em língua de sinal catalã (LSC) referente à álgebra no Ensino Médio espanhol. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. XII EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014.

20.
NOGUEIRA, C. M. I. ; BORGES, F. A. ; FRIZZARINI, S.T. . Os Surdos e a Inclusão: Uma Análise pela via do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática ? XI ENEM, 2013, cURITIBA. Educação Matemática - Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

21.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. ; BORGES, F. A. . As Desiguladades: Perspectivas Epistemológica, Semiótica e Didática no Contexto da Educação para Surdos. In: III SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza. Matemática, Cultura e Tecnologia. Fortaleza, 2012.

22.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . Uma avaliação diagnóstica da linguagem algébrica com alunos surdos fluentes em Libras. In: XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011, Apucarana - FAD. Anais XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011.

23.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; FRIZZARINI, S.T. . Um Trabalho Colaborativo na Formação Continuada para a Utilização de Softwares Matemáticos. In: II EREM-MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O ENSINO E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, NATAL. MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O ENSINO E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. NATAL: SBEM RIO GRANDE DE NORTE, 2009. v. 1. p. 1-15.

24.
FREITAS, José Luiz Magalhães de ; FRIZZARINI, S.T. . Um Estudo Praxeológico Relativo a Sistema de Equações Lineares no Ensino Fundamental. In: II SIEMAT - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, São Paulo. II SIEMAT. São Paulo: UNIBAN, 2009. p. 31-31.

25.
FRIZZARINI, S.T.; FREITAS, José Luiz Magalhães de . Um Estudo sobre o Uso do Software Aplusix como Ferramenta Pedagógica para a Aprendizagem de Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2006, CUIABA. ÉTICA, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA. CUIABA: UFMT, 2006. p. 221-221.

26.
FRIZZARINI, S.T.; FREITAS, José Luiz Magalhães de . Um Estudo sobre o uso do Software Aplusix como Ferramenta Pedagógica para a Aprendizagem de Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis. In: SIPEMAT - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2006, RECIFE. PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR AMPLIADO SOBRE A SALA DE AULA. RECIFE: EDITORA GRAFSET, 2006. p. 54-54.

27.
FRIZZARINI, S.T.. MINI-CURSO APRENDENDO GEOMETRIA COM O CABRI-GÉOMÈTRE. In: II Encontro Regional de Educação Matemática, 2005, Dourados. Praticas de Ensino em Matemática, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RISTAU, K. M. ; MUDRAK, H. ; FRIZZARINI, S.T. . Matemática e metodologias: uma experiência de ensino. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação ? COLBEDUCA, 2017, Florianópolis. Anais do III COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2017.

2.
SIPLE, I. Z. ; MANDLER, M. ; COMIOTTO, T. ; FINAMOR, J. E. ; PETTENON, N. ; FRIZZARINI, S.T. . Playground da Matemática: brincando com a matemática na educação infantil. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação ? COLBEDUCA, 2017, Florianópolis. Anais do III COLBEDUCA, 2017.

3.
SIPLE, I. Z. ; MANDLER, M. ; COMIOTTO, T. ; FINAMOR, J. E. ; PETTENON, N. ; FRIZZARINI, S.T. . Playground da matemática. In: 13º encontro de extensão, 2017, São José dos Pinhais, SC. 13º ENCONTRO DE EXTENSÂO DA UDESC, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSICH, N. S. ; FRIZZARINI, S.T. . Study on learning algebra with deaf high school students gestural. In: 22nd International Congress on theEducation Learners, 2015, Grécia. Educating Diverse Learners: Many Ways, One Goal, 2015.

2.
FRIZZARINI, S.T.. PROCESSOS COGNITIVOS DA LINGUA DE SINAIS E DA LINGUAGEM ALGÉBRICA: UMA ANÁLISE DAS FUNÇÕES DISCURSIVAS E META DISCURSIVAS  . In: III EDUFAD Encontro de Educação: Formação e Ação Docente, 2015, Campo Mourão. III EDUFAD, 2015.

3.
FRIZZARINI, S.T.. OS SURDOS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Por um ensino diferenciado. In: III EDUFAD Encontro de Educação: Formação e Ação Docente, 2015, Campo Mourão. III EDUFAD, 2015.

4.
FRIZZARINI, S.T.. As Diferentes Representações no Estudo de Limites. In: II Encontro de Educação: Formação e Ação Docente, 2014, Campo Mourão. II Encontro de Educação: Formação e Ação Docente, 2014.

5.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. ; ROSICH, N. S. . Uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos surdos fluentes em língua de sinal catalã (LSC) referente à álgebra no Ensino Médio espanhol. In: I Encontro de Educação: Formação e Ação Docente, 2013, Campo Mourão. I Encontro de Educação: Formação e Ação Docente, 2013.

6.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . Libras e Linguagem algébrica: um Estudo dos Registros de Representção Semiótica. In: III SIEMAT - Seminário Internacional de Educação Matemática, 2011, São Paulo. III SIEMAT. São Paulo: UNIBAN, 2011. p. 691-692.

7.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; FRIZZARINI, S.T. . Um Estudo de Funções com a Utilização do Sofware Winplot. In: I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO E APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA, 2009, Dourados. Anais I EREAM, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARGNIN, C. ; FRIZZARINI, S.T. ; AGUIAR, R. . Trajetória de um aluno autista no Ensino Técnico em Informática. ENSINO EM RE-VISTA, 2018.

2.
LOPES, K. T. A. ; FRIZZARINI, S.T. . Algumas atividades matemáticas para a educação básica no desenvolvimento de um projeto: relato de experiência. Ensino e Tecnologia em Revista, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. ; AGUIAR, R. . Recursos didáticos para a acessibilidade de aluno com espectro autista nas aulas de matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MACICIESKI, G. ; FRIZZARINI, S.T. ; HENNING, E. . O ensino de funções na Educação Básica: uma experiência em duas vias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SIPLE, I. Z. ; MANDLER, M. ; COMIOTTO, T. ; FRIZZARINI, S.T. ; FINAMOR, J. E. . Uma conexão entre a extensão universitária e a prática do futuro professor de matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CARGNIN, C. ; FRIZZARINI, S.T. ; COUTINHO, D. M. ; MOLITOR, M. . REFLEXÕES SOBRE JOGOS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. ; AGUIAR, R. ; SOUZA, S. R. O. . UMA ANÁLISE DAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO TÉCNICO PARA UM APRENDIZ COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RISTAU, K. M. ; MUDRAK, H. T. ; FRIZZARINI, S.T. . Matemática e metodologias: uma experiência de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AGUIAR, R. ; FRIZZARINI, S.T. ; BELLICANTTA, L. F. S. . ENSINO DE FRAÇÕES PARA CEGOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BENK, P. ; FRIZZARINI, S.T. ; CARGNIN, C. . FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DUAS METODOLOGIAS: TRADICIONAL E DIFERENCIADA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BERTAO, L. ; PINHEIRO, J. P. C. ; MAMUS, C. E. S. ; SILVA, R. T. ; CARGNIN, C. ; FRIZZARINI, S.T. . Um jogo virtual para o estudo de trigonometria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CARGNIN, C. ; FRIZZARINI, S.T. ; FERREIRA, G. C. C. . UM ENFOQUE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA PORTADOR DA SÍNDROME DE ASPERGER. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NICOLLETTI, L. P. ; DUNZER, S. ; FRIZZARINI, S.T. . Uma abordagem com fave das abelhas para o estudo da Geometria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SIPLE, I. Z. ; MANDLER, M. L. ; COMIOTTO, T. ; FINAMOR, J. E. ; PETTENON, N. ; SANTOS NE, A. L. ; FRIZZARINI, S.T. . Playground da Matemática: brincando com a matemática na educação infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SIPLE, I. Z. ; MANDLER, M. ; COMIOTTO, T. ; SANTOS NE, A. L. ; FRIZZARINI, S.T. ; PETTENON, N. ; FINAMOR, J. E. . PLAYGROUND DA MATEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DIAS, V. C. ; CARGNIN, C. ; FRIZZARINI, S.T. . Reflexões sobre o ensino da Matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PETTENON, N. ; FRIZZARINI, S.T. . O conjunto dos números inteiros por meio dos jogos matemáticos: Um aprofundamento lúdico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. ; MELO, A. C. L. ; CORREA, L. . Representações Semióticas de Produtos Notáveis: em Euclides e nos Dias Atuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FRIZZARINI, S.T.. OS SURDOS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POR UM ENSINO DIFERENCIADO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FRIZZARINI, S.T.. PROCESSOS COGNITIVOS DA LINGUA DE SINAIS E DA LINGUAGEM ALGÉBRICA: UMA ANÁLISE DAS FUNÇÕES DISCURSIVAS E META DISCURSIVAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . As possibilidades pedagógicas da libras no desenvolvimento da linguagem Matemática na educação de surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . A língua de sinais e suas funções discursivas e meta discursivas no estudo das inequações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. . A importância dos diferentes registros de representações no estudo de limites de funções reais numa variável com alunos do ensino superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
FRIZZARINI, S.T.. OS SURDOS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Por um ensino diferenciado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
FRIZZARINI, S.T.. PROCESSOS COGNITIVOS DA LINGUA DE SINAIS E DA LINGUAGEM ALGÉBRICA: UMA ANÁLISE DAS FUNÇÕES DISCURSIVAS E META DISCURSIVAS  . 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
FRIZZARINI, S.T.. As Diferentes Representações no Estudo de Limites. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. ; ROSICH, N. S. . Uma Análise dos Conhecimentos Prévios do Alunos Surdos Fluentes em Língua de Sinal Catalã (LSC) Referente à Álgebra no Ensino Médio Espanhol.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
NOGUEIRA, C. M. I. ; BORGES, F. A. ; FRIZZARINI, S.T. . Os Surdos e a Inclusão: Uma Análise pela via do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
FRIZZARINI, S.T.. La inclusión de los estudiantes sordos en Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
FRIZZARINI, S.T.. Estudio de los registros de representación semiótica: implicaciones para la enseñanza e el aprendizaje del álgebra para estudiantes sordos con lenguaje signado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. ; ROSICH, N. S. . Uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos surdos fluentes em língua de sinal catalã (LSC) referente à álgebra no Ensino Médio espanhol. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. ; BORGES, F. A. . As Desiguldades: Perspectivas Epistemológica, Semiótica e Didática no Contexto da Educação para Surdos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
CARNEIRO, M. I. N. ; FRIZZARINI, S.T. ; NOGUEIRA, B. I. ; ZANQUETTA, M. E. M. T. . A difusão da Libras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Linguagem Algébrica: um Estudo dos Registros de Representação Semiótica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
BORGES, F. A. ; FRIZZARINI, S.T. ; CARNEIRO, M. I. N. . O Contrato Didático na ?Iinclusão Contrária': O Cotidiano das Aulas de Libras para Ouvintes com uma Docente Surda no Ensino Superior.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. . Uma avaliação diagnóstica da linguagem algébrica com alunos surdos fluentes em Libras (língua brasileira de sinais). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
FRIZZARINI, S.T.. Estudo dos registros de Representação Semiótica: implicações no esino e aprendizagem da álgebra para alunos surdos fluentes em Libras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
FRIZZARINI, S.T.. O uso das tecnologias no ensino da matemática financeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; FRIZZARINI, S.T. . Um Trabalho Colaborativo na Formação Continuada para a Utilização de Softwares Matemáticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
FREITAS, José Luiz Magalhães de ; FRIZZARINI, S.T. . Um Estudo Praxeológico Relativo a Sistema de Equações Lineares no Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; FRIZZARINI, S.T. . O Uso de Softwares na Prática Pedagógica dos Professores de Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
FRIZZARINI, S.T.; FREITAS, José Luiz Magalhães de . Um Estudo sobre o Uso do Software Aplusix como Ferramenta Pedagógica para a Aprendizagem de Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
FRIZZARINI, S.T.; FREITAS, José Luiz Magalhães de . Um Estudo sobre o Uso do Software Aplusix como Ferramenta Pedagógica para a Aprendizagem de Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
CARGNIN, C. ; MOGNON, A. ; FRIZZARINI, S.T. ; FONTES, A. S. . TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: o ensino com apoio computacional. 2018.

2.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. . Prática de ensino: modelagem matemática e resolução de problemas. 2016.

3.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. . Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. 2015.

4.
FRIZZARINI, S.T.; CARGNIN, C. ; BOROMELO, V. C. . Teoria e Prática da Geometria. 2015.

5.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; FRIZZARINI, S.T. . O Estudo de Funções com a Utilização do Software Winplot. 2009.

6.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; TERRA, E. R. ; FRIZZARINI, S.T. . O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. 2009.

7.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; OLIVEIRA, R. ; TERRA, E. R. ; FEITOSA, Grasielle Gomes ; FRIZZARINI, S.T. . O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. 2008.

8.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; FRIZZARINI, S.T. . Funções e Construções Geométricas com Computadores. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
FRIZZARINI, S.T.. Playground da Matemática. 2018.

2.
FRIZZARINI, S.T.. BoEM - Boletim online de Educação Matemática. 2017.

3.
FRIZZARINI, S.T.. XIV EPREM. 2017.

4.
FRIZZARINI, S.T.. EPREM-Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2017.

5.
FRIZZARINI, S.T.. UM OLHAR SOBRE AS AULAS DE MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE INFORMÁTICA COM UM APRENDIZ AUTISTA. 2017.

6.
FRIZZARINI, S.T.. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). 2017.

7.
FRIZZARINI, S.T.. BoEM - Boletim online de Educação Matemática. 2016.

8.
FRIZZARINI, S.T.. II COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. 2016.

9.
FRIZZARINI, S.T.. XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016.

10.
FRIZZARINI, S.T.. Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM. 2016.

11.
FRIZZARINI, S.T.. XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2015.

12.
FRIZZARINI, S.T.. Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM. 2013.

13.
FRIZZARINI, S.T.. Revista de Educação (Itatiba). 2011.

14.
FRIZZARINI, S.T.. Revista de Educação (Itatiba). 2011.

15.
FRIZZARINI, S.T.. Revista de Educação (Itatiba). 2011.

16.
FRIZZARINI, S.T.. Revista de Educação (Itatiba). 2011.

17.
NOGUEIRA, B. I. ; NOGUEIRA, C. M. I. ; CARNEIRO, M. I. N. ; ZANQUETTA, M. E. M. T. ; FRIZZARINI, S.T. . Projeto de Apoio a difusão da Libras. 2011.

18.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; TERRA, E. R. ; OLIVEIRA, R. ; FRIZZARINI, S.T. . O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. 2009.

19.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; OLIVEIRA, R. ; TERRA, E. R. ; FEITOSA, Grasielle Gomes ; SOUZA, J. C. S. ; FRIZZARINI, S.T. . O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRIZZARINI, S.T.. Vetor de Informação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FRIZZARINI, S.T.; BORGES, F. A. ; NOGUEIRA, C. M. I. . II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO CONHECIMENTO. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FRIZZARINI, S.T.; NOGUEIRA, C. M. I. ; ASSUDE, T. . II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO CONHECIMENTO. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAMUS, C. E. S. ; FRIZZARINI, S.T. . Relatório Parcial de Pesquisa. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
MAMUS, C. E. S. ; FRIZZARINI, S.T. ; BERTAO, L. ; PINHEIRO, J. P. C. ; SCHLAGENHAUFER, C. ; SILVA, R. T. ; CARGNIN, C. . Relatório Final. 2018. (Relatório de pesquisa).

3.
FRIZZARINI, S.T.. Teoria e Prática da Geometria. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
FRIZZARINI, S.T.. Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FRIZZARINI, S.T.. Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FRIZZARINI, S.T.. Prática de Ensino: Concepção e Organização. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CARGNIN, C. ; MOGNON, A. ; GUAZZI, E. P. D. O. ; FRIZZARINI, S.T. . Trigonometria: teoria e prática. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro para aulas de Trigonometria).

8.
FRIZZARINI, S.T.. Matemática para professores das salas de recursos multifuncionais. 2012. .

9.
FRIZZARINI, S.T.; GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; TERRA, E. R. . O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; FRIZZARINI, S.T. . O Estudo de Funções com a Utilização do Software Winplot. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
FRIZZARINI, S.T.. Matemática Financeira com HP12C e Excel. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; FRIZZARINI, S.T. . Funções e Construções Geométricas com Computadores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; OLIVEIRA, R. ; TERRA, E. R. ; FEITOSA, Grasielle Gomes ; FRIZZARINI, S.T. . O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; OLIVEIRA, R. ; TERRA, E. R. ; FEITOSA, Grasielle Gomes ; FRIZZARINI, S.T. ; SOUZA José Carlos Severino . O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARGNIN, C.; REZENDE, V.; ARAMAN, E. M. O.; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de MARIA JOSÉ FAGUNDES BARBOSA. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TEOREMA DE TALES. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - PPGMAT) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
SALES, E. R.; MATOS, M. C. G.; LEITAO, W. A. M.; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de DENIZE RODRIGUES MARTINS. Educação em Ciências e Educação de Surdos: explorando possibilidades em aulas de Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

3.
HENNING, E.; KONRATH, A. C.; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Ulises Jacinto Aguayo Garrido. CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM CADERNO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE INTERVALOS DE CONFIANÇA. 2017. Dissertação (Mestrado em ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
MARIAN, R. C. P.; FRIZZARINI, S.T.; SOUZA, D. S.; FERREIRA, I. F.. Participação em banca de Lucas José de Souza. SURDEZ NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE NÚMEROS REAIS MOBILIZADOS A PARTIR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COM O TANGRAM. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
HENNING, E.; KONRATH, A. C.; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de JULIANO TURMINA. Coletânea de atividades para ensino de probabilidade e estatística utilizando planilhas eletrônicas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS -) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
CARGNIN, C.; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de MARIA JOSÉ FAGUNDES BARBOSA. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TEOREMA DE TALES. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - PPGMAT) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina.

4.
SANTOS, L. M.; SIPLE, I. Z.; HENNING, E.; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Thiago Melo Alexandrino. OBLABI - Observatório e Laboratório de Práticas Inovadoras em Educação: desenvolvimento de um website para apoiar o ensino de fundamentos de robótica na Educação Básica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS -) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

5.
AGUIAR, R.; SIPLE, I. Z.; MUNHOZ, R. H.; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Luí Fellippe da Silva Bellicantta Mollossi. Educação Matemática Inclusiva com Cegos: desafios no ensino de equações do primeiro grau.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS -) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
SALES, E. R.; ?, M. C. G. M.; LEITAO, W. A. M.; FRIZZARINI, S.T.; RODRIGUES, J. M.. Participação em banca de Denise Rodriguez Martins. Educação em Ciências e Educação de Surdos: explorando possibilidades em aulas de Física. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Docência em Educação em Ciência e Matemática) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Lucas Koch.O estudo da função quadrática com a geometria: uma investigação no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
FRIZZARINI, S.T.; MUNHOZ, R. H.. Participação em banca de Gabriela Francisco.A utilização do material dourado para o ensino de equação do segundo grau. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
FRIZZARINI, S.T.; KIECKHOEFEL, D. E. N.. Participação em banca de Lorena Silva de Andrade Dias.Análise das funções executivas de alunos de desenvolvimento típico no Ensino Básico através da Torre de Hanói. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
FRIZZARINI, S.T.; SANTOS NE, A. L.; COMIOTTO, T.; DAMAZIO, V.. Participação em banca de KAROLINE LEHRER.Os poliedros e materiais concretos: uma investigação na Educação Básica com balas de goma e palitos de dente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

5.
FRIZZARINI, S.T.; MUNHOZ, R. H.; COMIOTTO, T.; SILVA, M. S.. Participação em banca de Sabrina Dunzer.CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA? : ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
FRIZZARINI, S.T.; SIPLE, I. Z.; MANDLER, M.; COMIOTTO, T.. Participação em banca de Jhulie furlani Ávila Tojeiro.Playground da Matemática: contribuições de um porjeto de extensão para a educaçãoInfantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
COMIOTTO, T.; SIPLE, I. Z.; MUNHOZ, R. H.; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Sabrina da Silva Pires.As Crianças com Transtorno do Espectro Autista e as Operações Lógico-Matemáticas Segundo a Perspectiva Piagetiana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
SANTOS NE, A. L.; FRIZZARINI, S.T.; KIECKHOEFEL, D. E. N.. Participação em banca de MARIANA ENCK DE SOUZA.PITÁGORAS E O PENSAMENTO PITAGÓRICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

9.
Nunes, Eladir S. Silveira; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Eladir S. Silveira Nunes.TECNOLOGIA EDUCACIONAL: VISÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
Matsumoto, Teresa Taeko Fukuda; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Teresa Taeko Fukuda Matsumoto.DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DA 4a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
Santos, Maria Nilda Mancoelho; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Maria Nilda Mancoelho dos Santos.ESTUDO DE FRAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

12.
Ribeiro, Ana Maria Francisco; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Ana Maria Francisco Ribeiro.O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA MATEMÁTICA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

13.
OLIVEIRA, D. F. P.; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Dalva Farias Pereira Oliveira.Avaliação escolar: um processo de ensino e aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

14.
Correa, Décio; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Décio Correa.Avaliação e aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

15.
Turatto, Eunice Alves Carvalho; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Eunice Alves Carvalho Turatto.Avaliação como processo de construção do conhecimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

16.
Godoy, Joana Maria Aparecida; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Joana Maria Aparecida Godoy.Avaliação Escolar: suas funções no processo educativo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

17.
Volpato, Luzia Jonck; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Luzia Jonck Volpato.Avaliação Escolar no processo ensino e aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

18.
Bertola, Maria Antonia Rodrigues; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Maria Antonia Rodrigues Bertola.Os avanços da Geograifa nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

19.
Silva, Maria Livrada Amarilha Cardoso; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Maria Livrada Amarilha Cardoso Silva.O meio ambiente e o processo de ensino-aprendizagem na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

20.
Nilcéia Alves de Souza; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Nilcéia Alves de Souza.Avaliação da aprendizagem escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

21.
Suzuki, Rosângela Yoco Noda; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Rosângela Yoco Noda Suzuki.A disciplina nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

22.
Bernardi, Rosides Marli; FRIZZARINI, S.T.. Participação em banca de Rosides Marli Bernardi.As funções da avaliação escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FRIZZARINI, S.T.; CORSO, J.; SANTOS NE, A. L.; AGUIAR, R.. Processo Seletivo ? Edital n. 007/2016. 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação ? COLBEDUCA e II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar.Uma conexão entre a extensão universitária e a prática do futuro professor de matemática. 2018. (Seminário).

2.
IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação ? COLBEDUCA e II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar - CIEE.Recursos didáticos para a acessibilidade de aluno com espectro autista nas aulas de matemática. 2018. (Seminário).

3.
IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação ? COLBEDUCA e II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar IEE.O ensino de funções na Educação Básica: uma experiência em duas vias. 2018. (Seminário).

4.
III Colóquio Luso- Brasileiro de Educação ? COLBEDUCA.Matemática e metodologias: uma experiência de ensino. 2017. (Outra).

5.
III Colóquio Luso- Brasileiro de Educação ? COLBEDUCA.Playground da Matemática: brincando com a matemática na educação infantil. 2017. (Outra).

6.
Seminário de Educação Inclusiva. 2017. (Seminário).

7.
Simpósio Nacional Por uma escola Inovadora e Inclusiva: desafios à Educação do Século XXI.UMA ANÁLISE DAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO TÉCNICO PARA UM APRENDIZ COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2017. (Simpósio).

8.
II COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. Reflexões sobre o ensino da Matemática. 2016. (Congresso).

9.
II COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. O conjunto dos números inteiros por meio dos jogos matemáticos: Um aprofundamento lúdico. 2016. (Congresso).

10.
VIII Semana da Matemática. 2016. (Encontro).

11.
XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Representações Semióticas de Produtos Notáveis: em Euclides e nos Dias Atuais. 2016. (Encontro).

12.
II Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento: Educação Inclusiva, Matemática e Práticas Escolares. Mesa ?Formação Profissional, Educação Matemática e Adaptação Curricular: Questões Conceituais e Epistemológicas?.. 2015. (Congresso).

13.
II Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento: Educação Inclusiva, Matemática e Práticas Escolares. Mesa ?A Mediação Escolar do Conhecimento Matemático com Surdos: Língua de Sinais, Competências Conceituais e Desenvolvimento Psicológico?.. 2015. (Congresso).

14.
III EDUFAD - Encontro de Educação: Formação e Ação Docente.OS SURDOS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Por um ensino diferenciado. 2015. (Encontro).

15.
XIII EPREM - XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2015. (Encontro).

16.
II EDUFAD Encontro de Educação: Formação e Ação Docente.As Diferentes Representações no Estudo de Limites.. 2014. (Encontro).

17.
XII - EPREM Encontro Paranaense de Educação Matemática.Uma Análise dos Conhecimentos Prévios do Alunos Surdos Fluentes em Língua de Sinal Catalã (LSC) Referente à Álgebra no Ensino Médio Espanhol.. 2014. (Outra).

18.
I EDUFAD - Encontro de Educação: Formação e Ação Docente.Uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos surdos fluentes em língua de sinal catalã (LSC) referente à álgebra no Ensino Médio espanhol. 2013. (Encontro).

19.
3o SIPEMAT- SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.AS DESIGUALDADES: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICA, SEMIÓTICA E DIDÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA SURDOS. 2012. (Seminário).

20.
I Encontro do Instituto GeoGebra Internacional. 2012. (Encontro).

21.
COLÓQUI 2011 - Projetos de Dissertações e Teses Acadêmicas do PCM.Estudo dos registros de Representação Semiótica: implicações no ensino e aprendizagem da álgebra para alunos surdos fluentes em Libras. 2011. (Outra).

22.
Encontro Paranaense de Educação Matemática.Uma avaliação dianóstica da linguagem algébrica com alunos surdos fluentes em Libras (língua brasileira de sinais). 2011. (Encontro).

23.
Ensino de Ciência e Matemática: Caminhos e Desafios. 2011. (Outra).

24.
Fórum Estadual de Educação PR - Região Noroeste. 2011. (Outra).

25.
I Encontro - Processo de Capacitação 2010. 2011. (Encontro).

26.
II Encontro - Processo de Capacitação 2010. 2011. (Encontro).

27.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -III SIEMAT.Libras (Língua Brasileira de sinais) e Linguagem Algébrica: um Estudo dos Registros de Representação Semiótica. 2011. (Seminário).

28.
COLÓQUI 2010 - Projetos de Dissertações e Teses Acadêmicas do PCM. 2010. (Outra).

29.
COMPETENCIAS DE PENSAMIENTO CIENTÍFICO, COGNICIÓN Y APRENDIZAJE: PARA UNA NUEVA CIUDADANÍA.O uso das tecnologias no ensino da matemática financeira. 2010. (Seminário).

30.
IV ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM EM EDUCAÇÃOMATEMÁTICA - IV EPMEM. 2010. (Encontro).

31.
MATEMÁTICA E CIDADANIA. 2010. (Outra).

32.
II EREM-MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O ENSINO E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Um Trabalho Colaborativo na Formação Continuada para a Utilização de Softwares Matemáticos. 2009. (Encontro).

33.
II SEMINÁRIO INTERNACIONALDE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Um Estudo Praxeológico Relativo a Sistema de Equações Lineares no Ensino Fundamental. 2009. (Seminário).

34.
I SESEMAT - Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2007. (Seminário).

35.
IX ESEM - Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matmática.O Uso de Softwares na Prática Pedagógica dos Professores de Matemática. 2007. (Encontro).

36.
V Semana da Matemática e II Congresso Sul-Matogrossense de Compreensão e Utilização da Matemática. 2007. (Congresso).

37.
Estágio Curricular Supervisionado na Formação docente: Educação Integradora. 2006. (Outra).

38.
MODELAGEM EPISTÊMICA DO APRENDIZ: O CASO DE DESENVOLVIMENTO E REDUÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS. 2006. (Encontro).

39.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Um Estudo Sobre Uso do Software Aplusix como Ferramenta Pedagógica para a Aprendizagem de Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis. 2006. (Simpósio).

40.
VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE.Um Estudo Sobre o Uso do Software Aplusix como Ferramenta Pedagógica para a Aprendizagem de Sistemas de Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis. 2006. (Encontro).

41.
28a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).

42.
II ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2005. (Encontro).

43.
II Seminário do Grupo de Pesquisa "Educação nos Referenciais Foucaultianos". 2005. (Seminário).

44.
VI SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE E IX ECO-DOURADOS. 2005. (Seminário).

45.
Indisciplina em Sala de Aula. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRIZZARINI, S.T.. Semana da Matemática. 2018. (Outro).

2.
FRIZZARINI, S.T.. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas. 2017. (Outro).

3.
FRIZZARINI, S.T.. II COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. 2016. (Congresso).

4.
FRIZZARINI, S.T.. XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Outro).

5.
FRIZZARINI, S.T.. XIII - EPREM Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2015. (Outro).

6.
FRIZZARINI, S.T.. II Encontro de Educação: Formação e Ação Docente. 2014. (Outro).

7.
FRIZZARINI, S.T.. IV Encontro Paranaense de Modelagem em Eduacação Matemática. 2010. (Outro).

8.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; FRIZZARINI, S.T. . O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. 2009. (Outro).

9.
GRECCO, A. M. V. ; SOUZA, S. R. O. ; FRIZZARINI, S.T. ; TERRA, E. R. . O Uso de Softwares Matemáticos como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rogério de Aguiar. Ensinando Competências Sociais a um Grupo de Estudantes para Aumentar as Interações com um Aluno Autista em uma Sala de Aula em Regime Regular. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS -) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Carlos Eduardo da Silva Mamus. Recursos e estratégias pedagógicas para as aulas de Matemática. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Carlos Eduardo da Silva Mamus. Recursos e estratégias pedagógicas para as aulas de Matemática. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Cristiane Schlagenhaufer. Uma proposta para se trabalhar com aluno autista.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Cristiane Schlagenhaufer. Uma proposta para se trabalhar com aluno autista.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Joyce Finamor. Playground da Matemática. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Elisama Damasio. Playground da Matemática. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Agatha Yoshimura. Playground da Matemática. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Koch. O estudo da função quadrática com a geometria: uma investigação no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Silvia Teresinha Frizzarini.

2.
KAROLINE LEHRER. OS POLIEDROS E MATERIAIS CONCRETOS: UMA INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM BALAS DE GOMAS E PALITOS DE DENTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Silvia Teresinha Frizzarini.

3.
Maria Nilda Mancoelho dos Santos. ESTUDO DE FRAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR DAS SÉRIES INICIAIS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Silvia Teresinha Frizzarini.

4.
Ana Maria Francisco Ribeiro. O LUDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA-PEDAGÓGICA NA MATEMÁTICA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Silvia Teresinha Frizzarini.

5.
Eladir S. Silveira Nunes. TECNOLOGIA EDUCACIONAL: VISÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Silvia Teresinha Frizzarini.

6.
Teresa Taeko Fukuda Matsumoto. DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DA 4a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Silvia Teresinha Frizzarini.



Outras informações relevantes


Participa dos grupos de pesquisas cadastrados no CNPQ:
- Ensino da Matemática ? UTFPR com produções de materiais didáticos para a Educação Básica, 
- GIEPEMES-Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática e Educação de Surdos (UNESPAR)
- GIEPEM-Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática-UEM. 

Participou do grupo de pesquisa GEEMA-UFMS de fevereiro de 2005 até julho de 2007.

Teve aprovação nos concursos para:
- Professor do Ensino Superior Adjunto A na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande - área Ensino de Matemática - EDITAL PROGEP Nº 84, de 01 de outubro de 2014 - 2o lugar.

- Professor do Ensino Superior na Universidade Estadual de Santa Catarina - área Educação Matemática - Edital 1/2014 - 2o lugar.

- Professor Efetivo da Universidade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá-PR - PR, Edita 066/2007 - Campus Paranaguá - 2o lugar.

- Cargos Técnico-Administrativos da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD - Edital PROGRAD no 17/2009.

- Professora da Educação Básica do Estado de São Paulo, nos anos de 1999 e 2004.

- Professor de 5a a 8a serie do SESI, 1999.

Obteve bolsa de estudos pela CAPES nos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Sanduíche.
Obteve bolsa de Iniciação Científica pela FAPESP durante a Graduação com o projeto: Jogos no Ensino da Matemática.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 10:27:04