Vagner Matias da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4121129053346689
  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Teresa D'Avila (2002), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2007) e curso de aperfeiçoamento em ensino de inglês como Língua Estrangeira pela Universidade de Oregon (2012). Atualmente é professor do curso de Letras - Centro Universitário Teresa D´Ávila e professor coordenador da área de Linguagens e Códigos no Programa Ensino Integral. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Produção de Texto Oral e Escrito em Língua Inglesa e Língua Portuguesa e formação de professores de Inglês como Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: sociointeracionismo, gênero textual e análise do discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vagner Matias da Silva
Nome em citações bibliográficas
MATIAS DA SILVA, Vagner

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Teresa D`Ávila.
Avenida Peixoto de Castro, 539
Vila Celeste
12606-580 - Lorena, SP - Brasil
Telefone: (12) 31532888
Ramal: 211
Fax: (12) 31522829
URL da Homepage: http://www.fatea.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Uma unidade didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio: Ações e reações dos alunos,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Solange Teresinha Ricardo de Castro.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Palavras-chave: folder turístico; Produção de textos; Aprendizagem de inglês; sociointeracionismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento em English Language Certificate Program for Teachers. (Carga Horária: 339h).
University of Oregon, UO, Estados Unidos.
Título: New Literacies and the teaching of listening and speaking: a didactic sequence for English as a Foreign Language for Brazilian Students. Ano de finalização: 2012.
Orientador: Sarah Klinghammer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2002
Graduação em Letras.
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação ? 1ª Edição / 2017. (Carga horária: 30h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2017 - 2017
Foco Aprendizagem ? Professor Coordenador ? 1ª Edição/2017. (Carga horária: 40h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Critical Thinking in Language Learning and Teaching. (Carga horária: 100h).
University of Oregon, UO, Estados Unidos.
2012 - 2012
Train the Trainers Professional Development. (Carga horária: 40h).
The U.S. Consulate General and The Regional English Language Office, RELO, Brasil.
2009 - 2009
Grandes Temas da Atualidade. (Carga horária: 44h).
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, Brasil.
2008 - 2009
Grandes Temas da Atualidade. (Carga horária: 54h).
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, Brasil.
2006 - 2007
Interaction Teachers. (Carga horária: 240h).
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, Brasil.
2006 - 2006
Ensino Médio em Rede - Fase 2. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2005 - 2005
VI Mostra de Pós-graduação. (Carga horária: 2h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
2004 - 2005
Ensino Médio em Rede - Fase 1. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2003 - 2003
Language Learning Strategies How To Plan a Lesson. (Carga horária: 4h).
Livro Idiomas, LI*, Brasil.
1992 - 1998
Língua Inglesa. (Carga horária: 780h).
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA*, Brasil.


Atuação Profissional



E.E. Prof. Joaquim Ferreira Pedro, JFP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Coordenador da Área de Linguagens, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Língua Inglesa e Língua Portuguesa


The Way Idiomas, TWI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2018
Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Coordenador pedagógico, Carga horária: 20


Faculdades Integradas Teresa D´Ávila, FATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 6
Outras informações
Coordenador e Professor da Especialização em Ensino-aprendizagem em Língua Inglesa

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Linguagem e Cultura em LI, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Americana, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2006 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Leciona Língua Inglesa como Língua Estrangeira, Literatura Norte-Americana e Literatura Britânica e Linguagem e Cultura em Língua Inglesa

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Americana e Língua Inglesa
02/2010 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa e Literatura Inglesa
02/2009 - 02/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa
02/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa, Literatura Brasileira e Linguística Aplicada
08/2006 - 08/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa

Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 6
Outras informações
Ministra o módulo Tópicos em Análise do Discurso e Elaboração do Trabalho Acadêmico

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou o módulo: Ensino de Produção e Compreensão Escrita

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrouo módulo: Tópicos em Análise do Discurso

Atividades

04/2009 - Atual
Ensino, Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos em Análise do Discurso
08/2008 - 09/2008
Ensino, Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos em Análise do Discurso
03/2008 - 04/2008
Ensino, Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino de Produção e Compreensão Escrita

Escola Estadual Américo Alves, EEAA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular de cargo efetivo, Carga horária: 30

Atividades

7/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Língua Inglesa

USEFAZ, USEFAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 12

Atividades

02/2006 - 08/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Centro Cultural Anglo Americano, CCAA*, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20

Atividades

8/1997 - 3/2002
Ensino, Idiomas, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Centro de Educação Infantil e Fundamental Via Solis, CEIF, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20

Atividades

3/1998 - 2/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Inglesa: Teatro, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Inglesa: Poesia, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Americana Clássica, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura Americana, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Linguística Aplicada, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Linguística Aplicada ao Ensino, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Linguagem e Cultura em LI, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Projetos em LI, Carga horária: 2


Seceretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador da Área de Linguagens, Carga horária: 44
Outras informações
Professor de Língua Inglesa na mesma instituição.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O ensino da oralidade em Língua Inglesa
Descrição: O desenvolvimento das habilidades comunicativas, particularmente da compreensão e produção oral em Língua Inglesa tem sido um grande desafio para professores que estão imersos em contexto de sala de aula regular. Sabe-se que a prioridade, principalmente na educação básica, está no desenvolvimento das competências leitora e escritora, no entanto, muito pode ser feito para que os educandos tenham acesso ao trabalho com a oralidade em Língua Inglesa. O objetivo deste grupo de pesquisa é estudar meios para o desenvolvimento do trabalho com a oralidade em Língua Inglesa, a fim de estabelecer meios reflexivos acerca das reações e ações dos participantes do processo de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Vagner Matias da Silva - Coordenador / Renata de Cássia Bernardes Gonçalves - Integrante / Marina Mulinari Peixoto - Integrante / Pedro Henrique Pereira da Silva - Integrante / Camille Florence Ferreira Silva - Integrante.
2009 - 2013
Elaboração e análise de materiais didáticos
Descrição: Por meio do sociointeracionismo, do interacionismo sociodiscursivo bronckartiano e das diversas propostas de trabalho com gêneros em aulas de inglês, os alunos analisam e elaboram materiais didáticos com base em gêneros orais e escritos. O objetivo é que os alunos possam criar possibilidades de reflexão sobre a importância da elaboração e da escolha de materiais didáticos pelo próprio professor, levando em consideração as teorias sobre ensino aprendizagem de ensino de inglês..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (6) .
Integrantes: Vagner Matias da Silva - Coordenador / Cecília Micheleto - Integrante / Tálita Suelen de Oliveira Guarino - Integrante / Anna Aryel Amaro - Integrante / Tatiana Naresse Eder Cunha - Integrante / Ana Paula Alvarenga Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8
2009 - 2013
Os gêneros na construção de contextos de formação de professores
Descrição: Seguindo os conceitos vygotskianos sobre a construção do conhecimento, levando em consideração as relações de afetividade e cognição entre alunos e professores nas aulas de Língua Inglesa e estudos acerca sobre formação de professores, o objetivo deste grupo é poder criar possibilidades de reflexões sobre como os professores podem (re)construir suas posturas nas aulas de LI a partir de propostas com base em gêneros textuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Processos de construção da identidade docente e discente com base em gêneros
Descrição: As propostas de ensino e aprendizagem de inglês sugerem atividades socialmente relevantes que contemplem aspectos sociais, linguísticos e discursivos de textos originais. Para tanto, é necessário que professores de língua inglesa reconheçam a possibilidade de caracterizar e descrever gêneros textuais por meio do interacionismo sociodiscursivo bronckartiano, considerando, também, como uma possibilidade de análise do discurso. Sabe-se que é crucial identificar e entender a língua dentro do seu aspecto pragmático/discursivo para que tais atividades socialmente relevantes façam sentido no processo de aprendizagem. Além disso, saber analisar o discurso possibilita uma reflexão sobre a própria postura docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Vagner Matias da Silva - Coordenador / Rebeca Maria Tavares Ferraz - Integrante / José Cláudio da Mota Costa - Integrante / Leandro do Nascimento Pereira - Integrante / Silvia Basso Medella Pavanetti - Integrante / Bárbara Vieira Martins - Integrante / Carlos Alberto Babboni - Integrante / Daniela Duarte - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Produção de Texto Oral e Escrito Em Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
TOEFL, ets.
2010
TELP - Test of English Language Proficiency, University of Michigan.
2008
Finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro, Ministério da Educação (MEC)/ Itaú Social.
2007
1º colocado na área de humanas - VIII Mostra de Pós-graduação Linguagens e sonhos: a pesquisa como projeto do ser humano, UNITAU.
2007
3º lugar na categoria Gestão Escolar e Sistemas de Ensino - Pesquisa: Aprendizagem de inglês de alunos do Ensino Médio com base no gênero textual folder turístico, Instituto UNIBANCO.
2007
Aprovado no concurso para professor de português da ESC - edital nº01/2007, Escola Superior de Cruzeiro.
2004
Aprovado no concurso para PEBII cargo de LÍngua Estrangeira Moderna: Inglês, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
2004
Aprovado no concurso para PEBII cargo de Língua Portuguesa, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATIAS DA SILVA, Vagner2018MATIAS DA SILVA, Vagner; FRANCA, D. S. . Uma análise dos elementos constitutivos do conto ?The Verger? à luz do interacionismo sociodiscursivo. Estudos Interdisciplinares em Educação, v. 1, p. 1-31, 2018.

2.
MATIAS DA SILVA, Vagner2018MATIAS DA SILVA, Vagner; JUNQUEIRA, J. F. P. ; PRADO, R. M. R. ; BECHAIRE, J. M. . A Presença das Sombras Homéricas nas Obras ?Hamlet? e ?Um Drink no Inferno?.. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, v. 9, p. 243-252, 2018.

3.
MATIAS DA SILVA, Vagner2015MATIAS DA SILVA, Vagner. Development professional program in teaching grammar: (re)construction of EFL teacher´s pedagogical practices. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 6, p. 39-50, 2015.

4.
MATIAS DA SILVA, Vagner2011MATIAS DA SILVA, Vagner. Percepções de alunosde Letras sobre aprendizagem de Inglês com base no gênero 'resenha de filme'. Anais do 7 Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada SePLA, v. 7, p. 342-355, 2011.

5.
MATIAS DA SILVA, Vagner2009MATIAS DA SILVA, Vagner; FREITAS . O papel dos exercícios relacionados com a capacidade de ação dentro de uma sequência didática baseada em gênero textual. Revista Janus (Lorena), v. 4, p. 167-180, 2009.

6.
MATIAS DA SILVA, Vagner2009MATIAS DA SILVA, Vagner. Percepções de alunos de uma 2a série do ensino médio sobre aprender inglês por meio do projeto "São Paulo faz escola". Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada, v. 5, p. 1-14, 2009.

7.
MATIAS DA SILVA, Vagner2008 MATIAS DA SILVA, Vagner. A interação na aprendizagem de inglês com base no gênero textual folder turístico: ações e reações dos alunos. SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LINGÜÍSTICA APLICADA, v. 4, p. 1, 2008.

8.
MATIAS DA SILVA, Vagner2007MATIAS DA SILVA, Vagner. O ensino de língua estrangeira moderna e gêneros textuais. Ângulo (Lorena), v. 1, p. 71-74, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATIAS DA SILVA, Vagner; NASCIMENTO ; LEITE ; FERREIRA ; SANTOS ; FREITAS ; MARTINS ; ESTEVAM . O português dentro de uma visão crítica: uma possibilidade a partir de resenhas. 1. ed. São Paulo: Casa do Novo Autor, 2006. v. 1. 95p .

Capítulos de livros publicados
1.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Representações de alunos do ensino médio sobre as dificuldades na aprendizagem de inglês com base no gênero textual folder turístico. In: Elisabeth Ramos da Silva; Maria José Milharezi Abud; Solange Teresinha Ricardo de Castro. (Org.). Representações docentes e discentes em contextos educativos. 1ed.Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2010, v. 1, p. 213-248.

2.
MATIAS DA SILVA, Vagner. O ensino da argumentação: um trabalho interdisciplinar com base no gênero artigo de opinião. In: Marlene Silva Sardinha Gurpilhares; Jeane Lucas. (Org.). Gêneros discursivos: propostas de análise e aplicação. Lorena: Grafist, 2009, v. , p. 22-37.

3.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELLI, L. G. V. ; COELHO, T. O. C. . Um Clube Cultural de Língua Inglesa na formação de professores: Uma possibilidade de reflexão sobre a futura postura docente. Revista de Lenguas Modernas - Latindex. 1ed.San José: la Escuela de Lenguas Modernas, Facultad de Letras, Universidad de Costa Rica, 2008, v. 8-9, p. 219-228.

4.
MATIAS DA SILVA, Vagner; NASCIMENTO ; LEITE ; FERREIRA ; SANTOS ; FREITAS ; MARTINS ; ESTEVAM . O ensino de português a partir de resenhas: uma possibilidade crítica. In: Maria Cristina Damianovic. (Org.). O português dentro de uma visão crítica: uma possibilidade a partir de resenhas. 1ed.São Paulo: Casa do Novo Autor, 2006, v. 1, p. 23-95.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATIAS DA SILVA, Vagner. O papel da língua materna na aprendizagem de inglês com base no gênero tetual folder turístico. In: 6° SePLA - Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2010, Taubaté. Linguagem na Educação: a linguística aplicada numa abordagem transdisciplinar. Taubaté: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Elaboração de um projeto pedagógico interdisciplinar: uma reflexão entre teoria e prática na formação de professores. In: III CLAFPL - III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010, Taubaté. III CLAFPL - III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Taubaté: Casa Cultura, 2010.

2.
MATIAS DA SILVA, Vagner. O papel da língua materna na aprendizagem de inglês com base no gênero textual folder turístico. In: 6° SePLA - Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2010, Taubaté. Linguagem na Educação: a linguística aplicada numa abordagem transdisciplinar. Taubaté: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada UNITAU, 2010.

3.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Percepções de alunos de uma 2a série do ensino médio sobre aprender inglês por meio do projeto. In: Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2009, Taubaté. Linguagem na educação: locus da Linguística Aplicada. Taubaté: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté, 2009. v. 4.

4.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Aprendizagem de inglês de alunos do ensino médio com base no gênero textual folder turístico. In: Prêmio Instituto Unibanco 2007, 2008, São Paulo. Categoria Gestão Escolar. São Paulo: Instituto Unibanco, 2007.

5.
MATIAS DA SILVA, Vagner. A interação na aprendizagem de inglês com base no gênero textual folder turístico: ações e reações dos alunos. In: 4º SePLA - Seminário de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2008, Taubaté. 4º SePLA - Seminário de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2008.

6.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Projeto de recuperação. In: II seminário interno PIBIC - CNPQ - FATEA, 2008, Lorena. II seminário interno PIBIC - CNPQ - FATEA. Lorena: FATEA, 2008.

7.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Percepções de alunos do ensino médio sobre aprender inglês com base no gênero folder turístico. In: IV encontro de iniciação científica e II mostra de pós-graduação, 2007, Lorena. IV encontro de iniciação científica e II mostra de pós-graduação. Lorena: Faculdades Integradas Teresa D´Ávila-ISPIC, 2007.

8.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Ensino de inglês a partir de gêneros: uma possibilidade de transformação na maneira de pensar dos alunos. In: 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Linguagem em atividades, 2007.

9.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Produção de texto em inglês de alunos do Ensino Médio com base no gênero textual folder turístico. In: VIII Mostra de Pós-Graduação - Linguagens e sonhos: a pesquisa como projeto do humano, 2007, Taubaté. Linguagens e sonhos: a pesquisa como projeto do humano. Taubaté, 2007.

10.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELLI, L. G. V. ; COELHO, T. O. C. . A formação de professores por meio de trabalho interdisciplinar à luz da concepção do letramento. In: VIII Mostra de Pós-Graduação-Linguagens e sonhos: a pesquisa como projeto do humano, 2007, Taubaté. Linguagens e sonhos: a pesquisa como projeto do humano. Taubaté, 2007.

11.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Percepções de alunos do Ensino Médio sobre aprender inglês por meio da função social do gênero textual folder turístico. In: VII Mostra de Pós-Graduação, 2006, Taubaté. Ciência e Sociedade, 2006.

Outras produções bibliográficas
1.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Gêneros discursivos: propostas de análise e aplicação. Lorena, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Public School Teacher Development Program. 2013. .

2.
MATIAS DA SILVA, Vagner; COSTA, C. R. Z. T. . English Teachers Continuing Education. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Jornada Pedagógica - Desafios da Formação Docente na Contemporraneidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MATIAS DA SILVA, Vagner; MORAES ; SANTOS ; MONTEIRO . A elaboração de projeto interdisciplinar na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2010. (Mesa Redonda).

5.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELLI, L. G. V. . Oficina de Língua Inglesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Ensino de Produção e Compreensão Escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Tópicos em Análise do Discurso. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Aprendizagem da Língua Estrangeira Moderna e Gêneros Textuais. 2007. .

Demais trabalhos
1.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Ensino de línguas à luz da perspectiva sociointeracionista. 2007 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATIAS DA SILVA, Vagner; JUNQUEIRA, J. F. P.; GAYEAN, L.. Participação em banca de Ana Karolina da Silva Ferraz e Heide Soares Toyama.A manifestação pós-moderna na literatura infantojuvenil: uma análise do paradidático "O Mário que não é Andrade". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
MATIAS DA SILVA, Vagner; CRUZ, A. P. C. S.; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Ana Carolina Freire Tannús.O seriado "Friends"como Estratégia de Aprimoramento da Língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

3.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Dalila da Silva Guatura.Análise sociolinguística nas três fases da música sertaneja brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

4.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Marco Augusto de Oliveira Chaves Cipro.O gênero textual "biografia": Um estudo de caso sobre a cantora Alcione. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

5.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Rodrigo Augusto R. de Campos Barbosa Soares.A Abordagem Comunicativa e sua Eficiência no Domínio da Língua Inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

6.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; OLIVEIRA, N. A. A.. Participação em banca de Edvânia Lorena dos Santos.A Utilização da Música em Língua Inglesa como Estratégia de Ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

7.
MATIAS DA SILVA, Vagner; OLIVEIRA, N. A. A.; ALVARELI. Participação em banca de Raphael Marcio dos Santos.Literatura Fantástica nas aulas de LE: do PCN à sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

8.
JUNQUEIRA, J. F. P.; GAYEAN, L.; MATIAS DA SILVA, Vagner. Participação em banca de Mariana Melo Cunha Farath.Análise do Romance Orgulho e Preconceito de Jane Austen: a autora, o gênero e as personagens. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

9.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; GAYEAN, L.. Participação em banca de Caroline de Souza Rocha Ferreira.A importância da motivação no processo de aprendizagem de professores e alunos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

10.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de. Participação em banca de Ana Carolina Gonçalves.Atividades lúdicas no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

11.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de. Participação em banca de Jakeline Ferreira Pinheiro dos Santos.Bullying: consequências emocionais que afetam a aprendizagem e o relacionamento interpessoal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

12.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de; ARRUDA, N.. Participação em banca de Thamires Helena Julio da Silva.A utilização do jogo educagame como estratégia de ensino e aprendizagem: uma proposta. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

13.
GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha; MATIAS DA SILVA, Vagner; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de. Participação em banca de Frhance Smith das Neves.Socioleto MIlitar: uma análise da vivência da linguagem na caserna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

14.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de. Participação em banca de Diego Rodrigo Soares.Expressões idiomáticas da língua inglesa: uma forma de compreender a cultura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

15.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha. Participação em banca de Leila da Silva Barbosa.A motivação na aprendizagem de Língua Inglesa: observação da prática de um professor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

16.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de. Participação em banca de Adriely de Cassia Cortez.Uma sequência didática para o ensino de inglês com base no gênero textual notícia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

17.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha. Participação em banca de Sonia Maria Gay Almeida de Oliveira.O ensino da língua estrangeira e o sociointeracionismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

18.
MATIAS DA SILVA, Vagner; GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha; ROEFERO, Élcio Luís. Participação em banca de Dimarco Daniel Carvalho Lima.A função argumentativa dos verbos introdutores de opinião - um estudo com o gênero discursivo entrevista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

19.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALCKMIN, Regina; MOREIRA, W.. Participação em banca de Karini Cristina Nunes de Lima.Cordel e gênero discursivo: uma influência na leitura e na escrita de crianças e jovens. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

20.
MATIAS DA SILVA, Vagner; FERRO, Renata; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de. Participação em banca de Rodrigo Ribeiro de Almeida Correia.Acompanhando o professor com deficiência em sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

21.
MATIAS DA SILVA, Vagner; FERRO, Renata; ALCKMIN, Regina. Participação em banca de Flávia Pereira Carneiro.A dificuldade de aprendizagem da leitura nos primeiros anos escolares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

22.
MATIAS DA SILVA, Vagner; GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha; ROEFERO, Élcio Luís. Participação em banca de Flávia Paola Guatura da Silva.A intertextualidade entre "Via Crucis", de Clarice Lispector e os evangelhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

23.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de; ROEFERO, Élcio Luís. Participação em banca de Guilherme de Souza Oliveira.Uma sequência didática para o ensino da oralidade em inglês: uma proposta com base nos paradigmas norte americano de entoação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

24.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha. Participação em banca de Larissa Moreno Vaz dos Reis.A sociedade Vitoriana sob a ótica da análise do discurso francesa: representações da personagem "Conde Drácula". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

25.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALCKMIN, Regina; MOREIRA, W.. Participação em banca de Beatriz Leão Maia.A Inglaterra dos anos 60: uma análise discursiva acerca da obra "A Laranja Mecânica". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

26.
MATIAS DA SILVA, Vagner; GURPILHARES, Marlene Silva Sardinha; ROEFERO, Élcio Luís. Participação em banca de Cristiane Lemes Pereira.Uma análise acerca das personagens de Romeu e Julieta à luz dos sete pecados capitais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

27.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de; ROEFERO, Élcio Luís. Participação em banca de Michele Daiana dos Santos.Um olhar crítico acerca de Lady Macbeth e Macbeth à luz do vício capital "inveja". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

28.
MATIAS DA SILVA, Vagner; SIQUEIRA; BARBOSA. Participação em banca de Renata Satim Motta.O romance policial em Edgar Allan Poe. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

29.
MATIAS DA SILVA, Vagner; SIQUEIRA; BARBOSA. Participação em banca de Elaine Cristina Sampaio.A visão de morte na poesia de Emily Dickinson. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

30.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; BARBOSA. Participação em banca de Ana Laura Fonseca David Reis.Reflexões sobre a elaboração de enunciados: uma análise à luz da transitividade. 2009 - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

31.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; BARBOSA. Participação em banca de Marta Maria de Aguiar Loesch.A ideologia educacional norte-americana em filmes: uma análise do discurso francesa de uma professora. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

32.
MATIAS DA SILVA, Vagner; CAMPOS, Celeste. Participação em banca de Marcos Henrique de Oliveira Pontes.Uma proposta de literatura inglesa no ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

33.
MATIAS DA SILVA, Vagner; BARBOSA. Participação em banca de Rachel da Silva Moraes.O romance policial e o conto contemporâneo brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

34.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; BARBOSA. Participação em banca de Stefânie de Moura Fernades da Silva.A responsabilidade da tradução. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

35.
MATIAS DA SILVA, Vagner; BARBOSA. Participação em banca de Shirley Alves Nunes.Análise do fantástico no poema O Corvo de Edgar Allan Poe. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

36.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; BARBOSA. Participação em banca de Thalys Cristina Mafra.A oralidade como fator motivador para a aprendizagem da língua inglesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

37.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; BARBOSA. Participação em banca de Elieth de Souza Rocha.A proposta curricular do Estado de São Paulo (LEM) sob a visão de dois alunos do ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

38.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELI; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de. Participação em banca de Douglas Castilho.O papel do professor na proposta curricular do Estado de São Paulo - Língua Estrangeira Moderna - LEM - Inglês. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

39.
MATIAS DA SILVA, Vagner; MOREIRA, W.; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de. Participação em banca de Jackeline Rodrigues Santos.Uso das tecnologias em processos de ensino-aprendizagem: o conhecimento dos professores e as expectativas dos alunos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

40.
MATIAS DA SILVA, Vagner; FERRO, Renata; CAMPOS, Celeste. Participação em banca de Silvana Conceição Ferreira Luiz.A polifonia como mecanismo argumentativo - um estudo com o gênero propaganda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

41.
MATIAS DA SILVA, Vagner; CAMPOS, Celeste; FERRO, Renata. Participação em banca de Vânia Aparecida Jofre.A mistura de critérios na conceituação das classes de palavras e suas implicações para o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

42.
MATIAS DA SILVA, Vagner; SILVA, Shirley Cabarite da; ALCKMIN, Regina. Participação em banca de Ana Lucia da Silva Martins.A redação escolar e oprocesso de lexicalização como forma de remissão coesiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

43.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de; FERRO, Renata. Participação em banca de Flávia Liliane Amorim Ferreira.A construção da referência no gênero histórias em quadrinhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

44.
MATIAS DA SILVA, Vagner; LUCAS; CAMPOS, Celeste. Participação em banca de Andréia Aparecida Pinto de Camargo.A categoria "narrativa" na construção da coesão e da coerência no texto poético - um estudo com poemas de Carlos Drummond de Andrade e de Manoel Bandeira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

45.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ARAÚJO, Stela Maris L. C. de; FERRO, Renata. Participação em banca de Míriam de Castro Santos.O processo de (re)categorização de referentes na construção de personagens nos romances: romântico e naturalista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

46.
ORIONE, Eduíno José; MATIAS DA SILVA, Vagner; CAMPOS, Celeste. Participação em banca de Francismeire de Oliveira Santos.As anáforas associativas na construção da coesão e da coerência no texto poético. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

47.
MATIAS DA SILVA, Vagner; LUCAS; SIQUEIRA. Participação em banca de Isângela Nicoli Vezzaro.A idealização romântica e sua repercussão em obras de arte e na literatura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

48.
MATIAS DA SILVA, Vagner; LUCAS; SIQUEIRA. Participação em banca de Ana Carolina dos Santos Vieira.Semana da Arte Moderna: o pioneirismo da literatura brasileira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

49.
MATIAS DA SILVA, Vagner; LUCAS; SIQUEIRA. Participação em banca de Gisele Rodrigues Coelho.Posturas avaliativas no ensino de Literatura Infanto-Juvenil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

50.
MATIAS DA SILVA, Vagner; LUCAS; SIQUEIRA. Participação em banca de Tânia Leite de Macedo.O ensino de literatura clássica a partir de letras de músicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

51.
MATIAS DA SILVA, Vagner; LUCAS; SIQUEIRA. Participação em banca de Bronson Heleno.O mito do herói em Roverandom de J.R.R. Tolkien. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

52.
MATIAS DA SILVA, Vagner; LUCAS; SIQUEIRA. Participação em banca de Paula Alexandra Alves Pereira.As triplas faces de Morgana em As Brumas de Avalon. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

53.
MATIAS DA SILVA, Vagner; LUCAS; SIQUEIRA. Participação em banca de Emerson Fabrício Fernandes.A visão vieiriana da salvação: uma leitura do sermão vigésimo sétimo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

54.
MATIAS DA SILVA, Vagner; LUCAS; SIQUEIRA. Participação em banca de Raul Antunes Neto.A poesia de Orides Fontela à luz de Schopenhauer. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

55.
ALVARELLI, L. G. V.; COELHO, T. O. C.; MATIAS DA SILVA, Vagner. Participação em banca de Bárbara Vieira Martins.Uma seqüência didática para o ensino de inglês com base no gênero comics for a cause. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

56.
MATIAS DA SILVA, Vagner; SIQUEIRA, S. M.; COELHO, T. O. C.. Participação em banca de Paula Grabriela Philippini Sene.Lilith e Clarice Lispector: a presença do mito no conto perdoando Deus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

57.
MATIAS DA SILVA, Vagner; SIQUEIRA, S. M.; LUCAS. Participação em banca de Larissa Nunes Godoy.Exercício didático de análise literária: uma leitura do conto"No Moinho" para turmas de ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

58.
ALVARELLI, L. G. V.; MATIAS DA SILVA, Vagner; COELHO, T. O. C.. Participação em banca de Thiago Rangel de Castro Cardoso.Material didático nas aulas de inglês: percepções de professores sobre o seu papel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

59.
ALAVARELLI, L. G. V.; COELHO, T. O. C.; MATIAS DA SILVA, Vagner. Participação em banca de Izana Nicoli Vezzaro.Ações e reações de alunos de uma 5a série do Ensino Fundamental sobre aprender português com base no gênero textual carta do leitor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

60.
MATIAS DA SILVA, Vagner; MOREIRA, W.; COELHO, T. O. C.. Participação em banca de Ana Cláudia Silva Barbosa.Histórias em Quadrinhos: um estudo das tiras de Mafalda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

61.
MATIAS DA SILVA, Vagner; MOREIRA, W.; COELHO, T. O. C.. Participação em banca de Maria Gabriela Freire Ferreira.A pontuação na construção do sentido-um estudo com propagandas publicitárias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

62.
MATIAS DA SILVA, Vagner; MOREIRA, W.; COELHO, T. O. C.. Participação em banca de Meire Aparecida Sampaio.Motivação na aprendizagem de inglês: um estudo de observação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

63.
MATIAS DA SILVA, Vagner; MOREIRA, W.; COELHO, T. O. C.. Participação em banca de Marisa Lopes Lira.Aprendendo a refletir. Refletir para aprender inglês. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

64.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELLI, L. G. V.; COELHO, T. O. C.. Participação em banca de Patrícia da Silva Miguel Pinheiro.A adaptação de uma professora a alunos portadores de necessidades especiais no sistema educacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

65.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELLI, L. G. V.; COELHO, T. O. C.. Participação em banca de Maria Rosana Ribeiro dos Santos.Afetividade e Cognição: não a essa dicotomia na educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

66.
MATIAS DA SILVA, Vagner; COELHO, T. O. C.; ALVARELLI, L. G. V.. Participação em banca de Tatiana Nader Ferreira.Bullying-A provocação entre pares no contexto escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

67.
MATIAS DA SILVA, Vagner; COELHO, T. O. C.; ALVARELLI, L. G. V.. Participação em banca de Sheilla Cristina P. R. S. Silva.Elaboração de uma seqüência didática com base no gênero textual quarta capa de livro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

68.
MATIAS DA SILVA, Vagner; COELHO, T. O. C.; ALVARELLI, L. G. V.. Participação em banca de Érica Alves Gonçalves.A configuração do amor no conto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

69.
MATIAS DA SILVA, Vagner; ALVARELLI, L. G. V.; COELHO, T. O. C.. Participação em banca de Priscila Aparecida da Silva Monteiro.Figuras do feminino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila.

70.
MATIAS DA SILVA, Vagner; PINTO, M. C. S.; DIAS, M. J.. Participação em banca de Maria de Fátima de Campos Batista e Silvana de Carvalho.O papel do gestor na transformaçãodo contexto escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Programa Jovens Embaixadores. 2010. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Iniciação Científica.A Presença das Sombras Homéricas nas Obras ?Hamlet? e ?Um Drink no Inferno?.. 2017. (Encontro).

2.
Formação de Professores do PEI.Interface entre Projeto de Vida e Linguagens e Códigos: um instrumento para a construção do senso de cidadania. 2016. (Encontro).

3.
XX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica.Sua vida é um livro: um trabalho interdisciplinar acerca do papel da mulher na comunidade. 2016. (Encontro).

4.
XX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica."Sua Vida é um Livro: um trabalho interdisciplinar acerca do papel da mulher na comunidade. 2016. (Encontro).

5.
I Mostra Virtual de Vídeos - Mediação e Linguagem.Os Devaneios de Quixote. 2014. (Seminário).

6.
English Language Certificate Program for Brazilian Teachers.New Literacies and the teaching of listening and speaking: a didactic sequence for English as a foreign language for Brazilian students. 2012. (Outra).

7.
IX Encontro de Inciação Científica e VII Mostra de Pós-graduação.As novas tecnologias e o ensino da compreensão e produção oral: uma sequência didática para o ensino de Inglês como Língua Estrangeira para brasileiros. 2012. (Seminário).

8.
7° SePLA - Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada.Percepções de alunos de Letras sobre a aprendizagem de Inglês com base no gênero "resenha de filme". 2011. (Seminário).

9.
6° SePLA.O papel da Língua Materna na aprendizagem de inglês com base no gênero textual folder turístico. 2010. (Seminário).

10.
III CLAFPL - Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas. Elaboração de um projeto pedagógico interdisciplinar: uma reflexão entre teoria e prática na formação de professores. 2010. (Congresso).

11.
III Jornada Pedagógica - Desafios da Formação Docente na Contemporaneidade.A oralidade em sala de aula: desafio do professor de Inglês. 2010. (Oficina).

12.
5° SePLA (Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada.Percepções de alunos de uma 2a série do ensino médio sobre aprender inglês por meio do projeto "São Paulo faz escola". 2009. (Seminário).

13.
4º SePLA -Seminário de Pesquisas em Lingüística Aplicada.A interação na aprendizagem de inglês com base no gênero textual folder turístico: ações e reações dos alunos. 2008. (Seminário).

14.
V Encontro de Iniciação Científica - III Mostra de Pòs-graduação - II Seminário Interno PIBIC - CNPq - FATEA.Projeto de recuperação "São Paulo faz escola":Ações e reações dos alunos do ensino médio. 2008. (Outra).

15.
16º InPLA.Ensino de Inglês a partir de gêneros: uma possibilidade de transformação na maneira de pensar dos alunos. 2007. (Simpósio).

16.
IV encontro de iniciação científica e II mostra de pós-graduação.Percepções de alunos do ensino médio sobre aprender inglês com base no gênero folder turístico. 2007. (Outra).

17.
VIII Mostra de Pós-Graduação - Linguagens e sonhos: a pesquisa como projeto do humano.Produção de texto em inglês de alunos do Ensino Médio com base no gênero textual folder turístico. 2007. (Outra).

18.
VIII Mostra de Pós-Graduação-Linguagens e sonhos: a pesquisa como projeto do humano.A formação de professores por meio de trabalho interdisciplinar à luz da concepção do letramento. 2007. (Outra).

19.
II Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Construção do processo-aprendizagem de alunos da 3a série do ensino médio. 2006. (Outra).

20.
VII Mostra de Pós-Graduação.Percepções de alunos do Ensino Médio sobre aprender inglês por meio da função social do gênero textual folder turístico. 2006. (Outra).

21.
IV Fórum da Educação.Gêneros discursivos nas aulas de Língua Inglesa. 2005. (Oficina).

22.
Projetos Pedagógicos com Gêneros Discursivos.Projetos Pedagógicos com Gêneros. 2005. (Outra).

23.
X Encontro de Iniciação Científica - VI Mostra de Pós-graduação - Construção do Conhecimento: acumulação ou ruptura?.Representações de alunos de ensino médio sobre aprender inglês com base em gêneros discursivos. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATIAS DA SILVA, Vagner. Noites de Letras - 2008 - sessão de pôsteres. 2008. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cecília Aparecida Goulart Micheleto. Utilização de gêneros textuais no ensino de Inglês como Língua Estrangeira Moderna: uma análise do material didático do currículo do Estado de São Paulo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

2.
Elisiane Alves de Oliveira. Contribuições do gênero notícia de internet para a composição do currículo de Inglês no curso de Logística. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

3.
Tálita Suelen de Oliveira Guarino. Reflexão sobre a prática docente: estratégias de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa em cursos técnicos como instrumento motivador. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

4.
Claudia Roberta Freire Félix Gomes. Contribuições de Materiais Autênticos nas aulas de Inglês na Educação Básica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

5.
Anna Aryel Amaro. Uma sequência didática para o ensino de leitura em inglês com base no conto ?littlebrotherlittlesister?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

6.
Ana Paula Alvarenga Silva. Percepções de uma professora de inglês sobre utilizar a perspectiva sociointeracionista como instrumento de reflexão na preparação de aulas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

7.
Tatiana Naresse Eder Cunha. Uma sequência didática com base no gênero oral guia turístico em inglês para taxista: ações e reações dos alunos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

8.
Livia Maria Franco Moreira dos Santos e Viviane G. de Lima. Percepções de professores de Inglês sobre ensinar por meio de gêneros textuais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

9.
José Sarto de Almeida Silva. As práticas afetivas do professor-pesquisador dentro da abordagem comunicativa no ensino da língua inglesa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

10.
Rosa Maria Ribeiro Santana. A prática educativa a partir de uma postura reflexiva do professor de língua inglesa sobre relação entre teoria e prática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

11.
Silvia Basso Medella Pavanetti. Descrição da propaganda de turismo em revista aplicada ao ensino da língua ingles. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

12.
Bárbara Vieira Martins, Carlos Albe Babboni e Daniela Duarte. Uma sequência didática para o ensino de inglês com base no gêneros textual. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

13.
Sônia Margareti Quassi Cortez. Os elementos linguísticos da paródia em inglês: uma discussão do conto Chapeuzinho Vermelho, parodiado, e sua dimensão textual. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: tópicos em ensino-aprendizagem) - Universidade de Taubaté. Orientador: Vagner Matias da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Ferreira Rozante. Percepções de alunos sobre o processo de aprendizagem de compreensão oral em língua inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

2.
Aline Aparecida Silva de Paula. Análise de manchetes do. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

3.
Mariane Nunes Ramos. (Re) pensando a utilização do livro didático de Língua Inglesa: reflexões sobre procedimentos didático-pedagógicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

4.
Érika Rodrigues do Nascimento. Representações de alunos de engenharia sobre aprender Inglês em programas de intercâmbio cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

5.
Daniel de Souza França. Uma análise dos elementos constitutivos do conto ?The Verger? à luz do interacionismo sociodiscursivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

6.
Adriano de Almeida Vicente. Procedimentos didáticos e atividades em uma sequência didática para o ensino de gêneros textuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

7.
Beatriz Leão Maia. A Inglaterra dos anos 60: uma análise discursiva acerca da obra "A Laranja Mecânica". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

8.
Cristiane Lemes Pereira. Uma análise acerca das personagens de Romeu e Julieta à luz dos sete pecados capitais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

9.
Michele Daiana dos Santos. Um olhar crítico acerca de Lady Macbeth e Macbeth à luz do vício capital "inveja". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

10.
Guilherme de Souza Oliveira. Uma sequência didática para o ensino da oralidade em inglês: uma proposta com base nos paradigmas norte americano de entoação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

11.
Larissa Moreno Vaz dos Reis. A sociedade Vitoriana sob a ótica da análise do discurso francesa: representações da personagem "Conde Drácula". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

12.
Ana Laura Fonseca David Reis. Reflexões sobre a elaboração de enunciados:uma análise à luz da transitividade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

13.
Marcos Henrique Pontes de Oliveira. Uma proposta de literatura inglesa para o ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

14.
Marta Maria de Aguiar Loesch. A ideologia Educacional Norte-Americana em filmes: uma análise do discurso francesa de uma professora. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

15.
Rebeca Maria Tavares Ferraz. Percepções de alunos de um curso de inglês sobre aprender a Língua Estrangeira por meio do gênero textual sinopse. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

16.
José Cláudio da Mota. A leitura como processo de construção do conhecimento: uma proposta com base no gênero editorial de jornal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

17.
Leandro do Nascimento Pereira. A linguagem no processo de formação docente: percepções de um professor em pré-serviço acerca da elaboração de material didático. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

18.
Roberta Maria de Paula Costa Silva. Uma seqüência didática para o ensino de inglês com base no gênero propaganda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

19.
Thiago Rangel de Castro Cardoso. Material didático nas aulas de inglês: percepções de professores sobre seu papel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

20.
Izana Nicoli Vezzaro. Ações e reações de alunos de uma 5a série do Ensino Fundamental sobre aprender português com base no gênero carta do leitor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

21.
Bárbara Vieira Martins. Uma seqüência didática para o ensino de inglês com base no gênero textual Comics for a Cause. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.

22.
Sheilla Cristina Pereira. Elaboração de uma seqüência didática com base no gênero textual quarta capa de livro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas Teresa D´Ávila. Orientador: Vagner Matias da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 19:58:24