Osnir Pereira Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4785512949296700
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Psicopedagogo pela Universidade de Cuiabá - UNIC e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT. Professor na área de Fundamentos da Educação, teve passagem Pelas IES Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR e Centro Universitário UNIRONDON em Cuiabá/MT, onde lecionou Filosofia, Sociologia e Política Educacional. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Oeste do Estado do Paraná - UNIOESTE, lecionando Psicologia e Didática para licenciaturas. É membro do Grupo de Pesquisa História social do trabalho e da cidade (UNIOESTE), Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Professores ? GEPEFOP (UNIOESTE) e pesquisador externo do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação - GPMSE (UFMT). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Osnir Pereira Barbosa
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, Osnir.;pereira, osnir

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.
Campus Marechal Candido Rondon
Centro
85960000 - Marechal Cândido Rondon, PR - Brasil
Telefone: (45) 32847841
Ramal: 7841
URL da Homepage: http://www.unioeste.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em História, Poder e Práticas Sociais.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Orientador: Moisés Antiqueira.
Coorientador: Ivonete Pereira.
Palavras-chave: História; Cultura; Identidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: A síndrome da desistência: pressupostos epistemológicos e axiológicos de Burnout em debate,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Luiz Augusto Passos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Movimentos Sociais; Cultura; Resistência; Burnout; Fenomenologia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1998 - 1999
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
Título: Educação Brasileira: dificuldades, contribuições e mudanças necessárias segundo professores de Cuiabá.
Orientador: Carmem Lúcia Caldeira Gonçalves - PUC-SP.
1989 - 1995
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Ciclo de Debates - Movimentos Sociais: Ética, Educação e Trabalho. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2005 - 2005
Movimentos Sociais e Educação Popular. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2001 - 2001
Relações Humanas e Comunicação Eficaz. (Carga horária: 48h).
Dale Carnegie Training, CARNEGIE, Brasil.
1997 - 1997
Capacitação de Docentes 3º Grau. (Carga horária: 30h).
Associação Educacional Presidente Dutra, UNIRONDON, Brasil.
1995 - 1995
Treinamento Em Gestalt Terapia Para Crianças e Ado. (Carga horária: 25h).
Instituto Pieron, PIERON, Brasil.
1995 - 1995
Especialização Em Psicologia Psicoterapia Transpes. (Carga horária: 40h).
Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal, ABPT, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Ciencia do Espírito. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Decreto nº 8115 de 20/08/2010 - Governo do Estado do Paraná. Publicado no Diário Oficial nº 8289 de 20/08/2010

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto/Temporário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria n° 1527/2008, de 23/04/2008 - Gabinete da Reitoria - PSS/Contrato Portaria n° 0294/2009, de 14/01/2009 - Gabinete da Reitoria - PSS/Prorrogação

Atividades

4/2018 - Atual
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Atividade de extensão realizada
NUMAPE: Políticas Públicas afirmativas no Oeste do Paraná - atendimento sociojurídico e socioeducativo ás mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.
04/2017 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Didática
04/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante (Membro) - Colegiado de Letras - Portaria 0001/2017 de 3/02/2017.
03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Científico-Pedagógico do Núcleo de Formação Docente - Representante do Colegiado de Letras.
04/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GEPEFOP - Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Professores, .

04/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa História Social do Trabalho e da Cidade, .

04/2017 - 03/2018
Extensão universitária , NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino, .

Atividade de extensão realizada
Processos formativos e o 'fazer­se' professor: desafios e perspectivas para as práticas de ensino.
05/2017 - 10/2017
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, .

Atividade de extensão realizada
Título Educação Escolar e Psicologia: sala de aula, personalidades e processo de ensino aprendizagem..
07/2017 - 07/2017
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Atividade de extensão realizada
Título 19º Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários "Leitura: perspectivas e desafios ".
04/2016 - 03/2017
Extensão universitária , NUFOPE - Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino, .

Atividade de extensão realizada
Temas, Debates e Embates sobre a formação docente nos cursos de licenciatura.
12/2016 - 12/2016
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Atividade de extensão realizada
II Colóquio de Práticas Docentes ­ Método e Metodologias do Ensino: Teoria e Prática na Sala de Aula.
05/2016 - 08/2016
Outras atividades técnico-científicas , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.

Atividade realizada
Coordenação de Comissão para elaboração de Regulamento de AAC - Atividades Acadêmicas Complementares.
05/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Cargo ou função
Comissão de Reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras (PPP).
06/2016 - 06/2016
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Atividade de extensão realizada
27ª Fórum acadêmica de Letras ­ FALE.
09/2010 - 04/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação / Aprendizagem e Desenvolvimento
09/2010 - 04/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação / Aprendizagem e Desenvolvimento
03/2015 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Comitê de Extensão.

Cargo ou função
Membro representante do CCHEL no Comitê de extensão da Unioeste-PROEX - Portaria 1481/2015-GRE de 14/04/2015.
02/2015 - 01/2016
Direção e administração, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Coordenação de Área de Extensão.

Cargo ou função
Coordenador de Área - Extensão CCHEL - Portaria 0732/2015 de 09/02/2015.
09/2015 - 10/2015
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Atividade de extensão realizada
18ª Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários " Hipertextos: Leitura e Cultura Digital".
09/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Cargo ou função
Comissão Científica XVIII - JELL - Jornada de Estudos Linguisticos e Literários.
05/2013 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção de Campus - Unioeste Marechal Cândido Rondon - PR, .

Cargo ou função
Membro Suplente/Representante no Conselho Municipal de Educação do Município de Marechal Cândido Rondon - PR - Portaria 00007/2012-GRE de 23/05/2013.
05/2015 - 05/2015
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
XV SEU - Seminário de Extensão da Unioeste: SEU 15 Anos - Interfaces e novas perspectivas.
03/2015 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Extensão, .

Cargo ou função
Comitê Científico (Parecerista/Coordenação de Mesa Temática).
04/2015 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, .

Cargo ou função
Comissão Eleitoral - Representante do Conselho de Centro / CCHEL - Portaria 05/2015 de 07/04/2015.
03/2015 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, .

Cargo ou função
Comissão Eleitoral - Representante do Conselho de Centro / CCHEL - Portaria 02/2015 de 17/03/2015.
04/2013 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pesquisa do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras - Portaria n° 1640/2013 de 19/04/2013.
05/2014 - 12/2014
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado do Curso de História.

Atividade de extensão realizada
II Ciclo de Oficinas de Ensino de História.
08/2014 - 08/2014
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado do Curso de História.

Atividade de extensão realizada
17ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários.
08/2014 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Cargo ou função
Conselho Editorial - 17ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários.
06/2013 - 06/2013
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Atividade de extensão realizada
16ª Jornada internacional de estudos linguísticos e literários "o discurso e a constituição do sujeito: nos meandros da linguagem".
06/2013 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Cargo ou função
Conselho Editorial 16ª Jornada de Estudos Linguisticos e Literários.
04/2013 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção de Campus - Unioeste Marechal Cândido Rondon - PR, .

Cargo ou função
Representante da Instituição junto à Secretaria Municipal de Educação para Organização da CONAE 2014 - Etapa Municipal.
05/2013 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção de Campus - Unioeste Marechal Cândido Rondon - PR, .

Cargo ou função
Coordenação da Conferência Livre (CONAE 2014) da Unioeste - 23/05/2013.
07/2012 - 12/2012
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
09/2012 - 09/2012
Ensino, PDE - Fundamentos da Educação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
PDE - Psicologia - Relações interpessoais no ambiente escolar: aplicação de fundamentos da Fenomenologia e da Psicologia da Forma (Gestalt)
04/2012 - 06/2012
Ensino, PDE - Fundamentos da Educação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Fundamentos epistemológicos de Gestalt nas relações intersubjetivas do ambiente escolar
04/2011 - 02/2012
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, .

Atividade de extensão realizada
Burnout: Fundamentos epistemológicos e possíveis estratégias de enfrentamento.
06/2011 - 06/2011
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Atividade de extensão realizada
XIV Jornada Regional e IV Jornada de Estudos Linguísticos e Literários - as línguas em diálogo: perspectivas e desafios..
06/2011 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Cargo ou função
Conselho Editorial - 14ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários.
02/2009 - 02/2010
Extensão universitária , CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Colegiado Curso de Letras.

Atividade de extensão realizada
12ª Jornada Regional e 2ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.
04/2008 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem
Didática I
Didática II
04/2008 - 12/2009
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
04/2008 - 12/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
04/2008 - 12/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
11/2009 - 11/2009
Ensino, PDE - Fundamentos da Educação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
PDE - Burnout nas Relações de Trabalho Docente
PDE - Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento / Piaget e Vygotsky

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Dois Testes Seletivos que resultaram em dois contratos de 20 hora cada. 1º Contrato celebrado em 10/06/2002 2º Contrato celebrado em 01/08/2002

Atividades

7/2002 - 3/2003
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais
7/2002 - 3/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino
7/2002 - 3/2003
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino
7/2002 - 3/2003
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino
6/2002 - 3/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação

Associação Educacional Presidente Dutra, UNIRONDON, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/2004 - 7/2005
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
2/2004 - 2/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
2/2004 - 2/2005
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
2/2004 - 2/2005
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Geral e Jurídica
2/2000 - 12/2000
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
9/1996 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
Sociologia Educacional
2/1997 - 7/2000
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Aspectos Psicossociais

Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura, AVEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

8/2003 - 1/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Núcleo Reg Mt, SENAI-MT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Pré-emprego voltado à formação de público jovem para o mercado de trabalho

Atividades

8/2003 - 12/2004
Ensino, Pré Emprego, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Relações Humanas
Noções de Empreendedorismo
Construindo Identidade Profissional
Liderança e Trabalho em Equipe
Ética e Cidadania
Noções de Educação Ambiental
Noções de Qualidade de Vida


Linhas de pesquisa


1.
Trabalho, Movimentos Sociais e Educação Popular

Objetivo: Desenvolver estudos e investigações acerca da educação, fazendo a interlocução com diferentes conceitos - democracia, relações raciais, ambientalismo e movimentos sociais - sob o enfoque da filosofia política, das Ciências Humanas e das Ciências sociais. Produção de conhecimentos sobre/relacionando organizações governamentais e civis, em diálogo com políticas de educação e os movimentos sociais; relações raciais e educação; epistemologias e dimensões econômico-simbólicas e ético-políticas das ações coletivas; educação ambiental, na perspectiva da sustentabilidade das sociedades. Linha de Pesquisa do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação - GPMSE - UFMT-MT.
2.
Trabalho e Movimentos Sociais

Objetivo: Atuação no ensino, na pesquisa e na extensão, as dinâmicas vividas pelos trabalhadores e as formas constituídas por eles de organização, vistos a partir de processos históricos que se referem às diversas práticas dos e entre os sujeitos coletivos e individuais, em suas diversas articulações com o social, na produção e transformação das relações de trabalho e das instituições. Linha vinculada ao Grupo de Pesquisa História Social do Trabalho e da Cidade - LTMS - UNIOESTE-PR.
Palavras-chave: Educação; Trabalho; Movimentos Sociais.
3.
Cultura, Trabalho e Identidade Profissional

Objetivo: Investigar a tensividade mantida pelas diferentes relações culturais que pressionam a Educação e atravessam o fazer pedagógico, para conhecer seus efeitos na instituição da identidade dos sujeitos nele envolvidos Linha vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Professores - GEPEFOP - UNIOESTE-PR.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Educação; Cultura; Trabalho.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
RuAção II - Crítica das razões vulneráveis
Descrição: Pesquisa fenomenológica merleaufreireana, compreensivo-interpretativa expressa cartograficamente, visa diagnóstico da crítica vivenciada e expressa em linguagens corporais, atitudinais, responsivas, pelos grupos vulneráveis e estigmatizados, reservados à demonstração ostensiva do 'poder nu' (Ortega y Gasset), do Estado e da Classe dominante que dedica a produção de uma série de 07 livros (volumes) voltado aos estudos das pessoas e grupos em condição de vulnerabilidade social em seus mais diversos recortes: gênero, sexualidade, classes econômica e social, etnias, geracional, dentre outros. As produções visam uma diálogo da abordagem das fenomenologia de Merleau-Ponty e Paulo Freire, cuja centralidade são os processos educacionais que dialetisa educação e vulnerabilidades. Mantidos na vida nua, ?os miseráveis? são usados em ritos sacrificiais, que legitimam uma ORDEM sacrossanta, pseudo-teológica, sem redenção (Benjamin, Agamben, Arendt). Difunde-se o terror totalitário, que move a legitimação dos Estados Modernos, que não admite ?outsiders?: a Rua fere o poder: RuAção: CRÍTICA DAS RAZÕES VULNERÁVEIS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Osnir Pereira Barbosa - Integrante / Luiz Augusto Passos - Coordenador.
2007 - 2010
Saberes e práticas da educação popular nos movimentos sociais em Mato Grosso
Descrição: Projeto de Pesquisa Coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Augusto Passos (UFMT).O Projeto investiga saberes e práticas (práxis educativas) dos Movimentos Sociais (MS) em Mato Grosso (MT), sob foco teórico-metodológico de dois princípios centrais da Educação Libertadora de Paulo Freire: a emancipação e a autonomia. Princípios educativos decisivos para a construção de cidadania política e de libertação das camadas empobrecidas submetidas a relações político-econômicas de dominação e sócio-culturais de estigma e invisibilidade. O projeto realizará o estado da arte dos trabalhos realizados pelos MS, da década de 80 até o presente e, buscará compreender as contribuições para a educação popular que se processa hoje, nos Movimentos Sociais do MT..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
NUMAPE: Políticas públicas afirmativas no Oeste do Paraná - atendimento sociojuridico e socioeducativo às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.
Descrição: Segundo a ONU, 0 Brasil ocupa o 5o lugar em número de feminicidios, apresentando uma taxa de 4,8 homicídios a cada 100.000 mulheres. índices esses, provocados por diversos fatores e diversas questões culturais como: machismo, patriarcalismo, entre outros, fazendo com que nos últimos anos as mulheres formassem frentes de luta e resistência, exigindo os seus direitos e cobrando políticas públicas e sociais. Deste modo, o presente Projeto com vistas a ampliar as ferramentas de prevenção e combate a violência contra as mulheres em Marechal Cândido Rondon e região, irá criar um espaço de atendimento sociojurídico as mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, garantindo assim o acesso gratuito a justiça e a garantia de seus direitos. Desta feita, o projeto objetiva conscientizar a comunidade em geral, principalmente as mulheres, sobre a garantia dos seus direitos, a partir da realização de oficinas socioeducativas, assim como a produção de materiais informativos, com vistas ao apoio e disseminação de informação concernentes à Lei Maria da Penha. Por fim, será realizado atividades com a comunidade acadêmica, com o intuito de um maior envolvimento destes. Todos os trabalhos que serão realizados no projeto estão centrados em fortalecer a rede de combate, enfrentamento, apoio e garantia dos direitos das mulheres, bem como a promoção do empoderamento delas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2018
Processos formativos e o 'fazer-se' professor: desafios e perspectivas para as práticas de ensino
Descrição: O projeto tem por objetivo promover um conjunto de atividades de reflexão e debate (palestras, oficinas, rodas de conversa, cursos etc.) junto aos docentes e discentes dos Cursos de Licenciatura do Campus de Marechal Candido Rondon (Educação Fisica, História, Letras e Geografia), bem como estende-las aos professores da rede pública de educação básica (municipal e/ou estadual), através de uma temática de grande interesse pedagógico: a formação de professores e suas interfaces com os chamados "saberes docentes?. Vários estudiosos nos campos da Didática e da Prática de Ensino ou de Ensino-Pesquisa (Maurice Tardif, Selma Garrido, Selva Guimarães, Circe Bittencourt, Marli Andre etc.) têm apontado para a importância de se levar em consideração, no processo formativo (inicial e continuado) de professores/as, os diferentes conhecimentos acumulados e (res)significados pelos/as professores/as (saberes da experiência, saberes pedagógicos, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes da prática). Metodologicamente, as atividades ocorrerão de acordo com cronograma específico e abordarão diferentes temas sobre a formação e os saberes docentes. Espera-se maior aproximação entre os cursos de licenciaturas do CCHEL, com os projetos PIBID, a comunidade escolar e a participação em eventos locais e regionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Educação Escolar e Psicologia: sala de aula, personalidades e processo de ensino aprendizagem
Descrição: Considerando-se as carências curriculares relativas à área de fundamentos da educação nas licenciaturas, seja pela redução das grades curriculares e o consequente desaparecimento gradativo das disciplinas de Filosofia e Sociologia, ou mesmo em função da reduzida carga horária destinada a Psicologia, e, tendo em vista as constantes solicitações dos acadêmicos dos Cursos de Letras e História do câmpus de Marechal Cândido Rondon, motivadas pelo aumento nos níveis de indisciplina escolar relatados e ou observados nas escolas onde se desenrolam os Estagios das Licenciaturas, este projeto de extensão, que relaciona proposições teóricas e práticas de Psicologia a situações interpessoais em sala de aula, tem por finalidade complementar a formação de graduandos das licenciaturas e dos educadores da rede pública de Ensino envolvidos no Projeto, na medida em que estimula o aprofundamento da compreensão de possíveis fatores de motivação das ações intersubjetivas, a partir da compreensão da Personalidade e sua formação, à luz dos fundamentos epistemológicos da Psicanálise, da Gestalt (Psicologia da Forma) e da Teoria de Campo, enquanto recursos de capacitação para as relações intrapessoais e interpessoais, favorecendo o êxito do ato educativo escolar.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Osnir Pereira Barbosa - Coordenador.
2017 - 2017
19º Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários
Descrição: A 19ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários objetiva oferecer aos participantes do evento um espaço aberto para o diálogo envolvendo profissionais da área de Letras, Educação e áreas afins, tendo em vista a leitura como prática Iinguajeira e os desafios, tanto em termos de produção bibliográfica, quanto em termos de reflexão sobre práticas escolares. Na primeira conferência, será discutida a interrelação entre a leitura e análise linguística. Na segunda conferência, será explorada a crise permanente da leitura na escola. Nesta edição, o foco principal será a área da Linguística, com a temática Leitura: perspectivas e desafios, entretanto, por meio de simpósios temáticos (desenvolvidos durante as três tardes da jornada), de minicursos e de oficinas (ministrados na 2ª noite da jornada), o evento também engloba as áreas da Lªteratura, da Língua Portuguesa e das Línguas Estrangeiras, bem como do Ensino e da Cultura. A 19ª JELL será realizada de 12 a 14 de julho de 2017, na Unioeste (Câmpus de Marechal Cândido Rondon), constando ele um conjunto de atividades como conferências, simpósios, oficinas, apresentações culturais e comunicações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Temas, Debates e Embates sobre a formação docente nos cursos de licenciatura
Descrição: Um dos objetivos do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino - Nufope - tem sido fortalecer e aproximar os cursos de licenciatura, os quais possuem alguns desafios em comum em função de que todos formam professores para a Educação Básica. O projeto objetiva proporcionar aos graduandos e professores dos Cursos de Educação Física, História, Letras e Geografia, vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, discussões sobre temas de interesse na formação de professores e intensificar os contatos e diálogos entre os diferentes cursos de licenciaturas do CHHEL. Para isso, serão ofertadas diversas atividades (oficinas, palestras, mesas) para alunos e professores dos quatro cursos de licenciaturas vinculados ao CCHEL, durante o ano letivo de 2016, que se iniciará em abril. O Projeto conta com a equipe proponente e executora o coordenador do Nufope do câmpus de Marechal Cândido Rondon - prof. Rodrigo Paziani - e os representantes de cada curso de licenciatura que também integram o Nufope. Metodologicamente, os eventos ocorrerão seguindo cronograma específico e abordarão diferentes temas sobre a formação docente, contado com a presença de docentes ministrantes do próprio campus, ou convidados de outros campi ou instituições. Espera-se com o projeto maior aproximação entre os cursos de licenciaturas do CCHEL, bem como contribuições para com a formação docente ofertada nos diferentes cursos de licenciaturas, além da apresentação do Projeto no SEU de 2017 e fortalecimento do Nufope no câmpus de Marechal Cândido Rondon..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
27º Fórum acadêmico de Letras - FALE
Descrição: O Fórum Acadêmico de Letras, em sua 27ª edição, é um evento itinerante, promovido pela ANPGL - Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - e é destinado aos graduandos de Letras das diferentes instituições do país. Esse evento possui o diferencial que é um estímulo à apresentação de pesquisas na graduação em Letras, motivo pelo qual, somente alunos podem apresentar trabalhos, que poderão ser publicados na Revista digital da ANPGL. Os professores da Unioeste e convidados atuam nas mesas de debates e nas oficinas, todas direcionadas aos estudantes de Letras. Espera-se contribuir com as discussões em torno da pesquisa na graduação em Letras, garantir a continuidade do FALE e propiciar espaço de formação aos alunos de Letras envolvidos. Espera-se atingir aproximadamente 220 participantes, sendo que os certificados serão fornecidos a quem tiver pelo menos 75% de frequência nas atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
II Colóquio de Práticas Docentes - Método e Metodologias do Ensino: Teoria e Prática na Sala de Aula
Descrição: Pensar e refletir as práticas docentes é indispensável às licenciaturas. O exercício da prática é um dos pilares na construção do saber acadêmico, que, ao lado da teoria, permite ao futuro professor conhecer e se reconhecer como profissional. Discussões em torno do tema voltado às práticas docentes são uníssonas quanto a sua importância para o aluno e ressaltam a necessidade do exercício teórico-prático no decorrer do processo da formação acadêmica. Desse modo, justifica-se a importância do evento, que, nesta segunda edição, traz como tema "Método e E Metodologias do Ensino: teoria e prática na sala de aula". O evento já deu mostras (na sua primeira edição, ainda no formato projeto de ensino) de sua importância como um espaço de discussão, avaliação e reflexão no que tange como É fundamental ao futuro professor, voltando-se às discussões em torno de temas afetos às práticas e metodologias de É trabalho em sala de aula. No colóquio, além de palestras, oficinas e minicursos, abre-se espaço para que os acadêmicos em formação possam expor suas experiências de estágio e/ou outras reflexões nos espaços das seções de 3 comunicação e pôsteres; tornando-se estes, momentos privilegiados para o diálogo com colegas e profissionais que à atuam na área do ensino e, assim, terem, todos, a oportunidade de problematizar questões relacionadas ao fazer ª docente. Tendo como público-alvo discentes do curso de graduação em Letras da Unioeste, do primeiro ao quarto 3 ano, professores da rede pública de Educação Básica, acadêmicos dos demais cursos de licenciaturas da Unioeste, em ª especial do campus de Marechal Cândido Rondon, o espaço aberto pelo Colóquio de Práticas Docentes solidifica o compromisso de todos os envolvidos com a educação e com a formação de professores que compreendem a docência como construção teórica, aliada às experiências práticas, mediadas pelo diálogo crítico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
XV SEU - Seminário de Extensão Universitária - Unioeste
Descrição: A universidade possui o paradigma de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A Unioeste, como instituição pública, gratuita, laica, de qualidade e democrática, possui em a função social de produzir, absorver e socializar conhecimentos com a comunidade na qual está inserida. Assim, ele propicia ampla divulgação de seus resultados à sociedade e aprendendo muito com ela. Cabe à Universidade o papel de auxiliar na resolução de problemas da sociedade no âmbito regional na qual está inserida..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
18ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários
Descrição: A 18ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários objetiva oferecer aos participantes do evento um espaço aberto para o diálogo envolvendo profissionais da área de Letras, Educação e áreas afins, tendo em vista a formação de professores e os desafios e perspectivas do ensino na era contemporânea. Neste ano, em sua 18ª edição, pretende voltar-se à discussão de aspectos relativos à leitura e sua inserção na sociedade contemporânea, marcada pela cultura digital. Nesta edição, o foco principal será a área de Literatura, especialmente no que diz respeito a novas práticas de leitura surgidas com o advento da internet, pretendendo-se refletir sobre as relações dialógicas estabelecidas entre textos, sociedade e novas tecnologias em tempos de mundialização cultural. Nesse sentido, a temática dessa edição do evento - Hipertextos: Leitura e Cultura Digital - engloba as áreas de Literatura, Línguas Estrangeiras, Linguística, Língua Portuguesa e Cultura. A 18ª JELL será realizada de 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, na Unioeste (Campus de Marechal Cândido Rondon), englobando um conjunto de atividades como conferências, mesas redondas, oficinas, seminários avançados, palestras, apresentações culturais e comunicações. Nesta edição, a JELL será realizada juntamente com a Semana Literária do SESC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
II Ciclo de Oficinas de Ensino de História
Descrição: Ministrante da Oficina "Psicologia e condições de trabalho do professor", enquanto participante do Projeto de Extensão "II Ciclo de Oficinas de Ensino de História", coordenado pelo prof. Rinaldo José Varussa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
17ª Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários
Descrição: A 17ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários objetiva oferecer aos participantes do evento um espaço aberto para o diálogo envolvendo profissionais da área de Letras, Educação e áreas afins, tendo em vista a Formação de professores e os desafios e perspectivas no ensino na era contemporânea. Nesta edição, o foco principal será a área de Línguas Estrangeiras, especialmente no que diz respeito à Prática de Ensino de Línguas Estrangeiras, pretendendo-se refletir sobre as relações dialógicas estabelecidas entre línguas, sociedade e tecnologia em tempos de aldeia global. A Formação de Professores em tempos de globalização e (multi)letramentos engloba as áreas de Línguas Estrangeiras, Linguística, Literatura, Língua Portuguesa e Cultura. A 17a JELL será realizada de«06 a 09 de agosto de 2014, na Unioeste (Campus de Marechal Cândido Rondon), englobando um conjunto de atividades como conferências, mesas redondas, oficinas, seminários avançados, palestras, apresentações culturais locais e comunicações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
16ª Jornada internacional de estudos linguísticos e literários
Descrição: A 16ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários objetiva oferecer aos participantes do evento um espaço aberto para o diálogo envolvendo profissionais da área de Letras, educação e áreas afins, tendo em vista a perspectiva do Discurso e os desafios que este horizonte teórico e metodológico apresenta para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, principalmente no que toca mais diretamente á questão da leitura e da constituição a subjetividade. Nesta edição, o foco principal será a área da Linguiística, O Discurso e a Constituiçãodo Sujeito: nos meandros da linguagem, engloba as áreas da Linguística, da Literatura, da Lingua Portuguesa e dasLínguas Estrangeiras, bem como do Ensino e da Cultura. A 16ª JELL será realizada de 24 a 28 de junho de 2013, na Unioeste (Campus de Marechal Cândido Rondon), constando deum conjunto de atividades como conferências, mesas redondas, oficinas, seminários avançados, palestras, apresentações culturai e comunicações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Fundamentos epistemológicos de Gestalt nas relações intersubjetivas do ambiente escolar
Descrição: Discutir possibilidades de ação do profissional de educação, e em específico do educador, diante de situações intersubjetivas mantidas no ambiente escolar, sobretudo em sala de aula para onde normalmente convergem diferenças psicológicas relacionadas ao desenvolvimento humano que, associadas às culturais ideológicas, além das demais variáveis de cunho econômico e estruturais historicamente instituídas, configuram um cenário de difícil controle com implicações diretas muitas vezes definidoras da relação ?professor-aluno?..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Osnir Pereira Barbosa - Coordenador.
2012 - 2012
15ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários
Descrição: A JELL ? Jornada de Estudos Linguísticos e Literários ? é um evento anual, que, dada a participação, a irradiação e a divulgação de conhecimentos, alcançou porte nacional. Ela é realizada pelo Curso de Letras do Campus de Marechal Cândido Rondon, da Unioeste. A 15 JELL teve como tema: "Literatura, linguagem e multiculturalismo: veredas do imaginário e cartografia da memória"..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Burnout: Fundamentos epistemológicos e possíveis estratégias de enfrentamento
Descrição: Examinar pressupostos epistêmicos e praxiológicos a partir da realidade profissional dos participantes enfocando o binômio ?resistência-desistência? em relação com a presença e efeitos de Burnout. Utilizando a fenomenologia merleaupontyana como referência para investigação, busca dimensões e aspectos invisibilizados no cotidiano dos profissionais integrantes do grupo de trabalho para, a partir do exame epistemológico, identificar possíveis estratégias de enfrentamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
XIV jornada regional e IV jornada nacional de estudos linguísticos e literários -
Descrição: A XIV Jornada de Estudos Linguísticos e Literários tem como objetivo oferecer aos participantes um espaço aberto para o diálogo envolvendo profissionais da educação sobre os desafios e as perspectivas no processo de ensino e aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LE) e Língua Materna (LM) na atualidade. Hoje vivemos em um momento plural de valorização das diferenças e da multiplicidade de pensamentos, concepções e conhecimentos necessários para a formação de cidadãos globais. Este evento reconhece essa pluralidade e a necessidade de oportunizar reflexões pedagógicas que convergem em perspectivas globais, mediante a contribuição de cada contexto local em que se inserem os participantes. Por meio da reunião de diferentes profissionais, pesquisadores, professores e estudantes a jornada abre-se para um diálogo sobre os amplos aspectos educacionais atuais relacionados às línguas e, ao mesmo tempo, reflexões pertinentes sobre suas experiências individuais. O evento se realizará no período de 15 a 18 de junho de 2011, na Unioeste/Campus de Marechal Cândido Rondon, contemplando em sua programação um conjunto de atividades como a realização de oficinas, mesas redondas, amostras literárias de LE, seminários avançados, palestras, apresentações culturais locais e comunicações, que buscam abranger o papel das diferentes línguas na atualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
12ª Jornada Regional e 2ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários
Descrição: Temática: "Diversidade Linguística, Cultura e Ensino".
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2012
Vivências e Experiências da Escola na Universidade - 2ª edição
Descrição: Propiciar aos graduandos de Letras uma aproximação com a realidade escolar, contribuindo para a formação do professor de Língua Portuguesa. Tais objetivos serão atendidos por meio da realização de encontros em forma de colóquio entre os graduandos de Letras e profissionais que atuam em diferentes áreas ou funções em escolas públicas de nível fundamental e/ou médio do município de Marechal Rondon ou de municípios vizinhos. O projeto congrega as disciplinas de Didática, Prática de Ensino e Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, envolve os graduandos do 1º, 2º, 3º e 4º anos do Curso de Letras. Para cada um dos encontros serão realizadas atividades extraclasse, de caráter reflexivo-analítico, nas quais os graduandos poderão expor as suas reflexões sobre o que foi discutido no colóquio, articulando-as aos conteúdos das disciplinas envolvidas.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Osnir Pereira Barbosa - Coordenador / Rita Maria Decarli Bottega - Integrante.
2011 - 2011
Vivências e Experiências da Escola na Universidade
Descrição: O projeto objetiva propiciar aos graduandos de Letras uma aproximação com a realidade escolar, contribuindo para a formação do professor de Língua Portuguesa. Tais objetivos serão atendidos por meio da realização de encontros em forma de colóquio entre os graduandos de Letras e profissionais que atuam em diferentes áreas ou funções (professores, diretores, orientadores e/ou supervisores pedagógicos, auxiliar administrativos/bibliotecários e de serviços gerais), nas escolas públicas de nível fundamental e/ou médio do município de Marechal Rondon ? PR. O projeto congrega as disciplinas de Didática e Prática de Ensino e envolve os graduandos do 2º, 3º e 4º anos do Curso de Letras. Para cada um dos encontros serão realizadas atividades extraclasse, de caráter reflexivo-analítico, nas quais os graduandos poderão expor as suas reflexões sobre o que foi discutido no colóquio, articulando-as aos conteúdos das disciplinas envolvidas.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Osnir Pereira Barbosa - Coordenador / Rita Maria Decarli Bottega - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE)
2009 - 2009
Periódico: Anais da ... Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Relações Humanas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Fatores Humanos no Trabalho.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, Osnir.2017 PEREIRA, Osnir.. Avaliação escolar e o Processo de ensino-aprendizagem: reflexões sobre a práxis pedagógica e a teoria psicossocial do desenvolvimento.. ANAIS DA ... JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, v. 19, p. 1-12, 2017.

2.
PEREIRA, Osnir.2014PEREIRA, Osnir.; Bottega, Rita M. D. ; WEBLER, Rita. M. B. . O uso das Tecnologias de Informação na Educação. ANAIS DA ... JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, v. 1, p. 1-9, 2014.

3.
PEREIRA, Osnir.2013PEREIRA, Osnir.. O lugar do trabalho docente na produção de sentidos. ANAIS DA ... JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, v. 1, p. 228-251, 2013.

4.
PEREIRA, Osnir.2011 PEREIRA, Osnir.; Bottega, Rita M. D. ; LINDINO, T. C. ; MERINO, X. D. . O locus e o corpus do estágio supervisionado em Letras da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon: Os desafios de Estar do outro lado da mesa. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 5, p. 513-531, 2011.

5.
PEREIRA, Osnir.2009PEREIRA, Osnir.. Educação no século XXI: novos ou velhos desafios?. Temas & Matizes (Impresso), v. 8, p. 105-124, 2009.

6.
PEREIRA, Osnir.2006PEREIRA, Osnir.. Encontros com Jorge Larossa: a ressignificação da experiência. Revista de Educação Pública, v. 15, p. 153-156, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Darc de Souza, Aparecida (Org.) ; Ribeiro Paziani, Rodrigo (Org.) ; pereira, osnir (Org.) . Da educação sem sentido aos sentidos da educação: crises e dilemas, sonhos e lutas. 1. ed. Curitiba -PR: EDITORA CRV, 2017. v. 1. 211p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, Osnir.. ENTRE A PATÉTICA E A ÉTICA: o trabalho na educação e a produção de sentidos. In: Osnir Pereira; Aparecida Darc de Souza; a Rodrigo Ribeiro Paziani. (Org.). Da educação sem sentido aos sentidos da educação: crises e dilemas, sonhos e lutas. 1ed.Curitiba - Brasil: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 19-44.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Osnir.; Bottega, Rita M. D. . As vivências e experiências da Escola na Universidade e a formação do graduando de letras. In: IV Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, 2012, Francisco Beltrão - PR. Anais do IV Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas. Cascavel - PR: Unioeste, 2012. v. 1. p. 1033-1038.

2.
PEREIRA, Osnir.; PASSOS, Luiz Augusto . Desistência de Educadores: Influências do Imaginário Cultural e Repercussão Social. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2006, Cuiabá. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Caderno de Resumos do 8º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste. Cuiabá - MT: Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, 2006.

3.
PEREIRA, Osnir.; PASSOS, Luiz Augusto . Por uma experiência ético-pedagógica. In: III Seminário Intenacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - V Encontro de Fenomenologia e Análises do Existir, 2006, São Bernardo do Campo - SP. V Encontro de Fenomenologia e Análises do Existir. São Bernardo do Campo - SP: Se&Pq, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Osnir.. A atitude ética como forma de resistência à despersonalização nas relações de trabalho do educador. In: 15ª Jornada Internacional de Estudos Linguisticos e Literários, 2012, Marechal Cândido Rondon. Anais da 15ª Jornada Internacional de Estudos Linguisticos e LIterarios. Cascavel - PR: Unioeste, 2012. v. 1. p. 22-22.

2.
PEREIRA, Osnir.. Escola e humanização: desafios à formação da identidade profissional do educador. In: 14a Jornada Regional e 4a Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2011, Marechal Cândido Rondon. Anais da 14a Jornada Regional e 4a Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel - PR: Unioeste, 2011. v. 1. p. 11-11.

3.
PASSOS, Luiz Augusto ; PEREIRA, Osnir. . Desistência de Educadores: Influências do Imaginário Cultural e Repercussão Social. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2006, Cuiabá. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Cuiabá - MT: Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, Osnir.. Debatendo a saúde mental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, Osnir.. Avaliação Escolar e o processo de ensino-aprendizagem: reflexões sobre a práxis pedagógica e a teoria psicossocial do desenvolvimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, Osnir.. 'Saúde Mental: Profissão docente, subjetividade e adoecimento: vida mental consciente e a possível (?) ressignificação da síndrome de Burnout'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PEREIRA, Osnir.. Relações Interpessoais e Trabalho Docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA, Osnir.. Educação e desafios sociais. (Fórum Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon -Conferência de Abertura). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PEREIRA, Osnir.. O lugar do trabalho docente na produção de sentidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, Osnir.. A atitude ética como forma de resistência à despersonalização nas relações de trabalho do educador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, Osnir.; Bottega, Rita M. D. . As vivências da Escola na Universidade e a formação do granduando de letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA, Osnir.. Produtivismo e trabalho docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PEREIRA, Osnir.. Geradores e Moderadores de Estresse no trabalho docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEREIRA, Osnir.. Escola e humanização: desafios à formação da identidade profissional do educador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEREIRA, Osnir.. Síndrome de Burnout e o professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PEREIRA, Osnir.. Educação no Século XXI: Novos ou Velhos Desafios?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA, Osnir.; PASSOS, Luiz Augusto . Por uma experiência ético-pedagógica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PEREIRA, Osnir.. Desistência de educadores: influências do imaginário cultural e repercussão social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, Osnir.; SCHRODER, Mirian . Coordenação de Comissão de Elaboração de Regulamento - LABEL. 2017.

2.
PEREIRA, Osnir.; SCHRODER, Mirian . Coordenação de Comissão de Elaboração de Regulamento - LABELI. 2017.

3.
PEREIRA, Osnir.; FRANÇA, Juliana de Sá ; PALÚ, Nelza Mara ; VIEIRA, Denise S. . Coordenação de Comissão de Elaboração de Regulamento - Lab Multimídia. 2017.

4.
PEREIRA, Osnir.. Parecerista Revista Espaço Plural (ISSN 1981-478X e ISSN 1518-4196). 2016.

5.
PEREIRA, Osnir.; CATTELAN, J. C. ; CUNHA, A. ; BRAATZ, Clarice ; CORBARI, Clarice ; LOTTERMAN, C. ; VIEIRA, Denise S. ; HECK, Diana M. ; REDEL, Elisângela ; DIAS, Ellen M. S. ; VESCOVI, Jéssica P. ; FRANÇA, Juliana de Sá ; SCHACH, Letícia ; BONFIM, Luciana A. ; SCHRÖDER, Luciane Thomé ; SEIDE, Márcia S. ; SCHRODER, Mirian ; PALÚ, Nelza Mara ; KONZEN, Paulo. C. ; Bottega, Rita M. D. . Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras. 2016.

6.
PEREIRA, Osnir.; SEIDE, Márcia S. ; KONZEN, Paulo. C. . Coordenação de Comissão de Elaboração de Regulamento - AAC. 2016.

7.
PEREIRA, Osnir.; LOTTERMAN, C. ; Bottega, Rita M. D. ; SCHRODER, Mirian . Coordenação de Comissão de Elaboração de Regulamento - APCC. 2016.

8.
PEREIRA, Osnir.; VIEIRA, Denise S. ; BONFIM, Luciana A. ; REDEL, Elisângela . Coordenação de Comissão de Elaboração de Regulamento - CECAd. 2016.

9.
PEREIRA, Osnir.. Parecerista XV Seminário de Extensão Universitária - Unioeste. 2015.

10.
PEREIRA, Osnir.. Parecerista Revista Espaço Plural edição n. 28, primeiro semestre de 2013 (ISSN 1981-478X e ISSN 1518-4196). 2013.

11.
PEREIRA, Osnir.. Parecerista Revista Espaço Plural edição n. 26, primeiro semestre de 2012, Dossiê: Formação Docente nas Licenciaturas. (ISSN 1981-478X e ISSN 1518-4196). 2012.

12.
PEREIRA, Osnir.. Parecerista Revista 'Ciências Sociais Aplicadas em Revista'. 2010.

13.
PEREIRA, Osnir.. Parecerista Revista Espaço Plural edição n. 23, 2º semestre de 2010, Dossiê: Corpo. (ISSN 1981-478X e ISSN 1518-4196). 2010.

14.
PEREIRA, Osnir.; BUTZGE, C. A. ; GIMENEZ, I. S. ; Et. All . Projeto de Extensão da 12ª Jornada Regional e 2ª Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literarios. 2009.

15.
PEREIRA, Osnir.. Parecerista Revista Ciências Sociais Aplicadas Em Revista. (ISSN 1982-3037 e ISSN 1679-348X). 2008.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, Osnir.. Site do GEPEFOP - Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Educadores (Reformulação). 2017; Tema: GEPEFOP - Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Educadores. (Site).

2.
PEREIRA, Osnir.; SILVA, M. A. B. . Site do Curso de Graduação em História. 2017; Tema: Página do Colegiado de Curso. (Site).

3.
PEREIRA, Osnir.. Conferência Livre - Unioeste - CONAE 2014. 2013; Tema: Conferência Nacional de Educação 2014 - Conferência Livre - Unioeste. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, Osnir.. Educação e Psicologia: Sala de aula, personalidades e processo de ensino-aprendizagem. 2017. .

2.
PEREIRA, Osnir.. Personalidade e Processos de Ensino-aprendizagem. 2017. .

3.
PEREIRA, Osnir.. Psicologia e Educação: personalidades e processo de ensino e aprendizagem. 2016. .

4.
PEREIRA, Osnir.. Psicologia e condições de trabalho do professor. 2015. .

5.
PEREIRA, Osnir.. Geradores e Moderadores de Estresse no trabalho docente. 2013. .

6.
PEREIRA, Osnir.. Desafios Educacionais. 2013. .

7.
PEREIRA, Osnir.. Formação em Ação. 2013. .

8.
PEREIRA, Osnir.. Síndrome de Burnout. 2012. .

9.
PEREIRA, Osnir.. Relações de trabalhos e transtornos de ansiedade. 2012. .

10.
PEREIRA, Osnir.. Relações Interpessoais no ambiente escolar: aplicação de fundamentos da Fenomenologia e da Psicologia da Forma (Gestalt). 2012. .

11.
PEREIRA, Osnir.. Adoecimento Profissional Docente. 2009. .

12.
BUTZGE, C. A. ; PEREIRA, Osnir. ; CATTELAN, J. C. . 12ª Jornada Regional e 2ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2009. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, Osnir.; BOSI, A; MOREIRA, Vagner José. Participação em banca de Eloísa Roberta Decker.Uma análise histórica do suicídio nos inquéritos criminais da comarca de Toledo (1960-1979). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
PEREIRA, Osnir.; PAZIANI, R. R.. Participação em banca de Nayara Cadamuro Weber.Entre a precarização e os sentidos do trabalho docente: Trajetória e experiências de professores de história no Oeste do Paraná ? Marechal Cândido Rondon e Toledo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
PEREIRA, Osnir.; FREITAS, Sheille Soares; FONSECA, Danilo. F.. Participação em banca de Janete Clair Becker de Wallau.Escolarização de trabalhadores no séc. XXI: Entre pressões e expectativas em Marechal Cândido Rondon-PR.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
PEREIRA, Osnir.; BONA, Celito.; BENETTI, Fabiana. J.. Participação em banca de Manuela Letícia Camargo.Considerações sobre a imposição coercitiva da guarda compartilhada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
PEREIRA, Osnir.; VARUSSA, R. J.. Participação em banca de Rubia Mara Tadiotto.As mudanças no trabalho docente e suas repercussões sobre a saúde dos professores em Marechal Cândido Rondon e Região (1990-2011). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

6.
PEREIRA, Osnir.; ZANCHET, Aládio.; NEUKIRCHEN, Leandro. C.. Participação em banca de Nair Inês Piotrowski Rachow e Rosana Alves Moreira.Elisão e Evasão Fiscal nas empresas:uma análise da percepção de empresários e contadores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

7.
PEREIRA, Osnir.; VARUSSA, R. J.. Participação em banca de Rosana Marçal da Silva.Trabalhadores e programas assistencialistas: bolsa família em Santa Helena. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

8.
PEREIRA, Osnir.. Participação em banca de Elidia de Jesus Leite e Isanir Soares da Silva.O Papel do Supervisor na Creche. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura.

9.
PEREIRA, Osnir.. Participação em banca de Aglaer Ortega dos Santos e Marcia Costa.Relações Humanas na Supervisão Escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, Osnir.; LINDINO, T. C.; Bottega, Rita M. D.. 3º Processo Seletivo Simplificado - PSS3-2017 para contratação temporária de professor de ensino superior da Unioeste. 2017. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
PEREIRA, Osnir.. 3º Processo Seletivo Simplificado Para Contratação de Docente Por Prazo Determinado da Unioeste. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
PEREIRA, Osnir.; LINDINO, T. C.; AHLERT, Alvori. 4º Processo Seletivo Simplificado 2012. 2012. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
PEREIRA, Osnir.. Processo Seletivo Docente. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Outras participações
1.
PEREIRA, Osnir.; CUNHA, J. E.; LOTTERMAN, C.. Avaliação de desempenho docente. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
PEREIRA, Osnir.; CUNHA, J. E.; LOTTERMAN, C.. Avaliação de desempenho docente. 2012. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários ?Leitura: perspectivas e desafios?.Avaliação escolar e o processo de ensino-aprendizagem: reflexões sobre a práxis pedagógica e a teoria psicossocial do desenvolvimento. 2017. (Outra).

2.
18ª JELL - Jonada de Estudos Linguísticos e Literários. 2015. (Outra).

3.
I Encontro Interdisciplinar PIBID UNIOESTE.Relações interpessoais e trabalho docente. 2015. (Encontro).

4.
17ª JELL - Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários.O uso das Tecnologias de Informação na Educação. 2014. (Outra).

5.
16ª JELL - Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários.O lugar do trabalho docente na produção de sentidos. 2013. (Outra).

6.
CONAE 2014 - Conferência Nacional de Educação 2014.O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação - Participação poplar, cooperação federativa e regime de colaboração. 2013. (Outra).

7.
V Forum de Licenciaturas. 2013. (Outra).

8.
15ª JELL - Jornada Internacional de Estudos Linguisticos e Literários.A atitude ética como forma de resistência à despersonalização nas relações de trabalho do educador. 2012. (Outra).

9.
Ciclo de Debates 2012 - NUFOPE.Geradores e Moderadores de Estresse no trabalho docente. 2012. (Oficina).

10.
IV Fórum das Licenciaturas.produtivismo e trabalho Docente. 2012. (Encontro).

11.
IV SENIEE - Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas.As vivências e experiências da Escola na Universidade e a formação do graduando de letras. 2012. (Seminário).

12.
Oficina de Fontes Grupo de Estudo LTMS. 2012. (Oficina).

13.
14ª Jornada Regional e 4ª Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários.Escola e humanização: desafios à formação da identidade profissional do educador. 2011. (Outra).

14.
12ª Jornada Estadual e 2ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.Educação no Século XXI: novos ou velhos desafios?. 2009. (Outra).

15.
Ciclo de Debates: Movimentos Sociais: Ética, Educação e Trabalho: 2006/1.Ciclo de Debates: Movimentos Sociais: Ética, Educação e Trabalho: 2006/1. 2006. (Outra).

16.
Ciclo de Debates: Movimentos Sociais: Ética, Educação e Trabalho: 2006/2.Ciclo de Debates: Movimentos Sociais: Ética, Educação e Trabalho: 2006/2. 2006. (Outra).

17.
III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir.III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. 2006. (Seminário).

18.
Seminário Educação 2006 & I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais.Seminário Educação 2006 & I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais - Educação em movimento: Espaços, Tempos e Atores para o Século XXI. 2006. (Seminário).

19.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.Desistência de Educadores: Influências no imaginário cultural e repercussão social. 2006. (Encontro).

20.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - ANPED-CO. 2006. (Encontro).

21.
Encontros com Jorge Larrosa. 2005. (Seminário).

22.
Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação.Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação. 2005. (Outra).

23.
Globalização do Ensino. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAATZ, Clarice ; PEREIRA, Osnir. ; Et. All . III Colóquio de Práticas Docentes. 2018. (Outro).

2.
SCHRODER, Mirian ; PEREIRA, Osnir. ; Et. All . 19ªJELL - Jornada de Estudos Liguísticos e Literários. 2017. (Outro).

3.
Bottega, Rita M. D. ; PEREIRA, Osnir. ; Et. All . 27º FALE - Fórum Acadêmico de Letras. 2016. (Outro).

4.
PEREIRA, Osnir.. XV SEU - Seminário de Extensão Universitária - Unioeste. 2015. (Outro).

5.
KONZEN, Paulo. C. ; PEREIRA, Osnir. ; Et. All . 18ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2015. (Outro).

6.
PEREIRA, Osnir.. Conferência Livre - Unioeste - CONAE 2014. 2013. (Outro).

7.
PEREIRA, Osnir.. 15ª Jornada Internacional de Estudos Linguisticos e Literarios. 2012. (Outro).

8.
PEREIRA, Osnir.. 14ª Jornada Regional e 4ª Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários. 2011. (Outro).

9.
PEREIRA, Osnir.. III Fórum das Licenciaturas. 2011. (Outro).

10.
PEREIRA, Osnir.; CATTELAN, J. C. ; BUTZGE, C. A. ; DAMKE, C. ; GIMENEZ, I. S. ; LOTTERMAN, C. . 12ª Jornada Regional e 2ª Jornada Nacional de Estudos Linguisticos e Literários. 2009. (Outro).

11.
PEREIRA, Osnir.. 11ª Jornada Regional e 1ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2008. (Outro).

12.
PEREIRA, Osnir.. Seminário Educação 2006 & I Jornada Internacional de Educação em Movimento: Espaços, Tempos e Atores para o século XXI. 2006. (Outro).

13.
PEREIRA, Osnir.. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2006. (Outro).

14.
PEREIRA, Osnir.. III Encontro de Educação: A Prática Reflexiva do Professor. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Vanessa Luana Schmitt. O aluno e as possibilidades de prazer na aprendizagem escolar segundo fundamentos de psicanálise. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Alemão) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

Orientações de outra natureza
1.
Dâmaris Ellen Albrecht. LIVRO DIDÁTICO: Ensinar na Era Digital. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

2.
Jéssica Carolina Viebrantz. LIVRO DIDÁTICO: Ensinar na Era Digital. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

3.
Marina Jakovacz. LIVRO DIDÁTICO: Ensinar na Era Digital. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

4.
Jaqueline Laís de Salles. Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

5.
Nathália Eliz de Oliveira. Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

6.
Aline Luane Fantinel. Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

7.
Kelly Yara Hedel. Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

8.
Grasieli Criziane da Costa. Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

9.
Chrystine Kanitz. Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

10.
Claudiane Prass. Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

11.
Elis Regina Basso. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental e Médio. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

12.
Ana Cecília Hildebrand Seyboth. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

13.
Taiana Grespan. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

14.
Andressa Thiemy Balbino Fujiki. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

15.
Anna Cristina Baratieri. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

16.
Daniela Viviane Lusa. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

17.
Josiane Cristina Neri. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

18.
Isabel Cristina Theiss. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

19.
Katlin Karin Manenti. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

20.
Patrícia de Souza Corrêa. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental e Médio. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

21.
Adrieli Sonntag. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

22.
Silvia Finkler. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

23.
Evelin Kroth Schmidt. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

24.
Edenilce Fioreli. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

25.
Patrícia Lucas. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

26.
Silvana de Oliveira. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

27.
Alessandro Alves da Silva. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

28.
Elizeth Pereira da Silva. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

29.
Daniela Katiuscia Goldschmidt. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

30.
Daniela Lusa. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

31.
Josiane Cristina Neri. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

32.
Adrieli Sonntag. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

33.
Silvia Finkler. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

34.
Daniela Viviane Lusa. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

35.
Josiane Cristina Neri. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

36.
Daniela Katiucia Goldschmidt. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

37.
Viviana Gambaro Piacentini. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

38.
Alessandro Alves da Silva. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

39.
Elizeth Pereira da Silva. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

40.
Evelin Kroth Schmidt. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

41.
Patrícia Lucas. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

42.
Edenilce Fioreli. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

43.
Silvana de Oliveira. Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura ? Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

44.
Viviana Gambaro Piacentini. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

45.
Claudia Wunsch. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

46.
Camila Alves. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2008. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

47.
Diana M. Heck. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

48.
Fabiano Mussato. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

49.
João Paulo Frai. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

50.
Micheli Werner. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

51.
Maira Hoerlle. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

52.
Matilde Hoffmann. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.

53.
Sidiane Weiss. Estagio supervisionado em Lingua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Osnir Pereira Barbosa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEREIRA, Osnir.2014PEREIRA, Osnir.; Bottega, Rita M. D. ; WEBLER, Rita. M. B. . O uso das Tecnologias de Informação na Educação. ANAIS DA ... JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, v. 1, p. 1-9, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, Osnir.. O lugar do trabalho docente na produção de sentidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PEREIRA, Osnir.. Psicologia e Educação: personalidades e processo de ensino e aprendizagem. 2016. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, Osnir.. XV SEU - Seminário de Extensão Universitária - Unioeste. 2015. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, Osnir.. Conferência Livre - Unioeste - CONAE 2014. 2013; Tema: Conferência Nacional de Educação 2014 - Conferência Livre - Unioeste. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 8:21:05