Luciana Hoffert Castro Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2137132097564909
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


É professora adjunta nível III do Departamento de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Ministra disciplinas de Citologia, Histologia e Embriologia para graduação e também é professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto. Atua nas áreas de Neurociências e Ensino e Morfologia (ensino, pesquisa e extensão), com interesse nos seguintes temas: formação continuada de professores, educação inclusiva, metodologias ativas de aprendizagem, sala de aula invertida, pluralismo metodológico e divulgação científica. É doutora em Neurociências (pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2012), mestre em Biologia Celular (pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2007), especialista em Docência no Ensino Superior (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2006) e fisioterapeuta (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2004). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Hoffert Castro Cruz
Nome em citações bibliográficas
HOFFERT, L;CRUZ, L.H.C;CRUZ, L;CRUZ, LUCIANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas.
Campus Universitário Morro do Cruzeiro
Morro do Cruzeiro
35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil
Telefone: (031) 35591762
Ramal: 1762
URL da Homepage: http://www.iceb.ufop.br/decbi/index.php


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Neurociências.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Exercício físico prévio à lesão melhora parâmetros motores e produção de fatores neurotróficos em modelo experimental da doença de Parkinson, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Leonor Bezerra Guerra.
Coorientador: Patrícia Massara Martinelli.
Palavras-chave: Fatores neurotróficos; Neuroproteção; Exercícios físicos; Comportamento motor; Ratos Wistar.
Grande área: Ciências Biológicas
2005 - 2007
Mestrado em Biologia Celular.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Produção de fatores neurotróficos pelo sistema nervoso central de ratos submetidos a treinamento físico e à lesão experimental por 6-hidroxidopamina,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Elizabeth Ribeiro da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Fatores neurotróficos; Treinamento físico; Ratos Wistar; 6-hidroxidopamina; Neuroproteção; Substância negra do mesencéfalo.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Neurociências.
2018
Especialização em andamento em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno. (Carga Horária: 390h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2005 - 2006
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 390h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A disciplina de Metodologia da Pesquisa: um agente conscientizador para a produção científica.
Orientador: Fernando Selmar da Rocha Fidalgo.
1999 - 2004
Graduação em Fisioterapia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Plasticidade do Sistema Nervoso Central: Implicações Funcionais para a Reabilitação.
Orientador: Claudia Maria Byrro Costa.




Formação Complementar


2009 - 2009
Comunicação Celular no Sistema Nervoso: novos aspectos, velhos problemas. (Carga horária: 180h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.
2008 - 2008
Redação de artigos científicos no I Simpósio de Genética e Biotecnologia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
I Semana de Biologia Celular da UFMG. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Redação de Artigos Científicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
I Curso Internacional de Dislexia de Leitura. (Carga horária: 16h).
Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, HORG, Brasil.
2007 - 2007
Curso de introdução à neurobiologia. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Aval. e tratamento do paciente adult c/ d. neurol. (Carga horária: 140h).
Sociedade Brasil para Desenvolv e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais, ABRADIMENE, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Neurofisiologia Básico-clínica. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
V Curso de Anatomia do Encéfalo Em Três Dimensões. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
O Equilíbrio Como Recurso Terapêutico. (Carga horária: 30h).
Balance, BALANCE, Brasil.
2002 - 2002
I Curso Teórico Prático Reabilitação de Amputados. (Carga horária: 8h).
Ortosolutions, OS, Brasil.
2001 - 2001
Bandagens Funcionais. (Carga horária: 9h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2001 - 2001
Introduções As Técnicas de Pnf Método Kabat. (Carga horária: 20h).
Colégio Brasileiro de Fisioterapia, COBRAFISIO, Brasil.
2000 - 2000
Anatomia Funcional. (Carga horária: 9h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2000 - 2000
Neurofisiologia da Dor. (Carga horária: 9h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2000 - 2000
Métodos de Diagnóstico Avançado. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2000 - 2000
Técnicas de Terapia Manual 28º Enaf. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo ou função, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro permanente do colegiado do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo ou função, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Comissão de Creditação

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Citologia, Histologia e Embriologia para os cursos de graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos, Farmácia e Medicina. Professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC - UFOP), lecionando a disciplina Teorias da Aprendizagem. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (CBIOL - UFOP), lecionando a disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências I.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo ou função, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora colaboradora (2014 - 2016) do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Professora permanente (2016 - atual) do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Docente da disciplina "Anatomia Humana" ministrada para o curso de graduação em Ciências Biológicas (2 sem 2009) e para o curso de graduação em Educação Física (1 sem 2010), da disciplina "Estrutura e Função dos Tecidos e Órgãos I" para o curso de graduação em Medicina (1 e 2 sem 2009, 1 sem 2010) e da disciplina "Anatomia Médica I" para o curso de Medicina (2 sem 2010).

Atividades

07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, .

Cargo ou função
Membro permanente do Colegiado do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Extensão, .

Cargo ou função
Comissão de Curricularização da Extensão Universitária.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Extensão, .

Cargo ou função
Membro Titular do Comitê de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, representando o Instituto de Ciências Biológicas e Exatas.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.

Cargo ou função
Comissão de Extensão do DECBI.
02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.

02/2015 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de aprendizagem
Seminários Temáticos I
02/2015 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.

Atividade de extensão realizada
Universidade das Crianças na Universidade Federal de Ouro Preto.
07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.

07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.

06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas.

Linhas de pesquisa
Neurociências e Educação
06/2014 - Atual
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Citohistologia
06/2014 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Citohistologia
03/2009 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Anatomia Médica I
Anatomia Médica II
Anatomia Médica III
Estrutura e Função dos Órgãos e Tecidos A (Histologia)
Estrutura e Função dos Órgãos e Tecidos B (Embriologia)
Estrutura e Função dos Órgãos e Tecidos C (Embriologia)

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta I de Anatomia Humana para os cursos de graduação de Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.


Faculdade de Santa Luzia, FACSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de Fisioterapia e Educação Física, ministrando aulas de Anatomia Humana, Neuroanatomia, Bioestatística, Fisioterapia aplicada à Neurologia, Fisioterapia aplicada à Ginecologia, Estágio Supervisionado de Neurologia, Trabalho de Conclusão de Curso.

Atividades

01/2010 - 12/2011
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisioterapia aplicada à Neurologia
Neurologia
Fisioterapia aplicada à Ginecologia
Bioestatística
Neuroanatomia e Neurofisiologia

Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo, FACIC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Anatomia Humana I e II para o curso de Enfermagem.


Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte, FAME, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4

Atividades

02/2009 - 07/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neurofisiologia aplicada à Psicologia

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato administrativo, Enquadramento Funcional: Professor assistente I, Carga horária: 9
Outras informações
Professora da disciplina Fisioterapia aplicada à neurologia, ministrada para o sétimo período de Fisioterapia.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor palestrante, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Organizadora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 9

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Apoio, Carga horária: 9

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisioterapia aplicada à Neurologia
9/2004 - 10/2004
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I - Fisioterapia apliacada à neuropediatria
6/2003 - 9/2004
Estágios , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Estágio realizado
Estágio voluntário na área de neurologia PUC-MG.
9/2003 - 6/2004
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisioterapia aplicada à neurologia I
5/2004 - 5/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Integrante da comissão organizadora do I ciclo de palestras em reabilitação neurológica.
4/2004 - 4/2004
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria voluntária do programa Puc Aberta 2004
10/2003 - 10/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Equipe de apoio ao curso Fisiologia da atividade física aplic.à infância, adolescente e adulto.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina "Neuroanatomia Funcional" ministrada para o curso de pós-graduação (strictu sensu) em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais, sob supervisão da professora Dra. Leonor Bezerra Guerra. Atividade exercida: Monitora voluntária da aula prática "Neuroanatomia de ratos".

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 5
Outras informações
Organização e divulgação da disciplina "Seminários em Neurociências", ministrado para o curso de pós-graduação (strictu sensu) em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais.

Atividades

08/2010 - 08/2010
Ensino, Neurociências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento infantil e Neurociências: Aspectos neurocientíficos do desenvolvimento motor
08/2009 - 08/2009
Ensino, Neurociências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Envelhecimento cerebral: aspectos básicos e clínicos do sistema motor
2009 - 2009
Ensino, Neurociências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Neurociência básica e introdução à biologia da neurotransmissão
2007 - 2008
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas, .

Estágio realizado
Monitora do evento "Café e chocolate: paixão pelo conhecimento"; Monitora da disciplina "Seminários em Neurociências"; Monitora do evento "A Química do chocolate"; Monitora da aula prática "Neuroanatomia de ratos".
10/2007 - 10/2007
Ensino, Neurociências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Neuroanatomia Funcional


Linhas de pesquisa


1.
Neurociências e Educação
2.
Prevenção ao abuso agudo de álcool por estudantes do ensino básico e superior
3.
Neurociências e Educação inclusiva
4.
Formação de professores de ciências, de biologia, de educação ambiental e de educação em saúde

Objetivo: Contribuir para a formação continuada de professores da educação básica no contexto da educação inclusiva.
Grande área: Outros
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Inclusão; Formação continuada de professores.
5.
Ensino-aprendizagem e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de ciências, de biologia, de educação ambiental e de educação em saúde para espaços formais e não formais de educação

Objetivo: Desenvolver recursos didáticos para o ensino de ciências no contexto da educação regular e inclusiva; Desenvolver recursos didáticos para o ensino de ciências baseados em metodologias ativas..
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Metodologias ativas; Materiais didáticos.
6.
Qualidade de vida do estudante de Medicina: avaliação neurocognitiva, do sono e interferência do abuso agudo de álcool


Projetos de extensão


2016 - Atual
Universidade das Crianças da Universidade Federal de Ouro Preto
Descrição: Parte da Rede Mineira de Universidade das Crianças, juntamente à Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, este projeto visa despertar a paixão pelo conhecimento em crianças de 9 a 14 anos de Escolas Públicas de Minas Gerais, por meio de oficinas pedagógicas e metodologias ativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciana Hoffert Castro Cruz - Coordenador / Débora dÁvila Reis - Integrante / Luana Pereira Leite Schetino - Integrante.
2015 - Atual
Curso de atualização de professores da rede pública e particular de Ouro Preto e região
Descrição: Curso de atualização de professores da rede pública e particular de Ouro Preto e região sobre as bases neurocientíficas do processo ensino e aprendizagem, para alunos neurotípicos e alunos com necessidades educacionais especiais (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Depressão e Ansiedade Infantil, outros)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (15) .
Integrantes: Luciana Hoffert Castro Cruz - Coordenador / Gabriela Guerra Leal Souza - Integrante / Lisandra Brandino Oliveira - Integrante.
2013 - 2014
Elaboração de um dicionário interativo de Neuroanatomia funcional: material didático complementar aos estudos teóricos e práticos
Descrição: O presente projeto consiste na elaboração de um dicionário interativo de termos e estruturas neuroanatômicas, moldado sobre recursos digitais (CD-ROM), como ferramenta para o estudo da Neuroanatomia Funcional. Tal dispositivo apresentará também casos clínicos relacionados às diversas áreas da neurologia, que possibilitarão ao aluno a consolidação do conteúdo através de exemplos práticos. O projeto também visa criar um registro fotográfico e esquemático das peças anatômicas de neuroanatomia, a fim de preservar os materiais disponíveis nos laboratórios de anatomia e possibilitar um maior acesso aos discentes da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia dinamizar o estudo individual ou coletivo, que permitirá que o estudante torne-se ator do seu processo de aprendizagem, ao invés de um receptor passivo de informações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciana Hoffert Castro Cruz - Coordenador / Stanley Bras Sperandio - Integrante / Carolina Santos Oliveira - Integrante / Eric Levi de Oliveira Lucas - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.
2013 - 2013
I JORNADA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE: a interdisciplinariedade, saberes e perspectivas
Descrição: A I Jornada Acadêmica de Ciências de Saúde (JACiSa) propõe apresentações de trabalhos científicos por parte dos alunos, alargando o relacionamento entre a pesquisa e o ensino, almejando a interdisciplinaridade. Para esta I JACiSa proporcionamos a apresentação dos trabalhos que atendam a uma solicitação do público-alvo: práticas de ensino nas diversas áreas do conhecimento. O evento foi organizado para que nas atividades de conjunto ? apresentações orais e mesas-redondas ? fossem apresentados reflexões e elementos que contribuam para a formação teórica do discente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciana Hoffert Castro Cruz - Coordenador / Adão Rodrigues de Aguiar - Integrante / Andressa Silva de Oliveira - Integrante / Letícia Lima Magalhães - Integrante / Ludmilla Grossi Furtado Saraiva - Integrante / Evelise Aline Soares - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.


Outros Projetos


2015 - Atual
Morfologia Online
Descrição: Criação de um espaço virtual e interativo para aprimorar a aprendizagem de Citologia, Histologia, Embriologia, Anatomia, Neuroanatomia e Patologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciana Hoffert Castro Cruz - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2008 - 2008
Periódico: Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Neurociências.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Professora Homenageada da IV turma de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto.
2014
1o lugar entre os temas livres na Jornada Acadêmica de Anatomia Aplicada, Universidade Federal de Minas Gerais.
2012
Aprovação em 2o lugar no concurso público para professor adjunto de Fisioterapia aplicada à Neurologia, Universidade Federal de Alfenas.
2012
Aprovação em 3o lugar no concurso público para professor adjunto de Anatomia Humana, Universidade Federal de Juiz de Fora.
2011
Menção Honrosa pela apresentação do pôster intitulado Transtorno do Pânico: considerações neuroanatômicas e neuroquímicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
2011
Homenagem do Centro Acadêmico Livre de Medicina pela dedicação ao curso de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto.
2010
Menção Honrosa pela apresentação do pôster intitulado Síndrome de Capgrass: a caracterização de um distúrbio pouco conhecido, Universidade Federal de Ouro Preto.
2010
Professora homenageada, PUC-MG.
2009
Professora homenageada, PUC-MG.
2009
Aprovação em segundo lugar do Processo UFOP de Seleção Simplificada para Contratação de professor substituto, UFOP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOURENCO, L. C. D.2014LOURENCO, L. C. D. ; FARIA, R. R. ; MACEDO, F. R. M. ; CRUZ, L ; DOMINGOS, L. M. ; SOARES, E. A. . Avaliação da comunicação verbal equipe-paciente comatoso no centro de terapia intensiva (CTI). Nucleus (Ituverava. Impresso), v. 11, p. 7-13, 2014.

2.
DOYLE, FLÁVIA2012DOYLE, FLÁVIA ; CARDOSO, FRANCISCO ; LOPES, LÍVIA ; MENDES, MARINA ; DIAS, FERNANDO ; CRUZ, LUCIANA ; TAVARES, RUBENS ; CAMARGOS, AROLDO ; CARNEIRO, MÁRCIA ; DIAS-LOPES, CAMILA ; CHÁVEZ-OLÓRTEGUI, CARLOS . Infusion of Sydenham's chorea antibodies in striatum with up-regulated dopaminergic receptors: A pilot study to investigate the potential of SC antibodies to increase dopaminergic activity. Neuroscience Letters (Print), v. 523, p. 186-189, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
CAPOBIANGO, R. ; HOFFERT, L . Jogo didático "Que bicho sou eu": recurso pedagógico facilitador para o ensino de ciências de alunos com necessidades educacionais especiais nos anos finais do ensino fundamental. In: Wender Faleiro; Maria Paulina de Assis. (Org.). Ciências da Natureza e Formação de professores. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 17-385.

2.
LIMA, I. T. L. G. ; CRUZ, L.H.C . Implicações da Neurociência na gestão de pessoas. In: Antônia Soares Silveira e Oliveira; João Carlos Dias; Ledna Bettcher. (Org.). Gestão do conhecimento tecnológico e de pessoas. 1ed.Belo Horizonte: Faculdades ISEIB, 2016, v. 1, p. 9-156.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAPOBIANGO, R. ; HOFFERT, L . Mapa conceitual:estratégia pedagógica para o ensino de Ciências de alunos com TEA.. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, 2016. v. 1.

2.
CAPOBIANGO, R. ; HOFFERT, L . DESENHOS ANIMADOS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.. In: Brain Connection 1º Congresso Internacional de Neurociencias e Aprendizagem da infancia e Adolescencia- Atuação Multidisciplinar, 2016, Belo Horizonte. BRAIN CONNECTION, 2016, Belo Horizonte. Brain Connection 1º Congresso Internacional de Neurociencias e Aprendizagem da infancia e Adolescencia- Atuação Multidisciplinar, 2016. v. 1. p. 1-160.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HOFFERT, L; LIMA, S. N. ; CAMARGOS, E. R. S. ; MARTINELLI, P. M. ; GUERRA, L. B. . Fatores neurotróficos e exercício físico como mediadores da plasticidade neuronal. In: II Simpósio de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG, 2008, Belo Horizonte. Fatores neurotróficos e exercício físico como mediadores da plasticidade neuronal, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOARES, E. A. ; CRUZ, L . Effects of ethanol consumption and alcohol detoxification on the biomechanics and volume of cortical and trabecular bone in rat femurs.. Brazilian Journal of Biology (Impresso), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
HOFFERT, L. Neurociência e Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HOFFERT, L. Os reflexos do bullying no processo de aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
HOFFERT, L. Neurociências e Educação: como o nosso cérebro aprende?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
HOFFERT, L. Bases das Neurociências para o processo ensino e Aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HOFFERT, L. Neurociência e deficiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CAPOBIANGO, R. ; HOFFERT, L . Práticas pedagógicas inclusivas para o ensino de ciências para de alunos com transtorno do espectro autista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
HOFFERT, L; SOUZA, G. G. L. . Atividades didáticas sobre Cérebro e Emoções após a sessão do filme Divertida Mente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
HOFFERT, L. Atividades didáticas sobre Cérebro e Emoções na Escola Simão Lacerda da Prefeitura de Ouro Preto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
HOFFERT, L. Neurociências e educação: processo ensino e aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
HOFFERT, L. Neurociências e educação: conheça nosso cérebro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
HOFFERT, L. Neurociências e educação: conheça nosso cérebro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CAPOBIANGO, R. ; HOFFERT, L . Relato de experiência: Criatividade, ludicidade, inclusão: uma mistura assertiva para a aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista no ensino de ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
HOFFERT, L. O cérebro e a aprendizagem motora durante as diversas fases da vida da mulher: como o pilates clínico pode contribuir?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
HOFFERT, L. Neurociências e Educação: como o nosso cérebro aprende?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
HOFFERT, L. Neurociências e Educação: como nosso cérebro aprende?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GALVAO, S. K. P. A. ; HOFFERT, L . Procedimentos pedagógicos que favorecem ao processo cognitivo da atenção: uma análise da prática de três professores de Biologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
HOFFERT, L. Neurociências e Educação: como o nosso cérebro aprende?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
HOFFERT, L. Neurociências e educação inclusiva: bases da aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CAPOBIANGO, R. ; HOFFERT, L . DESENHOS ANIMADOS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM TRASNTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CAPOBIANGO, R. ; HOFFERT, L . Mapa Conceitual: estratégia pedagógica para o ensino de Ciências de alunos com TEA. 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
HOFFERT, L; FREIRIA, B. . Universidade das Crianças da Universidade Federal de Ouro Preto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
HOFFERT, L. Como o cérebro aprende?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
HOFFERT, L. Como aprende o cérebro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
HOFFERT, L. Bases neuroanatômicas e neurofisiológicas do processo ensino e aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
HOFFERT, L. Neurociências e educação: como o nosso cérebro aprende?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
HOFFERT, L; MARINHO, A. G. ; FREITAS, C. S. ; COIMBRA, C. C. ; DORETTO, M. C. ; MARTINELLI, P. M. ; GUERRA, L. B. ; MACHADO, C. R. S. ; CAMARGOS, E. R. S. . Produção de fatores neurotróficos no sistema nervoso central de ratos submetidos a treinamento físico e à lesão da substância negra do mesencéfalo por 6-hidroxidopamina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
HOFFERT, L; LIMA, S. N. ; CAMARGOS, E. R. S. ; MARTINELLI, P. M. ; GUERRA, L. B. . Fatores neurotróficos e exercício físico como mediadores da plasticidade neuronal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
HOFFERT, L; MARINHO, A. G. ; FREITAS, C. S. ; COIMBRA, C. C. ; DORETTO, M. C. ; MARTINELLI, P. M. ; GUERRA, L. B. ; MACHADO, C. R. S. ; CAMARGOS, E. R. S. . Produção de fatores neurotróficos no sistema nervoso central de ratos submetidos a treinamento físico e à lesão da substância negra do mesencéfalo por 6-hidroxidopamina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
COSTA, F. V. ; HOFFERT, L . Sequência didática: A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE UM CD COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM. 2018.

2.
TEIXEIRA, C. R. S. ; HOFFERT, L ; MENEZES, Y. B. . Cartilhas Todos contra o bullying: como reconhecer, prevenir e combater. 2018.

3.
PARANHOS, A. O. ; HOFFERT, L . Livro: Neuromitos na Educação. 2018.

4.
COSTA, F. Q. ; HOFFERT, L . Sequência didática para prevenção do abuso agudo de álcool por alunos do ensino médio. 2017.

5.
HOFFERT, L; SOUZA, G. G. L. ; OLIVEIRA, L. B. . Apostila: Neurociência e Educação: como nosso cérebro aprende?. 2017.

6.
CAPOBIANGO, R. ; HOFFERT, L . Video-aulas sobre Neurociências e Educação Inclusiva para Professores visando Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista. 2017.

7.
GALVAO, S. K. P. A. ; HOFFERT, L . Video aulas sobre neurociências cognitiva e implicações sobre a prática pedagógica de professores de biologia do ensino médio. 2017.

8.
HOFFERT, L; SOUZA, G. G. L. ; OLIVEIRA, L. B. . Apostila: Neurociência e Educação: como nosso cérebro aprende?. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, G. G. L. ; OLIVEIRA, L. B. ; HOFFERT, L . A neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de curso de atualização).

2.
GUERRA, L. B. ; HOFFERT, L ; Hatem, A. . Universidade Federal de Minas Gerais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HOFFERT, L; MACHADO, E. M. M.; ZIVIANI, D. C. G.. Participação em banca de Carolinne Rodrigues da Silva Teixeira. RECONHECER, PREVENIR E COMBATER O BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL: proposta de um projeto de intervenção. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
HOFFERT, L; LIMA, G. S.; OLIVEIRA, A. G.. Participação em banca de Alessandra de Oliveira Paranhos. A Neurociência como ferramenta para a formação continuada de professores. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
ZAMA, U. S.; HOFFERT, L; DIAS, G. S.. Participação em banca de Cláudio Henrique de Souza Fernandes. Biomembranas e o ensino por investigação na educação superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
HOFFERT, L; MOREIRA, L. M.. Participação em banca de Fernando Vieira Costa. A música como estratégia educacional no processo de formação inicial de professores: uma sequência didática como ferramenta pedagógica pluralista para o ensino e aprendizagem de biologia. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
GUIMARAES, M. H. U.; HOFFERT, L. Participação em banca de Victor Peres Silva. Visões do céu: uma sequência didática para o ensino de astronomia. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
HOFFERT, L; MOREIRA, L. M.; SA, M. A.. Participação em banca de Fabiana Quaresma da Costa. Atividades Educacionais para prevenção do abuso agudo de álcool por alunos do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
HOFFERT, L; FRANCO, M. A. M.; GUERRA, L. B.. Participação em banca de Sirlândia Kelis Pereira Agra Galvão. Implicações da neurociência cognitiva na prática pedagógica de professores de biologia do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
SILVA, F. A. R.; HOFFERT, L; ALLAIN, L. R.. Participação em banca de Juliana Roberto de Oliveira. Proposta de uma sequencia didática fundamentada na Teoria Ator Rede: o Estatuto do Embrião. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
SANTOS, C. G.; HOFFERT, L. Participação em banca de Wasley Wagner Gonçalves. Desenvolvimento de um caderno temático inspirado em temas ambientais tratados na coleção viver, aprender: uma proposta para a formação docente na EJA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
MARQUES, K. A.; HOFFERT, L. Participação em banca de Karina de Almeida Marques. Análise e avaliação de materiais informativos disponíveis na web para pais sobre os Transtornos Específicos da Aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
CAPOBIANGO, R.; HOFFERT, L. Participação em banca de Renata de Souza Capobiango Ferreira. Contribuições das neurociências para a formação continuada de professores visando a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
HOFFERT, L; MOREIRA, L. M.. Participação em banca de Luiz Henrique de Oliveira Reis. Atlas geoambiental como instrumento de educação ambiental nas escolas públicas de Minas Gerais. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
SILVA, F. A. R.; HOFFERT, L. Participação em banca de Fernanda Costa dos Santos. Sequência didática para o ensino fundamental: trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
MOREIRA, L. M.; HOFFERT, L. Participação em banca de Cláudio Sérgio Estevam. RNA de interferência e o ensino de ciências: uma ferramenta de apoio pedagógico. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
REIS, D. D.; NASCIMENTO, R. D.; CARVALHO, C. R.; HOFFERT, L. Participação em banca de Jacqueline Garcia Duarte. Avaliação da possível participação do NGF na patologia do megaesôfago induzido pela infecção pelo Trypanossoma cruzi. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
HOFFERT, L; MOREIRA, L. M.. Participação em banca de Jalula Maria Lage Maciel. Ecocereus e as multifunções ecológicas da canga: contribuições para educação ambiental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

17.
HOFFERT, L. Participação em banca de Kelison Ricardo Teixeira. Do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientíico: a teoria das inteligências múltiplas aplicada ao processo de aprendizagem de reações químicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
HOFFERT, L. Participação em banca de Kelison Ricardo Teixeira. Uma sequência didática elaborada à luz das teorias das inteligências múltiplas para o ensino de reações químicas: novas possibilidades para a aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, F. V.; HOFFERT, L; SILVA, F. A. R.; VILELA, L. R.. Participação em banca de Fernando Vieira Costa. A música como estratégia educacional no processo ensino e aprendizagem de biologia: paródias como ferramenta pedagógica de aprendizagem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
SANTOS, C. G.; HOFFERT, L. Participação em banca de Paulo Augusto Valadares. A temática drogas na educação básica: projeto de intervenção no ensino de química para a conscientização e prevenção do tabagismo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
HOFFERT, L; MACHADO, E. M. M.. Participação em banca de Carolinne Rodrigues da Silva Teixeira. RECONHECER, PREVENIR E COMBATER O BULLYING ENTRE PARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: proposta de um projeto de intervenção. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
HOFFERT, L; AMORIM, C. M.; SA, M. A.. Participação em banca de Alessandra de Oliveira Paranhos. A Neurociência como ferramenta para a formação continuada de professores. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
SANTOS, C. G.; HOFFERT, L. Participação em banca de Wellington Geraldo Lima Amaral. Investigando o jogo ambientalista global como instrumento no processo de ensino e aprendizagem de química e em educação ambiental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
MOREIRA, L. M.; HOFFERT, L. Participação em banca de Luiz Henrique de Oliveira Reis. Atlas digital geoambiental como instrumento de educação ambiental nas escolas públicas de Minas Gerais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
SILVA, F. A. R.; HOFFERT, L; ALLAIN, L. R.. Participação em banca de Juliana Roberto de Oliveira. Proposta de uma sequencia didática fundamentada na teoria ator rede: o estatuto do embrião. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
SILVA, F. A. R.; HOFFERT, L. Participação em banca de Fernanda Costa dos Santos. Sequencia didática para o ensino fundamental: trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
FRANCO, M. A. M.; HOFFERT, L. Participação em banca de Edmara Rocha dos Santos Moreira. Atenção básica e ensino de ciências: um jogo de trilha como recurso pedagógico para a promoção da saúde no ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
LIMA, V. P.; GUIMARAES, M. H. U.; HOFFERT, L. Participação em banca de Victor Peres Silva. Visões do céu: uma sequência didática para o ensino de Astronomia.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
HOFFERT, L; AMBROSINA, S.; SOUZA, G. P.. Participação em banca de Renata de Souza Capobiango Ferreira. Contribuições da neurociência para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
HOFFERT, L. Participação em banca de Karina Garcia Alves. Ensino de Ciências para surdos: considerações sobre a aprendizagem e a formação de professores. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
HOFFERT, L; SOUZA, G. G. L.; SILVA, F. A. R.. Participação em banca de Sirlândia Kelis Pereira Agra Galvão. Implicações da Neurociência Cognitiva na prática pedagógica de professores de Biologia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
HOFFERT, L; SILVA, F. A. R.; SOUZA, G. G. L.. Participação em banca de Fabiana Quaresma da Costa. Produção de vídeo de animação educativo como ferramenta pedagógica para a prevenção do abuso agudo de álcool por alunos do ensino médio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
HOFFERT, L. Participação em banca de Kelison Ricardo Teixeira. Do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientíico: a teoria das inteligências múltiplas aplicada ao processo de aprendizagem de reações químicas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Pereira, A.F.L; HOFFERT, L. Participação em banca de Ana Flávia Leão Pereira. Efeito do treinamento motor e da exposição a ambientes enriquecidos sobre o sistema nervoso central de idosos saudáveis e portadores de distúrbios neurológicos: uma revisão bibliográfica. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-grad latu sensu em Neurociência e Comportament) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PACHECO, P. V.; HOFFERT, L. Participação em banca de Paula Vieira Pacheco. O exercício de resistência como influência para a neuroplasticidade induzida por BDNF em modelos de acidente vascular encefálico. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-grad latu sensu em Neurociência e Comportament) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDES, R. F.; SOUZA, G. G. L.; HOFFERT, L. Participação em banca de Rafaela Freitas Mendes.O impacto de cenas de interação social sobre a variabilidade da frequência cardíaca e sobre os estados emocionais.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
SOUZA, G. G. L.; HOFFERT, L. Participação em banca de Bruna Eugênia Ferreira Mota.O impacto de cenas de interação social sobre a eletromiografia facial e o papel da empatia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
HOFFERT, L; SOUZA, G. G. L.. Participação em banca de Heraldo Diones Silva.Influência dos traços individuais na avaliação emocional de fotografias de cenas com e sem interação social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
HOFFERT, L. Participação em banca de Alunos do 10o período do curso de Fisioterapia.Terapia de contenção do movimento em paciente hemiplégico adulto: uma revisão bibliográfica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
HOFFERT, L. Participação em banca de Alunos do 10o período do curso de Fisioterapia.Plasticidade Neural em pacientes pós doença vascular encefálica submetidos a neuroreabilitação: uma revisão bibliográfica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HOFFERT, L; OLIVEIRA, L. A. M.; MACHADO, E. M. M.. Banca Examinadora no processo simplificado de contratação de professor substituto na área de Anatomia Humana. 2018. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
HOFFERT, L; MASSON, V. F.; SA, M. A.. Provimento de cargo de professor da carreira de magistério superior. 2018. Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
HOFFERT, L. Concurso de provas e títulos para provimento efetivo de uma vaga da carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
HOFFERT, L. Banca Examinadora no processo simplificado de contratação de professor substituto na área de Fisiologia Humana. 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
OLIVEIRA, L. A. M.; NOGUEIRA, K. O. P. C.; HOFFERT, L. Concurso para professor subsituto em Biologia Celular e Histofisiologia. 2016. Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
HOFFERT, L; RODRIGUES, H. A.. Concurso para professor efetivo de Histologia e Embriologia da UFJF-GV. 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
HOFFERT, L; LIMA, W. G.; VIEIRA, P. M. A.. Concurso para professor substituto de Patologia. 2015. Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
HOFFERT, L; LIMA, W. G.; OLIVEIRA, L. A. M.. Concurso de professor substituto de Biologia Celular e Histofisiologia dos Sistemas. 2014. Universidade Federal de Ouro Preto.

Outras participações
1.
HOFFERT, L. Encontro de Saberes da UFOP. 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
HOFFERT, L. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia (Regional Sul). 2016. Associação Brasileira de Ensino de Biologia.

3.
HOFFERT, L; FRANCO, M. A. M.; CORREA, H. T.. Mesa redonda Alfabetização, letramento e neurociências. 2016. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
HOFFERT, L. XVI Encontro Didático Científico do Curso de Medicina da UFOP. 2015. Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
HOFFERT, L. I Jornada de Pediatria de Ouro Preto. 2015. Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
HOFFERT, L. Encontro de Saberes da UFOP. 2015. Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
HOFFERT, L; CRUZ, L. H. C.; SOARES, E. A.. I Jornada Acadêmica de Ciências da Saúde da UFJF. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
HOFFERT, L. XXII Seminário de Iniciação Científica da UFOP - Encontro dos Saberes. 2014. Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
HOFFERT, L. Participação em mesa avaliativa do VI Encontro Didático Científico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
HOFFERT, L. Participação em mesa avaliativa do V Encontro Didático Científico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. 2010. Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
HOFFERT, L. Participação em mesa avaliativa do IV Encontro Didático Científico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
HOFFERT, L. XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Semana Nacional do Cérebro UFOP.Percepção sensorial. 2018. (Oficina).

2.
VII Semana Nacional do Cérebro UFOP.Corpo Humano. 2018. (Oficina).

3.
Encontro Regional de Ensino de Biologia Regional 4.Procedimentos pedagógicos que favorecem ao processo cognitivo da atenção: uma análise de três professores de biologia. 2017. (Seminário).

4.
7o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Universidade das Crianças na Universidade Federal de Ouro Preto. 2016. (Congresso).

5.
II Fórum de Inclusão da Região dos Inconfidentes.Neurociências e educação inclusiva: bases da aprendizagem. 2016. (Outra).

6.
II Jornada Multidics.Alfabetização e Neurociências e aprendizagem. 2016. (Outra).

7.
Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior. 2016. (Outra).

8.
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Mapa Conceitual: estratégia pedagógica para o ensino de Ciências de alunos com TEA. 2016. (Congresso).

9.
II Simpósio de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG.Fatores neurotróficos e exercício físico como mediadores da plasticidade neuronal. 2008. (Simpósio).

10.
1º Congresso Internacional de Neurociências e Reabilitação. 2004. (Congresso).

11.
II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2004. (Congresso).

12.
II Encontro de Neuro-Ortopedia Infantil. 2004. (Encontro).

13.
VI Congresso Mineiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 2003. (Congresso).

14.
I Ciclo de Palestras Sobre o Pé Diabético. 2002. (Outra).

15.
I Encontro de Anatomia Humana e Neuroanatomia. 2001. (Encontro).

16.
I Meeting Internacional de Fisioterapia. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOFFERT, L; SOUZA, G. G. L. . VII Semana Nacional do Cérebro UFOP. 2018. (Outro).

2.
HOFFERT, L. Curso Multiplicadores do Programa Universidade das Crianças. 2018. (Outro).

3.
HOFFERT, L; SOUZA, G. G. L. ; OLIVEIRA, L. B. . IV Curso de Atualização para Professores da educação infantil, ensino fundamental e médio. 2017. (Outro).

4.
HOFFERT, L; SOUZA, G. G. L. . VI Semana Nacional do Cérebro. 2017. (Outro).

5.
CRUZ, L; SOUZA, G. G. L. ; OLIVEIRA, L. B. . III Curso de Atualização "A Neurociência e a Educação: como nosso cérebro aprende?". 2016. (Outro).

6.
CRUZ, L; SOUZA, G. G. L. ; OLIVEIRA, L. B. . II Curso de Atualização "A Neurociência e a Educação: como nosso cérebro aprende?". 2015. (Outro).

7.
FIGUEIREDO, A. M. ; PENIDO, J. M. M. O. ; CRUZ, L . XVI Encontro Didático Cientíico do Curso de Medicina. 2015. (Outro).

8.
FIGUEIREDO, A. M. ; PENIDO, J. M. M. O. ; CRUZ, L . XV Encontro Didático Científico do curso de Medicina. 2014. (Outro).

9.
AGUIAR, A. R. ; OLIVEIRA, A. S. ; MAGALHAES, L. L. ; SARAIVA, L. G. F. ; FONSECA, M. L. ; HOFFERT, L . I Jornada Acadêmica de Ciências da Saúde. 2013. (Outro).

10.
COSTA, C. M. B. ; ARRUDA JUNIOR, R. F. ; CASTRO, A. C. M. ; HOFFERT, L ; MORAES, M. P. . I Ciclo de Palestras em Reabilitação Neurológica. 2003. (Outro).

11.
HOFFERT, L. Curso Fisiologia da atividade física aplicada à infância, ao adolescente e ao adulto. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Amanda Séllos Rodrigues. CIÊNCIAS NATURAIS PARA ENCANTAR E ENSINAR: Formação continuada de professores visando inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Fernanda Fonseca Torres Pessoa. A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: a importância da formação continuada de professores.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Paulo Augusto Valadares. OFICINA EDUCATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES DA QUÍMICA ORGÂNICA E SUAS RELAÇÕES COM O TABACO NA PERSPECTIVA DE UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carolline Rodrigues da Silva Teixeira. RECONHECER, PREVENIR E COMBATER O BULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL: proposta de um projeto de intervenção. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

2.
Alessandra de Oliveira Paranhos. A Neurociência como ferramenta para a formação continuada de professores. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

3.
Sirlândia Kelis Pereira Agra Galvão. Implicações da Neurociência Cognitiva na prática pedagógica de professores de Biologia do Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

4.
Fernando Vieira Costa. CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

5.
Fabiana Quaresma da Costa. Atividades educacionais para prevenção do abuso agudo de álcool por alunos do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

6.
Renata de Souza Capobiango Ferreira. Contribuições da Neurociência para a formação continuada de professores visando a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Flávia Leão Pereira. Efeito do treinamento motor e da exposição a ambientes enriquecidos sobre o sistema nervoso central de idosos saudáveis e portadores de distúrbios neurológicos: uma revisão bibliográfica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-grad latu sensu em Neurociência e Comportament) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

2.
Paula Vieira Pacheco. Modelo experimental de Acidente Vascular encefálico: da ciência básica às implicações para a reabilitação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-grad latu sensu em Neurociência e Comportament) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

3.
Paula Vieira Pacheco. O EXERCÍCIO DE RESISTÊCIA COMO INFLUÊNCIA PARA A NEUROPLASTICIDADE INDUZIDA POR BDNF EM MODELOS DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-grad latu sensu em Neurociência e Comportament) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Priscila Grazieli Lopes. Prevalência dos sintomas depressivos em alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto e sua relação da qualidade de vida do estudante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

2.
Adriana de Souza Lopes et. al.,. Atuação do fisioterapeuta no tratamento da paralisia facial periférica: uma revisão bibliográfica.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Santa Luzia. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

3.
Antonio Nilton Macedo Arapiraca. Tratamento fisioterapêutico da dor lombar em gestantes.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Santa Luzia. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

4.
Flávia Fernandes de Souza Torres. Atuação do fisioterapeuta na fase aguda do acidente vascular encefálico: uma revisão da literatura.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Santa Luzia. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

5.
Maryelle Helise Santos Marques. A atuação do fisioterapeuta na reabilitação de pacientes que utilizam prótese mioelétrica de membro superior.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Santa Luzia. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

6.
Micaelle Priscila Santos Nascimento. Atuação do fisioterapeuta no tratamento da doença de Parkinson: uma revisão de literatura.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Santa Luzia. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

7.
Andresa Paula da Silva. O exercício físico como atenuante dos efeitos deletérios do envelhecimento.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Santa Luzia. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

8.
Flávia Ferreira Gomes et. al.,. Efeitos dos exercicios físicos sobre a funcionalidade em hemiplégicos e hemiparéticos portadores da doença vascular encefálica.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Santa Luzia. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

9.
Maria Almira Alves Batista et. al.,. Efeito das abordagens fisioterapêuticas na paralisia facial periférica.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Santa Luzia. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

Orientações de outra natureza
1.
Jaquelyne Adelyna Sara Luana Ferreira da Silva. Monitoria da Disciplina CBI 199 - Citohistologia A. 2015. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

2.
Jaquelyne Adelyna Sara Luana Ferreira da Silva. Monitoria da Disciplina CBI 236 - Histologia geral. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

3.
Jaquelyne Adelyna Sara Luana Ferreira da Silva. Monitoria da Disciplina CBI 617 - Embriologia Humana. 2015. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

4.
Yohanna Bastani de Mattos. Monitoria da Disciplina CBI 700- Bases Moleculares das Célula. 2014. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

5.
Eric Levi de Oliveira Lucas. Bases Neuroanatômicas da Memória. 2014. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

6.
Letícia Utsch Araújo. Bases Histológicas e anatômicas da Distrofia Muscular de Duchenne. 2014. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.

7.
Yohanna Bastani de Mattos. Monitoria da Disciplina CBI 199 - Citohistologia A. 2014. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Luciana Hoffert Castro Cruz.



Inovação



Produto tecnológico
1.
COSTA, F. Q. ; HOFFERT, L . Sequência didática para prevenção do abuso agudo de álcool por alunos do ensino médio. 2017.

2.
HOFFERT, L; SOUZA, G. G. L. ; OLIVEIRA, L. B. . Apostila: Neurociência e Educação: como nosso cérebro aprende?. 2017.

3.
COSTA, F. V. ; HOFFERT, L . Sequência didática: A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE UM CD COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM. 2018.

4.
GALVAO, S. K. P. A. ; HOFFERT, L . Video aulas sobre neurociências cognitiva e implicações sobre a prática pedagógica de professores de biologia do ensino médio. 2017.


Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LIMA, I. T. L. G. ; CRUZ, L.H.C . Implicações da Neurociência na gestão de pessoas. In: Antônia Soares Silveira e Oliveira; João Carlos Dias; Ledna Bettcher. (Org.). Gestão do conhecimento tecnológico e de pessoas. 1ed.Belo Horizonte: Faculdades ISEIB, 2016, v. 1, p. 9-156.


Apresentações de Trabalho
1.
HOFFERT, L. Neurociências e educação inclusiva: bases da aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAPOBIANGO, R. ; HOFFERT, L . DESENHOS ANIMADOS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM TRASNTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
HOFFERT, L; FREIRIA, B. . Universidade das Crianças da Universidade Federal de Ouro Preto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
HOFFERT, L. Como aprende o cérebro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HOFFERT, L. Bases neuroanatômicas e neurofisiológicas do processo ensino e aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HOFFERT, L. Neurociências e educação: como o nosso cérebro aprende?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
HOFFERT, L. Neurociências e educação: processo ensino e aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
HOFFERT, L. Neurociências e educação: conheça nosso cérebro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
HOFFERT, L. Neurociências e educação: conheça nosso cérebro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
HOFFERT, L. Neurociência e Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SOUZA, G. G. L. ; OLIVEIRA, L. B. ; HOFFERT, L . A neurociência e a educação : como nosso cérebro aprende?. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de curso de atualização).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AGUIAR, A. R. ; OLIVEIRA, A. S. ; MAGALHAES, L. L. ; SARAIVA, L. G. F. ; FONSECA, M. L. ; HOFFERT, L . I Jornada Acadêmica de Ciências da Saúde. 2013. (Outro).

2.
CRUZ, L; SOUZA, G. G. L. ; OLIVEIRA, L. B. . III Curso de Atualização "A Neurociência e a Educação: como nosso cérebro aprende?". 2016. (Outro).

3.
CRUZ, L; SOUZA, G. G. L. ; OLIVEIRA, L. B. . II Curso de Atualização "A Neurociência e a Educação: como nosso cérebro aprende?". 2015. (Outro).

4.
FIGUEIREDO, A. M. ; PENIDO, J. M. M. O. ; CRUZ, L . XVI Encontro Didático Cientíico do Curso de Medicina. 2015. (Outro).

5.
FIGUEIREDO, A. M. ; PENIDO, J. M. M. O. ; CRUZ, L . XV Encontro Didático Científico do curso de Medicina. 2014. (Outro).

6.
HOFFERT, L. Curso Fisiologia da atividade física aplicada à infância, ao adolescente e ao adulto. 2003. (Outro).



Outras informações relevantes


Projetos de Extensão aprovados e financiados pela PROEX - UFJF: Dicionário Interativo de Neuroanatomia Humana e I Jornada Acadêmica de Ciências da Saúde, ambos desenvolvidos junto aos alunos da UFJF - Campus Avançado em Governador Valadares.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 2:23:04