Rogério Emiliano de Assis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8494712033250437
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Goiás (UFG/Unidade de Jataí). É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é coordenador intermediário de projetos especiais pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (Coordenação de Ensino de Sobradinho/Gerência da Educação Básica), atuando especificamente nos Centros Interescolares de Línguas (Língua Inglesa). Também, faz parte do quadro de docentes do curso de Letras da Faculdade Mauá de Brasília. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Linguística Aplicada, debruçando-se nos seguintes temas: aquisição e aprendizagem de língua inglesa, afetividade no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa e estudos identitários de educadores e aprendizes de língua inglesa. Por fim, tem atuado como consultor pedagógico em oficinas e palestras envolvendo a sua área de atuação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rogério Emiliano de Assis
Nome em citações bibliográficas
ASSIS, R. E. de

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Línguas de Sobradinho, Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Quadra 11 Área Reservada 01
Sobradinho I
73040110 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 39014099


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Linguistica Aplicada.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Identidade, investimento e comunidade imaginada: o aprendiz pela estrada de tijolos amarelos,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade.
Coorientador: Maria da Glória Magalhães Reis.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2004
Graduação em Letras Português e Inglês - Licenciatura.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Atuação Profissional



INSTITUTO MAUA DE PESQUISA E EDUCACAO, IMPE_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Estilística do português; Língua portuguesa; Tópicos especiais I.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estilística. Sociolinguística. Língua portuguesa I.
02/2018 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa.
02/2018 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais I.
02/2018 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa.
02/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa.

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, SEEDF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Intermediário: Projetos Especiais, Carga horária: 40


Faculdade Mauá de Brasília, MAUÁDF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Contrato Especial, Enquadramento Funcional: Professor Extra Quadro, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
08/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
08/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
08/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
08/2017 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
08/2017 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
08/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
02/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Geral I
Morfologia do Português
Prática de Ensino do Português IV

Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho, CILSOB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica Classe A, Carga horária: 40
Outras informações
Desde março do ano de 2014, tenho atuado como Coordenador Intermediário de Projetos Especiais no setor de Gerência da Educação Básica (GEB) na Coordenação Regional de Ensino (Sobradinho-DF).


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Coordenador de projeto, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações
Curso: Language Development for Teachers. Área: Formação de Professores. Linha: Desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de professores pré-serviço e em serviço. O curso ?Language Development for Teachers? teve o objetivo de se constituir como um espaço de prática da língua inglesa, visando ao desenvolvimento da proficiência oral e escrita para professores de inglês de escolas públicas e alunos do curso de Letras/Inglês (licenciatura).

Atividades

08/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , UnB, .


UFG - Campus Avançado de Jataí, UFG-CAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Línguas UFG-CJ, CL-UFG-CJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico da Área de Inglês, Carga horária: 20


Faculdade Mauá de Goiás, MAUÁ GO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina ministrada: Metodologia Científica.



Linhas de pesquisa


1.
Processos formativos de professores e aprendizes de línguas estrangeiras

Objetivo: A linha cataliza projetos voltados para a descrição da estrutura e funcionamento dos processos interdependentes de aprender e ensinar língua(s) na relevância específica para a formação dos agentes envolvidos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.


Projetos de extensão


2011 - 2011
NEx: Formação Continuada de Professores e Aprendizes de Línguas
Descrição: Curso: Language Development for Teachers. Área: Formação de Professores. Linha: Desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de professores pré-serviço e em serviço. O curso ?Language Development for Teachers? teve o objetivo de se constituir como um espaço de prática da língua inglesa, visando ao desenvolvimento da proficiência oral e escrita para professores de inglês de escolas públicas e alunos do curso de Letras/Inglês (licenciatura)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: SuperUni. Revista Universitária da Faculdade Mauá de Brasília.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Treinamento e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Nome da Turma de Formandos em Letras Inglês 2008, Universidade Federal de Goiás - CAJ.
2007
Nome da Turma de Formandos em Letras Inglês 2007, Universidade Federal de Goiás - CAJ.
2005
Nome da Turma de Formandos em Letras Inglês 2005, Universidade Federal de Goiás - CAJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ASSIS, R. E. de2014ASSIS, R. E. de. Autoestima e sala de aula: algumas considerações. SUPERUNI, v. 02, p. 28-35, 2014.

2.
ASSIS, R. E. de2011 ASSIS, R. E. de. Convite à Autoestima: Encaminhando à Linguística Aplicada. Revista Desempenho, v. 12, p. 66-86, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ASSIS, R. E. de. Livro Didático: Yes, Sir!. In: V Seminário de Línguas Estrangeiras, 2003, Goiânia-GO. V Seminário de Línguas Estrangeiras, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
ASSIS, R. E. de. Fatores Afetivos, Sala de Aula e Formação Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ASSIS, R. E. de. Quando à Meia Voz: Poesia. Brasília, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ASSIS, R. E. de. Planejamento Escolar. 1999.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ASSIS, R. E. de. Diversidade, Direitos Humanos e Afetividade no Contexto Escolar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ASSIS, R. E. de. Identidade e Ensino de Língua. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ASSIS, R. E. de. Autoestima, identidade e ensino-aprendizagem de línguas. Onde estamos? Aonde vamos?. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ASSIS, R. E. de. Personalizing your textbook. 2013. .

2.
ASSIS, R. E. de. Using Songs for Language Practice. 2011. .

3.
ASSIS, R. E. de. Currículo da Educação Básica: EF/Séries Finais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Currículo).

4.
ASSIS, R. E. de. Azul para menino? Rosa para menina? Imagens de gênero no LD de Língua Inglesa. 2009. .

5.
ASSIS, R. E. de. How Humanist Is Your Humanistic Class?. 2009. .

6.
ASSIS, R. E. de. I see you, I hear you, you're OK: Humanizing the ESL Classes. 2009. .

7.
ASSIS, R. E. de. Teaching Grammar Effectively. 2008. .

8.
ASSIS, R. E. de. Speaking Activities: Theory and Practice. 2007. .

9.
ASSIS, R. E. de. Guided Writing Activities. 2006. .

10.
ASSIS, R. E. de. Proposta Didática sobre Interpretação de Texto. 2006. (Elaboração de Proposta Didática).

11.
ASSIS, R. E. de. Second Language Acquisition: Internal Factors Influencing the Learning Process. 2006. (Projeto Letras em Palestras - UFG - Câmpus Jataí).

12.
ASSIS, R. E. de. Speaking Games. 2005. .

13.
ASSIS, R. E. de. Phonemic Transcription, Communicative Strategies, Top Writing. 2005. .

14.
ASSIS, R. E. de. Speaking Games: Theory and Practice. 2005. .

15.
ASSIS, R. E. de. Reading Up, Planning Up, Speaking Up. 2004. .

16.
ASSIS, R. E. de. Researching up. 2004. (Extensão).

17.
ASSIS, R. E. de. Teaching Beginners: Where Are We?. 2003. .

18.
ASSIS, R. E. de. A Jugar. 2003. .

19.
ASSIS, R. E. de. Monitor da Disciplina Literatura Portuguesa. 2002. (Monitor Remunerado).

20.
ASSIS, R. E. de. Como Ser um Ótimo Aluno de Idiomas. 2001. .

21.
ASSIS, R. E. de. Monitor da Disciplina Inglês I. 2000. (Monitor Remunerado).

22.
ASSIS, R. E. de. Oral Work - How to Correct. 1999. .

23.
ASSIS, R. E. de. How to Interact Grammar and Songs. 1999. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ASSIS, R. E. de. Seleção Monitor Língua Inglesa. 2005.

2.
ASSIS, R. E. de. Banca para o Concurso Público da Área de Língua Inglesa. 2005. Universidade Federal de Goiás.

3.
ASSIS, R. E. de. Especialização do Programa de Pós-Graduação do Campus Avançado de Jataí. 1999. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
ASSIS, R. E. de. Banca Examinadora Especial de Suficiência em Disciplina. 2014. Faculdade Mauá de Brasília.

2.
ASSIS, R. E. de. Banca Examinadora Especial de Suficiência em Disciplina. 2014. Faculdade Mauá de Brasília.

3.
Lago, S. N. A. do.; Cintra, D. N. M.; ASSIS, R. E. de. Comissão de Avaliação para Vagas de Portadores de Diploma para o Curso de Letras. 2008. UFG - Campus Avançado de Jataí.

4.
ASSIS, R. E. de. Comissão de Avaliação dos Docentes pelos Discentes. 2006. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º InPLA. (Re)pensando autoestima na aprendizagem de LE a partir de teorias sociais sobre identidade. 2011. (Congresso).

2.
9o. Encontro de Letras (Universidade Católica de Brasília).Autoestima, Identidade e Ensino-Aprendizagem de Línguas: Onde Estamos? Aonde Vamos?. 2011. (Encontro).

3.
I Semana de Letras: Tecendo Saberes (UEG/Campos Belos).Identidade e Ensino de Língua. 2011. (Outra).

4.
Colóquio de Linguística Aplicada: Afinal, Quais São As Competências de Um Professor de LE?. 2010. (Encontro).

5.
7th CTJ TEFL Seminar.I See You, I Hear You, You're OK: Humanizing The ESL Classes. 2009. (Seminário).

6.
7th CTJ TEFL Seminar. 2009. (Seminário).

7.
VII Seminário de Línguas Estrangeiras.Azul para menino? Rosa para menina?. 2009. (Seminário).

8.
VII Seminário de Línguas Estrangeiras. 2009. (Seminário).

9.
VII Seminário de Línguas Estrangeiras.How Humanist Is Your Humanistic Class?. 2009. (Seminário).

10.
Centro de Línguas da Coordenação de Letras da UFG/CAJ.Teaching Grammar Effectively. 2008. (Encontro).

11.
5th CTJ TEFL Seminar.Speaking Activities: Theory and Practice. 2007. (Seminário).

12.
5th TEFL Seminar - Casa Thomas Jefferson. 2007. (Seminário).

13.
Teaching Up.Guided Writing Activities. 2006. (Outra).

14.
Curso Teaching Up.Reading Up, Planning Up, Speaking Up. 2005. (Encontro).

15.
Top English.Communicative Strategies. 2005. (Outra).

16.
Top English.Top Writing. 2005. (Outra).

17.
Top English.Phonemic Transcription. 2005. (Outra).

18.
VI Seminário de Línguas Estrangeiras.Eugene O'Neill, The Changing Theater and The Hairy Ape. 2005. (Seminário).

19.
VI Seminário de Línguas Estrangeiras. 2005. (Seminário).

20.
VI Seminário de Línguas Estrangeiras.Speaking Games. 2005. (Seminário).

21.
V Semana de Letras CAJ/UFG: Língua, Discurso e ensino.A Afetividade no Processo de Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. 2005. (Outra).

22.
V Semana de Letras CAJ/UFG: Língua, Discurso e Ensino.Speaking Games: Theory and Practice. 2005. (Outra).

23.
V Seminário de Línguas Estrangeiras. 2003. (Seminário).

24.
V Seminário de Línguas Estrangeiras.A Jugar.. 2003. (Seminário).

25.
V Seminário de Línguas Estrangeiras.Teaching Beginners: Where Are We?. 2003. (Seminário).

26.
V Seminário de Línguas Estrangeiras.Livro Didático: Yes, Sir!. 2003. (Seminário).

27.
4a. Semana de Letras do CAJ-UFG.Como Ser Um Ótimo Aluno de Idiomas. 2001. (Oficina).

28.
4a. Semana de Letras do CAJ-UFG.Fernando Pessoa: Da Mensagem ao Cancioneiro. 2001. (Outra).

29.
7a. Conferência Internacional da LAURELS. 2001. (Congresso).

30.
IV Seminário de Línguas Estrangeiras. 2001. (Seminário).

31.
3a. Semana de Letras.Oral Work - How To Correct. 1999. (Oficina).

32.
3a. Semana de Letras do CAJ-UFG.How to Interact Grammar and Songs. 1999. (Oficina).

33.
III Seminário de Línguas Estrangeiras. 1999. (Seminário).

34.
Some Humour In Our Classroom. 1999. (Oficina).

35.
Voices In Teaching - The 6th LAURELS International Conference. 1999. (Congresso).

36.
Reading In A Foreign Language Classroom: An Interactive Approach. 1998. (Oficina).

37.
Basic Teaching Techniques. 1997. (Oficina).

38.
English Literature and Culture. 1997. (Oficina).

39.
Learning and Teaching Vocabulary. 1997. (Oficina).

40.
Using Cuisenaire Rods. 1996. (Oficina).

41.
1st Improving Your English. 1995. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Bárbara Battisteli Rauber, Renato Rodrigues Lima. Análise de um Professor de Língua Inglesa em Formação Pré-Serviço. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Inglês - Modalidade: Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rogério Emiliano de Assis.

2.
Lorena Machado Costa. Crenças no Ensino de Língua Inglesa. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Inglês - Modalidade: Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rogério Emiliano de Assis.

3.
Helga Lima de Oliveira. O Processo de Socialização de uma Aluna-Professora de Língua Inglesa. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Inglês - Modalidade: Licenciatura) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rogério Emiliano de Assis.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ASSIS, R. E. de. Fatores Afetivos, Sala de Aula e Formação Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ASSIS, R. E. de. Personalizing your textbook. 2013. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ASSIS, R. E. de. Diversidade, Direitos Humanos e Afetividade no Contexto Escolar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Em Avaliação Docente pelos Discentes (Letras) referente ao 1o. semestre de 2006, obtive as seguintes notas:
Literatura Americana - 4o. ano - Nota: 96,3.
Língua Inglesa - 4o. ano - Nota: 90,5.
Literatura Inglesa II - 4o. ano - Nota: 90,5.
Inglês V - 5o. período - Nota: 93,5.

Em relação ao 2o. semestre de 2006, esta foi a classificação:
Literatura Inglesa II - 6o. período - Nota: 94,8.
Inglês IV - 4o. período - Nota: 96,1.
Literatura Inglesa - 4o. ano - Nota: 82,6.
Literatura Inglesa II - 6o. período - Nota: 94,8.
Inglês IV - 4o. período - Nota: 96,1.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 15:27:16