Alessandro Lucas da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6058119214477061
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2004). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Atuou como engenheiro de desenvolvimento de processos na Embraer. Foi professor assistente doutor na Universidade Estadual Paulista - UNESP no período de 2010 a 2012. Atualmente é professor assistente doutor na Universidade de Campinas - UNICAMP no curso de Engenharia de Produção. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandro Lucas da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. L.;SILVA, ALESSANDRO LUCAS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciência Aplicadas.
Avenida Domingos da Costa Lopes, 780
Santa Luiza
13484-350 - Limeira, SP - Brasil
Telefone: (19) 37016680
URL da Homepage: www.fca.unicamp.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (Orientador: José António de Sousa Barros Basto).
Título: Desenvolvimento de um modelo de análise e projeto de layout industrial, em ambientes de alta variedade de peças, orientado para a produção enxuta, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Antonio Freitas Rentes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: layout industrial; produção enxuta.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
2002 - 2004
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Proposta de estudo de sistematização da implementação de sistemas Kanban no contexto da produção enxuta,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Antonio Freitas Rentes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: kanban; produção enxuta.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
1997 - 2001
Graduação em Engenharia de Produção Mecânica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
A prática Pedagógica do professor universitário. (Carga horária: 16h).
UNESP, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Aplicadas, .

Linhas de pesquisa
Lean Manufacturing

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2011 - Atual
Ensino, Pós-graduação em Gestão do Agronegócio: Lato Sensu, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão da Produção e da Qualidade
08/2010 - 12/2010
Ensino, Administração Agroindustrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção I
03/2010 - 07/2010
Ensino, Administração Agroindustrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração da Produção II

Empresa Brasileira de Aeronáutica, EMBRAER, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista em Lean Manufacturing, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenei a implantação dos conceitos e ferramentas de lean manufacturing nos setores de fabricação e office relacionados.


ASSER Rio Claro, ASSER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Hominiss lean Learning & Lean Consulting, HOMINISS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Atuei nesse período como consultor implantando os conceitos e ferramentas de produção enxuta em empresas de diversos setores. Projetos desenvolvidos: 1. TECNAUT (2007) Fui responsável por reprojetar o layout da fábrica; Integrei a equipe de implantação dos conceitos e ferramentas de lean como kanban, 5S, gestão visual, etc. 2. TGM TURBINAS (2006 ? 2007) Fui responsável por reprojetar o layout da fábrica. Integrei a equipe que foi responsável por Desenvolver e implantar o sistema de produção enxuta, conquistando reduções no lead time de fabricação, no estoque e em 40% na movimentação de produtos e pessoas. 3. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS (2006) Fui responsável pelo mapeamento da situação do sistema de saúde, participando como integrante da equipe que conquistou: melhorias no atendimento prestado pelos postos de saúde; identificação das áreas críticas de atendimento à população e agilização no processo de realização de exames. 4. BIOART (2005 ? 2006) Atuei no desenvolvimento dos projetos de expansão e do novo layout da fábrica, conquistando redução da movimentação de peças e produtos e a organização dos equipamentos para manutenção do fluxo de produção de forma ordenada. 5. MAGNO PEÇAS (2005 ? 2006) Fui responsável pelo reprojeto do layout das plantas em Diadema e São Bernardo. Integrei a equipe que implantou o sistema de produção enxuta, obtendo as seguintes reduções: 84% no lead time; 90% na movimentação; no estoque em processo e na área utilizada na produção em 553 m2. 6. JUMIL (2002 ? 2005) Fui responsável pelo projeto do novo parque fabril. Integrei a equipe que implantou os conceitos de Produção Enxuta nos diversos setores da fábrica (Estamparia, Solda, Montagem, etc.).



Linhas de pesquisa


1.
Lean Manufacturing


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 E A FILOSOFIA DE PRODUÇÃO ENXUTA
Descrição: O sistema de produção enxuta e os sistemas de gestão da qualidade baseados na norma ISO 9001 encontram-se em operação com sucesso nas mais diversas empresas. Inúmeros trabalhos na literatura apresentam estudos de casos de aplicações desses sistemas em empresas de prestação de serviços ou de manufatura. O que se nota é que esses auxiliam as organizações a competirem no mercado altamente competitivo. Perante a importância, para as organizações, da produção enxuta e dos sistemas de gestão da qualidade baseados na norma ISO 9001, esta pesquisa tem por objetivo identificar a relação entre esses dois sistemas, identificando sinergias, antagonismos e possibilidades de incremento desta relação. Esta será uma pesquisa qualitativa, baseada em múltiplos estudos de casos. Para o desenvolvimento dos estudos de casos serão utilizados três instrumentos de coleta de dados: entrevista semi-estruturada, observação in loco e análise de documentos. A pesquisa deverá abranger empresas localizadas no Estado de São Paulo. O projeto está estruturado da seguinte forma: levantamento bibliográfico, objetivos, método de pesquisa, cronograma de atividades e resultados pretendidos. Em relação a esse último ponto, entre os resultados esperados pode-se destacar: identificar a possível correlação entre o sistema de gestão da qualidade baseado na norma ISO 9001; verificar se a implantação da produção enxuta torna-se mais fácil em uma empresa que já possua a ISO 9001, etc. Embora esta pesquisa foque nas empresas do Estado de São Paulo espera-se que com a publicação dos resultados obtidos outros pesquisadores possam replicá-la nas demais regiões e Estados do Brasil, ou mesmo em outros países. Os resultados dessa pesquisa deverão ser divulgados por meio de palestras e da publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
PROPOSTA DE FORMULAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE E DIAGNÓSTICO PARA EMPRESAS DE MICRO, PEQUENO E MÉDIO PORTE, BASEADA NOS CONCEITOS E PRINCÍPIOS DA PRODUÇÃO ENXUTA.
Descrição: As médias, pequenas e micro empresas têm um papel importante na economia nacional. Atualmente, essas respondem por uma parcela significativa no número de postos de trabalho existentes e impactam diretamente no PIB do país. Alguns dos problemas enfrentados por muitas dessas organizações são a baixa produtividade, alto índice de refugos de peças e produtos, alto índice de re-trabalho, custo elevado de fabricação, entre outros. Isso, muitas vezes, deve-se ao fato de produzirem mediante técnicas e ferramentas de gestão da produção bastante ultrapassadas. Em alguns casos, até mesmo utilizam conceitos de produção que não são adequados ao ambiente industrial onde estão inseridos. Neste sentido, este projeto de pesquisa busca estabelecer uma metodologia de análise e diagnóstico para micro, pequenas e médias empresas. Além disso, através da aplicação da metodologia poderá se formular um conjunto de soluções para os problemas levantados. Em resumo, através da metodologia, poderão ser identificados os pontos falhos existentes nas organizações e propor quais os conceitos e ferramentas, de produção enxuta, que as empresas analisadas poderiam utilizar para melhorarem seu desempenho. Os conceitos e técnicas aqui propostos são baseados no sistema de produção enxuta, desenvolvido na Toyota Motor Company. A metodologia desenvolvida deverá ser aplicada em ao menos uma empresa de micro, pequeno ou médio porte da cidade de Tupã ou região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandro Lucas da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade estadual paulista - Campus Experimental de Tupã - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas
2011 - Atual
Periódico: Revista Ciências Exatas e Naturais (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, G. P.2018ARAUJO, G. P. ; CESAR, F. I. G. ; SILVA, A. L. ; IGNACIO, P. S. A. . Application of heijunka leveling in a medical devices company. JOURNAL OF LEAN SYSTEMS, v. 3, p. 02=23, 2018.

2.
VOLPE, W.2017VOLPE, W. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. ; SILVA, A. L. . FUNCTIONAL MANAGERS IN THE ROLE OF PROJECT MANAGERS IN SMALL AND MEDIUM ENTERPRISES SMEs - THE CHALLENGES OF THAT APPROACH IN PROJECT MANAGEMENT. IBEROAMERICAN JOURNAL OF PROJECT MANAGEMEN (ONLINE), v. 8, p. 87-102, 2017.

3.
MELEGA DUARTE DE OLIVEIRA, ANA CAROLINA2017 MELEGA DUARTE DE OLIVEIRA, ANA CAROLINA ; PACAGNELLA JÚNIOR, ANTÔNIO CARLOS ; SILVA, ALESSANDRO LUCAS ; DE CAMPOS, FERNANDO CELSO . Análise da influência das práticas de gestão do conhecimento no sucesso de projetos do tipo EPC. Revista Produção Online, v. 17, p. 76, 2017.

4.
SILVA, A. L.;SILVA, ALESSANDRO LUCAS2012 SILVA, A. L.; Antonio Freitas Rentes . Um modelo de projeto de layout, para ambientes job shop com alta variedade de peças, baseado nos conceitos da Produção Enxuta. GEPROS. GESTÃO DA PRODUÇÃO, OPERAÇÕES E SISTEMAS, v. 19, p. 531-541, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMATTI, J. A. ; ARTHUS, M. G. ; SILVA, A. L. ; CESAR, F. I. G. ; IGNACIO, P. S. A. . O impacto da produção enxuta no desempenho dos trabalhadores: uma análise bibliométrica. O impacto da produção enxuta no desempenho dos trabalhadores: uma análise bibliométrica. 1ed.: Poisson, 2018, v. 8, p. 67-.

2.
CAMATTI, J. A. ; ARTHUS, M. G. ; GAVIRA, M. O. ; IGNACIO, P. S. A. ; SILVA, A. L. . Cadeia de suprimentos da mineração: abordagem sistemática sobre estudos da sua sustentabilidade. In: Editora Poisson. (Org.). Cadeia de suprimentos da mineração: abordagem sistemática sobre estudos da sua sustentabilidade. 1ed.Belo Hprizonte: Poisson, 2018, v. 3, p. 78-.

3.
SILVA, P. H. ; IGNACIO, P. S. A. ; SILVA, A. L. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. . Utilização de análise de envoltória de dados (DEA) para a avaliação da eficiência para plantio de clones de eucalipto. Utilização de análise de envoltória de dados (DEA) para a avaliação da eficiência para plantio de clones de eucalipto. 23ed.: Poison, 2018, v. , p. 7-21.

4.
SCHIAVUZZO, P. L. ; CESAR, F. I. G. ; SILVA, A. L. . PODER TRANSFORMADOR DOS 5-S: UM ESTUDO DE CASO EM AMBIENTE AMBULATORIAL. Coletânea Nacional sobre Engenharia de Produção 4 - Gestão da Qualidade. 4ed.: , 2017, v. , p. 339-351.

5.
BORTOLETTO, W. W. ; PETRELLI, M. ; IGNACIO, P. S. A. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. ; SILVA, A. L. . MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREVISÃO DE DEMANDA: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA. In: Pauline Balabuch. (Org.). COLETÂNEA NACIONAL SOBRE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2. 2ed.: Atena, 2016, v. 2, p. 43-64.

6.
CIPELLI, V. G. ; RISSO, L. A. ; SILVA, A. L. ; IGNACIO, P. S. A. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. . ESTUDO DO PROBLEMA DO LAYOUT DINÂMICO COM ALGORITIMO GENÉTICO PARA SITUAÇÃO DE DEMANDA VARIÁVEL E DIFERENTES PRODUTOS NO MIX. In: Pauline Balabuch. (Org.). COLETÂNEA NACIONAL SOBRE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2. 2ed.: Atena, 2016, v. 2, p. 211-225.

7.
Antonio Freitas Rentes ; Ricardo Renovato Nazareno ; SILVA, A. L. . Aplicação dos conceitos de Lean Production em uma indústria do setor agroindustrial: um estudo de caso. Institutro Fábrica do Milênio. 1ed.: Editora Novos Talentos, 2005, v. 2, p. 171-182.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, A. L.; Antonio Freitas Rentes . Como empregar o layou enxuto num ambiente de minifábrica. Maquinas e Metais, , v. 452, p. 166 - 177, 15 set. 2003.

2.
Antonio Freitas Rentes ; Ricardo Renovato Nazareno ; SILVA, A. L. . Aplicando Lean Production em uma empresa do setor agroindustrial. Banas Qualidade.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RISSO, L. A. ; SILVA, A. L. ; IGNACIO, P. S. A. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. ; PICANCO, A. R. S. . Avaliação multicritério para projeto de layout aplicando inferência fuzzy. In: Encontro nacional de Engenharia de produção - ENEGEP, 2017, Joinville. Encontro Nacionald e Engenharia de Produção - ENEGEP, 2017.

2.
SILVA, P. H. ; IGNACIO, P. S. A. ; SILVA, A. L. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. . Utilização de análise de envoltória de dados (DEA) para a avaliação da eficiência para plantio de clones de eucalipto. In: Encontro nacional de Engenharia de produção - ENEGEP, 2017, Joinville. Encontro Nacionald e Engenharia de Produção - ENEGEP, 2017.

3.
VOLPE, W. ; SILVA, A. L. ; CESAR, F. I. G. ; MAKIYA, I. K. ; MANA, R. . Habilidades e competências do profissional para o ambiente da Indústria 4.0: Uma revisão sistemática. In: Encontro nacional de Engenharia de produção - ENEGEP, 2017, Joinville. Encontro Nacionald e Engenharia de Produção - ENEGEP, 2017.

4.
ASSAF, D. V. ; SILVA, A. L. ; CESAR, F. I. G. . Revisão sistemática da literatura: Relação do lean production não seriada MTO e ETO. In: XXIV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2017, Bauru. XXIV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2017.

5.
CAMATTI, J. A. ; ARTHUS, M. G. ; GAVIRA, M. O. ; IGNACIO, P. S. A. ; SILVA, A. L. . Cadeia de suprimentos da mineração: abordagem sistemática sobre estudos da sua sustentabilidade. In: XXIV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2017, Bauru. XXIV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2017.

6.
DIAS, M. C. ; IGNACIO, P. S. A. ; SILVA, A. L. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. . Dificuldades na manutenção de sistemas de gestão da qualidade (SGQ) de pequenas e médias empresas (PME) paulistas. In: XXIV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2017, Bauru. XXIV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2017.

7.
ANUNCIACAO, A. A. T. ; CESAR, F. I. G. ; SILVA, A. L. . Acompanhamento da implantação do World Class Manufacturing (WCM): estudo de caso em uma indústria de embalagem. In: XXIV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2017, Bauru. XXIV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2017.

8.
RISSO, L. A. ; PICANCO, A. R. S. ; SILVA, A. L. ; IGNACIO, P. S. A. . Planejamento de operações de logística Outbound com apoio de simulação estocástica. In: XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2017, Blumenau. XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2017.

9.
SCHEEL, V. P. ; IGNACIO, P. S. A. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. ; SILVA, A. L. . Análise comparativa entre o Sistema Toyota de Produção e as normas internacionais SAE J4000/1: um estudo de caso em uma indústria lean. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2016, João Pessoa. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016.

10.
CIPELLI, V. G. ; RISSO, L. A. ; SILVA, A. L. ; IGNACIO, P. S. A. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. . Estudo do problema do layout dinâmico com algoritmo genético para situação de demanda variável e diferentes produtos no mix. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2016, João Pessoa. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016.

11.
BORTOLETTO, W. W. ; PETRELLI, M. ; IGNACIO, P. S. A. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. ; SILVA, A. L. . MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS PARA PREVISÃO DE DEMANDA: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2016, João Pessoa. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016.

12.
MORAES, C. F. ; CESAR, F. I. G. ; MAKIYA, I. K. ; SILVA, A. L. ; IGNACIO, P. S. A. . A Segurança do trabalho na estratégia do world class manufacturing. In: SIMPEP, 2016, Bauru. SImposio de Engenharia de Produção, 2016.

13.
VOLPE, W. ; SILVA, A. L. ; CESAR, F. I. G. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. ; IGNACIO, P. S. A. . IMplementação lean manufacturing em PMES no Brasil - um estudo de caso. In: Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, 2016, Bauru. SImposio de Engenharia de Produção, 2016.

14.
SCHIAVUZZO, P. L. ; SILVA, A. L. ; CESAR, F. I. G. . O poder transformdor do 5S: um estudo de caso em ambiente ambulatorial. In: Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, 2016, Bauru. Simposio de Engenharia de Produção, 2016.

15.
BORTOLETTO, W. W. ; PAULINO, B. M. ; IGNACIO, P. S. A. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. ; SILVA, A. L. . Simulação a eventos discretos aplicada ao modelo de teoria das filas para cabines de praça de pedágio. In: Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, 2016, Bauru. Simposio de Engenharia de Produção, 2016.

16.
CAMATTI, J. A. ; ARTHUS, M. G. ; SILVA, A. L. ; CESAR, F. I. G. ; IGNACIO, P. S. A. . O impacto da produção enxuta no desempenho dos trabalhadores: uma análise bibliométrica. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção - CONBREPRO, 2016, Ponta Grossa. Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção - CONBREPRO, 2016.

17.
SANTOS, J. G. C. L. ; SANTA-EULALIA, L. A. ; ASSIS, R. F. ; SILVA, A. L. ; BIANCHI, C. . Dynamic-value stream mapping (D-VSM): A proof-of-concept case. In: EUROMA CONFERENCE - OPERATIONS MANAGEMENT FOR SUSTAINABLE COMPETITIVENESS, 2015, Neuchâtel. EUROMA CONFERENCE - OPERATIONS MANAGEMENT FOR SUSTAINABLE COMPETITIVENESS, 2015.

18.
PICANCO, A. R. S. ; RISSO, L. A. ; FRANCISCATO, R. S. ; SILVA, A. L. ; IGNACIO, P. S. A. . PROGRAMAÇÃO DE MANUTENÇÃO PERIÓDICA PARA SISTEMAS REPARÁVEIS CRÍTICOS DE UM TERMINAL LOGÍSTICO DE AÇÚCAR UTILIZANDO ANÁLISE E CONFIABILIDADE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL - SBPO, 2015, Porto de Galinhas. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL - SBPO, 2015.

19.
PISSINELI, G.J. ; TELLIS, G. ; SILVA, A. L. ; PACAGNELLA JUNIOR, A. C. . UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP PARA PRIORIZAÇÃO DE LOCAL PARA INSTALAÇÃO DE TERMINAL INTERMODAL DE CARGA. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2015, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção, 2015.

20.
RISSO, L. A. ; ISSOE, L. K. ; PICANCO, A. R. S. ; SILVA, A. L. ; IGNACIO, P. S. A. . Clusterização K-Means para decisão de localização industrial. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2015, Fortaleza. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015.

21.
PICANCO, A. R. S. ; MORINI, C. ; SILVA, A. L. ; INACIO JUNIOR, E. ; RISSO, L. A. . QUAL O IMPACTO DA CONFIABILIDADE OPERACIONAL NA GERAÇÃO DO EFEITO CHICOTE EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS?. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2015, Fortaleza. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015.

22.
PISSINELI, G.J. ; RISSO, L. A. ; PICANCO, A. R. S. ; IGNACIO, P. S. A. ; SILVA, A. L. . Modelo de Simulação de Eventos Discretos para Análise de Fluxo de Veículos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2015, Fortaleza. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2015.

23.
PICANCO, A. R. S. ; PELEGRINA, G. D. ; TOREZZAN, C. ; SILVA, A. L. . UM MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA PARA A TOMADA DE DECISÃO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL - SBPO, 2015, Porto de Galinhas. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL - SBPO, 2015.

24.
RISSO, L. A. ; SILVA, A. L. . Analysis of factory layout studies:current and future guidelines. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF PRODUCTION RESEARCH - ICPR, 2014, Lima. International Conference of Production Research, 2014.

25.
PICANCO, A. R. S. ; CRUZ, L. D. F. ; SILVA, A. L. ; RISSO, L. A. . Análise de impactos ambientais: um estudo de caso em uma agroindústria beneficiadora de óleo de palma na Amazônia. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP, 2014, Curitiba. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2014.

26.
PICANCO, A. R. S. ; AZEVEDO, A.T. ; SILVA, A. L. ; RISSO, L. A. . Problema da mochila aplicado a decisões de investimento da indústria do carnaval. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2014, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção, 2014.

27.
PICANCO, A. R. S. ; SANTOS, L.F. ; RIBEIRO NETO, A.B. ; SILVA, A. L. . Estudo de viabilidade mercadológica e econômica de um empreendimento hoteleiro em Canaã dos Carajás-PA. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2014, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção, 2014.

28.
PICANCO, A. R. S. ; RISSO, L. A. ; SILVA, A. L. ; GUIMARÃES, V.H.F. . Balanced Scorecard para o controle e gestão de indicadores de manutenção industrial. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2014, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção, 2014.

29.
SANTOS, J. G. C. L. ; SANTA-EULALIA, L. A. ; SILVA, A. L. ; BIANCHI, C. . Towards a novel graphical framework for dynamic value stream mapping (D-VSM). In: Euroma Conference - Operations Management in an innovation economy, 2014, Palermo. Euroma Conference - Operations Management in an innovation economy, 2014.

30.
SILVA, A. L.; CARDIA, A. N. ; PESSOA, G. . Reestruturação do layout industrial de uma fábrica de fertilizantes ? um estudo de caso. In: Simpósio de Engenharia de produção _SIMPEP, 2012, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção, 2012.

31.
SILVA, A. L.; Giuliana Aparecida Santini Pigatto ; QUEIROZ, T. R. ; LOURENZANI, W. . The management of innovation in fruit production. In: International Conference on Production Research, 2011, Stuttgart. International Conference on Production Research, 2011.

32.
SILVA, A. L.; Giuliana Aparecida Santini Pigatto ; QUEIROZ, T. R. . Development strategies of dairy products of companies of the state of São Paulo (Brazil). In: International Conference on Production Research, 2011, Stuttgart. International Conference on Production Research, 2011.

33.
SILVA, A. L.; Antonio Freitas Rentes ; Edwin Wladimir Cardoza ; QUEIROZ, T. R. . Set-up elimination in an agricultural equipment industry. In: Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011.

34.
SILVA, A. L.; Edwin Wladimir Cardoza . Critical analysis of layout concepts: functional layout, cell layout, product layout, modular layout, fractal layout, small factory layout.. In: ICIEOM - International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2010, São Carlos. International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2010.

35.
Antonio Freitas Rentes ; SILVA, A. L. . Production Layout for Make-to-Order Environment with High Variety of Products: a Method and Case Study at a Turbine Manufacturer. In: FAIM, 2007. FAIM 2007, 2007.

36.
SILVA, A. L.; Gilberto Miller Devós Ganga . Aplicando a tecnologia de grupo para proposição do layout: um estudo de caso na indústria de estruturas metálicas. In: XXVI ENEGEP, 2006, Fortaleza. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006.

37.
SILVA, A. L.; Edwin Wladimir Cardoza . The benefits that the Visual Management can bring for the companies. In: XVIII COBEM, 2005. XVIII COBEM 2005, 2005.

38.
SILVA, A. L.; Ava Santana Brandão . A Dinâmica das Ferramentas de Programação e Controle da Produção ? Kanban e Quadros de Programação. In: XII SIMPEP, 2005, Bauru. XII SIMPEP, 2005.

39.
Antonio Freitas Rentes ; Ricardo Renovato Nazareno ; SILVA, A. L. . Aplicação dos conceitos de Lean Production em uma empresa do setor agroindustrial: um estudo de caso. In: III CONEM, 2004, Belém. III CONEM, 2004.

40.
Antonio Freitas Rentes ; SILVA, A. L. ; Ricardo Renovato Nazareno . A utilização do conceito de Abastecimento Contínuo de Peças para um layout posicional de montagem: um estudo de caso na indústria de máquinas agrícolas. In: III CONEM, 2004, Belém. III CONEM, 2004.

41.
SILVA, A. L.; Gilberto Miller Devós Ganga ; Roberta Pinezi Junqueira . Como determinar os sistemas de controle da produção a partir da Lei de Pareto. In: XXIV ENEGEP, 2004. XXIV ENEGEP, 2004.

42.
Gilberto Miller Devós Ganga ; SILVA, A. L. ; Roberta Pinezi Junqueira . Modelo de objetivos e regras do negócio da abordagem ekd: estudo de caso em clínica odontológica. In: XXIV ENEGEP, 2004. XXIV ENEGEP, 2004.

43.
SILVA, A. L.; Valéria Cristiane Silva ; Thiago Buosi . Melhorando o layout físico através da aplicação do conceito de célula de produção e redução da movimentação: Um estudo de caso. In: X SIMPEP, 2003. X SIMPEP, 2003.

44.
Ricardo Renovato Nazareno ; SILVA, A. L. ; Antonio Freitas Rentes . Mapeamento do Fluxo de Valor para Produtos com Ampla Gama de Peças. In: XXIII ENEGEP, 2003. XXIII ENEGEP, 2003.

45.
Antonio Freitas Rentes ; SILVA, A. L. ; Valéria Cristiane Silva . Aplicando os conceitos de Lean Production em uma indústria de calçados: Um estudo de caso. In: X SIMPEP, 2003, Bauru. X SIMPEP, 2003.

46.
Gilberto Miller Devós Ganga ; SILVA, A. L. . Medindo o desempenho logístico: A perspectiva do nível de serviço logístico. In: X SIMPEP, 2003. X SIMPEP, 2003.

47.
Thiago Buosi ; SILVA, A. L. . Proposição de um modelo conceitual para o projeto de Sistemas de Medição de Desempenho. In: X SIMPEP, 2003, Bauru. X SIMPEP, 2003.

48.
SILVA, A. L.; Antonio Freitas Rentes . Tornando o layout enxuto com base no conceito de mini-fábricas num ambiente de multi-produtos: um estudo de caso. In: XXII ENEGEP, 2002. XXII ENEGEP, 2002.

49.
Ricardo Renovato Nazareno ; Antonio Freitas Rentes ; SILVA, A. L. . Implantando técnicas e Conceitos da Produção Enxuta integradas à dimensão de análise de valor. In: XXI ENEGEP, 2001. XXI ENEGEP, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CESAR, F. I. G. ; MAKIYA, I. K. ; MACHADO, M. ; RODRIGUES, F. ; SILVA, A. L. . INDUSTRY 4.0: A bibliometric analysis and guidelines for future research perspectives. In: 12th NCMCONFERENCES International Conference on New Challenges in Industrial Engineering and Operations Management, 2018, Ankara. 12th NCMCONFERENCES International Conference on New Challenges in Industrial Engineering and Operations Management, 2018.

2.
PICANCO, A. R. S. ; RISSO, L. A. ; FRANCISCATO, R. S. ; SILVA, A. L. ; IGNACIO, P. S. A. ; PISSINELI, G.J. . Maintenance scheduling of critical repairable systems using reliability analysis' which was presented at 27th European Conference on Operational Research, 2015.. In: European Conference on Operational Research, 2015, GLASGOW. European Conference on Operational Research, 2015.

3.
BAPTISTA, R. D. ; OLIVEIRA, S. C. ; GABRIEL FILHO, L. R. ; CATANEO, P. F. ; SILVA, A. L. ; LOURENZANI, W. L. . As novas tecnologias no setor sucroalcooleiro: um estudo sobre as competências requeridas na operação de equipamentos agrícolas. In: 1er. Congreso Ciencias Sociales Agrarias, 2012, Montevideo. Desafios y contribuciones para el Desarollo Rural, 2012.

4.
SILVA, A. L.; Antonio Freitas Rentes ; Gilberto Miller Devós Ganga . Uma análise crítica dos modelos de layouts para adequação em sistemas de produção enxuta. In: SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2008, Bauru. SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2008.

5.
SILVA, A. L.; Gilberto Miler Devós Ganga ; Gilberto Miller Devós Ganga . A integração da Produção Enxuta e as ferramentas de análise e melhoria de desempenho: TQM, BSC. In: X SIMPEP, 2003, Bauru. X SIMPEP, 2003.

6.
SILVA, A. L.; Gilberto Miller Devós Ganga . A Importância da Logística num ambiente de Lean Production. In: PROFUNDÃO, 2003, Rio de janeiro. PROFUNDÃO, 2003.

7.
Gilberto Miller Devós Ganga ; SILVA, A. L. . Utilização da Inferência Estatística como Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisão no Setor de Serviços: Aplicação em Restaurante Comercial Situado em Shopping Center do Interior Paulista. In: PROFUNDÃO, 2003, Rio de Janeiro. PROFUNDÃO, 2003.

8.
Thiago Buosi ; SILVA, A. L. . A Compreensão do Trabalho do Administrador e a Necessidade de uma Abordagem Multidisciplinar no Ensino deste Assunto. In: SEMEAD, 2002. SEMEAD, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
PICANCO, A. R. S. ; RISSO, L. A. ; FRANCISCATO, R. S. ; SILVA, A. L. ; IGNACIO, P. S. A. ; PISSINELI, G.J. . European Conference on Operational Research. Journal of Biostatistics and Biometric Applications, 2018.

2.
PACAGNELLA JUNIOR, A. C. ; SILVA, S. L. ; PACIFICO, O. ; IGNACIO, P. S. A. ; SILVA, A. L. . Critical Success Factors for Project Manufacturing Environments.. Project Management Journal, 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. L.. Logística. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, A. L.. Participação em banca de Kleber Toledo gama. O Balanced Scorecard como sistema de execução e a controladoria como unidade gestora da estratégia. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, A. L.. Participação em banca de HUmberto Rodriguez Bogaz. Análise técnica da utilização do porto de Panorama da hidrovia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, A. L.; Edwin Wladimir Cardoza. Participação em banca de Edilene Impocetto Marcheti.Um Estudo do Processo de Melhoria de uma linha de produção através do evento kaizen. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - ASSER Rio Claro.

2.
SILVA, A. L.; Edwin Wladimir Cardoza. Participação em banca de Renato Donato Crepaldi.Implantação da norma brasileira ISO 9000:2000 em empresas de pequeno porte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - ASSER Rio Claro.

3.
SILVA, A. L.; Edwin Wladimir Cardoza. Participação em banca de Ademir Donizeti.Vantagem Competitiva através da Logística. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - ASSER Rio Claro.

4.
SILVA, A. L.. Participação em banca de Newton da Luz Kume.Implantação do mapa de fluxo de valor na manufatura enxuta: um estudo de caso. 2005 - ASSER Rio Claro.

5.
SILVA, A. L.; Edwin Wladimir Cardoza. Participação em banca de Jose Luis.Os benefícios da Gestão por Processo que envolve as atividades da Logística Interna. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - ASSER Rio Claro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, A. L.. Professor Titular disciplina Fundamentos de Gestão da cadeia de Suprimentos. 2011. Faculdade de tecnologia de Lins do Centro Paula Souza.

2.
SILVA, A. L.. Professor Substituto disicplina de Sistemas de Informações Gerenciais. 2011. Universidade estadual paulista - Campus Experimental de Tupã.

3.
SILVA, A. L.. Professor Substituto disciplina Contabilidade. 2010.

4.
SILVA, A. L.. Professor Substituto disciplina Administração de Materiais e Patrimônios I e II. 2010. Fundação para o Desenvolvimento da UNESP.

5.
SILVA, A. L.. Professor Assistente disciplina Metodologia Científica, Introdução às Cieências Sociais e Trabalho Interdisciplina I a IV. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Inovação e Conhecimento.Sustentabilidade. 2012. (Encontro).

2.
ICIEOM - International Conference on Industrial Engineering and Operations Management. Critical analysis of layout concepts: functional layout, cell layout, product layout, modular layout, fractal layout, small factory layout.. 2010. (Congresso).

3.
Oficina de Estudos Pedagógicos. 2010. (Oficina).

4.
SIMEPRO - Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção.Lean Production. 2010. (Simpósio).

5.
SEMEP - Semana de Engenharia de Produção.SEMEP. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZAMBON, A. C. ; SILVA, A. L. ; EULALIA, L. A. S. . I Encontro de Inovação e Conhecimento. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Murilo Gattás Arthus. Proposta de sistemática de apoio à decisão para aplicação de ferramentas relacionadas ao Lean em projetos de melhoria contínua - um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Produção e Manufatura) - Unicamp - Faculdade de Ciências Aplicadas, . Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

2.
Lucas Antonio Risso. APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA O ESTUDO E AVALIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LAYOUTFABRIL. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Produção e Manufatura) - Unicamp - Faculdade de Ciências Aplicadas, . Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

3.
Ailson Renan Santos Picanço. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA HÍBRIDO DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO COM BASE NA INTERFACE ENTRE O TPM E O RCM. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia de Produção e Manufatura) - Unicamp - Faculdade de Ciências Aplicadas, . Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renato Donato Crepaldi. Implantação da norma brasileira ISO 9000:2000 em empresas de pequeno porte.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - ASSER Rio Claro. Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

2.
Jose Luis. Os benefícios da Gestão por Processo que envolve as atividades da Logística Interna. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - ASSER Rio Claro. Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

3.
Edilene Impocetto Marcheti. Um Estudo do Processo de Melhoria de uma linha de produção através do evento kaizen. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - ASSER Rio Claro. Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

4.
Ademir Donizeti. Vantagem Competitiva através da Logística. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - ASSER Rio Claro. Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

Iniciação científica
1.
Lucas Risso. Proposta de estudo da aplicação dos conceitos de arranjo físico em indústrias de manufatura, voltadas ao setor automobilístico, da cidade e região de Limeira. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas, Programa PIBIC. Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

2.
Vitor Rielli. Proposta de formulação de um modelo que auxilie na sustentabilidade de indicadores após a realização de melhorias baseada nos conceitos da produção enxuta.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas, Programa PIBIC. Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

3.
Allanna Nigro. Proposta de estudo dos conceitos e dos modelos de projeto de arranjo físico. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Administração Agroindustrial) - Universidade estadual paulista - Campus Experimental de Tupã, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

4.
Matheus Montesião Flores de Souza. Estudo das ferramentas de lean manufacturing e análise da aplicação em uma empresa da região de Tupã. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Administração Agroindustrial) - Universidade estadual paulista - Campus Experimental de Tupã, UNESP. Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

5.
Lucas Fernandes. Auxílio na definição da proposta de formulação de uma metodologia de análise e diagnóstico para empresas de micro, pequeno e médio porte, baseada nos conceitos e princípios da produção enxuta.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Administração Agroindustrial) - Universidade estadual paulista - Campus Experimental de Tupã, Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP. Orientador: Alessandro Lucas da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
André Marchini Manali. Estágio Supervisionado. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade estadual paulista - Campus Experimental de Tupã. Orientador: Alessandro Lucas da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, A. L.;SILVA, ALESSANDRO LUCAS2012 SILVA, A. L.; Antonio Freitas Rentes . Um modelo de projeto de layout, para ambientes job shop com alta variedade de peças, baseado nos conceitos da Produção Enxuta. GEPROS. GESTÃO DA PRODUÇÃO, OPERAÇÕES E SISTEMAS, v. 19, p. 531-541, 2012.



Outras informações relevantes


1. Segundo lugar no concurso público para preenchimento do cargo de professor doutor da Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Engenharia de Produção. Disciplina de Gestão da Produção.

2. Artigo aceito para publicação: "A Proposal of Improvement Method to Office Activities". The Management, Finance & Accounting Research Conference, 2011.

3. Iniciação CIentífica Solicitada: "Proposta de estudo dos conceitos e dos modelos de projeto de arranjo físico". Bolsa de Iniciação Científica solicitada à FAPESP. Status: Em análise .

4. Integrante do grupo de pesquisa CEPEAGRO. Centro de Pesquisa em Administração e Agronegócio.

5. Artigos e Resumos Aprovados em Congresso Internacional em 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:39:12