João Miguel Manzolillo Sautchuk

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  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


PELO RETORNO À NORMALIDADE DEMOCRÁTICA. SOU CONTRA O GOLPE DE ESTADO E OS ATAQUES AOS DIREITOS ASSEGURADOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988!------------- Professor Adjunto IV do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, atuando no Programa de pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília e no Programa do Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí. Possui doutorado em Antropologia (2009), mestrado em Antropologia (2005) e bacharelado e licenciatura em Historia (2002) pela Universidade de Brasília. Atua principalmente nos seguintes temas: análise antropológica de rituais; etnomusicologia; investigação do improviso na música e na linguagem como contribuição para a compreensão das dinâmicas culturais; etnografia das práticas e habilidades. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Miguel Manzolillo Sautchuk
Nome em citações bibliográficas
SAUTCHUK, J. M.;SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia.
Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31071550
Ramal: 1557
URL da Homepage: http://www.dan.unb.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Antropologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A poética do improviso: prática e habilidade no repente nordestino, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Wilson Trajano Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Antropologia da Prática; Artes Verbais; Repente.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2005
Mestrado em Antropologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O Brasil em Discos: nação, povo e música na produção da gravadora Marcus Pereira,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Wilson Trajano Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em Historia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Brasil, ritmos e harmonias: samba e identidades na música popular (Segunda metade do século XX / tempo presente).
Orientador: Maria T. Ferraz Negrão de Mello.
1994 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Centro de Ensino Colégio da Asa Norte, C. E. CAN, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Prática de Percussão na Música Nordestina. (Carga horária: 25h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Seminário Internacional - África e Islamismo. (Carga horária: 21h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em História e Antropologia na Trilha do Selvagem. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professo Adjunto Nível III, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Departamento de Antropologia

Atividades

3/2018 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia
Antropologia da Música
07/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Antropologia, .

07/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Antropologia, .

Linhas de pesquisa
Etnomusicologia
07/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Antropologia, .

8/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Antropologia, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Antropologia no Colegiado do Curso de Graduação em Museologia.
07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Antropologia, .

Linhas de pesquisa
Teoria Antropológica
08/2017 - 12/2017
Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Sistemas Simbólicos - Antropologia da Música
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Antropológica I
08/2016 - 12/2016
Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ritos Sociais
3/2016 - 7/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia da Música
Teoria Antropológica I
8/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tradições Culturais Brasileiras
8/2015 - 12/2015
Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Antropologia: Autores Clássicos 2
3/2015 - 7/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Antropológica I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Antropológica I
Tradições Culturais Brasileiras
03/2006 - 08/2006
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia
09/1997 - 09/1999
Extensão universitária , Faculdade de Educação/UnB, .

Atividade de extensão realizada
Monitor do Programa de Educação Ambiental e Ecologia Humana da Faculdade de Educação/UnB, coordenado pela professora Laís Mourão Sá. Realizou atividades de capacitação em educação ambiental em Cristalina/GO e Paracatu/MG..
08/1997 - 07/1998
Extensão universitária , Faculdade de Educação/UnB, .

Atividade de extensão realizada
Monitor do Projeto Alfabetização de jovens e adultos de camadas populares e formação em processo de alfabetizadores/educadores populares, coordenado por Renato Hilário dos Reis - parceria da FE/UnB com o Centro de Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP)..

Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professo Adjunto Nível II, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto; Nível I, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Departamento de Ciências Sociais; Professor Permanente do Programa do Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia.

Atividades

5/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Letras, .

5/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Letras, .

5/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Letras, .

Linhas de pesquisa
Teoria Antropológica
4/2014 - 7/2014
Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Antropológica II
03/2014 - 07/2014
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt, .

Cargo ou função
Sub-Coordenador.
3/2014 - 07/2014
Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia I
Antropologia II
4/2013 - 7/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Representante Docente do Departamento de Ciências Sociais no Colegiado do Curso de Bacharelado em CIências Sociais.
4/2013 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Representante Docente do Departamento de Ciências Sociais no Conselho Departamental do Centro de Ciências Humanas e Letras.
1/2013 - 07/2014
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Letras, .

Atividade de extensão realizada
Clube do Vinil - programa semanal na FM UFPI (Emissora da Universidade Federal do Piauí)..
10/2013 - 3/2014
Ensino, Bacharelado em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Antropológica II
Teoria Antropológica III
9/2013 - 1/2014
Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia II
5/2013 - 9/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia - História
5/2013 - 9/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia - História
5/2013 - 9/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópico Antropologia
Tópico Especial em Antropologia III
5/2013 - 9/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Monográfico
12/2012 - 04/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Antropológica I
10/2012 - 03/2013
Ensino, Antropologia e Arqueologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Antropologia II - sobre conceito(s) de cultura
01/2011 - 01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Letras, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Ciências Sociais no Conselho do Centro de Ciências Humanas e Letras.
07/2012 - 11/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à Antropologia
03/2012 - 11/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Antropológica II
Tópicos Especiais em Antropologia VIII - Música e Artes Verbais
03/2012 - 09/2012
Ensino, Antropologia e Arqueologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em antropologia - Leituras dirigidas de Etnografias
01/2012 - 04/2012
Ensino, Pedagogia - 1ª Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Antropológicos da Educação
08/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Antropologia
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Antropológica II
03/2011 - 7/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Antropológica II
03/2011 - 7/2011
Ensino, Antropologia e Arqueologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia I
02/2011 - 04/2011
Ensino, Pedagogia - 1ª Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Antropológicos da Educação
01/2011 - 3/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação Antropológica
Métodos e Técnicas de Pesquisa Social I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Antropológica I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Antropologia e Arqueologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia II
05/2010 - 07/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Aplicada à Administração
05/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia


Linhas de pesquisa


1.
Teoria Antropológica
2.
Análise Antropológica de Rituais
3.
Etnomusicologia
4.
Pesquisa etnográfica e construção de conhecimento na antropologia
5.
Teoria Antropológica
6.
Pesquisa etnográfica e construção de conhecimento na antropologia
7.
Análise Antropológica de Rituais
8.
Etnomusicologia


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Oralidade e cultura escrita na literatura de cordel do Brasil
Descrição: Este projeto investiga as relações entre oralidade, cultura escrita e práticas de leitura na literatura de cordel produzida no Brasil. O cordel consiste em um gênero poético narrativo escrito, tradicionalmente publicado em folhetos para ser declamado e cantado. Tem sua origem no Nordeste do Brasil no final do século XIX a partir da combinação de narrativas transmitidas pela oralidade, de práticas de poesia como o repente (cantada de improviso) e da emergência de um complexo sistema editorial de livros de bolso. A leitura (ou recitação de cor) para uma audiência foi, durante décadas, seu modo fundamental de fruição e difusão. Atualmente, esta realização da poesia por meio da voz (com suas dinâmicas características de interação e sociabilidade) cedeu lugar gradativamente à leitura solitária e silenciosa dos versos. No entanto, a identidade do cordel como gênero literário subsiste na forte relação entre suas formas poéticas e a construção de enquadramentos morais específicos sobre o mundo e as relações sociais. Propomos uma análise das práticas de escrita, edição, circulação e leitura com vistas a compreender as transformações desta prática cultural desde sua origem até o século XXI no que se refere principalmente ao balanço entre seus aspectos orais e escritos, à construção de quadros morais pelas narrativas e às relações entre escritores, editores e leitores. A partir de fontes históricas e de entrevistas realizadas com poetas, editores e leitores, serão delineadas as condições e estratégias de difusão desta poesia pelo país, sua inserção nas redes sociais e sua crescente diversificação temática. O objetivo é compreender como a literatura de cordel, como uma linguagem específica, tem os significados de seus padrões poéticos como base para uma relação criativa com transformações nos valores sociais, mudanças no mercado editorial, o advento da internet e novos práticas de leitura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Pesquisa para o Registro do repente como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro
Descrição: Levantamento e consolidação de conhecimentos sobre o repente (poesia cantada e improvisada originária do Nordeste do Brasil) dando relevo às perspectivas dos repentistas e seus ouvintes sobre essa forma expressiva, seus processos de reprodução na atualidade e suas relações com outras práticas poéticas nordestinas (cordel, glosa, declamação, canções, aboio e coco de embolada). A pesquisa se pauta principalmente pela etnografia em localidades no Nordeste do Brasil e recorre também a fontes bibliográficas, sonoras e audiovisuais. O projeto prevê a elaboração de Dossiê para instrução do Processo de Registro do Repente como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e a produção de dois vídeos etnográficos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: João Miguel Manzolillo Sautchuk - Coordenador / Wagner Neves Diniz Chaves - Integrante / Carlos Sandroni - Integrante / Climério de Oliveira Santos - Integrante / André Muniz Leão - Integrante / Amalle Catarina Ribeiro Pereira - Integrante / Felipe Henrique Porfírio Silva - Integrante.Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF - Bolsa.
2015 - 2016
Instrução do Registro do Repente como Patrimônio Imaterial
Descrição: Levantamento e consolidação de conhecimentos sobre o repente (poesia cantada e improvisada originária do Nordeste do Brasil) dando relevo às perspectivas dos repentistas e seus ouvintes sobre essa forma expressiva, seus processos de reprodução na atualidade e suas relações com outras práticas poéticas nordestinas (cordel, glosa, declamação, canções, aboio e coco de embolada). A pesquisa se pauta principalmente pela etnografia em localidades no Nordeste do Brasil e recorre também a fontes bibliográficas, sonoras e audiovisuais. Definição do repente sob perspectiva etnomusicológica. Comparação entre repente e cordel. Levantamento de informações e pesquisa etnográfica sobre aboio, glosa, declamação e embolada como bens culturais associados ao repente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
O improviso na prática: análise comparada de estudos sobre poesia e música
Descrição: Este projeto constitui desdobramento de pesquisa para tese de doutorado (Sautchuk, 2009) sobre a cantoria, ou repente (uma poesia cantada e improvisada do Nordeste do Brasil), e de Projeto de Pesquisa por mim desenvolvido no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí. O interesse central é a prática do improviso poético e musical enquanto modos ritualizados de interação social, tendo como objetivo investigar o papel da reprodução das técnicas e das formas expressivas na reprodução social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: João Miguel Manzolillo Sautchuk - Coordenador / Lauro Carvalho Borges - Integrante / Lucas Lima Soares dos Santos - Integrante.Número de orientações: 2
2012 - 2015
Música, Cultura e Sociedade: investigações etnográficas sobre práticas e contextos piauienses
Descrição: Trata-se de um subprojeto agregado ao projeto de pesquisa "Contribuições do estudo do improviso na poesia, na música e na conversação para uma antropologia da prática", com enfoque voltado para práticas musicais, poéticas e dramáticas no estado do Piauí, tais quais bumba-meu-boi, reisado, repente e canção popular..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: João Miguel Manzolillo Sautchuk - Coordenador / Paula Layane de Sousa - Integrante / Amalle Catarina Ribeiro Pereira - Integrante / Laila Ibiapina Caddah - Integrante / Laiz Mara Meneses Macedo - Integrante / Felipe Henrique Porfírio Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
2010 - 2015
Contribuições do estudo do improviso na poesia, na música e na conversação para uma antropologia da prática
Descrição: Este projeto se baseia na ideia de que a cultura não é apenas um sistema de significados, valores e categorias de pensamento que as pessoas adquirem socialmente e carregam em suas mentes. Mais que isso, entende-se que os agentes são sempre situados num engajamento ativo e continuo com o meio e as situações sociais, e é nessa experiência que incorporam e reproduzem as disposições socialmente construídas. A própria reprodução das formas da vida social depende dessa incorporação das estruturas de pensamento e ação pelos sujeitos e da capacidade destes de agir de forma significativa ou coerente com tais estruturas diante da relativa imprevisibilidade das situações concretas. Ou seja, há em toda ação sempre algo de improvisação. Por isso, o estudo sobre o improviso pode acrescentar algo à perspectiva antropológica mais ampla sobre as dinâmicas da cultura. A investigação dessas questões ocorre por meio de um estudo comparativo do repente (uma poesia cantada improvisada da região nordeste do Brasil) com outras práticas e outras noções de improviso na poesia, na música e na conversação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: João Miguel Manzolillo Sautchuk - Coordenador / Paula Layane de Sousa - Integrante / Amalle Catarina Ribeiro Pereira - Integrante / Laila Ibiapina Caddah - Integrante / Laiz Mara Meneses Macedo - Integrante / Luisa Sobral de Carvalho - Integrante / Felipe Henrique Porfírio Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 6


Membro de corpo editorial


2015 - 2018
Periódico: Anuário Antropológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnomusicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2010
Menção Honrosa no Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais ? Edição 2010, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.
2010
Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel (Categoria Pesquisa), Ministério da Cultura.
2010
Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese - Área: Antropologia/Arqueologia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2009
Menção Honrosa no Concurso Silvio Romero - 2009, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / IPHAN.
2006
Menção Honrosa no Concurso Silvio Romero - 2006, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / IPHAN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SAUTCHUK, Carlos Emanuel2014 SAUTCHUK, Carlos Emanuel ; SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M. . Enfrentando poetas, perseguindo peixes: sobre etnografias e engajamentos. MANA (UFRJ. IMPRESSO), v. 20, p. 575-602, 2014.

2.
SAUTCHUK, J. M.;SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.2012 SAUTCHUK, J. M.. Interesse moderno pelo folclore: nação e cultura no Mapa Musical do Brasil da gravadora Marcus Pereira. Anuário Antropológico, v. 2011-I, p. 261-288, 2012.

3.
SAUTCHUK, J. M.;SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.2011 SAUTCHUK, J. M.. Poetic Improvisation in the Brazilian Northeast. Vibrant (Florianópolis), v. 8, p. 260-290, 2011.

4.
SAUTCHUK, J. M.;SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.2010SAUTCHUK, J. M.. A poética cantada: investigação das habilidades do repentista nordestino. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 35, p. 167-182, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SAUTCHUK, J. M.. A poética do improviso: prática e habilidade no repente nordestino (ISBN 978-85-230-1061-4). 1. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012. v. 1. 363p .

Capítulos de livros publicados
1.
SAUTCHUK, J. M.. A palavra, o verso e o canto: repente e cordel no Nordeste do Brasil. In: Claudia Neiva de Matos; Fernanda Teixeira de Medeiros; Leonardo Davino de Oliveira. (Org.). Palavra Cantada: Estudos Transdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, v. , p. 161-174.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SAUTCHUK, J. M.. Etnografando práticas e saberes: revendo a pesquisa participante. In: 28ª reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. 28ª reunião Brasileira de Antropologia, 2012.

2.
SAUTCHUK, J. M.. Nacionalidade e Autenticidade Cultural no ?Mapa Musical do Brasil? da Gravadora Marcus Pereira: o Disco Como Experiência Musical. In: XXV Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. XXV Reunião Brasileira de Antropologia, 2006. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SAUTCHUK, J. M.. Sobre Cantoria, 'Tradição' e 'Modernidade'. In: III Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, 2007, Senador Pompeu e Farias Brito. III Festival Internacional de Trovadores e Repentistas. Fortaleza: Intercanto, 2007. p. 24-25.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAUTCHUK, J. M.. Cantoria nordestina: criatividade, interação e disputa no improviso poético. In: 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. Anais 27ª RBA, 2010.

2.
SAUTCHUK, J. M.. Nacionalidade e Autenticidade Cultural no ?Mapa Musical do Brasil? da Gravadora Marcus Pereira: o Disco Como Experiência Musical. In: XXV Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. XXV Reunião Brasileira de Antropologia, 2006.

3.
SAUTCHUK, J. M.. Quinteto Armorial: Estética Musical e Representação da Nacionalidade. In: III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006, São Paulo. III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006.

4.
SAUTCHUK, J. M.. Os Clássicos do Samba: Identidade Nacional e 'Cultura Brasileira' nas Solenidades da Ordem do Mérito Cultural. In: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004, Olinda. XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004.

5.
SAUTCHUK, J. M.. Indústria Fonográfica, Identidade Nacional e Cultura Popular: a gravadora Discos Marcus Pereira. In: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004, Olinda. XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
SAUTCHUK, J. M.. Pesquisa folclórica, conhecimento e técnica na música do Quinteto Armorial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SAUTCHUK, J. M.. «Investigando a poesia: a cantoria nordestina e suas formas expressivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SAUTCHUK, J. M.. A poética do improviso: prática e habilidade no repente nordestino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SAUTCHUK, J. M.. ?Sobre o aprendizado como estratégia de pesquisa na etnomusicologia: retornando ao tema a partir do repente nordestino?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SAUTCHUK, J. M.. Humor feito de improviso nos versos do cantador: o riso e a comicidade no repente nordestino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SAUTCHUK, J. M.. A palavra, o verso e o canto: sobre o repente e outras poesias no Nordeste do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SAUTCHUK, J. M.. Cantoria nordestina: criatividade, interação e disputa no improviso poético. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SAUTCHUK, J. M.. 1º Colóquio Internacional sobre Poéticas da Oralidade - cordel: uma tradição que se refaz. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SAUTCHUK, J. M.. O papel social do cantador e a função comunicativa de sua cantoria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SAUTCHUK, J. M.. Sobre cantoria, 'tradição' e 'modernidade'. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SAUTCHUK, J. M.. Nacionalidade e Autenticidade Cultural no ?Mapa Musical do Brasil? da Gravadora Marcus Pereira: o Disco Como Experiência Musical. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SAUTCHUK, J. M.. Quinteto Armorial: Estética Musical e Representação da Nacionalidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SAUTCHUK, J. M.. Os Clássicos do Samba: Identidade Nacional e 'Cultura Brasileira' nas Solenidades da Ordem do Mérito Cultural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SAUTCHUK, J. M.. Indústria Fonográfica, Identidade Nacional e Cultura Popular: a gravadora Discos Marcus Pereira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.. Música e vida social na antropologia de Anthony Seeger (Resenha do livro 'Por que cantam os Kĩsêdjê: uma antropologia musical de um povo amazônico' 2018 (Resenha).

2.
SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.. Resenha do Livro DENT, Alexander Sebastian. 2009. River of tears: country music, memory and modernity in Brazil. Durham: Duke University Press. 297 pp. Anuário Antropológico, v.2012-II, p.283 - 286. 2013 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SAUTCHUK, J. M.; ROCHA, Darllan Neves da . Instrução Técnica do Processo de Registro do repente como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
SAUTCHUK, J. M.. Parecer ad hoc para revista Etnográfica. 2012.

2.
SAUTCHUK, J. M.. Parecer ad hoc para Vivência: Revista de Antropologia (vinculada ao Departamento de Antropologia e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN). 2011.

3.
SAUTCHUK, J. M.. Parecer ad hoc para o periódico Anuário Antropológico. 2010.

4.
SAUTCHUK, J. M.. Parecer para trabalhos submetidos ao XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pó-Graduação em Música na sub-área ETNOMUSICOLOGIA/MÚSICA POPULAR. 2010.

5.
SAUTCHUK, J. M.. Parecer ad hoc para Enfoques (Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em sociologia e Antropologia da UFRJ). 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, A. C. ; SAUTCHUK, J. M. . Club do Vinil. 2014.

2.
SAUTCHUK, J. M.; ALVES, A. C. . Club do Vinil. 2014.

3.
ALVES, A. C. ; SAUTCHUK, J. M. . Club do Vinil. 2014.

4.
SAUTCHUK, J. M.; ALVES, A. C. . Club do Vinil. 2014.

5.
SAUTCHUK, J. M.; ALVES, A. C. . Club do Vinil. 2014.

6.
ALVES, A. C. ; SAUTCHUK, J. M. . Club do Vinil. 2014.

7.
SAUTCHUK, J. M.; ALVES, A. C. . Club do Vinil. 2014.

8.
ALVES, A. C. ; SAUTCHUK, J. M. ; BERG, S. . Club do Vinil. 2013.

9.
ALVES, A. C. ; SAUTCHUK, J. M. ; FERREIRA, C. . Club do Vinil. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
SAUTCHUK, J. M.. Brincadeira na Quaresma: Tambor de Crioula nos Cocais do Piauí (Documentário, 16 min.). 2015. (mostra fotográfica).

2.
SABOIA, Roberto ; LIMA, L. S. ; SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M. ; BASTOS, Juliana C. . Tambor de Crioula: região dos Cocais Piauiense. 2014. (Documentário).

3.
SAUTCHUK, J. M.. Curso Livre de Folclore e Cultura Popular (O Cômico nas Culturas Populares) - O humor feito de improviso: o riso e a comicidade no repente nordestino. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, Edil Silva; SILVA, Andrea Betânia; SAUTCHUK, J. M.; DRUMMOND, Washington. Participação em banca de Hadson Bertoldo Sales Lima. Cantoria: estratégia e representação da cultura popular do Território do Sisal na negociação das identidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SAUTCHUK, J. M.; BRAZ DIAS, Juliana.; OSÓRIO, Patrícia Silva. Participação em banca de Rodrigo Gomes Wanderley. Guerreiros do fogo: uma etnografia da "morte anunciada"?. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

3.
PEREIRA, Edmundo; SAUTCHUK, J. M.; VALLE, Carlos Guilherme O. do. Participação em banca de André Garcia braga. A Cena Black Rio: circulação de discos e identidade negra. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
RIBEIRO, Hugo L.; BARROS, Líliam; SAUTCHUK, J. M.. Participação em banca de Gruwer Iuri Maciel Nascimento. A Casa do cantador em Ceilândia/DF: "...faz parte da minha vida...". 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília.

5.
SAUTCHUK, J. M.; Nascimento, Francisco Alcides; PESSOA, Maria Lídia Medeiros Noronha. Participação em banca de Laiz Mara Meneses. Música Popular Piauiense. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Piauí.

6.
SAUTCHUK, J. M.; Chaves, Wagner Neves Diniz; Pereira, Márcia Leila de Castro. Participação em banca de Laila Ibiapina Caddah. Tradições e Invenções no Reisado de Mestre Branquinho, na Comunidade Boquinha, Teresina-PI. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Piauí.

7.
SAUTCHUK, J. M.; PESSOA, Maria Lídia Medeiros Noronha; Chaves, Wagner Neves Diniz. Participação em banca de Amalle Catarina Ribeiro Pereira. A dádiva das palavras no cantar dos repentistas: etnografia do repente em Teresina - PI. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Piauí.

8.
SAUTCHUK, J. M.; Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro; CRUZ, Robson Rogério. Participação em banca de Paula Layane Pereira de Sousa. Balanceando com a brincadeira de bumba-meu-boi: o ritual do grupo imperador da ilha. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia e Arqueologia) - Universidade Federal do Piauí.

Teses de doutorado
1.
Eurico Antônio Gonzalez Cursino dos Santos; Roberto Dutra Torres Junior; SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.; Tânia Mara Campos de Almeida; Edson Silva de Farias. Participação em banca de Mayra Resende Costa Almeida. DO IMAGINADO AO IMAGINÁRIO: magia, improviso e salvação nas narrativas orais tradicionais e nos discursos de formação da Igreja e da religiosidade católica no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

2.
CHAVES, Christine de Alencar; RABELO, Miriam Cristina Marcílio; LIMA, Nei Clara de; PORTO, Liliana de Mendonça; SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.. Participação em banca de Carolina Souza Pedreira. Tecidos do mundo: almas, espíritos e caboclos em Andaraí, Bahia. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

3.
SAUTCHUK, Carlos Emanuel; SAUTCHUK, J. M.; MURA, Fábio; FERREIRA, Pedro; NEVES, Fabrício. Participação em banca de Simone Miranda Soares. Quando o barco abarca: Transformações na Carpintaria Naval Maranhense. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
RAMOS, Alcida.; SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.; PIMENTA, José; GUIMARAES, Silvia. Participação em banca de Emerson Rubens Mesquita Almeida. "A gente combate guerra com reza: estratégias e sagacidade nas relações sociais entre os Tentehar. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, Edil Silva; SILVA, Andrea Betânia; DRUMMOND, Washington; SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.. Participação em banca de Hadson Bertoldo Sales Lima. Associação de Trovadores e Violeiros da Região de Sisal da Bahia e os vestígios da cultura popular. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
Silva, Gustavo de Castro e; SAUTCHUK, J. M.; Feitoza, Frederico. Participação em banca de Victor Stoimenoff. O tecnobrega e a erosão da indústria fonográfica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade de Brasília.

3.
SAUTCHUK, J. M.; CRUZ, Robson Rogério; PEDRAZANI, Viviane. Participação em banca de Paula Layane Pereira de Sousa. Balanceando na Brincadeira de bumba-meu-boi no grupo Imperador da Ilha. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia e Arqueologia) - Universidade Federal do Piauí.

4.
CRUZ, Robson Rogério; SAUTCHUK, J. M.; Oliveira Junio, Francisco de; CAVALCANTI, F. V.. Participação em banca de Jucilaine Maria de Carvalho. Exaltação do Profano na Festa de Santa Cruz dos Milagres / PI. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia e Arqueologia) - Universidade Federal do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.; MARTINO, Luiz CLaudio; BRUSSI, Júlia D. E.. Participação em banca de Bernardo Peixoto Leal Ferreira Silva.No Prelo: persistência da linotipo e de seu mecânico na Cidade ocidental - GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.

2.
ABREU, Luiz Eduardo.; SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.. Participação em banca de Olga Marmori de Moraes.Não sou noveleiro: recepção e uso social da minisérie "Justiça" na perspectiva da classe média. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.

3.
SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.; VITENTI, Lívia. Participação em banca de caio Pinheiro Della Giustina.Música e gênero: a divisão sexual dos instrumentos musicais no contexto da Escola de Música de Brasília. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.

4.
DURAN, Luis A. Cayón.; SAUTCHUK, JOÃO MIGUEL M.. Participação em banca de Manianna Santiago de Castro Varella.Sementes de felicidade. Um ensaio sobre a consciência alternativa e sua relação com a felicidade humana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Freitas, Antônio de Pádua Santiago de; SAUTCHUK, J. M.; Andrade Junior, Lourival. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento Efetivo de Vagas da Carreira de Magistério Superior, na Classe de Professor Adjunto, eDITAL Nº 01/2013 E 09/2013/UNILAB, no setor de estudo: História. 2013. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
colóquio Folclore e Ciências Sociais Homenagem a Luis Rodolfo da Paixão Vilhena (1963-1997).Pesquisa folclórica, conhecimento e técnica na música do Quinteto Armorial. 2017. (Outra).

2.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Coordenação do Grupo de Trabalho "Formas expressivas nas Culturas Populares". 2014. (Congresso).

3.
I Simpósio Internacional Música e Ciências Sociais.Sobre o aprendizado como estratégia de pesquisa na etnomusicologia: retornando ao tema a partir do repente nordestino. 2013. (Simpósio).

4.
28ª Reunião Brasileira de Antropologia. Etnografando práticas e saberes: revendo a pesquisa participante. 2012. (Congresso).

5.
XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais.Debatedor no Grupo de Trabalho "Populações tradicionais, processos sociais e meio-ambiente". 2012. (Encontro).

6.
III Encontro da Palavra Cantada.A palavra, o verso e o canto: sobre o repente e outras poesias no Nordeste do Brasil. 2011. (Seminário).

7.
1º Colóquio Internacional sobre Poéticas da Oralidade - Cordel: uma tradição que se refaz.A poética cantada: investigação das habilidades do repentista nordestino. 2010. (Encontro).

8.
27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Cantoria nordestina: criatividade, interação e disputa no improviso poético. 2010. (Congresso).

9.
Quinzena da Música - Departamento de Música, Universdade Federal de Pernambuco.O papel social do cantador e a função comunicativa de sua cantoria (Brasil, Região Nordeste). 2010. (Seminário).

10.
III Festival Internacional de Trovadores e Repentistas.Sobre Cantoria, 'Tradição' e 'Modernidade'. 2007. (Encontro).

11.
III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Quinteto Armorial: Estética Musical e Representação da Nacionalidade. 2006. (Encontro).

12.
XXV Reunião Brasileira de Antropologia. Nacionalidade e Autenticidade Cultural no ?Mapa Musical do Brasil? da Gravadora Marcus Pereira: o Disco Como Experiência Musical. 2006. (Congresso).

13.
XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. Os Clássicos do Samba: Identidade Nacional e 'Cultura Brasileira' nas Solenidades da Ordem do Mérito Cultural. 2004. (Congresso).

14.
XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. Indústria Fonográfica, Identidade Nacional e Cultura Popular: o caso da Gravadora Marcus Pereira. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel de Matos Raposo Brandão. Banda de Pífanos: Resistência cultural no Quilombo Travessão do Caruá- PE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Caio Capella Ribeiro Santos. A morada do Lótus: A prática de meditação em um Centro Budista de linhagem tibetana em Brasília. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

2.
Antônio Wagner Ribeiro Lima. CONSTRUÇÕES E TRANSFORMAÇÕES NO REISADO DE MESTRE JOAQUIM PATRÍCIO, NA COMUNIDADE BOCA DA MATA, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE LAGOA DO PIAUÍ / PI. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

3.
Amalle Catarina Ribeiro Pereira. A dádiva das palavras no cantar dos repentistas: etnografia do repente em Teresina - PI. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia e Arqueologia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

4.
Laiz Mara Meneses. Música Popular Piauiense. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia e Arqueologia) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

5.
Laila Ibiapina Caddah. Tradições e Invenções no Reisado de Mestre Branquinho, na Comunidade Boquinha, Teresina-PI. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia e Arqueologia) - Universidade Federal do Piauí, . Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

6.
Paula Layane Pereira de Souza. Balanceando com a brincadeira de bumba-meu-boi: o ritual do grupo imperador da ilha. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia e Arqueologia) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caio Pinheiro Della Giustina. As relações entre instrumentos e gênero na Escola de Música de Brasília. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

2.
Luíza de Oliveira Chaves. Cultura, política, arte e identidade no grupo Maracastelo (João Pessoa/PB). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

3.
Luísa Sobral de Carvalho. Interação e improviso no jogo da capoeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

Iniciação científica
1.
Lucas Lima Soares dos Santos. Análise das Formas Expressivas nas artes vebais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

2.
Lauro Carvalho Borges. Contribuições dos estudos sobre improviso poético para uma antropologia da prática. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

3.
Felipe Henrique Porfírio Silva. Cultura e sociedade no Meio Norte: análise antropológica da literatura de cordel em Teresina. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

4.
David Carvalho. A expressão das emoções como elemento sociocultural: uma etnografia da comunicação no repente nordestino. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

5.
Luísa Sobral de Carvalho. Capoeira, Cultura e sociedade no Meio Norte. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

6.
Felipe Henrique Porfirio Silva. A Literatura de Cordel como fenômeno cultural. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.

Orientações de outra natureza
1.
Raina Maria Leite Carvalho Cassemiro. Seminário de Pesquisa Antropológica: Tradição, modernidade e tensões no campo da música popular. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade de Brasília. Orientador: João Miguel Manzolillo Sautchuk.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SAUTCHUK, J. M.. Sobre cantoria, 'tradição' e 'modernidade'. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SAUTCHUK, J. M.. A palavra, o verso e o canto: sobre o repente e outras poesias no Nordeste do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SAUTCHUK, J. M.. Humor feito de improviso nos versos do cantador: o riso e a comicidade no repente nordestino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Atuou como assistente de pesquisa do historiador Victor Leonardi no Projeto História Social, Saúde e Doença, encomendado pela Coordenação Nacional DST-AIDS do Ministério da Saúde ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares /UnB e financiado com apoio da UNESCO e do UNODOC (Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime), no período de novembro de 2002 a julho de 2003. Pesquisou em arquivos oficiais e bibliotecas informações e documentos sobre riscos de contágio de AIDS entre povos indígenas nas regiões de fronteira do Brasil. Os resultados desta pesquisa foram publicados em LEONARDI, Victor. Violência e Direitos Humanos No Brasil. Brasília: Paralelo 15, 2007.

2. Participou como estagiário do inventário do acervo de documentos do Período Imperial do Serviço de Arquivo Histórico do Senado Federal entre novembro de 1999 e junho de 2000.



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