Fabiano de Vargas Arigony Braga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9623722041477952
  • Última atualização do currículo em 02/11/2016


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) também pela UFSM. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Física do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: compactação do solo; manejo do solo, lisímetros de tensão e qualidade ambiental. No Doutorado trabalhou com Redes Neurais Artificiais para estimar os parâmetros cisalhantes do solo (coesão e ângulo de atrito interno). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiano de Vargas Arigony Braga
Nome em citações bibliográficas
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony;Braga, F.V.A.;F. Braga

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos.
Faixa de camobi, Km 9
camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208108
Ramal: 30
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Engenharia Agrícola.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: ESTIMATIVA DOS PARÂMETROS DA RESISTÊNCIA DO SOLO AO CISALHAMENTO ATRAVÉS DE PEDOTRANSFERÊNCIA, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Adroaldo Dias Robaina.
Coorientador: Marcia Xavier Peiter.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2011
Mestrado em Engenharia Agrícola.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: PROPRIEDADES MECÂNICAS DO SOLO EM UMA TOPOSSEQÜÊNCIA DE SOLOS DA DEPRESSÃO CENTRAL NO RS,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: José Miguel Reichert.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2007
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Orientador: Dalvan Jose Reinert.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Regional Training Course on Water Quality. (Carga horária: 24h).
Universidade de Guadalajara, CUCEI, México.
2011 - 2011
Summer School Global Warming and Sustainable Water. (Carga horária: 20h).
Technische Universität Braunschweig, TU/Braunschweig, Alemanha.
2011 - 2011
International Symposium Re-Water Braunschweig. (Carga horária: 16h).
Technische Universität Braunschweig, TU/Braunschweig, Alemanha.


Atuação Profissional



Agricola Lunardi - Cooplantio -Filial Santa Maria, COOPLANTIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Vendedor/Assistência Técnica, Carga horária: 40


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutor à Distância, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da Disciplina de Propriedade Agroecológica Vegetal II (PAVII) do Curso Graduação Tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade na modalidade EAD da Universidade Federal de Santa Maria, em sua primeira edição, no primeiro e segundo semestre de 2010.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Tutor a distância, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da Disciplina de Gênese e Propriedades do Solo do Curso Graduação Tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade na modalidade EAD da Universidade Federal de Santa Maria, em sua primeira edição, no primeiro semestre de 2008

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista FAPERGS

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa e Análises Físicas de Solo - Bolsista FATEC

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa e análises Físicas do Solo - Bolsista FATEC


C. Vale - Cooperativa Agroindustrial - Matriz, C.VALE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Unidade - Dilermando de Aguiar, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Análise do Rendimento de um Sistema Automatizado de Irrigação para Ambientes Protegidos
Descrição: O crescente aumento populacional aliado à deterioração dos recursos naturais tem feito com que os recursos hídricos tenham um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de um país. Por este motivo, alguns países estão adotando regras para a sua utilização sustentável e até cobrando tarifas. Este motivo tem impacto direto na agricultura, a qual é responsável pela utilização de 69% da água (ANA 2011). Em busca de alternativas para o aumento da eficiência na utilização da água para a agricultura, a automação dos sistemas de irrigação tem um grande potencial, onde é possível obter uma redução do desperdício de água e do custo global do processo através da determinação do momento de irrigar e da taxa de irrigação a ser aplicada. Nos últimos anos foi introduzida uma série de inovações tecnológicas na área de irrigação, onde os controladores automatizados possuem um papel importante, pois esses têm a capacidade de monitorar as variáveis do processo de manejo da irrigação, como umidade e temperatura, de maneira a realizarem um controle eficiente da irrigação. O presente projeto tem como objetivo realizar a análise do rendimento de um sistema automatizado de irrigação para ambientes protegidos, em comparação com um sistema tradicional de irrigação, através do levantamento dos seguintes parâmetros: consumo de água, consumo de energia elétrica, níveis de umidade do solo e temperatura, além da produtividade obtida da cultivar utilizada no experimento. Para a obtenção desses parâmetros, será implantada em ambiente protegido (estufa), uma população de Tagetes patula L., popularmente conhecidas como Cravo-de-defunto, em vasos plásticos de 18 l, com solo condicionado da Unidade de Mapeamento São Pedro. O sistema de irrigação a ser implantado será do tipo gotejamento, o qual possuirá um reservatório de 500 litros e uma distribuição radial a partir de duas bombas elétricas. Durante todo o ciclo de desenvolvimento da cultivar serão analisados e armazenados os parâmetros citados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE CÁLCULO DE ESTABILIDADE DE TALUDES EM BARRAGENS DE TERRA
Descrição: A diversidade de tamanhos e usos das barragens e aterros, no Brasil, reflete-se, também, nas condições dessas estruturas. Algumas são impecavelmente projetadas, atendendo normas de segurança compatíveis com os padrões nacionais e internacionais mais exigentes, enquanto outras apresentam sérios riscos de que os limites de segurança sejam ultrapassados, podendo, inclusive, resultar no rompimento da estrutura, visto a complexidade e excessiva mão-de-obra dos cálculos de estabilidade de taludes. O objetivo deste trabalho é desenvolver um método analítico para o cálculo de estabilidade de taludes, visando reduzir a grande quantidade de operações dos quais se utilizam os demais métodos existentes na literatura. O desenvolvimento do trabalho será a partir do índice de desempenho de 5 métodos de cálculo de estabilidade de taludes (Fellenius (1936), Bishop (1955), Bishop Simplificado (1995), Janbu (1973) e o Método Proposto) comparados ao método de Spencer (1967) considerado um método mais apurado no cálculo do fator de segurança, porém, que requer maior tempo computacional para a obtenção dos resultados, Isto se dará em cenários com diferentes alturas, tipos de solos, inclinações de taludes e condições de esvaziamento rápido ou lento. Com base nos valores de FS calculados, serão ajustadas equações de regressão linear, onde a variável dependente foi o FS obtido através da equação de Spencer, e variável independente os valores de FS estimados pelos demais métodos. Com isso, serão feitas análises comparativas usando o índice de correlação "r", exatidão "d" (WILLMOTT et al., 1985) e desempenho "c" sugeridos por Camargo & Sentelhas (1997) onde c=r*d. O coeficiente de correlação pode variar de 0 a +1 ou 0 a -1, e foi classificado de acordo com Silva & Barros Filho (2003). Os valores do coeficiente "d" variam de zero, para nenhuma concordância, a 1, para concordância perfeita. A partir dos resultados encontrados, poder-se-á afirmar em que condições o Método Proposto poderá ser uti.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
PROPRIEDADES MECÂNICAS DO SOLO EM UMA TOPOSSEQÜÊNCIA DE SOLOS DA DEPRESSÃO CENTRAL NO RS
Descrição: compactação do solo é considerada como um dos fatores limitantes ao rendimento das culturas no sistema de semeadura direta no Brasil. A caracterização do processo de compressão contribui para definir ações de manejo do solo e das culturas que evitem ou minimizem a degradação da qualidade física dos solos. O acúmulo de tensões dos solos agrícolas, decorrente das operações motomecanizadas, afeta os atributos físicos do solo, provocando aumento na densidade e da resistência à penetração, redução da porosidade total e alteração na continuidade de poros.A determinação do cisalhamento do solo pode ser útil na agricultura para a avaliação da capacidade de suporte (OHU et al., 1986) e da resistência à tração do solo (Balastreire, 1987) e, conseqüentemente, na definição de máquinas e equipamentos mais apropriados para o manejo do mesmo; como indicador do estado de compactação (SCHJONNING, 1991); e na avaliação da susceptibilidade ao voçorocamento e, portanto, no estudo de técnicas que visem a estabilidade de taludes (Rocha et al., 2002). Segundo Boulaine (1978), o solo é um corpo "contínuo" que não se apresenta sob a forma de perfil vertical . Os perfis verticais são somente um produto do trabalho intelectual dos pedólogos, concebido para facilitar a sua análise e delimitação na paisagem (Boulaine, 1982). o objetivo deste trabalho é determinar a pressão de pré-consolidação e a resistência ao cisalhamento em cinco perfis de solo em todos os horizontes e avaliar a curva de retenção de água no solo e a permeabilidade ao ar em diferentes tensões no horizonte superfícial. Tendo como hipótese que as propriedades físico-hídricas do solo serão afetadas com a aplicação de cargas maiores que a pressão de pré-consolidação em cada um dos horizontes do perfil. A área onde será desenvolvido o presente estudo situa-se em Santa Maria, próximo a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em uma unidade de produção agropecuária.O primeiro estudo constitui-se das determinações de resistência.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
USO POTENCIAL DA TERRA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO INHAMANDA SÃO PEDRO DO SUL-RS.
Descrição: A PARTIR DO MOMENTO EM QUE O HOMEM SE APROPRIOU E INICIOU A TRANSFORMAÇÃO DO MEIO, FEZ COM QUE O MEIO PASSASSE A ADAPTAR-SE ÀS SUAS NECESSIDADES. ESTA RELAÇÃO TEM-SE CONSTITUÍDO PELA FORMA DE PRODUÇÃO, QUE GIRA EM TORNO DOS RECURSOS NATURAIS, SENDO QUE ESTE PROCESSO DE PRODUÇÃO SE INTEGRA E INTERAGE PELA AÇÃO DO MEIO E DO HOMEM QUE SE APROPRIA E TRANSFORMA-O. O HOMEM OCUPOU OS ESPAÇOS GEOGRÁFICOS DE FORMA POUCO PLANEJADA, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR OS CUSTOS E MAXIMIZAR OS BENEFÍCIOS, PASSANDO A EXPLORAR DE FORMA POUCO RACIONAL TANTO NA AGRICULTURA COMO PECUÁRIA. A FORMA INADEQUADA DE USO E OCUPACAO DA TERRA PROVOCOU O DESMATAMENTO, O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO EROSIVO DO SOLO, O EMPOBRECIMENTO DAS PASTAGENS NATIVAS E O COMPROMETIMENTO DA RESERVAS DE AGUA E A DETERIORACAO DOS RECURSOS NATURAIS. FAZ-SE NECESSARIO POIS, O ESTUDO DO USO E DA CAPACIDADDE DE USO DA TERRA VISANDO EVIDENCIAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS PRESENTESEM DECORRENCIA DAS DIFERENTES FORMAS DE EXPLORACAO DO RECURSOS NATURAIS. A ANALISE E QUANTIFICACÃO DESTA, POSSIBILITA ESTABELECER UM PARALELO ENTRE O AVANÇO DA EXPLORAÇÃO DAS TERRAS AO LONGO DOS ANOS. A ANÁLISE E QUANTIFICAÇÃO DESTA, POSSIBILITA ESTABELECER UM PARARELO ENTRE O AVANÇO DA EXPLORAÇÃO, E O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE. DIANTE DA NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO RACIONAL DA TERRA, ESTE PROJETO VEM COM O INTUITO DE SE FAZER O ESTUDO SOBRE O USO E OCUPAÇÃO DO MESMO, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DA FORMA EM QUE SE PROCESSAM, FORNECENDO SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO, VISANDO MINIMIZAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 2008
COMPACTACAO DE SOLOS: COMPRESSIBILIDADE, ESTADO DE COMPACTACAO E RELACOES COM O CRESCIMENTO DE PLANTAS
Descrição: O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA PESQUISA EH DESENVOLVER MELHRO ENTENDI MENTO BEM COMO DESENVOLVER RELACOES QUANTITATIVAS DE FATORES RELA' CIONADOS A COMPACTACAO DOS SOLOS E ESTADO DE COMPACTACAO, E TAMBEM RELACOES DO ESTADO DE COMPACTACAO COM PRODUTIVIDADE DOS CULTIVOS (SOJA E MILHO) P/ VARIOS TIPOS DE SOLOS SOB VARIOS TIPOS DE MANEJO INCLUINDO FAIXAS DE VARIACAO SIGNIFICATIVA DE RETENCAO DE AGUA, ARGILA, MATERIA ORGANICA E MINERALOGIA. SERAO ESTUDADAS PROPRIEDADE S MECANICAS DOS SOLOS COMO COMPRESSIBILIDADE E RESISTENCIA DOS SOLO S . NOSSA HIPOTESE GERAL EH QUE : 1-A COMPRESSIBILIDADE SEJA FUNCAO DA SATURACAO DO SOLO EM AGUA , ESTADO INICIAL DE COMPACTACAO, TEOR DE ARGILA E/OU COESAO E ATRITO INTENSO NO SOLOE; 2-HA 1 LIMITE CRITICO DO ESTADO DE GRAU DE COMPACTACAO E VARIA DE SOLO PARA SOLO DE ACORDO COM O TEOR DE ARGILA E MATERIA ORGANICA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Braga, F.V.A.  Data: 01/02/2008

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PADRON, R. A. R.2016PADRON, R. A. R. ; NOGUEIRA, H. M. C. M. ; CERQUERA, R. R. ; BEN, L. H. B. ; KOPP, L. M. ; Braga, F.V.A. . Estimación de las necesidades hídricas del pimentón (Capsicum annuum L.) en cinco municipios de Rio Grande do Sul-Brasil. Revista de la Facultad de Agronomía, v. 33, p. 162-180, 2016.

2.
NUNES, M. S.2016NUNES, M. S. ; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; PEREIRA, T. S. ; BUSKE, T. C. . Resposta da produção de soja à variabilidade espacial sob pivô central. Irriga (UNESP. CD-ROM), v. 1, p. 19-27, 2016.

3.
ROSSO, R. B.2016ROSSO, R. B. ; PEITER, M. X. ; ROBAINA, A. D. ; TORRES, R. R. ; BUSKE, T. C. ; PEREIRA, T. S. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony . Influência do manejo da altura de lâmina de água e densidade de semeadura nos componentes de produção do arroz no sistema de cultivo pré-germinado. Revista de la Facultad de Agronomía, La Plata, v. Vol 115, p. 19-28, 2016.

4.
PEREIRA, T. S.2016PEREIRA, T. S. ; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; ROSSO, R. B. . PERFORMANCE OF ANALYSIS METHODS OF SLOPE STABILITY FOR DIFFERENT GEOTECHNICAL CLASSES SOIL ON EARTH DAMS. Engenharia Agrícola (Online), v. 36, p. -, 2016.

5.
NUNES, M. S.2015NUNES, M. S. ; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; Braga, F.V.A. ; BRAGAGNOLO, J. . Comparação de lâminas brutas obtidas por métodos via solo e demanda evaporativa para manejo da irrigação. Tecnologia & Ciência Agropecuária, v. 9, p. 39-43, 2015.

6.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony2015BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; REICHERT, J.M. ; M. I. Mentges ; VOGELMAN, E. S. ; PADRON, R. A. R. . Propriedades Mecânicas e Permeabilidade ao Ar em Topossequência Argissolo-Gleissolo: Variação no Perfil e Efeito de Compressão. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online), v. 39, p. 1025-1035, 2015.

7.
NUNES, M. S.2015NUNES, M. S. ; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; Braga, F.V.A. ; BRAGAGNOLO, J. . USO DE TDR 300 NA DETERMINAÇÃO DA UMIDADE VOLUMÉTRICA DO SOLO PARA MANEJO DA IRRIGAÇÃO DA SOJA SAFRINHA. Revista de Agricultura (Piracicaba), v. 90, p. 250-255, 2015.

8.
Nunes, M.S2015Nunes, M.S ; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; BRAGAGNOLO, J. . Uso do TDR 300 na determinação da umidade volumétrica do solo para manejo da irrigação da soja safrinha. Revista de Agricultura (Piracicaba), v. 90, p. 250-255, 2015.

9.
NUNES, M. S.2015NUNES, M. S. ; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; BRAGAGNOLO, J. . Uso do TDR 300 na determinação da umidade volumétrica do solo para manejo da irrigação da soja safrinha. Revista de Agricultura (Piracicaba), v. 90, p. 250-255, 2015.

10.
BUSKE, T. C.2014BUSKE, T. C. ; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; TORRES, R. R. ; ROSSO, R. B. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony . DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO POR DIFERENTES FONTES DE AQUECIMENTO. Irriga (UNESP. CD-ROM), v. 19, p. 315-324, 2014.

11.
Braga, F.V.A.2014Braga, F.V.A.; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; NUNES, M. S. ; PEREIRA, T. S. ; ROSSO, R. B. . Estimativa do ângulo de atrito interno do solo por meio de regressão linear múltipla. Tecnologia & Ciência Agropecuária, v. 8, p. 41-45, 2014.

12.
FASINMIRIM, J. T.2009 FASINMIRIM, J. T. ; BRAGA . Agriculture for sustainable food, energy and industrial development in the Sub-Saharan Africa: The case of Nigeria. African Journal of Food Science, v. 3, p. 429-433, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GIRARDI, L. B. ; PEITER, M. X. ; ROBAINA, A. D. ; KOPP, L. M. ; BARZOTTO, F. ; BUSKE, T. C. ; TORRES, R. R. ; ROSSO, R. B. ; Braga, F.V.A. ; PEREIRA, T. S. . Eficiência do uso da água na produção de Gipsofila (Gypsofila Paniculata). In: XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves - RS. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013.

2.
BUSKE, T. C. ; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; SOARES, F. C. ; VIVAN, G. A. ; Braga, F.V.A. ; BARZOTTO, F. ; ROSSO, R. B. ; TORRES, R. R. ; PEREIRA, T. S. . Calibração de bancada didática para o ensino de hidráulica agrícola. In: XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013, Bento Gonçalves - RS. XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2013.

3.
Braga, F.V.A.; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; NUNES, M. S. ; BUSKE, T. C. . Parâmetros Compressivos de uma Topossequência Argissolo-Gleissolo. In: X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2012, Londrina - PR. X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2012.

4.
BUSKE, T. C. ; Braga, F.V.A. ; NUNES, M. S. ; VIVAN, G. A. ; PEITER, M. X. . Estimativa da Irrigação Suplementar em dois Latossolos utilizando Programa Computacional. In: X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2012, Londrina - PR. X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2012.

5.
SCHREINER, D. T. ; Braga, F.V.A. ; VOGELMAN, E. S. ; RODRIGUES, M. F. ; Oliveira, A. E. ; PREVEDELLO, J. ; REICHERT, J.M. . Efeito da compactação do solo na retenção de água em uma toposequência Argissolos-Gleissolo no RS.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo., 2011, Uberlândia/MG. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas, 2011.

6.
WINK, C. ; DALBIANCO, L. ; REICHERT, J.M. ; REINERT, D.J. ; RODRIGUES, M. F. ; KUNZ, M. ; Fabiano de Vargas Arigony ; ROSA, S. F. . RESISTÊNCIA DO SOLO AO CISALHAMENTO RELACIONADO A ATRIBUTOS DE UM ARGISSOLO SOB FLORESTAS DE EUCALIPTO E CAMPO NATIVO. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo., 2011, Uberlândia/MG. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas, 2011.

7.
MENTGES, L. R. ; M. I. Mentges ; REICHERT, J.M. ; REINERT, D.J. ; GELAIN, N. S. ; JACOMET, L. ; Fabiano de Vargas Arigony . Retenção e disponibilidade de água de um Gleissolo Háplico com e sem uso agrícola. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do solo e da água, 2010, Teresina, PI. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do solo e da água -Novos caminhos para Agricultura conservacionista no Brasil, 2010.

8.
ROSA, S. F. ; REINERT, D.J. ; GELAIN, N. S. ; RODRIGUES, M. F. ; WINK, C. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; DALBIANCO, L. . Agregação de um Neossolo Quartzarênico sob campo nativo no Rio Grande do Sul. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. Anais, 2009.

9.
WINK, C. ; ROSA, S. F. ; REINERT, D.J. ; JACOMET, L. ; BONUMA, N. B. ; DALBIANCO, L. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony . Características químicas de um argissolo cultivado com florestas de eucalipto. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. Anais, 2009.

10.
VOGELMAN, E. S. ; UHDE, L. T. ; REICHERT, J.M. ; REINERT, D.J. ; VIEIRA, D. A. ; BARROS, C. A. P. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony . Variação da permeabilidade ao ar em Argissolo Vermelho em função da orientação de amostragem e em diferentes umidades em área de pastagem. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. Anais, 2009.

11.
KUNZ, M. ; KUNZ, M. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; REINERT, D.J. ; VOGELMAN, E. S. ; Paulo Ivonir Gubiani ; REICHERT, J.M. . Permeabilidade do solo ao ar e espaço aéreo de um Latossolo sob integração lavoura-pecuária. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. Anais, 2009.

12.
GELAIN, N. S. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; UHDE, L. T. ; REICHERT, J.M. ; REINERT, D.J. ; VIEIRA, D. A. . DISPONIBILIDADE DEÁGUA NO SOLO PARA AS PLANTAS EM ARGISSOLO VERMELHO OCUPANDO DIFERENTES POSIÇÕES NA PAISAGEM. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009.

13.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; KUNZ, M. ; KUNZ, M. ; REICHERT, J.M. ; REINERT, D.J. ; JACOMET, L. . COMPRESSIBILIDADE DE UM LATOSSOLO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS SOB INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009.

14.
RODRIGUES, M. F. ; WINK, C. ; MONTEIRO, J. S. ; ROSA, S. F. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; DALBIANCO, L. ; KUNZ, M. ; REINERT, D.J. ; SAIDELLES, F. F. ; FLEIG, F. D. ; REICHERT, J.M. . AJUSTE DE EQUAÇÕES NA ESTIMATIVA DE BIOMASSA EM FLORESTAS DE EUCALIPTO DE DIFERENTES IDADES. In: 4 Simpósio Latino-Americano Sobre Manejo Florestal, 2008, Santa Maria. Produção de Bens Materiais e Imateriais, 2008.

15.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; PREVEDELLO, J. ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. . EFEITO DOS SISTEMAS DE MANEJO NA ESTABILIDADE DE AGREGADOS E NO TEOR DE MATÉRIA ORGÂNICA NA LINHA E NA ENTRELINHA DO PLANTIO DO Eucalyptus grandis. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro. Manejo e Conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais, 2008.

16.
GELAIN, N. S. ; Paulo Ivonir Gubiani ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; DALBIANCO, L. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony . COMPACTAÇÃO DO SOLO E IRRIGAÇÃO E SEUS EFEITOS NO CRESCIMENTO DA CULTURA DE FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L.). In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro. Manejo e Conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais, 2008.

17.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; A.L.M. corcini ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; FONTINELLI, F. . DISPONIBILIDADE DE ÁGUA E AR EM SISTEMAS DE CULTIVO DE CEBOLA EM UM SOLO VÉRTICO NO URUGUAI. In: VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria. VII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2008.

18.
DALBIANCO, L. ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; CERETTA, C. A. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; VIEIRA, D. A. . Avaliação da estabilidade estrutural de agregados após calagem superficial em um Latossolo Vermelho sob plantio direto. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008.

19.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; A.L.M. corcini ; V.S. Hilbig . ESTABILIDADE DE AGREGADOS E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM SISTEMAS DE CULTIVO NA CULTURA DA CEBOLA. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado - RS. CD - Conquistas e Desafios da Ciência do Solo Brasileira, 2007.

20.
Letícia Sequinatto ; REICHERT, J.M. ; REINERT, D.J. ; Gustavo Henrique Merten ; A.L.M. corcini ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony . Sedimentos erodidos e estimados por curva-chave em uma microbacia Hidrográfica cultivada com Fumo. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado - RS. CD - Conquistas e Desafios Da Ciência do Solo Brasileira, 2007.

21.
Juliana Prevedello ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; Paulo Ivonir Gubiani ; A.L.M. corcini . EFEITO DO MANEJO DO SOLO NAS PROPRIEDADES FÍSICAS E NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE EUCALYPTUS GRANDIS. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado - RS. CD - Conquistas e Desafios Da Ciência do Solo Brasileira, 2007.

22.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; Kaiser, Douglas Rodrigo ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; Aita, Celso . LIXIVIAÇÃO DE NITRATO EM MANEJOS DO SOLO PARA A CULTURA DO FUMO. In: XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracajú - SE. CD - XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006.

23.
Kaiser, Douglas Rodrigo ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; Letícia Sequinatto ; Kunz, M. . Concentração de nitrato na solução do solo e na água de fontes para consumo humano numa microbacia hidrográfica cultivada com fumo. In: VI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo - RS. CD - VI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2006.

24.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; C.L.R. Lima ; L.E.A.S. Suzuki ; Paulo Ivonir Gubiani . EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS E DESENVOLVIMENTO DE SOJA E FEIJOEIRO EM UM ARGISSOLO VERMELHO SOB SISTEMA DE SEMEADURA DIRETA.. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife - PE. CD - Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENTGES, L. R. ; REICHERT, J.M. ; M. I. Mentges ; Fabiano de Vargas Arigony ; KUNZ, M. ; XAVIER, A. . FATORES QUE AFETAM A SUSCETIBILIDADE À COMPACTAÇÃO DE UM GLEISSOLO HÁPLICO. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010.

2.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; C.L.R. Lima ; L.E.A.S. Suzuki ; Paulo Ivonir Gubiani . DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE UM ARGISSOLO VERMELHO DISTRÓFICO. In: XX Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria - RS. CD - ANAIS da XX Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

3.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; REINERT, D.J. ; Kaiser, Douglas Rodrigo ; Kunz, M. ; Letícia Sequinatto . CONCENTRAÇÃO DE NITRATO NA SOLUÇÃO DO SOLO E EM FONTES DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NUMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA PRODUTORA DE FUMO. In: XXI Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria - RS. CD - XXI Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

4.
M. I. Mentges ; REICHERT, J.M. ; V.S. Hilbig ; S. L. K. Sturmer ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony . SISTEMAS DE CULTIVO DO FUMO COM ÊNFASE NAS PRÁTICAS DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO. In: XXI Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria - RS. CD - XXI Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

5.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; REINIGER, L.R.S ; CUNHA, A. C. M. ; MANFIO, C. E ; COCCO, C ; PIZZUTI, L . Indução de calos embriogênicos a partir de ápices radiculares em soja. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2004, Santa Maria. XIX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2004.

6.
PIZZUTI, L ; REINIGER, L.R.S ; MANFIO, C. E ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; ZALAMENA, J ; FLORES, A. V . Obtenção de ápices radiculares a partir de sementes de soja para utilização em cultivos in vitro. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2004, Santa Maria. XIX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Santa Maria, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROSSO, R. B. ; PEITER, M. X. ; ROBAINA, A. D. ; TORRES, R. R. ; BUSKE, T. C. ; PEREIRA, T. S. ; Braga, F.V.A. . Influência do manejo da altura de lâmina de água e densidade de semeadura nos componentes de produção do arroz no sistema de cultivo pré-germinado. Revista de la Facultad de Agronomía, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; KUNZ, M. ; KUNZ, M. ; REICHERT, J.M. ; REINERT, D.J. ; JACOMET, L. . COMPRESSIBILIDADE DE UM LATOSSOLO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS SOB INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; Juliana Prevedello ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. . Efeitos dos sistemas de manejo na estabilidade de agregados e no teor de matéria orgânica na linha e entrelinha do plantio de Eucalyptus grandis.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; A.L.M. corcini ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; FONTINELLI, F. . Disponibilidade de água e ar em sistemas de. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; A.L.M. corcini ; V.S. Hilbig . ESTABILIDADE DE AGRAGADOS E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM SISTEMAS DE CULTIVO NA CULTURA DA CEBOLA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Juliana Prevedello ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; Paulo Ivonir Gubiani ; A.L.M. corcini . EFEITO DO MANEJO DO SOLO NAS PROPRIEDADES FÍSICAS E NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Eucalyptus grandis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; KAISER, D.R. ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; Aita, Celso . LIXIVIAÇÃO DE NITRATO EM MANEJOS DO SOLO PARA A CULTURA DO FUMO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; KAISER, D.R. ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; Letícia Sequinatto ; Kunz, M. . CONCENTRAÇÃO DE NITRATO NA SOLUÇÃO DO SOLO EM FONTES DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NUMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA PRODUTORA DE FUMO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; C.L.R. Lima ; L.E.A.S. Suzuki ; Paulo Ivonir Gubiani . DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE UM ARGISSOLO VERMELHO DISTRÓFICO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; REINERT, D.J. ; KAISER, D.R. ; Kunz, M. ; Letícia Sequinatto . CONCENTRAÇÃO DE NITRATO NA SOLUÇÃO DO SOLO E EM FONTES DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NUMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA PRODUTORA DE FUMO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; C.L.R. Lima ; L.E.A.S. Suzuki ; Paulo Ivonir Gubiani . EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS E DESENVOLVIMENTO DE SOJA E FEIJOEIRO EM UM ARGISSOLO VERMELHO SOB SISTEMA DE SEMEADURA DIRETA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
REICHERT, J.M. ; Gustavo Henrique Merten ; SANTOS, Danilo Reinheimer dos ; REINERT, D.J. ; ALMEIDA, Luiz Emilio Sá ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; BARCELOS, Amauri Antunes ; PELLEGRINI, André ; STRECK, Carlos Arnoldo ; GONÇALVES, Celso ; Kaiser, Douglas Rodrigo ; GOMES, Jean Paolo Minella ; PELLEGRINI, João Batista ; Letícia Sequinatto ; MELLO, Nilvania . GESTÃO INTEGRADA DE RECUROS NATURAIS EM MICROBACIAS RURAIS DEGRADADAS VISANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA E SUSTENTABILIDADE DO AGROECOSSISTEMA. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEITER, M. X.; Fabiano de Vargas Arigony; TORRES, R. R.. Participação em banca de Marcelo da Conceição Nascimento.conhecimento Biológico de Formas de Controle de Moscas das Frutas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agricultura Familiar e Sustentabilidade) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
PEITER, M. X.; FERRAZ, R. C.; Braga, F.V.A.. Participação em banca de Dorli Elso Barrichello.Modelo de Proteção de Vertente Para o Aprimoramento da Qualidade da Água no Meio Rural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Agricult. Familiar e Sustentabilidade) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
PEITER, M. X.; FERRAZ, R. C.; Braga, F.V.A.. Participação em banca de Daina Jeggli.Qualidade das águas Subterrâneas das Comunidades Rurais do Município de Sobradinho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Agricult. Familiar e Sustentabilidade) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
DEQUECH, S. T. B.; Fabiano de Vargas Arigony; RODRIGUES, J.. Participação em banca de Marcelo Gschneitner Wisbistcki.Uma Experiência Na Produção Orgânica de Morango. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agricultura Familiar e Sustentabilidade) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
DEQUECH, S. T. B.; Fabiano de Vargas Arigony; RODRIGUES, J.. Participação em banca de Jocimar Rabaioli.Agregando Sabores e Valores aos Produtos da Agricultura Familias: estudo de caso da Agroindustria Familiar Rural KolonieBackhaus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agricultura Familiar e Sustentabilidade) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
DEQUECH, S. T. B.; Fabiano de Vargas Arigony; RODRIGUES, J.. Participação em banca de Said Mahfuz Matozo Khair.Inseto-Praga presentes em Unidades de Produção Agrícola no Município de Herval e Alternativas de Controle. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agricultura Familiar e Sustentabilidade) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
REICHERT, J.M.; Fabiano de Vargas Arigony; DALBIANCO, L.. Participação em banca de Luciano Jacomet.Acopmanhamento das Atividades ligadas ao Setor do Programa em Monitoramento de Adubação (PMA) - Projetos Agrícolas da Fundação MT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Compressibilidade de um Latossolo Vermelho submetido a diferentes manejos sob integração lavoura-pecuária. 2009. (Congresso).

2.
XII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. Disponibilidade de água e ar em sistemas de cultivo de cebola em um solo vértico no Uruguai. 2008. (Congresso).

3.
XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do solo e da Água. Efeitos dos sistemas de manejo na estabilidade de agregados e no teor de matéria orgânica na linha e entrelinha do plantio de Eucalyptus grandis. 2008. (Congresso).

4.
XVIII Semana Acadêmica da Agronomia (SEAGRO). 2007. (Encontro).

5.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. ESTABILIDADE DE AGREGADOS E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM SISTEMAS DE CULTIVO DA CEBOLA. 2007. (Congresso).

6.
21° Seminário Cooplantio. 2006. (Seminário).

7.
III Seminário sobre o Uso Intensivo e Sustentável de Áreas de Várzeas. 2006. (Seminário).

8.
VI Reunião Sul-brasileira de ciência do solo. CONCENTRAÇÃO DE NITRATO NA SOLUÇÃO DO SOLO EM FONTES DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NUMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA PRODUTORA DE FUMO. 2006. (Congresso).

9.
XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. LIXIVIAÇÃO DE NITRATO EM MANEJOS DO SOLO PARA A CULTURA DO FUMO. 2006. (Congresso).

10.
XXI Jornada Acadêmica Integrada. CONCENTRAÇÃO DE NITRATO NA SOLUÇÃO DO SOLO E EM FONTES DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NUMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA PRODUTORA DE FUMO. 2006. (Congresso).

11.
XX Jornada Acadêmica Inegrada. DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE UM ARGISSOLO VERMELHO DISTRÓFICO. 2006. (Congresso).

12.
20° Seminário da Cooplantio. 2005. (Seminário).

13.
XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS E DESENVOLVIMENTO DE SOJA E FEIJOEIRO EM UM ARGISSOLO VERMELHO SOB SISTEMA DE SEMEADURA DIRETA. 2005. (Congresso).

14.
Agrotóxicos no Manejo Integrado. 2004. (Outra).

15.
12° Encorte e 2° Tecnocorte. 2003. (Congresso).

16.
Congresso Internacional de Biotecnologia. 2003. (Congresso).

17.
Controle Integrado de Pragas. 2002. (Oficina).

18.
Workshop em Engenharia Agrícola e 1° Mostra Científica do PPGEA. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony. 39° Expofeira Agropecuária de Santa Maria. 2006. (Exposição).

2.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony. 38° Expofeira Agropecuária de Santa Maria. 2005. (Exposição).

3.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony. VII Edição da Feira das Profissões. 2005. (Exposição).

4.
BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony. VI Edição da Feria das Profissões. 2004. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
NUNES, M. S.2015NUNES, M. S. ; ROBAINA, A. D. ; PEITER, M. X. ; Braga, F.V.A. ; BRAGAGNOLO, J. . USO DE TDR 300 NA DETERMINAÇÃO DA UMIDADE VOLUMÉTRICA DO SOLO PARA MANEJO DA IRRIGAÇÃO DA SOJA SAFRINHA. Revista de Agricultura (Piracicaba), v. 90, p. 250-255, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 14:28:07