Rafael Cava Mori

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9085516658408739
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Bacharel em Química pela USP (campus de São Carlos) e, pela mesma instituição, Licenciado em Ciências Exatas (Habilitação em Química), Mestre e Doutor em Físico-Química. Atua nas áreas de Educação em Ciências (teorias e políticas públicas para educação científica; contribuições de museus/centros de ciências para a educação escolar; relações ciência-arte; história da Química no Brasil) e Educação Física (aspectos históricos e educativos de práticas do oriente). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Cava Mori
Nome em citações bibliográficas
MORI, R. C.;MORI, RAFAEL CAVA;RAFAEL CAVA, MORI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas.
Avenida dos Estados, 5001 - Bloco A - Sala 630-3
Santa Teresinha
09210580 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (11) 49968378
URL da Homepage: http://ccnh.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=286&Itemid=140


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Química.
Instituto de Química de São Carlos, IQSC, Brasil.
Título: Experimentação no ensino de Química: contribuições do Projeto Experimentoteca para a prática e para a formação docente, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Antonio Aprigio da Silva Curvelo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: experimentação no ensino de ciências; Projeto Experimentoteca; museus e centros de ciências; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-Cultural; formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Físico Química.
Instituto de Química de São Carlos, IQSC, Brasil.
Título: Análise de experimentos que envolvem química presentes nos livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries avaliados no PNLD/2007,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Antonio Aprigio da Silva Curvelo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: livros didáticos; experimentação no ensino de ciências; ensino fundamental.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
2007 - 2010
Graduação em Ciências Exatas (Licenciatura - Hab. em Química).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2006
Graduação em Química (Bacharelado - Opção Fundamental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Um olhar sobre experimentos que envolvem Química presentes nos livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental avaliados no PNLD/2007.
Orientador: Antonio Aprigio da Silva Curvelo.




Formação Complementar


2012 - 2012
Análise das Práticas Culturais Discursivas. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos da Capoeira. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Escola e Currículo. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2010
Filosofia da Educação. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Didática Geral. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Pesquisa Educacional em Química. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Filosofia da Ciência. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, FUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - 09/2015
Ensino, Licenciatura em Ciências (USP/Univesp), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PLC0603-Ciência, Ciência Aplicada e Tecnologia
PLC0801-Trabalho de Graduação em Licenciatura em Ciências II
10/2014 - 8/2015
Ensino, Licenciatura em Ciências (USP/Univesp), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PLC0025-Introdução aos Estudos da Educação I
PLC0026-Introdução aos Estudos da Educação II
PLC0606-Psicologia e Educação
PLC0701-Trabalho de Graduação em Licenciatura em Ciências
PLC0702-Projeto de Ensino de Ciências I - Bases Teóricas
PLC0703-Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências: o Planejamento do Ensino
PLC0802-Projeto de Ensino de Ciências II - Bases Teóricas

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

07/2016 - 02/2018
Ensino, Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
71233-Tópicos Atuais em Educação em Ciências
05/2009 - 09/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro titular, representando a categoria discente, junto à Comissão Local do Programa USP-Recicla.
2/2012 - 7/2012
Estágios , Instituto de Química de São Carlos, .

Estágio realizado
Participação do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, na disciplina 7500005-História da Química, sob supervisão do Prof. Dr. Ernesto Rafael Gonzalez..
12/2010 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro titular, representando a categoria discente (pós-graduação), junto à Congregação..
5/2010 - 5/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro titular, representando a categoria discente, junto ao Conselho de Pesquisa..
5/2010 - 5/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro suplente, representando a categoria discente, junto ao Conselho de Pós-Graduação..
5/2010 - 4/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro suplente, representando a categoria discente, junto à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Físico-Química.
6/2009 - 6/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro titular, representando a categoria discente (pós-graduação), junto à Congregação..
5/2009 - 3/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro suplente, representando a categoria discente, junto ao Conselho do Departamento de Físico-Química.
5/2009 - 8/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro suplente, representando a categoria discente, junto à Comissão de Pós-Graduação..
06/2008 - 04/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro suplente, representando a categoria discente, junto à Comissão Setorial do Programa de Pós-Graduação em Química.
04/2008 - 04/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Informática de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro suplente, representando a categoria discente (pós-graduação), junto ao Conselho Deliberativo.
12/2007 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro titular, representando a categoria discente, junto ao Conselho do Departamento de Físico-Química.
8/2007 - 8/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro suplente, representando a categoria discente, junto à Comissão de Pós-Graduação.
4/2007 - 11/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro suplente, representando a categoria discente, junto ao Conselho do Departamento de Físico-Química.
12/2006 - 1/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Divulgação Científica e Cultural, .

Cargo ou função
Membro titular, representando a categoria discente, junto ao Conselho Deliberativo.
10/2005 - 01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro titular, representando a categoria discente, junto ao Conselho do Departamento de Físico-Química.
8/2006 - 12/2006
Estágios , Instituto de Química de São Carlos, .

Estágio realizado
Monitoria na disciplina SQM0303-História da Química, sob supervisão do Prof. Dr. Marcel Tabak.
12/2005 - 12/2006
Direção e administração, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Vice-presidente do Centro de Convivência da Química.
12/2005 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Membro titular, representando a categoria discente, junto à Comissão de Cultura e Extensão Universitária.
12/2004 - 12/2005
Direção e administração, Instituto de Química de São Carlos, .

Cargo ou função
Diretor do Centro de Convivência da Química.

Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto-A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2017 - Atual
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
NHZ5016-15-História da Educação
BIK0102-15-Estrutura da Matéria
09/2017 - Atual
Ensino, Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ENS200-Experimentação no Ensino de Química para o Ensino Superior
ENS220-Pesquisas sobre Materiais de Apoio ao Ensino e Aprendizagem
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Membro titular, representando a categoria docente, junto ao Colegiado da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática.
09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Membro titular, representando os docentes do curso de Licenciatura em Química, junto ao Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

Cargo ou função
Membro titular, representando a categoria docente, junto à Coordenação do Curso de Licenciatura em Química.
06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Humanas, .

09/2015 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
NHI5011-Políticas Educacionais
NHT4015-15-Experimentação e Ensino de Química
NHT4073-15-Livros Didáticos e Ensino de Química
NH4153-Estágio Supervisionado em Química I (Nível Médio)
NH4203-Práticas de Ensino de Química II
NH4253-Estágio Supervisionado em Química II (Nível Médio)
NH4353-Estágio Supervisionado em Química III (Nível Médio)


Linhas de pesquisa


1.
Livros didáticos de ciências e transmissão do conhecimento químico

Objetivo: Analisar o conteúdo de livros didáticos de ciências (em especial, livros para a disciplina Ciências do ensino fundamental) e avaliar aspectos relacionados à transmissão do conhecimento químico (conceitos, propostas de experimentos, menções a assuntos da natureza da ciência etc.)..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências.
Palavras-chave: livros didáticos; ensino de Química; análise de conteúdo.
2.
Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica como referenciais teóricos para o ensino de Química

Objetivo: O projeto se propõe a articular contribuições de autores associados à Psicologia Histórico-Cultural (como L. S. Vigotski e A. N. Leontiev) para um entendimento da atividade experimental no ensino de Química. Considera-se essa teoria como o fundamento psicológico da Pedagogia Histórico-Crítica. O projeto será desenvolvido por meio da análise de livros e outros materiais textuais produzidos por autores da Escola de Vigotski. Ainda, o projeto busca realizar uma revisão bibliográfica ampla e exaustiva, em periódicos nacionais das áreas de Educação em Ciências e Ensino de Química, buscando compilar as possíveis contribuições já registradas na literatura na direção aos objetivos do presente projeto. Considerando que a recepção da Psicologia Histórico-Cultural no Brasil atravessa uma fase de questionamento das fontes estudadas desde o aportar das ideias de Vigotski em nossas instituições, e de explicitação dos fundamentos teóricos marxistas dessa teoria, o projeto busca se contrapor ao ideário pós-moderno e neoliberal representado pelo construtivismo e outras pedagogias do "aprender a aprender"..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências.
Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural; Pedagogia Histórico-Crítica; ensino de Química.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Livros didáticos de ciências e transmissão do conhecimento químico
Descrição: O projeto busca empregar diferentes metodologias analíticas, dentre o conjunto de técnicas abrangidas pela Análise de Conteúdo, para analisar aspectos relacionados à transmissão do conhecimento químico em livros didáticos de ciências. Privilegia-se a investigação sobre a importância relegada à Química nos níveis mais elementares do ensino, envolvendo, portanto, a análise de livros para a disciplina de Ciências do ensino fundamental. Espera-se contribuir para o conhecimento sobre o ensino elementar de Química, e sobre as influências do Programa Nacional do Livro Didático sobre os atuais manuais escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rafael Cava Mori - Coordenador / Fernanda Kelly Macario de Faria Daguano - Integrante / Paulo Henrique Soares Gomes - Integrante / Antonio Aprigio da Silva Curvelo - Integrante / Vivian Cordeiro Parra - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2016
Análise da produção editorial brasileira de livros didáticos de Química - século XIX-1930
Descrição: Analisa alguns dos primeiros livros didáticos brasileiros para a transmissão do conhecimento químico, nos níveis secundário e superior. Os descritores utilizados se referem, especialmente, a aspectos relacionados à natureza da ciência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Cava Mori - Coordenador / Antonio Aprígio da Silva Curvelo - Integrante / Fernanda Kelly Macario de Faria Daguano - Integrante.
Número de produções C, T & A: 15
2010 - Atual
O diálogo entre ciência e arte a partir das canções da música popular brasileira
Descrição: Investiga a presença de temas de ciência e tecnologia nas canções da música popular brasileira, com especial atenção para o rock nacional dos anos 80. Além de identificar estes temas, o projeto busca conhecer quais seriam suas contribuições para a divulgação científica e quais suas possibilidades de integração com a educação formal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Cava Mori - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 13
2009 - Atual
Contribuições do Projeto Experimentoteca para a prática e para a formação inicial do docente de Química
Descrição: Busca investigar quais as possíveis contribuições dos kits do Projeto Experimentoteca para a prática de docentes de Química, assim como suas possibilidades de integração à formação inicial de professores. Adota-se como referencial teórico o entendimento da educação conforme a Pedagogia Histórico-Crítica, e a compreensão das relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento da Psicologia Histórico-Cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Cava Mori - Integrante / Antonio Aprígio da Silva Curvelo - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 19
2009 - Atual
Processos educativos envolvidos em práticas do Oriente
Descrição: Busca desvelar quais os processos educativos que se desenrolam a partir de práticas típicas do Oriente, em especial as artes marciais. As análises compreendem desde aspectos historiográficos até o entendimento destas artes conforme categorias oriundas dos estudos da linguagem do Círculo de Bakhtin e da Psicologia Histórico-Cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Cava Mori - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6
2008 - 2011
A investigação científica na formação inicial do professor de ciências
Descrição: A pesquisa envolve as possibilidades de integração entre atividades do tipo investigativo, para a educação científica, e a formação inicial do docente de ciências. As atividades consideradas são baseadas nas premissas do programa "ABC na educação científica: Mão na Massa"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Cava Mori - Integrante / Antonio Aprígio da Silva Curvelo - Coordenador / Jonathan Francisco de Freitas - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8
2006 - 2009
Avaliação de propostas de experimentos envolvendo transformações químicas, veiculadas em livros didáticos do PNLD/2007 (Ciências-séries iniciais).
Descrição: Analisa as 37 coleções de livros didáticos de Ciências, para as séries iniciais do ensino fundamental, avaliadas no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2007. O projeto concentra suas atenções nas propostas de experimentos que envolvam transformações químicas. São analisados dois aspectos destas atividades: o grau de participação delegado ao estudante durante a condução dos experimentos; e as contribuições das atividades a um ensino elementar de Química..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafael Cava Mori - Integrante / Antonio Aprígio da Silva Curvelo - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 14


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Química Nova na Escola (Impresso)
2017 - Atual
Periódico: Educación Química
2017 - Atual
Periódico: Educação Química en Punto de Vista
2017 - Atual
Periódico: ÁSKESIS
2017 - Atual
Periódico: A Física na Escola (Impresso)
2017 - Atual
Periódico: EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA
2018 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação no Ensino de Ciências da Natureza.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
2º colocado - Concurso Anual de Monografias 2011/2012, Fundação Pró-Memória de São Carlos.
2011
1º colocado - Concurso Anual de Monografias 2010, Fundação Pró-Memória de São Carlos.
2011
Moção de congratulação, Câmara Municipal de São Carlos.
2006
2º colocado - Concurso "Projeto de Divulgação da Química e do IQSC", Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Química de São Carlos (CCEx-IQSC-USP).


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:4
Total de citações:1
Fator H:1
Mori, Rafael C  Data: 31/10/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:3
Total de citações:2
Mori, Rafael Cava  Data: 31/10/2018

Outras
Total de trabalhos:33
Total de citações:37
RC Mori  Data: 29/11/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, I. T.2018OLIVEIRA, I. T. ; MORI, R. C. ; MAXIMIANO, F. A. . Química e suas áreas: uma análise de mapas conceituais produzidos por graduandos. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 4, p. 29-46, 2018.

2.
MORI, R. C.2018MORI, R. C.. A psicologia da arte de Vigotski e algumas notas sobre o químico (e o) artista. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 4, p. 21-50, 2018.

3.
RAFAEL CAVA, MORI2017RAFAEL CAVA, MORI; ANTONIO APRIGIO DA SILVA, CURVELO . A polissemia da palavra -Experimentação- e a Educação em Ciências. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 291-304, 2017.

4.
MORI, R. C.2017MORI, R. C.. Communicating Knowledge to (Re)Produce It: The Motto of University Extension. REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP, v. 17, p. 83-95, 2017.

5.
MORI, R. C.2017MORI, R. C.. O Karate-Do como dispositivo da japonesidade em São Carlos. ÁSKESIS, v. 6, p. 51-64, 2017.

6.
MORI, R. C.2017MORI, R. C.. A necessária superação das pedagogias do -aprender a aprender-: em foco o construtivismo no ensino de ciências. Educação Química en Punto de Vista, v. 1, p. 170-184, 2017.

7.
MORI, R. C.2016 MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . O pensamento de Dermeval Saviani e a educação em museus de ciências. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 42, p. 491-506, 2016.

8.
MORI, R. C.2016MORI, R. C.; DAGUANO, F. K. M. F. ; CURVELO, A. A. S. . Impactos das reformas educacionais da Primeira República sobre o ensino de Química na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, narrados por Tiburcio Valeriano Pecegueiro do Amaral. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 14, p. 69-87, 2016.

9.
MORI, R. C.2016MORI, R. C.; COLOMBO JUNIOR, P. D. ; CURVELO, A. A. S. ; SILVA, C. C. . 10 years of the Perception Garden of the Centre for Scientific and Cultural Dissemination. REVISTA CULTURA E EXTENSÃO USP, v. 16, p. 85, 2016.

10.
DAGUANO, F. K. M. F.2016DAGUANO, F. K. M. F. ; MORI, R. C. ; CURVELO, A. A. S. . O desenvolvimento da Química no Brasil e a transformação no ensino por meio das Reformas Pombalinas. REVISTA DE ESTUDOS DE CULTURA, v. 4, p. 143-153, 2016.

11.
MORI, R. C.2015MORI, R. C.; CARMO, C. S. ; GONCALVES JUNIOR, L. . A capoeira vai ao dojo: um diálogo entre duas tradições. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 201, p. 1, 2015.

12.
SOUZA, PAULO VITOR TEODORO DE2015SOUZA, PAULO VITOR TEODORO DE ; SILVA, MARCOS DOUGLAS ; AMAURO, NICÉA QUINTINO ; MORI, RAFAEL CAVA ; MOREIRA, PATRICIA FLAVIA DA SILVA DIAS . Densidade: Uma Proposta de Aula Investigativa. Química Nova na Escola (Impresso), v. 37, p. 120-124, 2015.

13.
MORI, RAFAEL CAVA2015 MORI, RAFAEL CAVA. Sentir com a inteligência, pensar com a emoção: ciência e tecnologia em canções de Humberto Gessinger. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Online), v. 22, p. 743-760, 2015.

14.
AMAURO, N. Q.2015AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química. MULTI-SCIENCE JOURNAL, v. 1, p. 17-23, 2015.

15.
MORI, RAFAEL CAVA2014 MORI, RAFAEL CAVA; CURVELO, ANTONIO APRIGIO DA SILVA . Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos. Ciência & Educação, v. 20, p. 243-258, 2014.

16.
MORI, R. C.2014MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . A Experimentoteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP): 30 Anos de Contribuições ao Ensino de Ciências. Revista Cultura e Extensão USP, v. 11, p. 51, 2014.

17.
MORI, RAFAEL CAVA2014 MORI, RAFAEL CAVA; CURVELO, ANTONIO APRIGIO DA SILVA . KNOWLEDGE ON THE EARLY BRAZILIAN TEXTBOOKS FOR CHEMISTRY TEACHING. Química Nova (Impresso), v. 37, p. 919-926, 2014.

18.
MORI, R. C.2014MORI, R. C.. Ciência, filosofia e arte: 1.000 destinos cruzados em 'Lance de dados', de Humberto Gessinger. Revista Brasileira de Estudos da Canção, v. 5, p. 1-15, 2014.

19.
MORI, R. C.;MORI, RAFAEL CAVA;RAFAEL CAVA, MORI2013MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . O grau de participação requerido dos estudantes em atividades experimentais de Química: uma análise dos livros de Ciências aprovados no PNLD/2007. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, p. 65-86, 2013.

20.
MORI, R. C.;MORI, RAFAEL CAVA;RAFAEL CAVA, MORI2013MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Livros de Ciências para as séries iniciais do ensino fundamental: a educação em Química e as influências do PNLD. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 18, p. 545-561, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORI, R. C.. O Caminho das artes marciais em São Carlos: contribuições do Karate-Do e de outras artes japonesas. 1. ed. São Carlos: Fundação Pró-Memória de São Carlos, 2011. 61p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA, E. A. ; OLIVEIRA, L. J. M. ; MORI, R. C. . Estudo de caso: transgênico ou transgênero?. In: Salete Linhares Queiros, Daniela Marques Alexandrino. (Org.). Estudos de caso para o ensino de Química 2. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 19-31.

2.
CASTRO, D. K. S. V. ; CORDEIRO JUNIOR, P. J. M. ; MORI, R. C. . Estudo de caso: e se os pássaros tomassem antidepressivos?. In: Salete Linhares Queiroz, Daniela Marques Alexandrino. (Org.). Estudos de caso para o ensino de Química 2. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 69-82.

3.
SOUZA, A. D. V. ; PINHEIRO, D. R. P. O. ; MORI, R. C. . Estudo de caso: silêncio das abelhas. In: QUEIROZ, S. L.; SILVA, E. M. S.. (Org.). Estudos de caso para o ensino de Química 1. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 19-.

4.
OLIVEIRA, F. E. R. ; PASQUALETI, A. M. ; MORI, R. C. . Estudo de caso: sacolas plásticas - vítimas ou vilãs?. In: QUEIROZ, S. L.; SILVA, E. M. S.. (Org.). Estudos de caso para o ensino de Química 1. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 55-.

5.
AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . Experimentos no ensino de ciências e suas funções pedagógicas. In: SOUZA, R. D.; ANGOTTI, J. A. P.. (Org.). Reflexões em ensino de ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. , p. 97-107.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, P. H. S. ; MORI, R. C. . Cadernos do aluno do Programa São Paulo Faz Escola: distribuição dos termos químicos presentes nas séries finais do ensino fundamental. In: XV Evento de Educação em Química, 2017, Araraquara. Anais, 2017.

2.
MORI, R. C.. A 'Psicologia da Arte' de Vigotski: possibilidades para o diálogo entre ciência e arte e aplicação no estudo de canções com temática científica. In: XV Evento de Educação em Química, 2017, Araraquara. Anais. Araraquara: Unesp, 2017.

3.
AFONSO, N. C. ; SILVA, J. C. ; PONTES, B. R. B. ; MORI, R. C. . O ensino elementar de Química na realidade rural: análise de uma coleção de livros do PNLD/campo. In: IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2017, Sertãozinho. Anais. Sertãozinho: IFSP, 2017.

4.
GOMES, P. H. S. ; MORI, R. C. . Cadernos do aluno do Programa São Paulo Faz Escola: a especificação abrupta do conteúdo químico no 9° ano do ensino fundamental. In: IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2017, Sertãozinho. Anais. Sertãozinho: IFSP, 2017.

5.
SILVA, P. C. ; ITO, N. M. ; AMAURO, N. Q. ; MORI, R. C. . Processos cognitivos requeridos em exercícios de Química: evolução de uma coleção de livros de Ciências cobrindo três décadas. In: IX Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2017, Sertãozinho. Anais. Sertãozinho: IFSP, 2017.

6.
MORI, R. C.. O primeiro livro didático brasileiro de Química: o que registra a literatura?. In: XVI Evento de Educação em Química, 2016, Araraquara. Anais. Araraquara: Instituto de Química - Unesp Araraquara, 2016.

7.
SOUZA, P. V. T. ; AMAURO, N. Q. ; MORI, R. C. . Construção de foguetes: possibilidades e propostas para o ensino de Química. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais.... Florianópolis: UFSC, 2016.

8.
AMAURO, N. Q. ; PAULA, A. G. ; RODRIGUES FILHO, G. ; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . Educação ambiental e gestão de resíduos de aulas experimentais: em foco a Resolução 02/2012 ? CNE/CP. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais.... Florianópolis: UFSC, 2016.

9.
MORI, R. C.. Experimentação no ensino de ciências: uma práxis à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. In: VIII Colóquio Internacional Marx Engels, 2015, Campinas. Anais. Campinas: Centro de Estudos Marxistas, 2015. v. 1.

10.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Fundamentos pedagógicos e epistemológicos da Educação em Química n?O livro da Experimentoteca. In: XIII Evento de Educação em Química, 2015, Araraquara. Anais. Araraquara: Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, 2015.

11.
AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . Experimentos no ensino de Química e suas funções pedagógicas. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais. Rio de Janeiro: Abrapec, 2015.

12.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Os primeiros livros didáticos brasileiros para o ensino de Química: estado do conhecimento e proposta de descritores analíticos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais. Rio de Janeiro: Abrapec, 2015.

13.
DAGUANO, F. K. M. F. ; MORI, R. C. ; CURVELO, A. A. S. . A Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e os primórdios do ensino de Química no Brasil. In: XII Evento de Educação em Química, 2014, Araraquara. Anais do XII EVEQ. Araraquara: Instituto de Química - Unesp, 2014.

14.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Incertezas da Química no discurso do livro didático: análise da obra 'Noções elementares de Chimica Organica' (1900), de Tibúrcio Valeriano Pecegueiro do Amaral. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro-Preto. Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. p. 2345-2356.

15.
MORI, R. C.. A Psicologia Histórico-Cultural nos artigos publicados em Química Nova na Escola. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas..., 2013. p. 1-8.

16.
MORI, R. C.. Experimentação no ensino de ciências: uma visão crítico-dialética. In: VII Colóquio Internacional Marx e Engels, 2012, Campinas. Anais. Campinas: Unicamp, 2012. v. 1.

17.
MORI, R. C.. Incursões poéticas de Humberto Gessinger no mundo submicroscópico. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. Anais, 2012.

18.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . O laboratório científico escolar e a questão do sistema educacional. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. Anais, 2012.

19.
MORI, R. C.; CARMO, C. S. . Karate-Do e Capoeira: um diálogo entre duas tradições. In: V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana/II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer/VI Shotoworkshop, 2012, São Carlos. Anais, 2012.

20.
MORI, R. C.. Ciência e tecnologia como temas em canções de Humberto Gessinger. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências/I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias, 2011, Campinas. Trabalhos completos, 2011.

21.
FREITAS, J. F. ; MORI, R. C. ; CURVELO, A. A. S. . O experimento da vela na formação inicial do professor de ciências. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências/I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias, 2011, Campinas. Trabalhos completos, 2011.

22.
SOUZA, R. F. ; MORI, R. C. ; AMAURO, N. Q. ; CURVELO, A. A. S. . Uma relação entre a metodologia do projeto 'ABC na Educação Científica Mão na Massa' e a teoria de Jean Piaget. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências/I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias, 2011, Campinas. Trabalhos completos, 2011.

23.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Química para as séries iniciais a educação básica. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Anais, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, K. V. C. E. ; MORI, R. C. . Uma proposta para uso de produções audiovisuais em aulas de Química. In: Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, 2018, Santo André. Anais. Santo André: UFABC, 2018. v. 2. p. 292-296.

2.
PARRA, V. C. ; MORI, R. C. . Contribuições para um perfil conceitual sobre ligação química: uma revisão de perfis para outros conceitos químicos. In: Simpódio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2018, Santo André. Anais. Santo André: UFABC, 2018. v. 2. p. 216-221.

3.
STROZI, R. B. ; MORI, R. C. . As canções de Jorge Ben Jor e seu potencial na divulgação de aspectos da História da Química. In: X Evento de Educação em Química, 2012, Araraquara. CD-Rom, 2012.

4.
MORI, R. C.; FREITAS, J. F. ; CURVELO, A. A. S. . Uma experiência com atividades do tipo Mão na Massa na formação inicial de professores. In: IX Evento de Educação em Química, 2011, Araraquara. CD-Rom, 2011.

5.
MORI, R. C.. O diálogo ciência-arte: imagens da Química em canções do rock gaúcho. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos-SP. Anais, 2011. p. 191-196.

6.
SOUZA, R. F. ; MORI, R. C. ; SATO, M. S. ; AMAURO, N. Q. ; CURVELO, A. A. S. . O projeto 'ABC da Educação Científica - Mão na Massa' e o método investigativo no ensino de Química. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Anais. São Carlos: CDCC-USP, 2011. p. 215-220.

7.
FREITAS, J. F. ; MORI, R. C. ; CURVELO, A. A. S. . Materiais didáticos voltados para o nível representacional da Química e possibilidades de emprego na formação inicial docente. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos-SP. Anais. São Carlos: CDCC-USP, 2011. p. 305-310.

8.
FREITAS, J. F. ; CURVELO, A. A. S. ; MORI, R. C. . A investigação científica na formação inicial do professor de ciências. In: VIII Evento de Educação em Química, 2010, Araraquara. CD-Rom, 2010.

9.
MORI, R. C.; PAVESE, A. C. . Paleontologia em livros didáticos de ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental aprovados pelo PNLD/2007: discussão de critérios para análises. In: II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra/IV Simpósio Nacional, 2009, São Paulo. CD-Rom, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOURENCO, A. B. ; FERREIRA, F. C. ; MORI, R. C. . O uso de mapas conceituais na contextualização do conceito 'material didático': um relato de experiência na formação inicial de professores. In: 7th International Conference on Concept Mapping, 2016, Tallinm. Proc. of the Seventh Int. Conference on Concept Mapping, 2016.

2.
AMAURO, N. Q. ; SOUZA, P. V. T. ; MORI, R. C. . A mediação docente na experimentação: em foco as aulas de Química. In: III Simpósio Mineiro de Educação em Química, 2015, Juiz de Fora. Resumos, 2015.

3.
MORI, R. C.; DAGUANO, F. K. M. F. ; CURVELO, A. A. S. . O ciclo das reformas educacionais federais na Primeira República e o ensino de Química na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. In: 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015, São Carlos. Resumos de Comunicações Livres, 2015.

4.
DAGUANO, F. K. M. F. ; MORI, R. C. ; CURVELO, A. A. S. . As influências das escolas de medicina e de uma política higienista na instituição do ensino de Química no Brasil. In: 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2015, São Carlos. Livro de Resumos. São Carlos: Comissão de Pesquisa, 2015.

5.
BASSO, J. C. ; LOPES, R. R. ; MORI, R. C. ; PECANHA, D. L. N. . Utilização pioneira do Nvivo na avaliação da qualidade de vida de praticantes de yoga. In: 22º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos, 2014, São Carlos. Anais. São Carlos: UFSCar, 2014. v. 10. p. 1-1.

6.
SOUZA, R. F. ; MORI, R. C. ; SATO, M. S. ; AMAURO, N. Q. ; CURVELO, A. A. S. . O projeto 'ABC da Educação Científica - Mão na Massa' e o método investigativo no ensino de Química. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Livro de Resumos. São Carlos: CDCC-USP, 2011. p. 90-90.

7.
FREITAS, J. F. ; MORI, R. C. ; CURVELO, A. A. S. . Materiais didáticos voltados para o nível representacional da Química e possibilidades de emprego na formação inicial docente. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Livro de Resumos. São Carlos: CDCC-USP, 2011. p. 98-98.

8.
MORI, R. C.. O diálogo ciência-arte: imagens da Química em canções do rock gaúcho. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Livro de Resumos. São Carlos: CDCC-USP, 2011. p. 88-88.

9.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Projeto Experimentoteca e ensino de Química: concepções de estudantes sobre a experimentação. In: Workshop de Pós-Graduação: a nova pós-graduação do IQSC, 2010, São Carlos. CD-Rom, 2010.

10.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Desdobramentos do Programa Nacional do Livros Didático 2007 para um ensino elementar de Química. In: VII Evento de Educação em Química, 2009, Araraquara. CD-Rom, 2009.

11.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Experimentação no ensino de Ciências: avaliação de propostas envolvendo transformações químicas nos livros do PNLD/2007 (1ª a 4ª séries). In: V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2009, Ribeirão Preto. Resumos, 2009. v. 1.

12.
FERREIRA, F. P. ; PINTO JUNIOR, F. F. ; MORI, R. C. . Experimentação no ensino de ciências: práticas e concepções de docentes de escolas públicas e privadas do município de São Carlos. In: V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2009, Ribeirão Preto. Resumos, 2009. v. 1.

13.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Experimentos que envolvem Química em livros de Ciências para as séries iniciais: proposta e aplicação de um instrumento de análise. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Programa e Resumos. Curitiba: DQ/UFPR, 2008. p. 31-31.

14.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Combustão: abordagens e riscos de acidentes em experimentos propostos em livros didáticos de Ciências das séries iniciais. In: VI Evento de Educação em Química, 2008, Araraquara. CD-Rom, 2008.

15.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Química nas séries iniciais: um estudo das propostas de reações com desprendimento de gás carbônico em livros didáticos de ciências. In: 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas. Anais, 2008.

16.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Experimentos que envolvem Química em livros de Ciências para as séries iniciais: proposta e aplicação de um instrumento de análise. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Trabalhos científicos, 2008.

17.
MORI, R. C.; JULIAO, A. S. ; FROLLINI, E. . Compósitos de matriz termorrígida fenólica reforçada com fibras de sisal: resistência ao impacto e avaliações de interações fibra/matriz. In: 29ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006, Águas de Lindóia. Livro de Resumos.

18.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . A abordagem da história da ciência nos livros didáticos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental avaliados no PNLD/2007. In: III Simpósio de Iniciação Científica PET, 2006, São Carlos. Livro de Resumos, 2006.

19.
MORI, R. C.; CANTANE, D. A. ; MASSUCATTO, D. ; MONCAYO, D. C. ; LEITE, S. P. F. ; SILVA, T. L. . O que os alunos do Bacharelado do Instituto de Química de São Carlos pensam sobre o sistema de ênfases implantado na graduação. In: III Simpósio de Iniciação Científica PET, 2006, São Carlos. Livro de Resumos, 2006.

20.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . Um estudo da Química presente nos livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental avaliados no PNLD/2007. In: 14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2006, São Paulo. CD-ROM, 2006.

21.
MORI, R. C.; FROLLINI, E. ; RAZERA, I. A. T. . Resistência ao impacto de matriz termorrígida fenólica reforçada com fibras de sisal modificadas quimicamente. In: 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2005, São Carlos. CD-Rom.

22.
MORI, R. C.; FROLLINI, E. ; RAZERA, I. A. T. . Resistência ao impacto de matriz termorrígida fenólica reforçada com fibras de sisal modificadas quimicamente. In: 2º Simpósio de Iniciação Científica do PET, 2005, São Carlos. Livro de Resumos, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
MORI, R. C.; OLIVEIRA, G. A. . Aspectos educacionais do karate: discutindo suas representações no cinema. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), 2019.

2.
MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. . A Experimentoteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP) e o ensino por investigação: compromissos teóricos e esforços práticos. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MORI, R. C.. A Experimentoteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP): contribuições ao ensino de ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, C. S. ; OLIVEIRA, R. D. V. L. ; MORI, R. C. ; SILVEIRA, M. P. . Licenciatura em Foco: 'Relações entre ciência e arte: pesquisas e práticas na formação docente em Química'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORI, R. C.. Experiência profissional e impacto da formação pelo IQSC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORI, R. C.. O Jardim da Percepção do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP: um espaço para o ensino de ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MORI, R. C.. A ?Psicologia da Arte? de Vigotski: possibilidades para o diálogo entre ciência e arte e aplicação no estudo de canções com temática científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORI, R. C.. Pesquisa em Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MORI, R. C.. Avaliação e ensino de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MORI, R. C.. Educação científica não escolar: considerações a partir da pedagogia histórico-crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MORI, R. C.. Experimentoteca: do centro de ciências, um projeto de provimento de materiais didáticos para a educação científica escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MORI, R. C.. O primeiro livro didático brasileiro de Química: o que registra a literatura?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MORI, R. C.. O pensamento de Dermeval Saviani e a educação em museus de ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MORI, R. C.. Museus e centros de ciências e democratização do saber. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MORI, R. C.. Fundamentos pedagógicos e epistemológicos da Educação em Química n?O livro da Experimentoteca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MORI, R. C.. Experimentação no ensino de ciências: uma práxis à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MORI, R. C.; DAGUANO, F. K. M. F. . O ciclo das reformas educacionais federais na Primeira República e o ensino de Química na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MORI, R. C.. Os primeiros livros didáticos brasileiros para o ensino de Química: estado do conhecimento e proposta de descritores analíticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MORI, R. C.. Incertezas da Química no discurso do livro didático: análise da obra ?Noções elementares de Chimica Organica? (1900), de Tiburcio Valeriano Pecegueiro do Amaral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MORI, R. C.. A Psicologia Histórico-Cultural nos artigos publicados em Química Nova na Escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MORI, R. C.. Situação dos laboratórios científicos das escolas estaduais de São Carlos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MORI, R. C.. Karate-Do e Capoeira: um diálogo entre duas tradições. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MORI, R. C.. Incursões poéticas de Humberto Gessinger no mundo submicroscópico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MORI, R. C.. O laboratório científico escolar e a questão do sistema educacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MORI, R. C.. Uma experiência com atividades do tipo "Mão na Massa" na formação inicial de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MORI, R. C.. O diálogo ciência-arte: imagens da Química em canções do rock gaúcho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MORI, R. C.. Ciência e tecnologia como temas em canções de Humberto Gessinger. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MORI, R. C.. Química para as séries iniciais da educação básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MORI, R. C.. Projeto Experimentoteca e ensino de Química: concepções de estudantes sobre a experimentação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
MORI, R. C.. Experimentação no ensino de Ciências: avaliação de propostas envolvendo transformações químicas nos livros do PNLD/2007 (1ª a 4ª séries). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MORI, R. C.. Paleontologia em livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental aprovados pelo PNLD/2007: discussão de critérios para análises. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
MORI, R. C.. Centro de Convivência da Química (CCQ), CAASO e representação discente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
MORI, R. C.. Química nas séries iniciais: um estudo das propostas de reações com desprendimento de gás carbônico em livros didáticos de Ciências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
MORI, R. C.. Experimentos que envolvem Química em livros de Ciências para as séries iniciais: proposta e aplicação de um instrumento de análise. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
MORI, R. C.. Combustão: abordagens e riscos de acidentes em experimentos propostos em livros didáticos e Ciências das séries iniciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MORI, R. C.. Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira: 54 Anos de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
MORI, R. C.. O Centro de Convivência da Química e sua Importância no Instituto de Química de São Carlos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
MORI, R. C.. Caos: a história de uma nova ciência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
MORI, R. C.. Um estudo da Química presente nos livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental avaliados no PNLD/2007. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
MORI, R. C.. A abordagem da história da ciência nos livros didáticos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental avaliados no PNLD/2007. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
MORI, R. C.. Resistência ao impacto de matriz termorrígida fenólica reforçada com fibras de sisal modificadas quimicamente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
MORI, R. C.. Resistência ao impacto de matriz termorrígida fenólica reforçada com fibras de sisal modificadas quimicamente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MORI, R. C.. Prefácio. São Carlos, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
MORI, R. C.. Prática de artes marciais como processo educativo. 2009 (Verbete para o Glossário Educacional, seção do Portal dos Professores da UFSCar.).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MORI, R. C.. Avaliação de livros didáticos - Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2018.. 2017.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MORI, R. C.. Blog do Rafael Mori. 2016; Tema: Espaço para disponibilização e discussão de materiais relacionados às disciplinas da UFABC. Os conteúdos do blog acompanharão as aulas ministradas, por vezes trazendo alguns assuntos não abordados nelas.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORI, R. C.. Livro didático de ciências: um texto híbrido. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
QUADROS, A. L.; MORI, R. C.; SANTOS, M. G.. Participação em banca de Évelin Carolina Sgarbosa. A comunicação multimodal e o planejamento de ensino na formação inicial de professores de Química. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

2.
OLIVEIRA, J. R. S.; MORI, R. C.; ZANOTELLO, M.. Participação em banca de Luis Gustavo Silva Salmazo. Textos jornalísticos em aulas de Química sob uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

3.
SASSERON, L. H.; MORI, R. C.; LEAL, S. H. B. S.. Participação em banca de Giovanni Scataglia Botelho Paz. Alfabetização científica em professores em serviço: uma investigação no contexto da bioquímica dos alimentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Teses de doutorado
1.
FORATO, T. C. M.; COLOMBO JUNIOR, P. D.; MORI, R. C.; SOUZA, C. R.; SILVA, C. C.. Participação em banca de Renata da Fonseca Moraes Batista. O uso de abordagens histórica-investigativa na reelaboração de roteiros da Experimentoteca do CDCC-USP. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Fisica Aplicada) - Universidade de São Paulo.

2.
MORI, R. C.; MARQUES, C. M. P.; SILVA, O. B.; ORLANDI, A. S.; QUEIROZ, S. L.. Participação em banca de Renata Faria de Souza. Programas de pós-graduação em ensino, educação e química no Brasil: análise da produção discente sobre a experimentação no ensino de química (2004-2013). 2018. Tese (Doutorado em Química (Físico-Química) - IQSC/USP) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
ÁVILA JR, P; MORI, R. C.; CUNHA, R. L. O. R.. Participação em banca de Iara Terra de Oliveira. Panorama e reflexão latouriana das publicações com foco em química nas principais revistas nacionais de ensino de ciências. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC.

Qualificações de Mestrado
1.
PINTO NETO, P. C.; MORI, R. C.; ZANOTELLO, M.. Participação em banca de Luis Gustavo Silva Salmazo. Textos jornalísticos em aulas de Química sob uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

2.
MORI, R. C.; ZANON, D. A. V.; KASSEBOEHMER, A. C.. Participação em banca de Daniel Matheus da Silva. Estudo da contribuição de um Clube de Química para a formação do espírito científico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Físico Química) - Instituto de Química de São Carlos.

3.
SASSERON, L. H.; MORI, R. C.; LEAL, S. H. B. S.. Participação em banca de Giovanni Scataglia Botelho Paz. Alfabetização científica em professores em serviço: uma investigação mediada pelas interações discursivas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVEIRA, R. G.; MORI, R. C.; QUEIROZ, S. L.. Participação em banca de Erasmo Moisés dos Santos Silva. O uso de Wikis no ensino de ciências: contexto da literatura especializada. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais) - Centro de Divulgação Científica e Cultural.

2.
SOUZA, N. S.; MORI, R. C.; QUEIROZ, S. L.. Participação em banca de Renato Martins dos Santos Paro. Aprendizagem cooperativa no ensino de Biologia: descobrindo a origem da vida com o método Jigsaw. 2017 - Centro de Divulgação Científica e Cultural.

3.
MORI, R. C.; LINARES, J. L.; QUEIROZ, S. L.. Participação em banca de Marcio Rogério Cardinal. Argumentação na resolução de caso investigativo no ensino de Física no nível médio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Centro de Divulgação Científica e Cultural.

4.
SILVA, O. B.; MORI, R. C.; QUEIROZ, S. L.. Participação em banca de Elizandra Paulino dos Santos. Textos de divulgação científica na promoção da argumentação em aulas de Biologia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Centro de Divulgação Científica e Cultural.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; CORBI, J. J.. Participação em banca de Alexandre Rodrigues Sarantopoulos.Análise de trabalhos publicados na RBPEC sobre aulas práticas experimentais de Ciências no ensino fundamental e médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

2.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; CORBI, J. J.. Participação em banca de João Alexandre Ibelli de Araujo.Poluição do ar, causas e consequências no tema Educação Ambiental para o ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

3.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; CORBI, J. J.. Participação em banca de Kelly Cristina da Silva Marcomini.Conceitos estruturantes do ensino de ciências: uma análise dos livros de ciências do ensino fundamental II aprovados no PNLD. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

4.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; CORBI, J. J.. Participação em banca de Michel Rogério Rezende.A poluição hidrica e os problemas causados nos córregos Botafogo e Medeiros na cidade de São Carlos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

5.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; CORBI, J. J.. Participação em banca de Renata Arantes dos Santos.Estudo do perfil motivacional para aprendizagem de matemática e ciências, com aplicação de metodologias ativas em alunos do ensino fundamental - anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

6.
LOCATELLI, S. W.; SANTOS, M. C.; MORI, R. C.. Participação em banca de Paulo Henrique Soares Gomes.Cadernos do Aluno do Programa São Paulo Faz Escola: evolução dos termos químicos apresentados nas séries finais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC.

7.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; PERNA, P. B. F.. Participação em banca de Andreia de Almeida Zenatti.Construção de uma maquete interativa para o ensino de Química com base em análise por injeção em fluxo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

8.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; PERNA, P. B. F.. Participação em banca de Anivaldo Pastori Junior.Educação Ambiental e o aprendizado dos recursos naturais no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

9.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; PERNA, P. B. F.. Participação em banca de Gisele Cristina Guimarães de Moura.A importância dos Objetos de Aprendizagem como recursos pedagógicos no ensino de ciências: aplicação de uma sequência didática para o ensino e aprendizagem de Astronomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

10.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; PERNA, P. B. F.. Participação em banca de Rosana de Fátima Martinhão.Perfil do público visitante do Museu da Ciência Prof. Mario Tolentino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

11.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; PERNA, P. B. F.. Participação em banca de Camila Casaccio Gianotti.Abordagem da produção diária de resíduos sólidos e disposição final - 6º ano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

12.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; PERNA, P. B. F.. Participação em banca de Luiz Henrique Pepino.Matéria e Energia: apresentação do tema nos livros didáticos da disciplina de Ciências do 9º ano - ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

13.
MORI, R. C.; SILVA, I. A.; PERNA, P. B. F.. Participação em banca de Regina do Carmo Cruz Lima.O uso de materiais reciclados na construção de protótipos para a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular de ciências naturais no ensino fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

14.
LOURENCO, A. B.; MORI, R. C.; BUZZINI, A. P.. Participação em banca de Márcio Neves da Silva.Contribuições do Pibid para a formação de professores de ciências em São Carlos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

15.
LOURENCO, A. B.; MORI, R. C.; BUZZINI, A. P.. Participação em banca de Patrícia Campana.Metais pesados: conceituação científica e escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

16.
LOURENCO, A. B.; MORI, R. C.; BUZZINI, A. P.. Participação em banca de Ana Carolina Missali de Simone.A quitosana: um tema que pode ser utilizado para trablhar diversos contextos em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

17.
LOURENCO, A. B.; MORI, R. C.; BUZZINI, A. P.. Participação em banca de Carlos Roberto Mendes.A educação inclusiva com relação ao ensino de ciências nas escolas públicas do ensino fundamental II na cidade de Ibaté-SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

18.
LOURENCO, A. B.; MORI, R. C.; BUZZINI, A. P.. Participação em banca de Rosinéia do Carmo Pereira Araujo.Contribuições da aplicação de atividades investigativas no 3º ano do ensino fundamental ciclo I para o aprendizado sobre a natureza das ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SIMONETI, J. A.; PEREIRA, A. S.; MORI, R. C.. Concurso para ingresso na carreira do magistério da educação superior. Contratação de professor temporário para o curso de Química Industrial (área de conhecimento: Química Geral). 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Encontro Nacional de Ensino de Química. Licenciatura em Foco: 'Relações entre ciência e arte: pesquisas e práticas na formação docente em Química'. 2018. (Congresso).

2.
XV Evento de Educação em Química. A ?Psicologia da Arte? de Vigotski: possibilidades para o diálogo entre ciência e arte e aplicação no estudo de canções com temática científica. 2017. (Congresso).

3.
IX Semana Acadêmica Integrada de Química.Museus e centros de ciências e democratização do saber/Livro didático de ciências: um texto híbrido. 2016. (Encontro).

4.
XVI Evento de Educação em Química. O primeiro livro didático brasileiro de Química: o que registra a literatura?. 2016. (Congresso).

5.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Os primeiros livros didáticos brasileiros para o ensino de Química: estado do conhecimento e proposta de descritores analíticos. 2015. (Congresso).

6.
XII Evento de Educação em Química. A Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e os primórdios do ensino de Química no Brasil. 2014. (Congresso).

7.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Incertezas da Química no discurso do livro didático: análise da obra ?Noções elementares de Chimica Organica? (1900), de Tiburcio Valeriano Pecegueiro do Amaral. 2014. (Congresso).

8.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A Psicologia Histórico-Cultural nos artigos publicados em Química Nova na Escola. 2013. (Congresso).

9.
V Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana/II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer//VI Shotoworkshop. Karate-Do e Capoeira: um diálogo entre duas tradições. 2012. (Congresso).

10.
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. O laboratório científico escolar e a questão do sistema educacional / Incursões poéticas de Humberto Gessinger no mundo submicroscópico. 2012. (Congresso).

11.
VI Encontro Paulista de Ensino de Química. O diálogo ciência-arte: imagens da Química em canções do rock gaúcho. 2011. (Congresso).

12.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências/I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Ciência e tecnologia como temas de canções de Humberto Gessinger. 2011. (Congresso).

13.
Workshop de Pós-Graduação: a nova pós-graduação do IQSC. Projeto Experimentoteca e ensino de Química: concepções de estudantes sobre a experimentação. 2010. (Congresso).

14.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Química para as séries iniciais da educação básica. 2010. (Congresso).

15.
II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra/IV Simpósio Nacional "O Ensino de Geologia no Brasil". Paleontologia em livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental aprovados pelo PNLD/2007: discussão de critérios para análises. 2009. (Congresso).

16.
V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. Experimentação no ensino de Ciências: avaliação de propostas envolvendo transformações químicas nos livros do PNLD/2007 (1ª a 4ª séries). 2009. (Congresso).

17.
VII Evento de Educação em Química. Desdobramentos do Programa Nacional do Livro Didático 2007 para um ensino elementar de Química. 2009. (Congresso).

18.
60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Química nas séries iniciais: um estudo das propostas de reações com desprendimento de gás carbônico em livros didáticos de Ciências. 2008. (Congresso).

19.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério: "O professor e o livro didático". 2008. (Seminário).

20.
VI Evento de Educação em Química. Combustão: abordagens e riscos de acidentes em experimentos propostos em livros didáticos de Ciências das séries iniciais. 2008. (Congresso).

21.
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Experimentos que envolvem Química em livros de Ciências para as séries iniciais: proposta de aplicação de um instrumento de análise. 2008. (Congresso).

22.
IV Semana da Química da UFSCar. 2007. (Outra).

23.
V Evento de Educação em Química. 2007. (Congresso).

24.
14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Um estudo da Química presente nos livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental avaliados no PNLD/2007. 2006. (Simpósio).

25.
4º Encontro dos grupos PET da Universidade de São Paulo. 2006. (Encontro).

26.
Caos, entropia e a seta do tempo. 2006. (Seminário).

27.
III Simpósio de Iniciação Científica PET.A abordagem da história da ciência nos livros didáticos de ciências de 1ª a 4ª série do ensino fundamental avaliados no PNLD/2007/O que os alunos do Bacharelado do IQSC pensam sobre o sistema de ênfases implantado na graduação. 2006. (Simpósio).

28.
IV Evento de Educação em Química. 2006. (Congresso).

29.
Os ritmos caóticos da vida. 2006. (Seminário).

30.
XIII Encontro Nacional de Ensino de Química. XIII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2006. (Congresso).

31.
13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Resistência ao impacto de matriz termorrígida fenólica reforçada com fibras de sisal modificadas quimicamente. 2005. (Simpósio).

32.
2º Simpósio de Iniciação Científica do PET.Resistência ao impacto de matriz termorrígida fenólica reforçada com fibras de sisal modificadas quimicamente. 2005. (Simpósio).

33.
III Evento de Educação em Química. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORI, R. C.. IV Simpósio Mineiro de Educação Química. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vivian Cordeiro Parra. A análise de livros didáticos de Química e uma proposta de perfil conceitual para o conceito de ligação química. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Jéssica Amanda Lourenço dos Santos. História das ciências na educação em saúde: uma análise de livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD/2017. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

3.
Kaio Vinicius da Costa e Silva. Projeto Cinema: uma proposta para uso de produções audiovisuais em aulas de química. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Henrique Soares Gomes. Cadernos do aluno do Programa São Paulo Faz Escola: evolução dos termos químicos apresentados nas séries finais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Rafael Cava Mori.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MORI, R. C.2014MORI, R. C.. Ciência, filosofia e arte: 1.000 destinos cruzados em 'Lance de dados', de Humberto Gessinger. Revista Brasileira de Estudos da Canção, v. 5, p. 1-15, 2014.

2.
MORI, RAFAEL CAVA2015 MORI, RAFAEL CAVA. Sentir com a inteligência, pensar com a emoção: ciência e tecnologia em canções de Humberto Gessinger. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Online), v. 22, p. 743-760, 2015.


Redes sociais, websites e blogs
1.
MORI, R. C.. Blog do Rafael Mori. 2016; Tema: Espaço para disponibilização e discussão de materiais relacionados às disciplinas da UFABC. Os conteúdos do blog acompanharão as aulas ministradas, por vezes trazendo alguns assuntos não abordados nelas.. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 8:19:08