Raquel Turci Pedroso

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  • Última atualização do currículo em 25/08/2018


Graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós Graduação de Saúde Coletiva na Universidade de Brasília (2017), experiência em politicas públicas de saúde e educação (2005 a 2016) atuando no Ministério da Saúde nas áreas de gestão de políticas públicas de saúde e educação, metodologias de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos, defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, rede de atenção psicossocial, gestão democrática e participativa, bioética e pesquisa em saúde. Docente do Curso de Medicina da Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - FACIPLAC. Psicoterapeuta na abordagem Guestáltica-fenomenológica - atuação em consultório particular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Turci Pedroso
Nome em citações bibliográficas
PEDROSO, R. T.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciências da Saúde.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Evidências em prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto de políticas públicas de saúde e educação, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Edgar Merchan Hamann.
2004 - 2006
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: TEATRO DO OPRIMIDO: EMBUSCA DE UMA PRÁTICA DIALÓGICA,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: HELOISA SZYMANSKI.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA; TEATRO DO OPRIMIDO; PRÁTICA DIALÓGICA; AUTONOMIA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação; Saúde Humana; Outros Setores.
1999 - 2003
Graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: RISCOS ASSOCIADOS AO USO DE DROGAS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÕES EDUCACIONAIS: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAL.
Orientador: ANTONIO CARLOS AMADOR PEREIRA.
1996 - 1998
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Bandeirantes, CB*, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Edital 01/2015 FAP DF: VISITA TÉCNICA.
European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction, EMCDDA, Portugal.


Atuação Profissional



Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central, FACIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Docente do Curso de Medicina Docente do curso de Psicologia

Atividades

11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Psicologia da Faciplac Brasília/DF, .

Cargo ou função
Professora Orientadora da Liga de Psicologia e Saúde Mental.
09/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina da FACIPLAC Brasília, DF, .

07/2016 - 09/2016
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina da FACIPLAC Brasília, DF, Faculdade de Medicina da FACIPLAC Brasília, DF.

Atividade realizada
Orientação de Trabalhos para apresentação em Evento Científico.

Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, FINATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DE EXTENSÃO, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsa de extensão do Projeto "Faculdade e Sistema Saúde Escola Saudável - Recorte de Custeio" (UNB)


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE, BRAPEP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: PRIMEIRA SECRETÁRIA, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO GRUPO DIRETOR


Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica da CONEP

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do projeto: prevenção de drogas, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Programa Saúde na Escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Consultora Técnica (PNUD), Enquadramento Funcional: Consultora PNH/Secretaria de Atenção a Saúde, Carga horária: 40
Outras informações
Co - Coordenadora do Núcleo de Formação e Pesquisa da Política Nacional de Humanização e atuação na execução de ações e projetos para a humanização das relações de trabalho no âmbito do Ministério da Saúde

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Consultora Técnica (OPAS), Enquadramento Funcional: Consultora DAD/Secretaria Executiva, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho de Apoio Integrado à descentralização do SUS, na implementação de Polítcas Públicas de Saúde de estados e municípios. Organização e produção de publicações e Coordenadora do Projeto Cultural da Primeira EXPOGEST - Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão do SUS


Clínica Psicológica, CLÍNICA PSIC., Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Terapeuta de jovens e adultos, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento em consultório particular ? psicoterapia de jovens e adultos Supervisão: Marcos Oreste Colpo ? CRP 06/2325 de janeiro de 2004 a outubro de 2005


ONG Mudança de Cena, MDCN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações
Educadora do Projeto Piloto " Protagonistas de Direitos Humanos", em parceria com a ONG Meninos e Meninas de Rua de São bernardo do Campo. Formação de um grupo de 30 jovens promotores dos direitos humanos em suas comunidades, utilizando como instrumento do Teatro do Oprimido (Augusto Boal) e como pressuposto teórico a educação libertadora/dialógica (Paulo Freire).


Associação Beneficiente Cisne, CISNE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 6
Outras informações
Oficinas educacionais com crianças de até 12 anos e Atendimento Psicológico


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Professora Orientadora de Projeto de Iniciação Científica


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
"Desafios e perspectivas da interação comunitária na educação médica da FACIPLAC"
Descrição: A educação baseada na comunidade (EBC) no contexto da formação de profissionais da saúde não é um conceito novo pois sua origem data da década de 1970 porém, ao longo dos anos, o modo a EBC é incorporada na educação médica vem sofrendo transformações. No Brasil, desde 2001, a EBC foi incorporada nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação da área da saúde e, mais recentemente no ano de 2014 na publicação das novas diretrizes dos cursos de graduação em medicina. Este conceito tem ganhado importância nestes últimos anos por, além de constar como recomendação de diretrizes e do desenho de currículos em praticamente todo o mundo, traz também um conjunto de desafios na relação entre ensino-serviço, especialmente no contexto das políticas públicas como cenário de aprendizagem. Embora não seja um conceito novo, existem poucas experiências documentadas sobre os desafios de implementação da educação baseada na comunidade como um eixo central dos currículos. O presente estudo, de caráter qualitativo, visa contribuir com a compreensão dos desafios da implementação das interações comunitárias previstas no currículo do Curso de Medicina da FACIPLAC entre os anos de 2014, 2015 e 2016 a partir da perspectiva do docente. A metodologia a ser utilizada serão entrevistas compreensivas com roteiro semi-estruturados (Kaufmann, 1996), com o suporte do software Nvivo para análise dos dados baseados na análise de conteúdo de Bardin (2002). Estima-se que serão enrevistados aproximadamente 25 profissionais entre docentes, coordenação e direção. Espera-se com o estudo contribuir com novas perspectivas para o curículo de medicina deste e de outros cursos brasileiros que buscam adotar a educação baseada em comunidade como um eixo central de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Raquel Turci Pedroso - Coordenador / CAMILA DE AZEVEDO GUEDES NOGUEIRA - Integrante / CAROLINE NEIVA DAMASCENO - Integrante / KELLEN KARENINE - Integrante / PABLO HENRIQUE DA COSTA SILVA - Integrante / WANESSA FERNANDES VELOSO - Integrante.Financiador(es): Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - Atual
"Dá pra fazer: formação de psicologia e atenção psicossocial comunitária?
Descrição: Levando em consideração, as diretrizes curriculares nacionais do curso de medicina e psicologia, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (MS), a Política Nacional de Saúde Mental (MS), e a necessidade de formação reflexiva diante da prática é que se propõe o projeto de extensão universitária interprofissional (FACIPLAC - DF), a ser executado em um serviço de atenção psicossocial de base comunitária ? o CAPS III de Samambaia (DF) ? como forma de trabalhar com os alunos do curso de medicina e psicologia à prática profissional interdisciplinar e reflexiva, além de possibilitar a compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos, essenciais a formação cidadã..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Raquel Turci Pedroso - Coordenador / Jaqueline Tavares de Assis - Integrante.Financiador(es): Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - Auxílio financeiro.
2000 - 2003
PET - Programa Especial de Treinamento (CAPES )
Descrição: O Programa Especial de Treinamento (PET) é um programa Institucional financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior - CAPES/MEC, em convênio com as Universidades Públicas Brasileiras para reforçar, através de um sistema de bolsas para alunos de graduação e para um professor tutor, a preparação intelectual e profissional de estudantes brasileiros. Trata-se do Programa Especial de Treinamento (PET), da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de melhorar os cursos de graduação e a qualidade das pós-graduações, trabalhando com grupos selecionados de estudantes de graduação, sob a coordenação de um professor-tutor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raquel Turci Pedroso - Coordenador / Rosa Maria Tosta - Integrante.Financiador(es): Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2003
I Prêmio Neyde Apparecida Sollito, Fundação Aniela e tadeusz Ginsberg.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEDROSO, R. T.2015PEDROSO, R. T.; ABREU, S. ; KINOSHITA, R. T. . Aprendizagens da intersetorialidade entre saúde e educação na prevenção do uso de álcool e outras drogas. REVISTA TEXTURA (ULBRA), v. 17, p. 9-24, 2015.

2.
PEDROSO, R. T.2009PEDROSO, R. T.; Maria Edna Moura Vieira . Humanização das práticas de saúde: transversalizar em defesa da vida. Interface (Botucatu. Impresso), v. 13, p. 695-700, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CONCEICAO, A. C. ; REIS, C. H. ; ARAUJO, C. L. ; ASSIS, D. A. D. ; HAYASHIDA, G. ; PACHECO, N. M. S. ; MEDEIROS, P. F. P. ; PEDROSO, R. T. ; KINOSHITA, R. T. . Guia estratégico para o cuidado de pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas: Guia AD. 1ª. ed. BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015. v. 10.000. 100p .

2.
PEDROSO, R. T.. TEATRO DO OPRIMIDO: EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DIALÓGICA. 1ª. ed. NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS, 2015. v. 1. 92p .

3.
PEDROSO, R. T.; Marta Klumb de Oliveira Rabelo . Passo a passo PSE : Programa Saúde na Escola : tecendo caminhos da intersetorialidade. 1ª. ed. Brasília: Editora MS, 2011. v. 10.000. 46p .

Capítulos de livros publicados
1.
Valério, A.L.R ; PEDROSO, R. T. ; Garcia, L. . Prevenção do uso prejudicial de drogas. In: Osvaldo Francisco Ribas Lobos Fernandez, Marcelo Magalhães Andrade, Antonio Nery Filho. (Org.). Drogas e políticas públicas: educação, saúde coletiva e direitos humanos. 1ªed.Salvador: ABRAMD, 2015, v. 1, p. 85-98.

2.
Ana Cristina Soeiro Salgado ; PEDROSO, R. T. ; LUIZ GUILHERME NASCIMENTO MARTINS ; Terezinha Francisca Moreira . Saúde: perspectivas e desafios. In: Eduardo Passos. (Org.). Formação e Intervenção. 1ªed.Brasília: Editora MS, 2010, v. 1, p. 30-41.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARON, E. ; SIMONSEN, E. C. A. A. ; GARCIA, A. ; KINOSHITA, ; ZAICANER, R. ; PEDROSO, R. T. . PROGRAMA #TAMOJUNTO: COREOGRAFANDO A DANÇA DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO NA PROMOCÃO DA ALEGRIA E NA PREVENÇAO DE ABUSO DE DROGAS ENTRE ADOLESCENTES DE 13 E 14 ANOS. In: 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2015, GOIÂNIA. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

2.
PEDROSO, R. T.; LUIZ GUILHERME NASCIMENTO MARTINS ; Ana Cristina Soeiro Salgado ; Terezinha Francisca Moreira . A CAPILARIZAÇÃO DA HUMANIZAÇÃO COMO RESULTADO DO FOMENTO E AMPLIAÇÃO DA REDE DE PRODUÇÃO DE SAÚDE DO PARÁ. In: 2º Seminário Nacional de Humanização, 2009, Brasília. Anais 2º Seminário Nacional de Humanização, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEDROSO, R. T.; CARON, E. ; Simonsen, A . #TAMOJUNTO: SAÚDE E EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DA ALEGRIA E NA PREVENÇÃO DE ABUSO DE DROGAS ENTRE ADOLESCENTES DE 13 E 14 ANOS. In: Conferência Mundial de Promoção da Saúde Saúde 2016, 2016, Curitiba. Anais 22o Conferência Mundial de Promoção da Saúde Saúde 2016, 2016. v. 25. p. 1427-1428.

2.
PEDROSO, R. T.; YUHASOVA, M. B. . ?THE CHALLENGES OF DISSEMINATING EVIDENCE-BASED PRACTICES TO PREVENT DRUG USE IN BRAZILIAN PUBLIC POLICY. In: Seventh EUSPR Conference and Members Meeting, 2016, Berlin, Germany. EUSPR 2016: SEVENTH EUSPR CONFERENCE AND MEMBERS? MEETING - EUSPR 2016 INDEXES, 2016.

3.
LORENZO, F. ; GODOY, A. ; CARDOSO, D. ; ALVES, L. ; TIBURCIO, R. ; ABREU, S. ; PEDROSO, R. T. ; TRIGUEIROS, D. ; PEREIRA, D. ; GEHM, T. ; AVEIRO, A. ; TYKANORI, R. . THE IMPACT OF BRAZILIAN DRUG ABUSE PREVENTION PROGRAM ?JOGO ELOS? IN PROMOTING THE BASIS FOR CULTURAL CAPITAL APPROPRIATION. In: Seventh EUSPR Conference and Members Meeting, 2016, Berlin, Germany. EUSPR 2016: SEVENTH EUSPR CONFERENCE AND MEMBERS? MEETING - EUSPR 2016 INDEXES, 2016.

4.
PEDROSO, R. T.; ABREU, S. . Brazilian Public Policy: large-scale deployment of a drug prevention program. In: Sixth EUSPR Conference and Members Meeting, 2015, Ljubljana, Slovenia. Sixth EUSPR Conference and Members Meeting, 2015.

5.
PEDROSO, R. T.; HAMMAN, E. . Recommendations of adjustments to the Brazilian context of school-based prevention program of alcohol and drug use - 'Unplugged' (2013). In: Sixth EUSPR Conference and Members Meeting, 2015, Ljubljana, Slovenia. Sixth EUSPR Conference and Members Meeting.

6.
KINOSHITA, R. T. ; SANTOS, N. ; PEDROSO, R. T. ; ABREU, S. ; RABBANI, A. R. ; ATAYDE, R. . Adaptation and evaluation of drug abuse prevention programs as a Brazilian public police. In: 4th International Conference and Members' Meeting, 2013, Paris, França. Understanding differences in prevention outcomes, 2013.

7.
MELO, M. M. ; PEDROSO, R. T. . Intersetorialidade e promoção de práticas de co-gestão: considerações acerca do Programa Saúde na Escola (PSE) - MS e MEC. In: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva, 2012.

8.
MELO, M. M. ; PEDROSO, R. T. . O papel do psicólogo na construção da interrsetorialidade e promoção de práticas de co gestão - considerações acerca do Programa Saúde na Escola - MS e MEC. In: 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia: compromisso com a construção do bem comum, 2012, São Paulo. Anais 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, 2012.

9.
MELO, M. M. ; PEDROSO, R. T. . Prevenção da obesidade infanto-juvenil no Programa Saude na Escola -PSE. In: XXII Congresso Brasileiro de Nutrição III Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS, 2012, Recife. Anais da III Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição do SUS, 2012.

10.
PEDROSO, R. T.; Maria Edna Moura Vieira . Programa Saúde na Escola - a co gestão como dispositivo para a intersetorialidade. In: IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2012, São Paulo. Anais do IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
PEDROSO, R. T.. ?O que a sociedade tem a dizer à universidade? Diálogos entre as políticas públicas de prevenção ao abuso de drogas e a formação universitária?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEDROSO, R. T.. Políticas de Drogas e Redução de Danos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEDROSO, R. T.. Boas práticas na prevenção ao uso de álcool e outras drogas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEDROSO, R. T.; HAMMAN, E. . A ADEQUAÇÃO DO PROGRAMA UNPLUGGED#TAMOJUNTO AO CONTEXTO BRASILEIRO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LORENZO, F. ; GODOY, A. ; CARDOSO, D. ; TIBURCIO, R. ; ALVES, L. ; ABREU, S. ; PEDROSO, R. T. ; PEREIRA, D. ; TRIGUEIROS, D. ; GEHM, T. ; AVEIRO, A. ; TYKANORI, R. . THE IMPACT OF BRAZILIAN DRUG ABUSE PREVENTION PROGRAM ?JOGO ELOS? IN PROMOTING THE BASIS FOR CULTURAL CAPITAL APPROPRIATION. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEDROSO, R. T.. Conferência da abertura: 'Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e o Uso da Tecnologia Grupal'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PEDROSO, R. T.. Políticas integradas para a prevenção do uso problemático de drogas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
PEDROSO, R. T.. Oficina sobre a Integração dos programas de prevenção às políticas públicas brasileiras: perspectivas para sustentabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PEDROSO, R. T.. Saúde Internacional Tópicos Especiais em Saúde Coletiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PEDROSO, R. T.; ABREU, S. . Brazilian Public Policy: large-scale deployment of a drug prevention program. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEDROSO, R. T.; HAMMAN, E. . Recommendations of adjustments to the Brazilian context of school-based prevention program of alcohol and drug use - 'Unplugged' (2013). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEDROSO, R. T.. Promoção da saúde Mental e Prevenção do Suicídio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PEDROSO, R. T.. MESA: 'PREVENÇÃO NAS ESCOLAS'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PEDROSO, R. T.. PREVENÇÃO, RECUPERAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE ACERCA DO USO DE ÁLCOOL E DROGAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PEDROSO, R. T.. DIREITOS HUMANOS E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
KINOSHITA, ; SANTOS, N. ; PEDROSO, R. T. ; RABBANI, A. R. ; ABREU, S. ; ATAYDE, R. . Adaptation and evaluation of drug abuse pevention programs as a Brazilian public police. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEDROSO, R. T.. Educação e saúde sexual e reprodutiva nas escolas: avanços e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PEDROSO, R. T.; Maria Edna Moura Vieira . Programa Saúde na Escola - a co gestão como dispositivo para a intersetorialidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEDROSO, R. T.. Os desafios da intersetorialidade entre saúde e educação na promoção da saúde nas escolas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PEDROSO, R. T.. A escola como cenário de ensino e aprendizagem das profissões da saúde: buscando camihos interdisciplinares e interprofissionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
PEDROSO, R. T.. Mecanismos de institucionalización de la red nacional en el Programa de Salud en la escuela: la experienca de Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MELO, M. M. ; PEDROSO, R. T. . O papel do psicólogo na construção da interrsetorialidade e promoção de práticas de co gestão - considerações acerca do Programa Saúde na Escola - MS e MEC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PEDROSO, R. T.. O Programa Saúde na Escola: o projeto dos Consultórios Itinerantes oftalmológicos e odontológicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PEDROSO, R. T.. Políticas Públicas para a Juventude Negra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
PEDROSO, R. T.. Programa Saúde na Escola - a co gestão como dispositivo para a intersetorialidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
PEDROSO, R. T.. Políticas de drogas e redução de danos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
PEDROSO, R. T.. ?O conhecimento e o Teatro do Oprimido como manifestações freirianas de uma educação com qualidade social?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
PEDROSO, R. T.; Moraes, A. C. . ?Trabalhando com promoção de saúde: redução dos riscos associados ao uso de drogas?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PEDROSO, R. T.; Moraes, A. C. . Trabalhando com Promoção de Saúde: redução dos riscos associados ao uso de drogas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEDROSO, R. T.; Patrícia Jaime . Prazo de adesão para municípios termina dia 24. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PEDROSO, R. T.; Nara Vieira . Educação pode ajudar a diminuir índice de gravidez na adolescência. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEDROSO, R. T.. Gestão intersetorial na implementação de ações de promoção da cultura de paz e prevenção de violências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEDROSO, R. T.. Humanização: práticas de saúde. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEDROSO, R. T.. Humanização: práticas de saúde. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PEDROSO, R. T.. Oficina de Sensibilização HUMANIZASUS/PA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PEDROSO, R. T.; Santos, R. B. dos . 1ª Expogest: Mostra nacional de vivências inovadoras de gestão no SUS: prêmio Eleutério Rodrigues Neto: eixo 1: organização da atenção integral em saúde: resumos dos trabalhos e grandes conversas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

6.
Santos, R. B. dos ; PEDROSO, R. T. . 1ª Expogest: Mostra nacional de vivências inovadoras de gestão no SUS: prêmio Eleutério Rodrigues Neto: eixo 2: gestão do cuidado em saúde: resumos dos trabalhos e grandes conversas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

7.
PEDROSO, R. T.; Santos, R. B. dos . Expogest: Mostra nacional de vivências inovadoras de gestão no SUS: prêmio Eleutério Rodrigues Neto: eixo 3: condução do sistema de saúde: resumos dos trabalhos e grandes conversas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

8.
PEDROSO, R. T.; Dias, A. . Café com idèias: as idéias do café: vol 2. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

9.
PEDROSO, R. T.; Dias, A. . Café com idéias: as idéias do café: vol 3. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

10.
PEDROSO, R. T.; Dias, A. . Café com idéias: as idéias do café: vol 1. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13 Conferência Nacional de Saúde.Rodas de Prosa do Espaço Cultural. 2007. (Outra).

2.
XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e IV Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência. 2007. (Congresso).

3.
8 Congresso Brasileiro de Saúde coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).

4.
Evento Preparatório do I Fórum Regional de Psicologia e Saúde Pública do CRP - 01. 2006. (Encontro).

5.
I Seminário de Apoio à Gestão e Organização de Fundos de Saúde. 2006. (Seminário).

6.
Adolescente em conflito com a lei: vingança ou inserção social. CFP - Programa Banco Social de Serviços em Psicologia. 2005. (Encontro).

7.
Oficina de Teatro do Oprimido, NTC /PUC SP (Núcleo de Trabalhos Comunitários). 2005. (Oficina).

8.
Oficina Expressão folclórica - o conto, o jogo, a dança. Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no estado de São Paulo. 2005. (Oficina).

9.
Para entender de políticas Públicas: objetivos, procedimentos e parâmetros. CFP - Programa Banco Social de Serviços em Psicologia. 2005. (Encontro).

10.
Políticas Públicas e Educação. CFP - Programa Banco Social de Serviços em Psicologia. 2005. (Encontro).

11.
Políticas Públicas e Ética. CFP - Programa Banco Social de Serviços em Psicologia. 2005. (Encontro).

12.
V Colóquio Internacional Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural.Mesa Redonda; o conhecimento e o teatro do Oprimido como manifestações freirianas de uma educação com qualidade social. 2005. (Outra).

13.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Outra).

14.
Mostra de trabalhos de conclusão de curso da Faculdade de Psicologia da PUC/SP.Riscos Associados ao uso de drogas e possibilidades de atuações educacionais: um olhar fenomenológico-existencial. 2003. (Outra).

15.
I Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. PET-Psicologia - SP: uma opção para a melhoria do ensino acadêmico. 2002. (Congresso).

16.
I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Trabalhando com promoção de saúde: redução de riscos associados ao uso de drogas. 2002. (Congresso).

17.
I Congresso Internacional de Prevenção e políticas Públicas em Álcool e Drogas. UNIFESP/SP. 2002. (Congresso).

18.
IX Jornada GREA - Controvérsias em dependência química. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Coletivo HumanizaSUS/MS ; PEDROSO, R. T. . 4 Semana de humanização: abril para todos. 2007. (Outro).

2.
Coletivo HumanizaSUS/MS ; PEDROSO, R. T. . 13 Conferência Nacional de Saúde. 2007. (Outro).

3.
PEDROSO, R. T.. 1 EXPOGEST: Mostra nacional de vivências inovadoras de gestão no SUS. 2006. (Outro).

4.
PEDROSO, R. T.. Semana de Psicologia da PUC São Paulo. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Victória Gonçalves Rodrigues Condé; Gabriel Martins Araújo;. Qualidade de vida e uso de drogas de estudantes e profissionais da área da saúde humana. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. (Orientador).

2.
Fernanda Cordeiro Machado; Fernanda de Araújo Cavalcanti de. A humanização dos partos naturais e normais em duas instituições públicas do Distrito Federal sob o olhar das puérperas.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
CAMILA DE AZEVEDO GUEDES NOGUEIRA ET AL. A Educação Baseada na Comunidade no Ensino Médico na FACIPLAC (2016) e os desafios para o futuro.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Orientador: Raquel Turci Pedroso.

Orientações de outra natureza
1.
Damasceno , C.N et al. A desconstrução de preconceitos estudantes de medicina sobre a saúde mental. 2016. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Orientador: Raquel Turci Pedroso.

2.
Pereira, M.Q.S et al. DESAFIOS DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL: UM APRENDIZADO NA INTERAÇÃO COMUNITÁRIA DE MEDICINA. 2016. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Orientador: Raquel Turci Pedroso.

3.
Nogueira, C.A.G et al. PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE OS DESAFIOS DE ADESÃO AO CAPS. 2016. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Orientador: Raquel Turci Pedroso.

4.
Pablo H. C. Silva et al. DESAFIOS DA DISCIPLINA INTERAÇÃO COMUNITÁRIA NOS CINCOS PRIMEIROS PERÍODOS DO CURSO DE MEDICINA DA FACIPLAC. 2016. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Orientador: Raquel Turci Pedroso.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEDROSO, R. T.2009PEDROSO, R. T.; Maria Edna Moura Vieira . Humanização das práticas de saúde: transversalizar em defesa da vida. Interface (Botucatu. Impresso), v. 13, p. 695-700, 2009.

2.
PEDROSO, R. T.2015PEDROSO, R. T.; ABREU, S. ; KINOSHITA, R. T. . Aprendizagens da intersetorialidade entre saúde e educação na prevenção do uso de álcool e outras drogas. REVISTA TEXTURA (ULBRA), v. 17, p. 9-24, 2015.


Livros e capítulos
1.
PEDROSO, R. T.; Marta Klumb de Oliveira Rabelo . Passo a passo PSE : Programa Saúde na Escola : tecendo caminhos da intersetorialidade. 1ª. ed. Brasília: Editora MS, 2011. v. 10.000. 46p .

2.
CONCEICAO, A. C. ; REIS, C. H. ; ARAUJO, C. L. ; ASSIS, D. A. D. ; HAYASHIDA, G. ; PACHECO, N. M. S. ; MEDEIROS, P. F. P. ; PEDROSO, R. T. ; KINOSHITA, R. T. . Guia estratégico para o cuidado de pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas: Guia AD. 1ª. ed. BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015. v. 10.000. 100p .

3.
PEDROSO, R. T.. TEATRO DO OPRIMIDO: EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DIALÓGICA. 1ª. ed. NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS, 2015. v. 1. 92p .

1.
Ana Cristina Soeiro Salgado ; PEDROSO, R. T. ; LUIZ GUILHERME NASCIMENTO MARTINS ; Terezinha Francisca Moreira . Saúde: perspectivas e desafios. In: Eduardo Passos. (Org.). Formação e Intervenção. 1ªed.Brasília: Editora MS, 2010, v. 1, p. 30-41.

2.
Valério, A.L.R ; PEDROSO, R. T. ; Garcia, L. . Prevenção do uso prejudicial de drogas. In: Osvaldo Francisco Ribas Lobos Fernandez, Marcelo Magalhães Andrade, Antonio Nery Filho. (Org.). Drogas e políticas públicas: educação, saúde coletiva e direitos humanos. 1ªed.Salvador: ABRAMD, 2015, v. 1, p. 85-98.


Apresentações de Trabalho
1.
PEDROSO, R. T.; Moraes, A. C. . ?Trabalhando com promoção de saúde: redução dos riscos associados ao uso de drogas?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEDROSO, R. T.; Moraes, A. C. . Trabalhando com Promoção de Saúde: redução dos riscos associados ao uso de drogas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PEDROSO, R. T.. ?O conhecimento e o Teatro do Oprimido como manifestações freirianas de uma educação com qualidade social?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEDROSO, R. T.. Programa Saúde na Escola - a co gestão como dispositivo para a intersetorialidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
KINOSHITA, ; SANTOS, N. ; PEDROSO, R. T. ; RABBANI, A. R. ; ABREU, S. ; ATAYDE, R. . Adaptation and evaluation of drug abuse pevention programs as a Brazilian public police. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEDROSO, R. T.. MESA: 'PREVENÇÃO NAS ESCOLAS'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PEDROSO, R. T.. PREVENÇÃO, RECUPERAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE ACERCA DO USO DE ÁLCOOL E DROGAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PEDROSO, R. T.. DIREITOS HUMANOS E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
PEDROSO, R. T.. Políticas integradas para a prevenção do uso problemático de drogas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
PEDROSO, R. T.. Saúde Internacional Tópicos Especiais em Saúde Coletiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PEDROSO, R. T.; ABREU, S. . Brazilian Public Policy: large-scale deployment of a drug prevention program. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEDROSO, R. T.; HAMMAN, E. . Recommendations of adjustments to the Brazilian context of school-based prevention program of alcohol and drug use - 'Unplugged' (2013). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEDROSO, R. T.. Promoção da saúde Mental e Prevenção do Suicídio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PEDROSO, R. T.. ?O que a sociedade tem a dizer à universidade? Diálogos entre as políticas públicas de prevenção ao abuso de drogas e a formação universitária?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PEDROSO, R. T.. Políticas de Drogas e Redução de Danos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PEDROSO, R. T.. Boas práticas na prevenção ao uso de álcool e outras drogas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PEDROSO, R. T.; HAMMAN, E. . A ADEQUAÇÃO DO PROGRAMA UNPLUGGED#TAMOJUNTO AO CONTEXTO BRASILEIRO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LORENZO, F. ; GODOY, A. ; CARDOSO, D. ; TIBURCIO, R. ; ALVES, L. ; ABREU, S. ; PEDROSO, R. T. ; PEREIRA, D. ; TRIGUEIROS, D. ; GEHM, T. ; AVEIRO, A. ; TYKANORI, R. . THE IMPACT OF BRAZILIAN DRUG ABUSE PREVENTION PROGRAM ?JOGO ELOS? IN PROMOTING THE BASIS FOR CULTURAL CAPITAL APPROPRIATION. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEDROSO, R. T.. Conferência da abertura: 'Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e o Uso da Tecnologia Grupal'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Bolsista PET - Programa de Ensino Tutorial (SESu/MEC), da Faculdade de Psicologia da PUC/SP, de janeiro de 200 a dezembro de 2003.



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