Luciano Laurindo dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 04/01/2019


Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), 2015. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), 2007.Especialista em Geografia do Brasil (FIRJ), 2012. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Laurindo dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, L. L.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Estadual de Educação, 4ª Unidade Regional de Ensino/SEDUC.
Rua Frei Lambezart
Cidade Nova
77800-000 - Maraba, PA - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação Doutorado em Geografia.
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Título: Territorialidades Transfronteiriças de Poder no Bico do Papagaio: Pará, Tocantins e Maranhão, na Temporalidade de 1970 a 2016,
Orientador: Mauro José Ferreira Cury.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Território; Movimentos Socioterritoriais; Rede; BICO DO PAPAGAIO.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2015
Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Título: Sujeitos Assentados e Sua Relação com a Educação Formal no Campo: Um Estudo de Caso no Assentamento 26 de Março em Marabá,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ivan Costa Lima.
Palavras-chave: Educação do Campo; Movimentos Sociais; Educação Formal.
2010 - 2011
Especialização em Geografia do Brasil. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: Análise do Processo de Descentralização da Política de Gestão Hídrica do Estado doTocantins.
2003 - 2007
Graduação em geografia licenciatura.
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: Diagnóstico Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Pontes: Subsídios aos Comitês de Bacias dos Rios Lontra e Corda.
Orientador: ANTONIVALDO DE JESUS.
Bolsista do(a): INSTITUTO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO BRASIL, IEB, Brasil.
1999 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agricultura.
ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ARAGUATINS, EAFA, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ARAGUATINS, EAFA, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Formação Continuada de Educação do Campo. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
2014 - 2014
Formação Continuada de Educação do Campo. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
2003 - 2003
Salto Para o Futuro. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.
2003 - 2003
Assistência Técnica em Computadores. (Carga horária: 35h).
Pro - Soft Informática, PRO - SOFT, Brasil.
2002 - 2002
Praticando o Associativismo. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins, SEBRAE/TO, Brasil.
2000 - 2000
Gerenciamento Rural. (Carga horária: 40h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins, SEBRAE/TO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40


Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Participante do programa SOME- Sistema de Organização Modular de Ensino, responsável pelas disciplinas de Geografia e Estudos Amazônicos no ensino médio, na 4ª URE-Unidade Regional de Ensino de Marabá.

Atividades

08/2011 - Atual
Treinamentos ministrados , Secretaria de Estado da Educação, .

Treinamentos ministrados
Práticas do ensino de cartografia no ensino médio
A interdisciplinaridade na escola
O ensino de geografia e as Habilidade e competências exigidas pelo Enem
11/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estudos Amazônicos
Geografia

ENGETEC ENGENHARIA LTDA, ENGETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ANALISTA AMBIENTAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Estadual Frei Savino, EEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professo de Geografia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2008 - 08/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia

Instituto Internacional de Educação do Brasil, IEB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
O objetivo deste trabalho é o diagnóstico socioambiental da bacia hidrográfica do Rio Pontes - To, localizada na Amazônia Legal, o qual propôe subsidiar o comitê de Bacias do Rio Lontra e Corda Através de informações das atividades econômicas (pecuária, agricultura, mineração), realidade social(emprego, trabalho, renda e escolaridade) e levantamento da cobertura vegetale uso do solo da Bacia.


Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 40
Outras informações
Durante esse período foram desenvolvidas atividades referentes a auxilios a pesquisas e uso das dependências do laboratório de informática da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína - TO.

Atividades

04/2005 - 04/2006
Estágios , Fundação Universidade Federal do Tocantins, .

Estágio realizado
Durante esse período foram realizadas as seguintes atividades: auxilio a pesquisas na internet, formatação de trabalhos acadêmicos e indicação de sites para pesquisas acadêmicas.

Laboratório de Análises de Solos - SENAI - Araguaína - TO, CETEC - SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 40
Outras informações
Durante esse período foram desenvolvidas atividades nas aréas de análises de solos, calcário, concreto e argila, além de coletas de amostras à campo.

Atividades

11/2004 - 12/2004
Estágios , Laboratório de Análises de Solos - SENAI - Araguaína - TO, .

Estágio realizado
Análise de solos, calcário, concreto e argila, além de serviços de coleta de amostras à campo..

Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, SEMAGRE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Técnico Agrícola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Durante esse período foi realizado um levantamento da produção agropecuária e situação humana(qualidade de vida) na zona rural do município de Araguatins -TO,com o intuito de diagnósticar a situação do município nos quesito produção agropecuária e qualidade de vida no meio rural.


Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica..., COOPTER, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando nas áreas de extensão rural e elaboração de projetos agropecuários junto a agricutores familiares no Projeto de Assentamento santa Clara, município de Araguacema-TO.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Atores, Instituições e Dinâmicas Regional do Territorial Sudeste Paraense (1980-2010)
Descrição: Analisar as transformações no território sudeste paraense a partir do Programa Grande Carajás, observando os reflexos na organização territorial, econômica, social e ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciano Laurindo dos Santos - Coordenador / Mauro José Ferreira Cury - Integrante.
2013 - 2015
Sujeitos Assentados e Sua Relação com a Educação Formal no Campo: Um Estudo de Caso no Assentamento 26 de Março em Marabá
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo estudar as concepções de educação no Assentamento 26 de Março, em Marabá-PA, a partir das organizações (associações) que compõem este assentamento, a Associação dos Trabalhadores Rurais do PA 26 de Março-Aproterra e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Familiares do PA 26 de Março-Asprupam, e suas relações com a educação formal a partir do Sistema de Organização Modular de Ensino- SOME. Objetivamos a partir das concepções destas duas associações, problematizar as discussões em relação à educação do campo, suas implicações com a educação escolar ofertada pelo Estado do Pará..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciano Laurindo dos Santos - Integrante / Ivan Costa Lima - Coordenador.
2010 - 2011
Análise do Processo de Descentralização da Política de Gestão Hídrica do Estado doTocantins
Descrição: Realizar uma análise do processo de descentralização da política de gestão hídrica do Estado do Tocantins, identificando o papel e a participação dos atores sociais no processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciano Laurindo dos Santos - Integrante / João Henrique Rosa - Coordenador.
2006 - 2007
Diagnóstico Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Pontes - TO: Subsídio ao Comitê de Bacia dos Rios LOntra e Corda.
Descrição: Este projeto teve a finalidade de subsidiar o comitê de Bacias do Rio Lontra e Corda através de informações das atividades econômicas (pecuária, agricultura, mineração), realidade social (emprego, trabalho, renda e escolaridade) levantamento da cobertura vegetal e uso do solo da bacia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciano Laurindo dos Santos - Coordenador / ANTONIVALDO DE JESUS - Integrante.Financiador(es): INSTITUTO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO BRASIL - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Dinâmicas Territoriais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Amazônia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Educação do Campo.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, L. L.2018SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. ; SILVA, A. A. ; COELHO, A. M. S. . Escola Juventude e Quilombo: Um Estudo de Caso na IIha São Vicente Araguatins-Tocantins-Brasil. REVISTA CARIBEÑA DE CIENCIAS SOCIALES, v. 01, p. 60, 2018.

2.
SANTOS, L. L.2017 SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . A percepção dos assentados e sua relação com o ensino médio modular e a educação do campo no Assentamento 26 de Março em Marabá-Pará. Revista Formação Online, v. 1, p. 189-212, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . Organizações sociais, disputas de poder e territorialização no Assentamento 26 de Março -Marabá -PA. In: Mauro José Ferreira Cury. (Org.). Territórios e Territorialidades na Amazônia. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 165-180.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . Redes, Territórios e Movimentos sociais no Bico do Papagaio. In: VII Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do VII Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. Foz do Iguaçu: UNIOTES, 2018.

2.
SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . Organizações Sociais em Área de Assentamento na Amazônia Paraense, Brasil: Disputas de Poder e Territorialização. In: XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina-EGAL, 2017, La Paz. Anais do XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2017.

3.
SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . Dinâmicas, atores e instituições em municípios do sudeste paraense. In: IX Seminário Estadual de Estudos Territoriais e I Seminário Internacional de Estudos Territoriais, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do IX Seminário Estadual de Estudos Territoriais e I Seminário Internacional de Estudos Territoriais, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, L. L.; LIMA, I. C. . Educação em Áreas de Assentamento em Marabá-PA: Entre o Reproduzir e o Transformar. In: VII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária, 2014, Castanhal. Educação em Áreas de Assentamento em Marabá:PA entre o Reproduzir e o Transformar, 2014.

2.
SANTOS, L. L.; LIMA, I. C. . Organizações Sociais, Educação do Campo e Educação Formal em Assentamentos no Sul e Sudeste do Pará: Uma Análise dessa Relação. In: I Seminário de Produção e Incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa no Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, 2014, Marabá. Anais do Seminário Produção e Incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa no Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. Marabá: UNIFESSPA, 2014.

3.
SANTOS, L. L.; LIMA, I. C. . A Escola em Disputa? Movimentos Sociais do Campo e Educação Formal em Assentamentos na Amazônia Paraense. In: II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina, 2014, Santa Maria. Anais do II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

4.
SANTOS, L. L.; JESUS, A. ; CHAVES, P. R. . ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PONTES/TO. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, SÃO PAULO. ANAIS DO XV Encontro Nacional de Geógrafos. SÃO PAULO, 2008.

5.
SANTOS, L. L.; JESUS, A. . Diagnóstico socioambiental da Bacia Hidrografica do Rio Pontes - TO, Utilizando Técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento: Subsídio ao Comitê de Bacias dos Rios Lontra e Corda. In: XII SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2007, Natal. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Natal,RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte,UFRN, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, L. L.. Movimentos Sociais do Campo e Educação Formal: uma Análise a Partir do MST. In: II Simpósio Nacional: Cidades Fronteiras e Território Tradicional e V Simpósio no NURBA ( As Estratégias dos Grandes Projetos de Desenvolvimento na Fronteira Sudeste da Amazônia Legal)., 2014, Porto Nacional. As Estratégias dos Grandes Projetos de Desenvolvimento na Fronteira Sudeste da Amazônia Legal, 2014.

2.
SANTOS, L. L.. As Relações Sócio Territoriais nos Assentamentos de Reforma Agrária da Região do Bico do Papagaio. In: I Simpósio do Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrário, 2008, Porto Nacional. I Simpósio do Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrário, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . A percepção dos assentados e sua relação com o ensino médio modular e a educação do campo no Assentamento 26 de Março em Marabá-Pará. Revista formação online, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . VII Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . VII Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . VII Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . Dinâmicas, atores e instituições em municípios do sudeste paraense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SANTOS, L. L.; CURY, M. J. F. . O Campo Como Conteúdo no Ensino Médio em Marabá-Pará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, L. L.. Movimentos Sociais do Campo e Educação Formal: uma Análise a Partir do MST. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTOS, L. L.; LIMA, I. C. . I Seminário Produção e Incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SANTOS, L. L.; LIMA, I. C. . Educação em Áreas de Assentamento em Marabá-PA: Entre o Reproduzir e o Transformar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SANTOS, L. L.; LIMA, I. C. . A Escola em Disputa? Movimentos Sociais do Campo e Educação Formal em Assentamentos na Amazônia Paraense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SANTOS, L. L.. AS RELAÇÕES SÓCIO-TERRITORIAIS NOS ASSENTAENTOS DE REFORMA AGRÁRIA DA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, L. L.; SALES, P. J. . Levantamento Socioeconômico para a Construção da Ponte que Ligará os Municípios de Lajeado e Palmas. 2009.

2.
SANTOS, L. L.; SALES, P. J. . Levantamento Socioeconômico - Projeto de Silvicultura, da região Norte do Tocantins, Compreendendo 16 Municípios. 2009.

3.
SANTOS, L. L.; SILVA, A. ; ABRANTES, D. M. R. ; RATTES, B. . Relatório de Controle Ambiental da Linha de Distribuição de Energia Eletrica 138 KV, interligando as Substações Ta quaralto I I, Porto Nacional e Paraiso do Tocantins I e II. 2008.

4.
SANTOS, L. L.; SILVA, A. ; RATTES, B. ; ABRANTES, D. M. R. . Plano de Controle Ambiental da Linha de Transmissão de Energia Elétrica 138 KV,interligando as Substações Taquaralto II, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins I e II. 2008.

5.
SILVA, A. ; SANTOS, L. L. ; Admar da Silva ; ABRANTES, D. M. R. . Relatório de Viabilidade Ambiental do Reassentamento Rural Coletivo Pequi Barriguda. 2008.

6.
SILVA, A. ; SANTOS, L. L. ; Admar da Silva ; ABRANTES, D. M. R. . Relatório de Viabilidade Ambiental do Reassentamento Rural Coletivo Santo Estevão. 2008.

7.
SILVA, A. ; Admar da Silva ; ABRANTES, D. M. R. ; SANTOS, L. L. ; M. Rafael B. de ; SALES, P. J. ; Barcelos, L. M. ; ROSA, J. H. ; MELO, K. C. ; VIEIRA, P. A. ; ROCHA, C. M. B. G. ; MATHIAS, P. V. C. . Estudo de Impacto Ambiental do Aproveitamento Hidroagrícola das Bacias dos rios Pium e Riozinho. 2008.

8.
ABRANTES, D. M. R. ; Admar da Silva ; SANTOS, L. L. ; SILVA, A. ; VIEIRA, P. A. ; SALES, P. J. ; ROSA, J. H. ; ROCHA, C. M. B. G. ; RATTES, B. ; MELO, K. C. ; MATHIAS, P. V. C. ; M. Rafael B. de ; DE, M. R. B. ; Barcelos, L. M. . Relatório de Impacto Ambiental do Projeto de Aprovoeitamento Hidroagrícola das Bacias dos rios Pium e Riozinho. 2008.

9.
SILVA, A. ; ABRANTES, D. M. R. ; SANTOS, L. L. ; Admar da Silva . Relatório de Viabilidade Ambiental do Reassentamento Rural Coletivo São João. 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Marxista do NURBA, Geografia e Marxismo: Proposta para um Debetae. 2018. (Outra).

2.
II Seminário Direitos Humanos e Populações Tradicionais Periféricas e Pauperizados nos Contextos das Novas Ordens Globalizadas. 2018. (Seminário).

3.
VII Congresso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. Redes, Territórios e Movimentos Sociais no Bico do Papagaio. 2018. (Congresso).

4.
34ª Semana de Geografia.O Campo como Conteúdo Geográfico no Ensino Médio em Marabá-Pará. 2016. (Outra).

5.
II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Consciência Negra: Afirmando as Lutas Sociais e Políticas na Amazônia Paraense. 2014. (Encontro).

6.
II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS: educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina.A Escola em Disputa? Movimentos Sociais do Campo e Educação Formal em Assentamentos na Amazônia Paraense. 2014. (Seminário).

7.
II Simpósio Nacional: Cidades Fronteiras e Território Tradicional e V Simpósio do NURBA ( As Estratégias dos Grandes Projetos de Desenvolvimento na Fronteira Sudeste da Amazônia Legal.Movimentos Sociais do Campo e Educação Formal: uma Análise a Partir do MST. 2014. (Simpósio).

8.
I Seminário Produção e Incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa.Organizações Sociais, Educação do Campo e Educação Formal em Assentamentos no Sul e Sudeste do Pará: Uma Análise dessa Relação. 2014. (Seminário).

9.
VII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária.Educação em Áreas de Assentamento em Marabá-PA: Entre o Reproduzir e o Transformar. 2014. (Seminário).

10.
1ª Formação Continuada de Professores de Geografia da 4ª Regional da SEDUC/PA.1ª Formação Continuada de Professores de Geografia da 4ª Regional da SEDUC/PA. 2011. (Outra).

11.
2ª Formação Continuada de Professores de Geografia da 4ª Regional da SEDUC/PA.2ª Formação Continuada de Professores de Geografia da 4ª Regional da SEDUC/PA. 2011. (Outra).

12.
VI SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. 2011. (Simpósio).

13.
V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. 2011. (Simpósio).

14.
XI ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA. 2011. (Encontro).

15.
I Simpósio do Núcleo de Estudos Urbanos Regionais e Agrario-NURBA.As Relações Sócio-territoriais nos Assentamentos de Reforma Agrária na Região do Bico do Papagaio. 2008. (Simpósio).

16.
I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. 2007. (Seminário).

17.
I Simpósio Sobre Recursos Hídricos de Colinas do Tocantins. 2007. (Simpósio).

18.
1º Fórum Lixo e Cidadania. 2006. (Outra).

19.
REUNIÃO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. 2006. (Encontro).

20.
Conferência Municipal de Igualdade Racial. 2005. (Encontro).

21.
Curso: Capacitação em Metodologias Participativas. 2003. (Outra).

22.
Encontro Regional Sobre o Meio Ambiente. 2003. (Encontro).

23.
Participação em Metodologias Participativas. 2003. (Encontro).

24.
Seminário de Capacitação do Conselho Municipal do Trabalho de Araguatins. 2003. (Seminário).

25.
Lider. 2002. (Oficina).

26.
Administração e Comercialização Rural. 2001. (Outra).

27.
Seminário sobre o Meio Ambiente. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, L. L.. II SIMPÓSIO NACIONAL - CIDADES, FRONTEIRAS E TERRITÓRIO TRADICIONAL: as. 2014. (Congresso).

2.
SANTOS, L. L.. 3ª Formação Continuada de Professores da 4ªURE/ Marabá. 2012. (Outro).

3.
SANTOS, L. L.. 2ª Formação Continuada de Professores de Geografia da 4ª Unidade regional de Ensino/SEDUC-PA. 2011. (Outro).

4.
SANTOS, L. L.. 1ª Formação Continuada de Professores de Geografia da 4ª Unidade Regional de Ensino. 2011. (Outro).

5.
SANTOS, L. L.; LIRA, E. R. ; SANTOS, ROBERTO SOUZA ; Karylleila dos Santos Andrade ; BRITO, E. P. . II Simpósio do Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários da UFT. 2009. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, L. L.; LIMA, I. C. . A Escola em Disputa? Movimentos Sociais do Campo e Educação Formal em Assentamentos na Amazônia Paraense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




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