Rodrigo Bianchini Cracco

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  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), na linha de pesquisa Ciência e Cultura na História. É professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da história, história da historiografia, Annales, temporalidade, Paul Ricoeur. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Bianchini Cracco
Nome em citações bibliográficas
CRACCO, Rodrigo Bianchini


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: As contribuições de Paul Ricoeur à historiografia contemporânea, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: José Carlos Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria da História; historiografia; Paul Ricoeur.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A longa duração e as estruturas temporais em Fernand Braudel: de sua tese O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrânico na Época de Felipe II até o artigo História e Ciências Sociais: A longa duração (1949-1958),Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Hélio Rebello Cardoso Jr.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: historiografia; Annales; Braudel; temporalidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
2001 - 2005
Graduação em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 2000
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Americano de Lins, IAL, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Hermenêutica: da afirmação como um método .... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2010 - 2010
Estudo do meio como técnica pedagógica [...]. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário de Jales, UNIJALES, Brasil.
2010 - 2010
Ensino Superior: refletindo contextos e proce[...]. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário de Jales, UNIJALES, Brasil.
2009 - 2009
História das olimpíadas e culto ao corpo. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário de Jales, UNIJALES, Brasil.
2006 - 2006
História da Irlanda Celta e Viking. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
A querela dos universais: condições históricas. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
A luta armada nos anos 60 e 70 no Brasil. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Fontes judiciárias na história. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 38

Atividades

02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho Universitário - COUNI.
02/2016 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Moderna
Filosofia e História da Educação
Metodologias do Ensino de História
Historiografia Brasileira
08/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho Universitário - COUNI.
02/2010 - 12/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática
Introdução a Metodologia Científica
Métodos e Técnicas de Pesquisa I
02/2010 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Diversidade Étnico-Racial
Pesquisa em Educação I
Pesquisa em Educação II
Pesquisa em Educação III
02/2010 - 12/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica

Centro Universitário de Jales, UNIJALES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia filosófica e sociologia
08/2009 - 12/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Contemporânea
08/2009 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil II
08/2009 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de História da UNIJALES, .

Cargo ou função
Membro do Núclo Docente Estruturante (NDE).
02/2010 - 02/2011
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/2010 - 02/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
10/2010 - 10/2010
Ensino, História "Cultura e sociedade", Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
10/2010 - 10/2010
Ensino, Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
08/2010 - 08/2010
Ensino, Neuropedagogia - Turma A, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
08/2010 - 08/2010
Ensino, Neuropedagogia - Turma B, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
04/2010 - 04/2010
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
08/2009 - 01/2010
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Política
08/2009 - 01/2010
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Política e Econômica II
08/2009 - 01/2010
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnicas de Pesquisa
08/2009 - 08/2009
Ensino, História "Cultura e sociedade", Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Identidade e Cultura na Historiografia Brasileira

Faculdade do Vale do Aporé - Cassilândia, FAVA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

09/2010 - 09/2010
Ensino, Estudos de História e Historiografia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
De História social da cultura a uma história cultural do social: um novo olhar na história cultural

Faculdades Integradas de Cassilândia, FIC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

03/2015 - 03/2015
Ensino, Psicopedagogia clínica e institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociologia aplicada a psicopedagogia


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
OS CONCEITOS REFERENTES AO TEMPO NO ENSINO DE HISTÓRIA: análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD ? 2017
Descrição: A atual proposta de pesquisa consiste em analisar o tratamento dispensado aos conceitos ligados ao tempo histórico nas obras didáticas da disciplina de História aprovadas pelo PNLD 2017 - Anos Finais do Ensino Fundamental. O projeto está estruturado da seguinte maneira: na Fundamentação Teórica procedeu-se um levantamento da concepção de conceitos no ensino de História. Foi apresentada também a História dos Conceitos como base historiográfica do debate. Na sequência, com base na filosofia de Gilles Deleuze, foi discutida a constituição dos conceitos por meio de componentes; passou-se então ao levantamento dos conceitos ligados ao tempo histórico. Por fim, passou ao exame dos reflexos dos debates teóricos acerca do tempo nos livros didáticos para proceder à definição do corpus da pesquisa. Na Metodologia foi abordada a via longa da hermenêutica de Paul Ricoeur como caminho estabelecido para interpretação dos conceitos ligados ao tempo histórico nos livros didáticos. Este projeto busca aliar os debates mais recentes da Teoria da História e da História da Historiografia, em especial no que tange aos conceitos históricos, ao ensino de história, à prática docente e aos materiais didáticos aprovados na última avaliação do PNLD..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
A construção de uma agenda para o desenvolvimento sustentável no Município de Amambai/MS: potencialidades e planejamento
Descrição: Esta proposta de pesquisa pretende reforçar a parceria entre a UEMS/Amambai e a UEMS/Ponta Porã por meio da atuação do Mestrado de Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, direcionando e ampliando os esforços para a construção de uma agenda de atuação da Universidade que se pretende ir ao encontro da sociedade local, promovendo o desenvolvimento. Logo, tem em seus objetivos: Diagnosticar as potencialidades e demandas do município de Amambai/MS, tendo em vista o fortalecimento do desenvolvimento local sustentável; Aproximar a pesquisa acadêmica e científica com a prefeitura e as secretarias do município de Amambai/MS por meio de reuniões, eventos e entrevistas com os(as) secretários(as) e Conselhos Gestores; Elencar as principais demandas e potencialidades de Amambai/MS identificadas pelas secretarias e Conselhos Gestores em suas respectivas áreas de atuação; Promover espaços de debates com instituições e a sociedade civil organizada, tendo em vista elencar as principais demandas e potencialidades do município de Amambai/MS nas áreas de atuação das secretarias enfocadas; Promover espaços de debates com associações de moradores do município de Amambai/MS, tendo em vista elencar as principais demandas e potencialidades do município de Amambai/MS nas áreas de atuação das secretarias enfocadas; Criar uma agenda para a atuação estratégica do planejamento diante das demandas e potencialidades identificadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
A noção de representância de Paul Ricoeur: benefícios e limites de sua aplicação na prática historiográfica
Descrição: A atual proposta de pesquisa consiste analisar o enriquecimento e os limites da noção de representância, desenvolvida por Paul Ricoeur, aplicada ao ofício do historiador. Visa ampliar o conhecimento acerca do produto do historiador, ou seja, da representação resultante do trabalho de configuração textual produzida pela interpretação dos vestígios. O trabalho do historiador está sempre orientado pela escrita. Desde a pesquisa nos arquivos, na configuração textual e na apropriação que o público faz das obras, a escrita é indissociável da análise histórica. Assim a representação cumpre uma função central. Todavia, observa-se um esvaziamento da noção de representação em função do excesso de sentido. A noção de representância, tal como proposta por Ricoeur, atomiza a questão e define elementos propriamente historiográficos para o debate, além de unificar várias questões da historiografia em uma única noção. Buscaremos assim investigar os ganhos que a apropriação da noção de representância pode trazer ao debate teórico entre os historiadores, enquanto realizações já observadas e como projeto. Como complemento, buscaremos considerar os limites de tal aplicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Condicionantes epistemológicos e políticos do surgimento das ciências sociais
Descrição: Resumo da Proposta: A fundamentação das Ciências Sociais no século XIX corresponde a uma tentativa de estabelecer um campo de saber autônomo a partir do debate com a Filosofia Moderna. Tal autonomia aparece na concepção de realidade social, por um lado, e na configuração de um novo modelo epistemológico e político, por outro. Em vista disso, esta pesquisa pretende analisar as propostas do positivismo e do marxismo e, por conseguinte, sendo capaz de abrir um novo modelo de construção das Ciências Sociais através da redefinição tanto da concepção de realidade social quanto da epistemologia moderna. Neste percurso, procurar-se-á indicar as questões e respostas apresentas pelos clássicos das Ciências Sociais em conformidade com os enfrentamentos políticos próprios da época em que produziram suas teorias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Direitos Humanos no Estado Democrático de Direito, Interdisciplinaridade e Efetivação Possível
Descrição: O presente Grupo de Pesquisa pretende aprofundar os estudos relacionados aos Direitos Humanos, visando à consolidação do Estado Democrático de Direito, em busca de formas de assegurar efetivamente o exercício dos direitos individuais e coletivos, no sentido amplo (igualdade, segurança, saúde, educação, liberdade, privacidade, segurança etc), o pluralismo político, o acesso à justiça e o desenvolvimento social e econômico capaz de proporcionar uma sociedade justa, partindo de uma base interdisciplinar que facilite o envolvimento nos estudos de agentes relacionados às mais diversas áreas, tais como, educação, ciências sociais, economia, direito, psicologia, administração, sem deixar de ter como centro gravitacional dos estudos os seus aspectos jurídicos e o princípio da dignidade da pessoa humana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (27) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Rodrigo Bianchini Cracco - Integrante / Alessandro Martins Prado - Coordenador.
2009 - 2011
História e Memória Institucional da UNIJALES
Descrição: História e Memória Institucional da UNIJALES.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Rodrigo Bianchini Cracco - Coordenador.Financiador(es): Centro Universitário de Jales - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 11


Projetos de extensão


2018 - Atual
Programa de Intgração de Calouros PRINCA do Curso de História
Descrição: O evento Programa de Integração de Calouros PROINCA do Curso de História da Unidade de Amambai tem por objetivo acolher os novos acadêmicos do Curso de História, apresentando a UEMS a todos bem como socializar informações institucionais com todos os demais acadêmicos. Além do compartilhamento das ações do Curso de História e da UEMS, haverá palestra com o professor doutor Mário Sá (UFGD) que proferirá palestra sobre diversidade religiosa no Brasil, com foco nas religiões afro-brasileiras. Esta palestra é de interesse geral, de maneira que os professores da rede básica foram convidados. O mês de maio é lembrado como o mês da libertação dos escravos no Brasil e este evento buscará debater a presença da população negra no Brasil em seus vários aspectos e tempos históricos. E, para apreciação da cultura negra o evento contará com apresentação de musica, exposições fotográficas e materiais didáticos relativos à disciplina História da Áffrica e Cultura Afro-brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Rodrigo Bianchini Cracco - Integrante / Viviane Scalon Fachin - Integrante / Ilsyane do Rocio Kmitta - Integrante / Suzana Arakaki - Coordenador.
2017 - Atual
ENSINO DE HISTÓRIA E AS NOVAS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO
Descrição: Pretende-se com esta proposta, proporcionar aos alunos, egressos e demais profissionais da educação, capacitação em temáticas emergentes, e que não não ofertadas na matriz curricular dos cursos de História e Ciências Sociais. Algumas até são ofertadas mas com carga horária aquém do necessário para um bom conhecimento sobre os temas. Os cursos a serem ofertados serão, a princípio: História e Educação ambiental; Referenciais teóricos metodológicos nos estudos de ciências Humanas, Escrita e elaboração de textos acadêmicos, Elaboração de material didático para o ensino de História da África, História Indígena e Educação Especial..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Casa da Acolhida Fraterna de Amambai/MS: a construção do Lar como espaço de sociabilidade
Descrição: presente proposta tem como objetivo promover ações destinadas a formação de crianças e adolescentes da Casa da Acolhida Fraterna de Amambai/MS. A proposta está sustentada em três anos anteriores de ações desenvolvidas, bem como em pesquisa realizada na forma de Trabalho de Conclusão de Curso pela acadêmica Giselli Fiorelli Menezes egressa do curso de Ciências Sociais. a pesquisa que orientei no ano de 2015 teve como tema 'Crianças e adolescentes acolhidos: o espaço da Casa Acolhida Fraterna de Amambai/MS'. Parte da pesquisa que descreve o espaço da Casa da Acolhida está presente no decorrer desta proposta. As ações pretendidas visam aperfeiçoar o espaço da Casa, contribuindo para a solidificação da sociabilidade no convívio diário das crianças e adolescentes acolhidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais e XIV Semana Acadêmica de História: Humanidades: diálogos interdisciplinares entre História e Ciências Sociais
Descrição: O objetivo do evento é fortalecer o diálogo entre as ciências, tendo em vista o enriquecimento recíproco propiciado pela interação entre as diferentes perspectivas de investigação do homem, em suas dimensões coletivas e temporais. Os liames entre História e Ciências Sociais têm uma história de mais de um século, alternando convergências e disputas. O quadro universitário europeu da segunda metade do século XIX foi palco de intensos embates acerca das fronteiras entre as ciências. Esta querela chega ao Brasil principalmente pela via da ?missão francesa da USP?, já na década de 1930, quando professores franceses são convidados para participar da fundação da Universidade de São Paulo. Entre esses professores estavam Claude Lévi-Strauss e Fernand Braudel, protagonistas de uma das mais intensas interlocuções entre História e Ciências Sociais. Posteriormente o eixo do debate deslocou-se da delimitação das áreas de atuação para os benefícios da fusão dos referentes epistemológicos e temáticos das diferentes ciências. Com o fortalecimento das universidades e programas de pós-graduação, o Brasil desenvolveu suas próprias questões acerca do contato entre as ciências, considerando os problemas regionais em detrimento da repercussão dos argumentos e posicionamentos europeus. Tendo isso em vista, algumas temáticas diretamente relacionadas ao cenário nacional estarão em destaque no evento, como o meio ambiente, a condição dos povos indígenas e os desafios do ensino de sociologia e história. A manutenção da especificidade de cada disciplina, antes de configurar uma separação rígida, contribui para a pluralidade de perspectivas de análise, explicação e compreensão das sociedades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (42) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Rodrigo Bianchini Cracco - Coordenador / Rogério da Palma - Integrante.
2015 - Atual
Formação Política e Mobilização Estudantil
Descrição: Trata-se de ação de extensão que tem como objetivo trabalhar conceitos e práticas de formação política e mobilização estudantil, consistindo-se em um observatório e fórum permanente de tal temática no município de Paranaíba/MS. As atividades serão organizadas com a finalidade de discutir (no plano teórico) e trabalhar (no plano prático) questões chave para formação política e engajamento estudantil tais como: liberdade, igualdade, solidariedade, cidadania, direitos humanos, justiça, educação, universidade e movimentos sociais. As atividades consistir-se-ão em debates, palestras, oficinas, consultorias, campanhas orientativas e pesquisas empíricas, tanto no contexto do espaço acadêmico universitário quanto com os movimentos sociais atuantes na comunidade local. O projeto se justifica pela necessidade de uma cultura de uso do processo democrático, valorização da cidadania estudantil, bem como do engajamento político do cidadão de forma geral, haja vista que a participação social nos mais diversos espaços é um requisito para o exercício da cidadania. Espera-se, como resultado da ação, contribuir para troca de informação e conhecimentos sobre o tema, levar os participantes a identificarem e trabalharem atitudes necessárias ao exercício da liderança e organização social tanto no âmbito da universidade quanto de outros espaços, provocando-os a uma atuação mais direta junto aos principais aparelhos ideológicos da sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
CINEMA, MÚSICA & EDUCAÇÃO: uma proposta interdisciplinar
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
V Curso Conhecendo as normas da ABNT
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Projeto de Ensino: Tempo e Espaço no Ensino de História
Descrição: Buscaremos nesse projeto: Apresentar a importância do espaço como complementar à principal variável da história, o tempo. Produzir materiais relacionados ao espaço em sua dimensão histórica. Discutir as bases teóricas comuns às ciências históricas, geográficas e sociais. Elaborar mapas históricos e outros materiais, conforme os temas trabalhados ao longo do curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2018 - Atual
Residência Pedagógica
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Rodrigo Bianchini Cracco - Integrante / Viviane Scalon Fachin - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - 2014
Periódico: Faces da História
2014 - 2014
Periódico: Faces da História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Homenageado da Turma de História da UEMS/Amambai 2017, UEMS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini2018CRACCO, Rodrigo Bianchini. A RECOMPOSIÇÃO DA HISTORIOGRAFIA FRANCESA APÓS A CRISE DE HEGEMONIA DOS ANNALES. Saeculum (UFPB), v. 38, p. 15-36, 2018.

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini2017CRACCO, Rodrigo Bianchini. CONTRIBUIÇÕES DE PAUL RICOEUR AOS HISTORIADORES ACERCA DA FENOMENOLOGIA DA MEMÓRIA. REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS, v. 21, p. 351-373, 2017.

3.
CRACCO, Rodrigo Bianchini2014CRACCO, Rodrigo Bianchini. O referencial teórico mobilizado por Christian Delacroix, François Dosse e Patrick Garcia para a história da historiografia. Revista de Teoria da História, v. 6, n11, p. 165-187, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Ligia Cristina Carvalho . Cidade, Memória e História. In: FACHIN, V. S.; RODRIGUES, M. A. Z.; DEFFACCI, F. A. (Org.). (Org.). Amambai 70 anos de História. 1ed.Dourados: Siriema, 2018, v. 1, p. 13-22.

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Contribuições de Paul Ricoeur para o debate acerca da pretensão à verdade do discurso histórico. In: Roiz, D. da S; GOMES, G. F.; SANTANA, I. J.. (Org.). A (pós-) verdade em uma época de mutações civilizacionais. 1ed.Serra: Milfontes, 2018, v. 1, p. 59-70.

3.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Crise da historiografia, crise da história e o pluralismo interpretativo. In: DEFFACCI, F. A.; SILVA FILHO, L. A. DA; CAVALCANTE, S. DE O. R.. (Org.). Dimensões do Contemporâneo: uma abordagem integrada. 1ed.Dourados: Geratriz, 2017, v. , p. 23-38.

4.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Ligia Cristina Carvalho . Breves considerações acerca da história da historiografia. In: ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro; SOUZA, Ailton de. (Org.). Políticas Públicas na Contemporaneidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 43-52.

5.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Distorção da realidade e negação da memória: uma visão geral sobre o revisionismo da ditadura brasileira. In: Alessandro Martins Prado; Cláudia Karina Ladeia Batista; Isael José Santana. (Org.). Direitos humanos: novos olhares. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 191-200.

6.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; CARVALHO, Ligia Cristina . A Proclamação da República e a questão da identidade nacional. In: Silvane Aparecida de Freitas e Jacques Elias de Carvalho. (Org.). Política, Identidade e Marginalidade. Curitiba: CRV, 2011, v. , p. 219-230.

7.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Ana Maria Ortega Alonso ; Alessandro Martins Prado . Justiça de transição no Brasil e o direito fundamental à verdade: o imperativo dever republicano de superar a tradição brasileira de não "prestar contas" com seu passado. In: ARAUJO, D. A. de C.; BATISTA, C. K. L.; PRADO, A. M.; SOUZA, J. A.. (Org.). Práxis Educacionais, Direitos Fundamentais e Política: Perspectivas para o século XXI. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2011, v. 1, p. 37-44.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Por que estudamos história?. Gazeta Educação, Amambai, p. 6 - 6, 18 out. 2017.

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Condição e Consciência histórica. Gazeta Educação, Amambai/MS, p. 6 - 6, 01 set. 2016.

3.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; CARVALHO, Ligia Cristina . História e Música: Ritmo e Rima. Fazendo História - Jornal do Curso de História Do Centro Universitário de Jales, Jales, p. 03 - 03, 01 out. 2010.

4.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Eventos Culturais da Unijales. Interativa, Jales, p. 10 - 11, 01 jul. 2010.

5.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; MENEZES, Andréia Aparecida Favaro de ; PIRES JUNIOR, Fausto . Papel da unijales na movimentação econômica de Jales e região. Interativa, Jales, p. 10 - 11, 01 jun. 2010.

6.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Unijales 40 anos: história e memória. Fazendo História, Jales, p. 7 - 7, 01 maio 2010.

7.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; OLIVEIRA, Rafael de Paula . Unijales 40 anos: história e memória. A fundação da Instituição.. Interativa, Jales, p. 10 - 11, 01 maio 2010.

8.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Unijales: História e Memória. Interativa, Jales, , v. 49, p. 8 - 9, 01 abr. 2010.

9.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Pesquisa História e Memória da Unijales. Fazendo História, Jales, p. 5 - 5, 01 set. 2009.

10.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Que português: super-reacionário ou ultramoderno?. Fazendo História, Jales, p. 7 - 7, 01 maio 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Os estruturalismos de Fernand Braudel e Claude Lévi-Strauss. In: VII SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL (SCIENCULT): Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, 2010, Paranaíba/MS. Anais do VII Sciencult - Simpósio Científico Cultural: Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentavel, 2010. v. 3. p. 203-211.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; MANCILHA, Antonia Aparecida Gregório ; SILVA, Willians Rosalez da . 40 anos da Unijales: a busca pelas fontes. In: III Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário de Jales, 2010, Jales. Programação e resumos. Jales, 2010. v. 1. p. 27-27.

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; MENEZES, Andréia Aparecida Favaro de ; FERREIRA, Elisangela Prates Sobrinho . A história da Unijales por meio de uma perspectiva temática. In: III Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário de Jales, 2010, Jales. Programação e resumos. Jales, 2010. v. 1. p. 26-27.

3.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. O tempo como ferramenta do historiador: diferenças conceituais entre temporalidade e durações. In: XXVII Semana de História, 2010, Assis. Caderno de resumos, 2010. p. 131-131.

4.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A renovação da temporalidade histórica nos primeiros Annales. In: IX Semana de História: História e Música, 2010, Jales - SP. Caderno de resumos: IX Semana de História, 2010. p. 23-23.

5.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Projeto História e Memória da Unijales: plano de trabalho. In: IX Semana de História: História e Música, 2010, Jales - SP. Caderno de resumos: IX Semana de História, 2010. p. 23-23.

6.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. O projeto de pesquisa e suas funções. In: III Jornada de iniciação Científica do Centro Universitário de Jales, 2010, Jales. Programação e resumos. Jales, 2010. v. 1. p. 19-19.

7.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A tripartição temporal braudeliana em sua tese La Méditerranée et le Monde Méditerranéen à l'époque de Philippe II. In: XXV Semana de História: Autoritarismo e Democracia, 2008, Assis. Programação e resumos. Assis, 2008. v. 1. p. 41-41.

8.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A temporalidade histórica segundo Fernand Braudel. In: XVII Semana de História: Novos embates historiográficos, 2008, Franca. Caderno de apresentações e resumos. Franca, 2008. v. 1. p. 77-77.

9.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Considerações sobre a "Nova História" francesa. In: VII Semana de História: A História em Transe - Territóios e Descontinuidades, 2008, Jales. Programação e resumos. Jales, 2008. v. 1. p. 23-23.

10.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Dinonísio, O Pequeno e a contagem do tempo cristão. In: IX Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2007, Franca. Caderno de Resumos, 2007. p. 29-29.

11.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A questão da temporalidade histórica em Foucault: A arqueologia do saber. In: XXIV Semana de História: Pensando o Brasil no centenário de Caio Prado Júnior, 2007, Assis. Programação e resumos. Assis, 2007. v. 1. p. 64-64.

12.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; CARVALHO, Ligia Cristina . A Oralidade e a Escrita em uma Perspectiva Histórica. In: VI Semana de História: América Latina - poder e luta, 2007, Jales. Programação e resumos. Jales, 2007. v. 1. p. 23-24.

13.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Le Goff e a recuperação dos eventos. In: II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, 2006, Assis. Programação e resumos. Assis, 2006. v. 1. p. 22-22.

Apresentações de Trabalho
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Os conceitos referentes ao tempo no ensino de história: análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD - 2017. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Espaços da Memória - Paul Ricoeur. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Estudo acerca das obras coletivas organizadas por Christian Delacroix, François Dosse e Patrick Garcia: teoria e história da historiografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A desigualdade social e econômica na historiografia brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Uma proposta de leitura das "estruturas" braudelianas a partir de Gilles Deleuze. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Leituras históricas sobre a relativização do tempo: Peter Galison e Krzysztof Pomian. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Usos da hermenêutica de Paul Ricoeur pelos historiadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Amanda de Oliveira Silva ; Fainy Laiane Ricardo Roda ; Géssica Grazieli Brunca Batista ; Reila Alves de Lima . Folha 47 anos: ditadura ou ditabranda?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Michélle Vilarinho Freschi ; Raquel Santana Machado da Cruz . José Genoino entre o fato e a versão: discursos paradoxais e seus usos políticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Alberto Malheiros Junior ; Ana Flávia Malheiros ; Lucas Silva Fernandes ; Paula Lemos de Paula . O movimento estudantil frente ao regime militar brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Darçoni M. Chaves ; Hellen F. S. Freitas ; Keille R. de Souza ; Maria José Socorro . A memória de Ana Maria Nacinovic Corrêa (vítima da ditadura militar do Brasil/1964). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Pesquisa: técnicas e métodos para iniciantes na pesquisa científica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Jaqueline Ribeiro Rodrigues ; Daniele Oliveira Barbosa ; Mariana Militão Igrecias . A Dialética da Memória e os Reflexos da Comissão de Direito à Verdade e à Memória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Géssica Grazieli Brunca Batista . Influência da Época de Exceção na Configuração Familiar e no que isso afeotu as crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Amanda de Oliveira Silva . O Corpo Feminino Torturado: A Violência Infrigida às Mulheres no Regime de Exceção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Jaqueline Ribeiro Rodrigues . Uma Proposta de Análise Comparativa da Carta da Onu (1945) e da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Daniele Oliveira Barbosa . Posicionamento Paradoxal da Imprensa Brasileira frente à Violação dos Direitos Humanos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Jaqueline Pardini Garcia ; Jônatas Morais Rodrigues ; Rafaela Nogueira Correia . Fragmentação na Contemporaneidade, Diversidade e Gênero: Desconstrução Sociocultural da Identidade Unificada e Estável. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Alessandro Martins Prado ; Ana Maria Ortega Alonso . Justiça de Transição no Brasil e o Direito Fundamental à Verdade: O Imperativo Dever Republicano de Superar a Tradição Brasileira de não "Prestar Contas" com seu Passado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. O revisionismo da Ditadura Militar Brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A longa duração: mediação entre a história e as ciências sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Raquel Santana Machado da Cruz . Imperialismo Cultural: uma análise a partir das considerações de Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. 40 anos da Unijales: a busca pelas fontes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A história da Unijales por meio de uma perspectiva temática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. O projeto de pesquisa e suas funções. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A renovação da temporalidade histórica nos primeiros Annales. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Projeto História e Memória da Unijales: plano de trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. O tempo como ferramenta do historiador: diferenças conceituais entre temporalidade e durações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; SILVA, Luana Catrine Alves da . Educação no Regime Militar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Os estruturalismo de Fernand Braudel e Claude Lévi-Strauss. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. O tempo como ferramenta metodológica do historiador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A temporalidade histórica segundo Fernand Braudel. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A tripartição temporal braudeliana em sua tese La Méditerranée et le Monde Méditerranéen à l'époque de Philippe II. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. A questão da temporalidade histórica em Foucault: A arqueologia do saber. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Le Goff e a recuperação dos eventos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; SILVA, T. V. . Entrevista com José Carlos Reis 2014 (Entrevista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. parecer ad-hoc para a revista Temporalidades. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; MENDES, B. ; MARCELINO, D. A. . A representação historiadora sob o signo da representância. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Ligia Cristina Carvalho . Reflexões acerca da consciência histórica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Relatório Final A noção de representância de Paul Ricoeur: benefícios e limites de sua aplicação na prática historiográfica. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Relatório Parcial: A noção de representância de Paul Ricoeur: benefícios e limites de sua aplicação na prática historiográfica. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
DEFFACCI, F. A. ; CRACCO, Rodrigo Bianchini ; PALMA, R. . Relatório Parcial: Condicionantes epistemológicos e políticos do surgimento das Ciências Sociais. 2017. (Relatório de pesquisa).

4.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Ligia Cristina Carvalho . Considerações acerca da história da historiografia I e II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. História e Temporalidade na Sala de aula: novos desafios e propostas de ensino aprendizagem. 2011. .

6.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Leonardo Brandão . História, corporalidade e temporalidade na sala de aula: novos desafios e propostas de ensino-aprendizagem. 2011. .

7.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Redação de Projeto - Mestrado e Doutorado. 2011. .

8.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. III Jornada de Iniciação Científica da UNIJALES. 2010. (Congresso).

9.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Considerações sobre a Nova História Francesa. 2008. .

10.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; CARVALHO, Ligia Cristina . História e Linguística: oralidade e escrita na análise de uma fonte medieval. 2008. .

11.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; CARVALHO, Ligia Cristina . A Oralidade e a Escrita em um Perspectiva Histórica. 2007. .

12.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; MOYA, Fernanda Nunes . Cinema, Música e a Prática de Ensino. 2007. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; PALMA, R.; DEFFACCI, F. A.. Participação em banca de Cleber Alex Benites.Coronel Sapucaia: interações sociais e tráfico de drogas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; KMITTA, I. R.; SEREJO, W. S.. Participação em banca de Lilian Mari Sousa Silva.A música no ensino de História da África a partir da lei 10.639 nas Escolas Estaduais de Coronel Sapucaia/MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; SEREJO, W. S.; PECLAT, G. T. S. C.. Participação em banca de PEDRO FRANCISCO NETO.A ERVA-MATE E O PROCESSO DE DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA DE AMAMBAI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; KMITTA, I. R.; PALMA, R.. Participação em banca de Karina dos Santos Costa.Os novos arranjos familiares em Amambai. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
ZIMMERMANN, T. R.; CRACCO, Rodrigo Bianchini; GUITDOTTI, V. H. R.. Participação em banca de David Rodrigues Ribeiro.Ensaio sobre configurações constitutivas em jogos eletrônicos e os embates de gênero. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

6.
KMITTA, I. R.; CRACCO, Rodrigo Bianchini; PALMA, R.. Participação em banca de Cristiane Rodrigues Neto.Samba: o som que transformou o Brasil: do acalento aos desfiles carnavalescos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

7.
KMITTA, I. R.; CRACCO, Rodrigo Bianchini; ARAKAKI, S.. Participação em banca de Adriana Espindola Pinzan Kolle.Por caminhos diferentes narrar a vida e as experiências vividas:aspectos históricos de amambai - 1930-1960. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

8.
SILVA FILHO, L. A.; FACHIN, V. S.; CRACCO, Rodrigo Bianchini. Participação em banca de Juliane Rissoto.A evasão no Curso de História na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Amambai. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
RODRIGUES, M. A. Z.; FACHIN, V. S.; CRACCO, Rodrigo Bianchini. Participação em banca de Lenara Martins de Lima.Tradições e Costumes: a construção da identidade da mulher judia no Brasil contemporâneo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

10.
VOLL, F. A. P.; ZIMMERMANN, T. R.; CRACCO, Rodrigo Bianchini. Participação em banca de Vergilino Soares da Silva.Uma análise da evolução da agropecuária em Amambai/MS - Diversificação, erva-mate, gado e soja. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

11.
PALMA, R.; DEFFACCI, F. A.; CRACCO, Rodrigo Bianchini. Participação em banca de Pedro Silveira Maciel Filho.Erva mate para além do consumo: um novo processo de sociabilidade em Amambai/MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

12.
RODRIGUES, M. A. Z.; CRACCO, Rodrigo Bianchini; MACHADO, K. R. A.. Participação em banca de Danielle dos Santos Liras.Violência doméstica contra as mulheres no Brasil contemporâneo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

13.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; REIS, J. C.. Participação em banca de Danilo Araújo Marques.O percurso do "fim da História":uma introdução à teoria de Francis Fukuyama. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
Ademilson Batista Paes; CRACCO, Rodrigo Bianchini; Estela Natalina Mantovani Bertoletti. Participação em banca de Isabel Cristina de Mendonça Zoccal.Educação Confessional Protestante no Brasil: um estudo de caso na Escola Batista de Paranaíba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

15.
Leonardo Brandão; CRACCO, Rodrigo Bianchini; Washington Cesar Shoiti Nozu. Participação em banca de Luciene Antônia de Souza.Michael Foucault e a formação do poder disciplinar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

16.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Plácido de Souza Neto; Radir Gomes de Souza Júnior. Participação em banca de Marcelo Garcia de Paula.A Relação Contratual Inerente aos Anúncios à Luz do Código de Defesa do Consumidor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

17.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Leni Aparecida Souto Miziara; Marlúcia Francisca de Oliveira. Participação em banca de Fabiana Nogueira de Queiroz Lira.Reflexões acerca do ensino da educação de jovens e adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

18.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Leni Aparecida Souto Miziara; Andréia Lemos de Oliveira. Participação em banca de Maíra Lúcia de Castro Pereira.Uma brevfe reflexão teórica sobre a alfabetização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

19.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Silvane Aparecida de Freitas; Carina Maciel de Oliveira. Participação em banca de Anny Kelly da Silva.Os contos de fadas: origens, principais redescobridores e sua importância para a vida das criançass. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

20.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Maria Silvia Rosa Santana; Raquel Rosan Christino Gitahy. Participação em banca de Edicesar Lopes Oliveira.Relação professor-aluno e computador: um estudo de caso no município de Paranaíba/MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

21.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Elson Luiz de Araujo; Lilian Soares. Participação em banca de Neuzira Aparecida Ferreira da Silva Couto.A influência da familia na aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

22.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Lilian Soares; Carlos Eduardo França. Participação em banca de Tatiane de Castro Alves.Neoliberalismo e educação: as permanências do positivismo na educação contemporânea. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

23.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Carlos Eduardo França; Jacques Elias de Carvalho. Participação em banca de Luana Catrine Alves da Silva.Educação no regime militar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

24.
Cecília Ketelhute Franco de Carvalho Ferreira; CRACCO, Rodrigo Bianchini; ARAÚJO, Leandro José. Participação em banca de Alessandra de C. F. Trindade; Cristiane Marconato da Cruz.A política de atendimento à criança e ao adolescente vítima de violência física no município de Jales/SP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário de Jales.

25.
Cecília Ketelhute Franco de Carvalho Ferreira; CRACCO, Rodrigo Bianchini; LIMA, Leonice Domingues. Participação em banca de Daniela Salles Alves; Elizangela Pazini Martins.As dificuldades no enfrentamento da violência sexual contra a criança e adolescente na família: a experiência do Projeto Sentinela na cidade de Jales. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário de Jales.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A escola como espaço de enfrentamento à violência doméstica. 2017. (Outra).

2.
I Seminário de História, ensino e Pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de história - PROFHISTÓRIA/UEMS: Diálogos Teóricos e Práticas de Ensino. 2016. (Seminário).

3.
I Seminário de História, Ensino e Pesquisa do PROFHISTÓRIA "Diálogos Teóricos e Práticas de Ensino.Apresentação de trabalhos científicos e Debates. 2016. (Seminário).

4.
I Seminário de História, Ensino e Pesquisa do PROFHISTÓRIA "Diálogos Teóricos e Práticas de Ensino".A "crise da história" e seus reflexos na atuação profissional do historiador. 2016. (Seminário).

5.
IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais e XIV Semana Acadêmica de História: Humanidades: diálogos interdisciplinares entre Història e Ciências Sociais. 2016. (Congresso).

6.
V Ciclo de Debates em Ciências Sociais. I Semana de Ciências Sociais da UEMS - Paranaíba. 'Ciências Sociais em perspectivas: debates sobre os movimentos sociais contemporâneos'. 2014. (Seminário).

7.
XII Semana de História: "História, economia e sociedade no séc. A desigualdade social e econômica na historiografia brasileira. 2013. (Congresso).

8.
Fenomenologia e Hermenêutica: Lendo de novo Ricoeur. 2012. (Outra).

9.
I Encontro Internacional de Direitos Humanos de Paranaíba/MS.Folha 47 anos: ditadura ou ditabranda?. 2011. (Encontro).

10.
I Encontro Internacional de Direitos Humanos de Paranaíba/MS. 2011. (Encontro).

11.
III Ciclo de Debates em Ciências Sociais - 'Dilemas Sociais na Contemporaneidade e I SINPECS - Simpósio Nacional de Pesquisadores em Ciências Sociais.Imperialismo Cultural: uma análise a partir das considerações de Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant. 2011. (Simpósio).

12.
III Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário de Jales. O projeto de pesquisa e suas funções. 2010. (Congresso).

13.
III Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário de Jales. 40 anos da Unijales: a busca pelas fontes. 2010. (Congresso).

14.
VII SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL (SCIENCULT): Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.Os estruturalismo de Fernand Braudel e Claude Lévi-Strauss / Educação no regime militar. 2010. (Simpósio).

15.
XXVII Semana de História "Festas e suas interfaces". O tempo como ferramenta do historiador: diferenças conceituais entre temporalidade e durações. 2010. (Congresso).

16.
III Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. História e Linguística: oralidade e escrita na análise de uma fonte medieval. 2008. (Congresso).

17.
X Simpósio da Associação Brasileira da História das Religiões: "Migrações e Imigrações das Religiões". 2008. (Congresso).

18.
XVII Semana de História: Novos embates historiográficos. A temporalidade histórica segundo Fernand Braudel. 2008. (Congresso).

19.
XXV Semana de História: Autoritarismo e Democracia. A tripartição temporal braudeliana em sua tese La Méditerranée et le Monde Méditerranéen à l'époque de Philippe II. 2008. (Congresso).

20.
V Educa FAFIP. Cinema, Música e a Prática de Ensino. 2007. (Congresso).

21.
XXIV Semana de História: Pensando o Brasil no centenário de Caio Prado Júnior. A questão da temporalidade histórica em Foucault: A arqueologia do saber. 2007. (Congresso).

22.
II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. Le Goff e a recuperação dos eventos. 2006. (Congresso).

23.
XVII Encontro Regional de História - O lugar da História. 2004. (Encontro).

24.
XXII Semana de História: O golpe de 1964 e os dilemas do Brasil Contemporâneo. 2004. (Congresso).

25.
XXI Semana de História: 40 anos do curso de História. 2003. (Congresso).

26.
Semana da Consciência Negra: Negro, uma condição política e perspectivas para o século XXI. 2002. (Congresso).

27.
XVI Encontro Regiona de História - Poderes e Representações. 2002. (Encontro).

28.
XVII Encontro de Psicologia e IV Encontro de Pós-graduação em Psicologia. 2002. (Encontro).

29.
XX Semana de História: Histoiadores: Caminhos & Fronteiras. 2002. (Congresso).

30.
XIX Semana de História: O olhar historiográfico dos anos 90. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais e XIV Semana Acadêmica de História: Humanidades: Diálogos interdisciplinares entre História e Ciências Sociais. 2016. (Congresso).

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. I Encontro Internacional de Direitos Huamanos de Paranaíba/MS. 2011. (Congresso).

3.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. I Encontro Internacional de Direitos Huamanos de Paranaíba/MS. 2011. (Congresso).

4.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. I Encontro Internacional de Direitos Huamanos de Paranaíba/MS. 2011. (Congresso).

5.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. VII Simpósio Cinetífico-Cultural (Sciencult): Educação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. 2011. (Congresso).

6.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. III Ciclo de Debates em Ciências Sociais - Dilemas Sociais na Contemporaneidade. 2011. (Congresso).

7.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. I SINPECS - Simpósio Nacional de Pesquisadores em Ciências Sociais. 2011. (Congresso).

8.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. X Semana de História: Guerra e Terror. 2011. (Congresso).

9.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. VIII Semana de História: Corpo & Sexualidade. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sarita Souza dos Santos. As tiras de Calvin e Hobbes como recurso didático nas aulas de história. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ronaldo da Silva Beriba. O Território Federal de Ponta Porã na politica do Estado Novo. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Instituições Políticas e Processos Históricos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maikon Rodrigues Lemes de Lima. Historiografia das Grandes Navegações: análise das principais obras e autores utilizados nos cursos de graduação em História o Brasil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pero Francisco Neto. A ERVA-MATE E O PROCESSO DE DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA DE AMAMBAI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rodrigo Bianchini Cracco.

2.
Karina dos Santos Costa. Os novos arranjos familiares em Amambai. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rodrigo Bianchini Cracco.

3.
Marcelo Garcia de Paula. A Relação Contratual Inerente aos Anúncios à Luz do Código de Defesa do Consumidor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rodrigo Bianchini Cracco.

4.
Fabiana Nogueira de Queiros. Reflexões acerca do ensino da Educação de Jovens e Adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rodrigo Bianchini Cracco.

5.
Neuzira Aparecida Ferreira da Silva Couto. A influência da família na aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rodrigo Bianchini Cracco.

6.
Anny Kelly da Silva. Os contos de fadas: origem, principais descobridores e sua importância para a vida das crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rodrigo Bianchini Cracco.

7.
Luana Catrine Alves da Silva. Educação no Regime Militar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rodrigo Bianchini Cracco.

Orientações de outra natureza
1.
Tom Wilcla Machado dos Santos. Monitoria da Disciplina de Historiografia Brasileira. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rodrigo Bianchini Cracco.

2.
David Rodrigues Ribeiro. Monitoria da Disciplina de História Moderna. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Rodrigo Bianchini Cracco.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Por que estudamos história?. Gazeta Educação, Amambai, p. 6 - 6, 18 out. 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. Estudo acerca das obras coletivas organizadas por Christian Delacroix, François Dosse e Patrick Garcia: teoria e história da historiografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini; Ligia Cristina Carvalho . Considerações acerca da história da historiografia I e II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. III Ciclo de Debates em Ciências Sociais - Dilemas Sociais na Contemporaneidade. 2011. (Congresso).

2.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. I SINPECS - Simpósio Nacional de Pesquisadores em Ciências Sociais. 2011. (Congresso).

3.
CRACCO, Rodrigo Bianchini. X Semana de História: Guerra e Terror. 2011. (Congresso).




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