Fernando Weller

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1810032563964785
  • Última atualização do currículo em 15/05/2018


Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2001) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2007). É doutor em Comunicação pelo programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Weller
Nome em citações bibliográficas
WELLER, F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Comunicação Social.
Universidade Federal de Pernambuco
Cidade Universitária
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21267450
URL da Homepage: www.ufpe.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
com período sanduíche em Concordia University (Orientador: Thomas Waugh).
Título: Cinema Direto: a estética da intimidade no documentário dos anos 60 nos EUA e Canadá., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Paulo Carneiro da Cunha Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cinema; documentário; intimidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2007
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Frederick Wiseman - ruptura e transformação no cinema documentário,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Hilda Machado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: wiseman; cinema; documentário.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2004
Especialização em Arte e Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Obra de Arte e Reprodução Técnica - apresentação e análise das idéias de Walter Benjamin acerca da modernidade na arte.
Orientador: Cláudia Castro.
1997 - 2001
Graduação em Comunicação Social / Cinema.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: TV Maxambomba - Uma análise da produção audiovisual.
Orientador: Breno Kuperman.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Jaraguá Produções, JP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do II Curso de História do Cinema no Brasil, um projeto itinerante voltado para a capacitação de professores da Rede Estadual de ensino, com patrocínio no Funcultura-PE. Em 2013, foram contempladas as cidades de Petrolina, Garanhuns, Salgueiro, Carpina e Olinda, totalizando 100 horas de aula.

Atividades

03/2013 - 07/2013
Ensino, História do Cinema no Brasil, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
História do Cinema no Brasil

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Teoria do Cinema 1, Teoria do Cinema 2, Roteiro Cinematográfico 1, Estética e Cultura Visual, Oficina de Cinema, Realização de Documentários, Cinema Mundial 2, Nouvelle Vague, Roteiro de Horror, Cinema Latinoamericano, Documentário Clássico, Anteprojeto.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência na graduação em Cinema, ofertando a disciplina eletiva Cinema Direto (60 horas)

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Rádio, TV e Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Cinema
02/2014 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Cultura Visual
Teorias do Cinema 1
Teorias do Cinema 2
Roteiro Cinematográfico
Cinema Mundial II
Realização de Documentários
Documentário Clássico
02/2012 - 08/2012
Estágios , Centro de Artes e Comunicação, .

Estágio realizado
Disciplina: Cinema Direto.

Faculdades Integradas Barros Melo, FIBAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do Bacharelado em Cinema de Animação e professor das disciplinas: Teorias da Imagem e História do Cinema Mundial nos cursos de Cinema de Animação, Produção Fonográfica e Artes Plásticas.

Atividades

01/2009 - 01/2010
Ensino, Bacharelado em Cinema de Animação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Cinema
Teorias da Imagem

Faculdade do Vale do Ipojuca, FAVIP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Legislação
08/2007 - 12/2007
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Rádio, TV e Cinema
02/2007 - 07/2007
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia

Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do curso de Teorias do Cinema, carga horária total 60h.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
CURSO LIVRE DE HISTÓRIA DO CINEMA DOCUMENTÁRIO, FINANCIADO PELO FUNCULTURA/PE, 2007. Carga horária total 56h.

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teorias do Cinema
10/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução à História do Cinema Documentário

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina "Estudos de História do Cinema Mundial I", do Departamento de Cinema e Vídeo.

Atividades

04/2006 - 07/2006
Estágios , Departamento de Cinema e Vídeo, .

Estágio realizado
Estudos de História do Cinema Mundial I.

Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Teorias e Estéticas do Cinema, do Curso de Especialização em Estudos Cinematográficos

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina Cinema e Filosofia da especialização em Estudos Cinematográficos.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor na disciplina Cinema e Filosofia no curso de Especialização em Estudos Cinematográficos

Atividades

04/2013 - 08/2013
Ensino, Especialização em Estudos Cinematográficos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias e Estéticas do Cinema
10/2008 - 12/2008
Ensino, Especialização em Estudos Cinematográficos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Filosofia do Cinema
07/2006 - 10/2006
Ensino, Especialização em Estudos Cinematográficos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Filosofia do Cinema

Laboratório de Vïdeo Educativo - NUTES/UFRJ, LVE-NUTES, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Direção, Roteiro e Edição, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
EStágio de Edição em AVID.

Atividades

01/2002 - 06/2005
Serviços técnicos especializados , LVE-NUTES, .

Serviço realizado
Direção, Edição e Produção de roteiros para vídeos educativos.
01/2002 - 07/2002
Estágios , LVE-NUTES, .

Estágio realizado
Edição em AVID de vídeos educativos.

TV Globo, TV GLOBO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Ass. de edição, Enquadramento Funcional: Logger - Assistente de Edição, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Est. de Assitência de Direção, Enquadramento Funcional: Est. de Assitência de Direção, Carga horária: 40

Atividades

04/2003 - 07/2003
Serviços técnicos especializados , TV Globo, .

Serviço realizado
Pré-edição e seleção de imagem para Reality Show.
01/2002 - 01/2003
Estágios , TV Globo, .

Estágio realizado
Estágio de Assitência de Direção.

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, APERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: pesquisador bolsista, Enquadramento Funcional: ,, Carga horária: 40
Outras informações
bolsista do Fundo Polícias políticas do Estado do Rio de Janeiro, setor Iconográfico

Atividades

01/1999 - 01/2000
Estágios , Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, .

Estágio realizado
Trabalho de pesquisa e identificação e de fotografias e registros sonosros do fundo polícias políticas do estado do rio de janeiro.


Projetos de pesquisa


2014 - 2017
A década do Funcultura: crítica cinematográfica e políticas públicas para o cinema pernambucano
Descrição: O objetivo do projeto é analisar as articulações discursivas entre o Estado, a crítica cinematográfica e os textos jornalísticos e seu impacto nas políticas culturais em Pernambuco desde anos 70 até o momento presente. Para tanto, será realizada pesquisa documental em instituições governamentais e veículos de mídia, além de entrevistas com diretores, críticos e produtores de cinema para identificar os percursos de legitimação e consagração de obras cinematográficas locais diante do público em geral e da crítica especializada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Fernando Weller - Coordenador / Amilcar Almeida Bezerra - Integrante.
2014 - 2017
A estética da intimidade no documentário moderno ? EUA e Canadá.
Descrição: A pesquisa procura traçar a gênese do que chamamos de imagem íntima no documentário moderno. Por imagem íntima entendemos, ao mesmo tempo, um desejo de exposição do sujeito da câmera no cinema e a marca de uma nova ordem hegemônica no documentário consolidada no contemporâneo. Para isso, a pesquisa deverá avançar em uma investigação histórica dos contextos de produção e recepção documental nos anos 60 até os dias de hoje, cotejando tais contextos com as discussões nos âmbitos sociológicos e filosóficos acerca da posição do sujeito na chamada contemporaneidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Curta Metragem O Fio
Descrição: Projeto de extensão financiado pelo Edital UFPE de Apoio à Pesquisa em Criação Artística 2017/2018. Realização de um curta-metragem com alunos e alunas do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPE..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Fernando Weller - Coordenador.
2017 - Atual
Cineclube dos Estudantes de Cinema da UFPE
Descrição: Atividade cineclubista desenvolvida por estudantes do curso com periodicidade semanal..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Fernando Weller - Coordenador.
2015 - 2017
Memórias do Desenvolvimento
Descrição: Realização de documentários para o projeto PROCONDEL, parceria entre a UFPE e SUDENE..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Fernando Weller - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio Petrobrás de Melhor Documentário Brasileiro para Em Nome da América, 41a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
2001
Prêmio Integração Brasil-Mercosul, XXVII Jornada de Cinema da Bahia.
2001
2o lugar vídeo-documentário, Festival VideVïdeo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WELLER, F.2017WELLER, F.; BEZERRA, A. A. . A 'Brodagem' e a crítica audiovisual em Pernambuco. ESTUDOS UNIVERSITARIOS, v. 34, p. 1-10, 2017.

2.
WELLER, F.2016WELLER, F.. Olhar, encantamento e a estética intimista no cinema direto norte-americano dos anos 1960. Contracampo, v. 35, p. 164, 2016.

3.
WELLER, F.2014 WELLER, F.. ?Eis o filme? - O formato 16mm e a influência da estética amadora no documentário moderno. E-Compós (Brasília), v. 17, p. 1, 2014.

4.
WELLER, F.2013WELLER, F.. O som no documentário clássico - as tecnologias da intimidade na escola britânica. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 15, p. 319, 2013.

5.
WELLER, F.2012WELLER, F.. A Imagem-câmera. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 2, p. 249-255, 2012.

6.
WELLER, F.2006WELLER, F.. O cinema de Frederick Wiseman e o cinema documentário contemporâneo. Revista AV (São Leopoldo), v. v.2, p. 4, 2006.

7.
WELLER, F.2006WELLER, F.. Cinema documentário: o tripé instituição-texto-espectador. Revista Polêmica, v. 16, p. 16, 2006.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WELLER, F.. Um poema contínuo. Continente Multicultural, 01 nov. 2008.

2.
WELLER, F.. A cultura como questão econômica. Revista Continente Multicultural, Recife, 01 set. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WELLER, F.; BEZERRA, A. A. . O som ao redor: estado, políticas públicas e crítica cinematográfica. In: XVIII Encontro Internacional da SOCINE, 2014, Fortaleza. Anais de Textos Completos do XVI I I Encontro SOCINE, 2014.

2.
WELLER, F.. Documentário e guerra: do cine-jornalismo de propaganda ao cinema direto norte-americano. In: XV Encontro Anual da COMPÓS, 2006, Bauru. Anais do XV Encontro Anual da COMPÓS, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WELLER, F.. Ciência e Poder nos filmes de Frederick Wiseman. In: XII Encontro Internacional da SOCINE, 2008, Brasília. Caderno Resumos XII Encontro Internacional da SOCINE, 2008.

2.
WELLER, F.. Documentário e Revolução - o terceiro cine na América Latina. In: IX Encontro da SOCINE, 2005. Caderno de Resumos, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
WELLER, F.. Estrangeiros - O documentário institucional dos Corpos da Paz na AL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
WELLER, F.; BEZERRA, A. A. . A 'brodagem' e a crítica audiovisual em Pernambuco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
WELLER, F.; BEZERRA, A. A. . O som ao redor - Estado. políticas públicas e crítica cinematográfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
WELLER, F.. Políticas públicas no audiovisual em Pernambuco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
WELLER, F.. O documentário em Quebec nos anos 60 ? Cinema Direto e Revolução. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
WELLER, F.. O Cinema Direto em Quebec ? notas sobre uma Revolução Tranquila. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
WELLER, F.. Issues surronding the reception of Direct Cinema in Cahiers du Cinema magazine in the 60s. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
WELLER, F.. Do terceiro cinema à política da intimidade no documentário contemporâneo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
WELLER, F.. Ciência e Poder nos filmes de Frederick Wiseman. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
WELLER, F.. Sobre O Ovo da Serpente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
WELLER, F.. Cinema e Guerra: do cine-jornalismo de propaganda ao cinema direto norte-americano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
WELLER, F.. Documentário e Revolução - o terceiro cine na América Latina. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
WELLER, F.. O cinema de Frederick Wiseman. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
WELLER, F.. Perguntas a Frederick Wiseman. Rio de Janeiro: Jurubeba Prod, 2013 (Artigo em catálogo de mostra cinematográfica).

2.
WELLER, F.. O Cinema Direto, novos cinemas e a 'descoberta' do Canadá. Recife: Jaraguá Prod, 2012 (Artigo em catálogo de mostra cinematográfica).


Demais tipos de produção técnica
1.
WELLER, F.. guia prático, histórico e sentimental do recife. 2007. (roteiro cinematográfico).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
WELLER, F.. Em Nome da América. 2017 (Obra Audiovisual).

2.
WELLER, F.. Língua Mãe. 2010 (obra audiovisual).

3.
WELLER, F.. Presos. 2001 (obra audiovisual).

Demais trabalhos
1.
WELLER, F.. Guia Prático, Histórico e Sentimental do Recife. 2007 (Roteiro cinematográfico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
WELLER, F.. Participação em banca de Abel coelho de oliveira filho. O duelo - relatório para a realização da animação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Animação Digital) - Faculdades Integradas Barros Melo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
WELLER, F.. Participação em banca de Alan Felipe de Oliveira e Silva.Dois sonhos sob o mesmo teto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, TV e Internet) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
WELLER, F.. Participação em banca de Álvaro Renan José de Brito Alves.Cartografias da memória: interscecções entre as obras de Chris Marker e W.G. Sebald. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
WELLER, F.. Participação em banca de Douglas Deó Ribeiro.Crise na obra de Roman Polanski. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
WELLER, F.. Participação em banca de Débora Freitas Baía.Música e Construção de Espaços no Audiovisual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, TV e Internet) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
WELLER, F.. Participação em banca de Gianni Paula dos Anjos Melo.A poética do encontro nos filmes de Eduardo Coutinho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
WELLER, F.. Participação em banca de Evandro Dunoyer.Dia de Clássico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
WELLER, F.. Participação em banca de Hugo Carneiro Coutinho.Sessão especial: O ébrio.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
WELLER, F.. Participação em banca de Ailce Moreira Melo.A subjetividade nos documentários interativos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
WELLER, F.. Participação em banca de João Lucas Melo de Medeiros.Jacaré - vídeo-documentário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
WELLER, F.. Participação em banca de concurso público para professor adjunto no Nucleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste - área Comuniucação, subárea Audioviusal. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

Outras participações
1.
WELLER, F.. Membro do Juri da ABRACINE na 19a edição do CinePE. 2015. CinePE.

2.
WELLER, F.. Juri ABD-PE no Janela Internacional do Cinema do Recife. 2011. ABD-PE.

3.
WELLER, F.. Parecerista do Edital Ceará de Cinema e Vídeo. 2011. Secretaria de Cultura do Ceará.

4.
WELLER, F.. Seleção de curtas-metragens 35mm para o CinePE. 2010.

5.
WELLER, F.. Festival de Vídeo de Pernambuco - Mostra Universitária. 2009. Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

6.
WELLER, F.. Concurso Ary Severo/ Firmo Neto de Roteiros. 2008. Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE. Estrangeiros - O documentário institucional dos Corpos da Paz na AL. 2017. (Congresso).

2.
XIX Encontro da Socine. A brodagem e a critica audiovisual em Pernambuco. 2015. (Congresso).

3.
XVIII Encontro Internacional da SOCINE.O som ao redor - Estado. políticas públicas e crítica cinematográfica. 2014. (Encontro).

4.
XVI Encontro Internacional da SOCINE.O rei está nu - intimidade e crise masculina em A married couple. 2012. (Encontro).

5.
Film Studies Association of Canada annual meeting. Issues surronding the reception of Direct Cinema in Cahiers du Cinéma magazine in the 1960s. 2011. (Congresso).

6.
XV Encontro Internacional da SOCINE.O Cinema Direto em Quebec ? notas sobre uma Revolução Tranquila. 2011. (Encontro).

7.
Mostra Jean Rouch - debate.Rouch - eu e o outro. 2010. (Outra).

8.
XIII Encontro Internacional da SOCINE.Do terceiro cinema à política da intimidade no documentário contemporâneo. 2009. (Encontro).

9.
XII Encontro Internacional da SOCINE. Ciência e Poder nos filmes de Frederick Wiseman. 2008. (Congresso).

10.
Seminário Bergman - 50 anos de O Sétimo Selo.Sobre O Ovo da Serpente. 2006. (Seminário).

11.
XV COMPOS. Documentário e Guerra: do cine-jornalismo ao cinema direto norte-americano. 2006. (Congresso).

12.
IX Encontro da SOCINE.Documentário e Revolução - o Terceiro Cinema latinoamericano. 2005. (Encontro).

13.
Seminário Interno PPGCOM/UFF.O cinema de Frederick Wiseman. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WELLER, F.. Mostra Cinema Direto Canadense. 2012. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alan Felipe de Oliveira e Silva. Dois sonhos sob o mesmo teto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Rádio, TV e Internet) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Fernando Weller.

2.
Jeffrey Rodrigo Santos Vasconcelos. A arte do cinema na formação do comunicador social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade do Vale do Ipojuca. Orientador: Fernando Weller.

3.
Matheus Ferreira Patriota. Mangá como meio comunicacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade do Vale do Ipojuca. Orientador: Fernando Weller.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 16:41:31