Maria Isaura Plácido Soeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1227534011610481
  • Última atualização do currículo em 12/07/2018


Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (1998) e mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora Assistente III (40 horas com Dedicação Exclusiva) do curso de graduação de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN - Campus Central), faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Física, Sociedade e Saúde (UERN/CAMEAM). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pesquisas que abordam a formação profissional e o mercado de trabalho do educador físico, Educação Física Escolar e em atividades de extensão com pessoas com necessidades educativas especiais e jogos e brincadeiras tradicionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Isaura Plácido Soeiro
Nome em citações bibliográficas
SOEIRO;M. I. P.;SOEIRO, MARIA ISAURA PLÁCIDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Rua Professor Antonio Campos, s/n - Br 110, Km 46
Presidente Costa e Silva
59633-010 - Mossoro, RN - Brasil
Telefone: (84) 33152131
Ramal: 52131
URL da Homepage: www.uern.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Mestrado em Ciências da Motricidade.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Educação Física, Profissão e Mercado: Um Estudo de Caso,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Leila Marrach Basto de Albuquerque.
Palavras-chave: Educação Física; Profissão; Mercado de Trabalho; Formação Profissional; Legitimidade da Profissão; Teoria das Profissões.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação Superior; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.
1994 - 1998
Graduação em Bacharelado em Educação Física.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Divisão do Curso de Educação Física em Bacharelado e Licenciatura: perspectivas e expectativas dos alunos da turma de 1994 da UNESP de Rio Claro.
Orientador: Samuel de Souza Neto.
Bolsista do(a): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Jogos Cooperativos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Formação e Atualização Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró, UERN, Brasil.
2008 - 2008
Pesquisa Biográfica e Práticas Psicossociais. (Carga horária: 3h).
III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica, III CIPA, Brasil.
2003 - 2003
Capoeira.
Academia Arte Negra, ARTE NEGRA, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Recreação Ecológica. (Carga horária: 35h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1995 - 1995
Ginástica Corretiva Especial. (Carga horária: 15h).
Atenas Projetos e Promoções Esportivas, ATENAS, Brasil.
1994 - 1994
Basquetebol em todos os níveis. (Carga horária: 18h).
Secretaria de Estado da Educação, CETEPAR, Brasil.
1994 - 1994
Basquetebol em todos os níveis. (Carga horária: 19h).
Secretaria de Estado da Educação, CETEPAR, Brasil.
1994 - 1994
Preparação Física nos Esportes. (Carga horária: 19h).
Secretaria de Estado da Educação, CETEPAR, Brasil.


Atuação Profissional



Unesp Rio Claro Bauru, NEPEF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa do NEPEF, Carga horária: 10
Outras informações
O NEPEF (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física) é coordenado pelo professor Samuel de Souza Neto do departamento de Educação (UNESP/IB/Rio Claro) e pela professora Dagmar Hunger do departamento de Educação Físca (UNESP/Bauru) e visa o desenvolvimento de pesquisas na área de formação profissional no campo da Educação Física.

Atividades

3/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNESP (Rio Claro/Bauru), .


Instituto Estrela da Esperança, IEE*, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2006
Vínculo: Funcionária Autônoma, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
O Instituto Estrela da Esperança atende portadores de necessidades especiais (adolescentes e adultos). A instituição tem como principais objetivos desenvolver a autonomia de vida dos alunos, inseri-los no mercado de trabalho e incentivar a atividade física e cultural através dos projetos paralelos, onde estão incluídos os seguintes cursos: Educação Física, Capoeira, Dança, Música e Teatro.

Atividades

3/1999 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Capoeira Adaptada
8/1998 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física Adaptada

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG): . Assessora de Apoio à Docência Universitária (20 horas).

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor Auxiliar I, Enquadramento Funcional: 20 horas, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física Especial - 30 h/a - ano letivo de 2009.
Educação Física para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais - 90 h/a - ano letivo de 2009.
Estágio Supervisionado II - 105 h/a - ano letivo de 2009.
Estágio Supervisionado IV - 105 h/a - ano letivo de 2010
Ginástica de Academia - 60 h/a - ano letivo de 2009.
Organização, Administração, Legislação em Educação Física e Esporte - 60 h/a - ano letivo de 2009.
Prática de Ensino em Educação Física III - 120 h/a - ano letivo de 2009.
03/2007 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física Especial - 30 h/a - ano letivo de 2008.
Educação Física Especial - 60 h/a - ano letivo de 2007.
Estágio Supervisionado I - 90 h/a - ano letivo de 2008.
Ginástica de Academia - 60 h/a - ano letivo de 2007.
Metodologia do Ensino/Aprendizagem em Educação Física Escolar - 90 h/a - ano letivo de 2007.
Organização, Administração, Legislação em Educação Física e Esporte - 60 h/a - ano letivo de 2007.
Organização, Administração, Legislação em Educação Física e Esporte - 60 h/a - ano letivo de 2008.
Prática de Ensino em Educação Física I - 90 h/a ano letivo de 2008.
08/2007 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Física, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Faculdade Euclides da Cunha, FEUC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 12

Atividades

3/2006 - 12/2006
Extensão universitária , FEUC, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de extensão universitária desenvolvido juntamente com a disciplina de Esportes Comunitários, onde os alunos ministraram aulas para o Educandário de São José do Rio Pardo (carga horária: 33 horas)..
3/2006 - 12/2006
Extensão universitária , FEUC, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de extensão desenvolvido juntamente com a disciplina de Esportes Comunitários, onde os alunos ministram aulas de atividade física para a terceira idade no asilo Lar de Jesus de São José do Rio Pardo (carga horária: 33 horas)..
02/2000 - 12/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Física - (turmas A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2003
Filosofia da Educação Física e do Desporto - (turmas A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2003
História da Educação Física - (turmas A e B) - 152h/a - ano letivo de 2002
Filosofia da Educação Física e do Desporto - (turmas A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2002
História da Educação Física - (turmas A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2001
Filosofia da Educação Física e do Desporto - (turmas A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2001
História da Educação Física - (turmas A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2000
Filosofia da Educação Física e do Desporto - (turmas A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2000
02/2000 - 12/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Filosóficos da Educação Física - (turma A) - 80 h/a - ano letivo de 2006
Aspectos Filosóficos da Educação Física - (turmas A e B) - 160 h/a - ano letivo de 2005
Esportes Comunitários - (turma A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2006
Esportes Comunitários - (turmas A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2005
Filosofia da Educação Física e do Desporto - (turmas A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2004
História da Educação Física - (turmas A e B) - 152 h/a - ano letivo de 2004
História da Educação Física - (turmas A e B) - 160 h/a - ano letivo de 2006
Introduação à Teoria da Educação Física - (turmas A e B) - 80 h/a - ano letivo de 2006
4/2005 - 11/2005
Extensão universitária , FEUC, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de extensão desenvolvido juntamente com a disciplina de Esportes Comunitários, onde foram ministradas pelos alunos aulas de atividade física para o Educandário de São José do Rio Pardo (carga horária: 33 horas)..
4/2005 - 11/2005
Extensão universitária , FEUC, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de extensão desenvolvido juntamente com a disciplina Esportes Comunitários, onde foram ministradas pelos alunos da disciplina aulas de atividades físicas com o grupo da Terceira Idade "3ª Idade em Ação" de São José do Rio Pardo.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Membro da Comissão, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Estudo Curricular, Carga horária: 4
Outras informações
A Comissão de Estudo Curricular realiza o seu trabalho e suas pesquisas visando a Reestruturação dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Instituto de Biociências da UNESP - Campus de Rio Claro.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de docência, Carga horária: 4
Outras informações
O estágio de docência foi realizado no segundo semestre de 1999 junto à disciplina "História da Educação Física, Esporte e Dança", sob a supervisão de José Roberto Gnecco professor do departamento de Educação Física (UNESP/Rio Claro).

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2
Outras informações
O estágio foi realizado junto ao departamento de Educação Física (UNESP/Rio Claro), desenvolvendo atividades junto ao projeto de extensão "Programa de Educação Física Adaptada para Pessoas Portadoras de Deficiência Visual", sob a responsabilidade da professora Eliane Mauerberg de Castro, num total de 35 horas de atividades (primeiro semestre).

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2
Outras informações
O estágio foi realizado junto ao departamento de Educação Física (UNESP/Rio Claro), desenvolvendo atividades junto ao projeto de extensão "Programa de Educação Física Adaptada para Pessoas Portadoras de Deficiência Visual", sob a responsabilidade da professora Eliane Mauerberg de Castro, num total de 35 horas de atividades (segundo semestre).

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: aluna bolsista, Enquadramento Funcional: aluna bolsista da FUNDUNESP, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A bolsa de iniciação científica esteve vinculada ao projeto "Desenvolvimento de Projetos Cooperativos" que integrou professores de Educação Física das escolas da rede oficial de ensino e alunos dos cursos de graduação em Educação Física do Instituto de Biociências - UNESP - Campus de Rio Claro. Neste período o projeto foi desenvolvido junto ao Núcleo de Ensino do Campus de Rio Claro e vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UNESP, concluiu o Sub-Projeto III - "Elaboração de Material Didático-Pedagógico" que subsidiou a implementação da Proposta Curricular enfocando o desenvolvimento da aptidão física que se constituiu na temática do Sub-Projeto II.

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2
Outras informações
O estágio foi realizado junto ao departamento de Educação Física (UNESP/ Rio Claro), onde foram desenvolvidas atividades junto ao projeto de extensão "Programa de Educação Física Adaptada-PROEFA" sob a responsabilidade da professora Eliane Mauerberg de Castro, num total de 30 horas de atividades.

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: aluna bolsista, Enquadramento Funcional: aluna bolsista da FUNDUNESP, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A bolsa de iniciação científica esteve vinculada ao "Desenvolvimento de Projetos Cooperativos" que integrou professores de Educação Física das escolas da rede oficial de ensino e alunos dos cursos de graduação em Educação Físiica do Instiututo de Biociências - UNESP - Campus de Rio Claro. Neste período o projeto desenvolvido junto ao Núcleo de Ensino do Campus de Rio Claro e vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UNESP, concluiu 2 sub-projetos: o Sub-Projeto I "Avaliação da aptidão física de escolares de 11 a 14 anos de ambos os sexos das escolas da rede oficial de ensino da cidade de Rio Claro" e o Sub-Projeto II - "Elaboração da Proposta Curricular enfocando o desenvolvimento da aptidão física".

Atividades

3/2004 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamentos de Educação Física e Educação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estudo Curricular.
8/1999 - 11/1999
Estágios , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, .

Estágio realizado
Estágio de docência.
8/1997 - 11/1997
Estágios , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, .

Estágio realizado
Estágio de Educação Física Adaptada com Portadores de Deficiência Visual.
3/1997 - 6/1997
Estágios , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, .

Estágio realizado
Estágio de Educação Física Adaptada com Portadores de Defciência Visual.
3/1996 - 6/1996
Estágios , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, .

Estágio realizado
Estágio de Educação Física Adaptada com Portadores de Necessidades Especiais.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Árbitra
Outras informações
A participação como árbitra se deu no III Festival de Atletismo "Pezinho de Vento", realizado no estádio Hermínio Ometto em Araras.

Atividades

6/1998 - 6/1998
Serviços técnicos especializados , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, .

Serviço realizado
Árbitra.

Escola Chuá, CHUÁ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2

Atividades

8/1997 - 11/1997
Estágios , Escola Chuá, .

Estágio realizado
Estágio realizado na modalidade de Basquete com crianças de 5 a 12 anos.


Linhas de pesquisa


1.
Formação Profissional no Campo da Educação Física.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
FORMAÇÃO PARA A SAÚDE: NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL E ESTADO NUTRICIONAl DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS
Descrição: A pratica da atividade física tem sido sobremaneira incentivado tanto pelos profissionais da área da saúde, bem com os meios de comunicação. A importância atribuída aos níveis de atividade física habitual estão relacionadas a saúde e qualidade de vida do homem. Neste sentido o presente estudo propõe analisar o nível de atividade física habitual e estado nutricional de escolares do município de Pau dos Ferros. Essa pesquisa caracteriza-se como descritiva e corte transversal. O grupo amostral compreenderá 300 escolares sendo 150 do sexo feminino e 150 do sexo masculino, devidamente matriculados na rede estadual do ensino médio do município de Pau dos Ferros. Todos serão convidados a participar da pesquisa e serão excluídos aqueles que se recusarem. Será realizado um levantamento do nível de atividade física habitual por meio de um questionário, como também a aferição do peso e altura para identificação do estado nutricional. A coleta de dados será realizada nas escolas de origem dos respectivos alunos. Os dados serão analisados através de medidas de tendência central e desvio padrão, teste t (p≥0,05). Como o nível de atividade física habitual tem relação com os aspectos culturais, o presente estudo pretende apresentar as diferenças existentes entre os gêneros, numa perspectiva de orientar os benefícios da pratica da atividade física para a saúde e qualidade de vida. Obs.: Este projeto está cadastrado no PIBIC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E foi desenvolvido pelos seguintes membros: Maria Ione da Silva (Coordenadora do Projeto); Maria Isaura Plácido Soeiro (Co-orientadora do Projeto); Maria do Desterro Feitosa Ferreira (aluna de graduação)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Isaura Plácido Soeiro - Integrante / Maria Ione da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - Atual
RECRIANÇA
Descrição: Este projeto de extensão pretende desenvolver atividades recreativas com crianças matriculadas nas 38 Unidades de Educação Infantil no município de Mossoró promovendo o seu desenvolvimento integral através da cultura corporal, além de capacitar os professores das UEI(s) e graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física da UERN (Campus Central). Serão ministradas aulas por cinco alunos do curso de Licenciatura em Educação Física, com duração de 50 minutos, cinco vezes por semana. Para atender as 38 UEIs, será adotado o sistema de rodízio, cada estagiário permanecerá por dois meses em cada UEI, mudando de unidade ao fim desse período, essas ações serão desenvolvidas durante o período de dois anos. Os alunos de graduação serão capacitados por quatro professores da Faculdade de Educação Física que acompanharão o planejamento e o desenvolvimento das atividades do estágio. O projeto atenderá 2.300 alunos da UEIs do município de Mossoró, com a faixa etária de 03 a 05 anos. Espera-se contribuir com a ampliação do repertório motor das crianças através de atividades recreativas e também para a formação profissional inicial e continuada de graduandos de Licenciatura em Educação Física e professores das UEIs respectivamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Isaura Plácido Soeiro - Coordenador.
2012 - Atual
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA -GEPEF
Descrição: O projeto GEPEF, busca através das trocas de experiências entre acadêmicos e professores do ensino básico, elaborar uma proposta pedagógica para o ensino da educação física escolar em escolas da rede estadual dos municípios de Mossoró e Pau dos Ferros..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Isaura Plácido Soeiro - Integrante / MARCOS ANTONIO DA SILVA - Integrante / Maria Ione da Silva - Coordenador / Francisco Gama da Silva - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2015 - 2017
Recreação nas Unidades de Educação Infantil do município de Mossoró: RECRIANÇA
Descrição: O presente projeto constitui-se uma ação extensionista que objetiva desenvolver o movimento de crianças de 3 a 5 anos nas Unidades de Educação Infantil através das aulas de recreação. Além disso, através das ações do projeto irão ocorrer a formação inicial de alunos de graduação de Licenciatura em Educação Física e a formação continuada dos professores das UEIs. As atividades desenvolvidas poderão se transformar objeto de pesquisa e publicação de trabalhos por parte da equipe..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Isaura Plácido Soeiro - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - Atual
Educação Física no Ensino Médio: A utilização dos temas geradores para a formação da cidadania através da cultura corporal
Descrição: No contexto do Ensino Médio, a Educação Física deve desenvolver o ensino da cultura corporal e ?sua finalidade é introduzir e integrar o aluno a essa esfera, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e também transformá-la? (PCNs, 2007, p.151-152). Logo, esse conhecimento deve ser significativo para o discente e não uma simples mecanização de gestos motores. Para isso, o aluno deve desenvolver competências gerais relacionadas à cultura corporal como representar e se comunicar através da linguagem corporal, investigar, compreender as práticas corporais e identificá-las dentro do contexto sociocultural. Em termos metodológicos, o ensino da disciplina deve promover a inclusão de todos os alunos nas aulas, a contextualização das práticas corporais e a interdisciplinaridade através de projetos escolares, formando o cidadão crítico, reflexivo e capaz de usufruir da cultura corporal conscientemente. Orientando-se pelas diretrizes curriculares para o ensino básico e para a formação profissional em Educação Física, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus Mossoró) estabelece que a formação acadêmica deve preparar um profissional ?generalista, humanista, crítico e reflexivo?. Diante disso, o licenciando em Educação Física deve vivenciar: ?experiências práticas de ensino [...] possibilitando um processo de construção e reconstrução de conceitos, de procedimentos e de valores, sublinhando a importância de se priorizar, por um lado, uma sólida formação teórica ? cultural e científica ? e, por outro, uma formação para o ?saber-fazer? dentro do contexto do ensino da cultura corporal? (BRASIL, 2007 apud ACCIOLY JR., 2007, p.12). Assim, necessita-se capacitá-lo de forma que enxergue a docência como profissão, em que o conhecimento deve ser aliado a sua capacidade reflexiva para superar e modificar os problemas apresentados na realidade docente. Desta compreensão, emerge a necessida.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Maria Isaura Plácido Soeiro - Coordenador.
2011 - 2012
O Jogo na Educação Física Escolar
Descrição: Atualmente o processo de ensino e aprendizagem na educação superior está sendo prejudicada pela cultura imediatista implantada em nossa sociedade. Perdeu-se o envolvimento e a importância do processo de aprender, vivenciar e pesquisar os conteúdos de formação profissional por parte dos discentes. Muitas vezes, isso ocorre devido à falha no ensino básico e chega até o ensino superior; a conseqüência disso, são profissionais desqualificados e muitas vezes sem compromisso com a sua profissão. As universidades brasileiras adotam a tríade: ensino-pesquisa-extensão como uma maneira de tentar oferecer uma formação profissional de qualidade ao aluno do 3º grau. Na Educação Física, esse processo envolvendo essa tríade é de extrema importância, pois muitos alunos chegam à faculdade com a idéia de que este curso de graduação é totalmente voltado para a prática de atividades esportivas e corporais, sem necessidade de um embasamento teórico. Assim, torna-se necessário o desenvolvimento de projetos relacionados às disciplinas acadêmicas que possam incentivar o aluno na busca e aprofundamento de conhecimentos e saberes teóricos, técnicos e práticos para a sua formação profissional durante a graduação. Portanto, o Projeto de Monitoria na disciplina de Metodologia dos Jogos visa proporcionar ao aluno monitor um aprofundamento e o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo sobre o processo de ensino e aprendizagem relacionados ao conteúdo dos Jogos na Educação Física Escolar. Diante disso, o monitor auxiliará no desenvolvimento das atividades docentes dentro do contexto do ensino, da pesquisa e extensão, além de motivar os acadêmicos a desenvolver as avaliações propostas em sala de aula e aprofundar seus conhecimentos (teóricos-práticos) na disciplina. Obs.: Este projeto faz parte do Programa Institucional de Monitoria e foi desenvolvido na disciplina de Metodologia dos Jogos no curso de Licenciatura em Educação Física. O aluno Dimas Anaximandro da Rocha Morgan foi o monit.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Isaura Plácido Soeiro - Coordenador / Dimas Anaximandro da Rocha Morgan - Integrante.
2011 - 2012
Didática da Educação Física em Ação
Descrição: Atualmente o processo de ensino e aprendizagem na educação superior está sendo prejudicada pela cultura imediatista implantada em nossa sociedade. Perdeu-se o envolvimento e a importância do processo de aprender, vivenciar e pesquisar os conteúdos de formação profissional por parte dos discentes. Muitas vezes, isso ocorre devido à falha no ensino básico e chega até o ensino superior; a conseqüência disso, são profissionais desqualificados e muitas vezes sem compromisso com a sua profissão. As universidades brasileiras adotam a tríade: ensino-pesquisa-extensão como uma maneira de tentar oferecer uma formação profissional de qualidade ao aluno do 3º grau. Na Educação Física, esse processo envolvendo essa tríade é de extrema importância, pois muitos alunos chegam à faculdade com a idéia de que este curso de graduação é totalmente voltado para a prática de atividades esportivas e corporais, sem necessidade de um embasamento teórico. Assim, torna-se necessário o desenvolvimento de projetos relacionados às disciplinas acadêmicas que possam incentivar o aluno na busca e aprofundamento de conhecimentos e saberes teóricos, técnicos e práticos para a sua formação profissional durante a graduação. Portanto, o Projeto de Monitoria na disciplina de Didática da Educação Física visa proporcionar ao aluno monitor um aprofundamento e o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo sobre o processo de ensino e aprendizagem relacionados ao conteúdo da Didática na Educação Física Escolar. Diante disso, o monitor auxiliará no desenvolvimento das atividades docentes dentro do contexto do ensino, pesquisa e extensão, além de motivar os acadêmicos a desenvolver as avaliações propostas em sala de aula e aprofundar seus conhecimentos (teóricos-práticos) da disciplina. Obs. Este projeto faz parte do PIM - (Programa Institucional de Monitoria) no qual participou a aluna Ísis Kelly dos Santos do curso de graduação de Licenciatura em Educação Física..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Isaura Plácido Soeiro - Coordenador / Isis Kelly dos Santos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Extendere
2003 - 2006
Periódico: Revista Logos (São Paulo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação/Especialidade: Formação Profissional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Geral da Atividade Física/Especialidade: Aspectos Históricos da Educação Física.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Aspectos Sociológicos da Educação Física.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Atividade Física/Especialidade: Aspectos Antropológicos da Educação Física.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Menção Honrosa ao Trabalho Voluntário, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
2002
Certificado de Reconhecimento pelo Trabalho Voluntário, Instituto Estrela da Esperança.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, PATRÍCIA RAFAELA SABINO2015COSTA, PATRÍCIA RAFAELA SABINO ; COSTA, ADRIANA MEDEIROS ; MELO, FLÁVIA CAVALVANTE MONTEIRO ; LIMA, KÁTIA KAMILA FÉLIX ; SOEIRO, MARIA ISAURA PLÁCIDO . JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. The FIEP Bulletin, v. 85, p. 7-12, 2015.

2.
SOEIRO, M. I. P.2014SOEIRO, M. I. P.. Educação Física no ensino médio e formação profissional inicial: Realidade e dilemas. REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO, v. 1, p. 586-597, 2014.

3.
HENRY-SILVA, Gustavo Gonzaga2009HENRY-SILVA, Gustavo Gonzaga ; SOEIRO, M. I. P. ; CAMARGO, Antonio Fernando Monteiro . Caminhos para a Publicação Científica. Boletim da Sociedade Brasileira de Limnologia, v. 37, p. 1-11, 2009.

4.
HENRY-SILVA, Gustavo Gonzaga2006HENRY-SILVA, Gustavo Gonzaga ; SOEIRO, M. I. P. . Como Elaborar e Redigir um Artigo Científico. Revista Logos (São Paulo), São José do Rio Pardo, v. 13, p. 33-43, 2006.

5.
SOUZA NETO, Samuel de2004SOUZA NETO, Samuel de ; HUNGER, Dagmar ; ALEGRE, Atilio de Nardi ; SOEIRO, M. I. P. . A avaliação do I SEPEF - as novas diretrizes curriculares de formação profissional em Educação Física: ruptura, progresso ou continuísmo?. Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília), Brasília, v. 1, p. 1-8, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOEIRO, M. I. P.; Silva, M. I. (Org.) . Educação Física Escolar: Pesquisas e Reflexões. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2014.

2.
SOEIRO, M. I. P.; MONTENEGRO, A. F. (Org.) . Atividades Pedagógicas Criativas: Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.. 1ª. ed. Mossoró: Edições UERN, 2014. v. 1. 94p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOEIRO, M. I. P.; Silva, M. I. . Educação Física Escolar na República Brasileira: personagens e suas contribuições para o campo da Educação Física.. In: Maria Isaura Plácido Soeiro; Maria Ione da Silva. (Org.). Educação Física Escolar: Pesquisas e Reflexões. 1ªed.Mossoró: Edições UERN, 2014, v. , p. 10-23.

2.
SOEIRO, M. I. P.. Educação Física, Profissão e Mercado: um estudo de caso. In: Samuel de Souza Neto; Dagmar Hunger. (Org.). Formação Profissional em Educação Física: Estudos e Pesquisas. Rio Claro: Biblioética Editora, 2006, v. 1, p. 257-268.

3.
DRIGO, Alexandre Janotta ; SOEIRO, M. I. P. ; CESANA, Juliana . Intervenção Profissional: Limites e Possibilidades. In: Samuel de Souza Neto; Dagmar Hunger. (Org.). Formação Profissional em Educação Física: Estudos e Pesquisas. Bauru: Biblioética Editora, 2006, v. 1, p. 251-256.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOEIRO, M. I. P.. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO. In: VII Colóquio da AFIRSE, 2015, Mossoró. Pesquisa em Educação: Unidade na Diversidade. Fortaleza: Imprece, 2013. v. 1. p. 736-742.

2.
FERREIRA, M. D. F. ; Silva, M. I. ; SOEIRO, M. I. P. . EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL E ESTADO. In: VIII Salão de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2012, Mossoró. Internacionalização do conhecimento: Caminhos da pesquisa e pós-graduação na UERN, 2012.

3.
SOEIRO, M. I. P.; Silva, M. I. ; SOUSA, F. A. J. ; MORGAN, D. A. R. . A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCACAO FÍSICA. In: IV SETEPE ? Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas, 2012, Pau dos Ferros. EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE: PESQUISA E PRÁTICA EDUCATIVA EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES, 2012.

4.
SOEIRO, M. I. P.; SANTOS, I. K. ; ALMEIDA, J. D. L. ; AZEVEDO, K. P. M. . A APLICABILIDADE DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: IV SETEPE ? Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas, 2012, Pau dos Ferros. EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE: PESQUISA E PRÁTICA EDUCATIVA EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES, 2012.

5.
Silva, M. I. ; SOEIRO, M. I. P. ; DANTAS, J.C. N. ; RAMALHO, D. A. . O JOGO NA CONCEPÇÃO DESENVOLVIMENTISTA. In: IV SETEPE ? Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas, 2012, Pau dos Ferros. EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE: PESQUISA E PRÁTICA EDUCATIVA EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES, 2012.

6.
Silva, M. I. ; CARLOS, J.M.S. ; SOEIRO, M. I. P. ; SILVA, M.A. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA. In: II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2012, Florianópolis. Construção da Identidade Profissional em Educação Física: da Formação à Intervenção, 2012. p. 1533-1540.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Silva, M. I. ; SOEIRO, M. I. P. . FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: 1 º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2012, Natal. 1º ENAPPE - Diversidade e Qualidade em Educação, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORGAN, D. A. R. ; SOEIRO, M. I. P. ; Silva, M. I. ; SILVA, A. C. ; SOUSA, F. A. J. ; AZEVEDO, K. P. M. ; SANTOS, I. K. ; ALMEIDA1, J. D. L. ; ARAUJO, C. J. S. . FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: O JOGO NO ENSINO. In: II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2012, Florianópolis. Construção da Identidade Profissional em Educação Física: da Formação à Intervenção, 2012. p. 329-330.

2.
RAMALHO, D. A. ; DANTAS, J.C. N. ; FERREIRA, R.D. ; Silva, M. I. ; SOEIRO, M. I. P. . O JOGO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO INFANTIL. In: II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2012, Florianópolis. Construção da Identidade Profissional em Educação Física: da Formação à Intervenção, 2012. p. 328-328.

3.
ALMEIDA, J. D. L. ; SANTOS, I. K. ; AZEVEDO, K. P. M. ; SOEIRO, M. I. P. . A DIDÁTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: I Encontro de Práticas Formativas na Docência, 2012, Mossoró. Processos de Ensino e Aprendizagem da Docência, 2012.

4.
Diniz, D.K.C. ; MORGAN, D. A. R. ; SOEIRO, M. I. P. . Conhecimento dos Estudantes de Educação Física Sobre as Abordagens Pedagógicas. In: III Semana de Educação Física, Esporte e Lazer do CAMEAM, 2011, Pau dos Ferros. A Pesquisa na Educação Física, 2011. p. 1-43.

5.
CARDOSO, F. T. F. ; SOEIRO, M. I. P. . Análise da formação docente e da atuação dos profissionais que lecionam a educação física na rede municipal de João Câmara - RN.. In: I Congresso Internacional de Formação Profissional e V Seminário de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2010, Rio Claro. Educação: Teoria e Prática, 2010. v. 20. p. 1-149.

6.
SOEIRO, M. I. P.. Educação Física, formação profissional e mercado: um estudo de caso.. In: IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física, 2005, Rio Claro. Motriz (Rio Claro) (Cessou em 2006). Rio Claro: Divisa, 2005. v. 11. p. S180-S181.

7.
NOVAES, Caio ; SOEIRO, M. I. P. ; SOUZA NETO, Samuel de ; HUNGER, Dagmar . As novas diretrizes curriculares e a formação profissional no campo da Educação Física.. In: IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física, 2005, Rio Claro. Motriz (Rio Claro) (Cessou em 2006). Rio Claro: Divisa, 2005. v. 11. p. S126-S126.

8.
SOEIRO, M. I. P.; ALBUQUERQUE, Leila Marrach Basto . Educação Física, Profissão e Mercado: Um Estudo de Caso.. In: II Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2004, Rio Claro. A Formação Profissional no Campo da Educação Física: Limites e Possibilidades. Bauru: Ridata, 2004. p. 71-71.

9.
SOEIRO, M. I. P.. Educação Física, Profissão e Mercado.. In: IV Congresso Regional de Educação, 2003, São João da Boa Vista. Multifaces da Educação, 2003.

10.
SOEIRO, M. I. P.; SOUZA NETO, Samuel de . Os cursos de Educação Física na UNESP/RC: Um estudo sobre a formação profissional na perspectiva discente.. In: II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VIII Simpósio Paulista de Educação Física, 2001, Rio Claro. Motriz. Rio Claro: Divisa, 2001. v. 7. p. S165-S165.

11.
SOEIRO, M. I. P.; SOUZA NETO, Samuel de . A divisão do curso de Educação Física em bacharelado e licenciatura na UNESP/RC: um estudo sob a perspectiva discente em relação a formação profissional.. In: I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores., 2000, Santa Maria. I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores, 2000. p. 73-73.

12.
SOEIRO, M. I. P.; SOUZA NETO, Samuel de . Bacharelado e Licenciatura em Educação Física - UNESP/RC: Perspectivas e Expectativas da Turma de 1994.. In: VI Simpósio Paulista de Educação Física, 1997, Rio Claro. Avanços Científicos e Tecnológicos em Educação Física. Rio Claro: Ripax, 1997. p. 125-125.

13.
MAGNANI, Leandro ; PALLA, Ana Claudia ; SOEIRO, M. I. P. ; BEUTEL, Abram ; SCHWARTZ, Gisele Maria . A Visão de Lazer dos Paulistanos Adultos.. In: V Simpósio Paulista de Educação Física, 1995, Rio Claro. Educação Física: Que Profissão é Essa?. Rio Claro: Costa, 1995. p. 100-100.

Apresentações de Trabalho
1.
SOEIRO, M. I. P.; OLIVEIRA, G. M. . A Educação Física no contexto escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOEIRO, M. I. P.. Socialização de Experiências com os Programas Formativos nas Licenciaturas da UERN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DRIGO, Alexandre Janotta ; SOEIRO, M. I. P. ; CESANA, Juliana . Intervenção Profissional: Limites e Possibilidades. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOEIRO, M. I. P.. Educação Física, Profissão e Mercado de Trabalho. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOEIRO, M. I. P.. Educação Física, Profissão e Mercado: Um Estudo de Caso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOEIRO, M. I. P.. Educação Física: perspectivas profissionais do Bacharelado e da Licenciatura. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SOEIRO, M. I. P.. PIBIDFAEF. 2012; Tema: Subprojeto PIBID de Educação Física da UERN-campus central. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOEIRO, M. I. P.. Atividade Física, Saúde, Qualidade de Vida e as Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SOEIRO, M. I. P.. Educação Física e a Inclusão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SOEIRO, M. I. P.. Educação Física e a Inclusão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SOEIRO, M. I. P.. A importância da leitura do corpo: aspectos filosóficos.. 2006. .

5.
SOEIRO, M. I. P.. Coordenação da palestra Hidroginástica: noções básicas para a elaboração de um programa. 2004. (Coordenação).

6.
SOEIRO, M. I. P.. Profissão, Profissionalização e Profissionalidade Docente. 2004. (Coordenação).

7.
SOEIRO, M. I. P.. Jogos e Esportes: aspecto teórico e prático. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SOEIRO, M. I. P.. Educação Física, Profissão e Mercado. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SOEIRO, M. I. P.. O Sol da Liberdade. 2001 (Coreografia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PINTO, E. F.; M. I. P.; COSTA, A. V.. Participação em banca de Marci Roberta de Oliveira; Samuel Cordeiro da Silva. Composição corporal e características motoras em escolares da rede pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró.

2.
OLIVEIRA, L.L.; COSTA, A. V.; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Dácio Germano Xavier; Maria de Lourdes Lima Ferreira. O Profissional de Educação Física na Estratégia Saúde da Família: os desafios e consquistas na prevenção e promoção da saúde dos usuários do sistema único de saúde de Aracati/CE. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró.

3.
COSTA, A. V.; PINTO, E. F.; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Stella Lira ; Mararuth Martins Fernandes. Indicadores de saúde e qualidade de vida da unidade de saúde de Mossoró. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida) - UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE.

4.
COSTA, A. V.; SOEIRO, M. I. P.; SANTOS, H.B.. Participação em banca de Fábio Bentes Tavares de Melo; Diogo Eduardo M. Bezerra. Qualidade de vida dos servidores técnicos administrativos UERN. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
BERTEVELLO, P.S.; KNACKFUSS, M.I.; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Aristóteles Marzille de Queiroz; Alexandre Alves de Souza. Capacidade e autonomia funcional de idosas praticantes de hidroginástica.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
MEDEIROS, H.J.; SOEIRO, M. I. P.; LISBOA, C. R.. Participação em banca de Márcia Liana Nogueira Carlos. Programa saúde na escola e os indicadores de desenvolvimento de escolares do município de Caraúbas-RN.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, D. S. B.; SOEIRO, M. I. P.; SANTOS, H.B.. Participação em banca de Walquíria da Costa Lima.A Perspectiva da Dança Escolar Vista Através dos Núcleos Gestores nas Escolas Municipais de Mossoró - RN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró.

2.
SANTOS, D. S. B.; SOEIRO, M. I. P.; SANTOS, H.B.. Participação em banca de Antonio Alisson André da Silva.A Contribuição da Recreação na Socialização de Alunos do Ensino Fundamental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró.

3.
SOEIRO, M. I. P.; Silva, M. I.; FERNANDES, ALDO GONDIM. Participação em banca de Dimas Anaximandro da Rocha Morgan.Formação Profissional e Prática Pedagógica: a Utilização do Conteúdo Jogo no Ensino Infantil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró.

4.
SOEIRO, M. I. P.; Silva, M. I.; FERNANDES, ALDO GONDIM. Participação em banca de Elison Mayard Costa de Lima.Educação Física na Sala de Aula.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró.

5.
KNACKFUSS, M.I.; SOEIRO, M. I. P.; LISBOA, C. R.. Participação em banca de Jailton Felix da Rocha.A Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais nas Aulas de Educação Física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
MORAIS, J.N.; DIAS, J. M.; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de José Pio do Vale Neto.Educação Física Escolar: Como anda sua realidade?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
SOEIRO, M. I. P.; KNACKFUSS, M.I.; MORAIS, J.N.. Participação em banca de Damonyna Keylla Costa Diniz.Conhecimento dos Estudantes de Educação Física sobre as Abordagens Pedagógicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
SOEIRO, M. I. P.; MEDEIROS, H.J.; Knackfuss, M. I.. Participação em banca de Jonathan Halyson Costa Oliveira.O jogo como instrumento pedagógico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró.

9.
SOEIRO, M. I. P.; KNACKFUSS, M.I.; FERNANDES, ALDO GONDIM. Participação em banca de Kaliane de Oliveira Costa.Brinquedo e brincadeira: o cotidiano lúdico escolar e extra-escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró.

10.
SOEIRO, M. I. P.; FERNANDES, ALDO GONDIM; Couto Neto, D. R.. Participação em banca de Jessika Massena da Silva Lima.Qualidades físicas básicas de crianças participantes de um programa de esporte na escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró.

11.
Couto Neto, D. R.; PINTO, E. F.; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Ronnierbergson Souza de Aguiar.Perfil da Aptidão Física Relacionada ao Desempenho Motor de Escolares Praticantes de Futsal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
COSTA, A. V.; PINTO, E. F.; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Helder Pinheiro de Araújo.Perfil Psicomotor de Escolares Camarenses. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
Guerra, L.M.; Silva, M. I.; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Wallace Ricardo Barros da Silva.Nível de Força Muscular em Jovens Estudantes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
Silva, M. I.; FERNANDES, ALDO GONDIM; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Amanda Viviane Bezerra da Silva.Estado Nutricional de Escolares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
Silva, M. I.; FERNANDES, ALDO GONDIM; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Tatiana Márcia Bezerra Segundo.Índice de Massa Corporal em Escolares do Núcleo de Ação Social de Cidade Nova. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
Silva, M. I.; FERNANDES, ALDO GONDIM; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Ana Célia Libório Alves.Estado Nutricional de Escolares em Função do Nível de Atividade Física Habitual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
Silva, M. I.; SOEIRO, M. I. P.; FERNANDES, ALDO GONDIM. Participação em banca de Rafaela da Silva Bento.O Estado Nutricional e a Relação com a Ocupação do Tempo Livre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
Silva, M. I.; FERNANDES, ALDO GONDIM; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Josiedna Felipe Batista.Estado Nutricional Relacionado à Atividade Física Habitual de Escolares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

19.
Silva, M. I.; FERNANDES, ALDO GONDIM; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Josiedna Felipe Batista.Estado Nutricional Relacionado à Atividade Física Habitual de Escolares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

20.
Silva, M. I.; FERNANDES, ALDO GONDIM; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Jocyângela Gomes da Silva.Estado Nutricional e Percentual de Gordura de Escolares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

21.
Silva, M. I.; FERNANDES, ALDO GONDIM; SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de Ana Carla Bezerra da Silva Oliveira.Habilidades Motoras Básicas em Escolares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

22.
SOEIRO, M. I. P.; Silva, M. I.; DIAS, J. M.. Participação em banca de Leonardo Araújo Damasceno.A Educação Física Escolar no Ensino Fundamental I. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

23.
SOEIRO, M. I. P.; Silva, M. I.; DIAS, J. M.. Participação em banca de Ednilson Rocha de Melo.Perfil Dermatoglífico e as Qualidades Físicas de Escolares Praticantes de Capoeira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

24.
SOEIRO, M. I. P.; Silva, M. I.; DIAS, J. M.. Participação em banca de Aldemir Lopes de Souza.A Criança com Síndrome de Down: Suas Características e a Atividade Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

25.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de FERNANDA THAIS FERREIRA CARDOSO.ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE E DA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE LECIONAM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE JOÃO CÂMARA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

26.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de MICHELE COELHO DE SOUZA.O PAPEL DO EDUCADOR FÍSICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

27.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de OCIMAR CELESTINO DANTAS.DO VOLEIBOL À FORMAÇÃO CIDADÃ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

28.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de SANDRA MARIA DE SOUZA.A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) NO MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

29.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de TIAGO MARTINS.JOGOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA A RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS DE 06 A 07 ANOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

30.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de ELIZÂNGELA OLIVEIRA DE SOUZA.DANÇA NA ESCOLA: FATORES MOTIVACIONAIS NO GRUPO SK8 STREET BOYS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

31.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de GEAN CARLOS DE LIMA.TREINAMENTO ESPECÍFICO DE GOLEIRO DE FUTEBOL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

32.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de RICELLE MACIEL DE SOUSA CIRINO.NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA NOS ALUNOS SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR/RN DURANTE O PERÍODO DE FORMAÇÃO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

33.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de RENATA FERREIRA DA COSTA.A DANÇA PROMOVENDO A SOCIALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

34.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de TELMA UMBELINA DE JESUS.DANÇA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

35.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de FABIO DA COSTA SILVA.A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS DO FUTSAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

36.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de ANDREZZA PRISCILA DE SOUZA BARBOSA.DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

37.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de EMMANUELLY VIEIRA CÂMARA E SILVA.JOGOS LÚDICOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SALTO HORIZONTAL DE CRIANÇAS DE 06 E 07 ANOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

38.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de HUMBERTO CRISPIM DA SILVA.O JOGO LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DAS HABILIDADES MANIPULATIVAS DO CHUTE EM CRIANÇAS DE 06 A 07 ANOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

39.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de PLÍNIO MACIEL TORQUATO.A ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CORRIDA EM CRIANÇAS DE 06 A 07 ANOS DE IDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

40.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de GUSTAVO CORREIA LIMA DE OLIVEIRA.CONCEITOS E VIVÊNCIAS DO LAZER E OS UNIVERSITÁRIOS DE JOÃO CÂMARA: UM ESTUDO DE CASO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

41.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de IRACIARA QUIRINO DE SOUZA.JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

42.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de RICARDO DANTAS CORTEZ.ATIVIDADE FÍSICA E DEFICIÊNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

43.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de EDSON BATISTA DA SILVA.AVALIAÇÃO DA APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA EM ATLETAS DE HANDEBOL FEMININO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

44.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de ELTON NUNES RABELO.MENSURAÇÃO DA POTÊNCIA MUSCULAR EM JUDOCAS SUB-23 DA CIDADE DO NATAL-RN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

45.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de KATTSON MAGNUM MEDEIROS BARBOSA.COMPOSIÇÃO CORPORAL DOS JUDOCAS DA CIDADE DO NATAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

46.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de MARCOS JÚLIO CHAVES DOS SANTOS.A CAPOEIRA COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

47.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de FELIPE SILVA BARROS.NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM CRIANÇAS NÃO PRATICANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

48.
SOEIRO. Participação em banca de CALINE BÁRBARA BESERRA DA SILVA.EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS LÚDICOS E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

49.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de EUDER FLÁVIO SILVA DE OLIVEIRA.INCIDÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PARAZINHO/RN NO ANO LETIVO 2008. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

50.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de RAFAEL RODRIGUES LEÃO DE ARAÚJO.QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS SEDENTÁRIOS, PRATICANTES DE CAMINHADA E EXERCÍCIOS RESISTIDOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

51.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de LEONEL MÁRIO ZUGNO.COMPARAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DAS QUALIDADES FÍSICAS DOS JOGADORES DE VOLEIBOL JUVENIL MASCULINO PELA SUA POSIÇÃO ESPECÍFICA NO JOGO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

52.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de CÁTIA REGINA PEREIRA OLIVEIRA.A PRÁTICA DA CAMINHADA NA PRAÇA MONSENHOR FREITAS NA CIDADE DE JOÃO CÂMARA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

53.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de ÉRICO SPÍNOLA DO NASCIMENTO.A BIOMECÂNICA DA LESÃO MUSCOLOESQUELÉTICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

54.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de JOÃO CARLOS SILVA COSTA.O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS COMPETÊNCIAS RELATIVAS AOS ALUNOS DEFICIENTES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

55.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de SINEIDE DA SILVA FERREIRA.ATIVIDADES RECREATIVAS: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA DEFICIENTES FÍSICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

56.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de MANOEL DOS SANTOS BERNARDO.DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ÀS VIVÊNCIAS SOCIAIS: O QUE TRAZEMOS DO PERÍODO ESCOLAR PARA AS NOSSAS VIDAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

57.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de EUDES SORIANO BARRETO.AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

58.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de MARIA DA GUIA DA SILVA.A INFLUÊNCIA DA DANÇA NA QUALIDADE DE VIDA DA MELHOR IDADE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

59.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de FRANCISCO CARLOS XAVIER.ATIVIDADE FÍSICA E TERCEIRA IDADE: UMA PROBABILIDADE DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

60.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de PAULO DE TASSO RAFAEL.TREINAMENTO DE FORÇA E CAPACIDADE FUNCIONAL DO IDOSO PERSPECTIVAS SOBRE A QUALIDADE DE VIDA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

61.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de PRISCILA CARLA DA SILVA GOMES.LAZER NA TERCEIRA IDADE: UM ESTUDO DE CASO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

62.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de ANNIARA MÁRJORE MACHADO DE SOUZA.AS MULHERES PRATICANTES DE KARATÊ: UM ESTUDO DE CASO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

63.
SOEIRO, M. I. P.. Participação em banca de ALINE NICOLINO DA SILVA.EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OPÇÕES E MOTIVAÇÕES SEGUNDO OS GÊNEROS. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro do PIBID/UERN e IV Seminário de Avaliação do PIBID/UERN.O ESTADO NUTRICIONAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MOREIRA DIAS. 2013. (Encontro).

2.
II Encontro do PIBID/UERN e IV Seminário de Avaliação do PIBID/UERN.Nível de Atividade Física do Turno Noturno da Escola Estadual Moreira Dias. 2013. (Encontro).

3.
II Encontro do PIBID/UERN e IV Seminário de Avaliação do PIBID/UERN..A Construção dos Conhecimentos de Educação Física no Ensino Médio Através do Planejamento Participativo. 2013. (Encontro).

4.
VIII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIV Simpósio Paulista de Educação Física. O Planejamento Participativo nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio. 2013. (Congresso).

5.
VIII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIV Simpósio Paulista de Educação Física. Educação para a Saúde: Nível de Atividade Física Habitual e Estado Nutricional de Escolares do Município de Pau dos Ferros. 2013. (Congresso).

6.
1o Encontro de Coordenadores de Área do PIBID do Rio Grande do Norte.Educação Física no Ensino Médio: A utilização dos temas geradores para a formação da cidadania através da cultura corporal.. 2012. (Encontro).

7.
1º Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2012. (Encontro).

8.
I Encontro de Práticas Formativas na Docência.A Didática dos Professores de Educação Física. 2012. (Encontro).

9.
II Congresso Internacional de Formação Profissional no Campo da Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Formação profissional e prática pedagógica: o jogo no ensino infantil.. 2012. (Congresso).

10.
IV SETEP Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas.A Inclusão nas Aulas de Educação Física. 2012. (Outra).

11.
I Congresso Internacional de Formação Profissional e V Seminário de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Análise da formação docente e da atuação dos profissionais que lecionam a educação física na rede municipal de João Câmara - RN. 2010. (Congresso).

12.
Reunião Regional da SBPC. 2010. (Outra).

13.
III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica (III) CIPA. 2008. (Congresso).

14.
6º Congresso Regional de Educação: Educação, Ciência e Práticas Escolares. 2006. (Congresso).

15.
IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. As novas diretrizes curriculares e a formação profissional no campo da Educação Física.. 2005. (Congresso).

16.
VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física. Educação Física, Formação Profissional e Mercado: Um Estudo de Caso.. 2005. (Congresso).

17.
A Formação Profissional no Campo da Educação Física: Limites e Possibilidades.Intervenção Profissional: Limites e Possibilidades.. 2004. (Seminário).

18.
II Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física.Educação Física, Profissão e Mercado: Um Estudo de Caso.. 2004. (Seminário).

19.
III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. Educação Física, Profissão e Mercado.. 2003. (Congresso).

20.
IX Simpósio Paulista de Educação Física. 2003. (Simpósio).

21.
II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. Os cursos de Educação Física na UNESP/RC: Um estudo sobre a formação profissional na perspectiva discente.. 2001. (Congresso).

22.
VIII Simpósio Paulista de Educação Física. 2001. (Simpósio).

23.
Encontro Regional sobre a Regulamentação Profissional em Educação Física. 1999. (Encontro).

24.
I Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. 1999. (Congresso).

25.
VII Simpósio Paulista de Educação Física. 1999. (Simpósio).

26.
Avanços Científicos e Tecnológicos em Educação Física.Bacharelado e Licenciatura em Educação Física - UNESP/RC: Perspectivas e Expectativas da Turma de 1994.. 1997. (Simpósio).

27.
XIII Semana de Estudos da Educação Física. 1996. (Outra).

28.
Educação Física: Que Profissão é Essa?.A Visão de Lazer dos Paulistanos Adultos. 1995. (Simpósio).

29.
Encontro Científico Internacional de Educação Física e Pedagogia. 1995. (Encontro).

30.
Fórum de Debates - Informação Profissional em Lazer. 1994. (Outra).

31.
Sétima Jornada Paranaense de Educação Física. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
M. I. P.; OLIVEIRA, A. M. . I Ciclo Prodocência-UERN de Diálogos na Formação Docente: As Tecnologias Digitais. 2013. (Outro).

2.
M. I. P.. III Jornada de Gestão do Ensino de Graduação da UERN. 2013. (Outro).

3.
SOEIRO, M. I. P.. I Exposição de Brinquedos da FAEF-UERN - Repassando Baraka. 2013. (Exposição).

4.
SOEIRO, M. I. P.. II JUNC´S - II Jogos Universitários Camarenses. 2008. (Outro).

5.
SOEIRO, M. I. P.. I JUNC´S - I Jogos Universitários Camarenses. 2007. (Outro).

6.
SOEIRO, M. I. P.. II Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. 2004. (Outro).

7.
SOEIRO, M. I. P.. III Semana de Estudos da Educação Física. 2004. (Outro).

8.
SOEIRO, M. I. P.. II Batizado de Capoeira do Instituto Estrela da Esperança. 2004. (Outro).

9.
SOEIRO, M. I. P.. III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e IX Simpósio Paulista de Educação Física. 2003. (Congresso).

10.
SOEIRO, M. I. P.. I Batizado de Capoeira do Instituto Estrela da Esperança. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Benedito Ribeiro Alves; José Pio do Vale Neto. Qualidade de vida de idosos praticantes de musculação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

2.
Tatiana Marcia Bezerra Segundo. Qualidade de vida das mulheres praticantes de dança do ventre. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gildeone Jerônimo de Souza. Necessidades Educativas Especiais e a Inclusão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

2.
Epaminondas Carlos de Andrade Neto. Prática Pedagógica e Formação Profissional dos Professores de Educação Física em Mossoró/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

3.
Mario Cezar de Oliveira França. O conteúdo do voleibol nas aulas de Educação Física nas escolas municipais da cidade de Ipanguaçu - RN.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

4.
Ana Lúcia da Costa. Atuação dos Professores de Educação Física do Ensino Fundamental II nas escolas municipais da cidade de Ipanguaçu - RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

5.
Blasco Luiz de Souza Braga. Desenvolvimento Infantil e Autismo: Um estudo de caso.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

6.
Francisca Francinete Gondim de Medeiros Souza. A importância da atividade lúdica na prática dos professores de Educação Física no Ensino Fundamental II.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

7.
Paulo Renato Nobre da Silva. Metodologia de Ensino em Educação Física Escolar da Escola Estadual Professor Eliseu Viana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

8.
Mariana Mendes Rodrigues. As Crianças com Necessidades Educativas Especiais nas aulas de Educação Física da Cidade de Assu-RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

9.
Ana Carla Ramos. Educação Física no Ensino Fundamental: Percepção dos Professores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

10.
Mara Rafaela Morais Barbosa. Identidade Docente em Educação Física: Um Estudo de Caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

11.
Carla Diana Nascimento da Silva. Jogos Populares: A Aplicabilidade nas Aulas de Educação Infantil das Escolas Públicas e Privadas de Mossoró - RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

12.
Geúlya Deyse Lima Dantas. Relatos de Experiência de Uma Professora de Educação Física da Educação Infantil da Escola Municipal Marineide Pereira Cunha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

13.
Gabriela Moura Cachina. Metodologia de Ensino da Recreação na Educação Infantil no Município de Assu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

14.
Dimas Anaximandro da Rocha Morgan. Formação Profissional e Prática Pedagógica: A Utilização do Conteúdo Jogo no Ensino Infantil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

15.
Elison Mayard Costa de Lima. Educação Física na Sala de Aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

16.
Damonyna Keylla Costa Diniz. Conhecimento dos Estudantes de Educação Física Sobre as Abordagens da Educação Física Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

17.
Kaliane de Oliveira Costa. Brinquedo e brincadeira: o cotidiano lúdico escolar e extra-escolar.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

18.
Jonathan Halyson Costa Oliveira. O jogo como instrumento pedagógico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

19.
Jessika Massena da Silva Lima. Qualidades físicas básicas de crianças participantes de um programa de esporte na escola.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

20.
Aldemir Lopes de Souza. A Criança com Síndrome de Down: Suas Características e a Atividade Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

21.
Leonardo Araújo Damasceno. A Educação Física Escolar no Ensino Fundamental I. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

22.
Ednilson Rocha de Melo. Perfil Dermatoglífico e as Qualidades Físicas de Escolares Praticantes de Capoeira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

23.
Fernanda Thais Ferreira Cardoso. Análise da Formação Docente e da Atuação dos Profissionais que Lecionam a Educação Física na Rede Municipal de João Câmara. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

24.
Michele Coelho de Souza. O Papel do Educador Físico no Processo de Inclusão: Um Estudo de Caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

25.
Ocimar Celestino Dantas. Do Voleibol à Formação Cidadã. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

26.
Sandra Maria de Souza. A Importância da Inserção do Profissional de Educação Física no Programa Saúde da Família (PSF) no Município de João Câmara. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

27.
Gustavo Correia Lima de Oliveira. Conceitos e Vivências do Lazer e os Universitários de João Câmara: Um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

28.
Iraciara Quirino de Souza. Jogos Cooperativos na Educação Física: Um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

29.
Anniara Márjore Machado de Souza. As Mulheres Praticantes de Karatê: Um Estudo de Caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

30.
Priscila Carla da Silva Gomes. Lazer na Terceira Idade: Um Estudo de Caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

31.
Paulo de Tasso Rafael. Treinamento de Força e Capacidade Funcional do Idoso: Perspectivas Sobre a Qualidade de Vida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.

Iniciação científica
1.
Patrícia Rafaela Sabino da Costa. Jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física escolar.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Central - Mossoró. Orientador: Maria Isaura Plácido Soeiro.



Outras informações relevantes


- Aprovação no processo de seleção para professor de contrato provisório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 12 de março de 2007.

- Aprovação no processo de seleção para professor de contrato provisório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 10 de outubro de 2007.
- Aprovação no concurso para Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, conforme publicação no Diário Oficial do Estado, edição nº 12.264 de 30 de julho de 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 3:24:43