Maria Christianni Coutinho Marçal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2095341132079918
  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Pesquisadora do CNPq, membro dos grupos de pesquisa: Locus de Investigação em Economia Criativa e Observatório Latino Americano de Pesquisa em Secretariado Executivo. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD - da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - (2014); Mestre em Administração pela UFPE (2007); Especialista em propaganda e marketing; Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (1998). Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) da UFPE. Professora de cursos de pós-graduação latu sensu (MBA) da UFPE. Temas de interesse de pesquisa:sociologia do conhecimento, ciência política, empreendedorismo, secretariado executivo, economia criativa, tecnologia, sociedade e organizações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Christianni Coutinho Marçal
Nome em citações bibliográficas
MARÇAL, M. C. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
Av. Prof. Moraes Rego
Cidade Universitária
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268878
URL da Homepage: http://www.ufpe.br/dca/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Administração.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Discurso do sistema tecnológico Portomídia: um estudo no campo da economia criativa e das artes digitais, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Sérgio Carvalho Benício de Mello.
Palavras-chave: Construção Social da Tecnologia; Teoria do Discurso; Pós-Estruturalismo; Economia Criativa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Tecnologia.
2005 - 2007
Mestrado em Administração.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Experiência de Consumo e Técnicas Corporais: Uma abordagem antropológica e política em Paul Virilio,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Sérgio C. Benício de Mello.
Palavras-chave: Consumo; Tecnocultura; Experiência; Culto ao Corpo.
2000 - 2001
Especialização em Propaganda e Marketing. (Carga Horária: 270h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Não houve monografia.
1992 - 1998
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de Atualização Didático Pedagógica (Mód 1). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Economia Criativa e suas potencialidades. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Conferência: Razão populista: a teoria do discurso e os dilemas atuais das. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Gestão do Conhecimento. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento de Integração para Novos Docentes. (Carga horária: 17h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Atualização Didático Pedagógica (Mód 1). (Carga horária: 21h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Seminário de Inovação Organizacional. (Carga horária: 27h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Excelência em Marketing Através do Serviço de Qual. (Carga horária: 8h).
Associação Educacional Boa Viagem, AEBV, Brasil.
1997 - 1997
Practitioner na Arte da Programação Neurolingüísti. (Carga horária: 170h).
Centro Dinâmico de Programação Neurolingüística, CTC, Brasil.
1997 - 1997
Master in Modeling in the Art of Neurolinguistic P. (Carga horária: 170h).
International Neurolinguistic Programming, INLP, Estados Unidos.
1996 - 1996
Extensão universitária em Vencendo o Medo de Falar em Público. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Ciências Administrativas de Pernambuco, FCAP, Brasil.
1996 - 1996
Planilha Eletrônica Excel Avançado. (Carga horária: 30h).
Instituto Brasileiro de Tecnologia, IBRATEC, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Contabilidade Básica para MPE´S. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife, SEBRAE/PE, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Iniciação à Informática. (Carga horária: 20h).
ISO Informática, ISO, Brasil.
1995 - 1995
Programa de Treinamento de Gerentes. (Carga horária: 30h).
Grupo Friedman, FRIEDMAN, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Técnicas de Vendas. (Carga horária: 6h).
Adão e Souza Consultoria e Assessoria, ADÃO E SOUZA, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Treinamento de Vendas no Varejo. (Carga horária: 15h).
Grupo Friedman, FRIEDMAN, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de PE, FUNDARPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Participação de Comissão, Enquadramento Funcional: Membro Convidado para Comissão
Outras informações
Participação de comissão de análise de mérito artístico-cultural/formação cultural do 24 Festival de Inverno de Garanhuns no segmento de Economia Criativa


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2018 - Atual
Direção e administração, Departamento de Ciências Administrativas, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Graduação em Secretariado.
03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

3/2018 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Filosofia para o administrador
03/2018 - Atual
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Empresarial
08/2017 - Atual
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à administração
Ética e responsabilidade social
Marketing empresarial
Empreendedorismo em secretariado
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Secretariado da UFPE.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Administrativas, .

Cargo ou função
Participação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação em Secretariado do CCSA.
11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Membro da comissão da elaboração da proposta de criação do Departamento de Secretariado da UFPE.
11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Secretariado da UFPE.
06/2016 - Atual
Direção e administração, MBA Executivo - UFPE, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu II MBA Executivo em Gestão Estratégica de Marketing da UFPE.
11/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Participação no Colegiado do Curso de Secretariado.
10/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Secretariado do CCSA da UFPE.
10/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Secretariado do CCSA.
06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Administrativas, .

Cargo ou função
Representante dos Professores Assistentes na Comissão Diretora do Departamento de Ciências Administrativas.
06/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Administrativas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Secretariado do Departamento de Ciencias Administrativas.
2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Administrativas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão da Elaboração da Proposta de Criação do Departamento de Secretariado Executivo.
04/2018 - 07/2018
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2018 - 07/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Filosofia para o Administrador
02/2018 - 07/2018
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Empresarial
Comunicação Empresarial
01/2017 - 08/2017
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração geral
Ética e responsabilidade socioambiental
Macroanálise das organizações
Marketing empresarial
08/2016 - 06/2017
Direção e administração, MBA Executivo - UFPE, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - II MBA Executivo em Gestão de Negócios e Empreendimentos da UFPE.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Responsabilidade Socioambiental
Marketing Empresarial
01/2016 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Administrativas, .

10/2015 - 12/2016
Direção e administração, Departamento de Ciências Administrativas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de MBA Executivo do Departamento de Ciências Administrativas.
10/2016 - 11/2016
Ensino, II Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Executivo em Gestão de Negócios e, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Economia Criativa
08/2016 - 09/2016
Ensino, II Curso de MBA Executivo em Gestão Estratégica de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução à Gestão de Negócios
03/2016 - 07/2016
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e responsabilidade socioambiental
Marketing
10/2015 - 01/2016
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Responsabilidade Socioambiental
Relações Públicas (RRPP)
Realidade Brasileira e Cidadania
10/2015 - 01/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Filosofia para o administrador
10/2014 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Secretariado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE.
10/2014 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Secretariado do CCSA.
03/2010 - 10/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Administrativas, .

03/2015 - 08/2015
Ensino, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração
03/2015 - 08/2015
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Relações Públicas (RRPP)
03/2015 - 08/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Atualização
03/2015 - 08/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Atualização
10/2013 - 06/2015
Direção e administração, Departamento de Ciências Administrativas, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora de Curso de Pós-Graduação Latu Sensu I MBA Executivo em Gestão Estratégica de Marketing.
02/2015 - 03/2015
Ensino, I Curso de MBA Executivo em Gestão Estratégica de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Plano de Marketing V
08/2014 - 02/2015
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Relações Públicas (RRPP)
08/2014 - 02/2015
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
12/2014 - 12/2014
Ensino, I Curso de MBA Executivo em Gestão Estratégica de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing de Serviços
10/2014 - 11/2014
Ensino, I Curso de MBA Executivo em Gestão de Negócios e Empreendimentos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Economia Criativa
04/2014 - 08/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Marketing I
04/2014 - 08/2014
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Realidade Brasileira e Cidadania
04/2014 - 04/2014
Ensino, I Curso de MBA Executivo em Gestão de Marketing e Vendas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing Direto e Marketing Eletrônico
09/2013 - 03/2014
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Realidade Brasileira e Cidadania
09/2013 - 03/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Filosofia para o Administrador
09/2013 - 10/2013
Ensino, I Curso de MBA Executivoão em Gestão de Marketing e Vendas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução à Gestão de Marketing
06/2012 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Administrativas, .

Cargo ou função
Representante dos Professores Assistentes.
11/2012 - 03/2013
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Empresarial
11/2012 - 03/2013
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Realidade Brasileira e Cidadania
01/2013 - 01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Administrativas, .

Cargo ou função
Comissão Eleitora para Eleição de Coordenador e Vice do Curso de Secretariado do Departamento de Ciencias Administrativas.
09/2012 - 09/2012
Ensino, I Curso de Especialização em Gestão de Marcas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada de Marcas
04/2012 - 08/2012
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Empresarial
04/2012 - 08/2012
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Realidade Brasileira e Cidadania
08/2011 - 12/2011
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
03/2011 - 08/2011
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
03/2011 - 08/2011
Ensino, Ciências Biológicas- Ciências Ambientais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração
08/2010 - 12/2010
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Marketing
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
08/2010 - 12/2010
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
RRPP
Metodologia de Pesquisa
03/2008 - 05/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Administrativas, .

03/2005 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Administrativas, .


Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professora das disciplinas de administração mercadológica II no curso de administração de empresas e de introdução ao marketing em comércio exterior. Professora orientadora de estágio supervisionado.

Atividades

04/2010 - 05/2010
Ensino, Curso de Especialização em Gestão Estratégica - Lato Sensu, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Estratégico
08/2002 - 05/2010
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica II
Fundamentos de Marketing
04/2010 - 04/2010
Ensino, Especialização em Gestão de Marketing e Gestão da Comunicação Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing
03/2010 - 04/2010
Ensino, Especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Estratégico
01/2010 - 01/2010
Ensino, Especialização em Gestão de Marketing e Gestão da Comunicação Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing
08/2009 - 08/2009
Ensino, Especialização em Gestão de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias e Técnicas Publicitárias
05/2009 - 06/2009
Ensino, Especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Estratégico
06/2008 - 07/2008
Ensino, Especialização em Gestão de Marketing e Gestão da Comunicação Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria e Técnica Publicitária
06/2008 - 07/2008
Ensino, Especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Estratégico
06/2006 - 06/2007
Ensino, Especialização em Gestão de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria e Técnica Publicitária
04/2004 - 04/2004
Ensino, Especialização em Gestão de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria e Técnica Publicitária
04/2003 - 04/2003
Ensino, Especialização em Gestão de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Marcas

Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 17
Outras informações
Estágio II

Atividades

08/2008 - 04/2010
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração em Marketing
Administração Mercadológica
Estágio Supervisionado II
Geração de Ideias e Criatividade
Metodologia da Pesquisa

Associação Educacional Boa Viagem, AEBV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Comunicação Interpessoal e Empresarial e Marketing I


HSM Marketing Integrado, HSM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 40


Sertã Agro-Industrial, SERTÃ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente Financeiro, Carga horária: 44


Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Atividades

08/2007 - 08/2009
Ensino, Especialização em Gestão, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Estratégico
Gestão do Composto Mercadológico

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente em Curso de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Docente da disciplina de COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E INTELIGÊNCIA DE MARKETING no curso de Pós-Graduação MBA em Marketing

Atividades

08/2015 - 08/2015
Ensino, Curso de Pós-Graduação MBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor e Inteligência de Marketing

Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, AESGA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Ensino, Especialização em Gestão, Nível: Pós-Graduação Disciplinas Ministradas: Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado Teorias e técnicas publicitárias



Linhas de pesquisa


1.
Cultura, liderança e ação social no contexto criativo - UFPE

Objetivo: Entender como as condições do processo de gestão (Liderança, Cultura e Indivíduo/Grupo) influenciam a criatividade nas organizações. Compreender as nuances simbólicas e culturais que se estabelecem no ambiente organizacional da criatividade. Identificar os fatores que facilitam ou dificultam a criatividade em contextos organizacionais específicos..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Economia Criativa; Criatividade; Cultura organizacional; Simbolismo.
2.
Consumo e tecnologia na vida cotidiana (GTECC - UFPE)

Objetivo: Visa compreender como o consumo de tecnologias digitais e comunicacionais mediam e transformam a experiência das pessoas na vida cotidiana...
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Construção Social da Tecnologia; Tecnocultura; Consumo.
3.
Mobilidade e Sistemas Tecnológicos (Lócus de Investigação em Economia Criativa/UFPE)

Objetivo: Visa investigar as infraestruturas, fluxos e políticas que criam o contexto para a mobilidade contemporânea, contemplando a tecnologia como mediação..
Palavras-chave: Pós-Estruturalismo.
4.
Mercado e Políticas públicas no âmbito Secretarial
5.
Marketing, tecnologia e consumo (MTN - UFPE)

Objetivo: Tem foco no estudo do fenômeno relacional, no contexto de consumo, entre organizações e/ou indivíduos reflexivos, visando a geração de conhecimento e de tecnologia voltados para o desenvolvimento de interações, relacionamentos e redes entre organizações e/ou indivíduos reflexivos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Discursos de empreendedorismo e secretariado executivo: uma proposição de reflexões críticas e de ações a partir de alunos estagiários, professores orientadores e de supervisores em organizações concedentes de estágios
Descrição: A pesquisa propõe compreender como o discurso empreendedor se materializa na formação do futuro secretário executivo. Esse discurso vem se incorporando na área de secretariado executivo como uma forma de ampliar o perfil profissional do secretário reposicionando-o como profissional mais estratégico do que operacional na organização e pretendemos investigar as implicações dessa mudança no processo de formação desse profissional. Preconiza-se que o mercado busca profissionais empreendedores; mas o que é ser um futuro secretário-empreendedor? Diante disso, o pressuposto que embasa nossa pesquisa é o de que há a necessidade de se refletir criticamente o discurso empreendedor e sua prática no exercício do futuro profissional. A pesquisa se justifica devido às lacunas existentes entre a proposição teórica constante na formação acadêmica e a práxis encontrada pelos estagiários no campo empírico. Em termos metodológicos apresenta uma originalidade para a área de conhecimento, pois trata de uma pesquisa de cunho interpretativista, não funcionalista que é o mais comum na área, e que ao final proporá ações de intervenção no sentido de ampliar a formação discursiva analisada. O corpus será construído através de documentos oficiais (leis), literatura da área e entrevistas semi estruturadas com supervisores de campo de estágio, orientadores e estagiários. A análise dos dados será feita por meio de análise do discurso francesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Christianni Coutinho Marçal - Coordenador.
2016 - 2016
As potencialidades e os limites presentes na Economia Criativa de Pernambuco no período de 2013 ? 2015
Descrição: O projeto versa sobre um tema atual, relevante e prioritário que é a economia criativa. Este se debruça sobre modelos de negócio que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda. O mesmo tem como objetivo identificar as potencialidades e os limites presentes na Economia Criativa de Pernambuco no período de 2013 ? 2015. Sua proposta metodológica é de cunho qualitativo onde a pesquisadora pretende analisar um corpus composto por diversos documentos utilizando técnicas de análise de conteúdo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Christianni Coutinho Marçal - Coordenador.
2012 - Atual
Programa Estadual de Mobilidade Urbana: Demandas Populistas e a Cidade em Movimento

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sérgio Carvalho Benício de Mello em 18/02/2013.
Descrição: Mobilidade se tornou um conceito-chave no Século XXI. O mesmo designa os movimentos de pessoas, ideias, gêneros, objetos, capital e informações através de fluxos que percorrem o mundo. Todos esses tipos de movimentos são importantes e centrais para as pessoas, as organizações e os governos, assim como, para realização de suas atividades cotidianas. De forma geral, para o funcionamento da vida no mundo contemporâneo. Diversos esforços têm sido direcionados, tanto por instituições da esfera pública como privada, na busca pelo desenvolvimento de hipermobilidades e comunicações instantâneas. No entanto, críticas são feitas por daqueles que se sentem de alguma forma marginalizados e prejudicados por esses novos desenvolvimentos. Do terrorismo ao acidente aéreo, dos congestionamentos urbanos aos acidentes ferroviários, do monitoramento de acidentes naturais às mudanças de gênero, as questões de mobilidade têm assumido papel central em vários debates. Diversas organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos tem cada vez mais procurado compreender, monitorar, administrar e transformar aspectos dessas instigantes temáticas das mobilidades. [...] A estrutura das sociedades modernas criou condições para seu bem-estar, entretanto, também gerou condições para essas crises de sentido subjetivas e intersubjetivas. Segundo Berger e Luckmann (2004), para enfrentar essas questões de forma realista seria necessário que as instituições intermediárias se apoiassem no que pode ser entendido como os pequenos mundos da vida, não encarnando atitudes fundamentalistas. É por meio dessas instituições que se torna possível a amenização da crise de sentido, mas não de sua total superação (MELLO, 2006). Nas próximas seções tem-se o objetivo de apresentar diferentes práticas relacionadas ao tema da mobilidade, assim como, a influência sobre a mesma de diferentes entidades sociais, econômicas e políticas. O empreendimento desses textos iniciais demonstra também algumas abordagens teórico-cie..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
O Panóptico Digital e as Organizações Totais: Refletindo sobre as práticas de controle e vigilância na sociedade contemporânea
Descrição: Inúmeras são obras que buscam entender a condição contemporânea, diante do reconhecimento de que vivemos importantes transformações nas últimas décadas, cujos impactos se expressam nas diversas dimensões da vida social. Algumas das conseqüências desse movimento nas organizações, segundo Alvesson e Deetz (2007) são: a rápida implementação das TIC´s, as tecnologias da informação e comunicação, a globalização, a mudança na natureza do trabalho, os conflitos de classe menos evidentes, a profissionalização da força de trabalho, as economias em estagnação, os problemas ecológicos espalhados pelo mundo todo e os mercados turbulentos. Na medida em que as atividades diárias vão sendo gradualmente transferidas para esferas virtuais, a capacidade de geração de registros pesquisáveis torna-se ainda mais extensa do que costumava ser quando realizada em um mundo preso apenas a dimensões ?materiais? (GANDY, 2002). Na web, esses registros podem ser gerados a cada clique e são ilimitadas as possibilidades de armazenamento, recuperação e processamento de dados, a serem utilizados na produção de informações estratégicas para as organizações. Desde que se disponha dos recursos tecnológicos, essas informações podem ser produzidas, tanto em relação aos públicos ditos internos (funcionários, dirigentes...) como os ?externos? às organizações (concorrentes, clientes, fornecedores, órgãos reguladores, entre outros), passando pelos ?intermediários? (terceirizados, acionistas, parceiros, entre outros). Diante de tal cenário pode-se imaginar como os dispositivos de Inteligência das organizações podem ser considerados o panóptico contemporâneo e que a disseminação dos dispositivos de Inteligência transforma as empresas em ?organizações totais?. Assim, este estudo visa compreender em que sentido a ?vigilância digital? pode ser comparada a forma atualizada do panóptico idealizado por Jeremy Bentham. Para tal far-se-a uso de um caso ilustrativo: o Google. Esta pesquisa é de natureza qualitativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
O conhecer e o agir do discurso técnico do empreendedorismo internacional: um estudo sobre a vitivinicultura do Vale do São Francisco
Descrição: Os temas globalismo, identidade e consumo vêm suscitando discussões em diversos campos discursivos que abordam aspectos culturais relacionados a cada tema. Conforme destacado nos preâmbulos deste projeto, a maior parte do debate acadêmico em empreendedorismo concede atenção desproporcionalmente superior ao papel do indivíduo e do individual no processo de empreender. Ao compreendermos o empreendedorismo como fenômeno genericamente coletivo, uma redução da ênfase sobre o indivíduo nos estudos desta área representa uma fonte para reflexões diferenciadas e insights relevantes ao aprofundamento do tema. Além disso, este estudo não pretende restringir a investigação do empreendedorismo aos fenômenos do mercado local; consideramos, sim, que na contemporaneidade, para as organizações, cooperativas atuantes, organizações públicas e outras instituições, a prática empreendedora também pode se configurar de maneira efetiva. Este estudo pretende contribuir no estímulo à prática empreendedora internacional a partir do contexto local, rumo ao estabelecimento e realização dos arranjos produtivos locais, através da geração de um diálogo com a rede (global) e a própria Academia. Na seção a seguir, será apresentada a reflexão teórica que fundamenta este estudo. Neste estudo, que tem como objeto a vitivinicultura do vale do São Francisco e a cultura do vinho (produção e consumo), busca-se compreender como estes elementos se articulam na construção de identidades diferenciadoras que projetam as especificidades da cultura local. De forma inovadora, esta pesquisa, irá utilizar uma abordagem discursiva, que busca entender por meio das práticas empreendedoras o processo social de produção e consumo e os sentidos gerados nesse processo. Este estudo não pretende ignorar o conjunto de tendências abrangentes de mudança configuradas em instâncias múltiplas, conforme destacado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Papai Noel Voluntário: uma parceria entre a U|FPE e os Correios
Descrição: Projeto concebido para estabelecer uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para fins de angariar doações (presentes) para serem distribuídos com crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica residentes na Região Metropolitana do Recife por ocasião dos festejos natalinos, integrando o projeto Papai Noel dos Correios. O projeto contou com a participação dos diversos segmentos da comunidade universitária da UFPE (professores, alunos e servidores técnico-administrativos), fomentando o espírito de solidariedade e voluntariado...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Maria Christianni Coutinho Marçal - Integrante / Chussy Karlla Antunes - Integrante / Simone Dias de Azevedo - Integrante / João Paulo Rodrigues do Nascimento - Coordenador / Monica Barbosa Gueiros - Integrante / Geysa DÁvila Arruda - Integrante.
2014 - 2014
Topologias Culturais ou Cultura Topológica?

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sérgio Carvalho Benício de Mello em 21/08/2014.
Descrição: Espaço, inevitavelmente, desempenha um papel importante em nossas vidas sociais. Ao falar com vizinhos, ler jornal, ir ao ginásio, responder ao e-mail, desenhamos pressupostos e compreensão a respeito de espacialidade e temporalidade. O filósofo e sociólogo Rob Shields é um especialista de âmbito mundial na temática das topologias culturais. Sua palestra visa iluminar suas experiências na área, questionando como entender o espaço como uma forma múltipla, dinâmica, intangível, ainda presente, de conhecimento. Sua abordagem é inovadora e instigante, nos conduzindo para além das ideias tradicionais de tempo e espaço, buscando compreender a multiplicidade de espacializações e relacioná-las com a nossa vida cotidiana. O evento foi uma palestra realizada no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA - UFPE) às 10h do dia 26 de fevereiro de 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Christianni Coutinho Marçal - Integrante / Sérgio Carvalho Benício de Mello - Coordenador / Robert Macarthur Shields - Integrante / Jouberte Maria Leandro Santos - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2014
Agência de fomento: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de PE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Tecnologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Melhor trabalho de apresentação oral, do grupo de trabalho "Sistemas de Informações, Inovação e Economia Criativa para o desenvolvimento", Congresso Sober NE 2014: Novos Desafios para o Desenvolvimento; O Nordeste tem sede de quê?.
2013
Professora Homenageada, Universidade Federal de Pernambuco.
2013
Professora Homenageada, Universidade Federal de Pernambuco.
2010
Professora Homenageada, Faculdade Frassinetti do Recife.
2007
Obtenção do Grau de DISTINÇÃO pela dissertação: " A Experiência de Consumo e Técnicas Corporais: Uma Reflexão Antropológica e Política em Paul Virilio", Propad: Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco.
2006
Melhor Artigo 2006, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.
2005
Professora Homenageada, Faculdade Frassinetti do Recife.
2003
Professora Homenageada, Faculdade Frassinetti do Recife.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, M.I.S.2015CORRÊA, M.I.S. ; SOUZA, A.C.R. ; MARÇAL, M. C. C. ; GUERRA, K. R. S. ; MELLO, S. C. B. . Os sistemas de bilhetagem eletrônica e suas múltiplas dimensões: um estudo sobre o SBE da região metropolitana do Recife. NAVUS Revista de Gestão e Tecnologia, v. 5, p. 60-73, 2015.

2.
MARÇAL, M. C. C.2014MARÇAL, M. C. C.; MELLO, S. C. B. ; CORRÊA, M.I.S. ; SOUZA, A.C.R. . A EXPERIÊNCIA DO PRIMEIRO ANO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA ?ECONOMIA CRIATIVA? EM PERNAMBUCO. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA, v. 2, p. 228-248, 2014.

3.
MARÇAL, M. C. C.2012MARÇAL, M. C. C.; Mello, S.C.B de ; CORRÊA, M.I.S. . As crises silenciadas pela modernidade e pelas tecnologias da cultura da virtualidade real. Revista FAMECOS (Online), v. 19, p. 249-263, 2012.

4.
CORREA, M.I.S.2012CORREA, M.I.S. ; SOUZA, A.C.R. ; MARÇAL, M. C. C. . O USO DO QR CODE NA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: o caso da rede social WineTag. Informe: Estudos em Biblioteconomia e Gestão da Informação, v. 1, p. 118-132, 2012.

5.
MARÇAL, M. C. C.2012MARÇAL, M. C. C.; Mello, S.C.B de ; GUERRA, J.R.F. ; ROCHA, D.D.S DA . A PERSPECTIVA DIALÓGICA NO AGIR EMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LAN HOUSE. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 73, p. 813-828, 2012.

6.
MELLO, S. C. B.2009 MELLO, S. C. B. ; MARÇAL, M. C. C. ; Fonseca, F.R.B. . Os sentidos do trabalho precarizado na Metropolis: fato e ficção. O&S. Organizações & Sociedade, v. 16, p. 307-323, 2009.

7.
Fonseca, F.R.B.2008Fonseca, F.R.B. ; Mello, S.C.B de ; MARÇAL, M. C. C. ; CORREA, M.I.S. . JOVENS EMPREENDEDORES ESTÃO PREPARADOS PARA EMPREENDER EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA?. Revista de Negócios, v. 13, p. 67-80, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
MARÇAL, M. C. C.; Mello, S.C.B de . Problematizando o discurso tecnológico e seus desagravos. In: Mello, Sérgio Carvalho Benício de. (Org.). Construção Social da Tecnologia e Teoria do Discurso. 1ed.Recife: UFPE, 2014, v. 1, p. 19-37.

2.
MARÇAL, M. C. C.; MELLO, S. C. B. . Articulando a construção social da tecnologia e a teoria do discurso. In: Mello, Sérgio C. Benício de. (Org.). Construção social da tecnologia e teoria do discurso. 1ed.Recife: UFPE, 2014, v. 1, p. 145-177.

3.
MACÊDO, J.S. ; MARÇAL, M. C. C. ; MELLO, S. C. B. . A construção social da tecnologia. In: Mello, Sérgio Carvalho Benício de. (Org.). Construção social da tecnologia e teoria do discurso. 1ed.Recife: UFPE, 2014, v. 1, p. 39-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, M.I.S. ; SOUZA, A.C.R. ; MARÇAL, M. C. C. ; GUERRA, K. R. S. ; MELLO, S. C. B. . O SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA E SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES. In: Congresso da Sober NE 2014: Novos Desafios para o Desenvolvimento; O Nordeste tem sede de quê?, 2014, Caruaru. IX SOBER NE, 2014.

2.
MARÇAL, M. C. C.; MELLO, S. C. B. ; CORRÊA, M.I.S. ; SOUZA, A.C.R. . A experiência do primeiro ano de institucionalização da política pública na área da economia criativa em Pernambuco. In: Sober NE 2014: Novos Desafios para o Desenvolvimento; O Nordeste tem sede de quê?, 2014, Caruaru. IX SOBER NE, 2014.

3.
CORREA, M.I.S. ; SOUZA, A.C.R. ; MARÇAL, M. C. C. ; GUERRA, K. R. S. ; MELLO, S. C. B. . O sistema de bilhetagem eletrônica e suas múltiplas dimensões. In: 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2013, Brasília. 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 2013.

4.
CASTRO, T. C. ; SOUZA, A.C.R. ; CORRÊA, M.I.S. ; MARÇAL, M. C. C. . A Construção do perfil dos consumidores de vinhos do Vale do São Francisco na cidade do Recife. In: XII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2012, Recife. XII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2012.

5.
BARBOSA, W. A. C. ; SOUZA, A.C.R. ; MARÇAL, M. C. C. ; CORRÊA, M.I.S. . Os significados do consumo do vinho do Vale do São Francisco, um estudo junto aos consumidores da cidade de Recife. In: XII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2012, Recife. XII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2012.

6.
CORRÊA, M.I.S. ; SOUZA, A.C.R. ; MARÇAL, M. C. C. . O Uso do QR Code na Gestão da Comunicação: O Caso da Rede Social Wine Tag. In: 2° Encontro de Estudos Sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação, 2011, Recife. A Gestão da Informação na Era do Conhecimento, 2011.

7.
MARÇAL, M. C. C.; CORREA, M.I.S. ; Fonseca, F.R.B. ; Mello, S.C.B de . Os Reflexos "Reais" da Tecnologia e as Crises Silenciadas. In: V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2009, Salvador. V ENECULT, 2009.

8.
SOUZA, A.C.R. ; CORRÊA, M.I.S. ; MARÇAL, M. C. C. ; MELLO, S. C. B. ; MACÊDO, J.S. . As Práticas Estratégicas e a Construção da Identidade de Bens Desterritorializados: Um Estudo Exploratório em Vinículas Americanas. In: IV Encontro de Estudos em Estratégias, 2009, Recife2. IV Encontro de Estudos em Estratégia, 2009.

9.
MARÇAL, M. C. C.; BRANDÃO, H.A. . O Encontro da Etnografia com as Consumidoras de um Ftness Center: o [Des]velar de um Caminho Metodológico. In: III Encontro de Marketing da ANPAD: III EMA 2008, 2008, Rio Grande do Sul. EMA 2008, 2008.

10.
MARÇAL, M. C. C.; Mello, S.C.B de . O ATO DE MALHAR: UM RITUAL DA CULTURA DO SACRIFÍCIO CONTEMPORÂNEA QUE CONDUZ O SOCIAL. In: IV ENECULT : Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2008. IV ENECULT.

11.
MARÇAL, M. C. C.; Mello, S.C.B de . A Experiência de Consumo e Técnicas Corporais: Uma Reflexão Antropológica e Política em Paul Virilio. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007.

12.
MARÇAL, M. C. C.; Mello, S.C.B de ; Fonseca, F.R.B. . Vivendo a Metropolis e o Mundo do Trabalho Precarizado. In: I Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 2007, Natal. I Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, 2007.

13.
MARÇAL, M. C. C.; SOUZA, A.C.R. . O "Olhar" de Quem Experiencia o Marketing no Fitness Center: o Templo do Consumo do Corpo Pós-Moderno. In: XXXI Encontro da ANPAD, 2007, Rio de Janeiro. XXXI Encontro da ANPAD, 2007.

14.
MARÇAL, M. C. C.; Mello, S.C.B de ; CORREA, M.I.S. . Refletindo a Tecnocultura e o Culto ao Corpo "Próprio"...Sobre a Hibridização da Técnica com o Vivente. In: III ENECULT, 2007, Salvador. III ENECULT: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2007.

15.
Fonseca, F.R.B. ; Mello, S.C.B de ; MARÇAL, M. C. C. . Os Jovens Empreendedores de Empresas de Base Tecnológica Estão Preparados pra Empreender? Uma Abordagem Qualitativa das Intenções de Empreender e Âncoras de Carreira. In: Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2006, Balneário de Camboriú. Slade Brasil 2006 & Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2006.

16.
MARÇAL, M. C. C.; Fonseca, F.R.B. ; GUERRA, J.R.F. . Cultura do Consmo na Era da Informação: a Lan House e seus Players. In: XXX Encontro da ANPAD, 2006, Salvador. XXX Encontro da ANPAD, 2006.

17.
MARÇAL, M. C. C.; Mello, S.C.B de ; GUERRA, J.R.F. . Cultura e Virtualidade Real: Um Estudo sobre o Consumo na Lan House. In: II ENECULT: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2006, Salvador. II ENECULT: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2006.

18.
MARÇAL, M. C. C.; ROCHA, D.D.S DA ; GUERRA, J.R.F. ; Mello, S.C.B de . Desvelando o Agir Empreendedor na Visão de um Modelo Dialógico. In: XVI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2006, Salvador. XVI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2006.

19.
Fonseca, F.R.B. ; MARÇAL, M. C. C. ; Mello, S.C.B de ; CORREA, M.I.S. ; VIEIRA, R.S.G. . Intenções de Empreender e Âncoras de Carreira: Os Estudantes Concluintes e Egressos dos Cursos de Base Tecnológica estão Preparados para Empreender?. In: XXVI ENEGEP XII ICIEOM, 2006, Fortaleza. Anais do XXVI ENEGEP XIIN ICIEOM, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, I. C. ; MARÇAL, M. C. C. . Assessoria secretarial: o secretário e a ética. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARÇAL, M. C. C.; Mello, S.C.B de ; CORRÊA, M.I.S. ; SOUZA, A.C.R. . A experiência do primeiro ano de institucionalização da política pública na área da economia criativa em Pernambuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CORRÊA, M.I.S. ; SOUZA, A.C.R. ; MARÇAL, M. C. C. . O uso do QR Code na Gestão da Comunicação: O caso da rede social Wine Tag. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUZA, A.C.R. ; CORRÊA, M.I.S. ; MARÇAL, M. C. C. ; MELLO, S. C. B. ; MACÊDO, J.S. . As práticas estratégicas e a construção da identidade de bens desterritorializados: um estudo exploratório em vinículas americanas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MARÇAL, M. C. C.; CORRÊA, M.I.S. ; Fonseca, F.R.B. ; MELLO, S. C. B. . Os Reflexos reais da tecnologia e as crises silenciadas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MARÇAL, M. C. C.; MELLO, S. C. B. ; Fonseca, F.R.B. . Vivendo a Metropolis e o Mundo do Trabalho Precarizado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARÇAL, M. C. C.; SOUZA, A.C.R. . O 'olhar' de quem experiencia o marketing no fitness center: o templo de consumo do corpo pós-moderno. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MARÇAL, M. C. C.; MELLO, S. C. B. ; CORRÊA, M.I.S. . Refletindo a tecnocultura e o culto ao corpo 'próprio'... Sobre a hibridização da técnica com o vivente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MARÇAL, M. C. C.; MELLO, S. C. B. . A experiência do consumo e técnicas corporais: uma reflexão em Paul Virilio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Fonseca, F.R.B. ; MELLO, S. C. B. ; MARÇAL, M. C. C. ; CORRÊA, M.I.S. . Os jovens empreendedores de empresas de base tecnológica estão preparados para empreender? Uma abordagem qualitativa das intenções de empreender e âncoras de carreira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MARÇAL, M. C. C.; Fonseca, F.R.B. ; GUERRA, J.R.F. . Cultura do consumo na era da informação: a lan house e seus players. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MARÇAL, M. C. C.; MELLO, S. C. B. ; Fonseca, F.R.B. . Cultura e virtualidade real: um estudo sobre o consumo na lan house. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Filho Teixeira, J.G. ; MARÇAL, M. C. C. . Parecer sobre relatório final do projeto de extensão intitulado:'Dia: diversão, inclusão e arte'. 2017.

2.
ANTUNES, C. K. ; MARÇAL, M. C. C. . Parecer sobre relatório Final do Projeto de Pesquisa intitulado: 'A dualidade dos concursos públicos no campo secretarial'. 2017.

3.
Filho Teixeira, J.G. ; MARÇAL, M. C. C. . Parecer sobre relatório final do projeto de extensão intitulado: 'Finanças em Ação'. 2017.

4.
GONCALVES, S. A. L. ; ANTUNES, C. K. ; MARÇAL, M. C. C. ; AZEVEDO, S. D. ; NASCIMENTO, J. P. R. . Reformulação do Projeto Pedagógico do curso de bacharelado em Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco. 2016.

5.
ANTUNES, C. K. ; MARÇAL, M. C. C. . Parecer sobre relatório final de projeto de extensão intitulado: Curso de Extensão em Consultoria Secretarial. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARÇAL, M. C. C.. As potencialidades e os limites presentes na economia criativa de Pernambuco no período de 2013-2016. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
BARBOSA, W. A. C. ; SOUZA, A.C.R. ; MARÇAL, M. C. C. ; CORRÊA, M.I.S. . Os significados do consumo do vinho do vale do São Francisco: Um estudo junto aos consumidores da cidade de Recife. 2012. (Comunicação de Poster).

3.
CASTRO, T. C. ; SOUZA, A.C.R. ; MARÇAL, M. C. C. ; CORRÊA, M.I.S. . A construção do perfil dos consumidores de vinhos do vale do São Francisco na cidade do Recife. 2012. (Comunicação de Poster).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELLO, S. C. B.; VIEIRA, Ricardo Sérgio Gomes; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Carlos César de Oliveira Lacerda. Se esse cais fosse meu, eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante: Gestão do espaço urbano e a luta pela significação entre discursos e [R] existência. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
BARROSO, H. C. M. P.; PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Luciana Correia Barbosa. Aprendizagem organizacional na economia criativa: um processo social a partir da atuação dos gestores. 2016.

3.
BARROSO, H. C. M. P.; PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Lednara de Castro Silva. A ação empreendedora na indústria criativa: a expertise dos produtores de cinema de Pernambuco. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
PEREIRA, E.L.; LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza; MARÇAL, M. C. C.; PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de. Participação em banca de Edilange Luiz Pereira. A cultura carnavalesca da bomba do hemetério como recurso econômico: uma análise pós desenvolvimentista. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
MELLO, S. C. B.; OLIVEIRA, E. A. M.; SOUZA, A.C.R.; CHAVES, H. L. A.; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Jouberte Maria Leandro Santos. Porque a cidade é feita pelas pessoas: Disputas de significado e antagonismo no âmbito do urbano. 2017. Tese (Doutorado em Propad: Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Mello, S.C.B de; OLIVEIRA, E. A. M.; CHAVES, H. L. A.; CORRÊA, M.I.S.; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Cédrick Cunha Gomes da Silva. MEU CARRO É UMA BIKE: Ciclomobilidade como política pública em metrópoles do sul global. 2017. Tese (Doutorado em Propad: Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Mello, S.C.B de; PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de; MAGNANI, F. S.; SOUZA, A.C.R.; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Juliana Silva de Macêdo. O que à praça vai e vem, duas casas mantém: moldando o mototaxi e construindo uma mobilidade urbana porta a porta. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
DOURADO, D. C. P.; MENDONCA, J. R. C.; BISPO, M. S.; GUERRA, J.R.F.; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Iraneide Pereira da Silva. Construção de Sentidos sobre a relação tempo de trabalho e tempo livre: um olhar sobre os trabalhadores de serviços de hospitalidade. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
VIEIRA, Ricardo Sérgio Gomes; Mello, S.C.B de; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Carlos César de Oliveira Lacerda. O espaço urbano e o direito à cidade: a luta pela significação entre conflitos, dscursos e [r]existência. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
BARBOSA, L. C.; BARROSO, H. C. M. P.; PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Luciana Correia Barbosa. Atuação do gesto da economia criativa no processo social de aprendizagem organizacional e sua contribuição para promoção da gestão da criatividade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza; PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Edilange Luiz Pereira. Configuração do carnaval da Bomba do Hemetério por uma lógica desenvolvimentista de economia criativa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de; BARROSO, H. C. M. P.; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Lednara de Castro Silva. O processo de inovação em empresas audiovisuais sob o olhar de produtores independentes: um estudo de caso comparativo no cenário da indústria cinematográfica pernambucana. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Araújo, M.M. de Souza; Santos, J.C.; MARÇAL, M. C. C.. Participação em banca de Andréa Alves Santos.A excelência no atendimento ao cliente de vestuário feminino em lojas de médio porte do shopping center recife. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Negócios) - Associação Educacional Boa Viagem.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARÇAL, M. C. C.; GONCALVES, S. A. L.; OLIVEIRA, R. R.. Docente para magistério de nível superior no curso de secretariado. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MARÇAL, M. C. C.. Docente para Magistério de Nível Superior no curso de Administração. 2015. Universidade de Pernambuco.

Outras participações
1.
SOUSA, A. P.; SOUZA, A.C.R.; MARÇAL, M. C. C.; ALBUQUERQUE, J. L.. Pro-Uni: Uma verdadeira Política Pública?. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
MARÇAL, M. C. C.; NOGUEIRA, R.B.. Ocupação Feminina nos Cargos Executivos das Empresas de Pernambuco. 2010. FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE.

3.
MARÇAL, M. C. C.; Soares, E.A.R. Controladoria Social: Um Estudo Sobre a Percepção dos Docentes e Discentes na Formação Acadêmica das Práticas de Responsabilidade Social. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Formação e Planejamento Docente da UFPE. 2016. (Encontro).

2.
Congresso da Sober NE 2014: Novos Desafios para o Desenvolvimento; O Nordeste tem sede de quê?. A experiência do primeiro ano de institucionalização da política pública na área da economia criativa em Pernambuco. 2014. (Congresso).

3.
Economia Criativa e Suas Potencialidades. 2014. (Encontro).

4.
Razão Populista: A teoria do discurso e os dilemas atuais das esquerdas na américa latina. 2013. (Outra).

5.
XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.A construcao do perfil dos consumidores de vinhos do vale do sao francisco na cidade do recife. 2012. (Outra).

6.
XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Os significados do consumo do vinho do vale do São Francisco: Um estudo junto aos consumidores da cidade de REcife. 2012. (Outra).

7.
2° Encontro de Estudos Sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação.O Uso do QR Code na Gestão da Comunicação: O Caso da Rede Social Wine Tag. 2011. (Encontro).

8.
Seminário de Inovação Organizacional: Conceitos e Desafios. 2009. (Seminário).

9.
V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Os Reflexos. 2009. (Encontro).

10.
I Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Vivendo a Metropolis e o Mundo do Trabalho Precarizado. 2007. (Congresso).

11.
III ENECULT: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Refletindo a tecnocultura e o culto ao corpo ?próprio?? sobre a hibridização da técnica com o vivente. 2007. (Congresso).

12.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. A Experiência de Consumo e Técnicas Corporais: Uma Reflexão Antropológica e Política em Paul Virilio. 2007. (Congresso).

13.
30º ENANPAD: Encontro do ANPAD. Cultura do Consmo na Era da Informação: a Lan House e seus Players. 2006. (Congresso).

14.
II ENECULT: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Cultura e Virtualidade Real: Um Estudo sobre o Consumo na Lan House. 2006. (Congresso).

15.
XVI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas.Desvelando o Agir Empreendedor na Visão de um Modelo Dialógico. 2006. (Seminário).

16.
Rafic Farah - A Arte da Sedução Gráfica. 2001. (Oficina).

17.
Planejamento de Mídia, Estratégia e Tática. 2000. (Outra).

18.
Laboratório de Marketing e Comunicação. 1998. (Oficina).

19.
Ciclo de Palestras sobre Gestão e Negócios Internacionais. 1996. (Encontro).

20.
Palestra Marketing Lojista na Era do Plano Real. 1995. (Encontro).

21.
Quinta Semana do Pequeno Empreendedor FCAP. 1995. (Seminário).

22.
Primeiro Seminário Internacional, A Integração Européia: Desafios e.... 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARÇAL, M. C. C.. 2 Edição da Jornada Acadêmica do Curso de Secretariado Executivo da UFPE. 2017. (Outro).

2.
MARÇAL, M. C. C.. 1ª Jornada Acadêmica de Secretariado Executivo da UFPE. 2016.. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Débora Cardoso Xavier. Pesquisa de satisfação: como o SESI de Pernambuco tem utilizado o resultado das pesquisas de satisfação para melhorar a prestação do serviço, a satisfação do cliente e os indicadores de resultados da organização. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing e Vendas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

2.
Fernando Antonio Coelho de Medeiros. A utilização das mídias sociais na comunicação dos Jogos industriais do SESI Pernambuco. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing e Vendas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

3.
Kennedy Alves Leite. Marketing Esportivo como ferramenta importante para o fortalecimento da imagem da marca Sesi.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing e Vendas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

4.
Selme Feitosa Gomes Duarte. Qual a importância do marketing para o aumento das vendas do produto educação de jovens e adultos do Sesi-PE?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Executivo em Gestão de Marketing e) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

5.
Daniele Silva de Andrade. Um estudo da satisfação e fidelidade dos clientes na geração de lucratividade das empresas: um estudo de caso da empresa Mayekawa do Brasil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Executivo em Gestão Estratégica de) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

6.
Deyse Pereira Freire. O atendimento como ferramenta de lealdade no varejo de vizinhança. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Executivo em Gestão Estratégica de) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

7.
Fernanda Biondi de Melo. A fé que aquece o mercado: como o segmento religioso gera milhões e abre novos mercados. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Executivo em Gestão Estratégica de) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

8.
Nara Siqueira Viana. Uma análise bibliográfica sobre a representação do status através dos bens de consumo na sociedade contemporânea. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Executivo em Gestão Estratégica de) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

9.
Sylmara Kercia de Alencar Ferreira. Qual a eficácia da comunicação interna da unidade do SESI de Araripina. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de MBA Executivo em Gestão de Marketing e Vendas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

10.
Gustavo Vasconcelos de Andrade. A impessoalidade na gestão de marcas governamentais: um estudo de caso sobre a marca do governo do estado de PE. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Especialização em Gestão de Marcas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

11.
Thais Mendonça dos Santos. Análise dos conceitos de gestão de marca utilizada pela Globo filmes nos primeiros anos de sua criação: um estudo de caso sobre a concepção e produção do filme o auto da compadecida. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Especialização em Gestão de Marcas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

12.
Anderson Luiz Ferraz Rodrigues. A utilizacao de novas midias como ferramenta de marketing: um estudo sobre o coupong, ação de marketing mobile do shopping center recife. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Marcas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

13.
Danilo Martins Pontes da Silva. Trade marketing: possiveis conflitos no relacionamento com a forca de vendas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Marcas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

14.
Ana Barretto Parmera. Como o facebook influencia na divulgacao da marca pizzaria atlantico? Um estudo de caso sobre amigos do pedaco. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Marcas) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

15.
Trizia Maria Melo de Assis. A influência do achocolatado em pó Nescau em formato tornado, na decisão de compra do público jovem. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Marketing) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

16.
Maria Betânia Correia Monteiro. Um estudo de caso em uma empresa de varejo. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Marketing) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

17.
Suênia Estelina da Costa. O Shopping Center como um potente veículo de mídia alternativa. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Estratégica de Negócios) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

18.
João José da Mata Neto. Refletindo um Plano de Marketing no Período de Volta às Aulas no Atacadão da Papelaria. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Marketing) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

19.
Fernando Mesquita. : A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA FIDELIZAR CLIENTES EM EMPRESAS DO SEGMENTO DE PANIFICAÇÃO. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Marketing) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

20.
Edjane Cavalcante da Silva. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO BRASIL NO SÉCULO XXI. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Marketing) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

21.
Eduardo Aguiar. A VALIDAÇÃO DO PLANO DE MARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Marketing) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elayne Maria de Santana. Gestão de processos administrativos. Relatório de estágio supervisionado obrigatório. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

2.
Elurdiane Paula da Silva. Sistema Secretarial. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

3.
Ivângela Camara Barbosa. Assessoria secretarial: o secretário e a ética. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

4.
Julyanne Raysa Ferreira Sobral. Comunicaão Secretarial pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

5.
Rosilene Maria Santos. Gestão de processos administrativos. Relatório de estágio supervisionado obrigatório. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

6.
Valeria Patricia Nascimento Pereira Moura. Assessoria: a essência do secretariado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

7.
Barbara de Siqueira Ferreira. Exposição da prática secretarial na SEFAZ_PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

8.
Hugo Henrique de Souza Borges. Relato de experiência na secretaria da pró-reitoria de extensão e cultura da UFPE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

9.
Joina Ijuniclair Arruda Silva dos Santos. Assessoria Secretarial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

10.
Jullia Karoline de Santana. A influência da comunicação interpessoal da secretária executiva no âmbito organizacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

11.
Mariane Barreto da Cunha Leal. Subsistema secretarial: gestão de relacionamento com o cliente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

12.
Ravell Souza Lopes. Relatório de estágio supervisionado na seção de assentamento funcional digital - SAFD. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

13.
Susy Mariah Ferreira da Silva. Práticas secretariais na gestão pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

14.
Carlos Gomes da Silva Junior. Relatório de estágio supervisionado não obrigatório. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

15.
Eronildo Lopes. Relatório de Estágio Supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

16.
Fábio Lourenço de Souza. Relatório de Estágio Supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

17.
Luana Assunção Silva. Relatório de Estágio Supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

18.
Klécia Almeida. Relatório de Estágio Supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

19.
Hendrick Cunegundes. Relatório de Estágio Supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

20.
Nathalia Xavier Pessoa de Melo. Como a ambientacao de loja interfere no comportamento de compra do consumidor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

21.
Roberta Quidute Braz. Marketing de Relacionamento entre Fornecedores e Hospitais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

22.
Artur Felipe Cunha Silva. O desenvolvimento e a aplicacao de um plano de marketing em uma pequena empresa de comercio varejista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

23.
Renata Carvalho de Freitas. A importância do monitoramento nas mídias sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

24.
Caio Cezar Abreu Pessoa de Albuquerque. Treinamento e Desenvolvimento na Petrobras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

25.
Mariana de Araújo Santos. Relatório de Estágio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

26.
Auricléa Marques Pereira. Construindo uma Rede de Relacionamento nos Correios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

27.
Francisco José Coutinho Lins. Análise Estratégica de Marketing no Studyo Ana Souza. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

28.
André Thiago Barbosa Santiago. Segmentação de Mercado I. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

29.
Elisandra Carla Barros da Paz. Análise do Serviço de Divulgação/Propaganda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

30.
Sérgio Gonçalves da Silva. Relatório de Estágio Supervisionado I. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

31.
Delaine Héwany Martins da Silva. Relatório de Estágio Supervisionado I. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

32.
Carlos Alberto Alves Filho. Troca do Receituário (Relatório de Estágio Supervisionado II). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

33.
Pedro Augusto M.Cajé. Política de Preços: Segmentação e Relatividade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

34.
Ana Patrícia da Silva Santos. Marketing de Serviços no Banco Bradesco SA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

35.
Daniel da Costa e Sírio. A importância do Marketing de Relacionamento: Plano de Estágio Curricular da Empresa Unibanco. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

36.
André Thiago Barbosa Santiago. Segmentação de Mercado II. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

37.
Valdenice Pedro da Silva. Ser doador de órgãos: Sim ou Não?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

38.
Carlos Alberto Alves da Silva Filho. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

39.
Márcia Andrezza da Silva Lira. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

40.
Márcio Rodrigo Lopes. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

41.
Thiago Soares Marques. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

42.
Juliana Alves. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

43.
Francisco Pina Cavalcanti Filho. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

44.
Manuela Hugo. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

45.
David Ricardo Vaz da Silva. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

46.
Caio Granja Alencar. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

47.
Mariana Apolinário. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

48.
Ludimila Rocha de Castro. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

49.
Fabiana Thorpe. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

50.
Elizângela Jerônino. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

51.
Flávia Ramos. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

52.
Daniela Braga D`avis. Relatório de Estágio Supervisionado para Conclusão de Curso: Área de Concentração: Marketing. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

Iniciação científica
1.
Kesia Marques da silva. CRM Aplicado ao Varejo: Como o Segmento de Lojas de Vestuário Feminino, que Sofre com a Sazonalidade da Moda e Estações se Relaciona com Clientes. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Administração de Empresas) - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

Orientações de outra natureza
1.
Eduardo Edilson Gonçalves dos Santos. Monitoria. 2017. Orientação de outra natureza. (Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

2.
Wildjane Correia da Silva Lima. Estágio Supervisionado não obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

3.
Joina Ijuniclair Arruda Silva dos Santos. Estágio Supervisionado não obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

4.
Lilian Andresa Maria de Santana. Estágio Supervisionado não obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

5.
Elurdiane Paula da Silva. Estágio Supervisionado não obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

6.
Valéria Patrícia Nascimento Pereira Moura. Estágio Supervisionado não obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

7.
Joina Ijuniclair Arruda Silva dos Santos. Estágio Supervisionado não obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

8.
Sílvia Margarida Lins. Estágio Supervisionado não obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

9.
Joina Ijuniclair Arruda Silva dos Santos. Monitoria da Disciplina Marketing Empresarial. 2016. Orientação de outra natureza. (Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.

10.
Valéria Patrícia Nascimento Pereira Moura. Estágio Supervisionado não obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Christianni Coutinho Marçal.



Outras informações relevantes


Aprovada em 1º lugar em concurso para professor assistente do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco DCA-PROPAD, em 2010.

Bolsista da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES 2010-2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 13:31:02