Juliana Montenegro Seron

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3070192956405562
  • Última atualização do currículo em 16/05/2018


Mestre em Educação Física pelo PPG em Educação Física UEM/UEL. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Integrou o Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq (integrante do LAPEC Laboratório de Pesquisas e Estudos em Cultura). Tem experiência em Educação Física, Artes e Filosofia na rede particular de ensino de Maringá - Educação Infantil e Ensino Fundamental há 17 anos. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física, Dança e Educação, além de História da pós-graduação e Políticas públicas de pós-graduação, por meio de investigações teóricas e projetos de pesquisa. Atua no Grupo Rhema Educação em diversas áreas da educação em cursos de pós-graduação Lato Senso. Atua como palestrante motivacional e ministra formação continuada e capacitação para profissionais da Educação. Atua como Docente na Faculdade Cidade Verde e no Ensino Médio no Colégio Axia de Maringa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Montenegro Seron
Nome em citações bibliográficas
MONTENEGRO-SERON, J.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação Física - Uel - Uem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG 2011-2020) E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Larissa Michele Lara.
2001 - 2005
Graduação em educaçao fisica.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A dança na Educação Física escolar: uma possibilidade de intervenção a partir da abordagem crítico-emancipatória.
Orientador: Professora Dra Larissa Michelle Lara.




Atuação Profissional



Colégio Objetivo de Maringá, SOEDMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Prefeitura Municipal de Araruna, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Dança, Carga horária: 10
Outras informações
Aulas de Ballet, Jazz e Street Dance


colegio Nobel, CN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2014
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Aulas ministradas: Educação Física, Artes, Filosofia Para turmas de Educação Infantil e Ensino fundamental. Aulas ministradas de Dança e Teatro como atividade extra-curricular.

Atividades

05/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes
Dança
Educação Física
Filosofia

Colégio Axia, AXIA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10


Faculdade Cidade Verde, FCV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4


Instituto Rhema Educação, IRE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor



Linhas de pesquisa


1.
Estudo da Cultura e das Práticas Corporais
2.
Estudo das políticas de pós-graduação


Projetos de pesquisa


2012 - 2015
Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade
Descrição: O Grupo de Pesquisa "Corpo, Cultura e Ludicidade" encontra-se vinculado ao Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina (PEF-UEM-UEL). Surge em 2004, na UEM, a partir das produções coletivas realizadas por pesquisadores, os quais desenvolviam temáticas como: universo lúdico da cultura do corpo, história da infância, dimensões socioculturais do lazer, formação de professores, políticas públicas de esporte/lazer e práticas corporais. A partir de 2010, o Grupo assume outras frentes investigativas, sendo formado por professores/pesquisadores do DEF/UEM, por pós-graduandos vinculados ao PEF-UEM-UEL e por universitários diretamente ligados à pesquisa e à iniciação científica. De 2008 a 2011, o grupo desenvolveu pesquisas com políticas públicas de esporte e lazer em comunidades quilombolas no Paraná, cuja disseminação da produção teórica e vídeo-documental encontra-se em processo. Tem como meta investigativa atual a educação física em países da América Latina, bem como o desenvolvimento de políticas públicas de esporte elazer em âmbito nacional. Sua dinâmica engloba encontros para estudo, pesquisa, organização de publicações e eventos. Os encontros são realizados semalmente visando dar sistematicidade às atividades desenvolvidas, fomentando debates, intercâmbios e intensificando as produções acadêmico-científicas em torno da cultura, do esporte, do lazer, das práticas corporais e das políticas públicas...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Centralidade da cultura e qualidade na educação: perspectivas da educação física escolar na América Latina

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Larissa Michelle Lara em 22/09/2017.
Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo analisar a centralidade da cultura e a qualidade na educação no contexto da educação física escolar latinoamericana, visando à construção de um panorama que possibilite diálogos com a realidade brasileira. Especificamente, a investigação almeja: a) fomentar o debate sobre a centralidade da cultura e a qualidade na educação no contexto latinoamericano; b) identificar se o conceito de cultura é central no campo epistemológico da educação física escolar em Argentina, Colômbia e Chile e em que perspectivas teóricas; c) verificar o entendimento de educação de qualidade na educação física escolar dos países selecionados para essa investigação; d) discutir a realidade da educação física escolar latinoamericana a partir de aproximações e distanciamentos com o cenário brasileiro. O desenvolvimento investigativo ocorrerá por incursões teóricas pela literatura e também por meio de coleta em campo a partir do contato com professores de educação física na América Latina que trabalham com formação em Instituições de Ensino Superior, os quais serão sujeitos e também parceiros da pesquisa. O tratamento dos dados coletados ocorrerá por meio da análise de conteúdo, sendo o campo teórico orientado, notadamente, por referenciais dos Estudos Culturais e da Teoria Crítica...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Abordagens socioculturais em educação física

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Larissa Michelle Lara em 02/09/2014.
Descrição: Esse projeto de pesquisa tem por objetivo produzir conhecimento voltado para as abordagens socioculturais em educação física com vistas à elaboração de produção acadêmico-científica e didático-pedagógica para estudos junto à graduação e pós-graduação em Educação Física. Por meio de investigações acerca de práticas corporais, cultura, lazer e políticas públicas/sociais em seus aspectos sociológicos, antropológicos e filosóficos, serão preparadas as condições para efetivar a produção teórica coletiva. Os pesquisadores se utilizarão de métodos distintos conforme os temas de pesquisa delineados, envolvendo tanto o diálogo com a literatura como a coleta em campo. As produções coletivas resultarão em produção científico-acadêmica e didático-pedagógica que contribuirão com a consolidação de linhas de pesquisa junto à área Práticas sociais em educação física, do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, e com a formação discente e docente, aguçando, sobretudo, o interesse comum pelo ensino e pesquisa...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Corpo, cultura e ludicidade: estudos socioculturais na educação física

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Larissa Michelle Lara em 01/09/2014.
Descrição: Projeto de pesquisa voltado para o estudo de fenômenos socioculturais na Educação Física visando a produção de conhecimento para fins didáticos e de disseminação científica. Tem por foco o corpo, a cultura e a ludicidade, sendo desenvolvido por 8 docentes do Departamento de Educação Física da UEM, acadêmicos da instituição, alunos egressos e orientandos de PIC e PIBIC...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
Grupo de Ginástica do DEF/UEM

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ieda Parra Barbosa Rinaldi em 15/09/2014.
Descrição: Este projeto que tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de trabalho de experimentação gímnica, com o intuito de investigar o conhecimento historicamente construído e, as novas possibilidades de construção e re-construção do conhecimento a partir de uma prática crítica e reflexiva. Até o presente momento, alcançou plenamente as expectativas previstas. Constatamos isso a partir das ações desenvolvidas no referido projeto. Entre elas podemos citar: - as oficinas de experimentação gímnica que aconteceram ao longo do ano, as quais contribuíram para a ampliação dos conhecimentos concernentes a área da ginástica por meio da socialização do que foi historicamente produzido e que os participantes traziam de suas histórias de vida, e do que foi produzido pelo grupo quer seja individual ou coletivamente; - a produção de trabalhos que foram publicados periódicos da área, bem como em anais de eventos científicos, e que foram fruto dos estudos e pesquisas orientados pela coordenadora do projeto durante os encontros semanais; - a produção de composições coreográficas construídas coletivamente a partir das experimentações gímnicas, realizadas no decorrer do projeto, e que foram socializadas com alunos e professores das escolas da rede pública e privada de ensino, além de festivais específicos de Ginástica Geral, e de eventos de caráter cultural e artístico. Enfim, durante todos os trabalhos realizados foi possível observar que as intervenções junto aos participantes do grupo contribuíram para avanços na direção do desenvolvimento de uma prática pedagógica transformadora, principalmente no trato com os conhecimentos gímnicos...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2006
Grupo de Ginástica do DEF/UEM

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ieda Parra Barbosa Rinaldi em 15/09/2014.
Descrição: Este projeto que tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de trabalho de experimentação gímnica, com o intuito de investigar o conhecimento historicamente construído e, as novas possibilidades de construção e re-construção do conhecimento a partir de uma prática crítica e reflexiva. Até o presente momento, alcançou plenamente as expectativas previstas. Constatamos isso a partir das ações desenvolvidas no referido projeto. Entre elas podemos citar: - as oficinas de experimentação gímnica que aconteceram ao longo do ano, as quais contribuíram para a ampliação dos conhecimentos concernentes a área da ginástica por meio da socialização do que foi historicamente produzido e que os participantes traziam de suas histórias de vida, e do que foi produzido pelo grupo quer seja individual ou coletivamente; - a produção de trabalhos que foram publicados periódicos da área, bem como em anais de eventos científicos, e que foram fruto dos estudos e pesquisas orientados pela coordenadora do projeto durante os encontros semanais; - a produção de composições coreográficas construídas coletivamente a partir das experimentações gímnicas, realizadas no decorrer do projeto, e que foram socializadas com alunos e professores das escolas da rede pública e privada de ensino, além de festivais específicos de Ginástica Geral, e de eventos de caráter cultural e artístico. Enfim, durante todos os trabalhos realizados foi possível observar que as intervenções junto aos participantes do grupo contribuíram para avanços na direção do desenvolvimento de uma prática pedagógica transformadora, principalmente no trato com os conhecimentos gímnicos...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Proficiência em Língua Inglesa, Universidade Estadual de Maringá.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONTENEGRO-SERON, J.2007 MONTENEGRO-SERON, J.; LARA, L. M. ; SERON, T. D. ; RINALDI, I. P. B. . Dança e Ginástica nas abordagens metodológicas da educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, p. 155-170, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; RINALDI, I. P. B. . A dança na educação física escolar e a abordagem crítco emancipatória. In: Paula Fontoura. (Org.). Coleção Pesquisa em Educação Física. São Paulo: Fontoura, 2006, v. 4, p. 16-21.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LARA, L. M. ; MONTENEGRO-SERON, J. ; MARANI, V. ; STAREPRAVO, F. A. . Memória do primeiro programa de pós-graduação associado em educação física do Brasi. In: 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 2013, La Plata. 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 2013.

2.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; RINALDI, I. P. B. . A dança na educação física escolar e a abordagem crítico emancipatória.. In: Congresso Paulista de Educação Física, 2006, Jundiaí. Coleção Psquisa em Educação Física. Jundiaí: Fontoura, 2006. v. 4. p. 16-21.

3.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; RINALDI, I. P. B. . GInástica Acrobática e formação humana: um encaminhamento metodológico. In: III Fórum Internacional de Ginástica Geral, 2005, Campinas. III Fórum Internacional de Ginástica Geral. Campinas, 2005. v. 1. p. 134-137.

4.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; RINALDI, I. P. B. . Metodologias de ensino da educação física e manifestações da cultura: uma perspectiva pedagógica. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - I Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2005, Porto Alegre. Ciência para a vida - Educação física e ciências do esporte, 2005. v. 1. p. 176-176.

5.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; TORTOLA, E ; RIBEIRO, D. . Laboratório de Linguagem Corporal: possibilidades de ensino, pesquisa e vivências corporais. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Fisica da Universidade Estadual de MAringá, 2005, Maringá. Educação Física e Esportes: formação e intervenção profissional. Maringá, 2005. v. 1. p. 128-128.

6.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; RINALDI, I. P. B. . Dimensões pedagógicas da dança e da ginástica no contexto da eduação física. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Fisica da Universidade Estadual de Maringá, 2005, Maringá. Educação Física e Esportes: formação e intervenção profissional. Maringá, 2005. v. 1. p. 175-175.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONTENEGRO-SERON, J.; MARANI, V. ; LARA, L. M. ; STAREPRAVO, F. A. . Memória do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UE. In: 21º Encontro Anual de Iniciação Científica, 2012, Maringá. 21º Encontro Anual de Iniciação Científica, 2012.

2.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; RINALDI, I. P. B. . Dimensões pedagógicas da dança e da ginástica no contexto da eduação física. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - I Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2005, Porto Alegre. Educação Física e Ciências do Esporte, 2005. v. 1. p. 176-176.

3.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; RINALDI, I. P. B. ; LARA, L. M. . Dimensões pedagógicas da dança e da ginástica no contexto da eduação física. In: II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Fisica da Universidade Estadual de MAringá, 2005, Maringá. Educação Física e Esportes: formação e intervenção profissional. Maringá: Sthampa, 2005. p. 175-176.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; TORTOLA, E ; RIBEIRO, D. ; SERRA, P. . Laboratório de Linguagem Corporal: possibilidades de ensino, pesquisa e vivências corporais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; RINALDI, I. P. B. . Dimensões pedagógicas da dança e da ginástica no contexto da eduação física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; RINALDI, I. P. B. ; SOUZA, V. M. ; PINHEIRO, E. G. . GInástica Acrobática e formação humana: um encaminhamento metodológico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; RINALDI, I. P. B. ; SOUZA, V. M. ; PINHEIRO, E. G. ; PROENCA, A. R. G. ; RICCI, M. C. P. ; VOLPONI, A. R. ; NAKASHIMA, F. S. . Ginástica Geral: um projeto de foração de professores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; RINALDI, I. P. B. . Metodologias de ensino da educação física e manifestações da cultura: uma perspectiva pedagógica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MONTENEGRO-SERON, J.. A dança na Educação Física escolar: uma possibilidade de intervenção a partir da abordagem crítico-emancipatória 2005 (Monografia de conclusão de curso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIMENTEL, G. G. A; TORTOLA, E; MONTENEGRO-SERON, J.. Participação em banca de Nayana Constantino Menoci.Produção do conhecimento de dança da Revista Brasileira de Ciência do Esporte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras e Vivências Corporais - LALCO 2004. 2005. (Outra).

2.
Curso de Orientação na Prevenção e Identificação de Drogas. 2005. (Outra).

3.
I Fórum de Ginástica da Universidade Estadual de Maringá. 2005. (Outra).

4.
II Congresso internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.Aprendizagem Motora. 2005. (Oficina).

5.
II Congresso internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.Desenvolvimento Motor I - Habilidades Motoras Fundamentais. 2005. (Oficina).

6.
II Congresso internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.Nutrição e atividade Física. 2005. (Oficina).

7.
II Congresso internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.Programa de Educação Física Escolar. 2005. (Oficina).

8.
II Congresso internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.Dimensões pedagógicas da dança e da ginástica no contexto da eduação física. 2005. (Outra).

9.
II Congresso internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. 2005. (Outra).

10.
II Congresso internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá.Laboratório de Linguagem Corporal: possibilidades de ensino, pesquisa e vivências corporais. 2005. (Outra).

11.
III Fórum Internacional de Ginástica Geral.Habilidades Básicas em Ginástica, Clown Palhaço Teatral. 2005. (Oficina).

12.
III Fórum Internacional de Ginástica Geral. 2005. (Outra).

13.
III Fórum Internacional de Ginástica Geral.Ginástica Acrobática e formação humana: um encaminhamento metodológico. 2005. (Outra).

14.
XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2005. (Congresso).

15.
XIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e I Congresso Internacional de Ciências do Esporte.Metodologias de ensino da educação física e manifestações da cultura: uma perspectiva pedagógica. 2005. (Outra).

16.
II Fórum de Educação Física Escolar e Lazer. 2004. (Encontro).

17.
I Jornada de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá: Educaçao e Diversidade. 2004. (Encontro).

18.
Semana Nacional do Excepcional. 2004. (Outra).

19.
XIII Encontro Regional deProfessores do Estado do Paraná - Ética e Interdisciplinariedade. 2003. (Encontro).

20.
Curso Essa você aprende brincando. 2002. (Oficina).

21.
Fórum de Educação Física Escolar e Lazer. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTENEGRO-SERON, J.; SERON, T. D. ; LARA, L. M. ; RINALDI, I. P. B. . "Fazendo Arte" no DEF. 2006. (Outro).

2.
MONTENEGRO-SERON, J.; LARA, L. M. ; SERON, T. D. ; RINALDI, I. P. B. ; SONOO, C. N. ; VIEIRA, L. L. . II Congresso internacional de Pedagogia do Esporte - XVIII Semana da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Adriana Aparecida Berlin Galvão. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO DO PROFESSOR E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

2.
Adriana Aparecida Machado da Silva. O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

3.
Aline Gomes da Silva. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

4.
Ana Maria Alves dos Santos Lima. MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

5.
Ana Maria Delmonico Pettenazz. A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

6.
Andreia Peres de Oliveira. MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

7.
Beatriz Manini Barbieri. A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

8.
Clarice Pires de Oliveira. RESGATAR O BRINCAR TRADICIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

9.
Cristiane Ferreira Diniz. LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PRÁTICA NECESSÁRIA. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

10.
Daniele Salazar Ferreira de Araujo Gibin. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

11.
Ellen Aparecida Montina. CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA OS DIAS ATUAIS. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

12.
Geisiele da Silva Gois. ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

13.
Gesielda Aparecida Bucelli de Bortoli. DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

14.
Gessica Peres de Mel. O PROFESSOR E A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

15.
Gisely Silgueiro. A MÚSICA NA ALFABETIZAÇÃO. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

16.
Graziela Busquim. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

17.
Ildete de Fátima Dourado Valerio. CONTAR HISTÓRIAS: MOTIVANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

18.
Jessica Daiane Montina. LITERATURA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA PARCERIA DE SUCESSO. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

19.
Loriene Alda Pereira Montina. O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

20.
Maria Inêz Lima Petenazzi. A GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

21.
Maria Zildinha dos Santos. O LÚDICO NA APRENDIZAGEM. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

22.
Micheli Cristina Palandrani. A ESCOLA E UM NOVO OLHAR PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

23.
Mônica Aparecida Fernandes. PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

24.
Paula Juliana Machado Rodrigues. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

25.
Rosimeire Rodrigues dos Santos Olivatti. OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

26.
Taís Patrícia de Lima. A BRINCADEIRA COMO CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

27.
Valéria Ipolito Rocha. ESSA VOCÊ APRENDE BRINCANDO. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.

28.
Carla Danielly da Silva. A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Infantil e Alfabetização) - Instituto Rhema Educação. Orientador: Juliana Montenegro Seron.



Outras informações relevantes


Profissional da Educação, em diversos segmentos, há mais de 15 anos. Atua ministrando palestras motivacionais e cursos de capacitação para profissionais da Educação. Construiu, em parceria com o Grupo Rhema Educação, o curso de extensão online de Psicomotricidade. Montou a disciplina de Treinamento Desportivo em modalidade EAD, em prestação de serviço para a empresa VG Consultoria Educacional. Gravou a palestra "OS DIREITOS HUMANOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS", como prestação de serviço para a VG Consultoria Educacional. o objetivo profissional é atuar como consultora educacional.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 15:20:17