Rafael Matias de Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1503612265698268
  • Última atualização do currículo em 23/03/2018


Professor Mestre Universidade Estadual da Paraíba - Campus VIII / Professor Assistente da Universidade Estadual de Alagoas - Campus II - com atuação nas áreas de Metodologia do Ensino de Ciências, Pesquisa em Educação para Ciências Biológicas e Estágio Curricular Supervisionado como práxis de relações de poder e discursos do processo de subjetivação do vir-a-ser biólogo-professor. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Sergipe, com ênfase em Letramento Científico, Empoderamento Social e Formação de Professores de Biologia. Experiências de ensino, pesquisa e extensão em transposição didática e Ensino de Biologia, Pesquisa em Educação para as Ciências Biológicas e Estágio Supervisionado com ênfase em questões sobre Corpo, Gênero e Diversidade na Escola sob as perspectivas de letramento científico e empoderamento social. Líder do NEICODGE - Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Corpo, Gênero e Diversidade na Escola - com pesquisas atuais sobre a abrangência sociocultural do conceito de Empoderamento. Envolvimento recente nas contribuições da pesquisa em ensino de Biologia como forma de empoderamento social na formação permanente de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Matias de Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, R. M.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Dr. Marcelo Tadeu Motokane.
2010 - 2011
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - NPGECIMA.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Letramento Científico e Ensino de Biologia: Percepções de Professores em Formação,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profa. Dra. Ana Maria Freitas Teixeira.
Palavras-chave: letramento científico; metodologia interativa; formação de professores.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.




Atuação Profissional



Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 0
Outras informações
Professor Mestre B - T 40

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências da Vida
Biologia do Corpo Humano
Pesquisa no Ensino de Ciências
Estágio na Escola de Ensino Fundamental
07/2013 - 07/2015
Outras atividades técnico-científicas , CCTS - Campus VIII, CCTS - Campus VIII.

Atividade realizada
Coordenador de Estágio da Licenciatura em Ciências da Natureza.

Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 12
Outras informações
Líder do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Corpo, Gênero e Diversidade na Escola - NEICODGE - DGP/CNPQ

Atividades

02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSU - Conselho Superior Universitário, .

Cargo ou função
Comitê de pesquisa e pós-graduação, eleito como representantes dos professores do Campus II e membro da Gestão.
01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , DGP/CNPQ, .

07/2015 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Ciências
Estágio Curricular Supervisionado
07/2015 - 11/2015
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Chefe de extensão e relações comunitárias..

Prefeitura Municipal de Garanhuns, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 20


Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, UPE - GARANHUNS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: T20, Carga horária: 20
Outras informações
Experiência docente nas disciplinas de Ciências, Biologia e Física.



Linhas de pesquisa


1.
Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Corpo, Gênero e Diversidade na Escola - NEICODGE - DGP/CNPQ


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
As controvérsias de um consenso: uma análise das polêmicas entre a população sertaneja sobre a diversidade das plantas medicinais
Descrição: a temática articula questões científicas e sociais; assim, a sociedade deve estar instrumentalizada de maneira sociocientífica para poder opinar e fazer uso consciente desses fármacos. Essa é uma das consequências tão desejadas do letramento científico em Biologia, que, na sua versão ampliada, é a potencialidade concretizada de fornecer à sociedade a autonomia necessária para tomar decisões no que diz respeito a sua própria vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rafael Matias de Moura - Coordenador / Jonathan Ferreira Lisboa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.


Projetos de extensão


2012 - 2014
INTRODUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE BIOLOGIA DO CORPO HUMANO DA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E NA BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Descrição: O projeto se desenvolveu no intuito de contribuir com o ensino de Biologia local, no sentido de promover novas metodologias a partir dos recursos didáticos que são trabalhados na universidade. A ideia de instrumentalizar os alunos de Ensino Médio visou à sua melhor preparação para os estudos futuros bem como a maior aquisição de conceitos na perspectiva da aprendizagem significativa (MOREIRA e MASINI, 2006). Dessa perspectiva, os estudantes foram partícipes de um projeto que envolveu não somente a perspectiva extensionista da universidade, como também a perspectiva de compreender de forma mais profunda os conteúdos vivenciados . Nesse contexto, situa-se a necessidade de se desenvolver um projeto de relevância voltado para educandos de ensino médio da comunidade ararunense. O projeto buscou abordar o conhecimento biológico (morfofisiológico) dentro e fora da universidade de uma forma didática, viva e dinâmica. E que esse método, ao ser adaptado e estendido aos alunos de Ensino Médio, promoveu o gosto pela Biologia, desenvolvendo maior interesse pela área e uma maior procura pelo curso de Ciências da Natureza e Odontologia, que são ofertados localmente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Ensino de Ciências/Biologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Ensino de Ciências/Biologia/Especialidade: Estágio Curricular Supervisionado.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2001
Primeira colocação no concurso vestibular em Ciências Biológicas, UPE - Universidade de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MOURA, R. M. ; MOURA, R. M. . O professor reflexivo no ensino de Ciências. In: Maria Marly de Oliveira. (Org.). Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. 1a.ed.Petrópolis: Vozes, 2013, v. 1, p. 161-177.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, R. M.. Histopsicobiologia do Amor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Schaffel, V. O. ; MOURA, R. M. . UTILIZAÇÃO DO ROLEPLAYING GAME ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOURA, R. M.. O CONCEITO DE HIGIENE UTILIZANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOURA, R. M.. NAS TRILHAS DA INTERAÇÃO CTSA E DO LETRAMENTO CIENTÍFICO: OPÇÕES E CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOURA, R. M.. Perspectivas da educação científica no curso de ciências biológicas: relações entre letramento científico, empoderamento e estágio curricular supervisionado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOURA, R. M.. GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOURA, R. M. ; MOURA, R. M. . Estágio Supervisionado I e II - Ciências Biológicas - Programa Especial para Graduação de Professores - PGP/UNEAL. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Kit Didático).

2.
MOURA, R. M.. Iniciação à Pesquisa em Ciências e Metodologia do Ensino de Ciências II. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Kit Pedagógico).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOURA, R. M.. Edital 004/2011 para contratação de professor substituto. 2011. Universidade Estadual de Alagoas.

Outras participações
1.
MOURA, R. M.. Edital 010/2013 da Universidade Estadual de Alagoas. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
MOURA, R. M.. Edital para seleção de professor substituto da área de Ensino de Biologia. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
MOURA, R. M.. Edital 009/2010 para a contratação de professor substituto. 2010. Universidade Estadual de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI ENCCULT - Encontro Científico e Cultural de Alagoas.ISSN 2316-8021. 2016. (Encontro).

2.
X COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE". LETRAMENTO CIENTÍFICO, CLONAGEM HUMANA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO; A PERSPECTIVA DE EMPODERAMENTO SOCIAL UTILIZANDO A METODOLOGIA INTERATIVA. 2016. (Congresso).

3.
ENCCULT - Encontro Científico Cultural da Alagoas. GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA. 2015. (Congresso).

4.
ENCCULT - V ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE ALAGOAS. EDUCAÇÃO E ENSINO. 2015. (Congresso).

5.
VII Colóquio Educação e Contemporaneidade. REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES NÃO FORMAIS NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA VIDA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2013. (Congresso).

6.
CONCIP. Letramento Científico e formação de professores: a ciência voltada às práticas sociais. 2012. (Congresso).

7.
VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Professor Reflexivo no Ensino de Ciências utilizando a Sequência Didática Interativa. 2012. (Congresso).

8.
1 CONCIP - Uneal Campus III. A evolução do ensino de Ciências no período 1950-2010. 2011. (Congresso).

9.
7o Encontro de Pós-Graduação - UFS.Perspectivas da educação científica no curso de ciências biológicas: relações entre letramento científico, empoderamento e estágio curricular supervisionado. 2011. (Encontro).

10.
V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. NAS TRILHAS DA INTERAÇÃO CTSA E DO LETRAMENTO CIENTÍFICO: OPÇÕES E CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2011. (Congresso).

11.
VI EPEAL.O CONCEITO DE HIGIENE UTILIZANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA. 2011. (Encontro).

12.
I JORNADA DE DEBATES SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.PERSPECTIVAS ED EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ÓTICA FEYERABENDIANA. 2010. (Seminário).

13.
I Jornada Docente para Discussão sobre Estágio Supervisionado e TCC.Perspectivas da educação científica no curso de ciências biológicas: relações entre letramento científico, empoderamento e estágio curricular supervisionado. 2010. (Simpósio).

14.
IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Perspectivas da educação científica no curso de ciências biológicas: relações entre letramento científico, empoderamento e estágio curricular supervisionado. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOURA, R. M.. ENCONTRO CIENTÍFICO CULTURAL DE ALAGOAS (ISSN 2316-8021). 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jakeline Vieira da Silva. Formação de Professores de Ciências nos Anos Iniciais: Tensões, Limites e Possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Rafael Matias de Moura.

2.
Vanessa Torres Nunes Cavalcante. Estudo da aplicação de plantas medicinais por adolescentes do 3 ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Correio Fontan, Paulo Jacinto-AL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Rafael Matias de Moura.

3.
Joseane dos Anjos Silva. Resíduos sólidos e o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente com alunos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola do interior de Alagoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Rafael Matias de Moura.

4.
Marciana Henrique da Silva. Uma investigação sobre o perfil profissional dos licenciandos em Ciências Biológicas em relação à reflexividade da prática docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Rafael Matias de Moura.

5.
Veronica de Oliveira Silva. UTILIZAÇÃO DO ROLEPLAYING GAME (RPG) ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Rafael Matias de Moura.

6.
Maria Veronica Pereira Cabral. Professor Reflexivo em Ciências Biológicas da UNEAL - Campus III: Perspectivas, Ideologias e (Des) Caminhos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Rafael Matias de Moura.

7.
Silvana Pereira da Silva. Análise dos fatores bio-psicossociais relacionados à gravidez de adolescentes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Rafael Matias de Moura.

Orientações de outra natureza
1.
Vania Katyane de Oliveira Costa. Introdução de Novas Metodologias no ensino de Biologia do Corpo Humano no Ensino Médio. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Rafael Matias de Moura.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MOURA, R. M. ; MOURA, R. M. . O professor reflexivo no ensino de Ciências. In: Maria Marly de Oliveira. (Org.). Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. 1a.ed.Petrópolis: Vozes, 2013, v. 1, p. 161-177.


Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, R. M.. Histopsicobiologia do Amor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Envolvido recentemente no Programa Especial de Formação de Professores (PGP) da UNEAL, lecionado disciplinas, entre as quais: Biologia Geral, Metodologia do Ensino de Ciências, Histologia e embriologia, Elementos de Anatomia Humana.

Aprovação em concurso público. Universidade Federal de Sergipe. Depto. de Biociências do Campus Prof. Alberto Carvalho - Itabaiana. Colocação: Terceiro colocado.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 9:26:49