Marcela Marcia Canonico De Tremmell

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6591545558108550
  • Última atualização do currículo em 04/02/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1996), Especialista em Educação Especial - Deficiência Intelectual e Mestre em Educação e Currículo na PUCSP. Atualmente é professora de Educação Especial na rede pública de ensino no Estado do Paraná, responsável por uma Sala de Recurso de Altas Habilidades. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Avaliação Institucional, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Escolar, Educação Especial, Processo de ensino e de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcela Marcia Canonico De Tremmell
Nome em citações bibliográficas
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Estadual Souza Naves, Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR.
Rua Monteiro Lobato, 421.
Centro
86600-000 - Rolandia, PR - Brasil
Telefone: (043) 32561572


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Proposta de Inovação no Paraná: Ensino Médio Organizado por Blocos de Disciplinas Semestrais,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Isabel Franchi Cappelletti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Currículo; Ensino Médio; Organização Curricular do Ensino Médio.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1997 - 1999
Especialização em Educação Especial - Área Deficiência Mental. (Carga Horária: 435h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A Elaboração e Aplicação de um Instrumento: ambiente natural de trabalho.".
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1990 - 1992
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Souza Naves, CESN, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
IIIJornada:A Identidade do Pedagogo como Organizador do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 150h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2015 - 2015
AÇÃO DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Tecnologia América do Sul, FTAS, Brasil.
2015 - 2015
IIJornada: A Identidade do Pedagogo como Organizador do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Qualificação em Tecnologia Digital - Aluno Integrado. (Carga horária: 136h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2014 - 2014
I Jornada: A Identidade do Pedagogo como Organizador do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Disciplina Profissionalização de Deficientes Menta. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Temas Em Educação Especial. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1994 - 1996
Extensão universitária em Psicopedagogia. (Carga horária: 604h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1993 - 1993
Um Salto Para o Futuro. (Carga horária: 90h).
Centro de Treinamento do Magistério Secretaria de Estado da Educação, CETEPAR/SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Estadual Souza Naves, CESN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: CLT - Professora - Educação Especial, Carga horária: 40


Núcleo Regional de Educação de Londrina, NRE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40


Instituto de Educação Estadual de Londrina, IEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Outras informações
Curso técnico de Formação para funcionários da educação - Profuncionário

Atividades

04/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Gestão escolar
Sociologia da Educação
Psicologia da educação
Antropologia
História da educação

Colégio Estadual Olavo Bilac, CEOB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Área de atuação Ed. Basica, na modalidade de Educação Especial

Atividades

4/2006 - 3/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Classe especial- alfabetização

Instituto Catuaí de Ensino Superior, ICES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

04/2007 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Educação, Educação.

Atividade realizada
Serviço de Apoio Pedagógico - SAP.
12/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Educação, Educação.

Cargo ou função
Coodenadora da Avaliação Institucional.
8/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos da Educação
Currículo da Educação Infantil (0 à 6 anos)
Avaliação no processo de ensino-aprendizagem
Didática
8/2004 - Atual
Estágios , Educação, Educação.

Estágio realizado
Praticas Educativas VII e VIII.

Escola Municipal Dr Vitório Franklin, EMDVF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

7/2004 - 7/2006
Serviços técnicos especializados , Educação, Educação.

Serviço realizado
Coordenadora Pedagógica do Centro de Atendimento Especializado - Inclusão.

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente temporário, Carga horária: 20

Atividades

4/2003 - 5/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Metodologia das séries iniciais do Ensino Fundamental

Colégio Santo Antonio, SIFCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/2002 - 6/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas as áreas da Educação Infantil

Centro de Educação Infantil Pequeno Mundo, CEIPM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20

Atividades

3/2001 - 4/2003
Serviços técnicos especializados , Educação, Educação.

Serviço realizado
Supervisora escolar.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rolãndia, APAE/PR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

2/1997 - 12/1997
Estágios , Educação, Educação.

Estágio realizado
Auxílio ao professor da sala (em todos os setores da instituição).

Colégio Mãe de Deus, CMD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenadora Pedagógica de 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.



Projetos de extensão


2004 - 2008
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Marcela Marcia Canonico De Tremmell - Coordenador.


Outros Projetos


2007 - 2008
O erro no contexto escolar
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Marcela Marcia Canonico De Tremmell - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
, Lê Razoavelmente.
Espanhol
, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; LOPES, Rosana de Souza Pereira . RECUPERAÇÃO PARALELA: DO LAMPIÃO Á LUZ SOLAR. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE E NO III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA - ESBPp, 2009, CURITIBA. EDUCERE, 2009.

2.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; MELETTI, Silvia Márcia Ferreira ; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . A Elaboração e Aplicação de um instrumento: Ambiente natural de trabalho. In: II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 1999, Londrina. II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: Ed. UEL, 1999. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; ROSSITO, Rosana A S ; MAGILA, P ; COSTA, F Q ; GOYOS, Antonio Celso N . A pessoa com deficiência mental e as oportunidades de trabalhos. In: II Congresso Nacional de Pesquisadores, 1998, São Carlos. A educação para o mundo globalizado - ASSER - Anais de Resumo. São Carlos: ASSER, 1998. p. 247.

Apresentações de Trabalho
1.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; LOPES, Rosana de Sousa Pereira . RECUPERAÇÃO PARALELA: DO LAMPIÃO Á LUZ SOLAR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Pedagogo: Re-significação de sua Identidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; GOYOS, Antonio Celso ; MELETTI, Silvia Márcia Ferreira . A Elaboração e aplicaçâo de um Instrumento: ambiente natural de trabalho.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Curriculo da Educação Infantil. 2006.

2.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Projeto Político Pedagógico do Curso de Peadgogia do ICES. 2006.

3.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Reflexões sobre a relação Planejamento e Avaliação. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; ARAÚJO, Adriana . AVALIAÇÃO E CONSELHO DE CLASSE: UM OLHAR À PRÁXIS MEDIADORA DO SUPERVISOR ESCOLAR. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. .

2.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. ITINERANTE 2010: DISSEMINAÇÃO DA POLÍTICA CURRICULAR E DE GESTÃO ESCOLAR DA SEED/PR. 2010. .

Demais trabalhos
1.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Pedagogo: Re-significação de sua Identidade. 2006 (Organizadora do evento) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Milena Q. Brasil.Educação Profissional: a formação discente do curso de formação docente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

2.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Dayanne Andressa Barrizan Duim.Avaliação do atendimento escolar de alunos com distúrbio de aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

3.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Maria das Dores R. Cunha.Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: o olhar da professora. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

4.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Maria Valneide L. Santos.A avaliação no discurso do aluno. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

5.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Elizeth Moura Moraes.Inclusão e Exclusão: séries iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

6.
LEMOS, Kátia Regina Figueiredo; LOPES, Rosana de Sousa Pereira; TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Carina Ortiz.Inclusão do adolescente infrator no sistema escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

7.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Nelci Aparecida Cuenca.A inclusão de alunos surdos em Cambé. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

8.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Alessandra R. Bataglia.A importancia da inclusão da dança no contexto escolar no período da séries iniciais (1ª série do Ens Fund). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

9.
LIMA, Angela M. S; TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Dâmaris Melgaço.Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais: uma visão histórica e sócio-cultural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

10.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Amanda C. Oliveira.CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

11.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Crislaine Roberta da Rocha.A relação mútua entre professor e aluno no ambiente da sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

12.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Daniele Maione Silva.História da práticas avaliativas e a realidade dos professores do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

13.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; LEMOS, Kátia Regina Figueiredo. Participação em banca de Cláudia Pereira dos Santos.Fatores que influenciaram jovens na opção por infrações e o papel da educação em tais circunstâncias a partir da trajetória de jovens que cometeram atos infracionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

14.
ORTOLANO, Marcos Rogério; TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Lediane Marcon da Silva.O construtivismo na alfabetização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

15.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; Rociney Aparecida de L. P. Godinho; LUGLE, Andreia M.. Participação em banca de Karen C. M. Theodoro.Avaliação da aprendizagem: O olhar do professor da rede pública e a legislação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

16.
ORTOLANO, Marcos Rogério; TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Lucilene Martins.Sala de Apoio Pedagógico: a compreensão do encaminhamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

17.
ORTOLANO, Marcos Rogério; TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Juliana Vilela.Relação professor - aluno em sala de aula: Indisciplina e suas implicações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

18.
LEMOS, Kátia Regina Figueiredo; TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. Participação em banca de Raquel Brandão.Professores e realidade social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

19.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; LEMOS, Kátia Regina Figueiredo; CALDEIRA, Liliam Cristina. Participação em banca de Edinalva Gaspar Messias.A música e a matematica na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

20.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; LEMOS, Kátia Regina Figueiredo; COSTA, Vilze Vidotte. Participação em banca de Elaine Cristina de Lima.Erros e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da Matematica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

21.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; COSTA, Vilze Vidotte; LEITE, Sueli. Participação em banca de Gislaine Dagmara Manduca.Expectativa de professores que atuam na alfabetização da Educação Básica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

22.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; ROMAGNOLLI, Maria Cristina; ORTOLANO, Marcos Rogério. Participação em banca de Joseane Elisângela Braga.Os contos de fadas no contexto escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

23.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; LOPES, Rosana de Souza Pereira; LEMOS, Kátia Regina Figueiredo. Participação em banca de Maria Aparecida Couto.O projeto de alimentação inserido no projeto político pedagógico do centro de Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

24.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; CONCEIÇÃO, Lucy Mara; COSTA, Vilze Vidotte. Participação em banca de Maria Marcia Gampe.O lúdico como facilitador da prática educativa no Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

25.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; ORTOLANO, Marcos Rogério; LOPES, Rosana de Sousa Pereira. Participação em banca de Rosângela Luiza da Silva.Da pré-escola à Centro de Educação Infantil: O que muda?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.

26.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De; CALDEIRA, Liliam Cristina; ORTOLANO, Marcos Rogério. Participação em banca de Rosimeiri.Uma avaliação da prática Docente na inclusão do aluno com Síndrome de Dow na Escola Regular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SCHOENSTATT DE EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E INOVAÇÕES EDUCACIONAIS E I. 2016. (Congresso).

2.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SCHOENSTATT DE EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E INOVAÇÕES EDUCACIONAIS E I. PARECERISTA DAS APRESENTAÇÕES DO TEMA: DOCÊNCIA, SABERES E PRÁTICAS.. 2016. (Congresso).

3.
XVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA. XVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA. 2013. (Olimpíada).

4.
O VALOR DA ESCOLA PÚBLICA. 2011. (Outra).

5.
Formação dos Multiplicadores para disseminação de Gestão Escolar da SEED.Interação com o Educando e Legislação na área da Infância e Juventude. 2010. (Outra).

6.
II Fórum dos trabalhadores da Infância e Adolescência do Município de Londrina.Alcool e Drogas. 2010. (Outra).

7.
VII Encontro Estadual do Forúm Permanente da Diversidade Etnicoracial. 2010. (Encontro).

8.
DISSEMINACAO DA POLITICA CURRICULAR E DE GESTAO ESCOLAR DA SEED/PR.Políticas Públicas da Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Outra).

9.
I ENCONTRO COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR. 2009. (Encontro).

10.
IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE E O III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. RECUPERAÇÃO PARALELA: DO LAMPIÃO Á LUZ SOLAR. 2009. (Congresso).

11.
NRE ITINERANTE: EPISTEMOLOGIA E MÉTODO. 2009. (Oficina).

12.
Disseminadores de Educação Fiscal.Disseminadores de Educação Fiscal. 2008. (Outra).

13.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS METADOLÓGICOS DA DOCÊNCIA.INCLUSÃO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES. 2007. (Outra).

14.
VI JORNADA PEDAGÓGICA.III FÓRUM DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2007. (Outra).

15.
Encontro de Estudos das Comissões Próprias de Avaliação.Comissão Própria de Avaliação Institucional. 2006. (Encontro).

16.
Grupo de estudo - Proposta Pedagógica.Grupo de Estudos. 2006. (Outra).

17.
Grupo de estudos.Grupos de Estudo. 2006. (Outra).

18.
III Fórum de Re-avaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia.III Fórum de Pedagogia. 2006. (Outra).

19.
Avaliação do Curso de pedagogia.II Fórum de Discussões sobre o Curso de Pedagogia. 2005. (Outra).

20.
Ciclo de Palestra - Semana Pedagógica.Ciclo de palestra. 2005. (Outra).

21.
Formação de Professores - Os desafios Contemporâneos.4ª Semana Pedagógica. 2005. (Outra).

22.
Grupo de estudos Descentralizados.Grupo de Estudos. 2005. (Outra).

23.
Planejamento, Avaliação Institucional e Prova interdisciplinar.II Encontro de Formação Continuada para os professores do ICES. 2005. (Encontro).

24.
Professor, sensibilidade e compromisso.3ª Semana Pedagógica - ICES. 2005. (Outra).

25.
Ciclo de Palestras em Fundamentos da Educação.I Ciclo de Palestras em Fundamentos da Educação. 2004. (Outra).

26.
Discussões do Projeto Político Pedagógico.I Fórum de Discussões do Projeto Político Pedagógico. 2004. (Outra).

27.
O sentido da Vida na Pós-modernidade.IX Seminário para Educadores. 2004. (Seminário).

28.
Palestras educacionais.I Ciclo de Palestras Educacionais. 2004. (Outra).

29.
Reavaliando a Proposta pedagógica.I Encontro de Formação Continuada para os professores do ICES. 2004. (Encontro).

30.
Reflexões sobre o Ensinar e o Aprender.Reflexões sobre o Ensinar e o Aprender. 2004. (Encontro).

31.
Educação e Espiritualidade: uma alternativa para o século XXI.VIII Seminário para Educadores. 2003. (Seminário).

32.
Informação, conhecimento, saber: Questões que se colocam entre o aprender e não aprender.Palestra - Informação, conhecimento, saber: Questões que se colocam entre o aprender e não aprender. 2003. (Outra).

33.
Educação e Religião. Congresso de Educação e Religião. 2002. (Congresso).

34.
Psicopatologia segundo Winnicott.Curso - Psicopatologia segundo Winnicott. 2002. (Outra).

35.
Uma abordagem multidisciplinar no "Aprender a aprender".II Encontro de Educadores: Mediação da aprendizagem: Contribuições atuais.. 2002. (Encontro).

36.
Mudanças na escola e Mudanças no mundo do trabalho.Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).

37.
Visão Sub-normal: Intervenção Planejada.Curso - Visão Sub-normal: Intervenção Planejada. 2001. (Outra).

38.
Arte: A construção de um novo olhar.Curso - Arte: A construção de um novo olhar. 2000. (Outra).

39.
12. Síndromes Genéticas associadas ás encefalopatias crônicas não evolutivas: Deficiência Mental e Paralisia Cerebral.II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 1999. (Oficina).

40.
A formação dos profissionais que atuam com pessoas portadoras de necessidades especiais. II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 1999. (Congresso).

41.
Curriculum Funcional Natural na Educação de indivíduos Severamente Prejudicados.Curso - Curriculum Funcional Natural na Educação de indivíduos Severamente Prejudicados. 1998. (Outra).

42.
Diversidade na educação: Desafios para o próximo milênio. III Congresso Ibero-Americano de Educação Especial. 1998. (Congresso).

43.
Psicologia da aprendizagem: Pesquisas e aplicações..Palestra - Psicologia da aprendizagem: Pesquisas e aplicações.. 1998. (Outra).

44.
15. Aspectos síndromológicos dos pacientes especiais.I Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 1997. (Oficina).

45.
Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. I Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 1997. (Congresso).

46.
Multidisciplinar de Educação Especial. I Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 1997. (Congresso).

47.
A Pedagogia em Discussão.Forum setorial das licenciaturas do curso de Pedagogia. 1996. (Outra).

48.
Trbalho e Educação de Londrina.II Seminário sobre trabalho e Educação de Londrina. 1996. (Seminário).

49.
Novas técnicas de Ensino.Novas técnicas de Ensino. 1995. (Oficina).

50.
Relação professor e aluno - Pais X Filhos.Palestra Relação professor e aluno - Pais X Filhos. 1994. (Outra).

51.
Brincadeiras Folclóricas.Rua de recreio. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, Rosana de Souza Pereira ; TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De . II Jornada - A Identidade do Pedagogo como Organizador do Trabalho Pedagógico Escolar: Projeto Pedagógico e Planejamento Escolar.. 2015. (Outro).

2.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. IX Encontro de Pesquisadores em Educação e Currículo PUC-SP. 2010. (Outro).

3.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. NRE ITINERANTE: EPISTEMOLOGIA E MÉTODO. 2009. (Outro).

4.
TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De. I Forum de discussões do Projeto Político Pedagógico. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Milena Q. Brasil. Educação Profissional: a formação discente do curso de formação docente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

2.
Dayanne Andressa Barrizan Duim. Avaliação do atendimento escolar de alunos com distúrbio de aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

3.
Maria das Dores R. Cunha. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: o olhar da professora. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

4.
Maria Valneide L. Santos. Avaliação no discurso do aluno. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

5.
Elizeth Moura Moraes. Inclusão e Exclusão: séries iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

6.
Amanda C. Oliveira. Concepções alternativas de avaliação dos discentes do curso de pedagogia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

7.
Daniele Maione Silva. A história das práticas avaliativas e a realidade dos professores do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

8.
Crislaine Roberta da Rocha. A relação mútua entre professor e aluno no ambiente da sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

9.
Vanessa Juliani Felde. Avaliação na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

10.
Ana Paula de Oliveira. Concepção de avaliação e praticas avaliativas dos docentes do ICES: Pedagogia, Administração e Direito. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

11.
Cleunice Zanuto de oliveira. Auto-Educação: Uma necessidade inerente à formação docente - Algumas reflexões na perspectiva da Pedagogia Espiríta. 2005. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

12.
Regina Aparecida Villasboa Grosso. Avaliação escolar: seu significado na formação docente. 2005. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

13.
Rosana Marcia Nascimento. Educação Infantil: Percurso de construções e reconstruções. 2005. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

14.
Fabiane de Bassi. Analisando as brincadeiras de faz-de-conta na Educação Infantil. 2005. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

15.
Cassiana Torres Santos Garcia Gonçalves. O lúdico na Educação Infantil. 2005. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Catuaí de Ensino Superior. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

Iniciação científica
1.
Andréa Santos de Souza Militão. Trabalhando Educação Ambiental nas salas de educação Infantil através dos cinco sentidos. 2003. 18 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

2.
Veridiana Zambin. Trabalhando Educação Ambiental nas salas de educação infantil através dos cinco sentidos. 2003. 18 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

3.
Graziela Dalpozo. Higiene na pré-escola. 2003. 82 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

4.
Karem Lúcia Franchello. Higiene na pré-escola. 2003. 82 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

5.
Raquel de Souza Leal. Dom Quixote. 2003. 19 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

6.
Adriana Koltun. Trabalhando com algumas dificuldades ortograficas. 2003. 33 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

7.
Talícia Silva. Em cada canto um encanto. 2003. 31 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

8.
Tayenne C Dutra Domingues. Artes Visuais na Educação infantil: Uma chave para criatividade significativa. 2003. 68 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

9.
Paula Maria Lobo Costa. Afabetização um caminho a construir: Pré-silábico e silábico. 2003. 25 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

10.
Leandra dos santos Rosa. Alfabetização, um caminho a construir: pré-silábico e silábico. 2003. 25 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.

11.
Ariane Flavulatari Lopes da Silva. Artes Visuais na Educação infantil: Uma chave para criatividade significativa. 2003. 68 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marcela Marcia Canonico De Tremmell.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, Rosana de Souza Pereira ; TREMMELL, Marcela Marcia Canonico De . II Jornada - A Identidade do Pedagogo como Organizador do Trabalho Pedagógico Escolar: Projeto Pedagógico e Planejamento Escolar.. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:43:24