Luiz Osmar Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3413463922389911
  • Última atualização do currículo em 23/03/2018


Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG/RS, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Licenciado no ano de 1997.Funcionário Público Estadual desde 1981. Apaixonou-se pela Educação ao ingressar na Universidade. Participou de inúmeros Seminários, Congressos, cursos e mini-cursos. Desde de 1995 passou a buscar mais informações e estudos sobre a questão racial. Concluiu em 2007 seu primeiro curso a distância sobre Educação Étnico Racial. Em 2008 concluiu o curso de Especialização em Gestão da Educação, na FACED/UFRGS. Participou das Conferencias Nacionais de Educação e da Comissão Estadual que construiu o PNE/RS.É da Coordenação Estadual do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do RS e membro efetivo do Fórum Estadual de educação e do Fórum Municipal de Educação da cidade de Guaíba/RS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Osmar Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, L. O.

Endereço


Endereço Profissional
Tribunal de Justica do Estado do Rio Grande do Sul, Comarca de Guaíba/RS.
Avenida Nestor de Moura Jardim, nº 387
Coronel Nassuca
92500000 - Guaíba, RS - Brasil
Telefone: (51) 34801329
Ramal: 237
Fax: (51) 34801329
URL da Homepage: www.tj.rs.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Pedagogias do ritual do lava-pés: pressupostos culturais dos saberes produzidos na Umbanda,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marcio Caetano.
Coorientador: Soledad Bech Gaivizzo.
Palavras-chave: pedagogias; Umbanda Nagô; ritos afro-brasileiros.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2007
Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 375h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O papel da Gestão da Educação no combate ao Racismo e fomento a Introdução da Lei 10.639/03 -.
Orientador: Maria Cristina Bortollini.
1989 - 1994
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1978 - 1984
Ensino Médio (2º grau).
.
1969 - 1977
Ensino Fundamental (1º grau).
Ginásio Assunção, GA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2014
Formação A Cor da Cultura. (Carga horária: 30h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2012 - 2012
Gênero e Diversidade na Escola. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Extensão: Introdução aos Estudos Africano. (Carga horária: 165h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2010 - 2010
Seminário de Capacitação dos Fóruns de Educação. (Carga horária: 20h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2010 - 2010
Seminário de Capacitação dos Fóruns de Educação. (Carga horária: 20h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2010 - 2010
II Seminário Nac. Africanidades e Afrodescendencia. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2009 - 2009
Seminário de Capacitação dos Fóruns de Educação. (Carga horária: 20h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de Extensão formação em História e Cultura A. (Carga horária: 70h).
Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
2005 - 2005
Noções de Informática Básica. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2004 - 2004
Metodologia da Qualidade. (Carga horária: 8h).
Poder Judiciário do RS, JUDICIÁRIO, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Administração do Tempo. (Carga horária: 8h).
Poder Judiciário do RS, JUDICIÁRIO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante


Instituto Estadual Doutor Carlos Augusto de Moura e Cunha, IECAMC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Aprovado em concurso público Estadual. Não efetivado pelo fato de já ser funcionário Público Estudual não técnico.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
As identidades político-sexuais: acordos e tensões nos currículos escolares
Descrição: Com os recursos biotecnológicos fomos apresentados a vários estilos de vida que nos possibilitaram ampliar nossas experiências, corporalidades e, por vez, identidades. Dialogando com os Estudos Culturais nos propomos a investigar os discursos sobre gênero, sexualidade e seus desdobramentos com classe e raça que produziram corporalidades/identidades e interpelaram com seus interesses os currículos em escolas da educação básica do sudeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, esta investigação se desenvolverá com professores/as que participaram de cursos de formação continuada nas temáticas ?gênero? e ?sexualidade? ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre os anos de 2006-2013. A produção de dados ocorrerá a partir de três abordagens metodológicas: a aplicação de entrevistas analíticas, execução de grupos focais e análises de documentos. Com os dados, buscaremos os modos como as identidades (gêneros/sexuais, raças/etnias, classes e profissionais) produziram tensões e acordos nos currículos. Esperamos que as análises produzidas auxiliem práticas de enfrentamento ao sexismo, à homofobia e ao racismo nas escolas e, mais amplamente, nas políticas públicas de educação dos municípios investigados. Temos a expectativa de contribuir para a consolidação do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre Currículo, viabilizando assim a produção e o intercâmbio científico, acenando à possibilidade de ampliação dessa experiência em outros contextos nacionais e internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
As políticas de identidades e suas dimensões nos projetos políticos pedagógicos e nos currículos
Descrição: Na atualidade somos seduzidos por vários estilos de vida que nos são apresentados pelas novas tecnologias internet, biomedicina, cirurgias plásticas, etc. nos possibilitando ampliar nossas experiências, corporalidades e identidades. Com isso, os reconhecidos marcadores identitários, a exemplo dos sexuais, ainda que produzam assimetrias, eles por si, já não servem para legitimar e confirmar as expectativas de nascimento e, tampouco, para estabilizar os sujeitos frente às identidades disponíveis. Dialogando com os Estudos Culturais nos propomos a investigar os discursos sobre sexualidade e seus desdobramentos em torno de gênero, classe e raça que produziram corporalidades/identidades e interpelaram com seus interesses os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e os currículos praticados em escolas da educação básica da Cidade de Rio Grande- Rio Grande do Sul. Para tanto, esta investigação se desenvolverá com professores e professoras da educação básica a partir de três abordagens metodológicas: a aplicação de entrevistas analíticas, execução de grupos focais e análises de documentos. Com elas, buscaremos dar ênfase às identidades (gêneros, raças/etnias, sexuais, classes e profissionais) e como elas produzem tensões e acordos nos PPP e nos currículos praticados. Com as entrevistas, os grupos focais e os documentos se buscará construir um corpo de dados, que posteriormente será discutido com base nas análises discursivas de perspectiva foucaultiana. Esperamos que o projeto proposto apresente dados à comunidade científica e escolar sobre as questões políticas e educacionais relativas a sexualidade e seus desdobramentos e arranjos com gênero, raça/etnia e classe. A análise e as considerações dos dados obtidos permitirão formular propostas que poderão auxiliar a definição de outras ações nas escolas pelos professores e professoras, além dos gestores e gestoras da educação...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Osmar Mendes - Coordenador / Marcio Rodrigo Vale Caetano - Integrante / Jimena de Garay Hernández - Integrante / Nelia Regina Mello Gomes Pereira - Integrante / Carlos Henrique Lucas Lima - Integrante / Claudia Penalvo - Integrante / Emanuele Delgado Oliveira - Integrante / Treyce Ellen Goulart - Integrante / Talita Medeiros - Integrante / Marlon Silveira da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Étnico Racial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política de Gestão na Educação e Processos Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, L. O.; MENDES, L. O. . Os Projetos Políticos Pedagógicos - PPPs e a Lei 10.639/03, a partir das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnicoraciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENDES, L. O.. Umbanda: Pedagogias e artefatos culturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MENDES, L. O.; CAETANO, M. R. V. . Formação de professores (EAD) e a Educação das Relações Etnicorraciais no GDE/UAB/FURG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MENDES, L. O.. As religiões de matriz africana: pressupostos teórico-culturais de construção da pedagogia afro-brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferencia Nacional de Educação - CONAE2014. 2014. (Outra).

2.
Fórum Mundial de Educação - Pedagogia, Região Metropolitana e periferias. 2014. (Outra).

3.
II Seminário Internacional de Educação - Conhecimento e Juvennttudes do Século XXI tu. 2014. (Seminário).

4.
Seminário de Elaboração do Plano Estadual dasd Diretrizes Curriculares Afro-Indígenas do RS. 2014. (Seminário).

5.
Conferencia Estadual de Educação 2014. 2013. (Outra).

6.
Conferência Intermunicipal - CONAE2014.O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.. 2013. (Outra).

7.
I Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul - COPENE SUL. As religiões de matriz africana: pressupostos teórico-culturais de construção da pedagogia afro-brasileira. 2013. (Congresso).

8.
Seminário Internacional: Concepções e Sentidos da Educação. 2013. (Seminário).

9.
18º Curso Anual do NPC. 2012. (Outra).

10.
II Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e Saúde: Dídá-Ara. 2012. (Encontro).

11.
Porque o poder judiciário está na berlinda. 2012. (Outra).

12.
II Ciclo Nacional de Conversas Negras.Agosto Negro ou o que a História Oficial ainda não Conta. 2011. (Seminário).

13.
IV Congresso Estadual dos Servidores do Judiciário do RS. Que Justiça é Essa e a Quem serve?. 2011. (Congresso).

14.
Seminário Regional Marcha Zumbi dos Palmares - Contra o Racismo e pela vida.Por um projeto de Desenvolvimento: O Negro compartilhando Poder e as Políticas Públicas. 2011. (Seminário).

15.
VIII Congresso Nacional dos Servidores do Poder Judiciário dos Estados. 2011. (Congresso).

16.
Conferencia Internacional sobre Assédio Moral e outras manifestações de violência no trabalho. 2010. (Congresso).

17.
Conferência Nacional de Educação. 2010. (Congresso).

18.
II Seminário Nacional de Africanidades e Afrodecendência. 2010. (Seminário).

19.
Seminário Nacional de Avaliação de Implementação das DCN-ERER. 2010. (Seminário).

20.
Seminário Nacional de Capacitação dos Fóruns de ERER. 2010. (Seminário).

21.
Assembléia Nacional do Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil. 2009. (Encontro).

22.
Conferência Estadual de Educação. 2009. (Congresso).

23.
Conferencia Municipal de Educação. 2009. (Congresso).

24.
I Conferencia Regional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. 2009. (Congresso).

25.
I Fórum de Gestores do RS. 2009. (Encontro).

26.
II Conferencia Estadual de Promoção de Igualdade Racial. 2009. (Congresso).

27.
IV Fórum da Consciência Negra.A Resitência Negra e suas Identidades. 2009. (Seminário).

28.
Simpósio de Lideranças para apontamentos à pauta da CONAE2010. 2009. (Simpósio).

29.
V Seminário Temático Preparatório da Semana da Consciência Negra. 2009. (Encontro).

30.
Diálogo Regional sobre a Implementação das Diretrizes Curriculares da Educação das Relações Étnico-Raciais. 2008. (Encontro).

31.
I Conferência Nacional de Educação Básica. 2008. (Outra).

32.
III Congresso dos Servidores da Justiça do RS. Palno de Lutas dos Servidores do Judiciário do RS. 2008. (Congresso).

33.
II Seminário de Polítcas Sociais e Anti-Racismo - ASSUFGS/UFRGS.Políticas anti-racismo na Universidade Pública. 2008. (Seminário).

34.
IV Seminário Temático da Semana da Consciência Negra. 2008. (Encontro).

35.
Seminário da Coordenação Política do Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil. 2008. (Seminário).

36.
Seminário de 20 anos do conselho de participação e Desenvolvimento da Comunidade negra do RS - CODENE. 2008. (Seminário).

37.
Seminário Político Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil.Estratégias e ações para o CONNEB. 2008. (Seminário).

38.
VI Semana da Consciência Negra - O Racismo no Século XXI. Você sabe de que estamos falando?.Congresso Nacional de Negras e negros do Brasil - CONNEB. 2008. (Encontro).

39.
Conferência Estadual de Educação Básica. 2007. (Congresso).

40.
Projeto Seminários e Debates - A Questão Negra em evidência, 4ª Edição.Resistência Negras: Idéias e ações. 2007. (Seminário).

41.
II Conferência Internacional de Intelectuais da África e da Diáspora ? II CIAD. 2006. (Outra).

42.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2006. (Congresso).

43.
Seminário: Lei 10.639/03: Rompendo Barreiras.A participação do Movimento Negro Gaúcho na construção da Lei 10.639/03. 2006. (Seminário).

44.
Seminário:Lei 10.639/03 - Rompéndo Barreiras. 2006. (Seminário).

45.
I Conferêncai Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. 2005. (Congresso).

46.
I Conferência Estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. 2005. (Outra).

47.
I Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial do RS. 2005. (Seminário).

48.
Curso de Formação de Metodologia de Qualidade. 2004. (Oficina).

49.
Fórum Mundial de Edcuação. 2004. (Outra).

50.
II Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros.História local: Lanceiros Negros, uma história a ser escrita. 2004. (Seminário).

51.
I Seminário Regional de Direito e Igualdade Racial. 2004. (Seminário).

52.
Seminário Reforma Democrática do Serviço Público. 2003. (Seminário).

53.
I Seminário Estadual - Caminhando para a Igualdade Racial. 2002. (Seminário).

54.
VII Seminário |Internacional de Reestruturação Curricular - Utopia e Democracia "Os Inéditos Viáveis na Educação Cidadã". 2000. (Seminário).

55.
I Congresso de Economia do Cone Sul. 1993. (Congresso).

56.
Seminário Cidadania e Vida no Campo e na Cidade. 1993. (Seminário).

57.
Curso A História da Classe Trabalhadora. 1990. (Seminário).

58.
Escola e Transformação Social. 1988. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcio Caetano. As religiões de matriz africana: pressupostos teórico-culturais de construção da pedagogia afro-brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÂO) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Luiz Osmar Mendes.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, L. O.. As religiões de matriz africana: pressupostos teórico-culturais de construção da pedagogia afro-brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENDES, L. O.; CAETANO, M. R. V. . Formação de professores (EAD) e a Educação das Relações Etnicorraciais no GDE/UAB/FURG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MENDES, L. O.. Umbanda: Pedagogias e artefatos culturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 24:27:13