Diego Bruno Velasco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5964201328103471
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Sou licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, possuo pós-graduação lato-sensu em História Contemporânea pela Universidade Cândido Mendes. Além disso, tenho os títulos de Mestre em Educação (2013) e Doutor em Educação (2018) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalho como professor de História no Colégio de Aplicação da UFRJ e venho concentrando meus estudos nas áreas do Currículo e Ensino de História da Educação Básica, analisando livros didáticos, propostas curriculares, provas, entrevistas com profissionais do magistério, dentre outros materiais. Desenvolvi minha dissertação de mestrado sobre alguns bordões muito em voga na área da disciplina escolar História como "trabalhar com a realidade do aluno" e "formar cidadãos críticos", analisando suas relações com o conhecimento histórico escolar. Atualmente, venho mostrando interesse em desenvolver trabalhos que pensem sobre as relações entre História,Conhecimento Escolar, Verdade e Avaliação dentro das políticas educacionais nacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Bruno Velasco
Nome em citações bibliográficas
VELASCO, D. B.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Conhecimento Histórico Escolar em Pauta: Uma investigação sobre os sentidos de ?verdade histórica? nas questões do ENEM (1998-2017),
Orientador: Carmen Teresa Gabriel.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: "Realidade do Aluno", "Cidadão Crítico", "Conhecimento Escolar": Que articulações possíveis no Currículo de História?,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Carmen Teresa Gabriel.
Palavras-chave: Currículo, Ensino de História, Conhecimento.
2008 - 2009
Especialização em História Contemporânea. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: O Socialismo Soviético nas obras de George Orwell.
2003 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A formação de uma consciência liberal em Portugal - a atuação do jornal 'O Campeão Portuguez' na difusão de uma cultura política constitucional na Metrópole lusitana (1819-1821).
Orientador: Gladys Sabina Ribeiro.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como Professor de História no Colégio de Aplicação da UFRJ.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 16


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 16


Prefeitura Municipal de Piraí, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 16


Educandário Silva - Instituição Batista de Ensino, ES, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Históra, Carga horária: 9


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
VELASCO, D. B.; BARCELLOS, V. A. . Demandas do tempo presente e sentidos de cidadania: redefinições e deslocamentos no currículo de História. In: Ana Maria Monteiro; Carmen Teresa Gabriel; Cinthia Monteiro de Araújo; Warley da Costa. (Org.). Pesquisa em Ensino de História: Entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2014, v. 1, p. 261-274.

2.
VELASCO, D. B.. 'Conhecimento escolar', 'realidade do aluno', 'cidadania': articulações no currículo de História. In: Carmen Teresa Gabriel; Luciene Maciel Stumbo Moraes. (Org.). Currículo e Conhecimento: Diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. 1ed.Petrópolis: DP et Alii, 2014, v. 1, p. 151-169.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VELASCO, D. B.. Formar 'Cidadãos Críticos' em nosso tempo presente: Significações em disputa no Currículo de História. In: XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014, Rio de Janeiro. XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014. v. 1.

2.
VELASCO, D. B.. Sentidos de cidadania e demandas do presente nos livros didáticos de História: Um estudo sobre a coleção História e Vida. In: XV Encontro Regional de História da Anpu-Rio - Ofício do Historiador: Pesquisa e Ensino, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História da Anpu-Rio, 2012.

3.
VELASCO, D. B.. Os manuais curriculares de História e a questão da formação do 'cidadão crítico'. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História, 2012, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VELASCO, D. B.. Mapeando os sentidos fixados de 'Conhecimento Histórico Escolar' em diálogo com os bordões da 'Realidade do Aluno' e do 'Cidadão Crítico'. In: I Seminário de Ensino de História: Impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. I Seminário de Ensino de História: Impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VELASCO, D. B.. O currículo de História e a 'realidade do aluno': Refletindo sobre as significações mobilizadas pelos docentes do Ensino Fundamental II. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Conhecimento Histórico e Diálogo Social, 2013.

2.
VELASCO, D. B.. O currículo de História e a 'realidade do aluno': Refletindo sobre as significações mobilizadas pelos docentes do Ensino Fundamental II. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Conhecimento histórico e diálogo social, 2013.

3.
VELASCO, D. B.. Os manuais curriculares de História e a questão da formação do 'cidadão crítico'. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História, 2012, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História, 2012.

4.
VELASCO, D. B.. Sentidos de Cidadania e Demandas do Presente nos livros didáticos de História: Um estudo sobre a coleção História e Vida. In: XV Encontro Regional de História da Anpuh-RJ - Ofícios do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012, São Gonçalo. ANAIS DO XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIo, 2012.

5.
VELASCO, D. B.. A Emancipação Política do Brasil analisada pela imprensa portuguesa das primeiiras décadas do século XIX. In: 17ºSeminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2007, Niterói. 17ºSeminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2007.

6.
VELASCO, D. B.. A imprensa portuguesa do século XIX: A contribuição dos intelectuais e das luzes para a construção do constitucionalismo em Portugal. In: 16º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2006, Niterói. 16º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2006.

7.
VELASCO, D. B.. O Campeão Português e a formação da consciência liberal em Portugal (1819-1821). In: 15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005, Niterói. 15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
VELASCO, D. B.. Formar 'Cidadãos Críticos' em nosso tempo presente: Significações em disputa no Currículo de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
VELASCO, D. B.. O currículo de História e a 'realidade do aluno': Refletindo sobre as significações mobilizadas pelos docentes do Ensino Fundamental II. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
VELASCO, D. B.. Mapeando os sentidos fixados de 'Conhecimento Histórico Escolar' em diálogo com os bordões da 'Realidade do Aluno' e do 'Cidadão Crítico'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
VELASCO, D. B.. Os conteúdos escolares de História e suas articulações com os bordões da 'realidade do aluno' e do 'cidadão crítico'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VELASCO, D. B.. Sentidos de Cidadania e Demandas do Presente nos Livros Didáticos de História: Um estudo sobre a coleção História e Vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
VELASCO, D. B.. Os manuais curriculares de História e a questão da formação do 'cidadão crítico'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VELASCO, D. B.. Independência ou Morte: As divergências sobre a questão das relações entre Brasil e Portugal na Imprensa Liberal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
VELASCO, D. B.. A Emancipação Política do Brasil analisada pela imprensa portuguesa das primeiras décadas do século XIX. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VELASCO, D. B.. A imprensa portuguesa do século XIX: A contribuição dos intelectuais e das luzes para a construção do constitucionalismo em Portugal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
VELASCO, D. B.. O campeão Português e a formação da consciência liberal em Portugal (1819-1821). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Semana Pedagógica - Projeto IntegrAções. 2013. (Outra).

2.
Currículo de História em Pauta: Quais conteúdos legitimar face às demandas do nosso presente?.Os conteúdos escolares em diálogo com os bordões da "realidade do aluno" e do "cidadão crítico". 2013. (Encontro).

3.
Currículo de História em Pauta: Quem é o outro no currículo de História?. 2013. (Encontro).

4.
I Seminário de Ensino de História: Impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro.Mapeando os sentidos fixados de "Conhecimento Histtórico Escolar" em diálogo com os bordões da "realidade do aluno" e do "cidadão crítico". 2013. (Seminário).

5.
XXVII Simpósio Nacional de História.O currículo de História e a "realidade do aluno": Refletindo sobre as significações mobilizadas pelos docentes do Ensino Fundamental II. 2013. (Simpósio).

6.
VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional de Ensino de História.Os manuais curriculares de História e a questão da formação do "cidadão crítico". 2012. (Encontro).

7.
XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio - Ofício do Historiador: Pesquisa e Ensino.Sentidos de Cidadania e Demandas do Presente nos Livros Didáticos de História: Um estudo sobre a coleção História e Vida. 2012. (Simpósio).

8.
Currículo de História em Pauta - Currículo de História: Quando o Currículo é o livro didático. 2011. (Encontro).

9.
Currículo de História em Pauta - Currículo de História: Quem decide o mínimo?. 2011. (Encontro).

10.
IV Jornada Interdisciplinar Intolerância e Holocausto: Como estudar e ensinar na sala de aula?. 2010. (Outra).

11.
Sala de Conversa: Aprender com os Povos da Floresta. 2010. (Outra).

12.
17º Seminário de Iniciação Científica.A Emancipação Política do Brasil analisada pela imprensa portuguesa das primeiras décadas do século XIX. 2007. (Seminário).

13.
Seminário Nação, Direitos e Cidadania na passagem à Modernidade.Independência ou Morte: As divergências sobre a questão das relações entre Brasil e Portugal na Imprensa Liberal. 2007. (Seminário).

14.
16º Seminário de Iniciação Científica.A imprensa portuguesa do século XIX: A contribuição dos intelectuais e das luzes para a construção do constitucionalismo em Portugal. 2006. (Seminário).

15.
15º Seminário de Iniciação Científica.O Campeão Português e a formação da consciência liberal em Portugal (1819-1821). 2005. (Seminário).

16.
Seminário 40 Anos do Golpe Militar: 1964-2004. 2004. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:44:11