Luciano Santa Rita Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8576030547171431
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Tecnólogo em Radiologia, possui Mestrado em Radioproteção e Dosimetria na área de metrologia pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN), Pós-Graduação em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professor nas Universidades Estácio de Sá e Castelo Branco tendo lecionado disciplinas de Física das Radiações, Radiologia Industrial, Dosimetria e Cálculo de Blindagem, Ensaios não destrutivos, Proteção Radiológica na Saúde e Emergência Nuclear. Exerce a função de Técnico em Radioproteção do Centro Tecnológico do Exército e membro da COMRAD do EB. Membro da Comissão de Educação do CRTR-RJ e Presidente da Câmara Técnica de Radiologia Industrial do CRTR-RJ. Tem como principais áreas de atuação profissional, Radioproteção, Detectores de radiação e identificadores radiológicos com uso de detectores cintiladores e semicondutores. Pesquisas e desenvolvimento com detectores de radiação ionizante com cristais cintiladores de NaI(Tl), CsI(Tl) e LaBr3(Ce), bem como semicondutores de germânio de alta pureza (HPGe) visando otimização de procedimentos operacionais para a identificação e quantificação de agentes radioativos e nucleares em ambientes abertos realizadas no Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Centro Tecnológico do Exército (IDQBRN/CTEx). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Santa Rita Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, L. S. R.;OLIVEIRA, L.S.R.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Tecnológico do Exército.
Av das Américas 28705 - DDQBN, D1
Guaratiba
23020470 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 24106327
Fax: (21) 24101328


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Radioproteção e Dosimetria.
Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, Brasil.
Título: Avaliação da Resposta de Detectores Cintiladores de NaI(Tl) em Medições de Kerma no Ar em Feixes de Raios X Diagnóstico,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Claudio de Carvalho Conti.
Coorientador: Aneuri Souza de Amorim.
Palavras-chave: Espectrometria de fótons; Medição de kerma; Raios X diagnóstico; Detectores cintiladores.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Radioproteção / Especialidade: Metrologia.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2003 - 2005
Especialização em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Gerenciamento das Informações dos Clientes de um Serviço de Radiodiagnóstico de um Hospital de Médio Porte, com Enfoque em Qualidade.
Orientador: Paulo Goskes e Paulo Cesar Geraldes.
1999 - 2002
Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico. (Carga horária: 30h).
Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD, Brasil.
2003 - 2003
Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico. (Carga horária: 35h).
Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD, Brasil.
2002 - 2002
Tomografia Computadorizada Física da Imagem e Radi. (Carga horária: 22h).
Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD, Brasil.
2001 - 2001
Radioproteção em Medicina Nuclear. (Carga horária: 30h).
Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD, Brasil.
2000 - 2000
Ações de Radioproteção para Respostas a Emergência. (Carga horária: 60h).
Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Tecnológico do Exército, CTEx, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Radioproteção, Carga horária: 24

Atividades

12/2000 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Atuação em situações de emergência radiológica.
03/1984 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Detecção das radiações ionizantes.

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo de Blindagem da área de indústria
Emergências Nucleares
Física Aplicada a Imaginologia
Física das Radiações

Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Superior de Tecnologia em Radiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dosimetria e Cálculo de Blindagem
Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico
Controle de Qualidade em Radiodiagnóstico


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Caracterização da resposta de um sistema de identificação de radionuclídeos usando detector cintilador de Na(Ti) de 3 MeV
Descrição: Este trabalho tem por objetivo realizar a calibração em energia e resolução de um sistema de espectrometria gama transportável com cintilador de NaI(Tl) de 3"x3" do tipo poço para faixa de energia de 3 MeV para adequar seu uso as medições de amostras ambientais de solo e sedimento, com volume e massa reduzidos, possibilitando a identificação do radionuclídeo Th-232 a partir da medição das energias de seus radioisótopos filhos. Para realização da calibração do sistema de espectrometria gama com o detector NaI(Tl) foram usadas padrões radioativos de Cesio-137 e Cobalto-60, sendo usadas a energia de 661,57keV do Cs-137, a energia de 1332,49keV do segundo fotopico do Co-60, bem como a energia de 2505,70 keV do fotopico soma das energias do Co-60. A verificação da calibração realizada foi feita usando a energia do primeiro fotopico do Co-60. Com a calibração realizada foi possível medir uma amostra de 10 ml de volume de areia da Praia de Guarapari-ES que apresenta uma concentração de Th-232 de 7236 ± 513 Bq.kg-1 [1] e fazer a identificação do Th-232 através da medição das energias dos radioisótopos naturais Ac-228, Tl-208, Bi-212 e Pb-212 filhos do th-232. Uma vez que no Brasil é um país com muitas riquezas e recursos e com solos ainda não caracterizados radiologicamente, como demonstram os relatórios da UNSCEAR [2] e este trabalho contribui para estudos e pesquisas de solo com concentração de th-232 acima da média mundial, quando há necessidade de se medir amostras de solo sem nenhum tipo de preparação, como em uma avaliação de NORM, a não ser a segregação de matéria orgânica que está presente na amostra e com detector que trabalha a temperatura ambiente podendo ser transportado com sua geometria de medição para realização da análise. Para o Instituto de Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear - IDQBRN estas medições embasarão procedimentos utilizados pelas equipes operacionais, visando redução de exposição à esta radiação, tanto para os IOE quanto para a população em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luciano Santa Rita Oliveira - Coordenador / Giovane de Jesus Teixeira - Integrante / Cheryl Gouveia Almada - Integrante / DAYANE BASILIO MARCHINI - Integrante / DAYANNE OLIVA FERREIRA - Integrante / PATRICIA ROBERTO DE MENDONÇA - Integrante.
2018 - Atual
Caracterização da resposta de um sistema de identificação de radionuclídeos com detector de HPGe para a faixa de energia de até 3 MeV
Descrição: Este trabalho tem por objetivo realizar a calibração em energia e resolução de um sistema de espectrometria gama de alta resolução HPGe para faixa de energia de 3 MeV para adequar seu uso as medições de amostras ambientais de solço e sedimento possibilitando a identificação do radionuclídeo Th-232 a partir da medição das energias de seus radioisótopos filhos. Para realização da calibração do sistema de espectrometria gama com o detector HPGe foram usadas padrões radioativos de Cesio-137 e Cobalto-60, sendo usadas a energia de 661,57keV do Cs-137, a energia de 1332,49keV do segundo fotopico do Co-60, bem como a energia de 2505,70 keV do fotopico soma das energias do Co-60. A verificação da calibração realizada foi feita usando a energia do primeiro foto pico do Co-60. Com a calibração realizada foi possível medir uma amostra de areia da Praia de Guarapari-ES que apresenta uma concentração de Th-232 de 7236 ± 513 Bq.kg-1 [1] e fazer a identificação do Th-232 através da medição das energias dos radioisótopos naturais Ac-228, Tl-208, Bi-212 e Pb-212 filhos do th-232. Uma vez que no Brasil é um país com muitas riquezas e recursos e com solos ainda não caracterizados radiologicamente, como demonstram os relatórios da UNSCEAR [2] este trabalho contribui para estudos e pesquisas de solo com concentração de th-232 acima da média mundial, quando há necessidade de se medir amostras de solo sem nenhum tipo de preparação, a não ser a segregação de matéria orgânica que está presente na amostra, como em avaliação de NORM. Para o Instituto de Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear - IDQBRN estas medições embasarão procedimentos utilizados pelas equipes operacionais, visando redução de exposição à esta radiação, tanto para os IOE quanto para a população em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luciano Santa Rita Oliveira - Coordenador / FABIOLA XAVIER DE ARAUJO - Integrante / KARINE SILVA DA ROSA - Integrante / LARISSA MUGUET GOMES - Integrante / Giovane de Jesus Teixeira - Integrante / Cheryl Gouveia Almada - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Radioproteção.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Radioproteção/Especialidade: Metrologia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiodiagnóstico.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, L.S.R.2015 OLIVEIRA, L.S.R.; VITAL, H. C. ; OLIVEIRA, C. J. ; ANDRADE, E. R. ; CABRAL, P. A. M. ; CARVALHO, B. M. R. . Distribution of 238U, 232Th,40K, and 137Cs Concentrations in Soil Samples Nearby a Nuclear Laboratory, Capao Island, Brazil. NUCL TECHNOL RADIAT, v. 30, p. 149-153, 2015.

2.
OLIVEIRA, L.S.R.2013 OLIVEIRA, L.S.R.; CONTI, C.C. ; AMORIM, A.S. ; BALTHAR, M.C.V. . NaI(Tl) scintillator detectors stripping procedure for air kerma measurements of diagnostic X-ray beams. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section A, Accelerators, Spectrometers, Detectors and Associated Equipment (Print), v. 705, p. 106-110, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. S. R.; AMORIM, A.S. ; BALTHAR, M. C. V. ; Vilela, P. R. T. ; SANTOS, A. ; CARDOSO, D. D. ; IZIDORIO, A. C. A. C. ; PELEGRINELI, S. Q. ; SANTOS, F. R. ; RIBEIRO, C. A. M. ; SILVA, D. C. ; SILVA, L. B. ; SILVA, S. L. . Análise qualitativa de 232Th em amostras de solo com identificadores radiológicos portáteis NaI(Tl) e LaBr3(Ce). In: International Joint Conference RADIO 2017, 2017, Goiânia. RADIATION METROLOGY, 2017.

2.
CARVALHO, M. S. ; ARBACH, M. N. ; SANTOS, A. ; GUIMARAES JUNIOR, W. J. ; AMORIM, A.S. ; OLIVEIRA, L. S. R. ; BALTHAR, M. C. V. ; CARDOSO, D. D. . PROTOCOLO PARA CARACTERIZAÇÃO E INTERCOMPARAÇÃO DA MEDIÇÃO ALFA BETA ENTRE DETECTORES, BARREIRA DE SUPERFÍCIE E PROPORCIONAL SELADO EM LABORATÓRIOS FIXO E DE CAMPO. In: International Joint Conference RADIO 2017, 2017, Goiânia. DOSIMETRY AND INSTRUMENTATION, 2017.

3.
VARGAS, L. C. B. ; CARDOSO, D. D. ; GAVAZZA, S. ; MORALES, R. K. ; OLIVEIRA, L. S. R. . Aparato experimental para determinar os coeficientes de atenuação no chumbo para fótons de 0,511 MeV. In: IV Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, 2017, Fortaleza. Anais do Metrologia 2017, 2017.

4.
OLIVEIRA, L. S. R.; AMORIM, A. S. ; BALTHAR, M. C. V. ; SANTOS, A. ; Vilela, P. R. T. ; SILVA, T. M. S. ; VIEIRA, F. G. ; CARDOSO, D. D. ; IZIDORIO, A. C. A. C. ; ARBACH, M. N. . Avaliação de Desempenho de Identificadores Radiológicos de Brometo de Lantânio e Iodeto de Sódio para medições em Ambientes Abertos. In: IV Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, 2017, Fortaleza. Anais do Metrologia 2017, 2017.

5.
COSTA, J. J. S. ; CARDOSO, D. D. ; GAVAZZA, S. ; AMORIM, A. S. ; MORALES, R. K. ; BALTHAR, M. C. V. ; OLIVEIRA, L. S. R. . Development of test specimens to obtain the transmission factors to attenuate photons of 0.511 MeV. In: IV Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, 2017, Fortaleza. Anais do Metrologia 2017, 2017.

6.
BALTHAR, M. C. V. ; AMORIM, A. S. ; Vilela, P. R. T. ; OLIVEIRA, L. S. R. ; PENHA, P. E. C. O. ; GONZAGA, R. N. ; FAGUNDES, L. C. S. ; ANDRADE, E. R. ; SILVA, T. M. S. ; VIEIRA, F. G. ; CARDOSO, D. D. ; IZIDORIO, A. C. A. C. . Implementation of the Gamma Monitor Calibration Laboratory (LABCAL) of the Institute of Chemical, Biological, Radiological and Nuclear Defense (IDQBRN) of the Technology Center of the Brazilian Army (CTEx). In: IV Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, 2017, Fortaleza. Anais do Metrologia 2017, 2017.

7.
PEREIRA, J. S. L. ; PEREIRA, D. L. ; PELEGRINELI, S. Q. ; REGO, J. C. M. ; OLIVEIRA, L. S. R. . Aplicativo PULLER®para Dispositivos Móveis: Auxílio ao aprendizado sobre Proteção Radiológica. In: International Joint Conference RADIO 2017, 2017, Goiânia. SAFETY CULTURE IN RADIATION PROTECTION, 2017.

8.
ARBACH, M. N. ; MORALES, R. K. ; CARDOSO, D. D. ; SANTANNA, V. C. ; Vellozo, S O ; GOMES, R. G. ; AMORIM, A. S. ; OLIVEIRA, L. S. R. . Dependência Direcional do Identificador ORTEC - modelo Micro Detective Tipo N com 15% de eficiência. In: 3º Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, 2016, Rio de Janeiro. 3º Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, 2016.

9.
AMORIM, A.S. ; BALTHAR, M.C.V. ; SANTOS, A. ; Vilela, P. R. T. ; OLIVEIRA, L. S. R. ; PENHA, P. E. C. O. ; GONZAGA, R. N. ; ANDRADE, E. R. ; OLIVEIRA, C. J. ; FAGUNDES, L. C. S. . Laboratório de Calibração de Instrumentos de Medição de radiação Gama (LABCAL) do IDQBRN do CTEx. In: 3º Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, 2016, Rio de Janeiro. 3º Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, 2016.

10.
SANTOS, A. ; SILVA, J. A. V. ; OLIVEIRA, L. S. R. ; Vilela, P. R. T. . Implementation Perspectives of a Radiological Agent Identification Laboratory - LIAR at CTEx. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ATLANTIC CONFERENCE, 2011, Belo Horizonte. NUCLEAR ENERGY NEW JOBS FOR A BETTER LIFE, 2011.

11.
VITAL, H. C. ; Vellozo, S O ; OLIVEIRA, L. S. R. ; Paixão, S B ; BALTHAR, M. C. V. ; OTTO, A. C. ; BARROSO, D. E. G. . Experimentos em Montagens Subcríticas de Grafite no Instituto de Projetos Especiais. In: V General Conference On Nuclear Energy, 1994, Rio de Janeiro. Anais do V CGEN, 1994. v. 1. p. 83-85.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, L.S.R.; AMORIM, A. S. ; BALTHAR, M. C. V. ; Vilela, P. R. T. ; SANTOS, A. ; CARDOSO, D. D. ; IZIDORIO, A. C. A. C. ; PELEGRINELI, S. Q. ; SANTOS, F. R. ; RIBEIRO, C. A. M. ; SILVA, D. C. ; SILVA, L. B. ; SILVA, S. L. . Análise qualitativa de 232Th em amostras de solo com identificadores radiológicos portáteis NaI(Tl) e LaBr3(Ce). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, L. S. R.. Participação em banca de Amanda Martins Salgueiro.Ressonância Magnética das Mamas com sequência de Difusão como Auxílio na Detecção do Câncer de Mama. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas. Controle de Qualidade em Equipamentos de Radiodiagnóstico. 2009. (Congresso).

2.
International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009. 2009. (Congresso).

3.
II Seminário dos Profissionais das Técnicas Radiológicas.Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos. 2008. (Seminário).

4.
4 Congresso Internacional de radioproteção Industrial. 2005. (Congresso).

5.
III Iberan Latin American and Cariben Regional Congress of Medical Physics. 2004. (Congresso).

6.
Semana de Enfermagem do HMI.Acreditação Hospitalar. 2004. (Encontro).

7.
XXXIII Congresso Brasileiro de Radiologia. 2004. (Congresso).

8.
VIII Congresso Latino-Americano de Radioimaginologia. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FABIOLA X ARAUJO, KARINE S ROSA e LARISSA M GOMES. Caracterização da resposta de um sistema de identificação de radionuclídeos com detector de HPGe para a faixa de energia de até 3MeV. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).

2.
DAYANE B MARCHINI, DAYANNE O FERREIRA e PATRICIA R MENDONÇA. Caracterização da resposta de um sistema de identificação de radionuclídeos usando detector cintilador de NaI(Tl) de 3 MeV. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cassiano P V Reis, Filipe C V Oliveira, Neemias M T Silva. Caracterização de um Sistema para Identificação e Quantificação do Radionuclídeo com Cintilador de Nal 2. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

2.
Cíntia P Nascimento, Glaucia A M Araújo, Jéssica B Rodrigues. Procedimentos Operacionais para Avaliação Visual de Serviço de Radiodiagnóstico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

3.
Bianca Garcia, Daniele Rivelo, Jeferson Inácio. Análise Comparativa da Resposta de Identificadores Radiológicos Portáteis (IRP) de CsI(Tl) e NaI(Tl) na medição de Eu-152. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

4.
Aline Barbosa, Gilvânia Nascimento. Compressão Medular Tumoral Tratada pela Radioterapia Baseada na Qualidade de Imagem por Ressonância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

5.
Fabiana Medeiros Barbosa Silva. Controle de Qualidade em Mamografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

6.
Thamires Ribeiro Alves. Proteção Radiológica em Serviços Odontológicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

7.
Rosirene Bispo de Moura Silva. Novas Tecnologias na Radioterapia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

8.
Josenias Marcos Pereira de Araujo. Controle de Qualidade em Equipamentos de Raios X Convencional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

9.
Daniela C.V. da Silva; Erica G.R. Pires; Raquel L. Conceição. Importância do Uso de Protocolos de Incidências Complementares em Mamografia para o Diagnóstico de Câncer e Tratamento em Radioterapia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

10.
Adílio D. Gomes; Talyssa B.A. Santos; Vivian S.A. Ferreira. Sucos Irradiados: Avaliação Sensorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

11.
Leandro dos Santos Costa. Requisitos Técnicos para Adequação de Blindagem em salas de Radiodiagnóstico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.

12.
Weslei Marcos da Silva Teixeira. Proteção Radiológica em Medidores Nucleares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Radiologia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Luciano Santa Rita Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OLIVEIRA, L.S.R.2013 OLIVEIRA, L.S.R.; CONTI, C.C. ; AMORIM, A.S. ; BALTHAR, M.C.V. . NaI(Tl) scintillator detectors stripping procedure for air kerma measurements of diagnostic X-ray beams. Nuclear Instruments & Methods in Physics Research. Section A, Accelerators, Spectrometers, Detectors and Associated Equipment (Print), v. 705, p. 106-110, 2013.

2.
OLIVEIRA, L.S.R.2015 OLIVEIRA, L.S.R.; VITAL, H. C. ; OLIVEIRA, C. J. ; ANDRADE, E. R. ; CABRAL, P. A. M. ; CARVALHO, B. M. R. . Distribution of 238U, 232Th,40K, and 137Cs Concentrations in Soil Samples Nearby a Nuclear Laboratory, Capao Island, Brazil. NUCL TECHNOL RADIAT, v. 30, p. 149-153, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, L.S.R.; AMORIM, A. S. ; BALTHAR, M. C. V. ; Vilela, P. R. T. ; SANTOS, A. ; CARDOSO, D. D. ; IZIDORIO, A. C. A. C. ; PELEGRINELI, S. Q. ; SANTOS, F. R. ; RIBEIRO, C. A. M. ; SILVA, D. C. ; SILVA, L. B. ; SILVA, S. L. . Análise qualitativa de 232Th em amostras de solo com identificadores radiológicos portáteis NaI(Tl) e LaBr3(Ce). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 14:16:21