Avram Stanley Blum

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2952027750762307
  • Última atualização do currículo em 22/07/2018


Professor Assistente da UnB, lotado no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução. Presta assessoria pedagógica no Núcleo Gestor do programa Idiomas sem Fronteiras na Secretaria de Educação Superior no Ministério da Educação em Brasília. Com ampla experiência como docente universitário, professor em projetos educacionais para professores e alunos da rede pública, e em escolas de línguas, leciona inglês, espanhol e português como língua estrangeira. Sua área de pesquisa dedica-se à formação de professores de inglês. É graduado em Letras Espanhol/Inglês pela Western Washington University. Possui dois mestrados. É mestre em Linguística pela University of Washington e mestre em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira pela mesma instituição. Seu doutorado é na área de Linguística Aplicada também pela University of Washington. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Avram Stanley Blum
Nome em citações bibliográficas
BLUM, A. S.;Blum, Avram

Endereço


Endereço Profissional
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior.
Sala 300
Zona Cívico-Administrativa
70050000 - Brasília, DF - Brasil - Caixa-postal: 70050000
Telefone: (61) 20228071
URL da Homepage: www.mec.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2018
Doutorado em English Language and Rhetoric.
University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
Título: Brazilian University English Teachers' Use of their Translinguistic Identity as a Pedagogical Resource, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Sandra Silberstein.
Coorientador: Suhanthie Motha.
Palavras-chave: translinguistic identity; pedagogy; English as a Foreign Language.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2010
Mestrado em Ensino da Língua Inglesa como Língua Estrangeira.
University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
Título: IEP Students' Attitudes towards their NNEST Student Teachers,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Suhanthie Motha.
Coorientador: Collette Moore.
Palavras-chave: Non-Native English Speaking Teachers; Students' Attitudes; University Intensive English Program.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2008
Mestrado em Linguistica.
University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
Título: The Acquisition of Ser and Estar by English Speaking Learners of Spanish,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Julia Herschensohn.
Coorientador: Karen Zagona.
Palavras-chave: Second Language Acquisition; Ser and Estar; Spanish as a Foreign Language.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2004
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário São Lucas, FSL, Brasil.
Título: A Abordagem Comunicativa como Manifestação da Concepção de Educação Problematizadora de Paulo Freire.
Orientador: Carla Martins.
1995 - 2000
Graduação em Letras Espanhol/Inglês.
Western Washington University, WWU, Estados Unidos.




Formação Complementar


2001 - 2002
Trainee Teacher ETP/ESL Program. (Carga horária: 880h).
Instituto de Intercâmbio e Cultura das Américas, IICA, Brasil.
2001 - 2001
Regional Teachers Training. (Carga horária: 15h).
Skill - Inglês/Espanhol, SKILL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2015 - Atual
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Câmara de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Ensino de Inglês: Práticas para a Cidadania.
03/2015 - Atual
Ensino, Abi - Letras Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental 1, Inglês: Expressão Oral 2, Inglês: Compreensão de Textos Escritos 2

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico no Núcleo Gestor do IsF, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico no Núcleo Gestor do IsF, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Senior English Language Fellow patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, cedido para o Ministério da Educação especificamente para apoiar o programa Inglês sem Fronteiras. Articula principalmente com os Coordenadores desse programa nas universidades federais, mas também contato regular com parceiros como CAPES, Mastertest, Fulbright e Educational Testing Service (ETS).


Secretaria de Educação de Pernambuco, SE/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês de curso intensivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividade complementar à bolsa de Senior English Language Fellow. Ministrou um curso de inglês intensivo para duas turmas de alunos de ensino médio da rede pública de Pernambuco durante as férias de verão.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de professores de Inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Senior English Language Fellow patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, cedido para a Secretaria de Educação de Pernambuco para ministrar três turmas do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Inglês da Rede Pública Estadual de Pernambuco que tratou ambas de questões de metodologia e o uso da língua inglesa.

Atividades

05/2012 - 12/2012
Ensino, Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Inglê, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Inglês da Rede Pública Estadual de Pernambuco

University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Pesquisador, Administrador, Carga horária: 20

Atividades

06/2006 - 08/2012
Ensino, Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Portuguese 103; Elementary Portuguese 3
Portuguese 102: Elementary Portuguese 2
Portuguese 105: Portuguese for Spanish Speakers
Portuguese 110: Accelerated Portuguese
Portuguese 201: Intermediate Portuguese 1
Portuguese 202: Intermediate Portuguese 2
08/2011 - 04/2012
Ensino, Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
English 103: Academic Writing from Texts 3
English 102: Academic Writing from Texts 2
01/2011 - 08/2011
Ensino, Intensive English Program, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Academic Listening and Speaking
Grammar and Writing 2
06/2010 - 06/2011
Direção e administração, Intensive English Program, .

Cargo ou função
Administrative Graduate Staff Associate.
09/2005 - 06/2009
Ensino, Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Spanish 406: Advanced Spanish Grammar
Spanish 202: Intermediate Spanish 2
Spanish 103: Elementary Spanish 3
Spanish 102: Elementary Spanish 2
08/2007 - 06/2008
Direção e administração, Division of Spanish and Portuguese Studies, .

Cargo ou função
Vice Diretor de Curso de Intercâmbio em Cádiz, Espanha.

Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

08/2004 - 06/2005
Ensino, Língua e Literatura da Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oral Expression in English
English Phonetics
06/2003 - 06/2005
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Norte Americana II
Literatura Britânica I
Inglês VIII
Inglês VII
Inglês VI
Inglês V
Inglês IV

União das Escolas Superiores de Porto Velho, UNIPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2005 - 07/2005
Ensino, Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conversação em Língua Inglesa
Cultura e Civilização de Países de Língua Inglesa
Prática de Ensino I

Western Washington University, WWU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Administração, Carga horária: 20
Outras informações
Vice Diretor do programa Hispano American Student Tutoring for Achievement e Fundador e Diretor do programa Bellingham E.S.L. High School Summer Tutoring, ambos da Woodring College of Education da Western Washington University.



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
A comparison of universtiy foreign language students' interaction and learning in pair and group collaborative writing tasks
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Avram Stanley Blum - Integrante / Ana Fernández Dobao - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Ensino de Inglês: Práticas para a Cidadania
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2000 - 2000
Bellingham High School E.S.L. Summer Tutoring Program
Descrição: O programa visava apoiar o desenvolvimento acadêmico de imigrantes nas escolas públicas de Bellingham, WA, EUA.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Avram Stanley Blum - Integrante / Lawrence Estrada - Coordenador / Jamie Over - Integrante.
1999 - 2000
Hispano American Student Tutoring for Achievement Program (H.A.S.T.A.)
Descrição: O programa apoiava o desenvolvimento acadêmico de imigrantes hispano-falantes nas escolas públicas de Bellingham, WA, EUA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Avram Stanley Blum - Integrante / Lawrence Estrada - Coordenador / Mathew Konsa - Integrante / Andrea Gamboa - Integrante.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: British Journal of Education, Society, and Behavioural Science


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNÁNDEZ DOBAO, ANA2013 FERNÁNDEZ DOBAO, ANA ; Blum, Avram . Collaborative writing in pairs and small groups: Learners' attitudes and perceptions. System (Linkoping), v. 41, p. 365-378, 2013.

2.
BLUM, A. S.;Blum, Avram2012 BLUM, A. S.; Johnson, Eric J. . Reading Repression: Textualizing the Linguistic Marginalization of Nonnative English-Speaking Teachers in Arizona. J LANG IDENTITY EDUC, v. 11, p. 167-184, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
Blum, Avram. English teaching in Brazil: New actions, new horizons. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Blum, Avram. Intercâmbio universitário no exterior: Desafios e possibilidades para a vida profissional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BLUM, A. S.. Projeto Leva Professores para Intercâmbio nos EUA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Blum, Avram. As lições de Paulo Freire nos States. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BLUM, A. S.. Beyond the To Be Syndrome: An alternative method to teaching language. 2015. (Prefácio).

2.
BLUM, A. S.. 40-Hour Professional Development Week. 2013. .

3.
BLUM, A. S.. Teachers Training Teachers: A Professional Development Workshop for Pernambuco Public School Teacher-Leaders. 2012. .

4.
NENEVE, M. ; Blum, Avram . Núcleo de Estudos Canadenses. 2003. (Voluntário Social).

5.
BLUM, A. S.. Un chavo merece más que la calle!. 2000. (Voluntário Social).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Blum, Avram. Bolsa CAPES/Fulbright - Estágio Pós-Doutoral nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes nos Estados Unidos: 2013. 2013. Fulbright Comissão para o Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil.

2.
LIMA, D. A. E.; MORAES, W. F.; LOUREIRO, L.; PEDROSO, L.; GRIJO, P.; BLUM, A. S.. Comissão de Análise e Julgamento de Projetos Institucionais do Programa de Assistente de Ensino de Língua Ingesa. 2013. Fulbright Comissão para o Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Cultura, Linguagens e Ensino.Inglês sem Fronteiras e o processo de internacionalização das universidades brasileiras: propostas de cursos. 2015. (Encontro).

2.
Seminário de Orientação aos bolsistas do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa.English without Borders: The Internationalization of Brazilian Univerisities. 2014. (Seminário).

3.
XIII Conferencia Internacional - IATEFL Chile - ?Motivation in the 21st Century EFL Classroom?. Low-Tech Speaking Activities for Teenagers and Adults. 2014. (Congresso).

4.
12a Mostra da Produção Universitária - FURG.Inglês sem Fronteiras. 2013. (Oficina).

5.
12ª Mostra da Produção Universitária da FURG, 12ª MPU. Intercâmbio Universitário no Exterior: Desafios e Possibilidades para a Vida Profissional. 2013. (Congresso).

6.
2nd Alumni, CTJ and IBEU TEFL Conference. Foreign Language Learning Experience: A Teaching Resource. 2013. (Congresso).

7.
IV Fórum de Educação Integral.Foreign Language Learning Experience as a Resource for Foreign Language Teaching. 2012. (Outra).

8.
44th Annual Teachers of English to Speakers of Other Languages National Convention. IEP Students' Attitudes towards their NNES Student Teachers. 2010. (Congresso).

9.
Spokane Regional ESL Conference. Language Ideologies and Non-native English Speaking Teaching Assistant Hiring Policies in MATESOL Programs. 2010. (Congresso).

10.
3rd Biannual Symposium on Bilingual Education and Citizenship in Latin America.Paulo Freire, Communicative Language Teaching, and the União das Escolas Superiores de Porto Velho (UNIPEC): Is There a Connection?. 2009. (Simpósio).

11.
43rd Annual Teachers of English to Speakers of Other Languages National Convention. Graduate Forum.. CLT as a Vehicle for Critical Pedagogy. 2009. (Congresso).

12.
Washington Association for the Education of Speakers of Other Languages Conference. The Saliency of Nativeness in the Selection of Teaching Assistants. 2009. (Congresso).

13.
Sexta Cultural do CCAA.Pronúncia do Inglês. 2005. (Outra).

14.
Quinta Semana de Letras da União das Escolas Superiores de Porto Velho (UNIPEC).Abordagem Comunicativa no curso de Letras-Inglês da UNIPEC. 2004. (Outra).

15.
Semana de Abertura do Curso de Letras da União das Escolas Superiores de Porto Velho (UNIPEC).Transcendentalism and the Dead Poet's Society. 2004. (Encontro).

16.
Primeiro Seminário Estadual de Língua e Literatura em Inglês.English Pronunciation and Orthography: Making the Connection. 2003. (Seminário).

17.
Semana de Abertura do Curso de Letras da União das Escolas Superiores de Porto Velho (UNIPEC).Como Usar os Dicionários Mono e Blingue. 2003. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, D. A. E. ; MORAES, W. F. ; MONTENEGRO, A. R. A. ; BLUM, A. S. ; RODEGHIERO, C. ; LIMA, F. ; FORGIARINI, G. . IV Encontro Nacional do Programa Inglês sem Fronteiras. 2014. (Outro).

2.
Blum, Avram. V Semana do Curso de Letras: Olhares sobre a Amazônia. 2004. (Congresso).



Outras informações relevantes


Concursado como Professor Assistente na área de Línguas Estrangeiras Modernas/Formação de Professor: Língua Inglesa, Prática de Ensino de Língua Inglesa e Literatura Americana pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Página do DOU: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/51086901/dou-secao-3-21-02-2013-pg-81/pdfView. 


Visitas para fins de experiências culturais a 14 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Bolívia (x4), Canada (x3), Chile, Espanha (x2), França (x2), Holanda, Marrocos (x3), México (x5), Peru, Portugal (x4), e a República Checa.

A diploma de graduação foi revalidada pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a diploma de mestrado em Linguística foi reconhecida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a diploma de mestrado em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira foi reconhecida pela Universidade de São Paulo (USP).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 7:20:42