João Alberto Neves dos Santos Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3433128026623975
  • Última atualização do currículo em 11/03/2014


Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com ênfase em análise, projeto e implementação de sistemas, mestre pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) na área de engenharia de software, com ênfase em sistemas multi-agentes e aspectos, e atualmente doutorando na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Possui experiência em desenvolvimento de software com Java utilizando diversos frameworks consagrados pela indústria, arquitetura, consultoria e gerenciamento de projetos através de metodologias ágeis. Possui interesse nas seguintes áreas: Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Banco de Dados, Projeto e Análise de Algoritmos, Estruturas de Dados e suas Aplicações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Alberto Neves dos Santos Filho
Nome em citações bibliográficas
SANTOS FILHO, João Alberto Neves dos

Endereço


Endereço Profissional
DClick Desenvolvimento de Softwares LTDA..
Avenida Presidente Vargas, 290 13º andar
Centro
20091060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22425981
URL da Homepage: http://www.dclick.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2011
Doutorado em andamento em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil. Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Júlio César Sampaio do Prado Leite.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
2006 - 2007
Mestrado em Sistemas e Computação.
Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.
Título: AspectualJADE: uma plataforma para desenvolvimento de Sistemas Multi-agentes com modularização de características transversais,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ricardo Choren Noya.
Palavras-chave: agente; aspecto.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática; Consultoria em Sistemas de Informática; Desenvolvimento de Programas (Software).
2001 - 2005
Graduação em Sistemas de Informação.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: LETRA - Laboratório de Estudo de Tráfego Multimídia.
Orientador: Morganna Carmem Diniz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



DClick Desenvolvimento de Softwares LTDA., DCLICK, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Cooperativado, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Cooperativado, Enquadramento Funcional: Líder de Projetos / Analista de Sistemas, Carga horária: 40


Milestone, MILESTONE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Pessoa Juridica (PJ), Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas / Desenvolvedor, Carga horária: 40
Outras informações
Líder de equipe de projetos em Java Milestone T.I. Tomada de decisões junto à equipe e com clientes e participação em reuniões. Metodologia SCRUM, desenvolvimento de sistemas em Java 1.5 e Javascript. Utilização de design-patterns mais comuns em desenvolvimento de software na indústria. Utilização de banco de dados Oracle. Servidores de aplicação JBoss 4.2 e Weblogic 10. Etapas de participação na empresa: 1. 25/04/2007 à 28/12/2008: Projeto destinado à Globo.com: uso de tecnologias OSCache, SiteMesh, Struts 2, J2EE (JSP, Servlet´s e JPA/EJB3), Acegi (Spring)-Security, Spring IOC, AJAX, Hibernate e JbossCache; 2. 02/01/2008 à 16/04/2008: Projeto destinado à Petrobras: utilização e desenvolvimento de framework proprietário baseado em uma sub-área de Gestão de Conhecimento: Comunidade de Práticas. Tal framework abrange alguns conceitos, tais como navegação contextual, máquina de workflow e manipulação de entidades baseada em modelo; 3. 17/04/2008 à 17/10/2008: Desenvolvimento de novo software à Petrobras, para o mesmo projeto, através de treinamento e estudo de nova tecnologia para desenvolvimento de software para a Web: JBoss SEAM. Baseado na especificação Web Beans, leva-se em consideração a utilização de tecnologias integradas e o aumento da produtividade com o uso de Annotations. Algumas das tecnologias que podem ser citadas: JSF 1.2, RichFaces, Facelets, EJB3/JPA, AJAX e Hibernate. TDD com TestNG; 4. 20/10/2008 à atual: Desenvolvimento de sistema, projeto Oi Futuro, no âmbito de Comunidades de Práticas, através de tecnologias citadas no item 3. 5. 20/04/2009 à atual: Desenvolvimento de sistema, projeto de Gestão de Taxonomias destinado à Petrobras, com tecnologias Struts 2, Tiles, J2EE (JSP, Servlet´s e JPA/EJB3), JAAS, Spring IOC, AJAX e Hibernate. TDD com JUnit e DBUnit;


Montreal Informática, MI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas / Desenvolvedor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Analista de Sistemas / Desenvolvedor Sênior Java Montreal Informática Análise de diagramas de classes, seqüência e documentação de casos de uso; modelagem de sistemas através da ferramenta Enterprise Architect 6.1; desenvolvimento de sistemas utilizando JBoss-Ide e MyEclipse para a web com Java 1.5; frameworks Struts e Hibernate, uso e criação de taglib´s (exemplos de utilização: JSTL e DisplayTable); J2EE (JSP, Servlet´s e EJB - Stateless Session Beans) e javascript; utilização de design patterns Façade, Singleton, Transfer Object, Value Object e DAO; criação de client para utilização de Web-Services; banco de dados Oracle. Sistemas direcionados ao uso da BR distribuidora


Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Pessoa Juridica (PJ), Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas / Desenvolvedor, Carga horária: 40
Outras informações
Analista de Sistemas / Desenvolvedor Java Instituto Militar de Engenharia (IME) análise e projeto de sistemas com UML: Diagrama de classes, de casos de uso, de pacotes, de atividades e de seqüência. Desenvolvimento de sistemas em Java. Utilização de RMI, frameworks Struts e Hibernate, design patterns Singleton, Facade e Command. Banco de dados MySql. Sistema de Comando e Controle para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, parceria com o Ministério da Integração Nacional, projeto destinado aos jogos Pan-Americanos de 2007. Sistema de Geoprocessamento. Projeto em parceria com a prefeitura de Campinas (São Paulo).

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Manutenção e Suporte de computadores

Atividades

1/2002 - 6/2002
Estágios , Secao de Matematica e Engenharia de Sistemas, .

Estágio realizado
Manutenção e Suporte.

Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos, COPPETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços de informática, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Coppetec/Embratel - desenvolvimento de sistemas em Java. Modelagem na ferramenta Poseidon. Utilização de Stateless Session Beans e Message-Driven Beans, framework Hibernate, desenvolvimento de módulo JCA. Padrão de desenvolvimento MDA, utilizando AndroMDA. Banco de dados Oracle. Sistema destinado a serviços de telefonia móvel e fixa.

Atividades

10/2005 - 1/2006
Serviços técnicos especializados , EMBRATEL, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de sistemas em Java. Modelagem na ferramenta Poseidon. Utilização de Stateless Session Beans e MDB, framework Hibernate, desenvolvimento de módulo JCA. Padrão de desenvolvimento MDA, utilizando AndroMDA. Banco de dados Oracle..

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor da ferramenta SET, Carga horária: 20

Atividades

2/2005 - 8/2005
Pesquisa e desenvolvimento .


Exército Brasileiro - Depto de Enino e Pesquisa, DEPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: An. Sistemas / Desenvolvedor, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de sistemas em Java, usando frameworks Struts e Hibernate, design patterns Facade e Dao, EJB, banco de dados Postgresql. Desenvolvimento do novo Portal do Departamento de Ensino e Pesquisa do Exército Brasileiro, PORTALDEP. Análise e modelagem de diagramas de classes, de atividades, de pacotes, entre outros, utilizando a ferramenta JUDE. Modelagem de esquema de banco de dados, módulos de sistema com baixo acoplamento e alta modularidade.

Atividades

3/2005 - 9/2005
Serviços técnicos especializados , DEP, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de sistemas em Java, usando frameworks Struts e Hibernate, design patterns Facade e Dao, EJB, banco de dados Postgresql..

Telemar Norte e Leste SA., TELEMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Desenvolvimento de sistemas utilizando linguagens ASP e JavaScript. Programação de rotinas VBA. Banco de Dados MS Access.

Atividades

2/2004 - 11/2004
Estágios , Departamento de Suprimentos, .

Estágio realizado
Desenvolvimento de sistemas utilizando linguagens ASP e JavaScript. Programação de rotinas VBA. Banco de Dados MS Access..

Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Administração de Bancos de Dados Oracle. Programação PL/SQL.

Atividades

11/2003 - 2/2004
Estágios , Desenvolvimento e pesquisa, .

Estágio realizado
Administração de Bancos de dados Oracle e programação PL/SQL..

International Business Machines, IBM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Analista de Sistemas Jr., Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Jr., Carga horária: 40
Outras informações
Administração de Bancos de Dados DB2 e programação Lotus Notes (LotusScript)

Atividades

8/2003 - 10/2003
Serviços técnicos especializados , Departamento de Marketing, .

Serviço realizado
Analista Jr. - Administração de Bancos de Dados DB2 e programação Lotus Notes (LotusScript).

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Programação Delphi e Visual Basic. Banco de Dados Sql Server.

Atividades

11/2002 - 7/2003
Estágios , Reitoria, Centro de Processamento de Dados.

Estágio realizado
Programação Delphi e Visual Basic. Banco de dados Sql Server..


Linhas de pesquisa


1.
Chamada CT-INFO: CNPq 31/2004 - PDPG-TI


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS FILHO, João Alberto Neves dos; NOYA, R. C. ; BREITMAN, K. K. . Modularization of crosscutting concerns in multi agent systems. In: 33rd Annual IEEE Software Engineering Workshop, 2009, Skovde. Proceedings of the 33rd Annual IEEE Software Engineering Workshop. Los Alamitos: IEEE Computer Society Press, 2009. v. 11. p. 56-64.

2.
ZAO, L. ; SANTOS FILHO, João Alberto Neves dos ; PEREIRA, A. ; DINIZ, M. C. ; COELHO, R. F. . SET (Scaling Estimation Tool): Uma Ferramenta Gráfica de Estimação e Análise de Sistemas com Características de Dependência Temporal. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2006, Curitiba. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, 2006.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 20:54:31