Valeuska França Cury Martins

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  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


possui graduação em Português-Francês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971) e Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Atualmente é Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura escrita alfabetização som fonema, leitor e texto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valeuska França Cury Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, V. F. C.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Rua Monte Alegre, nº 984
Perdizes
05014-001 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 36708000
Ramal: 8235
Fax: (011) 36708530
URL da Homepage: www.pucsp.br


Formação acadêmica/titulação


1974 - 1979
Mestrado em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Encontros consonantais em Português,Ano de Obtenção: 1979.
Orientador: Regina Célia Pagliuchi da Silveira.
Palavras-chave: Fonética e Fonologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1968 - 1971
Graduação em Português-Francês.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

3/1995 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino do Português e estágio Supervisionado
Lingüística do Português
Língua Portuguesa: Estudos Individuais
Língua Portuguesa: Avançado
Língua Portuguesa: Intermediário
Língua Portuguesa: Básico
3/1990 - Atual
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
7/1997 - 8/2001
Direção e administração, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Letras: Português.
08/1986 - 02/1987
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação e Linguagem Juridica
08/1986 - 02/1987
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação e Linguagem Jurídica
08/1986 - 02/1987
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português para fins específicos
03/1984 - 02/1985
Ensino, Curso Básico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão Verbal
03/1983 - 10/1983
Ensino, Curso Básico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão Verbal
08/1982 - 12/1982
Ensino, Básico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão Verbal

Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora contratada

Atividades

04/1988 - 09/1988
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada

Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1992
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora contratada

Atividades

02/1986 - 02/1992
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Organizacao Santamarense de Educacao e Cultura, OSEC, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1983
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora contratada

Atividades

08/1977 - 08/1983
Ensino, Letras e Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística do Português, Língua Portuduesa e L~ingua Latina

Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1985
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Outras informações
Além de professora, era também coordenadora.

Atividades

03/1976 - 12/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português


Projetos de pesquisa


2005 - Atual
NUPLE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARTINS, V. F. C.. Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. 1a. ed. sao paulo: Educ, 2018. v. 1. 335p .

2.
SELLAN, A. R. B. ; MARTINS, V. F. C. . Lîngua Portuguesa - aspectos linguîsticos, culturais e identitârios. 01. ed. São Paulo: educ IP-PUC-SP, 2012. v. 01. 349p .

Capítulos de livros publicados
1.
SELLAN, A. R. B. ; MARTINS, V. F. C. . Ensino de portuguës para estrangeiros e formaçâo do especialista: recursos didäticos em ambientes autênticos. In: Neusa Barbosa Bastos. (Org.). Lîngua Portuguesa e lusofonia. 01ed.São Paulo: educ IP-PUC-SP, 2014, v. 01, p. 09-372.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, V. F. C.. Compreensão e leitura. In: XVII Congresso Internacional de Lingüística e Filologia Românicas, 1983, Aix-en-Provence. Anais do XVII Congresso Internacional de Lingüística e Filologia Românicas. Aix-en-Provence, 1983.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, V. F. C.; SELLA, V. F. C. M. E. A. R. B. . Produção de dicionário: critérios para a transcrição fonética de um dicionário de equivalência - Português Brasileiro - Espanhol Rioplatense. In: 54 Seminário do Gel, 2006, Araraquara- SP. Gel - Caderno de Resumos, 2006. v. 1. p. 157-158.


Demais tipos de produção técnica
1.
Alexandra Fogli Serpa Geraldini ; Fabio Cypriano ; LESSA, A. B. C. T. ; LODOVICI, F. M. M. ; MARTINS, V. F. C. ; OLIVEIRA, M. C. P. P. ; RODRIGUES, C. T. ; ROSSI FILHO, A. . Revista Eletrônica COMFIO. 2008. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARTINS, V. F. C.. Participação em banca de Aurora de Jesus Rodrigues. Redação e Leitura, desafios. Um estudo à luz da Semântica. 1984.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. FONÉTICA: QUESTÕES PROBLEMÁTICAS PARA AQUISIÇÃO DA PRONÚNCIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2018. (Congresso).

2.
16 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Português Língua Estrangeira: relações interculturais. 2016. (Congresso).

3.
16 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Ensino de Português Língua Estrangeira: o uso de materiais autênticos. 2016. (Exposição).

4.
7 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC-SP. Ensino de Português Língua Estrangeira: o uso de materiais autênticos. 2016. (Exposição).

5.
15 Congresso Brasileiro Língua Portuguesa. Ensino de Português Língua Estrangeira: o uso de materiais autênticos. 2014. (Congresso).

6.
15 Congresso Brasileiro Língua Portuguesa.Português Língua Estrangeira: pesquisa e ensino. 2014. (Outra).

7.
6 Congresso Internacional Lusofonia. Ensino de Português Língua Estrangeira: o uso de materiais autênticos. 2014. (Congresso).

8.
6 Congresso Internacional Lusofonia.Ensino de português língua estrangeira: o uso de materiais autênticos. 2014. (Outra).

9.
14 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Ensino do Português para estrangeiros e formação do especialista: recursos didáticos em ambientes autênticos. 2012. (Congresso).

10.
5 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Ensino do Português para estrangeiros e formação do especialista: recursos didáticos em ambientes autênticos. 2012. (Congresso).

11.
13 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa 4 Congresso Internacional de Lusofonia. ENFOQUE INTERCULTURALISTA NO ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: EXPRESSÕES LINGUÍSTICAS E IMPLÍCITOS CULTURAIS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS-. 2010. (Congresso).

12.
Décimo Segundo Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - Terceiro Congresso Internacional de Lusofonia do IPPUCSP. Cultura e identidade na pronúncia estandardizada do português brasileiro. 2008. (Congresso).

13.
Fórum Nacional de Licenciaturas das IES Comunitárias. 2008. (Outra).

14.
XXIII Encontro Nacional da ANPOLL.Pronúncia estandardizada e consoantes finais silábicas em pausa em junturas. 2008. (Encontro).

15.
O ensino superior na atualidade: velhos desafios, novos caminhos. 2007. (Simpósio).

16.
Oficina.Questões culturais, gramaticais, lexicais e de pronúncia pertinentes para o ensino de PLE. 2007. (Oficina).

17.
Semana Acadêmica. 2007. (Simpósio).

18.
VI Congresso Internacional da SIPLE. Perspectivas para o ensino de português língua estrangeira: a questão da pronúncia idiomática. 2007. (Congresso).

19.
11 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUCSP. Dificuldades de transcrição fonética na elaboração de um dicionário de equivalência. 2006. (Congresso).

20.
54 Seminário do GEl.Produção de dicionário: critérios para a transcrição fonética de equivalência - Português Brasileiro - Espanhol Rioplatense. 2006. (Seminário).

21.
Décimo Primeiro Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - Segundo Congresso Internacional de Lusofonia do IPPUCSP. Dificuldades de Transcrição Fonética na Elaboração de um dicionário de equivalência. 2006. (Congresso).

22.
Seminário Anual da SIPLE.Em busca da pronúncia idiomática do Português do Brasil: a realização sonora da lateral em final de palavra. 2005. (Seminário).

23.
SIPLE.Em busca da pronúncia idiomática do Português do Brasil: /-L/ a realização sonora da lateral em final de palavra.. 2005. (Simpósio).

24.
Jornada de Letras das FAAC.A produção do texto científico. 2003. (Oficina).

25.
6 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Fonética e ensino de Língua Portuguesa. 1996. (Congresso).

26.
IV Simpósio de Letras: das origens à modernidade.Uma pesquisa para o ensino na área da Ciência da Computação. 1996. (Simpósio).

27.
38 Reunião Anual da SBPC. Conformidade - conformativa: coesão e coerência. 1986. (Congresso).

28.
37 Reunião da SBPC. Coesão e produção de texto. 1985. (Congresso).

29.
36 Reunião Anual da SBPC. Construções com como numa abordagem sintático-semântica. 1984. (Congresso).

30.
XXVII Seminário de Ling.Compreensão e leitura. 1984. (Seminário).

31.
35 Reunião Anual da SBPC. Divisão silábica e as consoantes do português. 1983. (Congresso).

32.
4 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Questões de Fonologia e Ortografia. 1983. (Congresso).

33.
34 Reunião da SBPC. As relações textuais e o valor de meio e fim. 1982. (Congresso).

34.
10 Congresso de Comunicação Social. Linguagem do pensamento na comunicação dos jovens. 1981. (Congresso).

35.
33 Reunião Anual da SBPC. O eixo nocional e a produção de signos lingüísticos. 1981. (Congresso).

36.
III COLE. Leitura: relações textuais e intertextuais. 1981. (Congresso).

37.
V Congresso Internacional da ALFAL. Sujeito pensante - língua como fenômeno do pensamento. 1981. (Congresso).

38.
3 Congresso de Professores de Português. Sintaxe-Semântica. 1980. (Congresso).

39.
XXXII Reunião Anual da SBPC. Um estudo silábico dos paradigmas consonantais. 1980. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, V. F. C.. 17 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 2018. (Congresso).

2.
MARTINS, V. F. C.; SELLAN, A. R. B. . 16 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

3.
SELLAN, A. R. B. ; MARTINS, V. F. C. . 7 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC-SP. 2016. (Congresso).

4.
MARTINS, V. F. C.. 15 Congresso Brasileiro Língua Portuguesa. 2014. (Congresso).

5.
MARTINS, V. F. C.. 6 Congresso Internacional Lusofonia. 2014. (Congresso).

6.
MARTINS, V. F. C.. 5 Congresso Internacional Lusofonia. 2012. (Congresso).

7.
MARTINS, V. F. C.. 14 Congresso se Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).

8.
MARTINS, V. F. C.. 13 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa 4 Congresso Internacional de Lusofonia. 2010. (Congresso).

9.
MARTINS, V. F. C.. Décimo Segundo Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - Terceiro Congresso Internacional de Lusofonia do IPPUCSP. 2008. (Congresso).

10.
MARTINS, V. F. C.. Décimo Primeiro Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - Segundo Congresso Internacional de Lusofonia do IPPUCSP. 2006. (Congresso).

11.
MARTINS, V. F. C.. Décimo Congresso de Língua Portuguesa - Primeiro Congresso Internacional de Lusofonia do IPPUCSP. 2004. (Congresso).

12.
MARTINS, V. F. C.. Sétimo Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabel Souto Ottoni de Andrade. A linguagem jurídica nos tribunais. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

2.
Maria Luiza L. de Almeida. Diferentes Línguas Portuguesas: Brasil e Angola. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

3.
Victor Hugo da Silva Vasconcelos. Leitura. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

4.
Henrique César Feijó Barbosa. Ensinar ou não ensinar a norma culta?. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Juliana Luiz da Silva. As diversas possibilidades de leitura por meio dos gêneros textual-discursivos. Início: 2008. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daiane Lopes da Silva. O livro didático no ensino de \\\\\língua Portuguesa: conteúdos para o sétimo ano. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

2.
JOSÉ EDSON JULIO ROBERTO. AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO ÂMBITO ESCOLAR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

3.
Denize Daniela de Freitas Bombonato. A utilização do léxico nos anúncios de cerveja: efeitos de sentido. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

4.
Elizabete dos Santos Teixeira. A abordagem fonético-fonológica em livros didáticos da rede municipal de Ensino Fundamental II. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

5.
Raquel Elisângela dos Santos. A oralidade nas práticas sociais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

6.
Suellen Romere da Silva Santos. CARACTERÍSTICAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO DITONGAÇÃO DAS PALAVRAS TERMINADAS EM S e Z. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

7.
Mônica Franco Jacintho. Livros didáticos de Língua Portuguesa: há progressão nos conteúdos?. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

8.
Maria Aparecida dos Santos. Orientação de leitura em materiais didáticos do 7 ano para alunos das redes públicas estadual e municipal. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

9.
Raquel Linares Ferreira. Vertente sociointeracional da Linguística Textual: a visão dos PCN sobre os gêneros textuais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

10.
ADRIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA. Estudos da coerência e coesão no texto escrito. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Senso - COGEAE) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

11.
EDILAINE SOUZA DE SANTANA. A interatividade entre fala e escrita: processos de retextualização. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

12.
Luciana Lima Rodrigues. O uso das estratégias de leitura na formação de leitores competentes no ensino fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Senso - COGEAE) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

13.
CARLOS ANTONIO CARLOS DA SILVA. A língua falada escrita nas histórias em quadrinhos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato senso em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

14.
Maria Luiza Almeida. Relações sociais determinantes de herança africana em letras de MPB. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Português) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

15.
ISABEL SOUTO OTTONI DE ANDRADE. LINGUAGEM JURÍDICA E ACESSO À JUSTIÇA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

16.
Victor Hugo da Silva Vasconcellos. A LEITURA E SEUS QUATRO PILARES. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Português) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

17.
Sônia Vieira Ribeiro dos Santos. Prática de leitura continuada do paradidático. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

18.
Tânia Ribeiro Martins. A linguagem verbal do orkut. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Senso - COGEAE) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

19.
Wilson Tarciso Loredo. O preconceito lingüístico em dois aspectos: na escola e na política. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato senso em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

20.
Cidália dos Santos Achten. Fonética e Fonologia no ensino de Português para estrangeiros. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Senso - COGEAE) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

21.
Wilson Tarciso Loredo. O preconceito lingúístico. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Senso - COGEAE) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

22.
Cidália dos Santos ACHten. Fonética e Fonologia no ensino de Português para estrangeiros. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Senso - COGEAE) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

23.
Fabiana Santos Costa. Fonética e fonologia e suas implicações no processo de alfabetização. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

24.
Débora da Silva. Fundamentos Fonéticos e fonológicos: implicações na alfabetização. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Picos. Desafios da produção textual na educação básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Valeuska França Cury Martins.




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