Paulo Correa Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2827326234246322
  • Última atualização do currículo em 02/07/2014


Membro da Comissão Nacional de Avaliação de Material Didático e Instrucional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para implementação da Lei 10.639/03. (MEC/ SECAD). Membro da equipe avaliadora Prêmio Curta Histórias- Personalidades Negras. MEC/Secadi/ Coordenação de Educação para as Relações Étnico-raciais. Maio 2014. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professor da Universidade Estácio de Sá, professor da Faculdade Béthencourt da Silva e consultor/pesquisador da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação jovens e adultos, educação etnico-racial, educação e comunidades remanescentes de quilombos e educação e gênero. Indicado como um dos dez finalistas ao prêmio Jabuti 2013, na categoria didático e paradidático. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Correa Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, Paulo Corrêa


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1994
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Quando Maria Aprende a Ler Maria - A Fala de um Grupo de Mulheres do Morro do Borel e Favela da Indiana sobre a Alfabetização,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Marlene Alves de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Alfabetização.


Atuação Profissional



Colégio Zaccaria, XXXX, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio- Sociologia, Carga horária: 6


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 5


Sindicato da Indústria da Construção Civil - RIO, SINDUSCON-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação pedagógica do Programa Alfabetizar é Construir - Alfabetização de operários da construção civil


Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 20


REDEH- REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, REDEH, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação na área de pesquisa e elaboração de material para educadores/as na área de educação/etnia e educação/ gênero e violência


Faculdade Béthencourt da Silva, FABES, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Antropologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBOSA, Paulo Corrêa ; 1º autor ; PRADO, Fabiana . Conversa entre professores - Se liga nessa.. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013. v. 1. 239p .

2.
HEILBORN, M. L. ; BARBOSA, Paulo Corrêa . Gravidez na adolescência e sexualidade. Uma conversa franca com educadores e educadoras.. 1. ed. RJ: CLAM/ UERJ, 2008. v. 01. 47p .

3.
BARBOSA, Paulo Corrêa . Minas de Quilombos. Livro do Professor(a). 01. ed. BSB: MEC, 2008. v. 01. 112p .

4.
BARBOSA, Paulo Corrêa ; SCHUMAHER, Schuma . Almanaque Histórico João Cândido. 1. ed. Brasilia: Abravideo, 2008. v. 01. 64p .

5.
BARBOSA, Paulo Corrêa ; 2º autor . Não à violência contra a mulher fazendo escola- Textos para reflexão com educadores/as 2ªedição. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2006.

6.
BARBOSA, Paulo Corrêa . Almanaque Histórico- Nísia Floresta uma mulher à frente de seu tempo. Brasília: Mercado Cultural, 2006.

7.
BARBOSA, Paulo Corrêa . Quilombos- espaço de resistência de homens e mulheres negros. Brasília: SECAD/Redeh, 2005.

8.
BARBOSA, Paulo Corrêa ; 2º autor . Não à violência contra a mulher fazendo escola- Textos para reflexão com educadores/as. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Políticas Para Mulheres - SPM/Redeh, 2005.

9.
BARBOSA, Paulo Corrêa ; 2º autor . Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ / CEDERJ, 2004. v. 03.

10.
BARBOSA, Paulo Corrêa ; 2º autor . Caderno de Temas. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: Sesi, 2004.

11.
BARBOSA, Paulo Corrêa . Alfabetizador. Metodologia SESIeduca. Educação de Jovens e Adultos.. Rio de Janeiro: SESI, 2002.

12.
BARBOSA, Paulo Corrêa . Alfabetização de Jovens e Adultos. Documento Orientador.. Rio de Janeiro: SESI, 2001.

13.
BARBOSA, Paulo Corrêa . Sociologia Educacional - Pós-gradução em educação a distância. Rio de Janeiro: UFRJ / Ministério do Exército, 1998.

14.
BARBOSA, Paulo Corrêa . Experimentando-Roteiros Alfabetização Operários Construção Civil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho/Sinduscon-Rio, 1992.

15.
BARBOSA, Paulo Corrêa ; co-autoria . Manual do Professor - Educação de Adultos / Estudos Sociais. Rio de Janeiro: MEC / Fundação Educar, 1986.

Capítulos de livros publicados
1.
1º autor ; 2º autor ; BARBOSA, Paulo Corrêa . Encarte para o professor. In: schuma Schumaher; Erico Vital Brasil. (Org.). Gogó de Emas - A participaçaõ das mulheres na história do estado de Alagoas. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2004, v. , p. -.

2.
2º autor ; 2º autor ; BARBOSA, Paulo Corrêa . Parando para pensar. Pensando para não parar. EJA. In: Maria Tereza Falcão Koblitz; Elizabete Maia. (Org.). Transformar Escrevendo o Futuro. Rio de Janeiro: SESI, 2003, v. , p. -.

3.
1º autor ; 2º autor ; BARBOSA, Paulo Corrêa . Encarte para o/a professor/a. In: Schuma Schumaher. (Org.). Um Rio de Mulheres- A participação das fluminenses na história do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: REDEH, 2003, v. , p. -.

4.
2º autor ; 3º autor ; BARBOSA, Paulo Corrêa . A função da supervisão pedagógica. In: Maria Tereza Falcão Koblitz; Vera Savaget Barreiros. (Org.). Metodologia SESIeduca. Educação de Jovens e Adultos.. Rio de Janeiro: SESI, 2002, v. , p. -.

5.
1º autor ; BARBOSA, Paulo Corrêa . Iniciação leitura e escrita/ EJA. In: Maria Regina Prado. (Org.). Construindo o Saber. curitiba: senai, 1996, v. , p. -.

6.
1º autor ; BARBOSA, Paulo Corrêa . Da conversa nasce a aprendizagem. In: Maria Regina Prado. (Org.). Trabalhar o Fundamento. Rio de Janeiro: Setrab, 1996, v. , p. -.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Negras Memórias e Mulheres das Urnas.Negras Memórias e Mulheres das Urnas- para dentro da sala de aula. 2013. (Oficina).

2.
Educação 2013: Perspectivas e Desafios..Educação 2013: Perspectivas e Desafios. Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre (AL). Gestores escolares e técnicos municipais da educação dos municípios de Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela (AL). Alagoas. Janeiro 2013.. 2013. (Encontro).

3.
Formação Continuada da Casa Rio Digital..Formação Continuada da Casa Rio Digital. Educadores (as) Comunitários e Supervisores(as).. 2013. (Encontro).

4.
II Seminário Regional Étnico-Racial: Socializando as Práticas Pedagógicas para Promoção de Espaços de Igualdade..II Seminário Regional Étnico-Racial: Socializando as Práticas Pedagógicas para Promoção de Espaços de Igualdade.. 2012. (Seminário).

5.
Quilombos Espaço de Resistência de Mulheres e Homens Negros..Quilombos Espaço de Resistência de Mulheres e Homens Negros. 2011. (Encontro).

6.
Gênero e Educação. IX Encontro de educadores BB Educar. Fundação Banco do Brasil. Brasília-abril 2010..Palestra. 2010. (Encontro).

7.
Seminário de Abertura do Ano Letivo no Município de Araruama.Etnia e Cultura Afrobrasileira. 2009. (Seminário).

8.
I Encontro de Formação do Comitê de Gênero da Educação. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/ SME.Educação e Gênero. 2008. (Encontro).

9.
Violência Nunca Mais.Escola e Violência. 2008. (Encontro).

10.
A Participação da Mulher na Construção do Estado de Alagoas.O livro Gogó de Emas e a Participação da Mulher na Construção do Estado de Alagoas. 2007. (Seminário).

11.
A Participação da Mulher na Construção do Estado de Alagoas.A Participação da Mulher na Construção do Estado de Alagoas- Gogó de Emas. 2007. (Seminário).

12.
I Seminário de Educação: Diversos Saberes, Diversos Caminhos..EJA: Práticas e Reflexões. 2007. (Seminário).

13.
Seminário Regional de Educação de Jovens e Adultos.EJA. 2007. (Seminário).

14.
Nísia Floresta Uma Mulher à Frente de seu Tempo.Nísia Floresta em Sala de Aula. 2007. (Encontro).

15.
I Fórum de Igualdade Étnica da Universidade Severino Sombra.Quilombos: Espaços de Resistência de Homens e Mulheres Negros/as. 2006. (Oficina).

16.
Educação e Etnia.Quilombos Espaço de Resistência de Mulheres e Homens Negros. 2006. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 28/07/2014 às 1:13:07