Germana da Cruz Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0042519787694969
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Docente do setor de Língua Espanhola e Prática de Ensino da Universidade Federal do Ceará, com doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e mestrado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolve pesquisas em Intersemiose e Estudos Críticos do Discurso. Iniciou sua trajetória acadêmica cursando Licenciatura em Letras com habilitação Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará (2005), onde foi bolsista do Núcleo de Línguas Estrangeiras. Tem experiência na área de Letras e interesse por pesquisas relacionadas a: Discurso das mídias e Formação de Educadores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Germana da Cruz Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, G. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Letras Estrangeiras.
Av. da Universidade
Benfica
60000000 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33667012
URL da Homepage: www.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: AS REPRESENTAÇÕES DO GÊNERO FEMININO NO SERIADO TELEVISIVO A GRANDE FAMÍLIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO IMAGÉTICO-VERBAL, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista.
Palavras-chave: Discurso imagético-verbal; Representação; Seriado televisivo; Gênero.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos Críticos do Discurso.
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Brás Cubas: Discurso e Metadiscurso na Construção da Personagem no romance e nos filmes,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria da Piedade Moreira de Sá.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Memórias Póstumas de Brás Cubas; Discurso; Metadiscurso; Intersemiose; Cinema Brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2005
Graduação em Letra/ Lic. Plena/Português - Espanhol.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Tradução Intersemiótica: o papel das cores na transmutação de Frida Kahlo para as telas..
Orientador: Soraya Ferreira Alves.




Formação Complementar


2008 - 2008
La historia del español de América: normas, textos. (Carga horária: 6h).
Associação de Lingüística y filología de América Latina, ALFAL, Uruguai.
2008 - 2008
Capacitação de Professor Executor para EAD UPE.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2008 - 2008
1ª Formação de Metodologia do Telecurso. (Carga horária: 24h).
Fundação Roberto Marinho, FRM*, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação Professor Executor Ambiente Virtual.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2005 - 2005
Cinema e Literatura. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2005 - 2005
A Literatura em Trânsito para o Cinema. (Carga horária: 75h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2004 - 2005
Diploma de Español como Lengua Extranjera.
Instituto Cervantes, IC, Espanha.
2004 - 2004
Análisis de Errores y Estudio de la Interlengua de. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2004 - 2004
Tradução Audiovisual. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2004 - 2004
Análise Vertical de Contos - Teoria e Prática. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2004 - 2004
La pintura del otro: Tipos Comicos y realidad. (Carga horária: 5h).
Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará, NLUECE, Brasil.
2004 - 2004
Abordagens teóricas sobre a formação de tradutores.
Associação Brasileira de Tradutores, ABRAPT, Brasil.
2004 - 2004
La subtitulación en Europa.
Associação Brasileira de Tradutores, ABRAPT, Brasil.
2004 - 2004
A Tradução de Kafka por Modesto Carone. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2004 - 2004
Historia del Español de América: Algunos Aspectos. (Carga horária: 12h).
Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará, NLUECE, Brasil.
2004 - 2004
Principios de Morfosintáxis Sincrónica del Español. (Carga horária: 10h).
Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará, NLUECE, Brasil.
2001 - 2004
Extensão universitária em Curso Básico de Língua Espanhola. (Carga horária: 420h).
Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará, CCH, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, .

03/2010 - Atual
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola e Prática de Ensino

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Lecionando no Colégio de Aplicação a disciplina de Língua Portuguesa.


Fundação Roberto Marinho, FRM*, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Formador Educacional
Outras informações
O foco do trabalho é a formação de professores.


Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, CESVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada no curso de Especialização em Língua Portuguesa, com carga horária total de 30 h/a.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Lecionando as disciplinas de Compreensão e Compreensão de Textos I e II, Morfossintaxe I e II, Pragmática, Semântica e Literatura Universal.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 3
Outras informações
Curso de Extensão de Espanhol Instrumental - 40h


Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco, FACESF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contrato de Prestação de Servi, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 4
Outras informações
Lecionando a disciplina Português Instrumental I para o curso de Bacharelado em Direito.


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Executor, Enquadramento Funcional: Professor da Educação à Distância, Carga horária: 20


Instituto de Apoio a Fundação Universidade de Pernambuco, IAUPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor-bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 8


Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora da Disciplina de Produção Textual I da Língua Portuguesa. Professora Orientadora: Letícia Adriana Pires Teixeira.

Atividades

04/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Humanidades, Departamento de Lingua Portuguesa.

Atividade de extensão realizada
Monitora da Disciplina de Produção Textual I da Língua Portuguesa.

Colégio Parque Estudantil Guadalajara, CPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 100
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Arte - Ensino Fundamental e Médio.

Atividades

02/2003 - 04/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Arte
Língua Portuguesa

Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará, NLUECE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 3
Outras informações
Professora de Língua Espanhola.

Atividades

02/2004 - Atual
Ensino, Curso Básico de Espanhol, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
02/2004 - 12/2005
Estágios , Universidade Estudual do Ceará, .

Estágio realizado
Professor Bolsista de Língua Espanhola.


Linhas de pesquisa


1.
Estudos Críticos do Discurso


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Narrativas Multimídias e Estudos Críticos do Discurso: análises de produtos midiáticos
Descrição: Com a presente pesquisa propomos investigar os discursos das narrativas multimídias, sua estruturação e veiculação, bem como desenvolver uma proposição teórico-metodológica sobre as narrativas em suas versões multimidiáticas e os discursos produzidos. Por se tratarem de expressões da comunicação humana, envolvendo questões de poder e ideologias (de grupos sociais, de gêneros, linguísticos), faz-se relevante investigar seus modos de produção e seus discursos, com a finalidade de compreender seus elementos, contribuir para a ampliação de modelos de análises com proposição de reflexões teórico-metodológicas sobre o impacto e amplitude dos discursos das mídias. Para tanto, são necessárias ações como reuniões periódicas para estudos teóricos e discussões por meio do Grupo de Pesquisas em Narrativas Multimídias (DISCURSIVA), realização de atividades práticas para a difusão dos conhecimentos trabalhados no projeto, transcrição e análise de discursos multimidiáticos e produção acadêmico-científica visando veicular os resultados das pesquisas desenvolvidas por professores e bolsistas/integrantes do DISCURSIVA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Germana da Cruz Pereira - Coordenador / Georgia da Cruz Pereira - Integrante / Ana Beatriz de Vasconcelos - Integrante / Ana Carolina dos Santos Souza - Integrante / Maria Adna da Cruz Silva - Integrante.
2016 - Atual
Práticas Docentes e Formação de Professores de ELE:análise das atividades de ensino no estágio supervisionado
Descrição: O projeto de pesquisa ora apresentado, em consonância com as inquietações e os desafios da formação de professores de línguas, visa analisar, em sua primeira fase, as práticas de ensino, isto é, o conjunto de atividades pedagógicas que os alunos desenvolvem, sob orientação do professor formador, no Curso de Letras Português/Espanhol (dupla habilitação) e no Curso de Letras Espanhol, com ênfase para aquelas desenvolvidas durante o período de estágio supervisionado de modo a observar qual a relevância e os impactos dessas atividades na formação de futuros docentes de línguas. Pretende-se, assim, possibilitar tanto a professores quanto a alunos graduandos do curso de Letras um aprofundamento teórico em torno de questões relacionadas com a formação para a docência e a prática de ensino de línguas, em concreto, com o ensino de espanhol..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Germana da Cruz Pereira - Integrante / Maria Valdênia Falcao do Nascimento - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural
2013 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas (GEPPELE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2004
3ª Colocada na X Semana de Monitoria Acadêmica, Universidade Estadual do Ceará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, G. C.2008PEREIRA, G. C.. O Simulacro em Memórias Póstumas de Brás Cubas:Outra visão do Narrador. Investigações (Recife), v. 21, p. 29-60, 2008.

2.
PEREIRA, G. C.2007PEREIRA, G. C.. A construção da personagem Brás Cubas. Revista Trama (Cascavel), v. 3, p. 43-57, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, G. C.; PEREIRA . Gameficação e ensino de línguas estrangeiras: conceitos e análises. In: Nadja Paulino Pessoa Prata; Germana da Cruz Pereira; Valdecy de Oliveira Pontes; Marisa Ferreira Aderaldo. (Org.). Espanhol em pauta. 1ªed.Curitiba: Appris, 2017, v. 1, p. 181-192.

2.
PEREIRA, G. C.; NASCIMENTO, M. V. F. . O estágio de observação na formação docente em cursos de E/LE. In: Alexandeo Teixeira Gomes; Valdecy de Oliveira Pontes. (Org.). Espanhol no Brasil: perspectivas teóricas e metodológicas. 1ªed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 167-176.

3.
PEREIRA, G. C.; LOPES, J. L. ; JAMISON, K. G. . Pragmática e discurso: em busca do Fio de Ariadne. In: Júlio Araújo; Robson Santos de Oliveira. (Org.). Pragmática linguística: Interfaces eóricas e exercícios de análise. 1ªed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 15-32.

4.
PEREIRA, G. C.. Pelo fim do machismo: o discurso em propagandas institucionais no Equador. In: Lívia Márcia T. Rádis Baptista. (Org.). Múltiplas perspectivas, múltiplos sentidos: o ensino e a aprendizagem do espanhol em foco. 1ªed.Brasília: Kiron, 2012, v. , p. 53-72.

5.
PEREIRA, G. C.. Tradução Intersemiótica: o papel das cores na transmutação de Frida Kahlo para as telas. In: Maria do Socorro Silva de Aragão; Antônio Luciano Pontes; Marisa Ferreira Aderaldo. (Org.). Estudos em Lingüística, Literatura e Ensino. 1ªed.Fortaleza: UECE, 2007, v. 1, p. 159-170.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, G. C.. Ao cineasta o que é do cineasta, ao escritor o que é do escritor.. Jornal O Povo, Fortaleza, 29 set. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, A. G. C. ; PEREIRA, G. C. . ¡REACCIONA ECUADOR!: O DISCURSO DE PROPAGANDAS INSTITUCIONAIS NO COMBATE AO MACHISMO. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2017, Recife. Rumo aos quarenta anos: anais da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicações, 2016.

2.
SANTOS, M. C. F. ; PEREIRA, G. C. . ESTÁGIO: MOMENTO PRIVILEGIADO NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: Semana Acadêmica dos Cursos de Letras Noturno da UFC, 2016, Fortaleza. Anais da II Semana Acadêmica dos Cursos de Letras Noturno da UFC. Fortaleza: Departamento de Letras da Universidade Federal do Ceará, 2016. p. 52-62.

3.
OLIVEIRA, A. S. ; PEREIRA, G. C. . O uso dos preteritos perfecto simple e perfecto compuesto na producao escrita de estudantes de espanhol como lingua estrangeira. In: Encontros Unifor - XIII Encontro de Iniciação Acadêmica, 2013, Fortaleza. XIII Encontro de Iniciação Acadêmica, 2013.

4.
PEREIRA, G. C.; OLIVEIRA, A. S. . A aprendizagem dos pretéritos Perfecto Simple e Perfecto Compuesto por meio de notpicias de jornal online, El Excélsior. In: III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2013, Mossoró. Anais do III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: Edições UERN, 2013. p. 283-294.

5.
PEREIRA, G. C.; OLIVEIRA, A. S. . Analise de Erros na Interlingua Escrita de Estudantes de Espanhol como Lingua Estrangeira. In: II Simposio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros. Anais do II Simposio Nacional de Texto e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2012. p. 2102-2126.

6.
PEREIRA, G. C.; OLIVEIRA, A. S. . Analisis de Errores en Interlengua Oral de Español como Lengua Extranjera. In: III Jornada de Ensino, Língua e Literatura de Espanhol, 2012, Mossoró. Anais de III Jornada de ensino, língua e literatura de espanhol. Mossoró: Edições UERN, 2012. p. 412-425.

7.
PEREIRA, G. C.. Todo mundo odeia rótulos: uma análise das representações sócias em Todo mundo odeia o Chris. In: IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso, 2011, Belo Horizonte. Anais IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso, 2011.

8.
PEREIRA, G. C.. Ideologia e preconceito racial no discurso de membros do observatório negro. In: Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso, 2011, Belo Horizonte. Anais IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso, 2011.

9.
PEREIRA, G. C.; LIMA, B. F. A. . Um copo de cólera: sujeito e ideologia na construção discursiva. In: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/ 4º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá - PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010.

10.
PEREIRA, G. C.. Literário e cinematográfico:a metadiscursividade de Brás Cubas. In: Seminário Anual de Teses e Dissertações, 2008, Recife. Seminário Anual de Teses e Dissertações. Recife: PPGL-UFPE, 2007.

11.
PEREIRA, G. C.; PEREIRA . A Língua da Amizade: Qué me Quieres, amor? no Cinema. In: I Congreso Pernambucano de Español, 2007, Cabo de Santo Agostinho. Anais I Congreso Pernambucano de Español, 2007.

12.
PEREIRA, G. C.. SÃO BERNARDO: A POSIÇÃO DO NARRADOR NO ROMANCE E NO FILME. In: XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007, São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: ABRALIC, 2007.

13.
BARBOSA, E. R. ; PEREIRA, G. C. . La Utilización de las Películas en el Desarrollo de la Proficiencia Oral de Alumnos de E/LE. In: I Congreso Internacional Virtual sobre E/LE: La Enseñanza del Español en el Siglo XXI, 2006, Málaga. Actas del Primer Congreso Virtual E/LE. Málaga: Ediciones Ediele, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, G. C.. Da Pena da Galhofa às Telas de Cinema: A Transmutação de Brás Cubas. In: IV Uniletras, 2007, Recife. Anais do IV Uniletras: Interdisciplinaridade em Lingüística e Literatura, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, G. C.; MOURA, A. G. C. . ¡REACCIONA ECUADOR!: O DISCURSO DE PROPAGANDAS INSTITUCIONAIS NO COMBATE AO MACHISMO. In: XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicações, 2016. p. 62-63.

2.
PEREIRA, G. C.; PAULINO, L. R. P. ; SOUZA, A. C. . PRÁTICA DOCENTE ? O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE ELE. In: V Fórum de Linguística Aplica e Ensino de Línguas (FLAEL), 2016, Fortaleza. Caderno de Resumos e Programação do V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas. Fortaleza: UFC, 2016. p. 397-398.

3.
PEREIRA, G. C.; Viana, A.O. . OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO CEARÁ: O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO E REAFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES. In: V Fórum de Linguística Aplica e Ensino de Línguas (FLAEL), 2016, Fortaleza. Caderno de Resumos e Programação do V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas. Fortaleza: UFC, 2016. p. 438-439.

4.
PEREIRA, G. C.; NASCIMENTO, M. V. F. . A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO SOBRE O TRABALHO INFANTIL EM MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PELO MPT-CE PARA USO EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: II Congresso Internacional de Estudos do Discurso e VI Jornadas Internacionais de Análise do Discurso, 2016, Porto. JADIS VI / CIED II: CADERNO DE RESUMOS, 2016. p. 67-67.

5.
PEREIRA, G. C.. AS REPRESENTAÇÕES DOS PAPÉIS DA MULHER NO SERIADO TELEVISIVO A GRANDE FAMÍLIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO IMAGÉTICO-VERBAL. In: II Congresso Internacional de Estudos do Discurso e VI Jornadas Internacionais de Análise do Discurso, 2016, Porto. JADIS VI / CIED II: CADERNO DE RESUMOS, 2016. p. 67-68.

6.
BATISTA, V. G. L. ; PEREIRA, G. C. . A transmissão dos aspectos culturais nos cursos de graduação de E/LE: uma reflexão sobre 'ensinar cultura'. In: III Colóquio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de ensino e formação de professores de Língua Espanhola (GEPPELE), 2015, Fortaleza. Anais do III Colóquio do GEPPELE, 2015. p. 24-24.

7.
PEREIRA, G. C.; OLIVEIRA, A. S. . A aprendizagem dos pretéritos Perfecto Simple e Perfecto Compuesto por meio de notpicias de jornal online, El Excélsior. In: III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2013, Mossoró. Caderno de Resumos do III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: Edições UERN, 2013. p. 82-82.

8.
PEREIRA, G. C.; NASCIMENTO, M. V. F. . O Estágio de Observação na Formação Docente em Cursos de E/LE. In: XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013, Recife. XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol - Caderno de Resumos, 2013. p. 157-158.

9.
PEREIRA, G. C.; OLIVEIRA, A. S. . Analisis de Errores en Interlengua Oral de Español como Lengua Extranjera. In: III Jornada de Ensino, Língua e Literatura de Espanhol, 2012, Mossoró. Anais de III Jornada de ensino, língua e literatura de espanhol. Mossoró: Edições UERN, 2012. p. 47-47.

10.
PEREIRA, G. C.; LIMA, B. F. A. . Um copo de cólera: sujeito e ideologia na construção discursiva. In: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/ 4º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá - PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010.

11.
PEREIRA, G. C.. La construcción del personaje Brás Cubas en la novela y en el cine. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, 2008, Montevideo. XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina. Montevideo: Gega, 2008. p. 163-163.

12.
PEREIRA, G. C.. Pelas Teias Discursivas: A construção da personagem Quina em A Sibila. In: Seminário Miguel Torga de Literaturas Vernáculas Contemporâneas, 2007, Recife. Seminário Miguel Torga de Literaturas Vernáculas Contemporâneas. Recife: Editora Universitária UFPE, 2007. v. 1. p. 23-23.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, G. C.; Viana, A.O. . OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO CEARÁ: O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO E REAFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREIRA, G. C.; PAULINO, L. R. P. ; SOUZA, A. C. . PRÁTICA DOCENTE ? O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE ELE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEREIRA, G. C.; NASCIMENTO, M. V. F. . A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO SOBRE O TRABALHO INFANTIL EM MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PELO MPT-CE PARA USO EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, G. C.. AS REPRESENTAÇÕES DOS PAPÉIS DA MULHER NO SERIADO TELEVISIVO A GRANDE FAMÍLIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO IMAGÉTICO-VERBAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, M. C. F. ; PEREIRA, G. C. . ESTÁGIO: MOMENTO PRIVILEGIADO NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, G. C.; MOURA, A. G. C. . ¡REACCIONA ECUADOR!: O DISCURSO DE PROPAGANDAS INSTITUCIONAIS NO COMBATE AO MACHISMO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PEREIRA, G. C.; BATISTA, V. G. L. . A TRANSMISSÃO DOS ASPECTOS CULTURAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE E/LE: UMA REFLEXÃO SOBRE ?ENSINAR CULTURA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, G. C.. As dimensões do ensino de Língua Espanhola em EAD. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PEREIRA, G. C.. Tópicos de pesquisa em linguística aplicada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PEREIRA, G. C.; NASCIMENTO, M. V. F. . O estágio de observação na formação docente em cursos de E/LE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEREIRA, G. C.; OLIVEIRA, A. S. . Análise de Erros na Interlíngua Escrita de Estudantes de Espanhol como Língua Estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEREIRA, G. C.. Todo mundo odeia rótulos: uma análise das representações sócias em Todo mundo odeia o Chris. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEREIRA, G. C.; NASCIMENTO, M. V. F. . Ideologia e preconceito racial no discurso de membros do observatório negro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA, G. C.; PEREIRA, L. L. O. . O Ambiente virtual de aprendizagem Solar no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PEREIRA, G. C.. A perspectiva teórico-analítica de Teun van Dijk. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PEREIRA, G. C.; LIMA, B. F. A. . Um copo de cólera: sujeito e ideologia na construção discursiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEREIRA, G. C.. Latas falantes: uma análise da ideologia na campanha da Skol para a Copa do Mundo 2010. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PEREIRA, G. C.. Um passeio pela cultura hispanoamericana: percebendo constrastes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PEREIRA, G. C.. Tradução intersemiótica: das palavras às telas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PEREIRA, G. C.. 1,99: A ARTE DE VENDER PALAVRAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PEREIRA, G. C.. La construcción del personaje Brás Cubas en la novela y en el cine. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
PEREIRA, G. C.. Da Pena da Galhofa às Telas de Cinema: A Transmutação de Brás Cubas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PEREIRA, G. C.. O Eu é o Outro: O Simulacro Brás Cubas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PEREIRA, G. C.; PEREIRA . Um Copo de Cólera: uma leitura da postura do narrador. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PEREIRA, G. C.. São Bernardo: A posição do narrador no romance e no filme. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PEREIRA, G. C.. Pelas Teias Discursivas: A construção da personagem Quina em A Sibila. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PEREIRA, G. C.. Literário e cinematográfico: a metadiscursividade de Brás Cubas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BARBOSA, E. R. ; PEREIRA, G. C. . La Utilización de las Películas en el desarrollo de la proficiencia oral de alumnos de E/LE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PEREIRA, G. C.; PEREIRA . A transmutação de Frida Kahlo para as Telas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
PEREIRA, G. C.. Oficina de Produção Textual: Uma aboradagem Interacionista Através de Imagens. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PEREIRA, G. C.; BARBOSA, E. R. . La Enseñanza del Español a traves de los Cuadros. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
PEREIRA, G. C.; BARBOSA, E. R. . Neruda: Cem \anos de Lirismo e Poesia Social. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, G. C.; NASCIMENTO, M. V. F. . Formação docente: práticas e reflexões. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, G. C.. Compreensão e análise de textos em língua espanhola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, G. C.; PEREIRA . Tradução Intersemiótica: O Papel das Cores na Transmutação de Frida Kahlo para as Telas.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEREIRA, G. C.; BARBOSA, E. R. . Neruda: Cem Anos de Lirismo e Poesia Social. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, G. C.; SOUZA, L. J. C. R. S. E.; PONTES, V. O.. Participação em banca de José Roberto Gomes de Lima.Reflexiones sobre la enseñanza-aprendizaje del español en la escuela pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará.

2.
PEREIRA, G. C.; CUNHA, R. B.; ANDRADE, B. C.. Participação em banca de Francisca Janette Silva Nobre.Villana o heroína: un estudio sobre Mamá Elena de Cómo agua para chocolate, de Laura Esquivel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PEREIRA, G. C.; CARDOSO, M. I. P.; CILENE, K.. Seleção para professor substituto - Língua Espanhola. 2014. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio do GEPPELE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola).A TRANSMISSÃO DOS ASPECTOS CULTURAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE E/LE: UMA REFLEXÃO SOBRE ?ENSINAR CULTURA?. 2015. (Outra).

2.
III Colóquio do GEPPELE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola).As dimensões do ensino de Língua Espanhola em EAD. 2015. (Outra).

3.
IV FLAEL (Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CAMPANHA MIDIÁTICA EQUATORIANA REACCIONA ECUADOR, EL MACHISMO ES VIOLENCIA. 2014. (Outra).

4.
IV FLAEL (Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.A LITERATURA NAS QUESTÕES DE COMPREENSÃO LEITORA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2014. (Outra).

5.
II Colóquio Cearense de Semiótica. 2012. (Outra).

6.
O tempo das tribos e a pós-modernidade. 2011. (Outra).

7.
1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/ 4º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.Um copo de cólera: sujeito e ideologia na construção discursiva. 2010. (Outra).

8.
II Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas ? II FLAEL. 2010. (Outra).

9.
III Colóquio Aled Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo a Luiz Antônio Marcuschi. 2010. (Outra).

10.
III Colóquio Aled Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo a Luiz Antônio Marcuschi..Latas falantes: uma análise da ideologia na campanha da Skol para a Copa do Mundo 2010. 2010. (Outra).

11.
IX Semana de Letras do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF.Compreensão e análise de textos em língua espanhola. 2010. (Encontro).

12.
IX Semana de Letras do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco - CESVASF.Um passeio pela cultura hispanoamericana: percebendo Contrastes. 2010. (Encontro).

13.
Palestra Discurso e Poder. 2010. (Outra).

14.
Encontro Interacional de Imagem Contemporânea. 2009. (Encontro).

15.
I Encontro de Formadores para a I Formação de Professores do Programa Travessia/Expansão. 2008. (Encontro).

16.
II Semana Interdisciplinar - 400 anos do Padre Antônio Vieira.Cinema e Literatura. 2008. (Outra).

17.
XV CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN DE LINGÜÍSTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA. La Construcción del Personaje Brás Cubas en la Novela y en el Cine. 2008. (Congresso).

18.
Audiovisual Contemporâneo Convergências e Linguagens. 2007. (Seminário).

19.
Desvios e Invenções da História na Arte Brasileira. 2007. (Outra).

20.
I Congreso Pernambucano de Español. A Língua da Amizade: Qué me Quieres, amor? no Cinema. 2007. (Congresso).

21.
IV Semana de Humanidade.O Eu é o Outro: O Simulacro Brás Cubas. 2007. (Outra).

22.
IV Uniletras.Da Pena da Galhofa às Telas de Cinema: A Transmutação de Brás Cubas. 2007. (Encontro).

23.
SEMINÁRIO ANUAL DE TESES E DISSERTAÇÕES.Literário E Cinematográfico: A Metadiscursividade de Brás Cubas. 2007. (Seminário).

24.
Seminário Miguel Torga de Literaturas Vernáculas Contemporâneas.Pelas Teias Discursivas: A construção da personagem Quina em A Sibila. 2007. (Seminário).

25.
XI Encontro Regional da ABRALIC.São Bernardo: A posição do narrador no romance e no filme. 2007. (Encontro).

26.
As Américas: Encruzilhadas Glocais. 2006. (Seminário).

27.
Evento PG Letras 30 Anos. 2006. (Outra).

28.
I Colóquio de Estudos Literários Contemporâneos. 2006. (Outra).

29.
I Congreso Internacional Virtual sobre E/LE: La enseñanza del español en el siglo XXI. La utilización de las películas en el desarrollo de la proficiencia oral de alumnos de E/LE. 2006. (Congresso).

30.
Revista Crispim. 2006. (Seminário).

31.
57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2005. (Encontro).

32.
A transmutação de Frida Kahlo para as Telas.XI Semana de Letras. 2005. (Outra).

33.
La Motivación en Aula de E/ELE a través de un Manual de Español. 2005. (Outra).

34.
IX Encontro Nacional e III Encontro Internacional de Tradutores - Mídia, Tradução e Ensino. 2004. (Encontro).

35.
Lingüística del Español Actual. 2004. (Outra).

36.
X Encontro de Monitoria Acadêmica.Oficina de Produção Textual: Uma Abordagem Interacionista Através de Imagens. 2004. (Encontro).

37.
XIV Semana da Linguagem.La Enseñanza del Español a través de los Cuadros. 2004. (Outra).

38.
X Semana de Letras.Neruda: Cem Anos de Lirismo y Poesía Social. 2004. (Outra).

39.
II Seminário Interuniversitário - Monólogos do Silêncio. 2003. (Seminário).

40.
Gêneros Literários na Escola. 2002. (Seminário).

41.
Una Nueva Propuesta de Métodos para la Enseñanza del Español. 2002. (Outra).

42.
XVII Semana da Linguagem. 2002. (Outra).

43.
Dinâmica de Grupo. 2001. (Oficina).

44.
Ensino de Produção Textual. 2001. (Oficina).

45.
III Encontro Cearense dos Estudantes de Letras. 2001. (Encontro).

46.
XI Semana da Linguagem. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, G. C.; NASCIMENTO, M. V. F. ; PONTES, V. O. ; SOUZA, L. J. C. R. S. E. . I Semana Acadêmica do Curso de Letras. 2015. (Outro).

2.
PEREIRA, G. C.; NASCIMENTO, M. V. F. ; MIRANDA, C. A. ; IRINEU, L. M. . II Colóquio do Gepelle. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Germana da Cruz Pereira. Monitoria de Iniciação à Docência - Semestres Iniciais (Noturno). Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Ceará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARIA CELÇA FERREIRA DOS SANTOS. LA IMPORTANCIA DE LAS PASANTÍAS SUPERVISADAS: REFLEXIONES SOBRE LO DECISIVO QUE ES EL CARÁCTER INVESTIGADOR PARA EL DESARROLLO DEL PROFESIONAL DOCENTE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Germana da Cruz Pereira.

2.
MARIA JANAYNA PEREIRA DE GOES. LA LITERATURA EN LOS MATERIALES DIDÁCTICOS PARA LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Germana da Cruz Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
NATÁLIA SILVA CELESTINO. MONITORIA PARA SEMESTRES INICIAIS DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL NOTURNO. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará. Orientador: Germana da Cruz Pereira.

2.
Ana Gabriela Carvalho de Moura. Grupo de Pesquisas em Narrativas Multimídias. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará. Orientador: Germana da Cruz Pereira.

3.
Andre Silva Oliveira. O USO DE MIDIAS AUDIO-VISUAIS EM AULAS DE ELE: CURTA-METRAGEM LEGENDADO. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Germana da Cruz Pereira.

4.
Andre Silva Oliveira. Monitoria de Iniciação à Docência. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Germana da Cruz Pereira.

5.
Andre Silva Oliveira. Monitoria de Iniciação à Docência. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Germana da Cruz Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, G. C.. As dimensões do ensino de Língua Espanhola em EAD. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO PARA MAGISTÉRIO DE 3º GRAU
VII CONCURSO PÚBLICO DA ABCDE ? 2009
INSTITUIÇÃO: Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco
DISCIPLINA: Língua Portuguesa

APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO
SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO - 2009
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Pernambuco - Colégio de Aplicação
DISCIPLINA: Língua Portuguesa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 2:27:28