Rita de Nazareth Souza Bentes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7957992231090616
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Professora integrante do Curso de Doutorado Interinstitucional entre USP e UEPA - DINTER (Convênio Nº38939), do Programa de Pós-Graduação de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Liberada do Departamento de Letras e Literatura-DLLT parcialmente entre (2016 e 2019) e liberada integralmente para o Estagio Doutoral na USP/DINTER (em 2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN(2007); Especialista em Língua Portuguesa: teoria e prática, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1999); Especialista em Educação e Informática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1996); Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (1991). Coordenadora Adjunta do Curso de Letras-Libras (2012-2015) através da Portaria Nº 3057/2012, de 19 de julho de 2012 e Membro do Colegiado de Letras através da portaria Nº 090/2011-CCSE/UEPA; Docente do Plano de Formação de Professores-PARFOR da UEPA (2010-2015), ministrando as disciplinas Estagio Supervisionado I e II e Produção e Recepção de Textos. Docente do Curso de Letras-Libras, ministrando as disciplinas: Processos Linguísticos, Produção e Recepção de Textos, Reflexões sobre a Prática Docente I e II e Estágio Supervisionado I e II, da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Integrante do Seminário de Orientação e Pesquisa - Perspectivas teórico-metodológicas na obra de Bakhtin e o Círculo, coordenado pela Prof.ª Drª Maria Inês Batista Campos (DLCV-USP); Integrante do Grupo de Pesquisa Redes bakhtinianas; Integrante no Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacinais da Amazônia-GELPEA, da Universidade do Estado do Pará-UEPA, na Linha 4 - Práticas Educativas Inclusivas da Amazônia, atuando na área de Estudos Aplicados ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita de Nazareth Souza Bentes
Nome em citações bibliográficas
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Pará, Departamento de Língua e Literatura - DLLT.
Trav. Djalma Dutra
Telegráfo
66113010 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 40099542
Fax: (91) 40099562
URL da Homepage: http://www.uepa.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em no Programa de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa/USP.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Materiais didáticos oficiais de orientação do ensino de língua portuguesa para educação de surdos: memória, singularidades e discursos,
Orientador: Profª Dra. Maria Inês Batista Campos.
Bolsista do(a): Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A Recepção do Gênero Romance na Escola: prática de leitura e formas do trabalho docente,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Profº Marcos A. Carvalho Lopes/Profº Sandoval Gomes-Santos.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de gêneros discursivos; Prática de leitura e escuta; pesquisa etnográfica; Objeto ensinado; Instrumentos didáticos.
Grande área: Ciências Humanas
1998 - 1999
Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e prática. (Carga Horária: 390h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: não teve.
1995 - 1996
Especialização em Educação e Informática. (Carga Horária: 315h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Aprendizagem de Crianças Surdas no Ambiente Logo.
Orientador: José Anchieta de Oliveira Bentes.
1987 - 1991
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Notas Críticas ao Ensino Normativo do Idioma Materno.
Orientador: Orlando Cassique Alves.




Formação Complementar


2008 - 2008
I Curso de Intérpretes. (Carga horária: 120h).
Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais do Pará, ASTILP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Interpretação de Língua de Sinais/Português. (Carga horária: 80h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Língua de Sinais para Professores da Rede Pública.
Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.
2001 - 2001
Educação Especial. (Carga horária: 200h).
U. E. ES. Astério de Campos, UEESAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino e Aprendizagem de Lingua, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Ensino Apredizagem de Língua Portuguesa I e II; Oficina de didatização de gêneros textuais; e, Português Instrumental.


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Processos Linguísticos; Reflexões sobre Prática Docente I (Ensino de Libras para Surdos); Estagio II (Ensino Médio); Coordenação de Estágio de Lingua Portuguesa; Estágio de Educação Infantil; Redação Técnica.

Atividades

02/2015 - 12/2016
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
03/2012 - 12/2015
Direção e administração, Curso de Letras-Libras, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Curso de Letras-Libras.
02/2014 - 12/2014
Ensino, Letras-Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado I
Produção e Recepção de Textos
Reflexões sobre a Prática Pedagógica I
02/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Linguísticos
Produção e Recepção de Textos
Reflexões sobre a Prática Docente I
Reflexões sobre a Prática Docente II
01/2013 - 01/2013
Ensino, Licenciatura em língua portuguesa PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
02/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção e Recepção de Textos
Reflexões sobre Prática Docente I
Processos Linguísticos
02/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
07/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em língua portuguesa PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção e Recepção de Textos
01/2011 - 01/2011
Ensino, Licenciatura em língua portuguesa PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção e Recepção de textos

Governo do Estado do Pará, GOVERNO/PA, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora com Licenciatura Plena, Carga horária: 40

Atividades

3/1985 - 11/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Educativa
Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
O letramento literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor PIBIC
Descrição: O trabalho de letramento literário com os alunos surdos na perspectiva de leitura e produções literária em Libras produzidas pelos envolvidos ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Letramentos, ensino, memória: a teoria dialógica do discurso
Descrição: Este projeto tem como tema principal o estudo das práticas de produção escrita e o ensino dos estudos gramaticais presentes nos materiais didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II, anos finais, e do ensino médio. Com base na noção de arquitetônica de Bakhtin e o Círculo, são possíveis articulações com os múltiplos letramentos em materiais didáticos, assim este projeto pretende: a) Investigar as base filosóficas e epistemológicas do conceito bakhtiniano de arquitetônica. Com frequência, muitos estudiosos relacionam este conceito a conteúdo. Essa questão foi abordada por Mikhail Bakhtin em ensaios filosóficos (1919; 1920-1924; 1920-1923). Em particular, no ensaio O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária (1924), ele procura estabelecer a diferença entre forma composicional do gênero e formas arquitetônicas, atribuindo a primeira o caráter de estabilidade, ?teleológico?, ?utilitário?, ? embora ?inquieto? ? disponível para realizar ?a tarefa arquitetônica?. Já, as formas arquitetônicas são formas de valores morais e físicos do homem estético, formas da natureza enquanto seu ambiente, formas do acontecimento no seu aspecto de vida particular, social, histórica, etc. (1998: 25). Essa distinção entre forma composicional e forma arquitetônica parte da ideia de que esse último conceito nasce de um pensamento que tem o ser humano como centro de valor, porque há um homem que fala, que se interroga e que procura estabelecer relações interativas, formulando perguntas e respostas diante dos acontecimentos da vida; b) Identificar, analisar e discutir as coleções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de língua portuguesa (2012/2014/2017), buscando identificar semelhanças e diferenças entre as propostas de produção escrita e as de estudos de gramática e fazer o levantamento das categorias de análise, procurando reconstituir o projeto arquitetônico das coleções no eixo diacrônico e sincrônico; c) Desenvolver subsídios para materiais didáticos dirigidos especificamente ao Ensino Médio, especialmente para produção escrita, de diferentes práticas de análise dos materiais didáticos de língua portuguesa, com a finalidade de proporcionar ao professor uma formação como leitor investigador e crítico. Neste projeto, são esperados os seguintes resultados: teses e dissertações concluídas pelos orientandos; participação em eventos científicos com apresentação dos resultados parciais da pesquisa; publicação de capítulos de livros e livros, de artigos em periódicos. O projeto está articulado a dois Grupos de Pesquisa: GEDUSP/USP/CNPq e Linguagem, Identidade e Memória/ PUC-SP/CNPq, com participação em Seminários de Pesquisa, Congressos Internacionais e Jornadas de estudo...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rita de Nazareth Souza Bentes - Integrante / Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui - Integrante / Maria Inês Batista Campos - Coordenador / Andréa Gomes de Alencar - Integrante / Denísia Moraes dos Santos - Integrante / Agildo Santos Silva de Oliveira - Integrante / Carolina Fernandez Achutti - Integrante / Ana Carolina Cuofano Gomes da Silva - Integrante.
2013 - 2014
A língua portuguesa escrita para alunos surdos: a prática bilingue em foco- PIBIC/CNPq/ AF / UEPA
Descrição: O trabalho de língua portuguesa escrita para alunos surdos em um espaço de aprendizagem e ensino com base na interação bilíngue..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rita de Nazareth Souza Bentes - Coordenador / Glayseanne da Silva Carvalho - Integrante / Diennef Gomes do Carmo - Integrante.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2017 - Atual
Produção de material didático para a educação especial
Descrição: Descrição: O projeto ?Produção de material didático para a educação especial? aborda a temática da Inclusão Social na área de Educação. Na execução do projeto se fará um inventário de materiais didáticos, se produzirá material pedagógico, objetivando a apropriação dos conteúdos curriculares de crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio para as denominadas escolas inclusivas. Esses materiais pedagógicos serão constituídos por diálogos durante o percurso das atividades propostas, para que os integrantes possam aprender de modo dinâmico e interativo. Ele se justifica em razão da dificuldade na apropriação do currículo oficial por alunos das escolas regulares de ensino do estado e por professores que atuam com alunos rotulados de deficientes. Assim, este projeto se constitui como um instrumento de identificação, reconhecimento, valorização e promoção da alteridade desses sujeitos, ação efetiva de inclusão social e desenvolvimento da aprendizagem, nas escolas públicas do Estado do Pará, como ação de intervenção da Universidade do Estado do Pará...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rita de Nazareth Souza Bentes - Integrante / José Anchieta de Oliveira Bentes - Coordenador / Pâmela do socorro da Silva Matos - Integrante / Jonathan da Silva Cardozo - Integrante / Fábio Augusto Teixeira Rodrigues - Integrante / Lucas Silva Pantoja - Integrante.
2013 - 2014
II Seminário linguagens, tecnologia e prática docente
Descrição: O projeto objetiva discutir questões teórico-metodológicas em torno do tema linguagens, tecnologias, e práticas docentes, de forma a contribuir para a melhoria das atividades docentes na educação básica. Os objetivos específicos são: a) realizar rodas de conversas entre professores da educação básica, alunos de licenciaturas e outras pessoas interessadas nas questões que interligam linguagens, atividade docente, práticas inclusivas e uso de tecnologias da informação; b) Promover o diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio de conferências, comunicações orais e relatos de experiência em rodas de conversa; c) Proporcionar aos alunos de graduação, pós-graduação e professores da educação básica a participação em atividade complementar de pesquisa e extensão; d) Discutir a formação de professores, tanto inicial quanto continuada, com ênfase no ensino escolar da linguagem e no uso de tecnologias da informação. Destina-se a estudantes, pesquisadores e professores das respectivas áreas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Rita de Nazareth Souza Bentes - Integrante / Maria Helena Rodrigues Chaves - Integrante / José Anchieta de Oliveira Bentes - Integrante / Sueli pinheiro da Silva - Coordenador / Débora Cristina do Nascimento Ferreira - Integrante / Eunice Braga Pereira - Integrante / Sandra Mina Takakura - Integrante / Denilson Souza da Silva - Integrante / Patrícia Sousa Almeida de Macêdo - Integrante / Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues - Integrante / Rita de Cássia de Macedo Leal - Integrante / Jane Miranda Alves - Integrante / Rita de Cássia Almeida da Silva - Integrante / Mariane Portal da Costa - Integrante / Aline Tainá Martins de Araújo - Integrante / Tiago Sousa Santos - Integrante / Tatiana Cristina Vasconcelos Maia - Integrante / Huber Kline Guedes Lobato - Integrante / Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva - Integrante / Jessica Rocha de Souza - Integrante / Aurenice Roseane Costa Roxo - Integrante / Mayara Alexandra Oliveira da Cruz - Integrante / Ana Claudia Ferreira Brito - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado do Pará - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Um olhar sobre a Libras: oficinas de trabalho em foco
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Projeto de Atividade da Feira Vocacional
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Rita de Nazareth Souza Bentes - Coordenador / José Anchieta de Oliveira Bentes - Integrante / Kátia Andreia Souza dos Santos - Integrante / Maria do Joaquina Nogueira da Silva - Integrante / Wenceslau Alonso Otero Junior - Integrante / Tâmara do Carmo Rego Pereira Duarte - Integrante / José Caetano Diniz - Integrante.
2012 - 2012
Conhecendo o Curso de Letras Libras: da universidade à escola de surdos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Rita de Nazareth Souza Bentes - Coordenador.
2012 - 2012
Projeto de Atividade da Feira Vocacional
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Rita de Nazareth Souza Bentes - Coordenador / José Anchieta de Oliveira Bentes - Integrante / Kátia Andreia Souza dos Santos - Integrante / Maria do Joaquina Nogueira da Silva - Integrante / Wenceslau Alonso Otero Junior - Integrante / Tâmara do Carmo Rego Pereira Duarte - Integrante / José Caetano Diniz - Integrante.
2010 - 2010
Com a mão na massa - Ensino de língua e formação de professores através de oficinas
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rita de Nazareth Souza Bentes - Integrante / Thomas Massao Fairchild - Coordenador / Maria Risoleta Silva Julião - Integrante / Germana Maria Araújo Sales - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - 2017
Agência de fomento: Universidade do Estado do Pará
2015 - 2016
Agência de fomento: Universidade do Estado do Pará
2015 - 2016
Agência de fomento: Universidade do Estado do Pará
2014 - 2014
Agência de fomento: Universidade do Estado do Pará
2012 - 2015
Agência de fomento: Universidade do Estado do Pará


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Linguagem e Formação do Leitor.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2017
Homenagem recebida como NOME da turma de Letras Libras (LLBM01) do ano de 2013. Homenagem oferecida no dia 09 de fevereiro de 2017, em gratidão aos anos de dedicação a turma., Centro de Ciências Sociais e Educação ? CCSE/UEPA.
2016
Homenagem recebida como NOME da turma de Letras Libras (LLBT01) do ano de 2012. Homenagem oferecida no dia 16 de fevereiro de 2016, em gratidão aos anos de dedicação a turma., Centro de Ciências Sociais e Educação ? CCSE/UEPA.
2016
Orientadora do 1º lugar Prêmio melhor TCC 2016, Pró-Reitoria de graduação da universidade do estado do Pará.
2016
Orientadora do 3º lugar Prêmio Melhor TCC, Pró-Reitoria de Graduação da universidade do Estado do Pará.
2015
Portaria nº776/2015 ? Reconhecimento e agradecimento a Rita de Nazareth Souza Bentes pela dedicação e compromisso no exercício de suas funções., Centro de Ciências Sociais e Educação ? CCSE/UEPA.
2014
Portaria nº627/2014 ? Reconhecimento e agradecimento a Rita de Nazareth Souza Bentes pela dedicação e compromisso no exercício de suas funções., Centro de Ciências Sociais e Educação ? CCSE/UEPA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth2006 SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato . A Leitura do Gênero Romance na Sala de Aula: As Formas do Trabalho Docente. MOARA, v. 26, p. 223-234, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
PONTES, K. M. ; ROMANO, T. P. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Letramento literário: instrumentos e estratégias no ensino de alunos surdos.. In: Ivan Vale de Souza. (Org.). Revista Lingua Portuguesa, Linguagem e Linguística 2.. 1ed.ponta grossa (PR): atena editora, 2018, v. 2, p. 1-243.

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. A dimensão verbo-visual no livro didático de LP; uma análise dialógica da linguagem. In: BENTES, J. A. O.; RODRIGUES, I.C F.dos S.. (Org.). Linguagens e práticas docentes: relações bakhtinianas. 1ªed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2017, v. 1, p. 267-288.

3.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Corpo grotesco e corpo deficiente: análise das distinções. In: GRUBAKH -Grupo de Estudos Bakhtinianos. (Org.). IV EEBA-Encontro de Estudos Bakhtinianos "Resistências à escatologia política: narrativas, corpos e risos enunciando uma ciência outra". 1ªed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, v. 1.149, p. 36-42.

4.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. . Análise dialógica do cronotopo em uma propaganda do Greenpeace. In: LIBRE-CI Cadernos de Textos-VI Circulo ? Rodas de conversa bakhtinianas ?Literatura, cidade e cultura popular?. (Org.). Análise dialógica do cronotopo em uma propaganda do Greenpeace. 1ed.São Carlos: Pedro & João editores, 2016, v. 1, p. 888-895.

5.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BURLAMAQUI, C. D. V. . Do local para global: discurso, argumentação e a centralidade da cultura. In: Guaraciaba Micheletti; Maria Inês Batista Campos. (Org.). Do local para global: discurso, argumentação e a centralidade da cultura. 1ed.São Paulo: Terracota Editora, 2016, v. 5, p. 69-84.

6.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, S. P. ; SILVA, S. P. . A relação teoria e prática na formação inicial do futuro professor de Língua Portuguesa.. In: GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato; BENTES, José Anchieta de Oliveira; ALMEIDA, Patrícia Sousa. (Org.). Trabalho docente e linguagem em diferentes contextos escolares. 1ed.Belém: Paka-Tatu, 2014, v. 1, p. 149-167.

7.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, S. P. ; SILVA, S. P. . A relação teoria e pratica na formação inicial do futuro professor de língua portuguesa. In: GOMES-SANTOS, S. N.; BENTES, J. A. O.; ALMEIDA, P. S. A.. (Org.). Trabalho docente e linguagem em diferentes contextos escolares. 370ed.Belém: Paka-Tatu, 2013, v. 1, p. 151-171.

8.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, L. C. O. ; SOUZA, A. D. . Apresentação de um instrumento do trabalho docente: a sequência didática em foco. In: Camilla da Silva Souza; Mª Helena Rogrigues Chaves; Grupo Gelpea. (Org.). Linguagens, saberes e interculturalidade. 01ed.São Carlos-SP: Pedro&João, 2011, v. 01, p. 143-154.

9.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Avaliação de alunos na sala de recurso multifuncional: discussões em torno da (dis)normalidade. In: Ana Irene Alves de Oliveira. (Org.). Caminhos da Inclusão. 01ed.Belém: EDUEPA, 2011, v. 01, p. 139-146.

10.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Quem é meu filho? Quem é minha filha? A perspectiva com multiplos dificientes. In: Maria da Piedade Resende da Costa. (Org.). Múltipla Deficiência: pesquisa e intervenção. 2ªed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2010, v. , p. 80-100.

11.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Posicionamentos identitários de pessoas com múltiplas deficiências. In: Maria de Piedade Resende da Costa. (Org.). Multipla deficiência: pesquisa & intervenção. 2ªed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2010, v. , p. 101-120.

12.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Relato de Duas Instituições Educacionais que Trabalham com Múltipla Deficiência. Multipla Deficiência: pesquisa e intervenção. 2ªed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2010, v. 02, p. 65-80.

13.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Relato de Duas Instituições Educacionais que Trabalham com Múltipla Deficiência. In: Maria da Piedade Resende da Costa. (Org.). Múltipla Deficiência: Pesquisa e Intervenção. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009, v. , p. 65-80.

14.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Quem é meu filho? Quem é minha filha? A perspectiva de mães com filhos múltiplos deficientes.. In: Maria da Piedade Resende da Costa. (Org.). Múltipla Deficiência Pesquisa & Intervenção. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009, v. , p. 81-100.

15.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; COSTA, M. P. R. ; OLIVEIRA, A. S. S. E. . Posicionamentos identitários de pessoas com múltiplas deficiências. In: Maria da Piedade Resende da Costa. (Org.). Múltipla Deficiência Pesquisa & Intervenção. São Carlos: Pedro e João Editores, 2009, v. , p. 101-120.

16.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; CHAVES, M. H. R. . A Construção de Objetos de Discurso na Aula de Português: uma reflexão sobre o trabalho docente. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso- GEGE. (Org.). Arenas de Bakhtin: Linguagem e Vida. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008, v. , p. 343-354.

17.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. O papel docente em sala de aula de Língua Portuguesa: as atitudes ético-discursivas face ao projeto de ensino. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso GEGE. (Org.). O Espelho de Bakhtin. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2007, v. único, p. 115-123.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; PONTES, K. M. ; ROMANO, T. P. . O letramento literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. In: II Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes, 2016, Belém. O letramento literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. Belém, 2016. v. 1.

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. A dimensão verbo-visual no livro didático de LP: uma análise dialógica da linguagem. In: 64º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2016, São Paulo. A dimensão verbo-visual no livro didático de LP: uma análise dialógica da linguagem, 2016.

3.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; LMIA, S. N. V. . O Trabalho do professor pesquisador na educação bilíngue de surdos. In: V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial - VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos-SP. Anais do V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial - VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos-SP: Ed. Cubo, 2012. v. Unico. p. 4905-4919.

4.
MELLO Maria Aparecida ; CAMPOS Douglas Aparecido de ; RITTMEISTER Eunice Martin ; LUCCA Gisele Maria de ; RISSI Luciane de Araújo Góes ; BRIGANTI Lucilene ; PETRENAS Rita de Cássia ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; BARRETO Selva Maria Guimarães . A percepção dos professores de ensino fundamental sobre a crise dos sete anos. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino, 2008, Porto Alegre - RS. Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino. Porto Alegre: PUC RS, 2008. p. 1-13.

5.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; LOPES, Marco Antônio de Carvalho . A perspectiva de um trabalho com os gêneros discursivos na escola. In: XVII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005, Belém - PA. XVII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social, 2005. p. 1-7.

6.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Currículo no cotidiano: os diversos saberes no processo de aprendizagem na produção-recepção de gênero discursivo. In: II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas, 2005, João Pessoa - PB. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa - PB, 2005. v. Único.

7.
BRITO, Celso Caciano ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . Geometria Plana no Contexto da Arquitetura de Belém. In: I Congresso internacional do INES e VII nacional do INES - Surdez e Pós-Modernidade:Novos Rumos para a Educação Brasileira, 2002, Rio de Janeiro - RJ. Surdez e pós-modernidade: novos rumos para a educação brasileira. Rio de Janeiro: INES, 2002. v. único. p. 117-121.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O. ; RODRIGUES, F. A. T. . Gêneros verbo-visuais como arenas dialógicas.. In: III VOLÓQUIO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS DO GELPEA 'em tempos de resistência: alteridades e diálogos na educação', 2018, Belém. III COLÓQUIO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS DO GELPEA. Belem: editora da UEPA, 2018. p. 1-31.

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. 'os diferentes discursos do filme, do livro e da charge a forma da água: da compreensão do signo ideológico à memória'. In: I CONALA - CONGRESSO NACIONAL DE LINGUISTICA APLICADA & IV ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA (ENAFDM), 2018, São luis. anais do I CONALA e IV ENAFDM. São Luis: EDUFMA, 2018. p. 1-482.

3.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . O que se ensina na disciplina língua brasileira de sinais. In: V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial - VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos-SP. Anais do V CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial - VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos-SP: Ed. Cubo, 2012. v. Unico. p. 7346-7358.

4.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Práticas de Recepção-Produção de Gêneros Discursivos na Escola: Modos Didático-Pedagógicos em Situação de Interação. In: IV Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2007, Tubarão-SC. Anais do IV SIGET. Tubarão-SC: Biblioteca da Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, 2007.

5.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Prática de recepção-produção de gêneros discursivos na escola: modos didático-pedagógicos em situações de interação. In: I Encontro de Lingüística Aplicada da Região Norte, 2006, Belém - PA. I Encontro de Lingüística Aplicada da Região Norte. Belém: UFPA, 2006. v. Único. p. 39.

6.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Práticas de ensino-aprendizagem de língua materna: a recepção-produção do gênero romance na sala de aula. In: Congresso ASLIPA, 2006, Belém. Congresso ASLIPA. Belém - PA: UFPA, 2006. v. Único. p. 35.

7.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. A apresentação em foco: um elemento metodológico e conceitual em interações na sala de aula. In: III SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2005, Santa Maria - RS. III SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Santa Maria: SIGET, 2005. v. único. p. 43.

8.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Relações Intergenéricas em práticas de ensino-aprendizagem do português: multiplas retextualizações. In: IX JELL Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2005, Belém - PA. IX JELL Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. Belém: UFPA, 2005. v. Único. p. 90.

9.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Relações intergenéricas na produção das práticas de ensino-aprendizagem do Português: múltiplas retextualizações. In: 13o Colóquio Internacional da AFIRSE / 3o. Colóquio Nacional da AFIRSE secção brasileira - Educação e desenvolvimento sustentável: diversidade, diferenciação e inclusão, 2005. 13o Colóquio Internacional da AFIRSE / 3o. Colóquio Nacional da AFIRSE secção brasileira - Educação e desenvolvimento sustentável: diversidade, diferenciação e inclusão. Manaus: UFAM, 2005. v. Único. p. 126-127.

10.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; COELHO, Lúcia Cristina Bessa de Brito ; GOMES Maria do Carmo Ferreira . Meu livro eletrônico regional: uma experiência de autonomia da pessoa surda no processo de alfabetização. In: VI Seminário Nacional do INES - Surdez: Diversidade Social, 2001, Rio de Janeiro - RJ. VI Seminário Nacional do INES - Surdez: Diversidade Social. Rio de Janeiro - RJ: INES, 2001. v. Único. p. 121.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SOUZA, G. M. L. ; BRITO, A. C. F. . Outridade ou mesmidade nos discursos que circulam na educação de surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, K. C. M. ; PONTES, K. M. . Inclusão escolar e as politicas educacionais no ensino de surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PONTES, K. M. ; ROMANO, T. P. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . O letamento literario no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; VIANA, S. N. L. . Piada Surda: uma proposta de letramento bilíngue para surdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BARBOSA, O. O. . A história em quadrinhos nas práticas de linguagem do contexto escolar da pessoa surda: o software HQ em foco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, S. de N. V ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; SILVA, R. C. A. . A prática de letramento bilingue na escola: a retextualização no ensino de lingua portuguesa para alunos surdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; LIMA, S. N. V. . O trabalho do professor pesquisador na educação bilíngue de surdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BENTES, J. A. O. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . O que se ensina na disciplina lingua brasileira de sinais?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
OLIVEIRA, M. D. S. ; VALENTE, B. C. ; MACEDO, M. F. A. ; SANTOS, K. A. S. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth ; BARROSO, R. A. S. ; SILVA, M. J. N. . Instrução Normativa 04/12, Elaboração de propostas do processo seletivo (vestibular do curso de letras-libras). 2012.

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O. ; VALENTE, B. C. ; MACEDO, M. F. A. ; SILVA, M. J. N. ; OLIVEIRA, M. D. S. ; SANTOS, K. A. S. ; BARROSO, R. A. S. . Comissão para acompanhar o processo seletivo 2013 UEPA-CCSE. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Curso de Arte-educação e informática para jovens artistas plásticos do bairro do Marco. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. I Jornada 'Setembro Azul'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Letramentos, Tecnologia e Educação Inclusiva. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O. . Linguagem, Infancia e Gêneros do discurso. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. A formação docente na perspectiva da educação inclusiva. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. II EBELLI (Encontro Bragantino de Estudos Linguísticos e Literários) Rodas de Conversas Bragantinianas: Linguagens, Saberes e Interculturalidade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. II Seminário Interdisciplinar de Educação Inclusiva: Línguas e Linguagens em Foco. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LMIA, S. N. V. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . OFICINA: O TRABALHO DO PROFESSOR PESQUISADOR NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Curso de Formação para Jovens como Agentes de Desenvolvimento em Economia Solidária. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Mãos que falam: língua de sinais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Construindo Práticas Pedagógicas Bilingue para Alunos Surdos. 2008. .

5.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Construindo Práticas Pedagógicas Bilingue para Alunos Surdos. 2008. .

6.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Construindo uma Prática Pedagógica Bilíngue para Educandos Surdos no Ensino Regular. 2004. .

7.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Trabalho como intérprete: Construindo uma Prática Pedagógica Bilíngüe para Educandos Surdos no Ensino Regular. 2003. (Intérprete de Língua Portuguesa para Língua Brasileira de Sinais).

8.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Trabalho como intérprete: Oficina de trabalho: PNE uma questão de inclusão. 2001. (Intérprete de Língua Portuguesa para Língua Brasileira de Sinais).

9.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Trabalho como intérprete: Seminário Interestadual sobre educação e surdez. 2001. (Intérprete de Língua Portuguesa para Língua Brasileira de Sinais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Edilene dos Santos Batista. Jornal na sala de aula: contribuições para o letramento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramento e Formação de Prof) - Universidade do Estado do Pará.

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Jeane Oeiras Teixeira. Trabalho docente: didatização do gênero lenda para turmas numerosas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramento e Formação de Prof) - Universidade do Estado do Pará.

3.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Jeane Oeiras Teixeira. Trabalho Docente: Didatização do Gênero lenda para turmas numerosas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramento e Formação de Prof) - Universidade do Estado do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, S. P.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O.. Participação em banca de Roberta Elisabeth Ribeiro Hedler.Produção escrita de anúncios publicitários por alunos do 1ºano do ensino médio: um análise à luz dos estudos sobre o estilo no gênero. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O.. Participação em banca de Gabrielly de Oliveira.Era uma vez, Branca de neve: Uma Análise dialógica em diferentes Versôes do conto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

3.
GOMES, R. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Kimberly WInne Silva e Silva.uma reflexão sobre o ensino de lingua materna:um estudo no 2º ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

4.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; FREITAS, D. B.. Participação em banca de Ilana Maisa Costa Benício.O ensino dos gêneros orais: um espaço para se refletir sobre a língua falada.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

5.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; GOMES, R. S.; SILVA, R. C. A.. Participação em banca de Arydnne Flaviane Aleixo Rangel.Membro da banca de defesa do TCC intitulado: O processo de interação surdo/ouvinte em situação escolar e sua contribuição para o desenvolvimento da linguagem como L2 de uma aluna surda: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade do Estado do Pará.

6.
SILVA, R. C. A.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; GOMES, R. S.. Participação em banca de Arydnne Flaviane Aleixo Rangel.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: O processo de interação surdo/ouvinte em situação escolar e sua contribuição para o desenvolvimento da linguagem como L2 de uma aluna surda: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade do Estado do Pará.

7.
GOMES, R. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SANTOS, O. P.. Participação em banca de Ádila dos Reis Silva.Membro da banca de defesa de TCC intitulado: Aquisição da libras por surdos: a contação de histórias como facilitador do processo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade do Estado do Pará.

8.
SILVA, C. F. C. A.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SANTOS, K. A. S.. Participação em banca de Larissa Batista Palheta.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: O carro dos milagres para alunos surdos: a prática docente do professor de literatura no uso do conto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade do Estado do Pará.

9.
GOMES, R. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SANTOS, O. P.. Participação em banca de Ádila dos Reis Silva.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: Aquisição da libras por surdos: a contação de histórias como facilitador do processo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade do Estado do Pará.

10.
PERDIGAO, O. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O.. Participação em banca de Ariolando Moraes Paz.Membro da banca de defesa de TCC intitulado: Jornal visual:a analise da compreensão pelo aluno surdo, no dia 28 de dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

11.
GOMES, R. S.; GOMES, M. J.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de José Furtado Queiroz e Tamilis do Socorro Silva da Silva.Membro da banca de defesa de TCC intitulado: Educação profissionalizante técnica de nível médio: pesquisa sobre a educação profissionalizante para surdos, no dia 14 de dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

12.
GOMES, R. S.; GOMES, M. J.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de José furtado Queiroz e Tamilis do Socorro Silva da Silva.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: Escolarização profissionalizante de nívio médio para surdos, no dia 23 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

13.
PERDIGAO, O. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O.. Participação em banca de Ariolando Moraes Paz.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: Jornada Visual: A análise da compreensão pelo aluno surdo, no dia 23 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

14.
SILVA, R. C. A.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Karina de Kassia Rosa da Silva.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: A inclusão do aluno surdo na sala regular: um desafio para todos, no dia 22 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

15.
BENTES, J. A. O.; MATOS, P. S. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Alessandro Barbosa Fernandes e Ricardo NazarenoBarraCordeiro.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: Análise diálogica de inclusão, no dia 22 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

16.
BENTES, J. A. O.; MATOS, P. S. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Alessandro Barbosa Fernandes e Ricardo NazarenoBarraCordeiro.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: Análise diálogica em uma turma de inclusão, no dia 22 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

17.
BENTES, J. A. O.; MATOS, P. S. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Alessandro Barbosa Fernandes e Ricardo NazarenoBarraCordeiro.Membro da banca de defesa de TCC intitulado: Identidades e Alteridades na educação de surdos: Monólogos e diálogos escolares e extraescolares, no dia 10 de dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

18.
SILVA, C. F. C. A.; GOMES, R. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Silvana Santos Alves.Membro da banca de defesa de TCC intitulado: Cinema mudo: retextualização visual do vídeo "Charles Chaplin - boxing Day" á produção em lígua de sinais - Libras, no dia 28 de dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

19.
SILVA, C. F. C. A.; GOMES, R. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Silvana Santos Alves.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: Cinema mudo: retextualização visual do vídeo "Charles Chaplin - boxing Day" á produção em lígua de sinais - Libras, no dia 22 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

20.
BENTES, J. A. O.; GONCALVES FILHO, J. S. T.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Kléber Carlack Martins da Silva e Kattellei Pinheiro Martins.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: Uma análise dos gestos na lígua brasileira de sinais, no dia 23 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

21.
BENTES, J. A. O.; GONCALVES FILHO, J. S. T.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Kléber Carlack Martins da Silva e Kattellei PinheirosMartins.Membro da banca de defesa de TCC intitulado: Uma análise dos gestos na lígua brasileira de sinais, no dia 09 de dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

22.
BENTES, J. A. O.; MATOS, P. S. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Ana Rosa Vilhena de Souza.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: Análise de texto visual e verbo-visual no livro didático para surdos: Projeto Pitanguá, no dia 22 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

23.
BENTES, J. A. O.; MATOS, P. S. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Ana Rosa Vilhena de Souza.Membro da banca de defesa de TCC intitulado: Análise de texto visual e verbo-visual no livro didático para surdo: Projeto Pitanguá, no dia 10 de dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

24.
GOMES, R. S.; LIMA, S. N. V.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Aline de Paula Santos de Souza.Membro da banca de defesa de TCC intitulado: A educação de surdos na perspectiva bilíngue: Um estudo de caso em escola pública, no dia 10 de dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

25.
GOMES, R. S.; LIMA, S. N. V.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Aline de Paula Santos de Souza.Membro da banca de qualificação de TCC intitulado: A educação de surdos na perspectiva bilíngue: Um estudo de caso em escola pública, no dia 22 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

26.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O.; GOMES, R. S.. Participação em banca de Glayseanne da Silva Carvalho e Diennef Gomes do Carmo.Presidente da banca de qualificação de TCC intitulado: A língua portuguesa escrita para alunos surdos: Uma analise dos instrumentos didáticos, no dia 23 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

27.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O.; GOMES, R. S.. Participação em banca de Glayseanne da Silva Carvalho e Diennef Gomes do Carmo.Presidente da banca de defesa de TCC intitulado: A lígua portugusa escrita para alunos surdos: Uma análise dos instrumentos didáticos, no dia 10 dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

28.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, R. C. A.; GOMES, U. P.. Participação em banca de Katharyni Martins Pontes e Thais Pereira Romano.Presidente da banca de qualificação de TCC intitulado: Letramento literário: instrumentos e estratégias no ensino de alunos surdos, no dia 22 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

29.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, R. C. A.; GOMES, U. P.. Participação em banca de Katharyni Martins Pontes e Thais Pereira Romano.Presidente da banca de defesa de TCC intitulado: Letramento literário: Instrumentos e estratégias no ensino de alunos surdos, no dia 09 de dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

30.
SILVA, R. C. A.; GOMES, R. S.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Karina de Kassia Rosa da Silva.Membro da banca de defesa de TCC intitulado: A inclusão do aluno surdo na sala regular: Um desafio para todos, no dia 09 de dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

31.
GOMES, R. S.; SILVA, R. C. A.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Rennan Barboso Alberto dos S. B e Ohana Daniel Matias da S..Membro da banca de defesa de TCC intitulado: Contação de história em libras: Incentivo à capacidade imaginativa e criadora infantil do surdo, no dia 14 de dezembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

32.
GOMES, R. S.; SILVA, R. C. A.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Rennan Barboso Alberto dos S. B e Ohana Daniel Matias da S..Membro da bancada de qualificação de TCC intitulado: Contação de história em libras: incentivo à capacidade imaginativa e criaddora infantil do surdo, no dia 23 de setembro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará.

33.
SILVA, S. P.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, S. P.. Participação em banca de Jocileia Viana Gaia & Renata Braga da Silva.A Formação inicial do professor de Língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

34.
FREITAS, D. B.; BENTES, J. A. O.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Mª de Sousa Sá; Mª Aldenilde Alves de Oliveira.Um Retrato de Escrita em Escolas Públicas de Paragominas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

35.
FREITAS, D. B.; BENTES, J. A. O.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Gizelya da S. Morais; Valdirene M. Lima; Yuri da S Kurosawa.O Alçamento das Vogais |O| para |U| na Fala de Ribeirinhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

36.
CAMPOS, S. P.; FERREIRA, D. C. N.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Carlos Antonio L. Nascimento; Roberta Elyeda de L. Carneiro.Letramento no Centro de Recuperação de Paragominas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

37.
CAMPOS, S. P.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O.. Participação em banca de José Ryan Bezerra da Silva; Marcelo Oliveira Costa.Análise Comparativa de duas Práticas de leitura em Sala de Aula de Língua portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

38.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Alessandra Batista Santos.EaD NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: ESTUDO DO AVA DO CURSO LETRAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

39.
PEREIRA, E. B.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; CORREA, M. F. P. F.. Participação em banca de Artemiza Cristina de Jesus Santos.Ensino Bilíngue e o Desenvolvimento da Competência Leitora de Alunos Surdos: Análise de uma Sequência Didática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

40.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Alessandra Batista Santos.EaD na educação de de surdos: estudo do AVA do Curso de Letras Libras na modalidade a distancia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

41.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O.; FREITAS, D. B.. Participação em banca de Maria de Sousa Sá & Maria Aldenilde Alves de Oliveira.Um retrato de escrita em escolas públicas de Paragominas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

42.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O.; CAMPOS, S. P.. Participação em banca de Carlos Antônio Lima Nascimento & Roberta Elyeda de Lima Carn.Letramento no Centro de Recuperação de paragominas-CRRP/PA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

43.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; GAYA, K. F.. Participação em banca de Janaina Perote Chaves.Ensino aprendizagem de língua portuguesa - modalidade escrita: um estudo de caso em Bragança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

44.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; PENA, Selma Costa. Participação em banca de Leila Cristina Martins Aood.A competência de leitura de alunos do ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

45.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, S. P.; SILVA, S. P.. Participação em banca de Fabiane Cristina Carvalho Miranda.Letramento e Produção Textual: uma abordagem para o ensino de língua materna. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

46.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O.. Participação em banca de Leilane Fernandes das Dores.Análise comparativa entre a língua portuguesa e língua de sinais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

47.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; COUTO, R. C.; BENTES, J. A. O.. Participação em banca de Miria Ilka Silva Santos.Multiletramentos de alunos surdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

48.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Patrícia Fernandes Matos.A avaliação formativa e o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

49.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Michelle Araújo de Oliveira.Imagem, ato e ilustração na composição do desenho de eventos sociais: a charge em foco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

50.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Participação em banca de Leiliane de Vasconcelos Sacramento.A presença da oralidade nos textos de alunos da Escola Miguel Bitar do município de Breves. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Processo seletivo simplificado de seleção para a formação de cadastro de reserva de professores formadores para os cursos que integram o PARFOR - UEPA - EDITAL Nº40/2012. 2012. Universidade do Estado do Pará.

Avaliação de cursos
1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Avaliação de Letras-Libras. 2012. Universidade do Estado do Pará.

Outras participações
1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Banca corretora no Processo Seletivo de Letras Libras na UEPA. Chamada 2017.. 2017. Universidade do Estado do Pará.

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Banca corretora no Processo Seletivo de Letras Libras na UEPA. Chamada 2016.. 2016. Universidade do Estado do Pará.

3.
BENTES, J. A. O.; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Comitê Científico do II Seminário Nacional Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes. 2014. Universidade do Estado do Pará.

4.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Avaliação de resumo da III Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras Campus I - CCSE. 2013. Universidade do Estado do Pará.

5.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, S. P.. Banca de Avaliação do Departamento de Língua e Literatura - DLLT, para o Processo Seletivo de Monitoria/2011 através da Portaria Nº 073/2011 CCSE-UEPA. 2011. Universidade do Estado do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CULTURA LINGUAGEM, LITERATURA E CRITICA LITERARIA RUSSA.. 2018. (Outra).

2.
I COLOQUIO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA DIÁLOGO E REDES BAKHTINIANAS.. 2018. (Outra).

3.
I CONALA - CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA & ?IV ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA (ENAFDM)... Os diferentes discursos do filme, do livro e da charge a forma da água: da compreensão do signo ideológico à memória?. 2018. (Congresso).

4.
7º Seminário Internacional de Linguística - 7º SIL, III Congresso Interdisciplinar de Cortesia e o II Simpósio de Linguística Textual.O processo de construção do objeto de pesquisa: relações dialógicas entre o pesquisador e o outro. 2017. (Seminário).

5.
Abrir arquivos, reativar a memória: relação entre literatura brasileira e ditadura. 2017. (Outra).

6.
Análise enunciativo-dialógica do projeto autobiográfico de Bartolomeu Campos Queiroz na grande temporalidade. 2017. (Outra).

7.
Estrutura e totalidade - as origens intelectuais do estruturalismo na Europa Central e Oriental. 2017. (Outra).

8.
I Jornada de Pesquisa do GT Gramáticas: história, descrição e discurso. 2017. (Outra).

9.
IX EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP.O artigo de opinião no livro didático de português para o ensino médio. 2017. (Encontro).

10.
V Encontro PROCAD USP/UFRN/UNISINOS,. 2017. (Encontro).

11.
X Encontro Maranhense de História da Educação.O texto no livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio: atividades de leitura. 2017. (Encontro).

12.
64º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).A dimensão verbo-visual no livro didático de LP: uma análise dialógica da linguagem. 2016. (Seminário).

13.
Circulo ? Rodas de conversa bakhtinianas ?Literatura, cidade e cultura popular?,. Análise dialógica do cronotopo em uma propaganda do Greenpeace. 2016. (Congresso).

14.
I Colóquio do Dinter? USP - UEPA ?Língua, Discurso e Estilo?. 2016. (Outra).

15.
III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr). 2016. (Seminário).

16.
III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr).Uma analise dialógica de enunciados em interação didática: dos objetos de discurso à compreensão dos discursos de ?outrem?. 2016. (Seminário).

17.
III Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes.Reflexões sobre materiais didáticos à luz da analise dialógica do discurso. 2016. (Seminário).

18.
III Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes, do Grupo de Estudos em Linguagens e práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). 2016. (Seminário).

19.
Palestra: ?Aspectos sobre variedades de português em contato?, proferida pela Profa. Dra. Marcia santos Duarte de Oliveira. 2016. (Outra).

20.
Palestra: ?Mercado de trabalho para professores de língua materna e estrangeira?, proferida pela Profa. Dra. Maria Helena Nobrega. 2016. (Outra).

21.
Palestra: ?Multiletramentos em manuais didáticos à luz da perspectiva bakhtiniana: a escrita de rua?, proferida pela Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos. 2016. (Outra).

22.
VI Circulo ? Rodas de conversa bakhtinianas ?Literatura, cidade e cultura popular?. 2016. (Congresso).

23.
VI Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras da UEPA (SAEL). 2016. (Congresso).

24.
V Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) E III Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC).A linguagem verbo-visual no ensino de Libras. 2016. (Simpósio).

25.
20º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 2015. (Encontro).

26.
II Colóquio de Estudos Bakhtiniano? Manifestações de rua, cultura e sala de aula?. 2015. (Outra).

27.
Oficina LUZ SILENCIOSA, ministrado por Miguel Chikaoka.. 2015. (Oficina).

28.
X JORNADA LINGUAGEM, IDENTIDADE E MEMÓRIA e ENCONTRO ANUAL NACIONAL GT/ANPOLL/ESTUDOS BAKHTINIANOS. 2015. (Outra).

29.
XX Semana Acadêmica Educação e Diversidade.Inclusão Escolar e as Políticas Educacionais no Ensino de Surdos. 2015. (Outra).

30.
II Seminário Nacional Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes.Outridade ou mesmidade nos discursos que circulam na educação de surdos. 2014. (Seminário).

31.
II Seminário Nacional Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes.Inclusão escolar e as politicas educacionais no ensino de surdos. 2014. (Seminário).

32.
II Simpósio de Literatura Infanto-juvenil e Formação de Leitor na Amazônia.O letramento literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. 2014. (Simpósio).

33.
XIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Seminário).

34.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo/I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores.Inclusão escolar e as politicas educacionais no ensino de surdos. 2014. (Seminário).

35.
I Colóquio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA.Epistemologia Ciências Humanas. 2013. (Outra).

36.
I Colóquio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA. 2013. (Outra).

37.
III Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras na UEPA - CCSE.A língua Portuguesa Escrita para Alunos Surdos: A Prática Bilíngue em Foco. 2013. (Outra).

38.
Pré-Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras na UEPA - CCSE.O curso que temos e o curso que queremos: projeto político pedagógico de Libras em questão. 2013. (Outra).

39.
Semana Pedagógica do Instituto Felipe Smaldone.Leitura e Produção de Gêneros Textuais. 2013. (Outra).

40.
Colóquio Linguagem e Trabalho Docente.O trabalho do professor de língua(gem) e os saberes articulados: da formação inicial á docência. 2012. (Outra).

41.
II Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras (SAEL2012). 2012. (Outra).

42.
I Seminário Linguagens, Tecnologia e Práticas Docentes da UEPA-CCSE. 2012. (Seminário).

43.
I Seminário PARFOR Letras e III EBLLI - Encontro Bragantino de Estudo Linguísticos e Literários.A prática de letramento bilíngue na escola: A retextualização no ensino de língua portuguesa para alunos surdos. 2012. (Seminário).

44.
I Seminário PARFOR Letras e III EBLLI - Encontro Bragantino de Estudo Linguísticos e Literários. 2012. (Encontro).

45.
I Seminário PARFOR Letras Língua Portuguesa na UFPA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS.Linguagem e Educação na Amazônia: Desafios e Perspectivas do PARFOR Letras Língua Portuguesa. 2012. (Seminário).

46.
IV CÍRCULO-Roda de conversa Bakhtiniana.Reflexôes sobre vivências político- pedagógicas na educação do campo: dos instrumentos de trabalho aos objetos de ensino. 2012. (Outra).

47.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da educação Especial UFSCAR. 2012. (Congresso).

48.
VI Semana Acadêmica da UEPA CAMPUS Vigia.A comunicação das diversas áreas do saber: Uma educação de fronteiras e reflexões abertas. 2012. (Outra).

49.
II COLÓQUIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM LÍNGUA E LITERATURA DO DLLT. 2011. (Outra).

50.
II COLÓQUIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM LÍNGUA E LITERATURA DO DLLT.Práticas de Linguagem: recepção e produção de textos HáQuê. 2011. (Outra).

51.
II Seminário de Educação de surdos UEPA-CCSE. 2011. (Seminário).

52.
II Seminário de Tradutores e Intérpretes de Libras UEPA-CCSE. 2011. (Seminário).

53.
IV Fórum Internacional Sobre Educação de Surdos e Políticas Públicas para Inserção da Pessoa Surda na Sociedade.Práticas de Linguagem: recepção e produção de textos HáQuê. 2011. (Outra).

54.
IV Fórum Internacional Sobre Educação de Surdos e Políticas Públicas para Inserção da Pessoa Surda na Sociedade. 2011. (Outra).

55.
Mini Curso "Hagáquê" - Edição de Histórias em quadrinhos. 2011. (Outra).

56.
1º Seminário de Línguas e Literaturas: Interações e Convergências na UFPA CAMPUS CASTANHAL LETRAS.O Trabalho docente no ensino de português: da interação didática aos saberes e instrumentos mobilizados. 2010. (Seminário).

57.
Educação Inclusiva: Análise da Realidade Social no Brasil. 2010. (Outra).

58.
II Fórum de Estudos da Linguagem do curso de Especialização Língua Portugues: Uma Abordagem Textuala.A prática de linguagem no trabalho docente do contexto ao texto. 2010. (Outra).

59.
II Fórum Internacional de Análise do Discurso - Homenagem a Patrick Charaudeau Linguagens, gêneros e discursos no processo de escolarização. 2010. (Outra).

60.
II Fórum Internacional de Análise do Discurso - Homenagem a Patrick Charaudeau Linguagens, gêneros e discursos no processo de escolarização.Prática de Linguagem e Formas do Trabalho Docente. 2010. (Outra).

61.
III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusiva Social da Pessoa Deficiente.A quantas anda a Inclusão da Pesso acom Deficiência no mercado de trabalho. 2010. (Outra).

62.
III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusiva Social da Pessoa Deficiente. 2010. (Outra).

63.
IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa na FEUSP.Saberes Mobilidade no Trabalho Docente: Construção da Coerência na Produção Escrita de Alunos na Escola. 2010. (Seminário).

64.
IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa na FEUSP. 2010. (Seminário).

65.
VI Simpósio Paraense de Paralisia Cerebral. 2010. (Simpósio).

66.
V Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Medidas pelas Tecnologias. 2010. (Seminário).

67.
II Seminário Interdisciplinar de Educação Inclusiva: Línguas e Linguagens em Foco.Caderno eletrônico de receitas culinárias: uma proposta de letramento na escola.. 2009. (Seminário).

68.
Curso: Lingüística Textual. 2008. (Outra).

69.
Curso de Especialização em tradução e interpretação Libras/Língua Portuguesa.Laboratório de Interpretação Libras/Língua Portuguesa. 2008. (Outra).

70.
Curso de Especialização em Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa.Saúde Laboral. 2008. (Outra).

71.
I Conferência sobre direito dos surdos. 2008. (Outra).

72.
III Congresso Internacionacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica - (Auto)Biografia: Formação, Territórios e Saberes. História da Educação de Surdos no Pará: em oficina biográfica. 2008. (Congresso).

73.
I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: Curriculo, prática pedagógica e diferença.Práticas diversas na alfabetização de alunos surdos: uso dos instrumentos didáticos no trabalho do professor.. 2008. (Seminário).

74.
Curso: Introdução aos Estudos em Lingüísticas Aplicada I. 2007. (Outra).

75.
Curso: Tópicos em Metodologia de ensino 21: o desenvolvimento da criança na perspectiva histórico-cultural: implicações nas práticas educativas. 2007. (Outra).

76.
Congresso ASLIPA. Práticas de ensino-aprendizagem de língua materna: a recepção-produção do gênero romance na sala de aula. 2006. (Congresso).

77.
I Encontro de Lingüística Aplicada da Região Norte.Prática de recepção-produção de gêneros discursivos na escola: modos didático-pedagógicos em situações de interação. 2006. (Encontro).

78.
13o Colóquio Internacional da AFIRSE / 3o. Colóquio Nacional da AFIRSE secção brasileira - Educação e desenvolvimento sustentável: diversidade, diferenciação e inclusão.Relações intergenéricas na produção das práticas de ensino-aprendizagem do Português: múltiplas retextualizações. 2005. (Outra).

79.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).

80.
I Encontro de Intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa- Dialogando sobre a prática de interpretação em LIBRAS e Língua Portuguesa no Estado do Pará. 2005. (Encontro).

81.
II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas.Currículo no Cotidiano: os diversos saberes no processo de aprendizagem. 2005. (Outra).

82.
III SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.A apresentação em foco : um elemento metodológico e conceitual em interações na sala de aula. 2005. (Simpósio).

83.
IX JELL Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.Relações Intergenéricas em práticas de ensino-aprendizagem do português: multiplas retextualizações. 2005. (Outra).

84.
XVII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste: Educação, Ciência e Desenvolvimento Social.A perspectiva de um trabalho com os gêneros discursivos na escola. 2005. (Encontro).

85.
II Seminário de Integração dos Programas e Projetos em Educação à Distância no Pará. 2004. (Seminário).

86.
I Seminário novos rumos na política da educação de surdos. 2004. (Seminário).

87.
Mini-curso: os gêneros do discurso no ensino da Língua Portuguesa. 2004. (Outra).

88.
Mini-curso Alfabetização e Letramento de pessoas jovens e adultos. 2004. (Outra).

89.
Mini-curso Educação Pós-moderna: introdução à Pedagogia Pós-formal. 2004. (Outra).

90.
Programa de Capacitação Conhecer para Acolher.Construindo uma prática pedagógica bilíngue para educandos surdos no ensino regular. 2004. (Outra).

91.
Curso de Internet Aplicada à educação e construção de Home Page. 2003. (Outra).

92.
Elaboração de proposta de Informática Educativa para o Estado do Pará. 2003. (Outra).

93.
I Fórum paraense de experiências em gestão escolar. 2003. (Outra).

94.
III Fórum internacional de educação: a construção de novos caminhos para educação. 2003. (Outra).

95.
Novas Tecnologias educacionais na sala de aula: Implicações no trabalho docente. 2003. (Outra).

96.
I Congresso internacional do INES e VII nacional do INES - Surdez e Pós-Modernidade:Novos Rumos para a Educação Brasileira. Geometria Plana no Contexto da Arquitetura de Belém. 2002. (Congresso).

97.
I Seminário Internacional sobre Política Educacional e Currículo: a pesquisa em educação nas áreas d. 2002. (Seminário).

98.
Oficina de Micromundos. 2002. (Oficina).

99.
Curso de atualização: O ato de planejar. 2001. (Outra).

100.
Curso Everest. 2001. (Outra).

101.
I Congresso Internacional de Telemática na Educação e do VII Encontro do ProInfo - avanços, desafios e perspectivas. O meu livro eletrônico regional: uma experiência de autonomia da pessoa surda no processo de alfabetização. 2001. (Congresso).

102.
Oficina de Llteratura: A arte de contar história. 2001. (Oficina).

103.
Oficina de trabalho: PNE - Uma questão de inclusão. 2001. (Oficina).

104.
Seminário Interestadual sobre Educação e Surdez. 2001. (Seminário).

105.
Seminário Promoção da igualdade de oportunidades no trabalho - implementação da convenção nº111 da OIT - Programa Brasil, gênero e raça. 2001. (Seminário).

106.
VI Semana acadêmica. 2001. (Outra).

107.
VI Seminário Nacional do INES - Surdez: Diversidade Social.O meu livro eletrônico: uma experiência de autonomia da pessoa surda no processo de alfabetização. 2001. (Seminário).

108.
X Feira de Ciências do Estado do Pará. 2001. (Outra).

109.
Curso de LIBRAS. 2000. (Outra).

110.
III Curso de capacitação de professores do ensino regular. 2000. (Outra).

111.
I Oficina de Informática Educativa. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRIS, E. L. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr) - Coordenação de mesa. 2016. (Outro).

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, S. P. . Palestra: ?Multiletramentos em manuais didáticos à luz da perspectiva bakhtiniana: a escrita de rua?, proferida pela Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos. 2016. (Outro).

3.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Sessão da XX Semana Acadêmica "Educação e Diversidade". 2015. (Outro).

4.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; CARDOSO, J. R. S. ; CARVALHO, G. S. . Oficina LibrART na Fundação Cultural de Estado do Pará. 2015. (Outro).

5.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; ALVES, S. S. ; CARDOSO, J. R. S. ; GOMES, R. S. . I Jornada Comemorativa ao dia do Surdo. 2015. (Congresso).

6.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Feira Vocacional. 2015. .

7.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; CARDOSO, M. P. S. . I Jornada "Setembro Azul". 2014. (Outro).

8.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; BENTES, J. A. O. ; SILVA, S. P. ; TAKAKURA, S. M. . II Seminário Nacional "Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes". 2014. (Outro).

9.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; DUARTE, T. C. R. P. ; GOMES, R. S. ; BENTES, J. A. O. . Feira Vocacional. 2014. .

10.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. I Colóquio de Estudos Bakhtianos do GELPEA. 2013. (Outro).

11.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Feira Vocacional. 2013. .

12.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. I Seminário do GELPEA Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes. 2012. (Outro).

13.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. Feira Vocacional. 2012. .

14.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. II EBELLI - Encontro Bragantino de Estudos Linguísticos e Literários Rodas de Conversas Bragantinianas. 2010. (Outro).

15.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth. II Seminário Interdisciplinar de Educação Inclusiva. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
wellington ribeiro Almeida. os diferentes discursos presentes nas multipals linguagens: da memória à coclusão do sino ideológico: A forma da água.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará. (Orientador).

2.
Felipe dos Santos Acioli. 80, 90 e a conteporaneidade: Da linguagem do riso à memória criativa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edilene dos Santos Batista. Jornal na sala de aula: contribuições para o letramento. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramento e Formação de Prof) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

2.
Maria do Socorro Oliveira da Silva. Práticas de letramento na educação de surdos: contribuições da família á escola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letramento e Formação de Prof) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

3.
Sarah do Socorro Miranda de Souza. Letramento na educação de surdos: Prática Bilíngues de Linguagem no Processo de Ensino Aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Brasileira de Sinais na Educação Inclusiva) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adrianne Esther de Souza Cavalcante. A compreensão do signo ideológico por alunos surdos na leitura de textos literários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

2.
Jessica Rocha de Souza Cardoso. : Textos verbo visuais no ensino da língua portuguesa como L2 para pessoas surdas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Libras) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

3.
Glayseanne da Silva Carvalho; Diennef Gomes do Carmo. A língua Portuguesa Escrita para Alunos Surdos: A Prática Bilíngue em Foco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Libras) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

4.
Katharyni Martins Pontes; Thaís Pereira Romano. O letramento literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

5.
Katharyni Martins Pontes e Thais Pereira Romano. Letramento literário: instrumento e estratégias no ensino de alunos surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

6.
Glayseanne da Silva Carvalho e Diennef Gomes do Carmo. A língua portuguesa escrita para alunos surdos: Uma análise dos instrumentos didáticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras- Libras) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

7.
Viviane Ferreira Gonçalves. Análise do discurso e escrita do aluno em sala de aula: uma relação possível. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

8.
Josecléa Oeiras Santa Brígida. Práticas de letramento (s) bilíngue: uma possibilidade de ensino de L1 E L2 na educação de surdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

9.
Aline Tainá Martins de Araújo. O uso dos instrumentos midiáticos na escola em prol da aprendizagem dos objetivos escolares da língua portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

10.
Ozana de Oliveira Barbosa. HagáQuê: da retextualização do visual à produção escrita no contexto da pessoa surda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

11.
Ana Mileny Tavares; Carla Leiliane Silva; Maria E. Cabral. Prática de leitura no ensino de Língua Portuguesa: a formação de leitores em foco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

12.
Paulo Robson Silva da Silva. O Ethos das narrativas ficcionais amazônicas: as imagens do narrador na teia do discurso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

13.
Elmer Côrrea de Almeida. O trabalho com os genêros textuais na escola: a leitura em foco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.

Iniciação científica
1.
Katharyni Martins Pontes. O letramento literário no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Libras) - Universidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rita de Nazareth Souza Bentes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SOUZA, G. M. L. ; BRITO, A. C. F. . Outridade ou mesmidade nos discursos que circulam na educação de surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth; SILVA, K. C. M. ; PONTES, K. M. . Inclusão escolar e as politicas educacionais no ensino de surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PONTES, K. M. ; ROMANO, T. P. ; SOUZA-BENTES, Rita de Nazareth . O letamento literario no ensino de alunos surdos: posicionamentos, estratégias e instrumentos didáticos mobilizados pelo professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 7:57:29