William Santana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5631523769085198
  • Última atualização do currículo em 31/10/2015


Possui graduação em CIÊNCIAS CONTABEIS pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor assitente II da UnB/FUP nos cursos de Gestão do Agronegócio e Gestão Ambiental. Tem experiência na área de Ensino a Distância (EAD) e Administração, com ênfase em Contabilidade Geral e Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: evidenciação contábil e ambiental, demonstrações contábeis, desempenho financeiro, social e ambiental, e educação. Dissertação apresentada com foco em empresas de saneamento básico. Possui também experiência profissional em Cooperativa Agropecuária (na área de custos e contabilidade gerencial). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William Santana
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, William

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina, Universidade de Brasília Campus Planaltina.
Área Universitária nº 01 Vila Nossa Senhora de Fátima
Vila Nossa Senhora de Fátima
73345010 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31078002
URL da Homepage: http://www.fup.unb.br/


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Contabilidade - Unb - Ufpb - Ufrn.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Determinantes do Desempenho Financeiro das Empresas Públicas Municipais Prestadoras dos Serviços de Água e Saneamento no Brasil,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Prof. Doutor Jorge Abrahão de Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: desempenho financeiro; empresas públicas; setor agua e saneamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1996 - 2002
Graduação em CIÊNCIAS CONTABEIS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integrante do Grupo de Estudos do Sistema Agroindustrial - GESA

Atividades

07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

09/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

09/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .


Centro Universitário Estácio Brasília, FACITEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14


Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste, UNIDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12
Outras informações
Trabalhei nessa instituição, durante o semestre 1/2008 como coordenador do curso de Ciências Contábeis.


Centro Universitário Euro-Americano, UNIEURO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 0


Faculdade Serrana de Ensino Superior, FASEP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Análise dos Preços na Cadeia Produtiva de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no Distrito Federal

Objetivo: As constantes pressões do meio empresarial nacional e as relações econômicas nacionais e internacionais têm afetado consideravelmente os preços de diversos produtos da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras (FLV), com maior intensidade a micro empresa da cadeia e principalmente o consumidor final. Neste ambiente, os recursos tecnológicos por meio de planilhas eletrônicas e consequentemente a criação de banco de dados, a formação de índices de preços e os estudos de modelos de previsão de preços têm sido apontados, entre outros, como importantes fatores para potencializar o processo de gestão na cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras (FLV)..
2.
Métodos Quantitativos Aplicados as Áreas de Gestão

Objetivo: O conhecimento da estatística propicia ao aluno universitário a capacidade para interpretar e avaliar criticamente a informação quantitativa nos meios de comunicação e no trabalho. Além disso, ela fornece capacidades para discutir e comunicar sua opinião a respeito de informações (NOVAES, 2004). Portanto essa afirmativa mostra que o ensino da estatística deve procurar abranger um âmbito profissional, acadêmico e social..
3.
Disclosure de Informações Ambientais

Objetivo: A preocupação com o conflito entre crescimento econômico e preservação ambiental e social está presente no cenário internacional desde a década de 1950. Desde então, surgiram e se desenvolveram movimentos sociais e pesquisas científicas ligadas ao meio ambiente, aumentando a visibilidade e o conhecimento sobre o tema. As empresas também notaram a necessidade de se enquadrarem em determinados padrões ambientais e sociais por conta da mudança de comportamento dos seus stakeholders, e o setor privado passou a vislumbrar a questão ambiental e social como um ponto vital de sua estratégia (MARTÍNEZ ALIER, 1998)..


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE SABERES EM ESTATÍSTICA APLICADO A FORMAÇÃO DE GESTORES DO AGRONEGÓCIO E GESTORES AMBIENTAIS
Descrição: Na questão profissional Carlson (2002) sinaliza para a necessidade das universidades promoverem uma formação estatística que capacite seus alunos a descrever e a interpretar o mundo tecnológico atual. Acrescenta ainda, que ?de uma forma ou de outra nós todos precisaremos ser capazes de exercitar no mundo de hoje, especialmente no atual mundo do trabalho, e quanto mais o ensino da estatística aproximar-se da realidade atual, melhor? (CARLSON 2002, p.6)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: William Santana - Coordenador / Daniela Cardoso da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade de Brasília - Bolsa.
2012 - 2013
Análise das possibilidades e limitações pedagógicas do second life (SL): um estudo de caso nos cursos de gestão ambiental e gestão do agronegócio na FUP
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: William Santana - Integrante / Donaria Coelho Duarte - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Brasília - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Turismo acessível no Brasil: oportunidades e desafios da hotelaria no Distrito Federal e os mega eventos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: William Santana - Integrante / Donaria Coelho Duarte - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Brasília - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
DISCLOSURE DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS DA DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA
Descrição: A relevância do estudo baseia-se em premissas essenciais para a realização de uma pesquisa científica, como a crescente demanda da sociedade por maior accountability no que tange a relação das empresas com o meio ambiente e a escassez de literatura acerca do tema evidenciação ambiental e social no cenário brasileiro, principalmente no que se refere a pesquisas de caráter descritivas e exploratórias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: William Santana - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Brasília - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
O uso do Edublog - apoiado por mapas conceituais, estudos de casos e problematizações - como apoio as disciplinas presenciais de contabilidade gerencial e ambiental na FUP
Descrição: O Blog é uma mídia em que permite-se gerar conteúdos ilimitados e diversificados a uma velocidade incrível e divulgá-los quase que instantaneamente no espaço virtual. Neste contexto insere-se os Blogs educacionais ou Edublogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial de disciplinas das áreas de ciências sociais, exatas e da saúde. Os Edublogs também permitem uma associação com outras metodologias: mapas conceituais, estudos de casos, caso-problema e outras. No entanto há uma carência de estudos sobre o uso dos Edublogs nas áreas de ciências sociais e aplicadas (principalmente administração, economia, ciências contábeis e gestão)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: William Santana - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Brasília - Bolsa.
2011 - 2012
UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) NA DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICADA AO AGRONEGÓCIO: PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA ANÁLISE DAS VARIAÇÕES DE PREÇOS NA CADEIA DE FLV DO DISTRITO FEDERAL
Descrição: Para acompanhar as variações de preço ocorridas ao longo da cadeia produtiva e as incertezas inerentes do setor agrícola, os gestores têm procurado fazer o uso da tecnologia visando munir o mesmo de ferramentas que forneçam informações para subsidiar suas decisões e seus planejamentos, de forma a torná-los mais eficientes e eficazes. Neste contexto, a disciplina Sistemas de Informações aplicadas ao Agronegócio evidencia ao aluno, entre outros objetivos, conhecer e propor um sistema de informação que possa atender a necessidade informacional de uma empresa, consumidores finais e de outros membros da cadeia produtiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: William Santana - Coordenador.Financiador(es): Universidade de Brasília - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Matemática com Informática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: William Santana - Integrante / Rogério César - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2013
O USO DO EDUBLOG COMO APOIO AS DISCIPLINAS PRESENCIAIS NO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA FUP
Descrição: O projeto edublog funciona como uma mediação entre o conhecimento e a aprendizagem em um ambiente acadêmico em que o aluno possa ter autonomia em seu conhecimento, esta ferramenta está se tornando de suma importância nos dias de hoje, é natural vermos em nosso cotidiano pessoas conectadas à internet, iremos utilizar nesse projeto essa ferramenta ao nosso favor gostaria de alguma forma contribuir para esse aprendizado (SILVA, 2013; AMARAL, 2009)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: William Santana - Coordenador.
2012 - Atual
ANÁLISE DOS PREÇOS NA CADEIA PRODUTIVA DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS (FLV) DO DISTRITO FEDERAL
Descrição: As constantes pressões do meio empresarial nacional e as relações econômicas nacionais e internacionais têm afetado consideravelmente os preços de diversos produtos da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras (FLV), com maior intensidade a micro empresa da cadeia e principalmente o consumidor final. Neste ambiente, os recursos tecnológicos por meio de planilhas eletrônicas e consequentemente a criação de banco de dados, a formação de índices de preços e os estudos de modelos de previsão de preços têm sido apontados, entre outros, como importantes fatores para potencializar o processo de gestão na cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras (FLV)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: William Santana - Coordenador.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Contabilidade Gerencial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Contabilidade Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINHEIRO, A. P.2014 PINHEIRO, A. P. ; SARAIVA, ANTÔNIO ÁF. ; SANTANA, William . Shrimps from the Santana Group (Cretaceous: Albian): new species (Crustacea: Decapoda: Dendrobranchiata) and new record (Crustacea: Decapoda: Caridea). Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 00, p. 00-00, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, W. M. ; RIBEIRO, D. M. ; SANTANA, William . AQUISIÇÃO DE SEMENTES E MUDAS: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE NOVA MODALIDADE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, JOAO PESSOA. 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. SOBER: SOBER, 2015.

2.
RIBEIRO, D. M. ; SANTANA, William ; RIBEIRO, W. M. . A AÇÃO COLETIVA NO AGRONEGÓCIO E A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE INTERESSE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE VENDA DE PRODUTOS ORGÂNICOS NO DISTRITO FEDERA. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, JOAO PESSOA. 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. SOBER: SOBER, 2015.

3.
ALMEIDA, G. G. ; SANTANA, William ; SILVA, I. D. R. . ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DA RENTABILIDADE DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2014, GOIÂNIA - GO. 52º Congresso da SOBER 2014, 2014.

4.
Pires, Carlos Rafael ; SANTANA, William ; DINIZ, J. D. A. S. . ESTIMATIVA DE CUSTO DE COLETA E RENTABILIDADE DO EXTRATIVISMO DE CAGAITA E ARATICUM EM UM ASSENTAMENTO DO DISTRITO FEDERAL. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2014, GOIÂNIA - GO. 52º Congresso da SOBER 2014, 2014.

5.
SOARES, F. P. ; SANTANA, William ; RIBEIRO, D. M. . ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE MARACUJÁ NO DISTRITO FEDERAL. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2014, GOIÂNIA - GO. 52º Congresso da SOBER 2014, 2014.

6.
SANTOS, F. Y. ; SANTANA, William ; SILVA, C. L. . ANÁLISE DA DEMANDA DO MARACUJÁ NO DISTRITO FEDERAL. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2014, GOIÂNIA - GO. 52º Congresso da SOBER 2014, 2014.

7.
SANTOS, R. N. F. ; SANTANA, William ; RIBEIRO, W. M. . DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR NAS REGIÕES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 2014, GOIÂNIA - GO. 52º Congresso da SOBER 2014, 2014.

8.
Moraes, Beatriz G. M. ; Rios, Genebaldo L. ; Ribeiro, Wellington M. ; Pires, Carlos Rafael ; SANTANA, William . Comparação do desempenho exportador entre empresas que fazem parte do índice de carbono (ICO2) e empresas nao (ICO2). In: SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2012, Vitória - ES. 50º Congresso da SOBER 2012, 2012.

9.
Rios, Genebaldo L. ; Moraes, Beatriz G. M. ; Ribeiro, Wellington M. ; Pires, Carlos Rafael ; SANTANA, William . Análise de custos agropecuários no sistema de produção orgnânico de hortifrutigranjeiros: um estudo de caso na chácara Neli Christ no Distrito Federal. In: SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2012, Vitória - ES. 50º Congresso da SOBER 2012, 2012.

10.
SANTANA, William; CASTRO, J. A. . Determinantes do Desempenho Financeiro das Empresas Públicas Prestadoras do Serviço de Água e Saneamento no Brasil. In: XXIX Encontro da ANPAD, 2005, Brasília. Anais do XXIX Encontro da ANPAD, 2005, 2005.

11.
SANTANA, William; LIMA, Marcellus Egydio de ; SANTOS, Sérgio Carlos dos ; LUSTOSA, P. R. . Avaliação de Alternativas na Aquisição e Venda de Opções: Uma Aplicação do Modelo de Decisão sob a Ótica da Gestão Econômica - GECON. In: XI Congresso Brasileiro de Custos, 2004, Porto Seguro - BA. Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 2004, 2004.

12.
QUINTEIRO, Luís Gustavo Do Lago ; SANTANA, William ; GULIAS JÚNIOR, Sílvio . A Relação entre Retorno e Volatilidade: Uma Análise das Ações que compõe o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo - Brasil. In: XXXIX Asamblea Anual Cladea - 2004, 2004, Puerto Plata - Rep. Dominicana. CLADEA, 2004.

13.
DANTAS, José Alves ; SANTANA, William ; GULIAS JUNIOR, Silvio . A Relevância da Alavancagem Operacional nas Decisões de Investimentos: Um Estudo das Empresas do Segmento de Papel e Celulose. In: 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004, Santos - SP. Anais do 17º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE: CFC, 2004, 2004.

14.
LIMA, Marcellus Egydio de ; SANTANA, William ; SANTOS, Sérgio Carlos dos . Divulgação das Vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e o retorno anormal - Um estudo de evento. In: XXXIX Asamblea Anual de Cladea - 2004, 2004, Puerto Plata - Rep. Dominicana. Anais XXXIX Asamblea Anual de Cladea - 2004, 2004.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NIYAMA, J. K. ; SILVA, C. A. T. ; SANTANA, William ; LUIZ, R. J. ; LOPES, R. ; RODRIGUES, F. F. . Prêmio ABRACONE de Melhor Divulgação das Informações Contábeis das Empresas Elétricas Brasileiras. 2004.

2.
NIYAMA, J. K. ; SILVA, C. A. T. ; SANTANA, William ; LUIZ, R. J. ; LOPES, R. ; RODRIGUES, F. F. . Prêmio ABRACONE de Melhor Divulgação das Informações Contábeis das Empresas Elétricas Brasileiras. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTANA, William. PESQUISA EM CONTABILIDADE - MINI CURSO. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTANA, William; Minadeo, Roberto. Participação em banca de João Marcos Pina Pinheiro.Marketing de Relacionamento nas empresas de móveis para escritório no Distrito Federal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

2.
SANTANA, William; Minadeo, Roberto. Participação em banca de Ana Carolina de Almeida.Marketing de Relacionamento - Uma estratégia para a fidelização de clientes nas MPE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

3.
SANTANA, William; Minadeo, Roberto. Participação em banca de Ivando Maia Pinto.Gerando diferencial competitivo através da responsabilidade social empresarial e entendendo sua influencia nos stakeholders. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Educação Superior de Brasília.

4.
SANTANA, William; ANDRADE, Elivânio Geraldo de; RESENDE, Alex Laquis. Participação em banca de Emannuel Travassos Brito.Monografia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Pasquetti, Luiz A.; SANTANA, William; Duarte, Donária C.. Professor Substituto. 2012. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL. 2014. (Congresso).

2.
Curso Rural Pro - EMATER-DF. 2010. (Oficina).

3.
IV ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2009. (Encontro).

4.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO: Perspectivas e possibilidades da Agroecologia. 2009. (Seminário).

5.
CAPACITAÇÃO DOCENTES. 2008. (Encontro).

6.
PESQUISA EM CONTABILIDADE.Determinantes do Desempenho Financeiro das Empresas Públicas do Setor de Saneamento no Brasil. 2005. (Seminário).

7.
MINI CURSO.TÓPICOS DE CONTABILOMETRIA APLICADA A CUSTOS. 2004. (Oficina).

8.
I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2002. (Congresso).

9.
XIV SEMINARIO INTERNACIONAL DE POLITICA ECONÔMICA. 2002. (Seminário).

10.
A CONTABILIDADE NO NOVO MILÊNIO. 2001. (Seminário).

11.
IV SEMANA DO CONTADOR. 1999. (Encontro).

12.
III SEMANA DO CONTADOR. 1998. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Erick Vinicius Lima da Silva. A Brusone no trigo: desafios e soluções. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

2.
Deusylene Ferreira de Albuquerque. Custo logístico referente a entrega, distribuição e escoamento eficiente de produtos na URDA - Planaltina: proposta de um modelo teórico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

3.
Gustavo Schadeck Stroschon. Política de compra da empresa agrícola de controle familiar em Formosa - GO: estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

4.
Juliana Melo Alvim. Estudo de caso para ampliação da organização TS Comércio de Produtos Alimentícios Ltda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

5.
Rodrigo Cardoso de Santana. Análise das demonstrações contábeis do setor de carnes e derivados utilizando a técnica de análise referencial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

6.
Éverton Araújo da Silva. Análise mercadológica do preço pago ao produtor no distrito federal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

7.
Hayane Daiara de Jesus Rocha. Uma proposta de modelo de projeto voltado a captação de recursos por meio da linha de crédito rural custeio agrícola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

8.
Elias Florêncio Duarte. Análise econômica financeira com a utilização do software RURAL PRO 2010 na Fazendinha em Planaltina-DF. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

9.
Valdemar Onofre Neto. Aplicação do Modelo de Análise da Relação Custo-Volume-Lucro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

10.
Layane Santos Silva. Utilização do custo meta e do custo de oportunidade integrado a metodologia de custeio variável para controle e planejamento dos custos: um estudo de caso na Fazenda Sálvia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

11.
Aldo de Arruda Câmara Neto. Influência da política de dividendos no preço da ação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: William Santana.

12.
Diego Roncisvalle de Souza. Raciocínio lógico como ferramenta de otimização à administração estratégica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: William Santana.

13.
Lívia Belfort Siqueira. A mitigação dos riscos financeiros oriundos de operações cambiais por meio do uso de derivativos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: William Santana.

Orientações de outra natureza
1.
Guilherme Brandão do Carmo. Contabilidade Gerencial. 2013. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

2.
Hortência do Prado Viegas. Contabilidade Gerencial. 2013. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

3.
Rafael dos Santos Lemos. Contabilidade Gerencial. 2013. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

4.
Welington Martins Ribeiro. Contabilidade Gerencial. 2013. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

5.
Kamila Lopes da Costa. Contabilidade Gerencial. 2013. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

6.
Lucas Gomes Amorim. Contabilidade Gerencial Aplicada ao Agronegócio. 2012. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

7.
Rafael Cardoso da Silva. Contabilidade Gerencial Aplicada ao Agronegócio. 2012. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

8.
Rhalteman Nathan Fernandes. Contabilidade Gerencial Aplicada ao Agronegócio. 2012. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

9.
Alexandre Coutinho Sertão. Contabilidade Ambiental. 2012. Orientação de outra natureza. (Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

10.
Isabella Sabrinni de Mattos. Contabilidade Gerencial Aplicada ao Agronegócio. 2012. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

11.
Isabela Vieira Borba. Contabilidade Gerencial Aplicada ao Agronegócio. 2012. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

12.
Nathália Henrique da Silva. Contabilidade Gerencial. 2012. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

13.
Hortência do Prado Viegas. Contabilidade Gerencial. 2012. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

14.
Gabriela Souza Fernandes. Contabilidade Gerencial. 2012. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

15.
Helouise Batista Silva. Contabilidade Gerencial. 2012. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.

16.
Rafael Lima de Siqueira. Contabilidade Gerencial. 2011. Orientação de outra natureza. (Gestão de Agronegócios) - Universidade de Brasília. Orientador: William Santana.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 24:07:24