Raimunda Dias Duarte

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. Possui graduação em Licenciatura plena em Letras-Língua Portuguesa, Mestrado em Letras/Linguística e Doutorado em Educação, na linha de Educação, Cultura e Sociedade, com foco em História da leitura, em confronto com a história do livro e das Edições Didáticas. É lider do Grupo de Pesquisa em História do Livro Didático na Amazônia (GEHLDA). Coordenou o I Seminário de História do Livro Didático da Amazônia - I SEHLDA (2017) e o I Encontro de História do Livro Didático da Amazônia - I EHLDA (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: Fonética e Fonologia, Morfologia e Sintaxe do Português, Análise Dialógica do Discurso, História da Leitura, História do livro e Ensino-aprendizagem da Língua Materna. É autora da obra 'Livros escolares de leitura da Amazônia: produção, edição, autoria e discursos sobre educação de meninos, civilidade e moral cristã, publicada pela Pontes Editores em abril de 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raimunda Dias Duarte
Nome em citações bibliográficas
DUARTE, R. D.;DUARTE, RAIMUNDA DIAS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba.
Rua Manoel de Abreu s/n
Mutirão
68440000 - Abaetetuba, PA - Brasil
Telefone: (91) 37511107


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A ordem de educar meninos na Amazônia paraense: uma análise discursiva da obra 'Compendio de Civilidade Cristã', de Dom Macedo Costa (1880 a 1915), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Laura Maria Silva Araujo Alves.
Palavras-chave: história do livro; Análise do discurso; Leitura; civilidade; moral cristã.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2005
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A TRANSITIVIDADE EM TEXTOS DA PROPAGANDA POLÍTICA ELEITORAL GRATUITA TELEVISIONADA: Uma abordagem funcional,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Célia Maria Macêdo de Macêdo.
Palavras-chave: Gramática Funcional; Sistema de Transitividade; Discurso Político.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2001
Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O uso do conector 'mas' em redações de vestibulandos: uma abordagem textual discursiva.
Orientador: Fátima Cristina Pessoa Rocha.




Formação Complementar


2006 - 2006
Didática para facilitadores da aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2006
From process to pattern: analysing transitivity. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Fonologia do portugues. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2003 - 2003
Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1996 - 1996
Curso Livre de Ingles - IV.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1995 - 1995
Curso Livre de Ingles - nivel II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1995 - 1995
Curso Livre de Ingles - nivel III.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1994 - 1994
Curso Livre de Inglês - nível I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Líder do Grupo GEHLDA, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Grupo de Estudos em História do Livro Didático na Amazônia (GEHLDA) é formado por duas linhas de pesquisa: 1) História do livro de português na Amazônia, que tem como principal objetivo Analisar a produção de livros de leitura e gramáticas infantis na Amazônia paraense no período de 1820 a 1920 e 2) Estudos linguísticos em Livro Didático na Amazôna Paraense, que tem como objetivo Realizar estudos descritivos e analíticos de fenômenos da língua em livros didáticos de português atrelados à análise do discurso e à psicolinguística.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Linha de pesquisa Linguagem, Discurso e Livro Didático na Amazônia

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A Professora defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará no dia 20 de maio de 2015 sob o tema: 'A ordem de Educar meninos na Amazônia Paraense: uma análise discursiva da obra 'Compendio de Civilidade Cristão, de Dom Macedo Costa (1880 a 1915). A tese foi considerada pela banca avaliadora como obra de referência sobre livros escolares de leitura na Amazônia.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Diretora da Fac Ciências da Linguagem, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice-Diretora da Fac Ciências da Linguagem, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Diretora da Fac Ciências da Linguagem, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice-Diretora da Faculdade de Ciências da Lin, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1993 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: técnico-administrativo, Carga horária: 30
Outras informações
A servidora é da área administrativa, contudo, por possuir Pós-graduação (Mestrado) em Letras, está credenciada para ministrar disciplinas nos campi do interior

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina Língua Portuguesa IV no Campus Universitário de Cametá em julho/2005, no período intervalar.

Atividades

05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Abaetetuba, .

05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Abaetetuba, .

01/2018 - 06/2018
Ensino, Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação educacional e ensino-aprendizagem do português
Estágio Servisionado IV
Fonética e Fonologia do Português
07/2017 - 12/2017
Ensino, Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de práticas e métodos de alfabetização, letramento e letramento digital
Estágio Supervisionado III
Fonética e Fonologia Geral
01/2017 - 06/2017
Ensino, Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Linguagem
Estágio Supervisionado I
Oficina de Práticas e Métodos de Alfabetização, letramento e letramento digital
Morfologia do Portugues
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português
Fonética e Fonologia do Português
01/2016 - 06/2016
Ensino, Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia do Português
Morfologia do Português
Sintaxe do Português
07/2015 - 12/2015
Ensino, Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e Produção Oral em Português
Morfologia do Português
Sintaxe do Português
01/2015 - 06/2015
Ensino, Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e Produção Oral em Português
Ensino e Aprendizagem do Português I
Filosofia da Linguagem
Avaliação educacional e ensino-aprendizagem do português
01/2013 - 08/2013
Direção e administração, Campus Universitário de Abaetetuba, .

Cargo ou função
Vice-Diretora da Faculdade de Ciências da Linguagem.
01/2013 - 07/2013
Ensino, Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia do Português
Oficina de Práticas e Métodos de Alfabetização, Letramento e Letramento Digital
Psicologia da Aprendizagem
Recursos Tecnológicos no Ensino de Português
07/2012 - 12/2012
Ensino, Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicolinguística
Filosofia da Linguagem
1/2012 - 06/2012
Ensino, Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade Complementar I (História da Leitura)
Psicolinguística
Sintaxe
08/2011 - 12/2011
Ensino, Língua Portuguesa PARFOR - Abaetetuba, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado do Ensino Médio
Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental
Sintaxe do Português
07/2011 - 08/2011
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Português
08/2009 - 08/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Abaetetuba, Faculdade de Ciências da Linguagem.

03/2011 - 06/2011
Estágios , Campus Universitário de Abaetetuba, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental.
03/2010 - 06/2011
Serviços técnicos especializados , Campus Universitário de Abaetetuba, .

Serviço realizado
revisão, ajuste e finalização do Projeto Pedagógico do Curso de Letras/Língua Portuguesa.
01/2011 - 02/2011
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe do Portugues
02/2010 - 01/2011
Direção e administração, Campus Universitário de Abaetetuba, .

Cargo ou função
Vice-Diretora da Faculdade de Ciências da Linguagem.
08/2010 - 09/2010
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia
Psicolinguística
01/2010 - 02/2010
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia do Português
Filologia Românica
10/2009 - 11/2009
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semântica e Pragmática
07/2009 - 08/2009
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Compreensão e Produção de Textos Acadêmicos - Letras/2009
Oficina de Compreensão e Produção de Textos Acadêmicos - Espanhol/2009
03/2009 - 06/2009
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino-Aprendizagem do Português II
Estágio Sipervisionado do Ensino Fundamental
01/2009 - 01/2009
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Folologia Românica
11/2008 - 12/2008
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Compreensão e Produção Escrita em Português
Oficina de Avaliação em Português
Fonética e Fonologia do Português
Fonética e Fonologia (geral)
10/2007 - 10/2008
Pesquisa e desenvolvimento , CENTRO DE LETRAS E ARTES, .

07/2005 - 07/2005
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA PORTUGUESA IV

Escola Superior da Amazônia, ESAMAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14
Outras informações
A docente ministra disciplinas de Língua Portuguesa, Lingüística, Tecnologia da Informação, Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e Língua Latina para o Curso de Letras.

Atividades

08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Latina e Evolução Histórica da Língua, Ensino-Aprendizagem do Português I, Tecnologia da Informação e Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa II
01/2006 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Comunicação
Fonética e Fonologia
Introdução aos Estudos Lingüísticos
Língua Latina e Evolução Histórica da Língua Portuguesa
Língua Portuguesa I - Leitura e produção de textos
Língua Portuguesa II - Morfologia
Tecnologia da Informação e o Ensino de Línguas I
Tecnologia da Informação e o Ensino de Línguas II
01/2008 - 06/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Lingüísticos
Língua Latina e Evolução da Língua Portuguesa
08/2007 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia e o Ensino de Línguas
Introdução aos Estudos Lingüísticos
Língua Portuguesa II - Morfologia
TCC em Língua Portuguesa
Tecnologia da Informação e o Ensino de Línguas I
01/2007 - 06/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Comunicação
01/2007 - 06/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II - morfologia
Lingüística aplicada à produção, análise e avaliação de material didático
08/2006 - 12/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I (Leitura e Produção de textos)
Tecnologia da Informação e o Ensino de Línguas II
01/2006 - 06/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia do Portugues
Tecnologia da Informação e Ensino de Língua Portuguesa II
Tecnologia da Informação e Ensino de Língua Portuguesa I

Universidade do Vale do Acaraú, UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 120
Outras informações
Ministrou as disciplinas: Teoria da Comunicação na construção do sentido (40 h), Linguagem e suas múltiplas funções (60 h) e Registro da Identidade Cultural: Literatura Paraense (20h)

Atividades

07/2006 - 07/2006
Ensino, Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Registro da identidade cultural: Literatura Paraense
A linguagem e suas múltiplas funções
Teoria da Comunicação na construção do sentido

Colégio Instituto Paraense, CIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
A professora ministrou as disciplinas Língua Portuguesa e Redação para o Convênio com foco na leitura e produção de textos e no uso funcional da linguagem, conforme orientam os programas do PSS e do PRISE/PROSEL

Atividades

08/2000 - 10/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Língua Portuguesa
08/2000 - 10/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação


Linhas de pesquisa


1.
Ensino-Aprendizagem do Português

Objetivo: Discutir o ensino-aprendizagem do português nas séries iniciais, levando em consideração as orientações oficiais de que o aluno, nessa fase do aprendizado, precisa tornar-se proficiente em leitura e escrita..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do discurso.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: curriculo e formacao de professores.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Leitura e Escrita; Formação do Professor; séries iniciais; atividades discursivas; alfabetizacao e letramento.
2.
História do livro didático na Amazônia
3.
Linguagem, Discurso e Livro Didático na Amazônia

Objetivo: Realizar estudos descritivos, analíticos e discursivos em livros didáticos produzidos na Amazônia paraense nos séculos XIX e XX..
Palavras-chave: história do livro; Análise Dialogica do Discurso; autores paraenses.
4.
Análise e descrição lingüística - gramática funcional


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A PRODUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA AMAZÔNIA PARAENSE: GRAMÁTICAS INFANTIS E LIVROS DE LEITURA (1820 a 1920)
Descrição: O projeto de pesquisa anunciado é uma pesquisa de caráter histórico que tem como objetivo principal analisar a produção de livros escolares de leitura e gramáticas infantis do período de 1820 a 1920 na Amazônia paraense, buscando analisar as ideologias que norteavam a produção de livros de leitura e de gramáticas infantis; compreender as propostas oficiais para o ensino da leitura e da gramática infantil na Amazônia paraense; compreender os principais instrumentos que regulamentaram o uso de livros de leitura e gramáticas infantis na Amazônia paraense, investigar quem foram os intelectuais que produziram livros de leitura e gramáticas infantis na Amazônia paraense e investigar a respeito das obras de maior relevância para o ensino de leitura e de gramática nas séries iniciais. Toda a investigação tem como recorte teórico o período de 1820 a 1920..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Raimunda Dias Duarte - Coordenador / Camilla Dias de Freitas - Integrante / Gleice Helem Ferreira Rodrigues - Integrante / Rosenita Fernandes Braga - Integrante / Narciza Ramos Lameira - Integrante / Airton Nunes Furtado - Integrante / Vitor Hebert de Almeida Aracaty - Integrante / Michaelly Almeida de Menezes - Integrante / Cleonice Rodrigues de Vilhena - Integrante.
2011 - 2012
A prática da leitura em grupos escolares do Estado do Pará no período de 1950 a 1970: uma análise histórico-discursiva
Descrição: Esta pesquisa apresenta como campo de investigação as práticas de leitura desenvolvidas em grupos escolares do Estado do Pará, instituições de ensino primário criadas no Brasil no século XIX, estendendo-se até o início dos anos 70, século XX. O contexto histórico a ser investigado compreende o período de 1950 a 1970, tendo como lócus dois grupos escolares, um situado na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, e outro em Abaetetuba, município do interior do Estado. O objetivo principal do trabalho é analisar como se davam as práticas de leitura nesses dois grupos escolares, considerando as condições de produção da materialização dessas práticas. Para isso, são levantadas algumas questões norteadoras: a) Quais eram as propostas oficiais para o ensino da leitura nesse período? b) Quais os discursos materializados nos documentos oficiais sobre a leitura? c) Que gêneros discursivos eram usados para a prática de leitura? d) Quais as estratégias discursivas propostas para a prática da leitura? A abordagem teórico-metodológica que orienta a pesquisa parte dos conceitos de apropriação e de representação advindos de teóricos da nova história cultural, principalmente os trabalhos introduzidos por Roger Chartier e Michel de Certeau, bem como da vertente teórica da análise do discurso baseada nos postulados bakhtinianos. Para isso, a pesquisa se configura histórico-documental, cujo corpus a ser analisado pressupõe condições sociais e históricas do objeto pesquisado, e análise discursiva, em que serão investigadas as ideologias presentes nos documentos oficiais e em outras fontes sobre o ensino da leitura e as estratégias discursivas presentes nos gêneros usados para a prática de leitura da época. Analisar as atitudes antigas das práticas do ato de ler, as ideologias que perpassam pelos documentos oficiais usados para o ensino da leitura e os discursos materializados nos diferentes gêneros de leitura poderão nos fazer ressignificar a prática da leitura na contemporaneidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Raimunda Dias Duarte - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2009 - 2011
O papel da linguística na formação do professor das séries iniciais: leitura e escrita
Descrição: A pesquisa tem como principais objetivos: mostrar as contribuições da linguística para uma formação do professor das séries iniciais voltada para o desenvolvimento, no aluno, de habilidades/competências de leitura e escrita, conforme prevêem os parâmetros curriculares nacionais, e verificar como essas contribuições podem ser desenvolvidas na prática docente. Para isso, pretende-se investigar se o professor das séries iniciais tem em sua formação curricular disciplinas da área da linguística relacionadas à leitura e à escrita;se desenvolve algum tipo de pesquisa, estudo ou exame de periódicos da área da lingüística relacionados ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais e se conhece as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa nas séries iniciais. Pretende-se tambem analisar como o docente desenvolve o trabalho com a linguagem e como se estabelece a relação teoria-prática docente; Por fim, busca-se mostrar a importância da linguística para a formação do professor das séries iniciais e apresentar sugestões de atividades que podem contribuir para o desenvolvimento, no aluno, de habilidades/competências de leitura e escrita. A pesquisa está baseada em trabalhos de ANTUNES (2003; 2007; 2009); BORTONI-RICARDO (2008); BRITO (2001); CAGLIARIA (2006); FRANCHI (2002); ZILBERMAN (1994); LEMLE (2005); MATENCIO (1994); PAULIUKONIS (2006); ROJO (2000); SIMÕES (2006), SOARES (1986) entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Raimunda Dias Duarte - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
2007 - 2009
A representação da imagem da mulher em discursos do horário reservado à propaganda eleitoral gratuita televisionada
Descrição: o projeto tem como objetivo geral investigar as escolhas léxico-gramaticais no sistema de transitividade veiculadas nos textos do horário reservado à propaganda eleitoral gratuita televisionada para observar como é representada a imagem da mulher (candidata) nesse gênero discursivo. A pesquisa tem como base a Gramática Sistêmico-Funcional, proposta por Halliday (1994), com foco na Metafunção Experiencial, realizada por meio do sistema de transitividade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História do livro e das edições didáticas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUARTE, RAIMUNDA DIAS2016DUARTE, RAIMUNDA DIAS; ALVES, LAURA MARIA SILVA ARAÚJO . ALGUMAS INCURSÕES EM TRABALHOS PRODUZIDOS NO CAMPO DA HISTÓRIA DA LEITURA NO BRASIL. MARGENS (UFPA), v. 8, p. 207-227, 2016.

2.
DUARTE, R. D.2016DUARTE, R. D.; ALVES, L. M. S. A. . XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, v. 8, p. 476-491, 2016.

3.
DUARTE, R. D.;DUARTE, RAIMUNDA DIAS2016DUARTE, R. D.. OS DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE MENINOS EM LIVRO DE LEITURA PRODUZIDO NA AMAZÔNIA NO FINAL DO SÉCULO XIX. @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, v. 4, p. 37-49-49, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DUARTE, R. D.. Livros escolares de leitura da Amazônia: produção, edição, autoria e discursos sobre educação de meninos, civilidade e moral crista. 365. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018. v. 1.

2.
DUARTE, R. D.. 5º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. 1. ed. , 2012. 16p .

Capítulos de livros publicados
1.
DUARTE, R. D.. As pesquisas em história do Livro Didático na Amazônia: GEHLDA. In: Raimunda Dias Duarte, Joyce Otânia Seixas Ribeiro e Gleice Helem Ferreira Rodrigues. (Org.). História do livro didático da Amazônia: obras raras, história e memória. 'ed.Abaetetuba - PA: EditorAbaeté, 2018, v. 1, p. 69-81.

2.
MENEZES, M. A. ; DUARTE, R. D. . Gramáticas Infantis produzidas no Estado do Pará no período de 1820 a 1920: catalogação, autores e características. In: Raimunda Dias Duarte, Joyce Otânia Seixas Ribeiro e Gleice Helem Ferreira Rodrigues. (Org.). História do livro didático da Amazônia: obras raras, história e memória. 1ed.Abaetetuba - PA: EditorAbaeté, 2018, v. 1, p. 183-193.

3.
LOBATO, J. B. ; DUARTE, R. D. . ?O Livro da Família?, de Dom Macedo Costa: uma análise Histórica (1879 a 1933). In: Raimunda Dias Duarte, Joyce Otânia Seixas Ribeiro e Gleice Helem Ferreira Rodrgiues. (Org.). História do livro didático da Amazônia: obras raras, história e memória. 1ed.Abaetetuba-PA: EditorAbaeté, 2018, v. 1, p. 194-204.

4.
RODRIGUES, G. H. F. ; DUARTE, R. D. . Livros Escolares de Leitura Produzidos na Amazônia Paraense: catalogação no período de 1820 a 1920. In: Raimunda Dias Duarte, Joyce Otânia Seixas Ribeiro, Gleice Helem Ferreira Rodrigues. (Org.). História do livro didático da Amazônia: obras raras, história e memória. 1ed.Abaetetuba-PA: EditorAbaeté, 2018, v. 1, p. 205-217.

5.
VILHENA, C. R. ; DUARTE, R. D. . ?Esthesia Philologica?, de Augusto Meira (1909): as variações pronominais. In: Raimunda Dias Duarte, Joyce Otânia Seixas Ribeiro e Gleice Helem Ferreira Rodrigues. (Org.). História do livro didático da Amazônia: obras raras, história e memória. 1ed.Abaetetuba-PA: EditorAbaeté, 2018, v. 1, p. 324-332.

6.
NASCIMENTO, R. M. ; DUARTE, R. D. . O Gênero entrevista como estratégia de interpretação. In: Raimunda Dias Duarte, Joyce Otânia Seixas Ribeiro e Gleice Helem Ferreira Rodrigues. (Org.). História do livro didático da Amazônia: obras raras, história e memória. 1ed.Abaetetuba-PA: EditorAbaeté, 2018, v. 1, p. 413-421.

7.
BRAGA, R. F. ; DUARTE, R. D. . A LEGITIMIDADE DO MODO DE FALAR BRASILEIRO NA DISCUSSÃO HISTÓRICA DE PAULINO DE BRITO (1907). In: Sidney da Silva Facundes; Thomas Massao Fairchild; Ivânia Neves; Marília Fernanda Pereira de Freitas; Bruna Fernanda S. de Lima Padovani. (Org.). A LEGITIMIDADE DO MODO DE FALAR BRASILEIRO NA DISCUSSÃO HISTÓRICA DE PAULINO DE BRITO (1907). 1ed.Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras, 2016, v. 1, p. 774-786.

8.
RODRIGUES, G. H. F. ; DUARTE, R. D. . A PRODUÇÃO DE LIVROS ESCOLARES DE LEITURA NA AMAZÔNIA PARAENSE NO PERÍODO DE 1880 A 1900. In: Sidney da Silva Facundes; Thomas Massao Fairchild; Ivânia Neves; Marília Fernanda Pereira de Freitas; Bruna Fernanda S. de Lima Padovani. (Org.). A PRODUÇÃO DE LIVROS ESCOLARES DE LEITURA NA AMAZÔNIA PARAENSE NO PERÍODO DE 1880 A 1900. 1ed.Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras, 2016, v. 1, p. 813-824.

9.
FREITAS, C. D. ; DUARTE, R. D. . A PRODUÇÃO DE GRAMÁTICAS INFANTIS NA AMAZÔNIA PARAENSE NO PERÍODO DE 1900 A 1920. In: Sidney da Silva Facundes;Thomas Massao Fairchild Ivânia Neves; Marília Fernanda Pereira de Freitas; Bruna Fernanda S. de Lima Padovani. (Org.). A PRODUÇÃO DE GRAMÁTICAS INFANTIS NA AMAZÔNIA PARAENSE NO PERÍODO DE 1900 A 1920. 1ed.Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras, 2016, v. , p. 825-836.

10.
DUARTE, R. D.; COSTAVIANA, L. ; ALVES, L. M. S. A. . A rede de significadios de Roger Chartier: contribuições para as pesqjisas de pós-graduação em educação no Brasil. In: Agenor Sarraf Pacheco; Genio Nascimento. (Org.). Pesquisas em estudos culturais na Amazônia: cartografias, literaturas e saberes interculturais. 1ed.Belém: EditAEDI, 2015, v. 1, p. 1215-1237.

11.
DUARTE, R. D.; ALVES, L. M. S. A. . Ideias nacionalistas em gramática escolar do inicio do século XX na Amazônia. Sujetos, poder y disputas por la educación. 1ed.El: El Colegio Mexiquense, 2014, v. 4, p. 851-861.

12.
COSTAVIANA, L. ; DUARTE, R. D. ; ARAUJO, S. . AS CONTRIBUIÇÕES DE ROGER CHARTIER EM PESQUISAS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: breves incursões. In: Eliana Pojo, Joyce Otânia Seixas Ribeiro e Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. (Org.). A pesquisa no Baixo-Tocantins: contribuições teórico-metodológicas. 1ed.Curitiba: CRV LTDA, 2013, v. 1, p. 85-97.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DUARTE, R. D.. Campanhas eleitorais têm linguagem própria. Jornal Beira do Rio, Universidade Federal do Pará, p. 04 - 04, 01 abr. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUARTE, R. D.. O LIVRO DE LEITURA 'COMPENDIO DE CILIVIDADE CRISTÃ' (1915): EDITOR, EDIÇÃO E IDEOLOGIAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA. In: X Encontro Maranhense de História da Educação: História do ensino secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas, 2017, São Luis-MA. X Encontro Maranhense de História da Educação: História do ensino secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas, 2017.

2.
BRAGA, R. F. ; DUARTE, R. D. . PAULINO DE BRITO E AS IDEOLOGIAS EDUCACIONAIS DO INÍCIO DO SÉCULO XX NA AMAZÔNIA. In: X Encontro Maranhense de História da Educação: História do ensino secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas, 2017, São Luis-MA. X Encontro Maranhense de História da Educação: História do ensino secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas, 2017.

3.
FREITAS, C. D. ; DUARTE, R. D. . História de gramáticas infantis produzidas na Amazônia paraense no período de 1900 a 1920. In: X Encontro Maranhense de História da Educação: História do ensino secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas, 2017, São Luis-MA. X Encontro Maranhense de História da Educação: História do ensino secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas, 2017.

4.
RODRIGUES, G. H. F. ; DUARTE, R. D. . A história de livros escolares de leitura produzidos na Amazônia paraense (1880 a 1920). In: X Encontro Maranhense de História da Educação: História do ensino secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas, 2017, São Luis-MA. X Encontro Maranhense de História da Educação: História do ensino secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas, 2017.

5.
DUARTE, R. D.. PRODUÇÃO, IMPRESSÃO E EDITORAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA AMAZÔNIA PARAENSE: os livros escolares de leitura. In: IX Encontro Maranhense de História da Educação, 2016, Maranhão. Anais do IX Encontro Maranhense de História da Educação, 2016. p. 1-9.

6.
DUARTE, R. D.. OS DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE MENINOS EM LIVRO DE LEITURA PRODUZIDO NA AMAZÔNIA NO FINAL DO SÉCULO XIX. In: III Seminário de História da Infância na Amazônia e V Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação, 2016, BELÉM. Anais do III Seminário de História da Infância na Amazônia, 2016. p. 1-13.

7.
DUARTE, R. D.; ALVES, L. M. S. A. . A HISTÓRIA DOS LIVROS ESCOLARES DE LEITURA NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A AMAZÔNIA. In: II Seminário de História da Infância na Amazônia e IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação, 2014, Belém. Anais do II Seminário de História da Infância na Amazônia. Belém: meio eletrônico, 2014.

8.
DUARTE, R. D.; ALVES, L. M. S. A. . Breve incursão pela história dos livros escolares de leitura produzidos no Pará. In: VII Encontro Maranhense de História da Educação, 2014, Maranhão. Anais di VII Encontro Maranhense de História da Educação. São Luís-MA, 2014.

9.
DUARTE, R. D.. A constituição do sujeito em gênero escolar de leitura da década de 50. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá-MT. VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013.

10.
DUARTE, R. D.; LIMA, M. S. . Linguagem e cultura como processos dialógicos na interação social. In: XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XXI EPPENN, 2013, Recife - PE. Anais do XXI EPENN. Recife-PE: ufpe, 2013.

11.
DUARTE, R. D.; ALVES, L. M. S. A. . Autores de gramática para a infância na Amazônia paraense do século XIX ao século XX. In: II Colóquio de pesquisa em educação, cultura e sociedade, 2013, Belém - PA. Anais do II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade, 2013.

12.
LIMA, M. P. S. ; DUARTE, R. D. ; ALVES, L. M. S. A. . A educação de crianças nas páginas de da ficção: discursos (des)construídos em 'Chove nos campos de cachoeira'. In: XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XXI EPPENN, 2013, Recife - PE. Anais do XXI EPENN. Recife-PE: UFPE, 2013.

13.
DUARTE, R. D.; Alves, Laura . A polifonia em genero escolar de leitura da década de 50. In: Seminário Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP, 2012. v. 2.

14.
DUARTE, R. D.. A PROFICIÊNCIA EM LEITURA E ESCRITA: OS DADOS OFICIAIS E OS DADOS REAIS. In: 5º Encontro Internacional de Educação Comparada Avaliação do Rendimento Escolar: dimensões internacionais, 2012, Belem. Anais do 5º Encontro Internacional de Educação Comparada, 2012.

15.
DUARTE, R. D.. CONCEPÇÕES BAKHTINIANAS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO. In: I Seminário de História da Infância na Amazônia e III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação, 2012, Belem. Anais do I Seminário de História da Infância na Amazônia, 2012.

16.
DUARTE, R. D.; Alves, Laura . Práticas de leitura: um convite à pesquisa histórica. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém. Anais do X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Curriculo. Belém, 2011. v. único.

17.
DUARTE, R. D.. Breve produção acadêmica sobre a história das práticas da leitura no Brasil. In: XX Encontro de esquisa Educacional do Norte e Nordeste - XX EPENN, 2011, Manaus - AM. Anais do XX EPENN, 2011.

18.
DUARTE, R. D.. O 'fazer' em discursos políticos. In: 33rd Internacional Systemic Functional Congress, 2006, São Paulo. Proceedins of 33rd Internacional Systemic Functional Congress. São Paulo: online publication www. pucsp.br/isfc, 2006. v. 1. p. 1082-1102.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUARTE, R. D.. Ensino-Aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais: leitura e escrita em questão. In: III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônica, 2011, Belém - PA. Livro de resumos e programacação III CIELLA. Belém - PA: Gráfica e Editora Boos, 2011. p. 215-216.

2.
DUARTE, R. D.. A representação da imagem do candidato em gênero da propaganda eleitoral gratuita. In: I Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia (CIELLA) e X Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários - X JELL, 2007, Belém. Programação e resumos do I Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia (CIELLA) e X Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários - X JELL. Belém: Editora da UFPA, 2007. p. 92-93.

3.
DUARTE, R. D.. O 'fazer' como estratégia de persuasão em discursos políticos: uma abordagem funcional. In: 33rd International Systemic Functional Congress, 2006, São Paulo. Caderno de resumos do 33rd International Systemic Functional Congress. São Paulo, 2006. p. 103-104.

4.
DUARTE, R. D.. Propaganda eleitoral gratuita: o 'fazer' e o 'ser' como estratégias de persuasão. In: XIV Semana acadêmica de Letras, 2006, Belém. Caderno de Resumos da XIV Semana Acadêmica de Letras. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará. p. 30-30.

5.
DUARTE, R. D.. O 'fazer' como estratégia de persuasão em discursos políticos: uma abordagem funcional. In: IX Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários (JELL), 2005, Belém. Caderno de Resumos da IX JELL. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2005. p. 108-108.

6.
DUARTE, R. D.. A transitividade em propaganda política eleitoral gratuita televisiva: uma abordagem funcional. In: VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários da UFPA, 2003, Belém. Programação e resumos da VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. Belém: Editora da UFPA, 2003. v. U. p. 87-88.

Apresentações de Trabalho
1.
DUARTE, R. D.. Apresentação do Grupo de Estudo em História do Livro Didático na Amazônia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DUARTE, R. D.; ALVES, L. M. S. A. . A HISTÓRIA DOS LIVROS ESCOLARES DE LEITURA NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A AMAZÔNIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DUARTE, R. D.. Ensino-Aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais: leitura e escrita em questão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DUARTE, R. D.. Breve produção acadêmica sobre a história das práticas da leitura no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DUARTE, R. D.; Alves, Laura . Práticas de leitura: um convite à pesquisa histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DUARTE, R. D.. Avaliação curricular no curso de Pedagogia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
DUARTE, R. D.. Reflexões sobre a formação do professor das séries iniciais: o trabalho com a leitura e a escrita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DUARTE, R. D.. Desenvolvimento regional: E a educação, como vai?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
DUARTE, R. D.. O papel da linguística na formação do professor das séries iniciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DUARTE, R. D.. A fala e a escrita nas séries iniciais: contribuições de base linguística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DUARTE, R. D.. O Ensino de Língua Portuguesa em Questão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DUARTE, R. D.. O Ensino de Língua Portuguesa em Questão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DUARTE, R. D.. O Ensino de Língua e Literaturas em Questão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DUARTE, R. D.. Fonologia em nova chave: contribuições para a fala e a escrita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DUARTE, R. D.. A representação da imagem do candidato em gênero da propaganda eleitoral gratuita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
DUARTE, R. D.. A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DO CANDIDATO EM GÊNERO DA PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DUARTE, R. D.. O 'fazer' como estratégia de persuasão em discursos políticos: uma abordagem funcional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
DUARTE, R. D.. O estudo da linguagem sob o enfoque funcionalista. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
DUARTE, R. D.. O 'fazer' como mecanismo discursivo em textos da propaganda política eleitoral gratuita: uma abordagem funcional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
DUARTE, R. D.. O 'fazer' com estratégia de persuasão em discursos políticos: uma abordagem funcional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
DUARTE, R. D.. A transitividade em discursos políticos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
DUARTE, R. D.. A transitividade em propaganda política eleitoral gratuita: uma abordagem funcional. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
DUARTE, R. D.. A metafunção experiencial em propaganda política eleitoral gratuita televisiva. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DUARTE, R. D.. Avaliação do projeto de pesquisa 'Processamento da leitura em L2: a prosódia implícita na leitura silenciosa de textos escritos da Língua Portuguesa por surdos congênitos profundos bilaterais bilíngues Libras/Português da Amazônia'. 2016.

2.
DUARTE, R. D.. avaliação do projeto de pesquisa 'A configuração do sistema de avaliatividade em dissertações escolares'. 2011.

3.
DUARTE, R. D.. Avaliação do relatório de atividades da Profa. Rosângela Nogueira. 2011.

4.
DUARTE, R. D.. Avaliação do relatório de atividades do Prof. Alessandro Nobre Galvão. 2011.

5.
DUARTE, R. D.. Avaliação do relatório de atividades do Prof. Carlos Augusto Sarmento-Pantoja. 2011.

6.
DUARTE, R. D.; SANTOS, J. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa (etapa II). 2010.

7.
DUARTE, R. D.. avaliação do Projeto de pesquisa O aspecto funcionalista na produção textual escrita do ensino fundamental maior. 2010.

8.
DUARTE, R. D.; SANTOS, J. M. ; OUTROS, . Membro de Comissão Elitoral. 2010.

9.
DUARTE, R. D.; NOGUEIRA, R. . Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa (etapa I). 2010.

10.
DUARTE, R. D.; GALVAO, A. N. ; MATOS, Alessandra Martins . Elaboração do Plano de Concurso da matéria Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DUARTE, R. D.; SOUSA, D. M. ; SILVA, M. A. S. ; BASTOS, C. A. . O livro didático como objeto de estudo e documento histórico - I Seminário de História do Livro Didático na Amazônia (I SEHLDA). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
DUARTE, R. D.; AMARAL, G. R. G. . I Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
DUARTE, R. D.; FRANCA, M. P. S. A. . Infância e política de educação no Pará republicano - III Seminário de História da Infância na Amazônia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
DUARTE, R. D.. As contribuições da fonética e da fonologia para a alfabetização. 2018. .

2.
DUARTE, R. D.. Fonologia em nova chave: o uso do acento e uma proposta de abordagem da escrita de crianças. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
DUARTE, R. D.. Contribução da fonética e da fonologia para a alfabetização. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RIBEIRO, J. O. S. ; DUARTE, R. D. . História do livro didático da Amazônia: obras raras, história e memória. 2018. (Editoração/Livro).

5.
DUARTE, R. D.. Relatório de pesquisa do projeto A PRODUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA AMAZÔNIA PARAENSE: GRAMÁTICAS INFANTIS E LIVROS DE LEITURA (1820 a 1920). 2017. (Relatório de pesquisa).

6.
DUARTE, R. D.. A prática da leitura em grupos escolares de Belém e Abaetetuba no período de 1950 a 1970. 2011. (Relatório de pesquisa).

7.
DUARTE, R. D.. O papel da linguística na formação do professor das séries iniciais: leitura e escrita. 2011. (Relatório de pesquisa).

8.
DUARTE, R. D.. Ensino-aprendizabem de língua materna. 1999. .

9.
DUARTE, R. D.. Alfabetização com base lingüística: as vogais e as consoantes biunívocas. 1999. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DUARTE, R. D.; SANTOS, J. M.. Participação em banca de Alcideli Pantoja da Costa. A oralidade em práticas de letramento. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal do Pará.

2.
DUARTE, R. D.; NOGUEIRA, R.. Participação em banca de Shirley Oliveira Soares. As formas pronominais tu e você no português oral na comunidade do Palhal, n festividade de São José. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DUARTE, R. D.; CARVALHO, F. M.. Participação em banca de ROSENITA FERNANDES BRAGA.A LEGITIMIDADE DO MODO DE FALAR BRASILEIRO NA OBRA ?COLLOCAÇÃO DOS PRONOMES? DE PAULINO DE BRITO (1907). 2017.

2.
NOGUEIRA, R.; DUARTE, R. D.. Participação em banca de MELINALDA DA COSTA SILVA.A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL EM CAPAS DA REVISTA FEMININA DE MODA MANEQUIM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

3.
NOGUEIRA, R.; DUARTE, R. D.. Participação em banca de RAQUEL ALMEIDA CUNHA.UMA ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DO DISCURSO POLÍTICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

4.
NOGUEIRA, R.; DUARTE, R. D.; BEZERRA, S.. Participação em banca de Renata Cardoso Quaresma.REPRESENTAÇÕES DO DISCURSO DE NEGAÇÃO DO RACISMO NOS PROFERIMENTOS DO EX MINISTRO JOAQUIM BARBOSA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa PARFOR - Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

5.
DUARTE, R. D.; NOGUEIRA, R.; AMARAL, G. R. G.. Participação em banca de JÉSSICA SILVA DA SILVA.O COMPORTAMENTO DO MENINO CIVILIZADO NA AMAZÔNIA PARAENSE ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COMIDA: UMA ANÁLISE POLIFÔNICA DO LIVRO DE LEITURA ?COMPENDIO DE CIVILIDADE CRISTÃ? (1880 A 1915). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

6.
DUARTE, R. D.; NOGUEIRA, R.. Participação em banca de Salém Maria da Costa Negrão.As marcas de articulação na progressão sequencial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

7.
DUARTE, R. D.; PARENTE, G. N.. Participação em banca de Renata Barreiros Lima.Contextualizando o perfil feminino no omance DIVA: de José de Alencar, como a representação da mulher contemporânea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

8.
DUARTE, R. D.; NOGUEIRA, R.. Participação em banca de Ítalo Ferreira Ramos.AVALIAÇÃO DOCENTE SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

9.
DUARTE, R. D.; NOGUEIRA, R.; BEZERRA, S. C.. Participação em banca de ANTONIO SANTOS DA COSTA.O ENSINO DO GÊNERO ORAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa PARFOR - Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

10.
DUARTE, R. D.; NOGUEIRA, R.; BEZERRA, S. C.. Participação em banca de Márcia Denise dos Santos Siqueira.MÁRCIA DENISE DOS SANTOS SIQUEIRA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

11.
DUARTE, R. D.; ALMEIDA, P. S.. Participação em banca de Jaqueline de Cássia Silva Miranda.Sequencia didática do gênero digital "email" como uma alternativa para o ensino-aprendizagem de língua materna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

12.
DUARTE, R. D.; NOGUEIRA, R.. Participação em banca de Altino Corrêa Pantoja Junior.Uma análise Retórico-Valorativa da Publicidade Televisiva no Município de Abaetetuba. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará.

13.
DUARTE, R. D.; NOGUEIRA, R.. Participação em banca de Shirley Oliveira Soares.A prática da leitura nas aulas de língua portuguesa na 4a. série do ensino fundamental: uma perspectiva crítica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

14.
DUARTE, R. D.; MATOS, Alessandra Martins. Participação em banca de Ive Caroline Soares Baia.Processo de Alfabetização na escola Criança Esperança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

15.
DUARTE, R. D.; MATOS, Alessandra Martins. Participação em banca de Marlene Trindade Cardoso.LEITURA E ESCRITA: DESAFIO NAS S[ÉRIES INICIAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

16.
DUARTE, R. D.; MATOS, Alessandra Martins. Participação em banca de MERIAN MOURA VILHENA.O LEXICO DA LADAINHA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

17.
DUARTE, R. D.; MATOS, Alessandra Martins. Participação em banca de WAGNER FARIAS PINHEIRO.O ALTEAMENTO DA VOGAL /O/ > [U] NO POTUGUÊS FALADO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

18.
DUARTE, R. D.; ABDON, I. N. S.; PESSOA, Fátima C. da Costa. Participação em banca de Anderson Paixão de Lima.REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS DISCURSIVOS: A FUNÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA DOS RÓTULOS DE EMBALAGENS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

19.
DUARTE, R. D.; JULIAO, M. R. S.; FAIRCHILD, T. M.. Participação em banca de Eliezer de Souza Martins.Gênero e ensino: uma reflexão sobre os TCCs das licenciaturas em língua portuguesa produzidos em instituições de ensino superior de Belém. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

20.
DUARTE, R. D.; MATOS, Alessandra Martins. Participação em banca de Giovani dos Santos Silva.Análise linguístico-descritiva da produção textual de alunos surdos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

21.
DUARTE, R. D.; OLIVEIRA, J. N.; Nogueira. Participação em banca de Marta de Loudes Cosmo Macedo e Socorro Souza Mota.Análise lingüístico-discursiva nas músicas cantadas por Zé Ramalho: um percurso ideológico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Escola Superior da Amazônia.

22.
DUARTE, R. D.; FONTEL, E. S.; MACEDO, R. M. M. C. de. Participação em banca de Hebe Moraes Costa e Mercês Pessoa.A função social da linguagem: um estudo social-interacional do gênero carta do leitor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Escola Superior da Amazônia.

23.
DUARTE, R. D.; FONTEL, E. S.; ALVES, O. C. S.. Participação em banca de Cristina C. dos Santos, Marlene da S. Alves e Olívia G.Teles.Metaplasmos no português da cidade de Belém: um exercício de exposição sobre os enfoques formalista-neogramático e funcional-variacionista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Escola Superior da Amazônia.

24.
DUARTE, R. D.; OLIVEIRA, J. N.; Euclydes Gesta Reis. Participação em banca de Raimunda de Souza Farias.As Dificuldades do Professor no Domínio da Informática Básica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Escola Superior da Amazônia.

25.
DUARTE, R. D.; FONTEL, E. S.; OLIVEIRA, J. N.. Participação em banca de Fabíola R Damasceno dos Santos e Daniely de Oliveira Ribeiro.Análise dos Desvios Lingüísticos: uma Visão Funcionalista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Escola Superior da Amazônia.

26.
DUARTE, R. D.; FONTEL, E. S.; OLIVEIRA, J. N.. Participação em banca de Joelma Miranda de Souza e Michele dos Santos Costa.Uma Proposta de Análise dos PCN´s do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Escola Superior da Amazônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
DUARTE, R. D.; ALMEIDA, C. H.; SARMENTO-PANTOJA, C. A.. Professor Assistente de Literaturas Hispanófonas. 2016. Universidade Federal do Pará.

2.
ALMEIDA, C. H.; Fernandes, J. G. S; DUARTE, R. D.. Professor Assistente de Ensino de Línguas e Literaturas Hispanófonas. 2016. Universidade Federal do Pará.

Concurso público
1.
DUARTE, R. D.; FONTEL, E. S.; OLIVEIRA, M. B.; PESSOA, Fátima C. da Costa; OUTROS,. Banca de correção das provas de redação no Processo Seletivo Seriado 2009. 2009. Universidade Federal do Pará.

2.
DUARTE, R. D.; FONTEL, E. S.; OLIVEIRA, M. B.; PESSOA, Fátima C. da Costa; OUTROS,. Banca de correção das provas de redação no Processo Seletivo Seriado 2009. 2009. Universidade Federal do Pará.

3.
DUARTE, R. D.; MATOS, Alessandra Martins; GALVAO, A. N.. Comissão de elaboração de plano de concurso para a disciplina Ensino-Aprendizagem de línguas. 2009. Universidade Federal do Pará.

4.
DUARTE, R. D.; FELIZOLA, A. A. M.; DIAS JR, C. A. C.; OLIVEIRA, J. N.. Banca Corretora de Língua Portuguesa do Processo Seletivo do 1o semestre da Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ. 2008. Escola Superior da Amazônia.

5.
DUARTE, R. D.; FONTEL, E. S.; FELIZOLA, A. A. M.; OLIVEIRA, J. N.; DIAS JR, C. A. C.. Banca Corretora de Língua Portuguesa do Processo Seletivo do 2o semestre da Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ. 2007. Escola Superior da Amazônia.

6.
DUARTE, R. D.. Banca Corretora de Leitura no Processo Seletivo Seriado. 2006. Universidade Federal do Pará.

7.
ABDON, I. N. S.; PEREIRA, G. C.; DUARTE, R. D.; LOBATO, M. C. A.; OLIVEIRA, M. B.; OUTROS,. Banca Corretora de Língua Portuguesa do Processo Seletivo 2003. 2003. Universidade Federal do Pará.

8.
PEREIRA, G. C.; ABDON, I. N. S.; DUARTE, R. D.; LOBATO, M. C. A.; OLIVEIRA, M. B.; OUTROS,. Banca Corretora de Língua Portuguesa do Processo 2002. 2002. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Internacional do Livro.A produção de livros de leitura na Amazônia (1850-1920). 2018. (Simpósio).

2.
I Encontro de História do Livro da Amazônia (I EHLDA).A Produção do livro didático na Amazônia paraense (1850 a 1920). 2018. (Encontro).

3.
I Seminário de História do Livro Didático na Amazônia.História do Livro Didático na Amazônia: edição e publicação. 2017. (Seminário).

4.
X Congresso Internacional da ABRALIN. O gênero 'livro escolar de leitura (1880 a 1915): forma, discurso e educação no ideal republicano. 2017. (Congresso).

5.
X Congresso Internacional da ABRALIN. Debate sobre a colocação de pronome no inícIo do século xx: brsileirismo ou bom português?. 2017. (Congresso).

6.
III Seminário de História da Infância na Amazônia e V Colóquio Constituição do Sujeiro, Cultura e Educação.Infância e Política de Educação no Pará Republicano. 2016. (Seminário).

7.
III Seminário de História da Infância na Amazônia e V Colóquio Constituição do Sujeiro, Cultura e Educação.Raça, higienismo e infância no pensamento social brasileiro (séculos XIX-XX). 2016. (Seminário).

8.
III Seminário de História da Infância na Amazônia e V Colóquio Constituição do Sujeiro, Cultura e Educação.Os discursos sobre a educação de meninos em livro de leitura produzido na Amazônia no final do século XIX. 2016. (Seminário).

9.
I Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Pesquisa e Extensão e Linguística: caminhos e desfios. 2016. (Seminário).

10.
IX Encontro Maranhense de História da Educação.PRODUÇÃO, IMPRESSÃO E EDITORAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NA AMAZÔNIA PARAENSE: OS LIVROS ESCOLARES DE LEITURA. 2016. (Encontro).

11.
II Seminário de História da Infância na Amazônia e IV Colóquio Constituição do Sujeiro, Cultura e Educação.A HISTÓRIA DOS LIVROS ESCOLARES DE LEITURA NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A AMAZÔNIA. 2014. (Seminário).

12.
VII Encontro Maranhense de História da Educação.BREVE INCURSÃO PELA HISTÓRIA DOS LIVROS ESCOLARES DE LEITURA PRODUZIDOS NO PARÁ. 2014. (Encontro).

13.
As pesquisas sobre a cultura material escolar no Brasil. 2013. (Outra).

14.
II Colóquio de pesquisa em educação, cultura e sociedade.Autores de gramática para a infância na Amazônia paraense do século XIX ao século XX. 2013. (Outra).

15.
II Colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia (II CECAM).A Rede de Significados de Roger Chartier: Contribuições para as Pesquisas de Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. 2013. (Outra).

16.
IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia. Estado do Conhecimento sobre Livros Escolares de Leitura no Brasil. 2013. (Congresso).

17.
Pós Colonialismo e Pensamento Decolonial. 2013. (Outra).

18.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. A constituição do sujeito em livros escolares de leitura da década de 50. 2013. (Congresso).

19.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XXI EPPENN.A educação de crianças nas páginas de da ficção: discursos (des)construídos em 'Chove nos campos de cachoeira'. 2013. (Encontro).

20.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XXI EPPENN.Linguagem e cultura como processos dialógicos na interação social. 2013. (Encontro).

21.
I Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade: Educação e cultura na América Latina. 2012. (Outra).

22.
II Seminário Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.A polifonia em gênero escolar de leitura da década de 50. 2012. (Seminário).

23.
I Seminário de História da Infância na Amazônia e III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação.Concepções bakhtinianas sobre a constituição do sujeito em livros escolares de leitura. 2012. (Seminário).

24.
Seminário de Intercâmbio. 2012. (Seminário).

25.
Seminário do Grupo História da Educação na Amazônia. 2012. (Seminário).

26.
Formação continuada de professores da Rede de Escolas Adventistas.Reflexões sobre leitura e escrita nas séries iniciais. 2011. (Encontro).

27.
III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia. Ensino-Aprendizagem da Língua portuguesa nas séries iniciais: leitura e escrita em questão. 2011. (Congresso).

28.
I Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). 2011. (Seminário).

29.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.Práticas de Leitura: um convite à pesquisa histórica. 2011. (Seminário).

30.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Breve produção sobre a história das práticas da leitura no Brasil. 2011. (Encontro).

31.
I Fórum de ensino de Graduação.Estágio e Política de Extensão no Campus. 2010. (Seminário).

32.
II Seminário de Integração.E a educação: como vai?. 2010. (Seminário).

33.
I Jornada acadêmica do Curso de Pedagogia.Reflexões sobre a formação do professor das séries iniciais: o trabalho com a leitura e a escrita. 2010. (Encontro).

34.
Seminário Internacional Políticas Educacionais e Trabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. (Seminário).

35.
III Jornada Acadêmica de Letras.A fala e a escrita nas séries iniciais: contribuições de base lingüística. 2009. (Encontro).

36.
III Semana Acadêmica de Letras.Horário Eleitoral Gratuito: O jogo discursivo das escolhas verbais. 2008. (Encontro).

37.
II Semana Acadêmica de Letras da Escola Superior da Amazônia.Fonologia em nova chave: contribuições para a fala e a escrita. 2008. (Encontro).

38.
II Semana do Curso de Letras da Escola Superior da Amazônia.O ensino de língua e literatura em questão. 2008. (Encontro).

39.
Semana Pedagógica.A LÍNGUA PORTUGUESA EM QUESTÃO. 2008. (Encontro).

40.
I Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e X Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. A representação da imagem do candidato em gênero da propaganda eleitoral gratuita. 2007. (Congresso).

41.
33rd International Systemic Functional Congress. O 'fazer' como estratégia de persuasão em discursos políticos: uma abordagem funcional. 2006. (Congresso).

42.
I Semana Acadêmica de Letras da Escola Superior da Amazonia.O estudo da linguagem sob o enfoque funcionalista. 2006. (Encontro).

43.
Novos Rumos da Lingüística Aplicada. 2006. (Outra).

44.
XIV Semana Acadêmica de Letras.Propaganda eleitoral gratuita: o 'fazer' e o 'ser como estratégias de persuasão. 2006. (Outra).

45.
IX Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários (JELL).O 'fazer' como estratégia de persuasão em discursos políicos: uma abordagem funcional. 2005. (Encontro).

46.
XI Fórum Paraense de Letras.O 'fazer' como mecanismo discursivo em textos da propaganda política eleitoral gratuita: uma abordagem funcional. 2005. (Encontro).

47.
XIII Semana Academica de Letras (SEMAL).A transitividade em discursos políticos. 2005. (Encontro).

48.
VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.A transitividade em propaganda política eleitoral gratuita: uma abordagem funcional. 2003. (Encontro).

49.
VI Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.A metafunção experiencial em propaganda política eleitoral gratuita televisiva. 2002. (Encontro).

50.
V Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.V Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. 2000. (Encontro).

51.
IV Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.IV Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. 1999. (Encontro).

52.
XX Encontro Nacional de Estudantes de Letras.Alfabetização com base lingüística: as vogais e as consoantes biunívocas. 1999. (Encontro).

53.
XIX Encontro Nacional de Estudantes de Letras.XIX Encontro Nacional de Estudantes de Letras. 1998. (Encontro).

54.
II Simpósio de Poesia da UFPA.II Simpósio de Poesia da UFPA. 1997. (Simpósio).

55.
I Simpósio de Língua Portuguesa.I Simpósio de Língua Portuguesa. 1997. (Simpósio).

56.
IV Encontro Paraense de Letras.IV Encontro Paraense de Letras. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUARTE, R. D.. I Encontro de História do Livro Didático da Amazônia. 2018. (Congresso).

2.
DUARTE, R. D.; FREITAS, C. D. ; RODRIGUES, G. H. F. . I Seminário de História do Livro Didático na Amazônia. 2017. (Outro).

3.
DUARTE, R. D.. I Seminário de História do Livro de português na Amazônia. 2017. (Outro).

4.
DUARTE, R. D.; AMARAL, G. R. G. . I Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2016. (Outro).

5.
DUARTE, R. D.; ARAUJO, S. ; ALVES, L. M. S. A. ; LIMA, M. S. . II Seminário de História da Infância na Amazônia e IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2014. (Congresso).

6.
ARAUJO, S. ; ALVES, L. M. S. A. ; PINTO, I. ; HAGE, S. ; DUARTE, R. D. ; LIMA, M. P. S. . II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. 2013. (Outro).

7.
DUARTE, R. D.; LIMA, M. P. S. ; ALVES, L. M. S. A. . I Seminário de História da Infância na Amazônia e III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2012. (Outro).

8.
DUARTE, R. D.; LIMA, M. P. S. ; HAJE, S. M. . X Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. 2011. (Outro).

9.
DUARTE, R. D.. I Seminário de Leitura e Escrita. 2010. (Exposição).

10.
DUARTE, R. D.. Oficinas de Leitura e Produção de Textos. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Joelma Maria Miranda Santana e Josiane da Silva Teixeira. A leitura do gênero propaganda eleitoral gratuita: a intencionalidade da fala do candidato. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Roseli de Oliveira. O GÊNERO CONTO COMO ESRATÉGIA DE ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

2.
Michelle do Nascimento Trindade. A oralidade como prática discursiva em sala de aula: o gênero depoimento na temática bullying. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa -Tomé-Açu) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

3.
Elizete Ferreira Madeira. O ensino de gêneros do tipo descritivo: classificados e propagandas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa -Tomé-Açu) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

4.
Diego Soares Sanches. O ensino do gênero textual crônica como estratégia de produção escrita. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa -Tomé-Açu) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

5.
Rayene Maria do Nascimento. O gênero textual entrevista na temática bullying. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa -Tomé-Açu) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

6.
Cleonilde Santana da Silva. O gênero textual propaganda publicitária em sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa -Tomé-Açu) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

7.
Carmina Lemos de Oliveira. PRODUÇÃO ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA MEDIADAS PELO GÊNERO CONTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

8.
LOANA FARIAS DA SILVA. O GÊNERO CONTO COMO PROPOSTA DE ENSINO PARA O 6º ANO.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

9.
Rosenita Fernandes Braga. A legitimidade do modo de falar brasileiro na discussão histórica de Paulino de Brito (1907). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

10.
Jéssica Silva da Silva. O COMPORTAMENTO DO MENINO CIVILIZADO NA AMAZÔNIA PARAENSE ANTES, DURANTE E DEPOIS DA COMIDA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO LIVRO DE LEITURA ?COMPENDIO DE CIVILIDADE CRISTÃ? (1880 A 1915). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

11.
ANTONIO SANTOS DA COSTA. O ENSINO DO GÊNERO ORAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua Portuguesa PARFOR - Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

12.
Ítalo Ferreira Ramos. AVALIAÇÃO DOCENTE SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

13.
Márcia Denise dos Santos Siqueira. Gramática do designer visual em propagandas universitárias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

14.
IVONE REIS ROCHA. INTERAÇÃO EM SALA DE AULA: ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS EM ENQUADRES INTERATIVOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

15.
Rosa Maria Pantoja Miranda. LEITURA E ESCRITA: A PRÁTICA DOCENTE EM CLASSE DE 1º ANO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

16.
Patrícia Dias da Silva. PROBLEMAS DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

17.
Helem Cristina Guimarães Nonato. LETRAMENTO DIGITAL: UM DESAFIO PARA OS DOCENTES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

18.
Josimara da Costa Gomes. ANÁLISE DE PROCESSOS DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA ESCRITA NO 2º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

19.
Isonete do Socorro S. Perna. O papel das salas de leitura no ensino-aprendizagem da língua escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

20.
Marlene Trindade Cardoso. Leitura e escrita: desafio nas séries iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

21.
Raimunda de Souza Farias. AS DIFICULDADES DO PROFESSOR NO DOMÍNIO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Escola Superior da Amazônia. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

Iniciação científica
1.
Gleice Helem Ferreira Rodrigues. A produção de livros escolares de leitura na Amazônia paraense no período de 1820 a 1920. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

2.
Michaelly Almeida de Menezes. A produção de gramáticas infantis na Amazônia paraense (1820 a 1920).. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

3.
Gleice Helem Ferreira Rodrigues. A produção de livros escolares de leitura na Amazônia paraense no período de 1820 a 1920. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.

4.
Camilla Dias de Freitas. A PRODUÇÃO DE GRAMÁTICAS NA AMAZÔNIA PARAENSE NO PERÍODO DE 1820 A 1920. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras-Língua Portuguesa Abaetetuba) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Raimunda Dias Duarte.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
DUARTE, R. D.. Fonologia em nova chave: o uso do acento e uma proposta de abordagem da escrita de crianças. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DUARTE, R. D.. Contribução da fonética e da fonologia para a alfabetização. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DUARTE, R. D.; AMARAL, G. R. G. . I Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
DUARTE, R. D.; SOUSA, D. M. ; SILVA, M. A. S. ; BASTOS, C. A. . O livro didático como objeto de estudo e documento histórico - I Seminário de História do Livro Didático na Amazônia (I SEHLDA). 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
DUARTE, R. D.; FRANCA, M. P. S. A. . Infância e política de educação no Pará republicano - III Seminário de História da Infância na Amazônia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUARTE, R. D.; FREITAS, C. D. ; RODRIGUES, G. H. F. . I Seminário de História do Livro Didático na Amazônia. 2017. (Outro).

2.
DUARTE, R. D.; AMARAL, G. R. G. . I Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 11:25:16