Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0772451374365385
  • Última atualização do currículo em 22/04/2018


Professor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CECULT/UFRB, com graduação no Bacharelado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Música também no Instituto de Artes da UNICAMP (2010). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Música Popular, também é educador e exerce atividades de ação cultural e mantém uma carreira artística como músico e ator. Atua principalmente nos seguintes temas: música popular, cultura musical afro-brasileira, música vocal e violão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos
Nome em citações bibliográficas
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas.
Rua General Argolo, 40
Sacramento
44200000 - Santo Amaro, BA - Brasil
Telefone: (75) 32416705
URL da Homepage: https://ufrb.edu.br/cecult/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2010
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Ogâ Alabê, um estudo etnomusicológico do Candomblé., Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Prof Dr. José Roberto Zan.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Etnomusicologia; Música e Religião; Religiões afro-brasileiras; Candomblé; Música Popular.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música Popular.
1999 - 2002
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Passos da Fé e da Folia. Etnografia Musical de uma Congada Mineira,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Prof Dr. José Roberto Zan.
Palavras-chave: Etnomusicologia; Música Popular; Congada Mineira; Cultura Popular; Música e Religião.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música Popular.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
1990 - 1993
Graduação em Bacharelado Em Música Popular.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1983 interrompida
Graduação interrompida em 1985 em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano de interrupção: 1985




Formação Complementar


2004 - 2004
Antropologia Sonora: Etnomusicologia. (Carga horária: 120h).
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
2004 - 2004
Do afro ao Brasileiro: Religião e Cultura Nacional. (Carga horária: 120h).
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
1999 - 1999
A Pesquisa de Campo em Antropologia (Minorias Étni. (Carga horária: 120h).
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40


Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Docente das disciplinas 10935 - Harmonia I e Harmonia II e 109325 - Música na Cultura Popular I e II


Serviço Social do Comércio São Paulo, SESCSP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Animador Sócio-cultural, Carga horária: 40
Outras informações
O profissional anteriormente descrito planeja e executa projeotos e atividades na área da ação cultural e participa de comissões de organização de eventos artísticos e culturais em geral.

Atividades

7/2005 - 07/2007
Direção e administração, Unidades Operacionais Interior, Sesc Santos.

Cargo ou função
Coordenador de setor (Teatro da Unidade).
8/2002 - 9/2003
Direção e administração, Unidades Operacionais Capital, Sesc Vila Mariana.

Cargo ou função
Coordenador do Centro de Música.

Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Coordenador de oficinas, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenador da Oficina de Construção de Instrumentos, no ?Centrinho Cultural".


Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, OPCMA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: oficineiro, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador da oficina ?Musicalização da Criança?, na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade - Barra Funda - Departamento de Formação Cultural, da Secretaria do Estado da Cultura.


Instituto Cultural Itau, ICI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: oficineiro, Carga horária: 30
Outras informações
Oficina ?Construção de Instrumentos Musicais?, dentro do evento ?Imaginário Popular?, integrados ao tema da exposição interativa ?Brasil Sons e Instrumentos Populares?.


Tom Brasil Produções Musicais Ltda., TOM BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de violão no Projeto ?Música nas Escolas?, de ação educativa em música na rede pública da cidade de São Paulo, com direção de André Geraissati e coordenação pedagógica de Ulisses Rocha.


Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino da Ciência, FUNBEC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 30
Outras informações
Monitor na Estação Ciência - Museu de Ciência e Tecnologia do CNPq/ Funbec, na seção do Instituto Butantã. Atendimento ao público visitante: informações sobre os animais peçonhentos em exposição.


Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 30
Outras informações
Monitor de Alfabetização de Adultos - Secretaria Municipal de Educação e Bem-Estar Social, da Prefeitura do Município de São Paulo. Atividades desenvolvidas: aulas de alfabetização e de iniciação à matemática, à língua portuguesa e ciências para adultos e adolescentes.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Identidades e Singularidades Musicais do Recôncavo da Bahia: Capoeiras e Candomblés
Descrição: Neste projeto enfocamos, a partir de uma observação sonoro­musical, dois conjuntos de manifestações culturais identificadas com as chamadas ?culturas populares?. A primeira, surgida da religiosidade afro­brasileira, manifesta­se em uma variedade de formas litúrgicas e rituais, sob denominações variadas de candomblés (queto, jeje, angola e de caboclo) originários da Bahia e difundidos pelo Brasil. Os principais responsáveis por estas práticas musicais são pessoas que passam por longos aprendizados de habilidades e repertório, sendo portanto portadores de vastos conhecimentos musicais. Possuem diferentes denominações de seu cargo nas diferentes tradições e nações1, sendo que a mais difundida é a dos ?alabês? ou ?ogãs alabês? no rito queto. Em uma outra vertente da cultura popular, desenvolvem­se também com grande distribuição pelo território nacional (e mesmo fora dele) práticas ligadas às diferentes formas de organização da Capoeira (Angola, Regional e Contemporânea). Estas têm relação com a prática de instrumentos musicais específicos (o bastante conhecido e difundido berimbau, além do pandeiro e do atabaque, principalmente) organizados num repertório de toques e cantos complexamente articulados ao chamado jogo e outras dimensões das práticas da capoeira.. Sendo assim, propomos um recorte deste amplo panorama de práticas musicais, performativas e rituais enfocando os mestres e mestras da região em que se insere nosso 10/04/2017 PRPPG/UFRB ­ Cadastro de Projeto https://projetos.ufrb.edu.br/confirma.php?proj_id=1763&a=1 2/2 centro universitário, o CECULT. Tendo a cidade de Santo Amaro como referência e espaço para pesquisa, a proposta é localizar os portadores dos saberes e realizadores das práticas para realizar um trabalho etnográfico musical de documentação da presença destes na cidade e dos registros de repertório, histórias de vida e suas concepções sobre os fazeres musicais e rituais. Trabalhando tanto com a noção de Identidade (HALL, 2006) quanto com a de Singularidade (ALBUQUERQUE JR., 2007) que iremos detalhar mais à frente no item Fundamentação Teórica, propomos um projeto que busca investigar e identificar os sujeitos que compõem as redes que mantêm tais práticas vivas e em constante revitalização em suas relações, hierarquias e socialidades . Este conceito em que ?as sociabilidades (funções sociais ou o social instituído), seriam contornadas pelas 'socialidades', que são os nomadismos, as liberdades dos sujeitos, suas resistências, micro­liberdades? (SILVA, 2014, p. 30), nos possibilita pensarmos as práticas e táticas dos grupos e sujeitos estudados de maneira mais ampla e contextualizada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Laboratório de Práticas Musicais
Descrição: Projeto de realização de atividades de extensão ligadas à prática musical e montagem e coordenação de grupos musicais de alunos, funcionários e membros da comunidade acadêmica, para a realização de eventos culturais, apresentações em espaços públicos de Santo Amaro - BA e região, instituições acadêmicas e de arte, cultura e saúde (escolas, hospitais, programas de atendimento à terceira idade, etc.)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Bolsa.


Outros Projetos


2014 - 2015
Projeto FAO/PNDTR - 015/2013 Nova organização produtiva e social da agricultura familiar brasileira - uma necessidade. Equipe Nordeste. 2014.
Descrição: Projeto com recursos da FAO, agência das Nações Unidas para a Agricultura, com gestão a cargo da Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas /DPMRQ, com a colaboração do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural/NEAD do Ministério de Desenvolvimento Agrário. A pesquisa faz parte do projeto FAO ?Nova organização produtiva e social da agricultura familiar brasileira ? uma necessidade?. Participação na equipe nordeste do projeto durante os meses de agosto 2014 a janeiro de 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Popular.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Produção e Ação Cultural.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção musical em teatro.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação Teatral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. O Folclore folclorizado: uma discussão sobre temas de etnomusicologia no contexto escolar. In: XX Congresso Nacional da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, 2011, Vitória - ES. Anais do XX Congresso Nacional da Abem - A Educação Musical no Brasil no Século XXI, 2011. p. 1848-1856.

2.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Axé, Orixá, Xirê e Música. Em busca de um modelo etnográficomusicológico interpretativo.. In: IV Encontro Nacional da Abet - Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2008, Maceió - AL. A Etnomusicologia e Produção de Conhecimento, 2008.

3.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Ogã Alabê: Estudo Etnomusicológico do Candomblé Queto na Baixada Santista. In: III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006, São Paulo. Universos da Música: Cultura, sociabilidade e a política de práticas musicais., 2006.

4.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Passos da fé e da folia - etnografia musical de uma congada mineira. In: II Encontro Nacional da Abet, 2004, Salvador. II Encontro nacional da ABET. Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos., 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Interdisciplinaridade e o Ensino de Artes (Tendo a Educação Musical como Ponto de Partida). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de; BRAZIL, Marcelo Alves ; MENDES, S. A. ; HERINGER, R. . O Curso de Licenciatura em Música do CECULT-UFRB: perspectivas pedagógicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Jackson do Pandeiro: que 'Rei do Ritmo' era ele?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Elementos Musicais para possíveis escutas dos sons dos terreiros, das mídias e outros cantos. E toques. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. A ETNOMUSICOLOGIA E AS PEDAGOGIAS MUSICAIS: INTERSEÇÕES E INTERSTÍCIOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. AS DIMENSÕES DO CONCEITO DE ?POPULAR? EM EDUCAÇÃO MUSICAL: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E DIMENSÕES PRÁTICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. A Música do Candomblé Queto - registros fonográficos e relações com a música popular industrializada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. O Folclore folclorizado: uma discussão sobre temas de etnomusicologia no contexto escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. DOS TERREIROS PARA O ESTÚDIO: MÚSICA, TRADIÇÕES E CONTEXTOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Oficina Ritmos afrobrasileiros na MPB: dos terreiros aos salões, dos batuques ao banquinho e violão.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Imagens Sonoras dos Deuses que Dançam: música, mito e movimento nas religiões de orixás. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Ogã Alabê ? Estudo Etnomusicológico do candomblé queto na Baixada Santista. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Passos da Fé e da Folia: uma etnografia musical de uma congada mineira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. O Ensino de Música como Atividade de Lazer. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Congada Mineira- Um Estudo Sobre Antropologia da Música. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Módulo Música Regional na Ocupação Cultural 'GPS Coquetel Musical'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de; ROSALSKI, M. ; DINIZ, Carolina de Paula . SUBAÉ Espetáculo. 2017. Performática.

2.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de; ROSALSKI, M. ; CUNHA, Rubens da . Sarau do Coletivo Interartes. 2017. Performática.

3.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. GUNGAS, QUILOMBOS E MALUNGOS ? Histórias do Brasil Negro.. 2014. Diversas.

4.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Projeto Palavrório - Doze temas para gostar de ler -. 2013. Teatral.

5.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. LEITÃO, LEITEIRO, LEITOR - brincadeiras para gostar de ler.. 2013. Diversas.

6.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Mistérios do Rio. 2012. Teatral.

7.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Projeto Palavrório - Doze temas para gostar de ler -. 2012. Teatral.

8.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Mais Quero Asno que me Carregue que Cavalo que me Derrube. 2010. Teatral.

9.
DI RENZO, Renato ; ALONSO, Regina ; VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de . Refavela ? refazendo o sentido (canto e violão). 2007. Teatral.

10.
CARNEIRO, Eliana ; VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de . Lampião no Céu (arranjador, cantor e violonista). 1999. Teatral.

Música
1.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Jorge Lampa - Solo. 2017. Interpretação.

2.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de; LORDELO, L. R. ; HERINGER, R. ; AMORIM FILHO, Pedro . Conferência (des)concertante sobre a Gaia Ciência. 2017. Diversas.

3.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Jorge Lampa - Vida de Viajante: notícias da Bahia e dos nordestes. 2015. Interpretação.

4.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Mares de Caymmi - Sarau Literário. 2014. Interpretação.

5.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Matulão do Lua: Brasil de Gonzagão. 2013. Interpretação.

6.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. O Matulão do Lua: Brasil de Gonzagão. 2012. Interpretação.

7.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de; DADA, Olavo ; BIRKETT, José Alexandre ; SANTOS, Luiz Cláudio de . Show "Respeita Januário". 2010. Interpretação.

8.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de; RAYEL, Maurício . Show ?90 Anos de Jackson do Pandeiro?. 2009. Interpretação.

9.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Apresentações do Grupo ?Fé e Festa?. 2008. Interpretação.

10.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de; ROCHLITZ, Rogério ; PEDRASSE, Eduardo ; NIGRO, José ; EFFORI, Marcelo ; ERBETTA, João . CD da Banda Jambêndola. Pela gravadora RoadRunner (selo Original Discos). 1996. Interpretação.

11.
MIRANDA, Marlui ; VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de . Ihu, Todos os Sons. 1996. Interpretação.

12.
PINHEIRO, Tiago ; LOPES, Eduardo ; VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de . Truque dos Espelhos. 1990. Interpretação.

13.
DIAS, Paulo ; JUAREZ, André ; COZZELA, Damiano ; VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de . Coralusp canta o xirê dos orixás e encantados: encontro de nações religiosas afro-americanas. 1988. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de; MAGALHÃES, Luiz César M.; ROSA, L. A. C.; TOURINHO, Ana Cristina Gama dos Santos; QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Participação em banca de VANILDO MOUSINHO MARINHO. PERFORMANCE MUSICAL DA EMBOLADA NA PARAÍBA. 2017. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Participação em banca de Ivone da Silva Pereira.Literatura de cordel: música e cultura popular na sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

2.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Participação em banca de Rita de Cássia Silva dos Santos.Literatura de cordel: música e cultura popular na sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

3.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Participação em banca de Letícia Catarinna de Castro Silva.Chiquinha Gonzaga e o choro: análise de cinco obras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

4.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Participação em banca de Marianne Cesar Bannwart.Chiquinha Gonzaga e o choro: análise de cinco obras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

5.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Participação em banca de Marcelo Vitor Carvalho.Sonata para trompete e piano de Paul Hindemith: técnicas de embocadura para a performance do primeiro movimento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música e Canto) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

6.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Participação em banca de Marcos de França Silva.Aspectos históricos do concerto para trompete de Joseph Haydn. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música e Canto) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

7.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Participação em banca de Victor Eduardo Venerando Silva.Sonata para viola e piano de Edmundo Villani-Côrtes: sugestões de estudo para a cadência do primeiro movimento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música e Canto) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

8.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de; SLENES, Robert; RIBEIRO, Fernando. Participação em banca de Vitor Aquino de Queiroz D?Avila Teixeira.?Saravá Tambú, Sarava Candongueiro: um Estudo Histórico e Antropológico de Música do Jongo em Campinas e Guaratinguetá/SP?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em História) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - XI ENECULT. 2105. (Encontro).

2.
Fórum de Arte Educação da Bahia. 2015. (Outra).

3.
I Ciclo de Debates Memória, Música e Devoção.Elementos musicais para possíveis escutas dos sons dos terreiros, das mídias e outros cantos. E toques.. 2015. (Outra).

4.
Mini-curso ?Culturas dos sertões: narrativas e significados? durante o XI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - XI ENECULT.. 2015. (Outra).

5.
I Seminário Herança Africana na Bahia: Genealogia da Música e do Candomblé Angola.Candomblé e MPB: uma relação centenária. 2014. (Seminário).

6.
XI Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular Seção Latino-americana. 2014. (Congresso).

7.
XII Encontro Regional Nordeste da ABEM. 2014. (Encontro).

8.
3º Encontro de Música e Mídia do Núcleo de Estudo de Música e Mídia (Musimid).Imagens Sonoras dos Deuses que Dançam: música, mito e movimento nas religiões de orixás. 2007. (Encontro).

9.
III Encontro Internacional da ABET- Associação Brasileira de Etnomusicologia.Ogã Alabê ? Estudo Etnomusicológico do candomblé queto na Baixada Santista. 2006. (Encontro).

10.
Encontro Internacional Situação #3 Estética e Política. 2005. (Encontro).

11.
III Fórum Internacional Arte Sem Fronteiras ? Cultura e Políticas Públicas para o Desenvolvimento ? Diversidade e Direitos Culturais. 2004. (Outra).

12.
Viola Caipira - Projeto ?Violeiros do Brasil?, no SESC Pompéia..participação prática.. 1997. (Oficina).

13.
Música e Religião no Brasil: Temas de Etnomúsica. 1995. (Outra).

14.
O Uso do Computador na Música. 1989. (Seminário).

15.
38º Curso Internacional de Férias da Pró-Arte..curso de violão com Léo Soares.. 1988. (Oficina).

16.
Oficina de Violão com o professor Jesus Ortega, diretor da Escola Superior de Música de Cuba.Apresentação de repertório e obras de Léo Brouwer.. 1987. (Oficina).

17.
X Congresso Brasileiro de Zoologia. 1983. (Congresso).

18.
IX Congresso Brasileiro de Zoologia. 1982. (Congresso).

19.
Curso de Difusão Cultural ?Música e Arte Através dos Tempos?, promovido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. 1981. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. III Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica. 2016. (Outro).

2.
VALENTE, Profa. Dra. Heloísa de Araújo Duarte. ; VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de . 2º Encontro de Música e Mídia: Verbalidades, musicalidades: temas tramas e trânsitos. 2006. (Outro).

3.
VALENTE, Profa. Dra. Heloísa de Araújo Duarte. ; VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de . 1º Encontro de Música e Mídia ? as múltiplas vozes da cidade. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pablo Rodrigo Peres Lopes. Música e Natal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos.

2.
Raquel Marcondes Cavalvanti. Música e Natal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
VASCONCELOS, Jorge Luiz Ribeiro de. Módulo Música Regional na Ocupação Cultural 'GPS Coquetel Musical'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Estágio docente, ministrando integralmente a disciplina MU 054 D Tópicos Especiais Etnomusicologia, para alunos dos cursos de graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP, de agosto a dezembro de 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 20:24:03