Felipe Valentini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5411545382717339
  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Felipe Valentini é professor Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Avaliação Psicológica da Universidade São Francisco, USF, Campinas, SP. Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2012 participa do grupo de trabalho da ANPEPP em Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica. Os seus interesses de pesquisa se concentram nos seguintes temas e áreas: Inteligência, habilidades cognitivas, desempenho acadêmico e no trabalho, psicometria, avaliação psicológica no contexto da educação e do trabalho, construção e adaptação de instrumentos psicológicos, pesquisas com uso da Teoria de Resposta ao Item, modelagem por equações estruturais e multinível. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Valentini
Nome em citações bibliográficas
VALENTINI, F.;VALENTINI, FELIPE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Salgado de Oliveira, Universiade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Rua Marechal Deodoro, 217. Mestrado em Psicologia. Segundo Andar
Centro
24030060 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21384926
Ramal: 4926


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A relação entre inteligência fluida, desempenho acadêmico e aprendizagem: uma abordagem multinível, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Jacob Arie Laros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Inteligência Fluida; Desempenho Acadêmico; psicometria.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2009
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Estudo das Propriedades Psicométricas do Inventário de Estilos Parentais de Young (Young Parenting Inventory - YPI) no Brasil,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: João Carlos Alchieri.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Família; Psicoterapia Cognitiva; Validação de instrumentos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica / Especialidade: Terapias Cognitivas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
2003 - 2008
Graduação em Psicologia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Relações entre Interesses Vocacionais e Características de Personalidade.
Orientador: Maycoln Leoni Martins Teodoro.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
University of Massachusetts Amherst, UMass Amherst, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Psicologia.
2016 - 2017
Pós-Doutorado.
McGill University, MCGILL, Canadá.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2017 - 2017
Análise de redes: uma introdução e aplicações na psicologia. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2015 - 2015
Introduction to R programming. (Carga horária: 12h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2014 - 2014
Latent Class Analysis: Applications to Test Data. (Carga horária: 4h).
International Test Comission, ITC, Estados Unidos.
2012 - 2012
Item Response Theory and CAT. (Carga horária: 24h).
Assessment Systems Corporation, ASC, Estados Unidos.
2010 - 2012
Análise de dados textuais por meio do software Alc. (Carga horária: 12h).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2011 - 2011
Modelos de Rash. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2010 - 2010
Análise de conteúdo no modelo de Bardin. (Carga horária: 12h).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Oficina de Análise de Dados com o SPSS. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Psic. Cognitivo-Comportamental: Estudo de Casos.. (Carga horária: 40h).
WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, WP, Brasil.
2006 - 2006
Psicopatologia: estudos acerca do sofrimento human. (Carga horária: 20h).
Centro de Controle do Stress, CCS, Brasil.
2005 - 2006
Inglês pré-avançado - 8 semanas.
International Language Academy of Canada, ILAC, Canadá.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução ao Zulliger - Sistema Klofer. (Carga horária: 4h).
IBAP Treinamento & Consultoria, IBAP, Brasil.
2005 - 2005
Teoria e Técnica Cognitivo Comportamental. (Carga horária: 30h).
WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, WP, Brasil.
2005 - 2005
Psicoterapia Cognitiva: Técnicas Aplicad. à Infânc. (Carga horária: 6h).
Centro de Psicoterapia Cognitiva - RS, CPC-RS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

2014 - 2018
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise avançada de dados quantitativos I (análise fatorial e modelagem por equações estruturais
Análise avançada de dados quantitativos II (modelos complexos de SEM e análise de dados multinível)
Medidas em Psicologia
Tópicos especiais I (inteligência e desempenho
2014 - 2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Pesquisa

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20

Atividades

02/2013 - 10/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica III
Psicologia Aplicada à Odontologia
Psicologia Aplicada à Saúde

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professor / Estágio Docente, Carga horária: 6

Atividades

08/2009 - 08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

08/2010 - 02/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas do Exame Psicológico

Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 6

Atividades

07/2011 - 02/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas do Exame Psicológico I

Centro de Seleção e Promoção de Eventos, CESPE/UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicometrista, Carga horária: 20


Set Trânsito, SET, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Atividades

01/2011 - 01/2013
Ensino, Formação de Peritos em Psicologia do Trânsito, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica
Avaliação Psicológica da Personalidade Aplicada à Psicologia do Trânsito
Estatística Aplicada à Psicologia
Estatística Aplicada ao Trânsito

Faculdades IESGO, IESGO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Estatística Aplicada à Psicologia Técnicas de Exame Psicológica

Atividades

02/2011 - 08/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Psicologia
Técnicas de Exame Psicológico

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio de docência assistida, Enquadramento Funcional: Professor estagiário, Carga horária: 4

Atividades

04/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicopatologia Especial


Linhas de pesquisa


1.
Construção de instrumentos de avaliação psicológica


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Aplicação da Teoria de Resposta ao Item Multinível na Construção de um Inventário de Suporte à Aprendizagem com Escala de Ranqueamento
Descrição: Dimensões psicológicas são multideterminadas e influenciadas por aspectos intrínsecos do indivíduo, bem como contextuais. Todavia, o autorelato é um desafio à avaliação dos construtos multiníveis. Tradicionalmente, observa-se as respostas dos sujeitos e estima-se os escores do contexto, por meio de agregação. Contudo, vieses de resposta do indivíduo podem reduzir a precisão e a validade, o que enviesa os escores do nível contextual. Para minimizar esses efeitos, é possível utilizar escalas de ranqueamento em vez de escala Likert, e modelar os dados por meio de TRI Thurtoniana (TRIT). No entanto, tais modelos foram propostos para variáveis individuais. Assim, o objetivo principal desse projeto é adaptar o modelo de TRIT para o uso em variáveis multiníveis. Especificamente, o estudo tem como objetivo construir o Inventário de Suporte à Aprendizagem Organizacional com itens de escolha forçada. Após a construção dos itens, o instrumento será respondido por 1.000 trabalhadores em 50 organizações. Além do Inventário de Suporte (versões escolha forçada e Likert), para estimação do viés de resposta, serão aplicadas vinhetas âncoras e itens para controle da desejabilidade social. Espera-se disponibilizar um modelo de TRI adaptado para uso em diferentes níveis de análise, cujos escores sejam estimados com menor influência de vieses de resposta. Ademais, espera-se disponibilizar um inventário de suporte à aprendizagem no trabalho para utilização em pesquisas e orientações para o desenvolvimento profissional do indivíduo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Felipe Valentini - Coordenador.Financiador(es): FAPERJ - Bolsa.
2017 - Atual
Aplicação da Teoria de Resposta ao Item Multinível para Escalas de Ranqueamento na Construção de um Inventário de Suporte da Escola ao Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais
Descrição: As habilidades socioemocionais dizem respeito aos aspectos não-cognitivos do desenvolvimento que estão conectadas ao desempenho da criança e do adolescente tanto na escola quanto fora dela. As habilidades socioemocionais são maleáveis, principalmente na infância. Assim, a escola pode exercer um papel importante no desenvolvimento dessas habilidades, dando suporte para o desenvolvimento de características associadas à estabilidade emocional, perseverança, tolerância à frustração, lócus de controle, entre outras. Para a avaliação do suporte da escola, é possível questionar os estudantes se a escola o ajuda a desenvolver as suas habilidades socioemocionais (um exemplo de item: ?meus professores me ajudam a apresentar os trabalhos, mesmo quando tenho vergonha?). Um dos problemas desse tipo de escala se refere ao uso do relato individual para acessar um fenômeno de grupo. Nesse contexto, o procedimento de agregação dos escores pode ser realizado pela simples média; ou é possível, de maneira mais sofisticada, utilizar apenas a variância comum do grupo para a estimação de escores latentes do nível do grupo. Esse último procedimento é chamado de agregação latente no contexto da modelagem multinível por equações estruturais. Contudo, tanto na agregação latente quanto na agregação pela média, os estilos de resposta dos indivíduos tendem a prejudicar o processo. Nesse sentido, a principal hipótese do presente estudo é que um questionário em formato de respostas ranqueados (ou de escolhas forçadas) tenderá a melhorar a precisão da agregação de escores, justamente por diminuir o viés de resposta. Para tanto serão realizados dois estudos: um com dados simulados e outro a partir da construção de uma escala de respostas ranqueadas para avaliar o suporte da escola para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. No estudo I, buscar-se-á avaliar a acurácia da TRI-T para itens de ranqueamento na recuperação de parâmetros separados em dois níveis de análise (sujeito e escola, por exemplo). O estudo II tem como objetivo construir um inventário de suporte da escola ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais a partir de itens ranqueados. O instrumento será construído em formato no qual os estudantes avaliarão o suporte recebido na escola. Ao final do projeto, espera-se disponibilizar um modelo de TRI adaptado para a estimação de parâmetros em diferentes níveis de análise, cujos escores sejam estimados com menor influência de viés de resposta se comparados aos modelos tradicionais Likert. Ademais, espera-se disponibilizar uma escala de suporte da escola para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com dados iniciais de validade, que poderá ser utilizada em avaliações educacionais em larga escala..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Felipe Valentini - Coordenador / ISABELLA DE SOUSA RAMOS - Integrante / Stephen Sireci - Integrante / Craig Wells - Integrante.Financiador(es): Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event - Bolsa.
2015 - Atual
Construção de um instrumento para mensurar o raciocínio abstrato e espacial
Descrição: Embora alguns instrumentos para avaliação das habilidades cognitivas estejam disponíveis aos psicólogos brasileiros, poucos avaliam mais de uma habilidade específica de maneira rápida e coletiva. Por um lado, os testes Raven, G-36 e G-38, por exemplo, são capazes de realizar uma avaliação rápida da pessoa, mas acessam apenas um fator geral de inteligência. Por outro lado, os testes SON-R 2½-7, WISC-III e WAIS-IV realizam uma avaliação mais ampla das habilidades cognitivas, mas necessitam de um tempo maior para aplicação, correção e interpretação. Buscando suprimir essa lacuna de instrumentos criou-se, em pesquisas anteriores, a primeira versão do Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial (TRAE), para a avaliação de crianças e adolescentes. No intuito de ampliar a construção do TRAE, o estudo um tem como objetivo adaptar esse instrumento para a avaliação de adultos, bem como buscar evidências de validade e precisão dos escores estimados por meio desse instrumento. Uma primeira versão do instrumento será aplicada em uma amostra de 200 estudantes universitários. Após ajustes, a versão consolidada será aplicada em uma amostra de 500 estudantes universitários. A versão inicial do TRAE para adultos será composta por 34 itens, e a versão final será composta por 24 itens. O instrumento busca avaliar duas habilidades cognitivas específicas, por meio de dois subtestes: raciocínio espacial (RE) e raciocínio abstrato (RA). O primeiro (RE) é destinado à avaliação das habilidades viso-espaciais e de execução. Tais habilidades estão associadas à sensibilidade para detalhes visuais e à orientação no espaço tridimensional. O segundo (RA) está associado à resolução de problemas novos, para os quais o sujeito não tem conhecimento prévio. Os dados coletados serão armazenados em um banco de dados. As evidências de validade de estrutura e qualidade dos itens do teste de habilidades cognitivas serão exploradas com base na Teoria Clássica dos Testes, Teoria de Resposta ao Item e Análise Gráfica do Item, analisando a estrutura fatorial do teste, a curva do item, dificuldade e discriminação do item, dentre outros (referências). Os parâmetros dos itens da versão para adultos serão equalizados com a versão para crianças e adolescentes por meio da Teoria de Resposta ao Item. Justifica-se o procedimento de equalização para manter a comparabilidade dos escores nas diferentes versões do instrumento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Validação e normatização do teste não-verbal de inteligência SON-R 6-40 para o Brasil
Descrição: O objetivo do projeto é oferecer aos psicólogos brasileiros instrumentos não-verbais validados e normatizados que podem medir habilidades cognitivas de indivíduos de várias faixas etárias. Especificamente, o teste SON-R 6-40 foi desenvolvido no intuito de fornecer informações sobre o nível de desenvolvimento cognitivo de pessoas entre 6 e 40 anos. A pesquisa brasileira é desenvolvida em aproximadamente 40 municípios das cinco regiões do país. O processo de coleta de dados prevê a aplicação do instrumento em uma amostra representativa de aproximadamente 1400 brasileiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Estudo das Propriedades Psicométricas do Inventário de Estilos Parentais de Young (Young Parenting Inventory - YPI) no Brasil
Descrição: O estudo teve como objetivo obter evidências de validade do Inventário de Estilos Parentais de Young (YPI) no Brasil. O YPI foi respondido por 920 estudantes (59% sexo feminino), com idade média de 21 anos. Os resultados da pesquisa sugerem que o YPI apresenta evidências de validade para o Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
2016 - 2017
Periódico: Temas em Psicologia


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Conselho Federal de Psicologia


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Contextos Clínicos
2012 - Atual
Periódico: Paidéia (USP. Online)
2012 - Atual
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciência e Movimento
2013 - Atual
Periódico: Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Avaliação Psicológica (Online)
2015 - Atual
Periódico: Psico (PUCRS. Online)
2015 - Atual
Periódico: Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online)
2015 - Atual
Periódico: Spanish Journal of Psychology
2016 - Atual
Periódico: SCANDINAVIAN JOURNAL OF PSYCHOLOGY
2016 - Atual
Periódico: Psychology & Neuroscience (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KAMEI, H.2018KAMEI, H. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, F. ; KAMEI, P. T. ; DAMASIO, B. F. . Psychological Capital Questionnaire - Short Version (PCQ-12): evidence of Validity of The Brazilian Version. PSICO-USF (IMPRESSO), v. 23, p. 203-214, 2018.

2.
PINTO, V. N.2018PINTO, V. N. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, FELIPE . A Flexibilidade Psicológica como Moderadora dos Efeitos de Demandas e Recursos do Trabalho sobre o Bem-Estar. THE SPANISH JOURNAL OF PSYCHOLOGY, v. 21, p. 1-13, 2018.

3.
PEREIRA, M. M.2018PEREIRA, M. M. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, FELIPE . Evidências de Validade da Escala de Paixão pelo Trabalho em Amostras Brasileiras. Psico-USF, v. 23, p. 151-162, 2018.

4.
SILVA-JUNIOR, D. I.2018SILVA-JUNIOR, D. I. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, FELIPE ; PEREIRA, M. M. . Evidências de Validade da Escala de Autoeficácia de Professores em Amostras Brasileiras. REVISTA PSICOLOGIA: ORGANIZAÇÕES E TRABALHO, v. 18, p. 1-7, 2018.

5.
GABARDO-MARTINS, L. M. D.2017GABARDO-MARTINS, L. M. D. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, FELIPE . Propriedades Psicométricas da Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO), v. 25, p. 1467-1477, 2017.

6.
AMORIM, S. M.2017AMORIM, S. M. ; FRANCA, L. H. F. P. ; VALENTINI, F. . Predictors of happiness among retired from urban and rural areas in Brazil. Psicologia-Reflexao e Critica, v. 30, p. 1-8, 2017.

7.
LEME, V. B. R.2017LEME, V. B. R. ; VALENTINI, F. ; CAMPOS, J. R. ; DEL-PRETTE, Z. A. P. ; DEL-PRETTE, A. . Psychometric Properties of the Brief Version of the Social Skills Inventory for Adolescents. THE SPANISH JOURNAL OF PSYCHOLOGY, v. 20, p. 1-9, 2017.

8.
SILVA-FILHO, A. L. A.2017SILVA-FILHO, A. L. A. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, F. . Evidências de validade da escala de consciência plena no trabalho (ECPT)  . PSICO (PUCRS. ONLINE), v. 48, p. 195-204, 2017.

9.
VALENTINI, FELIPE2017VALENTINI, FELIPE. Influência e controle da aquiescência na análise fatorial. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, v. 16, p. 116-119, 2017.

10.
FRANCA, L. H. F. P.2017FRANCA, L. H. F. P. ; SIQUEIRA-BRITO, A. R. ; VALENTINI, FELIPE ; VASQUES-MENEZES, I. ; Torres, C. B. . Ageismo no Contexto Organizacional: A percepção de trabalhadores brasileiros. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 20, p. 762-772, 2017.

11.
GABARDO-MARTINS, L. M. D.2017GABARDO-MARTINS, L. M. D. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, F. . Family Resources and Flourishing at Work: The Role of Core Self-Evaluations. PAIDÉIA (USP. ONLINE), v. 27, p. 331-338, 2017.

12.
VALENTINI, FELIPE2016 VALENTINI, FELIPE; DAMASIO, B. F. . Variância Média Extraída e Confiabilidade Composta: Indicadores de Precisão. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), v. 32, p. 1-7, 2016.

13.
DAMASIO, B. F.2016DAMASIO, B. F. ; VALENTINI, F. ; ZENGER, M. . Is the General Self-Efficacy Scale a Reliable Measure to be used in Cross-Cultural Studies? Results from Brazil, Germany and Colombia. The Spanish Journal of Psychology, v. 19, p. 1-10, 2016.

14.
LEONARDO, M. G. L.2016LEONARDO, M. G. L. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, F. ; GABARDO-MARTINS, L. M. D. . Psychometric properties of the General Pro-Social Rule Breaking Scale. Avaliação Psicológica, v. 15, p. 275-283, 2016.

15.
SIQUEIRA-BRITO, A. R.2016SIQUEIRA-BRITO, A. R. ; FRANCA, L. H. F. P. ; VALENTINI, F. . Análise fatorial confirmatória da Escala de Ageismo no Contexto Organizacional. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, v. 15, p. 337-345, 2016.

16.
GABARDO-MARTINS, L. M. D.2016GABARDO-MARTINS, L. M. D. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, FELIPE . Evidências de validade da Escala de Enriquecimento Trabalho-Família em amostras brasileiras. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), v. 18, p. 100-112, 2016.

17.
FERREIRA, M. C.2016FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, F. ; DAMASIO, B. F. ; MOURAO, L. ; PORTO, J. B. ; CHINELATO, R. S. C. ; PINTO, V. N. ; PEREIRA, M. M. . Evidências adicionais de validade da UWES-9 em amostras brasileiras. ESTUDOS DE PSICOLOGIA (NATAL. ONLINE), v. 21, p. 435-445, 2016.

18.
LAROS, J. A.2015LAROS, J. A. ; ALMEIDA, G. O. N. ; VALENTINI, F. ; LIMA, R. M. F. . Dimensionalidade e evidências de validade convergente do SON-R 6-40. Temas em Psicologia, v. 23, p. 929-945, 2015.

19.
CHINELATO, R. S. C.2015CHINELATO, R. S. C. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, F. . Evidence of Validity of the Job Crafting Behaviors Scale. Paidéia (USP. Online), v. 25, p. 325-332, 2015.

20.
VALENTINI, FELIPE2015 VALENTINI, FELIPE; GOMES, C. M. A. ; MUNIZ, M. ; MECCA, T. P. ; LAROS, J. A. . Confiabilidade dos Índices Fatoriais da Wais-III Adaptada para a População Brasileira. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), v. 17, p. 123-139, 2015.

21.
REPPOLD, C. T.2015REPPOLD, C. T. ; GOMES, C. M. A. ; SEABRA, A. G. ; MUNIZ, M. ; VALENTINI, FELIPE ; LAROS, J. A. . Contribuições da Psicometria para os Estudos em Neuropsicologia Cognitiva. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), v. 17, p. 94-106, 2015.

22.
PINTO, V. N.2015PINTO, V. N. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, FELIPE . Evidências de validade da escala de Flexibilidade Psicológica no Trabalho em amostras brasileiras. Psico (PUCRS. Online), v. 46, p. 362-373, 2015.

23.
CHINELATO, RENATA SILVA DE CARVALHO2015CHINELATO, RENATA SILVA DE CARVALHO ; FERREIRA, MARIA CRISTINA ; VALENTINI, FELIPE ; VAN DEN BOSCH, RALPH . Construct validity evidence for the individual Authenticity Measure at Work in Brazilian samples. REVISTA DE PSICOLOGÍA DEL TRABAJO Y DE LAS ORGANIZACIONES (1999), v. 31, p. 109-118, 2015.

24.
VALENTINI, FELIPE2014VALENTINI, FELIPE; LAROS, J. A. . Inteligência e desempenho acadêmico: Revisão da literatura. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), p. 285-299, 2014.

25.
VASCONCELLOS, S. J. L.2014VASCONCELLOS, S. J. L. ; VALENTINI, F. ; HAUCK FILHO, N. ; Hutz, C. S. . Ordem do nascimento e abertura à experiência: comunicação breve. Interação em Psicologia (Online), v. 18, p. 231-235, 2014.

26.
VALENTINI, F.;VALENTINI, FELIPE2013 VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. ; LAROS, J. A. . Validity Evidence for the Reduced Version of the Young Parenting Inventory (YPI). Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 23, p. 293-300, 2013.

27.
RUFINE, MARCELA FERREIRA CIPRIANI2013RUFINE, MARCELA FERREIRA CIPRIANI ; FORMIGA, NILTON SOARES ; VALENTINI, FELIPE ; MELO, GISLANE FERREIRA DE . Escala de qualidade de vida: análise estrutural de uma versão para idosas. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 18, p. 1993-2000, 2013.

28.
MACEDO, E. C.2013MACEDO, E. C. ; MECCA, T. P. ; VALENTINI, F. ; LAROS, J. A. ; LIMA, R. M. F. ; SCHWARTZMAN, J. S. . Utilizando o teste não verbal de inteligência SON-R 2 ½ - 7 [a] para avaliar crianças com Transtornos do Espectro do Autismo. Revista Educação Especial (Online), v. 26, p. 603-617, 2013.

29.
VALENTINI, F.;VALENTINI, FELIPE2009VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Modelo clínico de estilos parentais de Jeffrey Young: Revisão da literatura. Contextos Clínicos, v. 2, p. 113-123, 2009.

30.
VALENTINI, F.;VALENTINI, FELIPE2009VALENTINI, F.; Teodoro, M. L. M ; BALBINOTTI, M. A. A. . Relações entre Interesses Vocacionais e Características de Personalidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 10, p. 57-68, 2009.

31.
BALBINOTTI, M. A. A.2006BALBINOTTI, M. A. A. ; VALENTINI, F. ; CANDIDO, M. O. . Níveis de interesses profissionais em soldados do Exército Brasileiro.. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 7, p. 23-36, 2006.

32.
VASCONCELLOS, S. J. L.2006VASCONCELLOS, S. J. L. ; VALENTINI, F. ; Cunha, V ; Fontoura, A ; GAUER, G. J. C. . Personalidade e Posicionamento sobre a Pena de Morte no Brasil: Um Estudo Exploratório.. Revista de Estudos Criminais, v. 22, p. 85-92, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
FRANCO, V. R. ; VALENTINI, F. ; IGLESIAS, F. . Introdução à análise fatorial confirmatória. In: Bruno F. Damásio; Juliane C. Borsa. (Org.). Instrumentos Psicológicos: Manual de desenvolvimento. 1ed.: , 2017, v. , p. 295-322.

2.
VALENTINI, F.; FRANCO, V. R. ; IGLESIAS, F. . Introdução à análise de invariância: influência de variáveis categóricas e intervalares na parametrização dos itens. In: Bruno F. Damásio; Juliane C. Borsa. (Org.). Instrumentos Psicológicos: Manual de desenvolvimento. 1ed.: , 2017, v. , p. 347-376.

3.
VALENTINI, F.; IGLESIAS, F. ; MOURAO, L. ; LAROS, J. A. ; FERREIRA, M. C. . Análise de regressão multinível: Exemplo prático. In: Marjorie Cristina Rocha da Silva; Daniel Bartholomeu; Claudette Maria Medeiros Vendramini; José Maria Montiel.. (Org.). Aplicações de Métodos Estatísticos Avançados Aplicados à Avaliação Psicológica e Educacional. 1ed.São Paulo: Vetor, 2015, v. , p. 135-152.

4.
LAROS, J. A. ; VALENTINI, F. ; GOMES, C. M. A. ; ANDRADE, J. M. . Modelos de Inteligência. In: Seabra, A G; Laros, J A.; Macedo, E. C.; Abreu, N.. (Org.). Inteligência e funções executivas: avanços e desafios para a avaliação neuropsicológica. 1ed.São Paulo: Memnon, 2014, v. , p. 17-38.

5.
VALENTINI, F.; MUNIZ, M. ; BARBOSA, A. A. G. E. . Inteligência e desempenho acadêmico: um enfoque das pesquisas brasileiras. In: Seabra, A G; Laros, J A.; Macedo, E. C.; Abreu, N. (Org.). Inteligência e funções executivas: avanços e desafios para a avaliação neuropsicológica. 1ed.São Paulo: Memnon, 2014, v. , p. 157-170.

6.
MECCA, T. P. ; ANTONIO, D. A. M. ; RABELO, I. S. A. ; VALENTINI, F. ; MACEDO, E. C. . Avaliação da inteligência em crianças pré-escolares. In: Seabra, A G; Laros, J A.; Macedo, E. C.; Abreu, N.. (Org.). Inteligência e funções executivas: avanços e desafios para a avaliação neuropsicológica. 1ed.São Paulo: Memnon, 2014, v. , p. 141-156.

7.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. . Métodos atuais de estatística aplicada e psicometria. In: Cláudio Simon Hutz. (Org.). Avanços em avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças e adolescentes II. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. , p. 7-40.

8.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. . Teoria de Resposta ao Item na Avaliação Psicológica. In: Rodolfo A M Ambiel; Ivan Sant'Ana Rabelo; Sílvia Verônia Pacanaro; Gisele Aparecida da Silva Alves; Irene F Almeida de Sá Leme. (Org.). Avaliação Psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, v. , p. 81-107.

9.
BENETTI, S. P. C. ; VALENTINI, F. ; SILVA, M. B. ; FONINI, R. I. ; PELIZZONI, V. G. . A Violência Familiar na Perspectiva do Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. In: Cláudio Simon Hutz. (Org.). Violência e Risco na Infância e Adolescência: Pesquisa e Intervenção. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005, v. , p. 71-100.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LAROS, J. A. ; VALENTINI, F. ; KARINO, C. A. ; LIMA, R. M. F. . Research with the SON-R tests in Brazil. Newsletter do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, p. 11 - 14, 01 out. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, H. R. R. P. ; ALCHIERI, J. C. ; VALENTINI, F. ; SOUSA, H. K. C. . Construção e Adaptação de Instrumentos Psicológicos no Rio Grande do Norte. In: XVI Jornadas de Investigacíon y V Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR, 2009, Buenos Aires. Anais da XVI Jornadas de Investigacíon y V Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR, 2009.

2.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Tradução e adptação lingüística de instrumentos de avaliação psicológica. In: XV Jornadas de Investigacíon y IV Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR, 2008, Buenos Aires, AR. Anais do XV Jornadas de Investigacíon y IV Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR, 2008.

3.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Estudo de tradução do Inventário Young de Estilos Parentais. In: XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2008, Braga, PT. Actas do XIII Congresso Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Resultados Preliminares da Adaptação e Validação do Inventário de Estilos Parentais de Jeffrey Young (YPI) para o Nordeste Brasileiro. In: VII Semans Norte-RioGrandense de Psicologia, 2008, Natal, BR. Anais Mesa Redonda - VII Semans Norte-RioGrandense de Psicologia. Natal, BR, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VALENTINI, F.; ANDRADE, E. G. S. A. . Controle da aquiescência em variáveis multiníveis. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017.

2.
LEONARDO, M. G. L. ; PEREIRA, M. M. ; Freitas, C. P. P ; VALENTINI, F. . Propriedades psicométricas do Inventário de Sentido do Trabalho (WAMI) em amostra brasileira. In: II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2017, Campinas. Anais do II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2017.

3.
VALENTINI, F.; LACERDA, I. P. ; SILVA, C. A. ; VIANA, F. ; HENRICHS, N. S. M. ; FONSECA, A. A. ; ANDRADE, E. G. S. A. ; FAZOLO, R. R. . Intelligence Scores Non-biased by Depression and Anxiety. In: 10th International Test Commission Conference, 2016, Vancouver, Canada. 10th International Test Commission Conference, 2016.

4.
VALENTINI, F.; GOLINO, H. F. . Exploring the Structure of Bifactor Models Using Parallel Analysis. In: 10th International Test Commission Conference, 2016, Vancouver, Canada. 10th International Test Commission Conference, 2016.

5.
VALENTINI, FELIPE. Informação, erro de medida e precisão na TRI. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo, SP. Anais do VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

6.
FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, F. ; PEREIRA, M. M. . Engajamento, paixão e afetos no trabalho: Construtos empiricamente distintos?. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo, SP. Anais do VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

7.
VALENTINI, FELIPE. Psicometria e suas contribuições para o avanço da psicologia no campo da inteligência e seus instrumentos. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo, SP. Anais do VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

8.
SILVA-FILHO, A. L. A. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, FELIPE ; SILVA-JUNIOR, D. I. ; GUIMARAES, M. S. . EVIDÊNCIAS INICIAIS DE VALIDADE DA ESCALA DE CONSCIÊNCIA PLENA NO TRABALHO (ECPT) EM AMOSTRAS BRASILEIRAS. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo, SP. Anais do VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

9.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. ; LIMA, R. M. F. ; TAVARES, R. L. J. ; FONSECA, W. R. ; MORAIS, L. S. . Evidence of the Construct Validity of the Abstract and Spatial Reasoning Test. In: The 9th Conference of the International Test Commission, 2014, San Sebastian. Book of Abstracts of the 9th Conference of the International Test Commission. San Sebastian, ES: International Test Commission, 2014.

10.
VALENTINI, F.; FERREIRA, M. C. . Brazilian Confirmatory Factor Analysis of the Utrecht Work Engagement Scale. In: The 9th Conference of the International Test Commission, 2014, San Sebastian. Book of Abstracts of the 9th Conference of the International Test Commission. San Sebastian, ES: International Test Commission, 2014.

11.
VALENTINI, F.; HAUCK FILHO, N. ; ANDRADE, J. M. . Estimation of Item Parameters in Different Sample Sizes. In: The 9th Conference of the International Test Commission, 2014, San Sebastian. Book of Abstracts of the 9th Conference of the International Test Commission. San Sebastian, ES: International Test Commission, 2014.

12.
LAROS, J. A. ; VALENTINI, FELIPE ; LIMA, R. M. F. ; ALVES, T. A. . Evidências de validade do SON-R 6-40 no Brasil. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2014, São Paulo, SP. Anais do VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015.

13.
VALENTINI, FELIPE; LAROS, J. A. ; LIMA, R. M. F. ; ALMEIDA, G. O. N. . Análise do fator execução do teste de inteligência SOR-R 6-40. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica, 2013, Maceió, AL. Anais do VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica, 2013.

14.
VALENTINI, FELIPE; LAROS, J. A. ; LIMA, R. M. F. ; TAVARES, R. L. J. ; FONSECA, W. R. ; MORAIS, L. S. . Evidências da validade convergente e precisão do Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica, 2013, Maceió, AL. Anais do VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica, 2013.

15.
VALENTINI, FELIPE; LAROS, J. A. . Análise fatorial para itens dicotômicos. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica, 2013, Maceió, AL. Anais do VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica, 2013.

16.
VALENTINI, FELIPE; LAROS, J. A. ; TAVARES, R. L. J. ; FONSECA, W. R. ; MORAIS, L. S. ; LIMA, R. M. F. . Evidências da validade convergente do Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial: modelagem multitraço-multimétodo. In: XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013, Brasília, DF. Anais do XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013.

17.
VALENTINI, FELIPE; LAROS, J. A. ; LIMA, R. M. F. ; ALMEIDA, G. O. N. . Unidimensionalidade do fator Execução do teste de inteligência SON-R 6-40. In: XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013, Brasíli, DF. Anais do XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013.

18.
SANTOS, P. S. ; VALENTINI, FELIPE . Construção e Validação de uma Escala de Estresse em Condutores - EEC. In: XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013, Brasília, DF. Anais do XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013.

19.
LAROS, J. A. ; VALENTINI, FELIPE . Análise de replicabilidade em Análise Fatorial Exploratória. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica, 2013, Maceió, AL. Anais do VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica, 2013.

20.
VALENTINI, FELIPE; HAUCK FILHO, N. . Estabilidade da estimação dos parâmetros dos itens em diferentes tamanhos amostrais. In: III Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item, 2013, Belém, PA. Anais do III Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item, 2013.

21.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. . Interpretation of the Performance Scale of the SON-R 2½-7[a] a nonverbal test of intelligence. In: 8th International Test Comission Conference, 2012, Amsterdam, NL. 8th ITC Conference, 2012.

22.
VALENTINI, F.; FONSECA, W. R. ; TAVARES, R. L. J. ; MORAIS, L. S. ; LAROS, J. A. . Evidências da Validade Convergente do Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial (TRAE-UnB). In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012.

23.
VALENTINI, F.. Aplicabilidade da modelagem por equações estruturais (MEE) em avaliação psicológica. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves - RS. Anais do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011.

24.
VALENTINI, F.. Aspectos Inovadores do SON-R 6-40. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves - RS. Anais do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011.

25.
DANDARA, B P ; ANDRADE, J. M. ; VALENTINI, F. . Impacto do tamanho da amostra na estimação dos modelos da TRI. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves - RS. Anais do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011.

26.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. . Interpretação dos subteste Mosaicos do Teste SON-R 2-7 por meio da TRI. In: 2º Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item, 2011, Salvador. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item, 2011.

27.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Inventário de Estilos Parentais de Young (YPI): análise dos itens por meio da TRI. In: IX Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e II Congresso Lationo-Americano de Avaliação Psicológica, 2010, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e II Congresso Lationo-Americano de Avaliação Psicológica, 2010. v. 1. p. 30.

28.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. ; JESUS, G. R. . Invariância da estrutura fatorial do teste de Inteligência SON-R 2,5 - 7 por meio da análise fatorial confirmatória. In: IX Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e II Congresso Lationo-Americano de Avaliação Psicológica, 2010, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e II Congresso Lationo-Americano de Avaliação Psicológica, 2010. v. 1. p. 31.

29.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Adaptação e validação fatorial do Inventário de Estilos Parentais de Young no Brasil. In: VII Congreso Iberoamericano de Psicologia, 2010, Oviedo - Espanha. Anais do VII Congreso Iberoamericano de Psicologia, 2010.

30.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. . Relaciones entre estilos parentales y habilidadees cognitivas de estudiantes de pregrado. In: VII Congreso Iberoamericano de Psicologia, 2010, Oviedo - Espanha. Anais do VII Congreso Iberoamericano de Psicologia, 2010.

31.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Adaptação do Inventário de Estilos Parentais de Young para o Brasil: Resultados Preliminares. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2009, Campinas, SP. Anais do IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, 2009.

32.
VALENTINI, F.; Karen, D . O uso do Questionário de Esquemas de Young como instrumentos terapêutico: estudo de caso. In: VII Congreso Lationamericano de Psicoterapias Cognitivas, 2008, Montevideo. Anais do VII Congresso Lationamericano de Psicoterapias Cognitivas, 2008.

33.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Estudo de validação do 'Young Parenting Inventory (YPI)' para a população brasileira: projeto de pesquisa.. In: VII Congreso Lationamericano de Psicoterapias Cognitivas, 2008, Montevideo, UY. Anais do VII Congresso Latinoamericano de Psicoterapias Cognitivas, 2008.

34.
VALENTINI, F.; Teodoro, M. L. M ; BALBINOTTI, M. A. A. . Relações entre os Tipos de Personalidades Vocacionais de Holland e o Modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade: Estudo Exploratório.. In: XXXI Congreso Interamericano de Psicologia., 2007, Cidade do México. Anais do XXXI Congresso Interamericano de Psicologia, 2007.

35.
VALENTINI, F.; Teodoro, M. L. M ; BALBINOTTI, M. A. A. . Relações entre os tipos de Personalidades Vocacionais de Holland e os Fatores Neuroticismo, Extroversão e Abertura à Experiência.. In: VI Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica, 2007, Cidade do México. Anais do VI Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica, 2007.

36.
VALENTINI, F.; Silveira, N. M. ; VASCONCELLOS, S. J. L. ; GAUER, G. J. C. . Aspectos da Síndrome de Burnout em Policiais Civis.. In: XXXI Congreso Interamericano de Psicologia, 2007, Cidade do México. Anais do XXXI Congresso Interamericano de Psicologia, 2007.

37.
VALENTINI, F.; VASCONCELLOS, S. J. L. ; Cunha, V ; Fontoura, A . Estudo de Validação de conteúdo da Escala de Abertura à Experiência (EFA).. In: VI Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica, 2007, Cidade do México. Anais do VI Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica, 2007.

38.
VASCONCELLOS, S. J. L. ; Jungblut, A. F. ; VALENTINI, F. ; Hutz, C. S. . Métodos experimentais para investigar a preferência por ambientes que fornecem perspectiva e ambientes que fornecem refúgio.. In: VII São Paulo Reserach Conference ? Cérebro e Pensamento, 2007, São Paulo. Anais do VII São Paulo Reserach Conference ? Cérebro e Pensamento, 2007.

39.
Lopes, J. M. P. ; VALENTINI, F. ; BALBINOTTI, M. A. A. . Perfil de Personalidade Vocacionais do Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental: Um estudo exploratório.. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

40.
VALENTINI, F.; VASCONCELLOS, S. J. L. ; Cunha, V ; Fontoura, A ; GAUER, G. J. C. . Traços de Personalidade e Posicionamentos acerca da adoção da pena de morte no Brasil: Um estudo exploratório sobre suas relações.. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão.

41.
VALENTINI, F.; Teodoro, M. L. M ; BALBINOTTI, M. A. A. . Relações entre os Tipos de Pesonalidades Vocacionais de Holland e o Modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade de McCrae e Costa: Projeto de Pesquisa.. In: XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2006, Porto Alegre. Anais do XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2006.

42.
VALENTINI, F.; Teodoro, M. L. M ; BALBINOTTI, M. A. A. . Relações entre Traços de Personalidade segundo os Cinco Grandes Fatores e o Modelo Hexagonal de Personalidades Vocacionais de Holland: Projeto de Pesquisa.. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica 2006, 2006, São Leopoldo, RS. Anais da Mostra UNISINOS de Iniciação Científica 2006, 2006.

43.
VALENTINI, F.; Cunha, V ; Fontoura, A ; VASCONCELLOS, S. J. L. ; GAUER, G. J. C. . Relações entre traços de personalidade e posicionamentos acerca da adoção da pena de morte no Brasil: um estudo exploratório.. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica 2006, 2006, São Leopoldo, RS. Anais da Mostra UNISINOS de Iniciação Científica 2006, 2006.

44.
VALENTINI, F.; VASCONCELLOS, S. J. L. ; GAUER, G. J. C. . Aspectos da personalidade e posicionamentos sobre a adoção da pena de morte: projeto de pesquisa. In: II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2005, Gramado. Anais do II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2005.

45.
VALENTINI, F.; VASCONCELLOS, S. J. L. . Aspectos da Personalidade e posicionamentos sobre a adoção da pena de morte: projeto de pesquisa.. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica 2005, 2005, São Leopoldo. Mostra UNISINOS de Iniciação Científica 2005, 2005.

46.
VALENTINI, F.; BALBINOTTI, M. A. A. ; OSTERMANN, M. C. . Perfil de Personalidade Vocacional de Alunos de Psicologia: Estudo Exploratório em Duas Universiadades Privadas Brasileiras. In: V Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica, 2005, Buenos Aires. V congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica. Buenos Aires, 2005.

47.
VALENTINI, F.; BENETTI, S. P. C. ; SILVA, M. B. . Relações entre Violência Familiar, Comunitária e Sexual no contexto de Adolescentes de São Leopoldo/RS. In: 30º Congreso Interamericano de Psicologia, 2005, Buenos Aires. 30º Congresso Interamericano de Psicologia. Buenos Aires, 2005.

48.
VALENTINI, F.; BALBINOTTI, M. A. A. ; OSTERMANN, M. C. . Perfil de Personalidade Vocacional de Alunos de Psicologia, Segundo o Sexo e a Faixa Etária. In: III Encontro Paranaense de Orientação Vocacional e Profissional, 2005, Maringá. III Encontro Paranaense de Orientação Vocacional e Profissional, 2005.

49.
VALENTINI, F.; BALBINOTTI, M. A. A. ; CANDIDO, M. O. . Perfil de Personalidade Vocacional de Soldados do Exército Brasileiro: Um Estudo Exploratório. In: III Encontro Paranaense de Orientação Vocacional e Profissional, 2005, Maringá. III Encontro Paranaense de Orientação Vocacional e Profissional, 2005.

50.
VALENTINI, F.; CANDIDO, M. O. ; OSTERMANN, M. C. . Personalidades vocacionais de soldados do exército brasileiro segundo o Modelo Hexagonal de Holland. In: XVII Salão de Iniciação Científica da Ufrgs, 2005, Porto Alegre. Anais do XVII Salão de Iniciação Científica da Ufrgs, 2005.

51.
OSTERMANN, M. C. ; VALENTINI, F. . Estudo do Perfil de Personalidades Vocacionais dos Estudantes de Psicologia, Conforme as Variáveis Sexo e Idade.. In: XVII Salão de Iniciação Científica da Ufrgs, 2005, Porto Alegre. XVII Salão de Iniciação Científica da Ufrgs, 2005.

52.
VALENTINI, F.; SILVA, M. B. ; BENETTI, S. P. C. . Relações entre violência familiar e comunitária no contexto de adolescentes de São Leopoldo/RS. In: XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira - Ufrgs, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de Iniciação Científica - Ufrgs, 2004.

53.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Museu Virtual. In: XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica - Ufrgs, 2003, Porto Alegre. XV Salão de Iniciação Científica - Ufrgs, 2003.

54.
ALCHIERI, J. C. ; VALENTINI, F. . Elaboração de um recurso ao ensino de história da avaliação psicológica: Museu Virtual de Psicologia. In: II Psicoinfo - Seminário Nacional de Psicologia e Informática, 2003, São Paulo. II Psicoinfo - Seminário Nacional de Psicologia e Informática, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
PEREIRA, M. M. ; FERREIRA, M. C. ; VALENTINI, FELIPE . Satisfação Laboral dos Médicos: O Impacto de Demandas e Recursos. PAIDÉIA (USP. ONLINE), 2018.

2.
LACERDA, I. P. ; VALENTINI, F. . Impacto da Moradia Estudantil no Desempenho Acadêmico e na Permanência na Universidade. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (IMPRESSO), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
VALENTINI, F.; ANDRADE, E. G. S. A. . Controle da aquiescência em variáveis multiníveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VALENTINI, FELIPE; GOLINO, H. F. . Exploring the Structure of Bifactor Models Using Parallel Analysis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VALENTINI, FELIPE; LACERDA, I. P. ; SILVA, C. A. ; VIANA, F. ; HENRICHS, N. S. M. ; FONSECA, A. A. ; ANDRADE, E. G. S. A. ; FAZOLO, R. R. . Intelligence Scores Non-biased by Depression and Anxiety. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VALENTINI, FELIPE; LIMA, R. M. F. ; LAROS, J. A. . As propriedades psicométricas dos itens e dos escores do SON-R 6-40. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VALENTINI, FELIPE; GOMES, C. M. A. ; MUNIZ, M. ; MECCA, T. P. ; LAROS, J. A. ; ANDRADE, J. M. . Modelo bi-factor de estrutura da WAIS-III. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VALENTINI, FELIPE. Informação, erro de medida e precisão na Teoria de Resposta ao Item. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VALENTINI, FELIPE; LAROS, J. A. ; LIMA, R. M. F. ; TAVARES, R. L. J. ; FONSECA, W. R. ; MORAIS, L. S. . Evidence of the construct validity of the Abstract and Spatial Reasoning Test. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VALENTINI, FELIPE; FERREIRA, M. C. . Brazilian Confirmatory Factor Analysis of the Utrecht Work Engagement Scale. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
VALENTINI, FELIPE; HAUCK FILHO, N. ; ANDRADE, J. M. . Estimation of Item Parameters in Different Sample Sizes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. . Interpretation of the Performance Scale of the SON-R 2 -7[a] a nonverbal test of intelligence. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VALENTINI, F.; FONSECA, W. R. ; TAVARES, R. L. J. ; MORAIS, L. S. ; LAROS, J. A. . Evidências da validade convergente do teste de raciocínio abstrato e espacial ? TRAE/UnB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
VALENTINI, F.. Aspectos Inovadores do SON-R 6-40. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
VALENTINI, F.. Aplicabilidade da modelagem por equações estruturais (MEE) em avaliação psicológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
VALENTINI, F.. Impacto do tamanho da amostra na estimação dos modelos da TRI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. . Interpretação dos subteste Mosaicos do Teste SON-R 2-7 por meio da TRI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Inventário de Estilos Parentais de Young (YPI): análise dos itens por meio da TRI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. ; JESUS, G. R. . Invariância da estrutura fatorial do teste de Inteligência SON-R 2,5 - 7 por meio da análise fatorial confirmatória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Adaptação e validação fatorial do Inventário de Estilos Parentais de Young no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
VALENTINI, F.; LAROS, J. A. . Relaciones entre estilos parentales y habilidades cognitivas de estudiantes de pregrado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Tradução e adaptação lingüística de instrumentos de avaliação psicológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
VALENTINI, F.; Karen, D . O uso do Questionário de Esquemas de Young como instrumento terapêutico: estudo de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Estudo de validação do 'Young Parenting Inventory (YPI)' para a população brasileira: projeto de pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. . Resultados Preliminares da Adaptação e Validação do Inventário de Estilos Parentais de Jeffrey Young (YPI) para o Nordeste Brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
VALENTINI, F.; Teodoro, M. L. M ; BALBINOTTI, M. A. A. . Relações entre os Tipos de Personalidades Vocacionais de Holland e o Modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade: Estudo Exploratório. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
VALENTINI, F.; Silveira, N. M. ; VASCONCELLOS, S. J. L. . Aspectos da Síndrome de Burnout em Policiais Civis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
VALENTINI, F.; Teodoro, M. L. M ; BALBINOTTI, M. A. A. . Relações entre os tipos de Personalidades Vocacionais de Holland e os Fatores Neuroticismo, Extroversão e Abertura à Experiência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
VALENTINI, F.; VASCONCELLOS, S. J. L. ; Cunha, V ; Fontoura, A . Estudo de Validação de conteúdo da Escala de Abertura à Experiência (EFA). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
Lopes, J. M. P. ; VALENTINI, F. ; BALBINOTTI, M. A. A. . Personalidade Vocacionais do Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental: Um estudo exploratório. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
VALENTINI, F.; VASCONCELLOS, S. J. L. ; Cunha, V ; Fontoura, A ; GAUER, G. J. C. . Traços de Personalidade e Posicionamentos acerca da adoção da pena de morte no Brasil: Um estudo exploratório sobre suas relações.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
VALENTINI, F.; VASCONCELLOS, S. J. L. ; GAUER, G. J. C. . Aspectos da personalidade e posicionamentos sobre a adoção da pena de morte: projeto de pesquisa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
VALENTINI, F.; BALBINOTTI, M. A. A. ; OSTERMANN, M. C. . Personalidade Vocacional de Alunos de Psicologia: Estudo Exploratório em Duas Universidades Privadas Brasileiras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
VALENTINI, F.; BENETTI, S. P. C. ; SILVA, M. B. . Relações entre Violência Familiar, Comunitária e Sexual no contexto de Adolescentes de São Leopoldo/RS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VALENTINI, F.. Relatório da análise de dados da pesquisa de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. 2011.

2.
VALENTINI, F.. Relatório Geral: Programa de Avaliação do Desempenho de Estudantes de Brasília ? 2010 ? SENAI. 2010.

3.
VALENTINI, F.. Relatório Técnico-Pedagógico Avaliação de Desempenho Docente de 2009 ? Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA). 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
VALENTINI, F.; HAUCK FILHO, N. ; GOLINO, H. F. . Introdução ao software R aplicado à psicometria. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
VALENTINI, F.. Equações Estruturais, Classes Latentes e Modelos Longitudinais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VALENTINI, FELIPE. Treinamento sobre Equações Estruturais. 2015. .

Demais trabalhos
1.
VALENTINI, F.; Silveira, N. M. . O Adoecimento no Trabalho - Síndrome de Burnout- Palestra realizada na Programação Comemorativa do XXVII Aniversário do SAS/Polícia Civil RS. 2007 (Palestra) .

2.
VALENTINI, F.. Desejo e Sedução - Palestra realizada na Aula Inaural das Práticas Disciplinares. 2004 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VALENTINI, FELIPE; FERREIRA, M. C.; Queiroga, F. Participação em banca de ÉRIKA GUIMARÃES SOARES DE AZEVEDO ANDRADE. O DESEMPENHO NO TRABALHO E RELAÇÕES COM INTELIGÊNCIA, SUPORTE À APRENDIZAGEM, JOB CRAFTING E COMPLEXIDADE SUBJETIVA DA TAREFA. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

2.
VALENTINI, FELIPE; GOLINO, H. F.; CASSEP-BORGES, V.. Participação em banca de ALESSANDRA ALVES FONSECA VARGAS. A INFORMATIZAÇÃO DO TESTE DE RACIOCÍNICO ABSTRATO E ESPACIAL (TRAE). 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

3.
VALENTINI, F.; FERREIRA, M. C.; SOUZA, M. A.. Participação em banca de Márcio dos Santos Guimarães. Liderança Virtuosa e Engajamento no Trabalho em Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

4.
VALENTINI, FELIPE; HAUCK FILHO, N.; Freitas, C. P. P. Participação em banca de Izabella Pirro Lacerda. O IMPACTO DO PROGRAMA DE MORADIA ESTUDANTIL SOBRE A VIDA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

5.
VALENTINI, FELIPE; BORSA, J. C.; MOURAO, L.. Participação em banca de Rejane Romero Fazolo. Ausência de evidências de validade de um instrumento para avaliação de traços de liderança. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

6.
VASQUES-MENEZES, I.; JACQUES, M. G.; VALENTINI, F.. Participação em banca de Paula Andréa Prata Ferreira. Burnout em Professores Universitários. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

7.
VALENTINI, F.; KRUSZIELSKI, L.; SILVA, J. A.. Participação em banca de Ari Alex Ramos. Memória de Trabalho Verbal no TDAH: Revisão Sistemática e Meta-Análise. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

8.
VALENTINI, F.; BAPTISTA, M. N.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Fernanda Silveira. Investigação de relações entre depressão, autoestima e qualidade de vida em crianças e adolescentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade São Francisco.

Teses de doutorado
1.
VALENTINI, FELIPE; MOURAO, L.; Freitas, C. P. P; FRANCA, L. H. F. P.; COELHO JUNIOR, F. A.; Andrade, J. B.. Participação em banca de Ana Claudia Fernandes Monteiro. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: DA ANÁLISE DE CONCEITO À TESTAGEM DE MODELOS EMPÍRICOS. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

2.
VALENTINI, FELIPE; MOURAO, L.; Abbad, G. S.; RODRIGUES, A. C. A.; FRANCA, L. H. F. P.. Participação em banca de Gustavo Silva Menezes. O impacto dos programas sociais na qualidade de vida de seus participantes. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

3.
VALENTINI, FELIPE; MOTA, M. M. P. E.; SOARES, A. B.; PAULA, F. V.; SANTOS, A. A.. Participação em banca de PEDRO VIANA DE FREITAS JUNIOR. RECONHECIMENTO DE PALAVRAS, FLUÊNCIA DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO: O PAPEL DA CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

4.
MOTA, M. M. P. E.; Metrrau, M. B.; SOARES, A. B.; BARROS, A. C. M. F.; FIGUEIREDO, V. L. M.; VALENTINI, FELIPE. Participação em banca de Mariângela Miranda Ferreira Macedo. WISC IV: Evidências de validade com grupos especiais. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

5.
VALENTINI, F.; BAPTISTA, M. N.; KUCZYNSKI, E.; NORONHA, A. P. P.; CAPITAO, C. G.. Participação em banca de Lisandra Borges Vieira Lima. Construção e estudos psicométricos da bateria de avaliação de descritores de depressão infantojuvenil (BADD-IJ). 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade São Francisco.

Qualificações de Doutorado
1.
SOARES, A. B.; BARDAGI, M. P.; VALENTINI, F.. Participação em banca de Marcia Cristina Lauria de Moraes Monteiro. Modelo multifatorial de adaptação acadêmica para estudantes universitários. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

2.
MOURAO, L.; COELHO JUNIOR, F. A.; FRANCA, L. H. F. P.; VALENTINI, FELIPE. Participação em banca de Ana Cláudia Fernandes Monteiro. O papel do planejamento pessoal no desenvolvimento profissional: um estudo longitudinal. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

3.
VALENTINI, F.; FERREIRA, M. C.; NEIVA, E. R.; MOURAO, L.. Participação em banca de André Luís Amorim Silva Filho. Antecedentes e Consequentes do Engajamento no Trabalho: Teste de um modelo mediacional com moderação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

4.
VALENTINI, F.; Abbad, G. S.; MOURAO, L.; FRANCA, L. H. F. P.. Participação em banca de Gustavo Silva Menezes. Avaliação de programas sociais: qualidade de vida um fator de impacto para participante. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

5.
VALENTINI, F.; MOTA, M. M. P. E.; SANTOS, A. A.; SOARES, A. B.. Participação em banca de Pedro Viana de Freitas Junior. O papel que a consciência morfológica exerce no reconhecimento de palavras, na fluência de leitura e na compreensão de texto. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

6.
Metrrau, M. B.; MOTA, M. M. P. E.; VALENTINI, FELIPE. Participação em banca de Mariângela Miranda Ferreira Macedo. Escalas Wechsler de Inteligência: evidências de validade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

Qualificações de Mestrado
1.
VALENTINI, FELIPE; BAPTISTA, M. N.; MOURAO, L.. Participação em banca de Sandra Helena Santos. Suporte à Aprendizagem em contexto de mudança organizacional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

2.
VALENTINI, FELIPE; MOTA, M. M. P. E.. Participação em banca de DALVA ALVES DOS SANTOS. CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO ORTOGRÁFICO NO PORTUGUÊS. 2017.

3.
VALENTINI, FELIPE; Freitas, C. P. P. Participação em banca de Luiz Henrique Santos e Silva. PAPEL DA MOTIVAÇÃO NAS RELAÇÕES DA DEMANDA, RECURSOS LABORAIS E PESSOAIS COM O ENGAJAMENTO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

4.
FERREIRA, M. C.; GONDIM, S. M. G.; VALENTINI, FELIPE. Participação em banca de Márcio dos Santos Guimarães. Liderança servidora e engajamento no trabalho. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

5.
VALENTINI, FELIPE; GOMES, C. M. A.; FERREIRA, M. C.. Participação em banca de Erika Guimarães Soares de Azevedo Andrade. Relações entre inteligência, job crafting, suporte à aprendizagem e desempenho no trabalho. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

6.
VALENTINI, FELIPE; PONCIANO, E. L. T.; GOLINO, H. F.. Participação em banca de Alessandra Alves Fonseca. O impacto da tecnologia da informação e comunicação no desempenho acadêmico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

7.
VALENTINI, FELIPE; GOMES, C. M. A.; MOURAO, L.. Participação em banca de Izabella Pirro Lacerda. Avaliação do desempenho acadêmico e qualidade de vida dos estudantes residentes da moradia estudantil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

8.
VALENTINI, F.; Abbad, G. S.; MOURAO, L.. Participação em banca de Rejane Romero Fazolo. Liderança no contexto da Marinha do Brasil: relações entre inteligência e engajamento no trabalho. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Controle da aquiescência em variáveis multiníveis.. 2017. (Congresso).

2.
The 10th Conference of The International Test Commission. Intelligence Scores Non-biased by Depression and Anxiety. 2016. (Congresso).

3.
XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2016. (Encontro).

4.
The 9th Conference of the International Test Commission. Evidence of the Construct Validity of the Abstract and Spatial Reasoning Test. 2014. (Congresso).

5.
XV Simpósio da ANPEPP. 2014. (Simpósio).

6.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y evolución psicológica. Análise fatorial para itens dicotômicos. 2013. (Congresso).

7.
XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. Evidências da validade convergente do Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial: modelagem multitraço-multimétodo. 2013. (Congresso).

8.
42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Evidências da Validade Convergente do Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial (TRAE-UnB). 2012. (Congresso).

9.
8th International Test Comission Conference. Interpretation of the Performance Scale of the SON-R 2 -7[a] a nonverbal test of intelligence.. 2012. (Congresso).

10.
XIV Simpósio da ANPEPP. 2012. (Simpósio).

11.
2º Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item. Interpretação dos subteste Mosaicos do Teste SON-R 2-7 por meio da TRI.. 2011. (Congresso).

12.
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Aspectos inovadores do SON-R 6-40. 2011. (Congresso).

13.
IX Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e II Congresso Lationo-Americano de Avaliação Psicológica. Invariância da estrutura fatorial do teste de Inteligência SON-R 2,5 - 7 por meio da análise fatorial confirmatória.. 2010. (Congresso).

14.
VII Congreso Iberoamericano de Psicologia. Adaptação e validação fatorial do Inventário de Estilos Parentais de Young no Brasil. 2010. (Congresso).

15.
VIII Congreso Latinoamericano de Psicoterapias Cognitivas. 2008. (Congresso).

16.
VII Semana Norte-Riograndense de Psicologia. 2008. (Outra).

17.
XV Jornadas de Investigación y IV Encuentro de Investigadores en Psicologia del MERCOSUR: Problemáticas Actuales. Aportes de la Investigación en Psicologia.. 2008. (Congresso).

18.
Fórum de Terapia Cognitiva para Desafios Clínicos (Dra. Judith Beck). 2007. (Simpósio).

19.
VI Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica.. 2007. (Congresso).

20.
XXXI Congreso Interamericano de Psicologia. 2007. (Congresso).

21.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2006. (Congresso).

22.
II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2005. (Congresso).

23.
III Encontro Paranaense de Orientação Vocacional e Profissional.III Encontro Paranaense de Orientação Vocacional e Profissional. 2005. (Encontro).

24.
I Simpósio de Saúde Mental do Hospital da Criança Santo Antônio. 2005. (Simpósio).

25.
V Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica. V Congreso Iberoamericano de Evaluación Psicológica. 2005. (Congresso).

26.
XXX Congreso Intaramericano de Psicologia. 2005. (Congresso).

27.
III Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e métodos projetivos. 2004. (Congresso).

28.
V Congresso da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Julia Caciano da Silva. Adaptação e validação do inventário de conformidade com as normas femininas e masculinas (CFNI e CMNI) à população brasileira. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Hugo Leonardo Póvoa Sandall. Desempenho no trabalho e satisfação do cliente. Início: 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira. (Orientador).

2.
Érika Guimarães Soares de Azevedo Andrade. Aprendizagem e desempenho no trabalho. Início: 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira. (Coorientador).

3.
Isabela Pirro Lacerda. Moradia Estudantil, desempenho acadêmico e habilidades socioemocionais. Início: 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira. (Coorientador).

4.
Maria da Glória Lima Leonardo. Cognição e psicologia positiva no contexto do trabalho. Início: 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Érika Guimarães Soares de Azevedo Andrade. O desempenho no trabalho e relações com inteligência, suporte à aprendizagem, job crafting e complexidade subjetiva da tarefa. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, . Orientador: Felipe Valentini.

2.
Alessandra Alves Fonseca. A informatização do Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial (TRAE). 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, . Orientador: Felipe Valentini.

3.
Izabella Pirro Lacerda. O impacto do programa de moradia estudantil sobre a vida acadêmica de estudantes de nível superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, . Orientador: Felipe Valentini.

4.
Sandra Helena Santos. Suporte à aprendizagem em ambientes de mudança organizacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, . Orientador: Felipe Valentini.

5.
Larissa Maria David Gabardo. Suporte social, avaliações autorreferentes e enriquecimento trabalho-família em psicólogos brasileiros. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Felipe Valentini.

6.
Maria da Gloria Lima Leonardo. Suporte organizacional, avaliações autorreferentes e comportamentos pró-sociais de quebra de normas organizacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, . Coorientador: Felipe Valentini.

7.
Vladmir Pinto Novaes. As relações das demandas e recursos do trabalho com o bem-estar laboral: Teste de um modelo de moderação. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, . Coorientador: Felipe Valentini.

8.
Rejane Romero Fazolo. Construção de um Instrumento para Avaliação de Traços de Liderança. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, . Orientador: Felipe Valentini.

Tese de doutorado
1.
André Luis Amorim Silva Filho. Engajamento no Trabalho: Contribuições da Liderança Ética e da Consciência Plena no Trabalho. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, . Coorientador: Felipe Valentini.

2.
Renata Silva de Carvalho Chinelato. Expandindo a Rede Nomológica do Engajamento no Trabalho em Amostras Brasileiras. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Coorientador: Felipe Valentini.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Larissa Lorentz. Estresse relacionado à profissão de motorista de veículo de carga: caminhoneiros de Luís Eduardo Magalhães - BA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Peritos em Psicologia do Trânsito) - Set Trânsito. Orientador: Felipe Valentini.

2.
Pricila de Sousa Santos. Construção e validação da Escala de Estresse em Condutores (EEC). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Peritos em Psicologia do Trânsito) - Set Trânsito. Orientador: Felipe Valentini.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
VALENTINI, FELIPE. Treinamento sobre Equações Estruturais. 2015. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 1:00:33