Eliana Guimarães Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1002879852439741
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Doutoranda da linha de pesquisas em Educação e Linguagem da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela mesma instituição. Atua como professora do ensino fundamental na Rede Municipal de Belo Horizonte e atuou como formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), vinculado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE). Membro do Grupo de Pesquisas do Letramento Literário (GPELL). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliana Guimarães Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, E. G.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Maria Zélia Versiani Machado.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O livro de literatura infantil no primeiro ciclo: um estudo sobre a mediação escolar da literatura em um contexto socioeconomicamente desfavorecido,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria Zélia Versiani Machado.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: leitura; letramento literário; formação de leitores; literatura.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Escolhas literárias de crianças no contexto de uma Biblioteca Pública Infanto-Juvenil.
Orientador: Aparecida Paiva.




Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Formadora, Enquadramento Funcional: Formadora - PNAIC, Carga horária: 20
Outras informações
Formadora de IES do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora do GPELL- Grupo de Pesquisas do Letramento Literário

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 20
Outras informações
Participação no projeto de formação de mediadores de leitura literária no município de Ibirité, promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, em integração com outros três municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Projeto de Extensão: "A páginas tantas: partilhando leituras". Coordenadora: Profª. Drª. Aracy Alves Martins.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista probic, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica - Probic. Projeto: "ANÁLISE DE LIVROS DO PNLEM ? PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DO ENSINO MÉDIO: HABILIDADES ESPECÍFICAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR DA LITERATURA". Orientadora: Profª. Drª. Maria Zélia Versiani Machado.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária do Ceale, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Auxílio nas atividades desenvolvidas pela equipe do GPELL/CEALE nas avaliações de livros para o PNBE/2008, sob coordenação da Profª. Drª. Aparecida Paiva.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapemig, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica - Edital Universal Fapemig. Projetos: "AUTORES MINEIROS DE CARTILHAS ESCOLARES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO EM MINAS GERAIS? e ?CARTILHAS ESCOLARES: IDEÁRIOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDITORIAIS; CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIOS ANALÍTICOS E DE CONHECIMENTO SOBRE A HISTORIA DA ALFABETIZAÇÃO E DAS CARTILHAS (MG, RS, MT,, 1870 ? 1997)?. Orientadora: Profª. Drª. Isabel Cristina Alves da Silva Frade.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACHADO, M. Z. V.2008 MACHADO, M. Z. V. ; ALMEIDA, E. G. . Leitura de poemas no Ensino Médio: estudo comparativo de livros didáticos do PNLEM. Revista Intercâmbio, v. XVII, p. 358-372, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
SIMOES, L. J. ; ALMEIDA, E. G. . Prosa para o pequeno leitor. In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. (Org.). PNBE na escola: Literatura na hora certa - guia 1. 1ed.Brasília: MEC/SEB, 2015, v. 1, p. 35-52.

2.
SIMOES, L. J. ; ALMEIDA, E. G. . Um dedo de prosa na sala de aula. In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. (Org.). PNBE na escola: Literatura na hora certa - guia 2. 1ed.Brasília: MEC/SEB, 2015, v. 2, p. 32-47.

3.
SIMOES, L. J. ; ALMEIDA, E. G. . Criança que aprende a ler fica toda prosa. In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais.. (Org.). PNBE na escola: Literatura na hora certa - guia 3. 1ed.Brasília: MEC/SEB, 2015, v. 3, p. 35-51.

4.
MACHADO, M. Z. V. ; MONTUANI, D. ; ALMEIDA, E. G. . Literatura na sala de aula: possibilidades de leitura literária no ciclo inicial da escolarização. In: Eliana Borges Correia de Albuquerque, Flávia Dias de Souza, Telma Ferraz Leal, Ester Calland de Sousa Rosa. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Caderno 04. 1ed.Brasília: MEC/SEB, 2015, v. 4, p. 45-57.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . O QUE É MESMO LITERATURA JUVENIL?. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente, SP. Anais (Trans)formação de leitores: travessias e travessuras - V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil CILJ/2017, 2017. p. 481-491.

2.
ALMEIDA, E. G.. Leitura literária e processos interativos em sala de aula: formação de leitores pelo acionamento das subjetividades. In: XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-americano: mediações de leitura literária, 2015, Belo Horizonte. Anais do XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-americano: mediações de leitura literária, 2015. v. I. p. 1022-1036.

3.
ALMEIDA, E. G.. A leitura de livros literários na escola: um estudo realizado em turmas do terceiro ano do ciclo de alfabetização. In: 10o. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10o. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

4.
ALMEIDA, E. G.. A mediação da leitura literária em sala de aula: entre dogmas religiosos e condicionantes morais. In: IX Jogo do Livro: Onde está a literatura? / III Fórum Ibero-Americano de Letramentos e Aprendizagens, 2011, Belo Horizonte. Anais do IX Jogo do Livro e III Fórum Ibero-americano de Letramentos e Aprendizagens, 2011.

5.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . Literatura na alfabetização: mediações e (des)motivações. In: III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010, Belo Horizonte. Anais do III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010.

6.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . LEITURA LITERÁRIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELAÇÕES POSSÍVEIS NA PRÁTICA DA SALA DE AULA. In: I ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE, 2009, BELO HORIZONTE. ANAIS - I ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE, 2009.

7.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . Leitura de poemas no Ensino Médio: estudo comparativo de livros didáticos do PNLEM. In: 16 COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16 COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007. v. 1. p. 357-357.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GROSSI ; ALMEIDA, E. G. . A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO CURRÍCULO DA ALFABETIZAÇÃO. In: X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017, Belo Horizonte. ANAIS DO X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017. p. 228-230.

2.
MACHADO, M. Z. V. ; ALMEIDA, E. G. ; Sequetto, C. ; GROSSI ; SOARES, A. P. C. ; SOARES, C . A configuração de gêneros da literatura infantil e juvenil - LIJ. In: 1º Forum Ibero-Americano de Literacias, 2009, Braga. Programme and Abstracts - 16ª European Conference on Reading - 1º Forum Ibero-Americano de Literacias, 2009. p. 534.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, E. G.. Práticas de ensino e a formação de leitores literários no Ensino Fundamental: alguns limites, muitas possibilidades. In: II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções, 2014, Belo Horizonte. II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções, 2014.

2.
ALMEIDA, E. G.. ESCOLHAS LITERÁRIAS DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE UMA BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTO-JUVENIL. In: 17 COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2009, CAMPINAS-SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas-SP: ALB, 2009. p. 413-413.

3.
ALMEIDA, E. G.; Sequetto, C. ; MACHADO, M. Z. V. . Letramento literário: o gênero poema em um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio. In: 17 InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2009, São Paulo - SP. Caderno de Resumos - 17 InPLA: Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada. São Paulo, 2009. p. 330-331.

4.
ALMEIDA, E. G.; MARTINS, A. A. . A páginas tantas: partilhando leituras. In: Semana do Conhecimento - UFMG, 2008, Belo Horizonte. Anais da Semana do Conhecimento, 2008.

5.
MACHADO, M. Z. V. ; ALMEIDA, E. G. . LEITURA DE POEMAS NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO COMPARATIVO DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLEM. In: 16. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. 16. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007. v. 1. p. 33-33.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . A importância da biblioteca escolar e da sala de aula como espaços de leitura e de formação literária para jovens leitores de periferia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GROSSI ; ALMEIDA, E. G. . A importância do letramento literário no currículo da alfabetização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LEAL, L. M. P. A. S. ; ALMEIDA, E. G. ; MACHADO, M. Z. V. . Literatura juvenil na perspectiva dos leitores e dos mediadores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . O QUE É MESMO LITERATURA JUVENIL?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALMEIDA, E. G.. Compartilhando experiências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALMEIDA, E. G.. Leitura literária e processos interativos em sala de aula: formação de leitores pelo acionamento das subjetividades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALMEIDA, E. G.. Práticas de ensino e a formação de leitores literários no Ensino Fundamental: alguns limites, muitas possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ALMEIDA, E. G.. A mediação da leitura literária em sala de aula: entre dogmas religiosos e condicionantes morais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, E. G.. LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: MEDIAÇÕES E (DES)MOTIVAÇÕES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALMEIDA, E. G.; Sequetto, C. . Letramento Literário: O gênero poema em um livro didático de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALMEIDA, E. G.. Escolhas literárias de crianças no contexto de uma biblioteca pública infanto-juvenil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALMEIDA, E. G.. Leitura literária no processo de alfabetização: Relações possíveis na prática da sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MACHADO, M. Z. V. ; ALMEIDA, E. G. . LEITURA DE POEMAS NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO COMPARATIVO DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . Análise de Livros do PNLEM: Programa Nacional do Livro do Ensino Médio: Habilidades específicas na formação do leitor da literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . LEITURA DE POEMAS NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO COMPARATIVO DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, E. G.; FRADE, I C A S . O complexo trabalho de produção do pré-livro "O Barquinho Amarelo": um trabalho de pesquisa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, E. G.; PAIVA, A. . Escolhas literárias de crianças no contexto de uma Biblioteca Pública Infanto-Juvenil 2008 (Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia)).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, E. G.. Programa Nacional do Livro Didático - Alfabetização na Idade Certa 2014 ? PNLD/PNAIC 2014. 2014.

2.
ALMEIDA, E. G.. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE 2014. 2013.

3.
ALMEIDA, E. G.. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE/2013. 2012.

4.
ALMEIDA, E. G.. Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE/2012. 2011.

5.
ALMEIDA, E. G.. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE/2011. 2010.

6.
ALMEIDA, E. G.. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE/2010. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, E. G.. XI SEMINÁRIO DE ANÁLISE E PRÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA - APEP. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . 9º Seminário de Língua Portuguesa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . X Seminário de estágio. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . X Seminário de Estágio em Língua Portuguesa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, E. G.; MONTUANI, D. ; MAIA, V. ; MORAIS, E. M. C. ; SOUZA, J. F. . XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-americano: mediações de leitura literária. 2015. (Comissão científica).

2.
ALMEIDA, E. G.. XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-americano: Mediações de leitura literária. 2015. (Comissão científica).

3.
ALCANTARA, F. ; ALMEIDA, E. G. . Curso de Formação de Mediadores de Leitura Literária. 2013. .

4.
ALMEIDA, E. G.; MACHADO, M. Z. V. . Relatório individual - Probic/FAPEMIG. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
ALMEIDA, E. G.; FRADE, I C A S . Relatório Técnico detalhado de conclusão individual de bolsista. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BIELLA, J. C.; GAMA-KHALIL, M. M.; FERNANDES JUNIOR, A.; ANDRADE, P. F.; ALMEIDA, E. G.. Participação em banca de Sandra Helena Borges. Ler poemas e brincar, cantar e animar: uma experiência rumo ao letramento literário. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALMEIDA, E. G.; GORETE NETO, M.. Participação em banca de Ana Maria Gonçalves dos Santos. O trabalho com gêneros textuais e sua influência na produção escrita de crianças de 3º ano do 1º ciclo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ALMEIDA, E. G.; GORETE NETO, M.. Participação em banca de Andréa Almeida da Silva. A formação de escritores: uma análise da prática docente na interface com a produção textual dos alunos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ALMEIDA, E. G.; GORETE NETO, M.. Participação em banca de Claudete Reis Elias Silva Souza. Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
ALMEIDA, E. G.; GORETE NETO, M.. Participação em banca de Eliana Maria da Silva e Castro. Os jogos como instrumento facilitador na aquisição da consciência fonológica por alunos do PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
ALMEIDA, E. G.; GORETE NETO, M.. Participação em banca de Geise Santana da Rocha Maciel. A utilização de estratégias de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora de uma turma do segundo ano do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CICLO DE DEBATES DO GPEALE: LITERATURA NA ESCOLA.A importância da biblioteca escolar e da sala de aula como espaços de leitura e de formação literária para jovens leitores de periferia. 2018. (Encontro).

2.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. O QUE É MESMO LITERATURA JUVENIL?. 2017. (Congresso).

3.
XII JOGO DO LIVRO E II SEMINÁRIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO: PALAVRAS EM DERIVA.Literatura juvenil na perspectiva dos leitores e dos mediadores. 2017. (Seminário).

4.
X Simpósio Nac. de Pesquisa em Educação e X Simpósio de Pedagoagogiia.A importância do letramento literário no currículo da alfabetização. 2017. (Simpósio).

5.
XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-americano: Mediações de leitura literária. Sessão de comunicações orais nº 24. 2015. (Congresso).

6.
XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-americano: Mediações de leitura literária. Leitura literária e processos interativos em sala de aula: formação de leitores pelo acionamento das subjetividades. 2015. (Congresso).

7.
II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções.Práticas de ensino e a formação de leitores literários no Ensino Fundamental: alguns limites, muitas possibilidades. 2014. (Simpósio).

8.
Seminário Socioambiental - memória e identidade. 2012. (Seminário).

9.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A leitura de livros literários na escola: um estudo realizado em turmas do terceiro ano do ciclo de alfabetização. 2011. (Encontro).

10.
IX Jogo do Livro: Onde está a literatura? e III Fórum Ibero-americano de Letramentos e Aprendizagens. A mediação da leitura literária em sala de aula: entre dogmas religiosos e condicionantes morais. 2011. (Congresso).

11.
Palestra: "Conhecimentos linguísticos" - Professora Maria das Graças Costa Val. 2011. (Outra).

12.
Palestra: "O que é ensinar gramática" - Professora: Maria das Graças Costa Val. 2011. (Outra).

13.
Curso de Combate ao desperdício de energia elétrica - "Cemig nas escolas - procel". 2010. (Outra).

14.
Seminário Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE.Coordenação de Sessão de Discussão. 2010. (Seminário).

15.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XV ENDIPE.Coordenação de Sessão de Pôster. 2010. (Encontro).

16.
17 COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. Escolhas literárias de crianças no contexto de uma biblioteca pública infanto-juvenil. 2009. (Congresso).

17.
17 InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Letramento literário: o gênero poema em um livro didático de Língua Portuguesa. 2009. (Congresso).

18.
32a. Reunião anual da Anped. 2009. (Encontro).

19.
I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de pós-graduação em Educaçã de Belo Horizonte.Leitura literária no processo de alfabetização: relações possíveis na pática da sala de aula. 2009. (Encontro).

20.
O jogo do livro VIII: A tela e o livro. Mediação da sessão de comunicação: Biblioteca. 2009. (Congresso).

21.
Ceale debate com Cristina Mello. Tema: "A formação de leitores de literatura". 2008. (Seminário).

22.
Semana do Conhecimento - UFMG.A páginas tantas: Partilhando leituras. 2008. (Encontro).

23.
16. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Leitura de poemas no Ensino Médio: Estudo comparativo de livros didáticos do PNLEM. 2007. (Congresso).

24.
16 COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Leitura de poemas no Ensino Médio: Estudo comparativo de livros didáticos do PNLEM. 2007. (Congresso).

25.
30a. Reunião Anual da Anped. 2007. (Encontro).

26.
Ceale debate com Carla Coscareli - "A produção de gêneros textuais na Escola". 2007. (Seminário).

27.
Ceale debate com Isabel Frade. Tema: "A Escolarização da Escrita: Métodos de Alfabetização e Métodos de Ensino". 2007. (Seminário).

28.
Ceale debate com Marcos Bagno. Tema: "Por uma Pedagogia da Variação Lingüística". 2007. (Seminário).

29.
Escolhas em Jogo - O Jogo do Livro VII. 2007. (Encontro).

30.
XVI Semana de Iniciação Científica da UFMG.Análise de Livros do PNLEM: Programa Nacional do Livro do Ensino Médio: Habilidades específicas da formação do leitor da literatura. 2007. (Encontro).

31.
Ceale debate com Judith Green. Tema: "Alfabetização e Letramento". 2006. (Seminário).

32.
Ceale debate com Magda Soares. Tema: "Alfabetização: A questão dos Métodos". 2006. (Seminário).

33.
Ceale Debate com Marcos Bagno. Tema: "Nada na Língua é por acaso: Variação e Mudanças no Ensino de Português". 2006. (Seminário).

34.
Ceale Debate com Maria da Graça Costa Val. Tema: "O que as crianças não alfabetizadas sabem sobre texto escrito". 2006. (Seminário).

35.
Ceale Debate com Telma Weisz. Tema: "Formação de Alfabetizadores". 2006. (Seminário).

36.
XV Semana de Iniciação Científica da UFMG.O complexo trabalho de produção do pré-livro "O barquinho amarelo": um trabalho de pesquisa. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, E. G.. XI Jogo do Livro e I Seminário Latino Americano: Mediações de Leitura Literária. 2015. (Congresso).

2.
GPELL ; ALMEIDA, E. G. . O jogo do livro VIII: A tela e o livro. 2009. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 15:17:26