Rogério de Avellar Campos Cordeiro

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  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Cândido Mendes (2006) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009). Atualmente é professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Foi analista de TI e professor substituto dessa mesma instituição até o ano de 2009. Tem experiência na área de Ciência da Computação nas áreas de Inteligência Ambiental, Inteligência Coletiva e Informática na Educação (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rogério de Avellar Campos Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
AVELLAR, R.;CORDEIRO, R. A.;de Avellar Campos Cordeiro, Rogerio

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Fluminense, GTI/Campus Campos-Guarus.
Rua Dr. Siqueira, 273
Dom Bosco
28030-130 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27372400
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2014 interrompida
Doutorado interrompido em 2017 em Computação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Orientador: Ana Cristina Bicharra Garcia.
Ano de interrupção: 2017
2007 - 2009
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: UM FRAMEWORK DE PERSISTÊNCIA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA CATALOGAÇÃO EM REPOSITÓRIOS,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Clevi Elena Rapkiewicz e Leandro Krug Wives.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem; Metadados; Catalogação; Persistência; Framework.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Informação e comunicação.
2002 - 2006
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Framework para mapeamento dinâmico Objeto-Relacional.
Orientador: Mark Douglas de Azevedo Jacyntho.
2002 - 2002
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, CEFET/CAMPOS, Brasil.
1998 - 2002
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, CEFET/CAMPOS, Brasil.
1997 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, CEFET/CAMPOS, Brasil.




Formação Complementar


2014
Doutorado em Computação - Aluno Especial. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
Designing and Assessing Interactive Systems Using Task Models. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Computação, SBC, Brasil.
2015 - 2015
Pesquisa em UX: coleta e síntese de dados. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Computação, SBC, Brasil.
2014 - 2014
Utilizando Ferramentas NI para Desenv de Aplic. (Carga horária: 35h).
National Instruments Brazil, NIB, Brasil.
2013 - 2013
Doutorado em Computação - Aluno especial. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Tutores em EAD na Plataforma Moodle. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2009 - 2009
Segurança da Informação. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento Asterisk. (Carga horária: 36h).
V.Office, V.OFFICE, Brasil.
2009 - 2009
Administração de Vídeoconferência. (Carga horária: 40h).
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PB), RNP, Brasil.
2009 - 2009
Gestão da Tecnologia da Informação. (Carga horária: 16h).
Kali Software, KS, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento em Administração e Uso do Sist. CACIC. (Carga horária: 32h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, CEFET-CAMPOS, Brasil.
2008 - 2008
Auditoria e Análise Forense. (Carga horária: 40h).
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução a Programação Orientada a Objetos. (Carga horária: 12h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Conectiva Pro ++. (Carga horária: 60h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Conectiva Pro +. (Carga horária: 60h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Cisco Ccna 2. (Carga horária: 60h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Cisco Ccna 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2004 - 2004
Sig. (Carga horária: 2h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2004 - 2004
Extreme Programming Xp. (Carga horária: 4h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2004 - 2004
Xml. (Carga horária: 4h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2004 - 2004
Criando Sites Apenas Com Fireworks. (Carga horária: 2h).
Instituto de Formação Internet, INFNET, Brasil.
2004 - 2004
O Studio Mx no Ensino a Distância. (Carga horária: 2h).
Instituto de Formação Internet, INFNET, Brasil.
2004 - 2004
Criando Banners Animados Com o Fireworks. (Carga horária: 2h).
Instituto de Formação Internet, INFNET, Brasil.
2002 - 2002
Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 40h).
Terceira Igreja Batista de Campos, TIBC, Brasil.
2002 - 2002
Orientação a Objetos Utilizando Uml e Java. (Carga horária: 25h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, CEFET/CAMPOS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Informática

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de TI, Carga horária: 40
Outras informações
Analista de TI

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Informática, Carga horária: 20

Atividades

07/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Institut Federal Fluminense, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Local Permanentes de Obras e Planejamento.
06/2013 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Institut Federal Fluminense, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Local para construção da orientação normativa.
06/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Institut Federal Fluminense, .

Cargo ou função
Membro da comissão local para Regulamentação das Atividades Docente.
01/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Institut Federal Fluminense, .

Cargo ou função
Membro da comissão central da Regulamentação da Atividade Docente.

Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica, SETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador orientador


Vertv Comunicações S A, VERTV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44

Atividades

3/2005 - 02/2007
Direção e administração, Net Campos dos Goytacazes, .

Cargo ou função
Gerente da área de TI.

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Atividades

11/2003 - 2/2005
Estágios , Instituto Candido Mendes - Campos do Goytacaze, Universidade Candido Mendes.

Estágio realizado
Estágio no CPD em desenvolvimento WEB.
8/2002 - 11/2003
Estágios , Instituto Candido Mendes - Campos do Goytacaze, Universidade Candido Mendes.

Estágio realizado
Estágio do CPD no área de Suporte e Manuntenção.

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

10/2004 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biociências e Biotecnologia, Leprod Laboratório de Engenharia de Produção.

5/2005 - 5/2006
Treinamentos ministrados , Centro de Biociências e Biotecnologia, Leprod Laboratório de Engenharia de Produção.

Treinamentos ministrados
Oficina de PHP
Flash para objetos de aprendizagem

Colégio Estadual João Pessoa, CEJP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrante do curso "Como fazer uma Home Page utilizando HTML e suas ferramentas" em convênio com o Sindicato dos Trabalhadores

Atividades

8/2001 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Colégio Estadual João Pessoa, .

Treinamentos ministrados
Curso

Ici Brasil S/A, ICI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

1/2004 - 12/2004
Direção e administração, Mutirão Pela Vida, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.

Terceira Igreja Batista de Campos, TIBC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 12
Outras informações
Integrante da Coordenação de Informática

Atividades

6/2003 - 12/2003
Treinamentos ministrados , Tibc, .

Treinamentos ministrados
Curso de Informática Básica em convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET)
1/2000 - 12/2003
Direção e administração, Tibc, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
1/1999 - 6/1999
Treinamentos ministrados , Tibc, .

Treinamentos ministrados
Curso de Informática Básica


Linhas de pesquisa


1.
Informática na Educação
2.
Engenharia de Software
3.
Hipermídia


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
RAct-h: Reconhecimento de Atividades Humanas por dados de mobilidade
Descrição: O Reconhecimento da Atividade Humana (RAH) é uma importante área da computação que busca, a partir de uma série de observações, compreender comportamentos que pode envolver desde partes isoladas do corpo até a interações com outros objetos e os sentidos humanos. É uma área importante pois tem aplicabilidade em diversas áreas como monitoramento de pessoas, sistemas de segurança, recomendação de serviços, etc. Graças aos grandes avanços das indústrias da microeletrônica e sistemas computacionais, diversos dispositivos e sistemas que identificam as posições geográfica das pessoas foram desenvolvidos e acabam fazendo parte do nosso dia-a-dia (smartphones, carros, redes sociais, etc.). Inferir a atividade executada por uma pessoa a partir de um conjunto tão limitado de informações como a geolocalização e horário é o principal desafio imposto por esta abordagem. Desta forma, este projeto tem como objetivo contribuir com avanços no processo de Reconhecimento de Atividades Humanas por dados de mobilidade ao propor alternativas que aprimorem os métodos atuais de RAH. Com uma metodologia composta de quatro macro etapas (levantamento do referencial teórico, análise dos trabalhos e contextualização, experimentos e prototipações, análise e disponibilização dos resultados), esperamos obter um panorama próprio acerca do estado atual dos processo de RAH, desenvolver soluções que aumentem a acurácia dos mecanismos de reconhecimento e disponibilizar datasets rotulados nacionais de modo que outros trabalhos também contribuam com o avanço da ciência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Coordenador / Jaqueline Passos do Nascimento - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2015
Aquisição de Dados via BCI para utilização em Sistemas de Recomendação Educacional
Descrição: A utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de apoio a aprendizagem têm ganhado cada vez mais espaços nos ambientes educacionais. Os Sistemas de Recomendação têm com objetivo apoiar os usuários lidando com grandes volume de informação e tratando-as numa pré-seleção sobre assuntos no qual ele pode estar interessado. No contexto educacional, estes sistemas são conhecidos como ERS (Educational Recomender Systems) onde na maioria dos casos são recomendações de materais ou atividades destinadas à aprendizagem. Porém, diferente dos sistemas de recomendação tradicionais (ex: e-commerce), eles não podem apenas se basear em preferências do usuário, mas também levar em consideração a orientação pedagógica, padrões de comportamento e, se possível, aspectos subjetivos como foco, atenção, motivação, etc. Desta forma, este projeto tem como objetivo permitir que recursos sejam adequadamente recomendados ao se observar, em tempo e execução, necessidades implícitas e explícitas ao usuário, que serão previamente obtidas e modeladas com o auxílio dos Brain Computer Interface (BCI)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Coordenador / Rafael Lima Rodrigues de Figueiredo - Integrante.
2012 - 2013
Reusabilidade de objetos e tecnologias de aprendizagem
Descrição: Na assim chamada Sociedade da Informação (CASTELLS, 2002), diferentes tipos de recursos educacionais suportados por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem-se apresentado como ferramentas eficientes e necessárias no processo de ensino-aprendizagem. Entre os recursos que podem ser considerados ferramentas integradas a estratégias de ensino e aprendizagem, destacam-se os Objetos de Aprendizagem (OA), definidos como entidades digitais (ou não) que possam ser utilizadas, reutilizadas ou referenciadas durante o aprendizado suportado por tecnologias (IEEE, 2002). Esta reusabilidade pode ser entendida como o grau de facilidade que um objeto possui para ser reusado. Normalmente estes OA são disponibilizados em repositórios, isto é, uma forma de armazenamento de objetos digitais que tem a capacidade de manter e gerenciar material por longos períodos de tempo e prover o acesso apropriado (VIANA, MÁRDERO e SHINTAKU, 2005 ). Também denominado de ROAs (Repositórios de Objetos de Aprendizagem), eles proveem recursos de modo a facilitar a localização dos OA, que, atuando como filtros, permitem realizar a localização mediante alguns parâmetros. Atualmente, tanto os OAs como os ROAs têm deixado de atender as demandas dos usuários. Por parte dos objetos, existe um acoplamento muito forte entre o conteúdo abordado, os elementos gráficos e a tecnologia envolvida. Já os repositórios, a ineficiência na busca por objetos tem sido o principal agravante, seja por não apresentar resultados consistentes ou por não oferecem outros recursos além das pesquisas (como a correlação entre objetos, granularização de objetos, etc.).Por esta razão, este projeto consiste em solucionar esta problemática propondo mecanismos que viabilizem e/ou aprimorem a reusabilidade destes recursos. Uma vez que ela possa ser planejada e prevista desde a concepção de um objeto até a disponibilização nos ROAs..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Coordenador / Clevi Elena Rapkiewicz - Integrante / Leandro Krug Wives - Integrante / Breno Terra - Integrante / Luiz Henrique Ribeiro Bernardes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2012
SIGA-EPCT
Descrição: O SIGA-EPCT é um sistema integrado de gestão acadêmica que está sendo desenvolvido com tecnologias livres e de forma colaborativa pelas próprias instituições participantes da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Esse projeto tem o apoio do Ministério da Educação do Brasil - MEC, através da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica - SETEC. O objetivo deste projeto é planejar, desenvolver, implantar e dar suporte ao Sistema Integrado Gestão Acadêmica ? SIGA-EPCT, provendo as unidades acadêmicas supervisionadas pela SETEC/MEC de instrumentos e ferramentas que contribuam para sua gestão efetiva, tanto acadêmica quanto administrativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Integrante / Ana Silvia Ribeiro Escocard Santiago - Integrante / Allan Edgard Silva Freitas - Integrante / Ana Paula Muller Giancoli - Integrante / Márlon Oliveira da Silva - Coordenador.Financiador(es): Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica - Bolsa / Instituto Federal Fluminense - Cooperação.
2011 - 2011
Interligação da telefonia dos campi do Instituto Federal Fluminense por meio de Voz sobre IP (VOIP)
Descrição: Esse projeto vem apresentar uma proposta de pesquisa sobre este tema a fim de documentar, determinar padrões e ferramentas para auxiliar a implantação e a utilização sistêmica da telefonia sobre IP no IFF. Assim, espera-se que no decorrer da pesquisa, proponham-se as tecnologias que melhor apresentar desempenho, estabilidade e interoperabilidade. É também proposta desse projeto desenvolver aplicações que atendam as necessidades internas do IFF, como por exemplo, a automatização da ouvidoria a ser criada pelo IFF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2009
Utilização de tecnologia de informação no ensino de Ciências
Descrição: Desenvolvimento de estratégias e ferramentas para ensino de computação, particularmente de algoritmos e programação. Iniciou com o levantamento de competëncias necessárias para o exercício profissional da área de computação e informática. Continua buscando formas de desenvolver tais competëncias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Integrante / Clevi Elena Rapkiewicz - Coordenador / José Antonio Moreira Xexeo - Integrante / Carla Delgado - Integrante / José Carlos Rocha Pereira Júnior - Integrante / Núbia dos Santos Rosa - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Fluminense - Cooperação / Instituto Militar de Engenharia - Cooperação.
2004 - 2009
Desenvolvendo estratégias e ferramentas para o ensino de algoritmos e programação
Descrição: Desenvolvimento de ferramantas computacionais e ambientes na Internet para o ensino de Matemática, Física e Química. Cooperação com Laboratório de Ciências Químicas da UENF, professora Maria Cristina Canela (DSc em Química). Cooperação com o Laboratório de Ciências Físicas da UENF, professora Marilia da Paixão Linhares (DSc em Fisica). Cooperação com o CEFET Campos, Licenciatura em Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Integrante / Ernesto Macedo Reis - Integrante / Maria Cristina Canela - Integrante / Silvia Cristina Freitas Batista - Integrante / Marilia da Paixão Linhares - Integrante / Gilmara Teixeira Barcelos - Integrante / Fábio Pereira da Silva - Integrante / Marlon Freitas de Abreu - Integrante / Ektor Matos de Almeida - Integrante / Ana Beatriz Pereira Sobrinho - Integrante / Gláucia Gonzaga - Integrante / Clevi Elena Rapkiewicz - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal Fluminense - Cooperação / Universidade Candido Mendes - Cooperação / Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2004 - 2008
Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Química
Descrição: Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Química, financiado pela UNESCO no âmbito da Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED) através do Ministério da Educação. A coordenação tecnológica é realizada pela Clevi Elena Rapkiewicz. A coordenação da área de domínio é feita pela doutora em Química Maria Cristina Canela. O financiamento é feito através de bolsa atribuída a todos participantes. No caso dos dois coordenadores, bolsa de pesquisador CNPq nível 2C..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Integrante / Maria Cristina Canela - Coordenador / Clevi Elena Rapkiewicz - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa / Organização das Nações Unidas Para a Educação Ciência e Cultura - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 11


Projetos de extensão


2015 - 2016
Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento de educação ambiental
Descrição: Um dos grandes desafios do processo educacional é encontrar formas agradáveis de transmissão do conhecimento e de estímulo ao raciocínio crítico e formação cidadã para os estudantes e a comunidade em geral. Neste contexto, o computador pode ser utilizado para enriquecer ambientes de aprendizagem e auxiliar o aprendiz no processo de construção do seu conhecimento (VALENTE, 1999). Atualmente, uma variedade de conteúdos educacionais tem sido disponibilizada em vários formatos, por meio de diferentes plataformas e sobre vários assuntos. Especificamente para questões da educação ambiental, além da escassez destes recursos, análises prévias apontaram que muitos deles estão descontextualizados com a realidade da comunidade local e assim tornam-se necessárias novas pesquisas ou o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas que atendam as necessidades educacionais de cunho ambiental. Neste sentido, este projeto propõe a aplicação de recursos educacionais digitais nos ambientes educacionais que alcance jovens em idade escolar e toda comunidade com acesso a internet, que funcione como instrumento de educação ambiental. Os recursos serão provenientes de pesquisas(buscas) na internet ou desenvolvidos pela própria equipe, e serão utilizados nos ciclo de palestras na(s) escola(s) pública(s) e comunidade ao redor sobre o assunto. Todo este material será condensado em uma página na internet, tendo em vista que ela é uma das grandes difusoras de conhecimento e utilizada por todas as faixas etárias. Além disso, a página também poderá ser acessada por toda comunidade escolar interna, e por professores que desejarem usa-la de forma interdisciplinar em suas aulas. Além da educação ambiental, este projeto busca também difundir na comunidade algumas das atividades desenvolvidas pelo Instituto Federal Fluminense no contexto Ambiental, tais como cursos, projetos, profissionais, etc. Desta forma, espera-se despertar um interesse maior pelos cursos oferecidos pela instituição e que um perfil de ingressos mais contextualizados com os assuntos dos cursos técnico em meio ambiente e engenharia ambiental seja formado, de modo a diminuir a evasão de alunos nesses cursos. Durante a execução do projeto alguns instrumentos avaliativos serão aplicados objetivo de coletar o nível de conhecimento dos alunos. Ao final das atividades, os alunos serão reavaliados para que se possa identificar o aumento da consciência ambiental dos alunos participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Coordenador / Grazielle Almeida de Souza Silva - Integrante / Danilo Figueira Nunes - Integrante / Eliliane Vasconcelos Correa Almada - Integrante.
2014 - 2016
Engenhocas: protótipos abertos para materialização do conhecimento
Descrição: O projeto denominado 'Engenhoca' busca estreitar o relacionamento prático-teórico através de inventos criativos e inovadores desenvolvidos pelos próprios aprendizes. Estes inventos, que podem ser desde softwares até protótipos de equipamentos automatizados, permitirão aos aprendizes condensar e viabilizar, em um único invento, conteúdos e assuntos de disciplinas distintas. Desenvolvidos com o apoio e a supervisão de alguns professores, todo o processo e materiais utilizados na produção dos inventos será convertido na forma de um tutorial que será disponibilizado na internet, onde a reprodução poderá ser feita por qualquer pessoa. Além de estimular o pensamento crítico e criativo dos aprendizes, será uma forma de divulgar os cursos e atividades desenvolvidas no IFFluminense..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Guarus em foco
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Experiências
Descrição: A utilização de recursos pedagógicos digitais nos ambientes de aprendizagem tem sido algo amplamente recomendada por estreitar o relacionamento prático-teórico aos alunos. A curva de aprendizagem é potencializada ainda mais quando eles são elaborados e produzidos pelos próprios aprendizes. E este é um dos objetivos do projeto Experiências, que visa a construção destes recursos para serem difundido em escolas públicas como forma de materializar conceitos e princípios de disciplinas básicas como matemática, física, química, etc. Elaborados pelos próprios alunos da instituição sob o contexto da Robótica Educacional, eles ainda permitirão a reprodução destes recursos utilizado materiais de baixo custo e/ou reutilizáveis..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2014
Extraclasse: informativos educacionais
Descrição: Projeto destinado a disseminação de informações nos espaços educacionais (pátios, quiosques, etc.), tais como informações relevantes ao campus/instituto e a educação de forma geral, onde, além disso, as coordenações/setores/núcleos poderão veicular, de forma independente, informações que muita das vezes não são publicadas no portal por se tratar de uma particularidade ou pela limitação de recursos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Coordenador / Mauricio Pinto da Costa - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Fluminense - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2014
Extraclasse: informativos educacionais
Descrição: Devido a necessidade de manter o público informado sobre as diversas atividades que acontece na região e, principalmente daquelas desenvolvidas pelo IFFluminense, o presente trabalho desenvolveu e vem aprimorando um canal de comunicação para difundir tais informações. Diariamente, são divulgadas notícias, informações, avisos, etc. sempre relacionadas à educação e mercado de trabalho como temas principais, mas também à questões como arte, cultura, cidadania e inclusão social. Uma outra vertente deste projeto é oferecer capacitações sobre os softwares utilizados no projeto, tendo em vista que muito deles podem servir de ferramentas de apoio ao ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Navegando na Microbiologia: Um encontro entre o virtual e o microscópico
Descrição: Esse projeto tem como objetivo difundir os conhecimentos em Microbiologia, Saúde Pública e áreas interrelacionadas, utilizando ludicamente a internet através de uma página divulgadora das atividades do Laboratório de Microbiologia de Alimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Integrante / Paula Aparecida Martins Borges Bastos - Coordenador / Carolina Relvas Chaves - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Fluminense - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2011
Objetos de Aprendizagem: Uma proposta de conhecimento na área de Microbiologia
Descrição: Estudar o processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com conhecimentos na área de Biologia Celular, Microbiologia, Saúde Pública e áreas interrelacionadas a fim de disponibilizá-las para professores, alunos e da sociedade em geral, seja através do laboratórios de informática ou através da internet..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Coordenador / Paula Aparecida Martins Borges Bastos - Integrante / Carolina Relvas Chaves - Integrante / Juliana Gonçalves Vidigal - Integrante / Luiz Antônio Vieira da Silva - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Fluminense - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2011
Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o ensino de disciplinas agroindustriais
Descrição: O IFF campus Bom Jesus do Itabapoana tem em sua essência o ensino de disciplinas voltadas à agropecuária e agroindústria. Na forma de Objetos de Aprendizagem (OA) os aprendizes poderão interagir com tais recursos a fim de obter o conhecimento e habilidades necessárias. É um processo de desenvolvimento multidisciplinar, onde serão utilizados alunos que elaborarão os modelos conceituais (domínio) e os que programarão os OA em uma tecnologia previamente selecionada (técnica). Como se pretende atingir também os integrantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), espera-se que seja agregado a estes objetos, a acessibilidade necessária para que os portadores de deficiência também usufruam destes recursos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rogério de Avellar Campos Cordeiro - Coordenador / Carolina Relvas Chaves - Integrante / Juliana Gonçalves Vidigal - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Fluminense - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2011 - 2011
Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de disciplinas agroindustriais
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
NAVEGANDO NA MICROBIOLOGIA: um encontro entre o virtual e o microscópico
Descrição: Difundir conhecimentos de Microbiologia, Saúde Pública e áreas interrelacionadas, utilizando ludicamente a internet através de um página divulgadora das atividades do Laboratório de Microbiologia de Alimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Interligação da telefonia dos campi do IFF por meio de voz sobre IP
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Hipermídia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Redes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Vencedor do concurso de objetos de aprendizagem, MEC/RIVED.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AVELLAR, R.2013AVELLAR, R.; NUNES, R. M. B. ; WIVES, L. K. ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena . Desenvolvimento de um repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando Bancos de Dados NoSQL. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 2-10, 2013.

2.
AVELLAR, R.;CORDEIRO, R. A.;de Avellar Campos Cordeiro, Rogerio2013AVELLAR, R.; NUNES, R. M. B. ; WIVES, Leandro Krug ; Rapkiewicz, Clevi Elena . Desenvolvimento de um repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando Bancos de Dados NoSQL. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

3.
AVELLAR, R.2007AVELLAR, R.; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; CANELA, Maria Cristina ; SANTOS, Angélica Freitas dos ; CARNEIRO, E. C. . Utilizando mapas conceitual, de cenário e navegacional no apoio ao processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1-10, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
da Penha Natal, Igor ; de Avellar Campos Cordeiro, Rogerio ; Garcia, Ana Cristina Bicharra . Activity Recognition Model Based on GPS Data, Points of Interest and User Profile. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. 10352, p. 358-367.

2.
CANELA, Maria Cristina ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; AVELLAR, R. ; SANTOS, Angélica Freitas dos ; SILVA, Fábio Pereira da ; ABREU, Marlon Freitas de ; ROSA, Núbia dos Santos ; COSTA, Valéria Machado . A educação ambiental no Ensino de Química Através de Objetos de Aprendizagem. In: Arlindo José de Souza Júnior; Márcia Aparecida Fernandes; Carlos Roberto Lopes; Rejane Maria Ghisolfi Silva. (Org.). Informática na Educação: elaboração de Objetos de Aprendizagem. Uberlândia - MG: EDUFU, 2007, v. 1, p. 13-38.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, I. J. G. ; VASCONCELLOS, I. L. B. ; AVELLAR, R. . Impulsionando o Ensino do Empreendedorismo por meio da Inteligência Coletiva Aliada às Ferramentas de Criação, Validação e Implementação de Ideias de Negócios. In: VIII Congresso Integrado de Tecnologia da Informação (CITI 2015), 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do VIII Congresso Integrado de Tecnologia da Informação (CITI 2015). Campos dos Goytacazes - RJ: Essentia Editora, 2015.

2.
RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; CANELA, Maria Cristina ; AVELLAR, R. ; ROSA, Núbia dos Santos ; COSTA, Valéria Machado ; WIVES, L. K. ; GONZAGA, G. R. ; NUNES, R. M. B. . Chuva ácida: um objeto de aprendizagem com estrutura de informação padronizada usando o modelo Umbrelo. In: Octavas Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje, 2013, Valdivia. Octavas Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje, 2013. p. 172-184.

3.
AVELLAR, R.; NUNES, R. M. B. ; WIVES, L. K. ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena . Desenvolvimento de um repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando Bancos de Dados NoSQL. In: XXII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2013, Porto Alegre. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 2013. v. 11.

4.
ROSA, Núbia dos Santos ; AVELLAR, R. ; NUNES, R. M. B. ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; WIVES, L. K. . Metadados para Objetos de Aprendizagem: prova de conceito do modelo UMBRELO. In: 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012), 2012, Rio de Janeiro, RJ. 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

5.
ROSA, Núbia dos Santos ; AVELLAR, R. ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; WIVES, L. K. . Uma Proposta de Modelo para Objetos de Aprendizagem. In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2008, Belém - PA. Anais do XXVIII Congresso da SBC, 2008. v. 1. p. 342-351.

6.
ROSA, Núbia dos Santos ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; AVELLAR, R. ; ARICA, José . Uma análise estatística da inclusão digital no Brasil: avanço no uso de computadores. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza - CE. XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008. v. 1. p. 726-735.

7.
AVELLAR, R.; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; CANELA, Maria Cristina ; SANTOS, Angélica Freitas dos . Utilizando mapas conceitual, de cenário e navegacional no apoio ao processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem. In: IX Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, 2007, Porto Alegre. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, 2007. v. 5.

8.
ROSA, Núbia dos Santos ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; XEXEO, José Antonio Moreira ; AVELLAR, R. . Jogos Educacionais - ferramentas para o ensino de programação. In: Workshop sobre Educação em Informática, 2007, Torres - RS. Anais do ... Seminfo, 2007. v. 1.

9.
RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; CANELA, Maria Cristina ; AVELLAR, R. ; ABREU, Marlon Freitas de . Utilizando Objetos de Aprendizagem no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química no Ensino Médio: o Caso dos Óxidos e da Poluição Atmosférica. In: XXV Congresso da SBC - XII Workshop de Informática na Escola, 2006, Campo Grande. Anais do XXV Congresso da SBC, 2006. v. 1. p. 336-343.

10.
AVELLAR, R.; CANELA, Maria Cristina ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; SILVA, Fábio Pereira da ; ABREU, Marlon Freitas de ; ROSA, Núbia dos Santos ; COSTA, Valéria Machado . Utilizando objetos de aprendizagem com alunos do Ensino médio: experiências de utilização de atividades relacionadas com a Química da atmosfera e Meio Ambiente. In: Encontro internacional de inovações pedagógicas, tecnologia e cidadania, 2006, Recife. Encontro internacional de inovações pedagógicas, tecnologia e cidadania, 2006.

11.
AVELLAR, R.; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; ROSA, Núbia dos Santos ; SANTOS, Angélica Freitas dos ; CANELA, Maria Cristina . Uma proposta de melhoria do modelo prescritivo adotado pelo projeto RIVED no desenvolvimento de objetos de aprendizagem. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2006. CD-Rom XIII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. v. 1. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, D. F. ; BARRETO, N. F. ; SILVA, G. A. S. ; MENDONÇ ; ALMEIDA, B. I. ; ALMADA, E. V. C. ; AVELLAR, R. ; TIMOTEO, A. S. . A AVALIAÇÃO DE SITES EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2015, Curitiba - PR. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental. Brasil: Agência Brasileira do ISBN, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, J. P. ; CORDEIRO, R. A. . Reconhecimento de Atividades Humanas através de dados de dispositivos móveis. In: IX Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Campos dos Goytacazes. IX CONFICT - Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Campos dos Goytacazes: Revista Vértices, 2017. v. 1.

2.
FIGUEIREDO, R. L. R. ; AVELLAR, R. . Pesquisa e análise de materiais e métodos utilizados no mapeamento cerebral e monitoramento multimodal. In: VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2015.

3.
PEREIRA, M. P. ; SILVA JUNIOR, J. R. ; AVELLAR, R. . QUAIS ME AJUDAM? UM LEVANTAMENTO DOS ALUNOS SOBRE RECURSOS DISPONIBILIZADOS NOS SITES DE ROBÓTICA EDUCACIONAL. In: III ENCONTRO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do III ENCONTRO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2015.

4.
SILVA, G. A. S. ; NUNES, D. F. ; AVELLAR, R. ; ALMADA, E. V. C. ; BARRETO, N. F. ; MENDONÇ ; ALMEIDA, B. I. . USO DE UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA APROXIMAÇÃO DA PERCEPÇÃO COM AS PRÁTICAS AMBIENTAIS. In: III ENCONTRO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do III ENCONTRO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Campos dos Goytacazes - RJ: Essentia Editora, 2015.

5.
NUNES, D. F. ; AVELLAR, R. ; SILVA, G. A. S. ; MENDONÇ ; ALMEIDA, B. I. . DIAGNÓSTICO DAS PRÁTICAS E PERCEPÇÕES AMBIENTAIS POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO NORTE FLUMINENSE. In: II CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do II CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Campos dos Goytacazes - RJ: Essentia Editora, 2015.

6.
FIGUEIREDO, R. L. R. ; AVELLAR, R. . AQUISIÇÃO DE DADOS VIA BRAIN COMPUTER INTERFACES (BCI) PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO EDUCACIONAL. In: I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Campos dos Goytacazes - RJ: Essentia Editora, 2014. v. 1.

7.
SOUZA, F. P. ; SILVA, A. S. ; AVELLAR, R. . Engenhocas: Protótipos abertos para a materialização do conhecimento. In: II ENCONTRO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do II ENCONTRO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2014.

8.
BERNARDES, L. H. R. ; AVELLAR, R. ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; WIVES, L. K. . POTENCIALIZANDO A REUSABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM O USO DE UM EDITOR DE METADADOS E CONTEÚDOS. In: V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2013, Campos dos Goytacazes. http://confict.iff.edu.br/. Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2013.

9.
Chaves. C.R. ; Bastos, P.A.M.B. ; AVELLAR, R. ; Moraes, V. T. ; Silva, W. D. . Desenvolvimento e Avaliação de um Recurso Pedagógico Digital (Objeto de Aprendizagem) para Utilização como Ferramenta de Ensino de Microbiologia de Alimentos.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. XXVI Congresso Brasileiro de Microbiologia., 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
AVELLAR, R.; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; CANELA, Maria Cristina ; WIVES, L. K. ; ROSA, Núbia dos Santos ; COSTA, Valéria Machado ; SANTOS, Angélica Freitas dos ; CARNEIRO, E. C. ; NUNES, R. M. B. ; GONZAGA, G. R. . Distribuição de água no planeta. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AVELLAR, R.; Costa, P. H. S. C. ; MATTOS, C. S. . Extraclasse: Informes Educacionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERREIRA, F. P. ; SANTANA, I. S. ; AVELLAR, R. . Experiências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AVELLAR, R.; Faial, G. R. S. ; Costa, P. H. S. C. . Extraclasse: informativos educacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
AVELLAR, R.; Costa, A. M. ; Coutinho, L. S. . Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o ensino de disciplinas agroindustriais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
AVELLAR, R.; RAPKIEWICZ, Clevi Elena . Catalogação de Objetos de Aprendizagem em repositório com auxílio de um framework. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Chaves. C.R. ; Bastos, P.A.M.B. ; AVELLAR, R. ; Moraes, V. T. ; Silva, W. D. . Recurso Pedagógico Digital (Objeto de Aprendizagem) para Utilização como Ferramenta de Ensino de Microbiologia de Alimentos. 2011.

2.
AVELLAR, R.; Costa, A. M. ; Coutinho, L. S. . Boas práticas na manipulação/fabricação de alimentos (OA). 2011.

3.
AVELLAR, R.; Bastos, P.A.M.B. ; Chaves. C.R. ; Borges, T. F. M. R. ; Araújo, M. E. ; Bastos, A. ; Alvarenga, L. L. . Site do Laboratório de Microbiologia de Alimentos. 2011.

4.
AVELLAR, R.. Sistema Gerencial. 2005.

5.
AVELLAR, R.. Site da Myzzon Dermocosméticos. 2005.

6.
AVELLAR, R.; SANTOS, Angélica Freitas dos ; ABREU, Marlon Freitas de ; SILVA, Fábio Pereira da ; ALMEIDA, Ektor Matos de ; BERNINI, Denise Simoes Dupont ; RAPKIEWICZ, Clevi Elena ; SILVA, Juliana Bernardino da ; CANELA, Maria Cristina ; PEREIRA SOBRINHO, Ana Beatriz ; COSTA, Valéria Machado . Objeto de Aprendizagem - Poluição Atmosférica. 2005.

7.
AVELLAR, R.; SILVA, Izalmo Primo da ; RIOS, Erenildo da Silva . Sistema de Controle Administrativo de Membros. 2004.

8.
AVELLAR, R.. Site da ONG Mutirão Pela Vida. 2003.

9.
AVELLAR, R.. Site comercial do Grupo Óticas do Mercado. 2001.

10.
AVELLAR, R.. Site comercial da Organização Cláudio Costa Leiloeiro. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
AVELLAR, R.. Flash para desenvolvimento de animações, jogos e objetos educacionais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AVELLAR, R.. Formação de Multiplicadores de Telecentros. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AVELLAR, R.; ALVES, M. M.; FARIAS, C. M.; OLIVEIRA, L. M.. Participação em banca de Mayko Petersen de Freitas. Sensoriamento Participativo: conceito, desafios e oportunidades.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE BATISTA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
WIVES, L. K.; OLIVEIRA, J. P. M.; AVELLAR, R.. Participação em banca de Renato Martins Barbieri Nunes.Validação do framework FPOA através da implementação de um repositório de objetos de aprendizagem no modelo UMBRELLO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Fábio Duncan de Souza; Rogério Atem de Carvalho; AVELLAR, R.. Participação em banca de Edna Campos Viana e Igor de Castro Pontes.Sistema Operacional Android: Desmistificando o desenvolvimento de aplicativos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal Fluminense.

3.
AVELLAR, R.; SANTIAGO,A.S. R.; TERRA, B.; CARVALHO, J. S.. Participação em banca de BRUNO NEVES, TOMAIS COUTINHO PEREIRA, VANESSA PINTO SILVA.IMPLEMENTAÇÃO DE CADASTRO UTILIZANDO EJB, JPA E JSF. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE) - Instituto Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AVELLAR, R.; TERRA, B.. IV CONGRESSO FLUMINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 2012. Instituto Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2015). 2015. (Congresso).

2.
XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2015). 2015. (Congresso).

3.
I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONEPE). Aquisição de Dados via BCI para utilização em Sistemas de Recomendação Educacional. 2014. (Congresso).

4.
Workshop de Sistemas Computacionais.Inteligência Coletiva: o poder das multidões. 2014. (Outra).

5.
Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje. Chuva ácida: um objeto de aprendizagem com estrutura de informação padronizada usando o modelo Umbrelo. 2013. (Congresso).

6.
V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. POTENCIALIZANDO A REUSABILIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM O USO DE UM EDITOR DE METADADOS E CONTEÚDOS. 2013. (Congresso).

7.
23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012).Metadados para Objetos de Aprendizagem: prova de conceito do modelo UMBRELO. 2012. (Simpósio).

8.
9º Circuito de Iniciação Científica do IFFluminense... 2012. (Outra).

9.
IV Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF.Extraclasse: Informes Educacionais. 2012. (Encontro).

10.
Séptima Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje. Distribuição de água no planeta. 2012. (Congresso).

11.
III Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF. Extraclasse: informativos educacionais. 2011. (Congresso).

12.
1a Semana da Informática. 2010. (Outra).

13.
XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2010. (Simpósio).

14.
8a Mostra de Pós-Graduação.Catalogação de Objetos de Aprendizagem em repositório com auxílio de um framework. 2008. (Seminário).

15.
XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Uma análise estatística da inclusão digital no Brasil: avanços do uso de computadores. 2008. (Congresso).

16.
Encontro Internacional de Inovações Pedagógicas, Tecnologia e Cidadania. Participação e Palestrante no Encontro Internacional de Inovações Pedagógicas, Tecnologia e Cidadania (RIVED/MEC). 2006. (Congresso).

17.
III Workshop de Extensão.Exposição de banner do projeto 'Utilizando objetos de aprendizagem com professores e alunos de ensino médio'durante o III Workshop de extensão. 2006. (Outra).

18.
II Workshop de Extensão.Exposição de banner do projeto durante o II Workshop de extensão. 2006. (Outra).

19.
VIII Jornada da Computação. Participação na VIII Jornada da Computação. 2006. (Congresso).

20.
Ciclo de Palestras do Instituto Infnet.Participação nas palestras do Ciclo de Palestras do Instituto Infnet. 2004. (Seminário).

21.
VI Jornada da Computação. Participação no VI Jornada da Computação. 2004. (Congresso).

22.
V Jornada da Computação. Participação no V Jornada da Computação. 2003. (Congresso).

23.
IV Olimpíada Brasileira de Informática - OBI 2002 - Modalidade Programação.Participação na IV Olimpíada Brasileira de Informática. 2002. (Outra).

24.
1º Fórum de Prática Profissional: "Ação e Desenvolvimento Profissional" - FOPP 2001.Participação no 1º Fórum de Prática Profissional. 2001. (Outra).

25.
I Workshop sobre Empreendedorismo.Participação I Workshop sobre Empreendedorismo. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AVELLAR, R.; FREITAS NETO, M. ; SILVA, M. G. D. . II CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2015. (Congresso).

2.
AVELLAR, R.; SILVA, M. G. D. ; FREITAS NETO, M. . I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2014. (Congresso).

3.
AVELLAR, R.. III Workshop de Tecnologia da Região Fronteira Oeste. 2014. (Outro).

4.
AVELLAR, R.. I ENCONTRO DE INDÚSTRIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Isadora Lopes Barbosa Vasconcellos e Igor José Guedes de Sou. Desenvolvimento de suite de ferramentas para auxiliar a criação, validação e implementação de idéias de negócio: Sistema para criação de projetos baseados em Inteligência Coletiva e Empreendedorismo (SPICE). 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Gestão de Sistemas de Informação) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rogério de Avellar Campos Cordeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ISADORA LOPES BARBOSA VASCONCELLOS e RICARDO CURTY HUGUENIN. APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO EXTREMA NO DESENVOLVIMENTO DA REDE SOCIAL SINAPSE: Sistema de Avaliação de Produtos, Serviços e Empresas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rogério de Avellar Campos Cordeiro.

2.
BRUNO NETTO BARBOSA PAIXÃO. WORKCHANCE ? UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÕES E NA GERAÇÃO DE OPORTUNIDADES.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Rogério de Avellar Campos Cordeiro.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



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