Margarida Maria Sandeski

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  • Última atualização do currículo em 14/11/2017


Mestre em Filosofia Política pela Unioeste-Toledo (2016). Possui Especialização em Ensino Superior pelo CEAP-Amapá, Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1998). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR - Câmpus Umuarama. atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da educação, Psicologia Social, Didática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margarida Maria Sandeski
Nome em citações bibliográficas
SANDESKI, M. M.;SANDESKI, Margarida Maria

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, IFPR.
RODOVIA PR 323, S/N
PARQUE INDUSTRIAL
87507014 - Umuarama, PR - Brasil
Telefone: (44) 33616200
URL da Homepage: www.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Filosofia.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: CONCEPÇÃO DE HOMEM EM MARX: UMA ANÁLISE DOS MANUSCRITOS ECONÔNICO-FILOSÓFICOS DE 1844,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: JADIR ANTUNES.
Coorientador: ROSALVO SCHÜLTZ.
Palavras-chave: ESTRANHAMENTO (Entfremdung); Desestranhamento; Emancipação.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Especialização em ENSINO SUPERIOR. (Carga Horária: 390h).
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ, CEAP, Brasil.
Título: Afetividade e educação na relação comunicacional entre professor e aluno no ensino superior.
Orientador: Antônio Rangel Costa.
1994 - 1998
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola Micro Mundo de Ensino Infantil e Fundamental, MICRO MUNDO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ESCOLA META - PROFESSORA DE ALFABETIZAÇÃO


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TUTORA PRESENCIAL, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora Presencial, no Eixo I do curso de formação Pedagógica de docentes para a Educação Profissional, ofertada pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR/EaD, primeiro semestre de 2013

Atividades

02/2017 - 06/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
Antropologia, Sociologia e Educação
Didática II
07/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
01/2015 - 05/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I
Filosofia II
Filosofia III
01/2015 - 05/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
01/2014 - 06/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREENDEDORISMO (Curso Técnico em Orientação Comunitária)
FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS (Curso Técnico em Orientação Comunitária)
OFICINA PARA PRÁTICA DO ORIENTADOR COMUNITÁRIO (Curso Técnico em Orientação Comunitária)
07/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PERIFERIAS URBANAS E RURAIS (Curso Técnico em Orientação Comunitária)
OFICINAS DE PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETO (Curso Técnico em Orientação Comunitária)
01/2013 - 06/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Campo de atuação Profissional e Empreendedorismo - Técnico em Orientação Comunitária
Oficina para a Prática do Orientador Comunitário - Técnico em Orientação Comunitária
Produção e Interpretação de Texto - Técnico em Orientação Comunitária
01/2012 - 06/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREENDEDORISMO (Curso Técnico em Orientação Comunitária)
PRATICA PROFISSIONAL ORIENTADA (Curso Técnico em Orientação Comunitária)
RELAÇÕES DE TRABALHO E DIREITOS SOCIAIS (Curso Técnico em Orientação Comunitária)
TRABALHO SOCIAL COM GÊNERO, FAMÍLIA E DROGADIÇÃO (Curso Técnico em Orientação Comunitária)
07/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PERIFERIAS URBANAS E RURAIS (Técnico em Orientação Comunitária)
EDUCAÇÃO SOCIAL (Técnico em Orientação Comunitária)
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO SOCIAL (Técnico em Agroecologia)
02/2011 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
ORIENTAÇÃO PARA A SAÚDE E MEDICINA PREVENTIVA (Técnico em Orientação Comunitária)
PSICOLOGIA SOCIAL (Técnico em Orientação Comunitária)

Faculdade Estácio de Macapá, Estácio Macapá, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: PEDAGOGA - NIPEE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
NIPEE - Núcleo de Integração Pedagógica e Excelência no Ensino

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina: Metodologia do Ensino Superior Especialização em Metodologia do Ensino Superior

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TUTORA PRESENCIAL, Carga horária: 2
Outras informações
CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: CTPS, Enquadramento Funcional: OUVIDORIA GERAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: EMPREGADO, Enquadramento Funcional: COORD. DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E COMUNITÁRIOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: CTPS, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2009 - 08/2009
Ensino, metodologia do ensino superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40

Atividades

01/2010 - 06/2010
Ensino, FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA GERAL (FÍSICA 2009)
01/2010 - 06/2010
Ensino, CIÊNCIAS SOCIAIS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA GERAL (CIÊNCIAS SOCIAIS 2009)
01/2010 - 06/2010
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA PEDAGÓGICA II (PEDAGOGIA 2010)
08/2009 - 12/2009
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA GERAL (LETRAS - turma 2007)
08/2009 - 12/2009
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA PEDAGÓGICA V (PEDAGOGIA - turma 2007)
08/2009 - 12/2009
Ensino, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA GERAL (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - turma 2008)
DIDÁTICA GERAL (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - turma 2007)
05/2009 - 07/2009
Ensino, GEOGRAFIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA GERAL (GEOGRAFIA - turma 2006)
05/2009 - 07/2009
Ensino, FÍSICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA GERAL (FÍSICA - turma 2007)
05/2009 - 07/2009
Ensino, LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA GERAL (LETRAS - turma 2006)

S. C. O PEQUENO POLEGAR, PEQUENO POLEGAR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: CTPS, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20


CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE, CIEE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8

Atividades

03/1994 - 06/1996
Estágios , CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA - CIEE, .

Estágio realizado
PREFEITURA MUNICIPAL DE FREDERICO WESTPHALEN - RS.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Grupo de pesquisa - Ética e Política
Descrição: O grupo de Pesquisas em Ética e Política reúne um conjunto de pesquisadores voltados à investigação dos problemas fundamentais e dos modelos teórico-argumentativos do pensamento ético e político, dos vários períodos da História da Filosofia, embora predominantemente do pensamento moderno e contemporâneo. Está organizado em duas linhas de pesquisa: a) Poder, política e legitimidade; b) Autonomia e heteronomia em ética; O grupo promove de forma permanente grupos de estudo sobre a temática ética e política reunindo professores-pesquisadores e estudantes. Os integrantes se propõem a divulgar seus resultados através da apresentação de suas pesquisas em eventos nacionais e internacionais, bem como através da publicação de livros e artigos em revistas especializadas e pela proposição de encontros e debates em torno da temática. As atividades de pesquisa e de ensino dos membros do Grupo de Pesquisa abrangem: formação de recursos humanos em nível de iniciação científica (PIBIC/CNPq, Fundação Araucária e bolsistas voluntários) do curso de graduação em filosofia da UNIOESTE e em nível de Mestrado em Filosofia da UNIOESTE e fortalecimento de convênios e acordos interinstitucionais de cunho acadêmico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Margarida Maria Sandeski - Coordenador / Gilmar Henrique da Conceição - Integrante / Ester Maria Dreher Heuser - Integrante.
2014 - Atual
grupo de pesquisa - Filosofia, Ciência e Natureza na Alemanha do século XIX
Descrição: O objetivo principal do grupo é investigar as relações entre Filosofia e Ciência na filosofia alemã do século XIX, especialmente aquelas que estabeleceram posturas críticas contra a metafísica e mesmo contra a racionalidade. Em algumas vertentes filosóficas alemãs do século XIX, conceitos tais como verdade, conhecimento verdadeiro, ciência, natureza e subjetividade são articulados, conforme o filósofo, para afirmar ou negar o alcance do conhecimento científico. Em outras vertentes, teorias científicas (evolucionismo, fisiologia, mecanicismo, etc.) são apropriadas e transformadas para tentar superar os limites da própria ciência ou para fundamentar teorias sobre o mundo, teorias políticas ou morais e ideologias. Elementos racionalistas e metafísicos, por vezes, foram incorporados (aufgehoben) nas próprias críticas. Para aprofundar esses aspectos, o grupo possui três linhas: 1. A relação entre verdade e conhecimento científico; 2. A relação entre filosofia e biologia; 3. Subjetividade e natureza. Objetivos: 1. Integrar os professores do curso de Filosofia da Unioeste que estudam Filosofia alemã. 2. Promover a consolidação da temática no Programa de Mestrado em Filosofia da Unioeste. 3. Investigar a concepção de conhecimento verdadeiro e sua relação com a ciência na Alemanha do século XIX. 4. Esclarecer de que modo as teorias científicas interagem com o pensamento filosófico na Alemanha do século XIX, seja com as doutrinas metafísicas, seja com as doutrinas morais e políticas. 5. Investigar a contribuição da relação entre filosofia e ciência para a crítica contra a metafísica na Alemanha do século XIX. 6. Investigar a contribuição da relação entre filosofia e ciência para a crítica contra a racionalidade na Alemanha do século XIX. 7. Investigar a importância das noções de Natureza e Subjetividade na temática da pesquisa. 8. Promover o intercâmbio dos membros do grupo de pesquisa com pesquisadores de outras instituições de ensino superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Margarida Maria Sandeski - Coordenador / Luciano Carlos Utteich - Integrante / Wilson Antonio Frezzatti Junior - Integrante.
2012 - Atual
CONHECENDO E COMBATENDO A EVASÁO NOS CURSOS T[ECNICOS DO IFPR - CAMPUS UMUARAMA
Descrição: Considerando o percentual de alunos evadidos este projeto se propoe a realizar um levantamento e estudo dos motivos determinantes da evasao no campus de umuarama e, por meio dos dados levantados, desenvolver propostas pol[itico-pedagogicas que colaboram com a constru;áo de uma politica institucional mais eficaz para a permanencia desses alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Grupo de Estudos em educação - EDIFICARE
Descrição: Projeto Retistrado no Comitê de Pesquisa e Extensão do campus, sob o nº 23404.000988/2015-54. O projeto se dá por meio de reuniões semanais no campus, em que ocorrem a seleção de autores, textos e legislações a serem estudadas, leituras e discussões, como também apresentação e apreciação dos relatórios - textos produzidos, em torno das temáticas fundamentais da educação como currículo, políticas públicas e teorias da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
IFSophia
Descrição: O IF Sophia é um projeto de pesquisa e extensão do IFPR ? campus Umuarama que tem por finalidade promover formação continuada para professores na área de filosofia. E também abre seu espaço à comunidade interessada em participar dos ciclos de estudos e dos seminários. Objetivo Geral: O projeto IF-SOPHIA tem por objetivo aproximar a Filosofia do público por meio de ciclo de estudos e dos seminários. Enfocando a compreensão das seguintes questões: ética, estética, política, trabalho, ciência e a tecnologia. (ciclo de estudos, palestras e seminários). Os objetivos específicos são: Oportunizar instrumentos metodológicos para o ensino de Filosofia; Propiciar ciclos de debates com questões que sejam orientados pelo pensamento da diversidade e em todos os setores do conhecimento; Propiciar um espaço para a iniciação na pesquisa científica. Desenvolver o senso crítico por meio do pensamento filosófico; Desenvolver e/ou ampliar o conhecimento de temas sociais, ambientais, políticos, científicos, artísticos e tecnológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
PELAS MÃOS DAS MULHERES - MULHERES MIL
Descrição: A efetiva necessidade de participação das mulheres na renda familiar é crescente nos dias atuais. Em famílias de baixa instrução e renda, tradicionalmente, esse papel era função do homem. Tal fato, mesmo sem intencionalidade direta, acaba por contribuir na falta de iniciativas e programas para a qualificação e valorização da mulher, como membro referencial de educação e valores. A vulnerabilidade socioeconômica no caso da mulher atinge também toda a estrutura familiar já que é ela, em grande parte dos casos, a responsável pelo lar. Sem muitas perspectivas além do casamento e função doméstica, direcionam a mulher à submissão e a sujeição, o que a imobiliza diante das situações de desorganização da economia doméstica. Responsável pela condução educacional formal dos filhos, a mulher se vê incapacitada de responder pelas necessidades, sempre mais crescentes, apresentadas pelas novas gerações. Vítima da coerção moral, mais do que da violência física, somente um processo abrangente de emancipação pode levá-la a romper o ciclo de exclusão a que ela e os filhos ficam sujeitos. Pensar nesse amplo processo de libertação e emancipação não é possível sem falar em educação ? no seu sentido mais amplo e profundo. Educação que faz pensar, que ressignifica sonhos e valores, que abre perspectivas, que faz do ser ?humano?. A qualificação profissional é uma dessas ferramentas que abre perspectivas, não só de aumento da qualidade de vida, como também contribui para a elevação da autoestima. A geração de renda e a possibilidade de mulheres, coma mesma história e a mesma realidade, estarem unidas compartilhando experiências e saberes, em associações e cooperativas, por exemplo, pode estender à toda a comunidade os benefícios dessa educação emancipadora. O Diagnóstico Socioeconômico do Município de Umuarama, realizado no ano de 2010 pela Secretária de Assistência Social, apresenta um número de 7.546 famílias cadastradas e assistidas pelos programas sociais do governo federal. Dessas, 2.394 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Sendo assim, verifica-se a necessidade de programas que se direcionem no sentido do desenvolvimento educacional, social e econômico das mulheres brasileiras socialmente vulneráveis. Assim, O Instituto Federal do Paraná ? campus Umuarama, disponibiliza-se a participar do Programa Mulheres Mil como Núcleo de Desenvolvimento, visto a demanda apresentada no documento supracitado e no conhecimento que o próprio Instituto tem da realidade da comunidade por meio da execução de seus projetos de extensão. O objetivo da presente proposta é realizar junto com os movimentos sociais locais e os órgãos públicos municipais, o trabalho pela emancipação e efetivação de cidadania das mulheres umuaramenses em situação vulnerável. A proposta é realizar a identificação de saberes junto a essas mulheres, e por meio de oficinas, prepará-las para compartilhá-los na comunidade. Dando sequência a esse processo formativo e emancipador, outras oficinas serão realizadas para o aprendizado de novos saberes que façam parte do contexto e dos sonhos que elas nutrem. totalizando 160horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Mulheres Mil
Descrição: A efetiva necessidade de participação das mulheres na renda familiar é crescente nos dias atuais. Em famílias de baixa instrução e renda, tradicionalmente, esse papel era função do homem. Tal fato, mesmo sem intencionalidade direta, acaba por contribuir na falta de iniciativas e programas para a qualificação e valorização da mulher, como membro referencial de educação e valores. A vulnerabilidade socioeconômica no caso da mulher atinge também toda a estrutura familiar já que é ela, em grande parte dos casos, a responsável pelo lar. Sem muitas perspectivas além do casamento e função doméstica, direcionam a mulher à submissão e a sujeição, o que a imobiliza diante das situações de desorganização da economia doméstica. Responsável pela condução educacional formal dos filhos, a mulher se vê incapacitada de responder pelas necessidades, sempre mais crescentes, apresentadas pelas novas gerações. Vítima da coerção moral, mais do que da violência física, somente um processo abrangente de emancipação pode levá-la a romper o ciclo de exclusão a que ela e os filhos ficam sujeitos. Pensar nesse amplo processo de libertação e emancipação não é possível sem falar em educação ? no seu sentido mais amplo e profundo. Educação que faz pensar, que ressignifica sonhos e valores, que abre perspectivas, que faz do ser ?humano?. A qualificação profissional é uma dessas ferramentas que abre perspectivas, não só de aumento da qualidade de vida, como também contribui para a elevação da autoestima. A geração de renda e a possibilidade de mulheres, coma mesma história e a mesma realidade, estarem unidas compartilhando experiências e saberes, em associações e cooperativas, por exemplo, pode estender à toda a comunidade os benefícios dessa educação emancipadora. O Diagnóstico Socioeconômico do Município de Umuarama, realizado no ano de 2010 pela Secretária de Assistência Social, apresenta um número de 7.546 famílias cadastradas e assistidas pelos programas sociais do governo federal. Dessas, 2.394 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Sendo assim, verifica-se a necessidade de programas que se direcionem no sentido do desenvolvimento educacional, social e econômico das mulheres brasileiras socialmente vulneráveis. Assim, O Instituto Federal do Paraná ? campus Umuarama, disponibiliza-se a participar do Programa Mulheres Mil como Núcleo de Desenvolvimento, visto a demanda apresentada no documento supracitado e no conhecimento que o próprio Instituto tem da realidade da comunidade por meio da execução de seus projetos de extensão. O objetivo da presente proposta é realizar junto com os movimentos sociais locais e os órgãos públicos municipais, o trabalho pela emancipação e efetivação de cidadania das mulheres umuaramenses em situação vulnerável. A proposta é realizar a identificação de saberes junto a essas mulheres, e por meio de oficinas, prepará-las para compartilhá-los na comunidade. Dando sequência a esse processo formativo e emancipador, outras oficinas serão realizadas para o aprendizado de novos saberes que façam parte do contexto e dos sonhos que elas nutrem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Informática para Jovens e Adultos
Descrição: O projeto Jogos Educativos Digitais para Jovens e Adultos, atendeu seu objetivo principal ao estimular o raciocínio lógico e intensificar o aprendizado dos jovens e adultos da Educação Básica de Jovens e Adultos - EJA do município de Umuarama-PR. Foram oferecidas atividades recreativas educacionais, verificado as necessidades e interesses e gradativamente foram ampliadas as complexidades das propostas de atividades com vistas ao desenvolvimento das habilidades nos alunos e a preparação para o mundo do trabalho, permanentemente foram realizadas averiguações da aprendizagem, com vistas ao atendimento das expectativas dos alunos e da reformulação das propostas de atividades. Durante e no final do processo, foram realizadas avaliações diagnósticas, com intuito de retomar as aprendizagens pouco satisfatórias, bem como, saber de que forma as tecnologias contribuíram para sua vida e no meio social a qual estão inseridos. No projeto foram realizados alongamentos, antes do início das aulas, com vistas a evitar desconforto nos braços, mãos e corpo após a realização das atividades, além de orientá-los quanto a postura correta. Contou com a participação de jovens e adultos entre 17 a 62 anos. Dos 20 inscritos, 10 atingiram aprendizagem plenamente satisfatória, isto é, dominaram plenamente os movimentos do mouse e teclas, conheceram os principais programas contribuindo para a seu bom desempenho no mundo do trabalho. Foi percebido que além dos jogos há a necessidade de projetos de inclusão digital para esse público. horas desenvolvidas 224 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Jogos Educativos Digitais como Instrumento de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e Aprendizagem
Descrição: O projeto Jogos Educativos Digitais, que atendendo seu objetivo principal, de estimular o raciocínio lógico e intensificar o aprendizado das crianças da educação infantil da Escola Municipal Senador Souza Naves, do município de Umuarama-PR, ofereceu atividades recreativas educacionais e incentivou o uso de jogos educativos digitais na instituição de ensino. Contou com a participação de crianças com idade entre 4 e 5 anos, estudantes do jardim II e III, onde 41 crianças no turno da tarde (divididas em 3 turmas) e 20 crianças no turno manhã (divididas em 2 turmas). No projeto foram realizados alongamentos, antes do início das aulas e que como resultado, as crianças não sentiam desconforto nos braços, mãos e corpo após a realização dos jogos educativos digitais. Ao final do projeto, realizavam os alongamentos de forma correta, compreendendo sua importância e objetivo. Antes da apresentação do jogo havia uma conversa motivadora, música, apresentação de slides introduzindo o tema dos jogos, posteriormente eram apresentados os jogos demonstrando seu funcionamento, apresentando seu objetivo e relembrando o tema gerador tratado (vale ressaltar que os temas eram propostos pelas professoras, com o objetivo de dar seqüência temática, complementar e ampliar o que estava sendo desenvolvido em sala, além das inúmeras possibilidades que cada jogo possibilitava às crianças em termos de aprendizagem, além do tema proposto: números, letras, palavras, formas, melhora da auto estima, o desenvolvimento de valores, de competências e habilidades diversas). Os jogos seguiram um grau de complexidade crescente, iniciando pelo conhecimento das partes do computador (monitor, mouse, teclado, gabinete) até os movimentos específicos pretendidos que seguiram a seguinte ordem: em relação ao MOUSE: movimentação restrita e livre, um clique simples, um clique pressionado, clicar e arrastar e dois clique simples; em relação às TECLAS: setas de navegação e espaço. Houve avaliações diagnósticas permanentes, com intuito de retomar as aprendizagens pouco satisfatórias, por meio de novos jogos. Ao final do projeto, por meio de observação, das 61 crianças atendidas em sua grande maioria atingiram aprendizagem plenamente satisfatória, isto é, dominavam plenamente os movimentos do mouse e teclas obtendo resultado positivo nos jogos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
CAPACITAÇÃO DISCENTE EM MATEMÁTICA APLICADA À NUTRIÇÃO
Descrição: O projeto visa oportunizar os discentes da Faculdade Seama em 20 horas aulas abordando temas como: razão e proporção, porcentagem utilizando tabelas nutricionais, sequência somatória e indices econômicos. a cada assunto abordado, serão realizadas atividades práticas para que os discentes possa haver a aplicabilidade do assunto na prática. as atividades serão avaliadas no processo e comporá uma nota final do curso, assim como as frequências serão computadas e comporão um percentual de participação. como resultado espera-se que os discentes aprofundem e apliquem os assuntos matemáticos à nutrição, assim como desenvolverem outras habilidades, além de contribuir quando da atuação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Margarida Maria Sandeski - Coordenador.
2009 - 2009
CAPACITAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA
Descrição: Este projeto quer oportunizar aos professores da Faculdade Seama nos módulos desenvolvidos: refletir sobre o papel, postura e identidade da profissão docente, inseridos na relação professor-aluno; métodos de ensino aprendizagem; elaboração de planos de ensino aprendizagem; avaliação como instrumento de ensino aprendizagem. ao final de cada módulo, os professores precisarão apresentar produção de material que será avaliado assim como as frequências serão computadas e comporão um percentual de participação. como resultado, espera-se que os professores possam refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem, mediados pelo olhar da didática com vistas a reconstrução de um paradigma educacional que adeque as inovações tecnológicas ao aprofundamento teórico, técnico por meio de uma educação humanizada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Margarida Maria Sandeski - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - 2013
Projeto Educacional Interdisciplinar do Curso Técnico em Orientação comunitária (1º e 3º semestre)
Descrição: Tema: Lutamos pela nossa humanidade Período: 08/03/2013 a 02/09/2013 totalizando 44 horas Trabalhar de forma integrada exige posturas e concepções que a maioria de nós, profissionais ou alunos, não fomos preparados para ter. Sequer a sociedade funciona com as pessoas integrando-se. Somos concebidos como profissionais que devem destacar entre muitos, acima de muitos e não com muitos. As novas tecnologias da informação e comunicação facilitam o acesso, de forma cada vez mais rápida, às informações disponíveis em nosso mundo. Já está na hora do professor ultrapassar as quatro paredes que limitam sua sala de aula, buscando integrar os conteúdos de suas disciplinas com os de outras disciplinas de um mesmo curso, bem como com a realidade atual em que vive a sociedade (FLEMMING, D. M.; LUZ, E. F.; MARINGONI, S. M. e SOUZA, I.C.B.) A escola, como ambiente democrático que se destina a ser, pode ousar romper determinadas amarras e, ao passo que sofre a pressão dos modelos sociais estabelecidos, também pode provocar a ruptura de padrões, formando pessoas, cidadãos e profissionais que realizem de forma inovadora, democrática, participativa e colaborativa, projetos de trabalho, de comunidade, de sociedade, que se desenvolvam em justiça e humanidade. Trata-se de mudar a postura de fragmentar o conhecimento para facilitar sua organização, e tratá-lo como ele realmente é: conhecimento e experiência como um só processo, e realidade como totalidade. Isso implica que professores e alunos devem reaprender a aprender, repensar a própria estrutura do pensamento. A chave desse grande rolo é o que as ciências cognitivas estão buscando e a escola não pode ficar a parte alegando que não há resultados definitivos e que as aproximações realizadas são muito metafóricas. A escola deve sim buscar propor-se um trabalho a partir do que isso implica: o caminho do conhecimento busca aprofundamento das relações possíveis em torno de um tema, tanto procedimentais quanto disciplinares, como também a capacidade de propor-se problemas e buscar fonte de informações contrapostas ou complementares e saber que todo ponto de chegada constitui um novo ponto de partida (HERNÁNDEZ, 1998, p.46). Assim buscamos, por meio de algumas experiências, de nossas experiências e de referências, propor um trabalho problematizador em que unindo, trocando e multiplicando informações e conhecimentos, profissionais, alunos e comunidade possam experimentar, validar ou não, propor mudanças e/ou alternativas, enfim, realizar o papel que nos compete como educadores/aprendizes na escola e na comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2011
Projeto educacional Interdisciplinar do Curso técnico em Orientação comunitária 2011-2
Descrição: Tema do projeto: Orientador Comunitário na promoção e prevenção da saúde bio-psico-social. Buscar o desenvolvimento e integração de competências, por meio da integração das disciplinas presentes no semestre, em projetos que oportunize a visão crítica, inovadora, criativa, ressignificada com possibilidade de construir novas formas de organização de seu desenvolvimento. Esta aprendizagem parte do conhecimento que o aluno possui, superando suas expectativas e por meio dos ambientes de aprendizagens e estimula a resolução de desafios propostos capacitando e ampliando os horizontes quando do enfrentamento da prática profissional, pois as abordagens terão referência das disciplinas com olhar na prática. Trabalhar de forma integrada exige uma mudança de postura e concepção da forma como é desenvolvido normalmente a prática cotidiana, tanto por parte dos alunos e principalmente no que se refere a concepção de desenvolvimento de processo de ensino aprendizagem dos professores, pela justificativa da ausência da preparação acadêmica para tal desenvolvimento, assim como se observarmos na sociedade que em seu funcionamento, sequer as pessoas integram-se. Envolvendo as disciplinas do semestre seja possível conhecer organizações sociais, desde as demandas que as geram, a organização das pessoas em torno das necessidades, as formalidades que devem ser cumpridas, a estrutura legal e burocrática, o funcionamento. Aproximar os alunos e professores dentro de práticas integradoras faz do ambiente escolar espaço que rompem com o modelo hegemônico estabelecido, contribuindo de forma ?inovadora, democrática, participativa e colaborativa? de modo que tais atividades contribuam para que a comunidade e a sociedade desenvolvam-se com vista a justiça e humanidade. Assim buscamos, por meio de experiências, de nossas experiências e de referências, propor um trabalho problematizador em que unindo, trocando e multiplicando informações e conhecimentos, profissionais, alunos e comunidade possam experimentar, validar ou não, propor mudanças e/ou alternativas, enfim, realizar o papel que nos compete como educadores/aprendizes na escola e na comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Rama : Revista em Agronegócio e Meio Ambiente


Revisor de projeto de fomento


2015 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal do Paraná


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Didática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Homenagem como Nome de Turma do curso Técnico em Orientação Comunitária., IFPR - Instituto Federal do Paraná - Câmpus Umuarama.
2013
Port. 28 de 21/10/2013 - Compor equipe Interdisciplinar do Projeto Extensão Mulheres Mil, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS UMUARAMA.
2013
Port. 16 de 16/05/2013 - Elaboração Projetos Pedagógicos e dos Ajustes Curriculares dos Cursos na modalidade PROEJA do Câmpus Umuarama, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS UMUARAMA.
2012
Port. 29 de 16/03/2012 - Compor comissão Permanente de Avaliação de Certificação de Conhecimentos Anteriores do Curso Técnico em Orientação Comunitária, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS UMUARAMA.
2012
Port. 16 de 14/02/2012 - Compor Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura do Câmpus Umuarama, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS UMUARAMA.
2012
Port. 21 de 07/03/2012 - Compor Equipe Multidisciplinar do NAPNE - Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS UMUARAMA.
2012
Homenagem como Paraninfa da Turma do curso Técnico em Orientação Comunitária., IFPR - Instituto Federal do Paraná - Câmpus Umuarama.
2012
Homenagem como Nome de Turma do curso Técnico em Orientação Comunitária., IFPR - Instituto Federal do Paraná - Câmpus Umuarama.
2009
Port. 157/2009 de 28/04/2009 - contratar como professora Substituta, Classe Auxiliar com Especialização, Padrão I, para ministrar a Disciplina Didática, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP.
2009
Edital 44/2009 de 11/03/2009 - Aprovação em Concurso público para Professor da Carreira de Magistério Superior, Campus de Breves, para a matéria Prática Pedagógica, Professor Auxiliar, processo nº 026, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
2009
Edital 02/2009 de 27/02/2009 - Aprovação em Concurso para Professor Substituto da Universidade Federal do Amapá - Disciplina de Didática, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP.
2008
Port. 48/2008 de 07/11/2008 - SEAMA - Participação da comissão eleitoral para escolha do novo colegiado do CEP - Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade SEAMA., FACULDADE SEAMA - MACAPÁ-AMAPÁ.
2003
Coordenadora Destaque de 2003, Acadêmicos de Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas da Faculdade SEAMA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANDESKI, M. M.2015 SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José . Educação não-formal como meio de emancipação e desenvolvimento à cidadania. Revista eletrônica de investigações filosóficas, científicas e tecnológicas, v. II, p. 123-147, 2015.

2.
SANDESKI, M. M.2009SANDESKI, M. M.. A AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO NA RELAÇÃO COMUNICACIONAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ciência e Sociedade, v. 6, p. 69-81, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
SANDESKI, Margarida Maria; DALLA NORA, Carlos José . Prática de ensino nas Universidades: Análises e Propostas na formação docente. In: Raul Inácio Busarello; Vania Ribas Ulbricht; Victos Aquino. (Org.). Formação de Professores e práticas educativas. 1ªed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2016, v. , p. 134-156.

2.
SANDESKI, Margarida Maria. Do céu à terra: bases conceituais do pensamento dialético em Hegel e Marx. In: Marcelo Carvalho; Jadir Antunes; Mauro Castelo Branco de Moura. (Org.). MARX E MARXISMO. 1ªed.São Paulo: Anpof, 2015, v. 1, p. 50-62.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANDESKI, Margarida Maria; DALLA NORA, Carlos José . Prática de ensino nas Universidades: Análises e Propostas na Formação Docente. In: Políticas e Processos de formação docente no território Ibero-americano: Construindo um futuro comum, 2016, Frederico Westphalen - RS. IX Simpósio Nacional de educação e III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. Frederico Westphalen: URI, 2016. p. 1933-1946.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DALLA NORA, Carlos José ; SANDESKI, Margarida Maria . Teoria e Prática na educaçao empreendedora. In: Políticas e processos de formação docente no território Íbero-Americano: Construindo um futuro comum, 2016, Frederico Westphalen. IX Simpósio Nacional de Educação e III Colóquio internacionao de Políticas Educacionais e formação de Professores. Frederico Wetphalen: URI, 2016. p. 434-435.

2.
PEREIRA, Marcelo Trierveiler ; TOMAZELLA, C. ; MANGINI, Claudio Luis ; CAVALARO, Juliana ; DAVI, M. A. ; PASCUTTI, M. C. D. ; SANDESKI, Margarida Maria ; PEREIRA, Marcia Trierveiler ; FRANZIN, N. A. ; ZANATTA, Odacir Antonio ; BASSO, S. E. O. . CRIAÇÃO DO SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA INOVAÇÃO EDUCAÇÃO E SOFTWARE LIVRE - SITIES. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR, 2012, UMUARAMA. ANAIS DO 1º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR. Umuarama: Instituto Federal do Paraná, 2012. v. 1. p. 112-113.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Renan Felipe de ; BERTINOTI, Giuliano Kaulfuss ; CAMARGO, Alexandro dos Santos ; SANDESKI, Margarida Maria . A importância do estágio supervisionado na formação de professores de ciências e biologia: Contribuições do currículo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANDESKI, Margarida Maria. Alienação (Entäusserung) e Estranhamento (Entfremdung): suprassumir pelo desestranhamento à emancipação do homem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANDESKI, Margarida Maria; DALLA NORA, Carlos José . Prática de ensino nas universidades: Análises e propostas na formação docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANDESKI, Margarida Maria. Pensar o aluno, a escola e a sociedade que queremos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANDESKI, Margarida Maria. Alienação (Entäusserung) e eEstranhamento (Entfremdung) caminhos para a des(construção) do homem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ABRANTES, T. A. ; CASTILHO, J. C. ; SANDESKI, M. M. ; BASSO, S. E. O. ; MANTOVANI, T. R. D. . CONHECENDO A EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPR-CÂMPUS UMUARAMA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FERREIRA, Daniele Rocha ; PINTO, Thamires do Carmo ; CONCHAL, Lusiane Moura Rodrigues ; SANDESKI, Margarida Maria . Violência na Escola: Um estudo no programa de erradicação de trabalho infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, Gabriela dos ; SANDESKI, Margarida Maria . Mulheres Camponesas: O orientador Comunitário em Ação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HALABURA, Marlene Ines Wietzikoski ; SANDESKI, Margarida Maria . Evasão Escolar: Um estudo da Escola Estadual Ana Neri de Perobal - PR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Capiotto, Solaine Reberte ; SANDESKI, Margarida Maria . APAE: Síndrome de Down e mercado de trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANDESKI, M. M.. EDUCACAO, IDENTIDADE E SABER DOCENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANDESKI, M. M.. PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANDESKI, M. M.. Gênero, Feminismo e Transformação Social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANDESKI, M. M.. ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANDESKI, M. M.. FINGIMENTOS NO EDUCAR E NO APRENDER. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANDESKI, M. M.. INTERDISCIPLINARIEDADE NO ENSINO SUPERIOR. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANDESKI, Margarida Maria. Associação de moradores e o exercício da cidadania: desenvolvimento sustentável pela Orientação Comunitária. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANDESKI, Margarida Maria. Atuação do Técnico em Orientação Comunitária. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANDESKI, Margarida Maria. A concepção de homem em Marx: Uma análise dos manuscritos economico-filosófico de 1944. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANDESKI, Margarida Maria. Tópicos Avançados: em relação Interpessoais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANDESKI, Margarida Maria. Reflexão sobre a atuação Docente na Atualidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANDESKI, Margarida Maria. Inteligências Múltiplas na sala de aula. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; ARAUJO, N. L.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de DANIELLE ROCHA FERREIRA. Violência na escola: entendimento do tipo e da origem no espaço escolar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

2.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; BELUSSO, D.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de GABRIELA DOS SANTOS. A educação não formal como caminho para o empoderamento das mulheres no Assentamento Nossa Senhora Aparecida. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

3.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; BASSO, S. E. O.; BELUSSO, D.. Participação em banca de JOICIELE CRISTINA BOTELHOS DA SILVA. Histórico da Associação Vida e Solidariedade: a importância da compreensão de sua realidade para o fortalecimento de suas ações. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

4.
SANDESKI, M. M.; ARAUJO, N. L.; SILVA, R. E. L. E.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de JOSIANE SANTOS DA SILVA. Adolescentes abrigados e a preparação para o desligamento: contribuições do Orientador Comunitário por meio de processos formativos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

5.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; SILVA, R. E. L. E.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de THAMIRES DO CARMO PINTO. Orientador comunitário, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a família: uma parceria que contribui para a redução da agressividade dos pré-adolescentes beneficiados pelo programa de erradicação do trabalho infantil do Município de Icaraíma. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

6.
SANDESKI, M. M.; MILOCA, L. M.; BASSO, S. E. O.; SILVA, R. E. L. E.. Participação em banca de Adriana Aparecida Barbosa Lopes. Conselho tutelar, Orientador Comunitário e família, juntos no processo de reinserção da crianças e do adolescentes na sociedade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

7.
SANDESKI, M. M.; MILOCA, L. M.; SILVA, R. E. L. E.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de Ana Paula Celeri. Associação de Recuperação de Alcoólatras (ARA) ? contribuições do Orientador Comunitário para uma nova perspectiva social sobre o consumo de bebida alcoólica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

8.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; NASCIMENTO, T. P.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de Carina Ferreira. Assistência social para bolsa família: contribuições para que as famílias que não precisam mais do benefício o disponibilizem a outras mais carentes. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

9.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; BELUSSO, D.; ARAUJO, N. L.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de Claudenete Soares de Freitas. Centro dia ? contribuições do Técnico em Orientação Comunitária para que os idosos tenham uma vida mais saudável. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

10.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; ARAUJO, N. L.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de ERLANE MORAES LOBATO. Exame Papa Nicolau: contribuições do Técnico em Orientação Comunitária para conscientização das mulheres de sua importância. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

11.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; BASSO, S. E. O.; NASCIMENTO, T. P.. Participação em banca de FÁTIMA HONÓRIO DA SILVA SELA. Contribuições do Técnico em Orientação Comunitária para melhoria da Associação ADEFIU. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

12.
SANDESKI, M. M.; MILOCA, L. M.; SILVA, R. E. L. E.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de FRANCIELE CRUZ DOS SANTOS. Família, filho e síndrome de Down: contribuições do orientador comunitário para o fortalecimento da família que tem filho com a síndrome de Down. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

13.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; BELUSSO, D.; ARAUJO, N. L.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de GILCINETE BATISTA DOS SANTOS. Evasão escolar: contribuições do Técnico em Orientação Comunitária para redução dos fatores que influenciam a evasão escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

14.
SANDESKI, M. M.; MILOCA, L. M.; BASSO, S. E. O.; SILVA, R. E. L. E.. Participação em banca de HERMINIO CARVALHO DOS SANTOS. Reciclagem e cooperativa - base para a sustentabilidade: programa ?lixo que vale?, contribuições do orientador comunitário para a conscientização da comunidade na separação correta dos materiais recicláveis, de uma alimentação saudável e do fortalecimento da Cooperuma. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

15.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; BASSO, S. E. O.; NASCIMENTO, T. P.. Participação em banca de JULIANA ALMEIDA ROSA. SUS de Mariluz: contribuição, por meio de seus programas, para a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos do Município. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

16.
PADILHA, Alan Rodrigo; BELUSSO, D.; ARAUJO, N. L.; BASSO, S. E. O.; SANDESKI, M. M.. Participação em banca de KELIA CARVALHO DE AZEVEDO. Programa do primeiro emprego - PROMUPE: contribuições do técnico em orientação comunitário para que o programa atinja metas de inserir jovens com mão-de-obra qualificada no seu primeiro emprego. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

17.
SANDESKI, M. M.; MILOCA, L. M.; SILVA, R. E. L. E.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de LAUDICEIA FREITAS DOS SANTOS SILVA. Relações pais e filhos na creche Clineu Romero Cervantes: a participação dos pais contribuindo para a aprendizagem dos filhos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

18.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; BASSO, S. E. O.; NASCIMENTO, T. P.. Participação em banca de MARIA DE LOURDES DE CARVALHO FERREIRA SILVA. Entidades filantrópicas - centro bem viver: contribuições junto a família para a construção dos limites nas crianças de quatro a seis anos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

19.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; BASSO, S. E. O.; NASCIMENTO, T. P.. Participação em banca de MARIA JOSE PAIVA VIEIRA BOCHIO. Trabalho infantil: contribuições para retirar as crianças e adolescentes que estão expostos à vulnerabilidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

20.
PADILHA, Alan Rodrigo; BELUSSO, D.; ARAUJO, N. L.; BASSO, S. E. O.; SANDESKI, M. M.. Participação em banca de MARIANA PAULIS. Hospital Psiquiátrico: Orientador Comunitário contribuindo para que as famílias compreendam e aceitem a pessoa que sofre com o transtorno mental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

21.
PADILHA, Alan Rodrigo; BELUSSO, D.; ARAUJO, N. L.; BASSO, S. E. O.; SANDESKI, M. M.. Participação em banca de ROSILENE DA SILVA VIEIRA. Relação creche e família: contribuições do Orientador Comunitário para a compreensão pela família que a creche é um espaço de desenvolvimento educacional.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

22.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; BASSO, S. E. O.; NASCIMENTO, T. P.. Participação em banca de SALETE APARECIDA DE PAIVA. A relação família e a escola: contribuições do Técnico em Orientação Comunitária para o desenvolvimento escolar de crianças que são afetadas negativamente em seu ambiente escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

23.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; PADILHA, Alan Rodrigo; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de DANIELLY DA SILVA. Rotatividade da equipe ? um problema que pode dificultar o andamento do CRAS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

24.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; BELUSSO, D.; SILVA, R. E. L. E.. Participação em banca de ELZA BEZERRA. Crescimento empresarial ? falta de qualificação profissional, impede competitividade no mercado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

25.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; SILVA, R. E. L. E.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de FERNANDA APARECIDA FOGAÇA. Evasão escolar no instituto federal do Paraná ? Câmpus Umuarama: como reduzir seu índice. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

26.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; DALLA NORA, Carlos José; FRANZIN, N. A.. Participação em banca de GEREMIAS CORRÊA JÚNIOR. O estresse na família e as relações de trabalho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

27.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; BASSO, S. E. O.; PADILHA, Alan Rodrigo. Participação em banca de GLEICE KELLY BRUNO. Técnico em Orientação Comunitária e CRAS ? juntos na busca pela inclusão social. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

28.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; BASSO, S. E. O.; NASCIMENTO, T. P.. Participação em banca de JÉSSICA CALIXTO DA SILVA. Participação dos pais na escola ? instrumentos de melhora dos filhos no processo de ensino-aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

29.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; BELUSSO, D.; SILVA, R. E. L. E.. Participação em banca de LUCILIA MORENO DE CAMARGO. Busca por profissionais capacitados ? desafios para as empresas que atendem pessoas com necessidades específicas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

30.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; DALLA NORA, Carlos José; FRANZIN, N. A.. Participação em banca de REGINALDO DONIZETE FIGUEIREDO. Preocupações do ambiente de trabalho ? como elas podem ser gerenciadas de forma a não serem levadas para o convívio familiar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

31.
SANDESKI, M. M.; FRANZIN, N. A.; DALLA NORA, Carlos José; PADILHA, Alan Rodrigo. Participação em banca de ROSELI EUGÊNIO SIMOES EVANGELISTA. O papel do líder no desenvolvimento a empresa familiar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

32.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; SILVA, R. E. L. E.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de SILVANA APARECIDA SERRALBO. A conscientização sobre os princípios de uma ética profissional ? instrumentos de melhoria das relações interpessoais no trabalho, na escola de Guaiporã. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

33.
SANDESKI, M. M.; DALLA NORA, Carlos José; PADILHA, Alan Rodrigo; FRANZIN, N. A.. Participação em banca de SUELI CRISTINA FIRMINO. O treinamento como diferencial na gestão dos conflitos e no atendimento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

34.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; BASSO, S. E. O.; NASCIMENTO, T. P.. Participação em banca de TELMA CRISTINA BARBOSA. A Medicina Preventiva como aliada aos Postos de saúde ? contribuições para a melhoria da qualidade de vida dos seus usuários. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

35.
SANDESKI, M. M.; PADILHA, Alan Rodrigo; SILVA, R. E. L. E.; BASSO, S. E. O.. Participação em banca de ZORAIDA ROA LARROTA. A invisibilidade da profissão de gari na secretaria de serviços públicos e rodoviários de Umuarama-PR. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Orientação Comunitária) - Instituto Federal do Paraná.

36.
SANDESKI, M. M.; FERREIRA, L. C; ALVES, A. L. D.. Participação em banca de PÂMELA SALGADO COSTA. FATORES ATRATIVOS DO MARKETING NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MACAPÁ. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia do ensino superior) - Faculdade Estácio de Macapá.

37.
SANDESKI, M. M.; WAGNER, D. F.. Participação em banca de MARIA DAS GRAÇAS MIRANDA NERY. A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO AMAPÁ E A QUESTÃO DA EVASÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO AMAPÁ (CEPA). 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia do ensino superior) - Faculdade Estácio de Macapá.

38.
SANDESKI, M. M.; WAGNER, D. F.. Participação em banca de HAYAT GUIMARÃES FREIRE. A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO E DA AFETIVIDADE PARA O APRENDIZADO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em metodologia do ensino superior) - Faculdade Estácio de Macapá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANDESKI, M. M.; COUTINHO, S. C.. Participação em banca de GABRIELA SILVA, JAMILLE SERRÃO, JÚLIO COSTA, JULIEN SANTOS.PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA REFLEXÃO SOB A ÓTICA DE COOORDENADORES E PROFESSORES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Amapá.

2.
SANDESKI, M. M.. Participação em banca de ALINE SUELLEM SOUZA RIBEIRO E ROSIANE SANTOS CARVALHO.EJA: UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O OUTRO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.

3.
SANDESKI, Margarida Maria. Participação em banca de HELEN CRISTINE CASTRO FIGUEIRA.A utilização da leitura como instrumento orientador na produção textual na 8ª e 9ª séries do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Amapá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SANDESKI, M. M.; MERIGO, FRANCINI LIMA; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Enfermagem em saúde coletiva: Câncer no colo do útero (Graduação). 2010. Faculdade Estácio de Macapá.

2.
SANDESKI, M. M.; MERIGO, FRANCINI LIMA; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Agravos e riscos à Saúde da Gestante (Graduação). 2010. Faculdade Estácio de Macapá.

3.
SANDESKI, M. M.; MERIGO, FRANCINI LIMA; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Agravos e riscos à Saúde da Gestante (Graduação). 2010. Faculdade Estácio de Macapá.

4.
SANDESKI, M. M.; MERIGO, FRANCINI LIMA; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Agravos e riscos à Saúde da Gestante (Graduação). 2010. Faculdade Estácio de Macapá.

5.
SANDESKI, M. M.; MERIGO, FRANCINI LIMA; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Agravos e riscos à saúde da Gestante (Graduação). 2010. Faculdade Estácio de Macapá.

6.
SANDESKI, M. M.; MERIGO, FRANCINI LIMA; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Agravos e riscos à Saúde da Gestante (Graduação). 2010. Faculdade Estácio de Macapá.

7.
SANDESKI, M. M.; MERIGO, FRANCINI LIMA; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Prática de enfermagem em saúde pública (Graduação). 2010. Faculdade Estácio de Macapá.

8.
SANDESKI, M. M.; MERIGO, FRANCINI LIMA; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Aleitamento materno (Graduação). 2010. Faculdade Estácio de Macapá.

9.
SANDESKI, M. M.; MERIGO, FRANCINI LIMA; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Enfermagem cirúrgica: cirurgia cardíaca pré-trans-pós-operatório (Graduação). 2010. Faculdade Estácio de Macapá.

10.
SANDESKI, M. M.; GUIMARÃES, M. F.; MEDEIROS, M. H.. Banca de seleção docente - Curso Fonoaudiologia - Cirurgia de Cabeça e pescoço aplicada à Fonoaudiologia - (graduação). 2009. Faculdade Estácio de Macapá.

11.
SANDESKI, M. M.; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Enfermagem cirúrgica (Graduação). 2009. Faculdade Estácio de Macapá.

12.
SANDESKI, M. M.; BARBOZA, R. B.. Banca de seleção docente - Curso Direito - Direito Penal Especial e Complementar (Graduação). 2009. Faculdade Estácio de Macapá.

13.
SANDESKI, M. M.; BARBOZA, R. B.. Banca de seleção docente - Curso Direito - Direitos Humanos (Graduação). 2009. Faculdade Estácio de Macapá.

14.
SANDESKI, M. M.; BRAGA, A. C. S.. Banca de seleção docente - Curso Psicologia - Fundamentos de Psiquiatria (Graduação). 2009. Faculdade Estácio de Macapá.

15.
SANDESKI, M. M.; VERONESE, A. M. C; MERIGO, FRANCINI LIMA. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Planejamento e intervenção de enfermagem às necessidades da saúde do indivíduo na rede básica de saúde (Graduação). 2009. Faculdade Estácio de Macapá.

16.
SANDESKI, M. M.; MERIGO, FRANCINI LIMA; VERONESE, A. M. C. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Reconhecimento do perfil sócio-sanitário da população e do território dos serviços básicos da saúde (graduação). 2009. Faculdade Estácio de Macapá.

17.
SANDESKI, M. M.; VERONESE, A. M. C; MERIGO, FRANCINI LIMA. Banca de seleção docente - Curso Enfermagem - Reconhecimento do perfil sócio-sanitário da população e do território dos serviços básicos da saúde (graduação)+.. 2009. Faculdade Estácio de Macapá.

18.
SANDESKI, M. M.; PETRY. O.. Banca de Seleção Docente - Cursos Sistemas de Informação - Interação Humano-Computador (Graduação). 2009. Faculdade Estácio de Macapá.

19.
SANDESKI, M. M.; BARBOZA, R. B.; PETRY. O.. Banca de Seleção Docente - Curso Direito - Direitos Humanos (Graduação). 2008. Faculdade Estácio de Macapá.

20.
SANDESKI, M. M.; BARBOZA, R. B.; PETRY. O.. Banca de Seleção Docente - Curso Direito - Direito Penal (Graduação). 2008. Faculdade Estácio de Macapá.

21.
SANDESKI, M. M.; VERONESE, A. M. C. Banca de Seleção Docente - Curso Enfermagem - Enfermagem Cirúrgica (Graduação). 2008. Faculdade Estácio de Macapá.

22.
COUTO. A. D; SANDESKI, M. M.; MOREIRA. M. R. C.; PROIETTI. A. A.. Banca de seleção docente - Curso Biomedicina - Anatomia I e II - (Graduação). 2005. Faculdade Estácio de Macapá.

23.
silva, c.s; SANDESKI, M. M.; BARBOZA, R. B.. Banca de seleção docente - Curso Nutrição - Sociologia Geral - (graduação). 2005. Faculdade Estácio de Macapá.

24.
SANDESKI, M. M.; PETRY. O.; BARBOZA, R. B.. Banca de seleção docente - Pós-Graduação - Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico. 2005. Faculdade Estácio de Macapá.

25.
SANDESKI, M. M.; PETRY. O.; BARBOZA, R. B.. Banca de seleção docente - Pós-Graduação - Gestão de Projetos Educativos nas Organizações Sociais e Empresariais. 2005. Faculdade Estácio de Macapá.

26.
SANDESKI, M. M.; SOUZA, J.. Banca de Seleção Docente - Curso Sistemas de Informação - Principais Conceitos de Sistemas Inteligentes (Graduação). 2005. Faculdade Estácio de Macapá.

27.
SANDESKI, M. M.; kushano, e.s; silva, c.s; SOUZA, J.. Banca de seleção docente - Curso Nutrição - Farmacologia - (graduação). 2004. Faculdade Estácio de Macapá.

Concurso público
1.
BASSO, S. E. O.; SILVA, R. E. L. E.; SANDESKI, M. M.. Concurso público - Filosofia - PSS. 2015. Instituto Federal do Paraná.

2.
BASSO, S. E. O.; SANDESKI, M. M.; IRSCHLINGER, Fausto Alencar. Banca concurso público - História - Goioerê. 2014. Instituto Federal do Paraná.

3.
ARAUJO, N. L.; SANDESKI, M. M.; BERTOLASSI, Marco Antonio. Banca Concurso público - Educação Física. 2014. Instituto Federal do Paraná.

4.
SANDESKI, M. M.; SILVA, L. K.; CALDAS NETO, S. F.. Banca de Seleção Docente - Concurso IFPR-Câmpus Assis Chateaubriand - Ciências da Natureza e suas Tecnologias-Química. 2011. Instituto Federal do Paraná.

5.
SANDESKI, M. M.; TAPAJÓS, N. S.; ALMEIDA, C. W. F.. Banca de Seleção docente - Área do Conhecimento de Química - Cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro de Pessoal Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFPA. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.

Outras participações
1.
SANTOS, Liana Pereira Borba dos; SANDESKI, Margarida Maria; JUNIOR, Egon Sewald. Comissão Especial de Reconhecimento de Saberes e competências. 2017. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Magna do Progama de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU) Mestrado Acadêmico Associado da UEM e IFPR - Energia e Sustentabilidade: do global ao local. 2017. (Outra).

2.
Reunião Pedagógica 2017/2. 2017. (Outra).

3.
I Encontro Nacional de Pesquisadores Marxistas. 2016. (Encontro).

4.
II Encontro Nacional de Filosofia, Ciência e Tecnologia - IFPR Ciências Humanass e Tecnologiass Sociais nos IF's.. 2016. (Encontro).

5.
IX Simpósio Nacional de Educação; III Colóquio internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores. 2016. (Simpósio).

6.
I ENCONTRO NACIONAL DOS GTs MARX DA ANPOF: MARX E TRADIÇÃO FILOSÓFICA. 2015. (Encontro).

7.
V ENCONTRO DA JORNADA REGIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI - EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: DE MARX A GRAMSCI. 2015. (Encontro).

8.
Primeiro encontro de associações de moradores de Assis Chateubriand e Região. 2014. (Encontro).

9.
XIX Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste. 2014. (Simpósio).

10.
XVII Semana Acadêmica de Filosofia da Unioeste. VI Seminário Integrador ESCRILEITURAS. VI Jornada de Ética e Filosofia Política do Mestrado em Filosofia da Unioeste. 2014. (Outra).

11.
Curso a Distância: Formação de Tutores Presenciais para Atuação em Projetos na Modalidade a Distância. 2013. (Outra).

12.
ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - ENEPE 2013. 2013. (Encontro).

13.
II Seminário Filosófico e Cultural - IFSophia. 2013. (Seminário).

14.
II SETEC - Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos. 2013. (Seminário).

15.
I WORKSHOP DE INOVAÇÃO. 2013. (Outra).

16.
MOSTRA DE CURSOS 2013. 2013. (Outra).

17.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre profissionalização Docente - SIPD. 2013. (Congresso).

18.
CONSELHO SEMESTRAL SOBRE PROBLEMATIZACAO, CONTEXTUALIZACAO E SOLUCAO DE PROBLEMAS, COM TROCA DE EXPERIENCIAS. 2011. (Outra).

19.
Palestra: Pedagogia de Projetos. 2011. (Outra).

20.
SEMANA PEDAGÓGICA 2011 no INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. 2011. (Outra).

21.
CURSO: ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA. 2009. (Outra).

22.
CURSO CAPACITAÇÃO: MEDIAÇÃO DE LINGUAGENS NAS SALAS DE CIÊNCIAS: SEU PAPEL SÓCIO-CULTURAL E INCLUSIVO. 2009. (Outra).

23.
CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD. 2009. (Outra).

24.
MINI-CURSO: INTERDISCIPLINARIEDADE: COMO FAZER?. 2009. (Outra).

25.
SEMINÁRIO REGIONAL DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE - ENADE. 2009. (Seminário).

26.
XVIII SEMANA PEDAGÓGICA DA FACULDADE SEAMA: CONSOLIDANDO PROCESSOS EDUCACIONAIS. 2009. (Outra).

27.
CICLO DE ESTUDOS DE DIREITO AMBIENTAL. 2008. (Outra).

28.
MESA REDONDA: FRONTEIRAS DA EXPRESSÃO HUMANA: DEBATES SOBRE TEMAS TRANSVERSOS EM PSICOLOGIA. 2008. (Outra).

29.
XVI SEMANA PEDAGÓGICA DA FACULDADE SEAMA: RUMO A EXCELENCIA DE ENSINO. 2008. (Outra).

30.
CURSO DE MARKETING PESSOAL. 2007. (Outra).

31.
CURSO OUVIDORIA NA PRÁTICA. 2007. (Outra).

32.
VII COLÓQUIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Tema: A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS. 2007. (Outra).

33.
XII SEMANA PEDAGÓGICA 2006/2 DA FACULDADE SEAMA - "Desatando os nós. E agora professor? A relação Professor/aluno: um olhar sobre o contexto da Faculdade SEAMA". 2006. (Outra).

34.
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA MEMBROS DO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA COM SERES HUMANOS - CEP (1ª etapa). 2005. (Outra).

35.
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA MEMBROS DO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA COM SERES HUMANOS - CEP (2ª etapa). 2005. (Outra).

36.
MINI-CURSO OS PARADIGMAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICAS. 2005. (Outra).

37.
SEMANA DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS CURSOS DA FACULDADE SEAMA 2005/2. 2005. (Outra).

38.
X SEMANA PEDAGÓGICA 2005/2 DA FACULDADE SEAMA - "Por uma educação do cuidado". 2005. (Outra).

39.
DESAFIO SEBRAE 2004. 2004. (Outra).

40.
PALESTRA MOTIVANDO PARA O ATENDIMENTO. 2004. (Outra).

41.
PALESTRA O DESAFIO DO EMPREENDEDOR. 2004. (Outra).

42.
PROJETO AÇÃO GLOBAL. 2004. (Outra).

43.
SEMANA PEDAGÓGICA 2004/1 DA FACULDADE SEAMA. 2004. (Outra).

44.
SEMANA PEDAGÓGICA 2004/2 DA FACULDADE SEAMA. 2004. (Outra).

45.
CURSO INICIANDO UM PEQUENO GRANDE NEGÓCIO PELA INTERNET. 2003. (Outra).

46.
PALESTRA: COOPERAR PARA COMPETIR. 2003. (Outra).

47.
CURSO DE RELAÇÕES HUMANAS. 2001. (Outra).

48.
CURSO DE SECRETARIADO. 2001. (Outra).

49.
CURSO: TRABALHANDO O DIA-A-DIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 1999. (Outra).

50.
MINI-CURSO DE PLANEJAMENTO DE ENSINO. 1999. (Outra).

51.
CICLO DE ESTUDOS: PARADGMAS CONTEMPORÂNEOS DE EDUCAÇÃO. 1998. (Outra).

52.
III CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CORAIS UNIVERSITÁRIOS. 1998. (Congresso).

53.
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO E II COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL. 1998. (Seminário).

54.
CICLO DE ESTUDOS: CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO - Palestra Desafios e perspectivas da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 1997. (Outra).

55.
CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR TEÓRICO PRÁTICO - Projeto Novo Detran. 1997. (Outra).

56.
CURSO DE PRÉ-ESCOLA. 1997. (Outra).

57.
CURSO INICIAÇÃO AO AUTO-CONHECIMENTO - Relativo ao Ciclo de Estudos de Psicologia. 1997. (Outra).

58.
II SEMANA UNIVERSITÁRIA DOS CURSOS DE LETRAS E PEDAGOGIA. 1997. (Outra).

59.
ENCONTRO PARA REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE QUALIDADE NA AVALIAÇÃO. 1996. (Encontro).

60.
SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE NEOLIBERALISMO, QUALIDADE TOTAL E EDUCAÇÃO. 1996. (Seminário).

61.
ENCONTRO REGIONAL SOBRE CURRÍCULO, ENSINO E PLANEJAMENTO - Planejamento: Tema Gerador e Tema Cultural. 1995. (Encontro).

62.
I SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS. 1995. (Seminário).

63.
SEMANA UNIVERSITÁRIA DOS CURSOS DE LETRAS E PEDAGOGIA. 1995. (Outra).

64.
II ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 1994. (Encontro).

65.
II SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 1994. (Outra).

66.
IX ENCONTRO ESTADUAL DE PEDAGOGIA. 1994. (Encontro).

67.
CURSO: PARAPSICOLOGIA. 1992. (Outra).

68.
CURSO: MATEMÁTICA BÁSICA. 1991. (Outra).

69.
CURSO DE CORRESPONDENTE COMERCIAL - SENAC. 1990. (Outra).

70.
CURSO: PARAPSICOLOGIA E FORMAÇÃO HUMANA - 1ª ETAPA. 1989. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANDESKI, Margarida Maria; SILVA, Eduardo Goiano da ; PADILHA, Alan Rodrigo . Coordenadora da Reunião Pedagógica 2017-2. 2017. (Outro).

2.
SANDESKI, Margarida Maria; SILVA, Eduardo Goiano da ; PADILHA, Alan Rodrigo . Coordenadora do Evento em comemoração do 7º aniversário do IFPR - Campus Umuarama. 2017. (Outro).

3.
SANDESKI, Margarida Maria. Coordenou Visita técnica à comunidade Libertação Camponesa. 2013. (Outro).

4.
SANDESKI, Margarida Maria. Coordenadora da Mostra de Cursos do IFPR - Campus Umuarama. 2012. (Outro).

5.
SANDESKI, Margarida Maria. Coordenadora da Mostra de Cursos do IFPR - Campus Umuarama. 2011. (Outro).

6.
SANDESKI, M. M.. CICLO DE OFICINAS: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA. 2010. (Outro).

7.
SANDESKI, M. M.. CURSO: O TEXTO COMO INSTRUMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA - PROGRAMA SEAMA COMUNIDADE. 2009. (Outro).

8.
SANDESKI, M. M.. CICLO DE OFICINAS: PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO DE ARTES, GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA, CUIDADOS COM A VOZ, ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS CARACTERÍSTICAS BIOPSÍQUICAS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2009. (Outro).

9.
SANDESKI, M. M.. CURSO: GEOGRAFIA DA AMAZÔNIA PARA O VESTIBULAR - PROGRAMA SEAMA COMUNIDADE. 2009. (Outro).

10.
SANDESKI, M. M.. CURSO: REVISÃO DE FÍSICA PARA O VESTIBULAR - MECÂNICA, NO PROGRAMA SEAMA COMUNIDADE. 2009. (Outro).

11.
SANDESKI, M. M.. CURSO: GEOGRAFIA DA AMAZÔNIA PARA O VESTIBULAR - MEIO AMBIENTE - PROGRAMA SEAMA COMUNIDADE. 2009. (Outro).

12.
SANDESKI, M. M.. CURSO: REVISÃO DE GEOGRAFIA PARA O VESTIBULAR: GEOGRAFIA EM ANÁLISE - CIDADE E METRÓPOLE - PROGRAMA SEAMA COMUNIDADE. 2009. (Outro).

13.
SANDESKI, M. M.. CURSO: FÍSICA PARA O VESTIBULAR: DILATAÇÃO TÉRMICA - PROGRAMA SEAMA COMUNIDADE. 2009. (Outro).

14.
SANDESKI, M. M.. CAMINHADA EM DEFESA À VIDA. 2004. (Outro).

15.
SANDESKI, M. M.. 41ª EXPOFEIRA - STAND DA FACULDADE SEAMA. 2004. (Exposição).

16.
SANDESKI, M. M.. III FESTA JUNINA DA FACULDADE SEAMA. 2004. (Outro).

17.
SANDESKI, M. M.. PROGRAMA A GENTE SABE A GENTE FAZ. 2003. (Outro).

18.
SANDESKI, M. M.. Programa Seama Comunidade 2003.2. 2003. (Outro).

19.
SANDESKI, M. M.. SEMANA PEDAGÓGICA DA FACULDADE SEAMA 2003/1. 2003. (Outro).

20.
SANDESKI, M. M.. SEMANA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE SEAMA. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
DANIELLE ROCHA FERREIRA. Violência na escola: entendimento do tipo e da origem no espaço escolar. 2014. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

2.
GABRIELA DOS SANTOS. A educação não formal como caminho para o empoderamento das mulheres no Assentamento Nossa Senhora Aparecida. 2014. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

3.
JOICIELE CRISTINA BOTELHOS DA SILVA. Histórico da Associação Vida e Solidariedade: a importância da compreensão de sua realidade para o fortalecimento de suas ações. 2014. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

4.
JOSIANE SANTOS DA SILVA. Adolescentes abrigados e a preparação para o desligamento: contribuições do Orientador Comunitário por meio de processos formativos. 2014. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

5.
THAMIRES DO CARMO PINTO. Orientador comunitário, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a família: uma parceria que contribui para a redução da agressividade dos pré-adolescentes beneficiados pelo programa de erradicação do trabalho infantil do Município de Icaraíma. 2014. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

6.
ADRIANA APARECIDA BARBOSA LOPES. Conselho tutelar, orientador comunitário e família, juntos no processo de reinserção das crianças e dos adolescentes na sociedade. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

7.
ANA PAULA CELERI. Associação de Recuperação de Alcoólatras (ARA) ? contribuições do orientador comunitário para uma nova perspectiva social sobre o consumo de bebida alcoólica. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

8.
CARINA FERREIRA. Assistência social para bolsa família: contribuições para que as famílias que não precisam mais do benefício o disponibilizem a outras mais carentes. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

9.
CLAUDENETE SOARES DE FREITAS. Centro dia ? contribuições do Técnico em orientação comunitária para que os idosos tenham uma vida mais saudável. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

10.
ERLANE MORAES LOBATO. Exame Papa Nicolau: contribuições do técnico em orientação comunitária para conscientização das mulheres de sua importância. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

11.
FÁTIMA HONÓRIO DA SILVA SELA. Contribuições do técnico em orientação comunitária para melhoria da Associação ADEFIU. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

12.
FRANCIELE CRUZ DOS SANTOS. Família, filho e síndrome de Down: contribuições do Orientador Comunitário para o fortalecimento da família que tem filho com a Síndrome de Down. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

13.
GILCINETE BATISTA DOS SANTOS. Evasão escolar: contribuições do técnico em orientação comunitária para redução dos fatores que influenciam a evasão escolar. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

14.
HERMINIO CARVALHO DOS SANTOS. Reciclagem e Cooperativa - base para a sustentabilidade: programa ?lixo que vale?, contribuições do Orientador Comunitário para a conscientização da comunidade na separação correta dos materiais recicláveis, de uma alimentação saudável e do fortalecimento da Cooperuma. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

15.
JULIANA ALMEIDA ROSA. SUS de Mariluz: contribuição, por meio de seus programas, para a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos do Município. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

16.
KELIA CARVALHO DE AZEVEDO. Programa do primeiro emprego - PROMUPE: contribuições do Técnico em Orientação Comunitário para que o programa atinja metas de inserir jovens com mão-de-obra qualificada no seu primeiro emprego. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

17.
LAUDICEIA FREITAS DOS SANTOS SILVA. Relações pais e filhos na Creche Clineu Romero Cervantes: a participação dos pais contribuindo para a aprendizagem dos filhos. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

18.
MARIA DE LOURDES DE CARVALHO FERREIRA SILVA. Entidades filantrópicas - Centro Bem Viver: contribuições junto às famílias para a construção dos limites nas crianças de quatro a seis anos. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

19.
MARIANA PAULIS. Hospital Psiquiátrico: Orientador Comunitário contribuindo para que as famílias compreendam e aceitem a pessoa que sofre com o transtorno mental. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

20.
ROSILENE DA SILVA VIEIRA. Relação creche e família: contribuições do Orientador Comunitário para a compreensão pela família que a creche é um espaço de desenvolvimento educacional. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

21.
SALETE APARECIDA DE PAIVA. A relação família e a escola: contribuições do Técnico em Orientação Comunitária para o desenvolvimento escolar de crianças que são afetadas negativamente em seu ambiente escolar. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

22.
MARIA JOSE PAIVA VIEIRA BOCHIO. Trabalho infantil: contribuições para retirar as crianças e adolescentes que estão expostos à vulnerabilidade. 2013. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

23.
SILVANA APARECIDA SERRALBO. A conscientização sobre os princípios de uma ética profissional ? instrumentos de melhoria das relações interpessoais no trabalho, na escola de Guaiporã. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

24.
GEREMIAS CORRÊA JÚNIOR. O estresse na família e as relações de trabalho. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

25.
LUCÍLIA MORENO DE CAMARGO. Busca por profissionais capacitados ? desafios para as empresas que atendem pessoas com necessidades específicas. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

26.
ZORAIDA ROA LARROTA. A invisibilidade da profissão de gari na Secretaria de Serviços Públicos e Rodoviários de Umuarama-PR. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

27.
SUELI CRISTINA FIRMINO. O Treinamento como diferencial na gestão dos conflitos e no atendimento. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

28.
GLEICE KELLY BUENO. Técnico em orientação comunitária e CRAS ? juntos na busca pela inclusão social. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

29.
ROSELI EUGÊNIO SIMÕES EVANGELISTA. O papel do líder no desenvolvimento a empresa familiar. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

30.
REGINALDO DONIZETE FIGUEIREDO. Preocupações do ambiente de trabalho ? como elas podem ser gerenciadas de forma a não serem levadas para o convívio familiar. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

31.
JÉSSICA CALIXTO DA SILVA. Participação dos pais na escola ? instrumentos de melhora dos filhos no processo de ensino-aprendizagem. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

32.
FERNANDA APARECIDA FOGAÇA. Evasão escolar no Instituto Federal do Paraná ? Câmpus Umuarama: como reduzir seu índice. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

33.
ELZA BEZERRA DE SOUZA. Crescimento empresarial ? falta de qualificação profissional, impede competitividade no mercado. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

34.
DANIELLY DA SILVA. Rotatividade da equipe ? um problema que pode dificultar o andamento do CRAS. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

35.
TELMA CRISTINA BARBOSA. A Medicina Preventiva como aliada aos Postos de Saúde ? contribuições para a melhoria da qualidade de vida dos seus usuários. 2012. Orientação de outra natureza. (ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

36.
Helen Cristine Castro Figueira. A INTEGRAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL E DO PROFESSOR DO PRIMEIRO ANO NO ENSINO MÉDIO EM BENEFÍCIO DA LEITURA. 2010. Orientação de outra natureza. (LETRAS) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

37.
CLELSON DOS PRAZERES SILVA e TAYSON CAVALCANTE COUTINHO. Revisão de Geografia para o Vestibular - Geografia em Análise Cidade e Metrópole. 2009. Orientação de outra natureza. (Curso de Extensão - Projeto SEAMA Comunidade) - Faculdade Estácio de Macapá. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

38.
KARINA LIMA DE AMORIM / NAYARA ANIELLE RICARDINHO DA CUNHA. O texto como Instrumento da Língua Portuguesa. 2009. Orientação de outra natureza. (Curso de Extensão - Projeto SEAMA Comunidade) - Faculdade Estácio de Macapá. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

39.
ARNALDO MIRA DOS SANTOS / ANNIE CAROLINE SOUZA DE CARVALHO. Revisão de Geografia para o Vestibular - Geografia e Meio Ambiente: Humanizar a Natureza ou Naturalizar o Homem. 2009. Orientação de outra natureza. (Curso de Extensão - Projeto SEAMA Comunidade) - Faculdade Estácio de Macapá. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

40.
Robert Saraiva Matos. Revisão de Física para o Vestibular - Mecânica Newtoniana. 2009. Orientação de outra natureza. (Curso de Extensão - Projeto SEAMA Comunidade) - Faculdade Estácio de Macapá. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

41.
Edson Igreja Bentes / Eliton de Castro Negreiros. Física para o Vestibular - Dilatação Térmica:Eletricidade e suas Ferramentas Matemáticas. 2009. Orientação de outra natureza. (Curso de Extensão - Projeto SEAMA Comunidade) - Faculdade Estácio de Macapá. Orientador: Margarida Maria Sandeski.

42.
Klissa Monte Verde. Geografia da Amazônia para o Vestibular. 2009. Orientação de outra natureza. (Curso de Extensão - Projeto SEAMA Comunidade) - Faculdade Estácio de Macapá. Orientador: Margarida Maria Sandeski.




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